Revista _rn 26 - 15MAIO15

36
Android iOS BAIXE O APP 1 15 de MAIO de 2015 _rn

description

 

Transcript of Revista _rn 26 - 15MAIO15

Page 2: Revista _rn 26 - 15MAIO15

2 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 3: Revista _rn 26 - 15MAIO15

Chargista BritoDose dupla28

Ramirez Fernandes

DESTAQUEBixiga 70 e Mahmed neste domingo em Natal

ESTADOAdoção Legal: um ato de amor

ENTREVISTAGutemberg Dias

Proteja seus direitos

GREVESGoverno tenta negociar com servidores

ACONTECE17 restaurantes do RN participam do Festival Brasil Sabor

05 #EDITORIAL

Só love?

19 #TUITADAS

38 #AGENDA

38 #POR ELAS

Yasmine Lemos Uma geração diferente

_rnA Revista _rn é uma publicação da BEEP! Comunicação

Rua Antônio Madruga, 2009 - NatalCNPJ. 18.559.813.0001-81

A Revista _rn não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados.

www.revistarn.com.br/revistawebrn /revista_rn /revista_rn 84 9143-6757

10Túlio Ratto

27Raildon Lucena

30Luis FaustoUm prefeito maluquinho

Reunião e caos mostrado na TV

Velozes e Furiosos 7

22Ana CadengueGirando

3 15 de MAIO de 2015 _rn

32

confira

n° 26 | 15 de maio de 2015

15

12

18

1606

Page 4: Revista _rn 26 - 15MAIO15

4 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 5: Revista _rn 26 - 15MAIO15

Não é nenhuma novidade que o PT do Rio Grande do Norte anda bem casado com o PSD do governador Robinson Faria. Muito bem casado, obrigado, vivendo uma lua de mel – só love. Em Brasília, na busca por investimentos, carregando os pires para cima e para baixo, a senadora Fátima Bezerra e os deputados alinhados ao governo.

Por aqui, no RN, o deputado estadual Fernando Mineiro é o líder do governo na Assembleia Legislativa, e defende com bons argumentos a crise enfrentada

pela gestão. Isso não quer dizer que vez por outra Mineiro fique parecendo que é oposição. Deve ser naquelas horas que é preciso discutir a relação.

Parte da oposição na AL tem feito um papel de apaziguador. Pensando, quem sabe, que a classe política, os federais e estaduais poderia ser mais forte para enfrentar o caos institucionalizado do RN.

Infelizmente, alguns ainda não conseguem ver que o quadro só piora e, ao contrário da maioria, permanecem em plena

campanha política.

Nossos excelentíssimos, de carreira ou não, se recusam a entender que o Estado chegou ao fundo do poço, que a pindaíba aumenta e o povo potiguar já sabe disso. E sente. Logicamente, esse mesmo povo espera uma postura de coerência de cada parlamentar – seja ele profissional ou amador.

No início da semana achamos que acertou o governador ao dizer em entrevista que só trataria da eleição de 2016 em 2016. Sabemos que isso foi apenas teatro, ele jogou todo o seu charme para a galera, coisa que rendeu alguns comentários favoráveis..

Mas essa declaração deixou muita gente com uma pontinha de dúvida desse amor eterno tão declarado em palanques, ruas e ruelas potiguares, de um apoio incondicional ao companheiro Mineiro, pretenso candidato à prefeitura do Natal no próximo ano.

Cá pra nós, é bom avisar que muito desprendimento em lua de mel pode não ser uma boa saída.

Só love?

EDITORIAL _rn

[email protected]

#opiniao

5 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 6: Revista _rn 26 - 15MAIO15

ENTREVISTA GUTEMBERG DIAS_rn

“Ninguém consegue administrar só olhando as desgraças do passado e querendo culpar os gestores que passaram. ”

O presidente do PC do B de Mossoró-RN, Gutemberg Dias, analisa o a administração estadual, do que foi feito até agora; também dos equívocos cometidos pelo prefeito mossoroense e da sua pretensão no ano de 2016.

CEDI

DA

6 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 7: Revista _rn 26 - 15MAIO15

GUTEMBERG DIAS_rn

Como você vê o atual momento político em Mossoró?

Mossoró atualmente vive um mo-mento onde a bússola não aponta para o norte verdadeiro na política. Veja bem, a cidade perdeu boa par-te de sua representação política na última eleição e, isso, está fazendo com que a cidade não tenha vozes falando em sua defesa ou, mesmo, brigando para que investimentos no âmbito federal e estadual sejam deslocados para nossa cidade. Con-sidero que o deslocamento eleitoral no último pleito não foi salutar para a segunda cidade do Estado. Ain-da, é importante frisar que os prin-cipais nomes para o embate políti-co de 2016 continuam na retranca esperando resultados alvissareiros junto ao TSE para poderem se po-sicionar e, infelizmente, a mídia da cidade fica nesse compasso de es-pera alimentando as especulações em torno da ex-governadora Rosal-ba Ciarlini e do atual prefeito Fran-cisco José. Acredito que existem al-ternativas aos nomes tradicionais que poderão surpreender.

Quais os principais problemas da cidade?

Mossoró é uma cidade com proble-mas de ontem, de hoje e certamente de amanhã. Mas nada que não pos-sa ser resolvido por uma gestão fo-cada na qualidade e na execução de projetos de cunho estrutural. Para

não me alongar vou citar apenas três pontos que considero de extre-ma relevância e que não tem ações corretas por parte do poder público municipal. Primeiro, a questão do Sistema de Transporte Público que podemos dizer que sua solução não passa pela retórica política, o que quero dizer com isso, na realidade, é que esse problema vem de longa data e a PMM não tem um proje-to claro que envolva todos os ato-res que compõem esse sistema para dialogarem e, juntos, chegarem a melhor solução. Todo esse alvoro-ço que está sendo feito agora envol-vendo o táxi-lotação é resultado da falta de conhecimento para tratar do problema.

Entendo que é preciso regular essa prática equivocada de transporte, mas isso deveria está sendo feito de

forma clara e participativa; Segun-do, o problema econômico que vem passando o município é um desca-so das administrações passadas e está sendo ratificada pela atual. A cidade não tem um projeto de de-senvolvimento econômico, estáva-mos e, ainda, estamos dependendo dos investimentos relacionados ao ciclo do petróleo que vem em fran-co declínio. Houve negligência dos governos passados e está tendo do atual governo para tratar esse pro-blema com sinceridade; terceiro, a saúde precisa ser repensada com vista a Atenção Básica. O municí-pio não pode jogar todas as suas fi-chas nas UPA’s como solução para o melhoramento da saúde pública, a solução está na base e todo profis-sional de saúde sabe disso. Mossoró precisa retomar os investimentos na Atenção Básica para reverter a

CEDI

DA

7 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 8: Revista _rn 26 - 15MAIO15

GUTEMBERG DIAS_rnprecariedade do sistema de saúde.

Por que os gestores nunca se pre-ocupam com a parte ambiental?

Na realidade a não preocupação com a questão ambiental está re-lacionada a falta de entendimento sobre o tema. Hoje Mossoró tem uma Secretaria de Meio Ambiente que não é ativa na sociedade e que não desenvolve ações de maior im-pacto. Existem dois caminhos a se-rem seguidos, um está relacionado ao desenvolvimento das políticas ambientais que precisam envol-ver a população e os seguimentos que geram renda e o outro no que tange a conscientização dos muní-cipes em relação a defesa do meio ambiente que passa pela educação e pelo uso do poder de fiscalização da Secretaria que de certa forma vai desembocar na reprimenda pe-cuniária. Não tenho ressalvas em dizer que o ex-secretário Mairton França teve um papel importante a frente dessa pasta, mas hoje não vejo um nome com respaldo técni-co e, muito menos, político para dar seguimento as políticas de cunho ambiental no município. Não resta dúvida que isso leva à sensação de falta de ação poder público nessa área.

O rio Mossoró morreu mesmo?

O rio Mossoró para a classe domi-nante de nossa cidade não passa de uma peça publicitária eleitoral que

é revitalizada de quatro em quatro anos. Não considero que o rio Mos-soró morreu, ele está num estado gravíssimo e preste a morrer, mas ainda existe um sopro de vida nele. Porém, para isso, é necessário que viremos a cidade para ele, ou seja, temos que colocar o rio no cotidia-no do cidadão mossoroense. Vale ressaltar que isso tem uma contex-tualização histórica. Desde o surgi-mento das primeiras cidades que as habitações sempre foram construí-das de forma que a parte dos fun-dos ficavam voltadas para os rios.

Não foi diferente em Mossoró e isso tem um impacto severo nesse rio que já foi de extrema importância para a vida da cidade no início do século passado, inclusive, servin-do de manancial de abastecimento para consumo humano. O que se precisa fazer, em parte, é investir em saneamento, Mossoró capita-near uma cruzada junto aos muni-cípios a montante para fazerem o mesmo e volta a cidade para o rio, integrando-o ao cotidiano a partir de projetos de revitalização de suas margens. Não morreu e ainda tem

8 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 9: Revista _rn 26 - 15MAIO15

GUTEMBERG DIAS_rnsalvação, basta ver os resultados no rio Sena e Tâmisa na Europa.

Como está a relação do PCdoB de Mossoró com o governo do Esta-do?

Não temos nenhuma relação. O PCdoB ajudou a eleger o atual go-vernado, Robinson Faria, e efetiva-mente os espaços que foram dis-ponibilizados para que o Partido pudesse mostrar suas ações foram a Secretaria de Esporte e a Ceasa, ambas com poder de ação reduzi-da e que não conseguem passar da Reta Tabajara por falta de recursos para ações de maior monta, basta ver, que depois de cinco meses de atuação nenhum dos gestores con-seguiram chegar a terra de San-ta Luzia com alguma ação efetiva. Em relação a Mossoró não tivemos nenhuma oportunidade de espaço oferecida pelo governo, como todos sabem, essa prerrogativa é do pre-feito Francisco José, que caminha em ruas opostas ao do PCdoB mos-soroense. Às vezes escuto algumas pessoas dizerem que o PCdoB quer cargos, estão completamente equi-vocadas, o PCdoB quer espaços po-líticos para mostrar que consegue fazer política do jeito certo.

Em sua opinião, o que falta para o

governo estadual des-lanchar?

Fazer o que o governa-dor do Maranhão, Flá-vio Dino (PCdoB), vem fazendo, ou seja, dei-xar de olhar para o re-trovisor e olhar para o futuro. Ninguém con-segue administrar só olhando as desgraças do passado e querendo culpar os gestores que passaram. Ao assumir o governo o gestor assumiu o Es-tado e não o seu governo, ou seja, é obrigação resolver os problemas, dar soluções corretas e tocar o Esta-do de forma que possa vislumbrar um futuro promissor. É hora do go-vernador como líder maior do Esta-do do Rio Grande do Norte unifi-car as forças políticas num projeto de retomada do desenvolvimento. Creio que um pacto pelo RN pode ser um grande mote para o gover-nador nesse segundo semestre.

Você será candidato em 2016?

Venho militando na política em Mossoró desde 2003 e nesse interim já disputei três eleições. Certamen-te em 2016, se o PCdoB autorizar, irei disputar a quarta eleição. Mi-

nha vontade e minha convicção é para enfrentar a disputa ao Palácio Rodolfo Fernandes, vejo que temos um cenário político com condições para empreender nesse campo. Ob-viamente a realização desse vonta-de passa por condições de se criar um arco de alianças partidárias que possam respaldar esse projeto. Em outro vertente tenho amigos que me estimulam a concorrer à Câma-ra Municipal, pode ser uma opção, porém não a vejo como um caminho para buscar solucionar parte dos problemas de Mossoró, já que isso está na prefeitura. Nesse contexto volto a dizer, a convicção é minha para buscar disputar a prefeitura, mas a autorização é do partido ao qual sou filiado. Meu nome está a disposição do PCdoB e da socieda-de.

CEDI

DA

9 15 de MAIO de 2015 _rn

/gutembergdias /gutembergdias

Page 10: Revista _rn 26 - 15MAIO15

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, nesta quinta-feira, 14 de maio, o poder de investigação do Ministério Público. Foi negado o julgamento em repercussão geral do Recurso Extraordinário (RE 593727).

De acordo com a decisão, o MP dispõe de competência para promover, por autoridade própria e prazo razoável, investigações de natureza penal. Os

O secretário de Estado da Saúde Pública, Ri-cardo Lagreca, esteve na Assembleia Legis-lativa na manhã desta quinta-feira (14) para esclarecer ações do Governo do Estado para o setor. 19 deputados estiveram presentes na reunião que durou mais de duas horas.O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira

AGENTES PENITENCIÁRIOSO governador Robinson Faria recebeu nesta quinta-feira (14) representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp) para tratar sobre o plano de cargos da categoria, discutir o sistema de co-gestão no sistema prisional e melhorias para os agentes.

Uma nova reunião será realizada na próxima semana para apresentação do de um estudo que leva em conta se o pleito dos agentes não colide com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

PODER MANTIDO

de Souza (PMDB), avaliou a reunião positivamente. “Tivemos uma boa notícia: o problema do desabaste-cimento foi sanado e em mais 10 ou 15 dias os hos-pitais terão os estoques abastecidos. Quase paralelo ao encon-

tro do secretario, no Jornal Hoje da Rede Globo, repor-tagem mostrando o caos vi-vido por pacientes no hos-pital Walfredo Gurgel, em Natal. O maior hospital do Estado foi destaque de for-ma extremamente negativa em rede nacional.

ministros destacaram que as investigações devem respeitar, em todos os casos, os direitos e garantias fundamentais dos investigados, incluindo o princípio constitucional do devido processo legal, e que a atuação do Ministério Público fica sob permanente controle jurisdicional. Grande notícia. Já imaginaram se o resultado tivesse sido contrário? Deus nos acuda.

TÚLIO RATTO _rn #opiniao #notas

10 15 de MAIO de 2015 _rn

Reunião e caos mostrado na TV

Veja o vídeo AQUI!

Page 11: Revista _rn 26 - 15MAIO15

TANTA TECNOLOGIA...

BUZANFASemana da buzanfa solta na Câmara dos Deputados.Coisa mais sem noção que vi nos últimos dias. Esse povo ao que parece perdeu o senso do ridículo de vez.

MAZELAComo se não bastassem as mazelas que enfrentamos no nosso dia a dia, agora apareceu uma tal de Zika Vírus. Menino, tem gente com essa praga nos quatro cantos do Estado.

NAS COXASSoube que pessoas ligadas ao prefeito de Mossoró, Silveira Jr. (PSD), estão atribuindo ao vice-prefeito Luiz Carlos (PT) a chacota do “kit” presenteado no Dia das Mães. Acho que não. Luiz Carlos é uma pessoa seria e não perderia tempo com isso. Deve botar pra fora quem teve essa infeliz ideia. Isso é coisa de jerico mesmo.

TRANSPARÊNCIAA Controladoria-Geral da União (CGU) lançou hoje, em Brasília, índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. É a Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela Controladoria para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011). Para a surpresa geral da nação, o RN ficou em... em...

BOANotícia alvissareira a que o Governo do Estado retomou as obras do acesso Norte do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O trecho compreende a saída do Aeroporto até a BR-406, onde será instalado um viaduto.

TURISMOQuanto mais se fala em novos voos programados para Natal, mais um amigo leitor que trabalha transportando turistas no Estado diz que não viu e nem tem fé em vê-los. Aliás, segundo esse meu amigo, a queda na área em que ele presta serviço foi grande nos últimos meses.

Para ‘nada’. Mesmo com todo o suporte tecnológico do mundo moderno ainda não deram uma resposta para o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines, o voo MH370, que desapareceu no ano passado na rota entre Kuala Lumpur, capital da Malásia, e Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo. Ninguém sabe, ninguém viu.

TÚLIO RATTO _rn

TúlioRatto

é chargista.

[email protected]

Page 12: Revista _rn 26 - 15MAIO15

CAPA da Redação [email protected]

Déficit, dívidas, falta de estrutu-ra, obras paradas, saques ao Fun-do Previdenciário, falta de água, Saúde em frangalhos, educação claudicante e insegurança à toda prova.

Que a situação do Rio Grande do Norte era difícil todo mundo já sa-bia, mas depois que o governador Robinson Faria (PSD) declarou que a concessão de aumento sala-riais para servidores públicos es-taduais está descartada, diversas categorias profissionais se mobili-zam para paralisar as atividades e

o que estava ruim pode ficar ain-da pior.

Robinson ampara sua declaração na Lei de Responsabilidade Fiscal e diz que está juridicamente im-pedido de conceder os aumentos ou respeitar os Planos de Cargos, Carreiras e Salários. Mas, justiça seja feita, declara que está aberto ao diálogo e que busca soluções técnicas para garantir o desenvol-vimento sustentável do estado.

E haja conversa para tentar segu-rar as categorias que já votaram o

indicativo de greve. Nessa quinta--feira, o governo se reuniu com re-presentantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e dos agentes penitenciá-rios.

Na primeira reunião, no final da tarde com o reitor Pedro Fernan-des, representantes da Associação de Docentes e do Sindicato dos Téc-nicos Administrativos da Uern, e com a presença dos secretários de Educação, Chagas Fernandes, e do Planejamento, Gustavo Noguei-ra, o governador pediu o prazo de

12 15 de MAIO de 2015 _rn

GREVES

Governo tenta negociar com servidores

Page 13: Revista _rn 26 - 15MAIO15

CAPA_rn

uma semana para submeter a rei-vindicação dos servidores da Uni-versidade do Estado do Rio Gran-de do Norte (Uern) à avaliação da Procuradoria-Geral do Estado.

Robinson se comprometeu a apre-sentar uma resposta sobre o rea-juste salarial na próxima quinta--feira e pediu aos representantes sindicais que aguardassem até a data. As categorias realizam as-sembleia ainda nesta sexta-feira e devem se posicionar.

Os servidores da Uern pedem o cumprimento do Plano de Cargos e Salários (PCS) do acordo salarial feito no ano passado, que assegu-rou 57,53% de equiparação sala-rial, parcelado em quatro anos.

À noite, foi a vez do governador Robinson Faria conversar com representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp). O as-sunto? Ora, o mesmo: Plano de Cargos da categoria. O método de cogestão para o sistema prisional e melhorias para os agentes tam-bém entraram na pauta. A reunião contou com a participação do de-putado Fernando Mineiro (PT) e dos secretários do Planejamento, Gustavo Nogueira, e da Justiça e Cidadania, Edilson França.

O governador pediu que o PCCS da categoria seja analisado pelo consultor Geral do Estado, Eduar-

do Nobre, para ver se a implanta-ção do plano não colide com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Uma nova reunião será realizada na manhã da próxima terça-feira (19) para apresentação do parecer.

Quanto às melhorias, pagamento de diárias operacionais e cogestão do sistema, novas reuniões ainda devem ser marcadas para a discus-são dos assuntos. Robinson garan-te que busca as melhores soluções e quer melhorar o serviço públi-co. “A minha boa vontade sempre foi com o servidor, mas o que nós estamos buscando dentro da nos-sa proposta inovadora de gestão é dar mais eficiência na esfera pú-blica”, disse.

Os agentes penitenciários aguar-dam a reunião desta terça-feira para ver se cumpriram a paralisa-ção de 24 horas programada para o dia 20 de maio.

“Caso na terça-feira o Governo não consiga vencer seus entraves jurídicos e nos garantir uma re-posta condizente com o pleito da categoria, na quarta-feira continu-aremos com nossa paralisação de 24 horas”, ressalta a presidente do Sindicato da categoria, Vilma Ba-tista.

Servidores da Polícia Civil, Itep, da Saúde, Médicos, Administra-ção Indireta e Trabalhadores em Educação também negociam com

o governo. O Sindsaúde/RN en-tregou uma pauta de reivindica-ção ao governo do Estado com o pedido de reajuste de 27% e tem assembleia marcada para o dia 20 deste mês.

No Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), a preocupação é sobre o reajuste dos servidores de apoio (merendeiras, auxiliares de serviços gerais etc), que desde que o PCCS foi aprovado, em 2010, só recebem o reajuste referente ao salário mínimo. Mas, diante da de-claração do governador Robinson sobre a impossibilidade de con-ceder aumentos, todos os alertas foram ligados. “Recebemos com surpresa essas afirmações. O go-vernador só conseguiu foi mobi-lizar cada vez mais o sindicato”, declarou a presidente Fátima Car-doso.

A dirigente do Sinte/RN também destacou que a categoria aguarda a implantação da progressão da carreira e a implantação de cargos. Se o governo não se mexer, não há dúvidas: “Vamos paralisar”, diz a sindicalista.

Se o Robinson Faria pretende mes-mo ser o “governador das próximas gerações, o governador da moder-nidade” como sempre lembra em entrevistas, vai ter que usar mui-to mais que o diálogo para atingir seu intento.

13 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 14: Revista _rn 26 - 15MAIO15

Em conversa de adultos, rodas de farras, reuniões familiares, notava que havia de vez em quando algo estranho no ar, olhares parados olhando para uma só pessoa do grupo, nem piscavam, atentos e de-pois o cochicho básico, risadas ou algum espanto carregado de falso

moralismo. E nessa hora eu movi-da pela curiosidade que qualquer criança normal tem, aparecia no ambiente querendo saber o que ha-via de tão importante e grave. E lá vinha a frase de alguém do grupo como se fosse um comandante do bope mandando todos selarem as

bocas: “- Psiu! Meu Dedo chegou!”.

Demorei em entender que “meu dedo” era eu, que o silêncio era para que eu não soubesse do segredo, da fofoca, do assunto, embora colasse frases na minha cabeça, quase to-das, e no fundo eu gostava da ten-são que causava com meus cincos ou seis anos entre adultos ditos ca-lejados pela vida e cheios de con-ceitos. Confesso que me sentia um perigo, o máximo.

Era um tempo em que as crianças não tinham as modernidades de hoje, computadores, celulares, jogos com nomes difíceis de pronunciar. Olhando o passado, sei que vivi uma infância com seu ciclo natu-ral, observar as coisas simples era exercício diário. Hoje não existem segredos para eles, não existem có-digos, nem conversas escondidas, quando iniciamos algum assun-to,eles completam a frase e dão o diagnóstico na lógica infalível que só a geração de Steven Jobs conse-gue. Me vejo aquém, pois as com-parações são naturais e o saudosis-mo chega sem nenhum pen drive, apenas na memória de quem não tem mais as conversas na calçada e no máximo uma ansiedade para assistir o filme dos trapalhões. Ad-miro a nova geração e me preocupo se o moderno demais não engolirá o lirismo da infância.

[email protected]

Uma geração diferente

14 15 de MAIO de 2015 _rn

POR ELAS Por Yasmine Lemos | #cronica_rn

Page 15: Revista _rn 26 - 15MAIO15

PROTEJA SEUS DIREITOS Por Ramirez Fernandes_rnEditor do Blog www.protejaseusdireitos.blogspot.com.br | [email protected]

“Ao advogado compete assegurar a força jurídica àquele que não dispões de

qualquer outra.” Dalmo de Abreu

Dallari

Entrega de Imóvel

A falta de mão de obra no mercado não é motivo de força maior que justifique o atraso na entrega de imóvel. Essa foi a tese aplicada pelo juiz Marcelo Nobre de Almeida, da 2ª Vara Cível de Jacarepaguá (RJ), ao determinar a rescisão contratual.

DESCONTO NA ESCRITURAComo forma de incentivo à aquisição do primeiro imóvel o comprador tem o direito a desconto correspondente a 50% (cinquenta por cento) das taxas de registro de escritura perante o cartório. É a Lei nº 6.015/1973 (Lei de Registros Públicos), através do artigo 290, com redação alterada pela Lei nº 6.941/1981 quem determina isso nos seguintes termos: “Os emolumentos devidos pelos atos relacionados com a primeira aquisição imobiliária para fins residenciais, financiada pelo Sistema Financeiro da Habitação, serão reduzidos em 50% (cinqüenta por cento).”

FOTOS ÍNTIMASA Vara do Juizado Especial Cível de São Bernardo do Campo condenou um homem ao pagamento de indenização, por danos morais, no valor de R$ 15 mil por ter divulgado fotos íntimas da ex-namorada em uma rede social.

RAZÕES POLÍTICASEmpregado demitido por razões políticas deve ser indenizado. Com base nesse entendimento, a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Fundação Getúlio Vargas a pagar R$ 100 mil a uma professora de ciência política dispensada sem justa causa da faculdade em 2006.

REFLEXÃO

LEITO HOSPITALARO Hospital Regional de Cotia, administrado pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci), foi condenado pela 6ª Câmara de Direito Privado do TJSP a indenizar família de paciente que faleceu após cair do leito hospitalar. A indenização por danos materiais foi fixada em R$ 622 e os danos morais, em R$ 80 mil.

RACISMO EM BANCOUma instituição financeira foi condenada pela 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo a indenizar cliente pela prática do crime de racismo. A indenização foi fixada em R$ 20 mil a título de danos morais.

15 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 16: Revista _rn 26 - 15MAIO15

ESTADO DA REDAÇÃ[email protected]

Adoção Legal: um ato de amorPela primeira vez, pais, especialistas e atores envolvidos em todos os as-pectos relacionados à adoção estarão reunidos num evento realizado pelo Projeto Acalanto Natal em parceria com a Vara da Infância. A Primei-ra Semana Estadual da Adoção tem como lema Adoção Legal: um ato de amor e acontece de 20 a 25 de maio. As inscrições e a programação com-pleta estão disponíveis no site www.projetoacalantonatal.com.br.

A programação com palestras, re-lato de experiências e atividades culturais é destinada a assisten-tes sociais, psicólogos, advogados, profissionais da saúde e pretenden-tes a realizar a adoção de crianças e adolescentes. Durante a semana haverá também, de acordo com o coordenador estadual da Infância e da Juventude, juiz José Dantas, o primeiro encontro de famílias ado-tivas.

O magistrado aproveita para desta-car que, em Natal, existem 37 crian-ças e adolescentes aptos à adoção e mais de 200 pessoas cadastradas pela Justiça aguardando um filho para adotar. Isso acontece porque a maioria tem acima de 7 anos e não se encaixa no perfil pretendi-do pelos postulantes a pai e mãe. Para o juiz José Dantas e Paiva, a Semana será a oportunidade para quem deseja adotar receba mais in-formações sobre o procedimento, a legislação e conheça depoimen-tos das famílias que já vivenciam esta realidade. O evento será sediado na Escola da

16 15 de MAIO de 2015 _rn

FAMÍLIA

Page 17: Revista _rn 26 - 15MAIO15

ESTADO _rn

Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) e a abertura acontece às 19h da quarta-feira, 20, com a palestra “Adoção: O Destino de Crianças e Adolescentes em Suas Mãos”, a cargo do psicólogo Luiz Schettini Filho. Autor de livros e CDs a res-peito do tema, entre eles “A Coragem de Amar”, Schettini é uma das referências nacionais quando o assunto é adoção, família e educação.

www.revistarn.com.br

17 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 18: Revista _rn 26 - 15MAIO15
Page 19: Revista _rn 26 - 15MAIO15

_rn

TUITADAS CHEIAS DE DESEMPREGO, INSEGURANÇA - DE NOVO. SEMANA CARREGADA

DE CRÍTICAS E IRONIAS.

CONFIRA:

TUITADAS DA SEMANA

SIGA-NOS NO TWITTER: http://twitter.com/revista_rn

19 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 20: Revista _rn 26 - 15MAIO15

ACONTECE DA REDAÇÃ[email protected]

17 restaurantes do RN participam do Festival Brasil Sabor

A gastronomia brasileira faz a fes-ta para comemorar a décima edição do maior festival gastronômico do país. Começou nessa quinta-feira (14) a décima edição do Festival Gas-tronômico Brasil Sabor, promovido pela Associação Brasileira de Ba-res e Restaurantes (Abrasel) e quem quiser participar basta ir até o dia 14 de junho a um dos 17 restaurantes do Rio Grande do Norte que partici-

pam do evento e se deliciar com um prato especial.

Segundo o presidente da Abrasel/RN, Max Fonseca, o Brasil Sabor “é uma oportunidade para os chefs testarem pratos novos, que normal-mente são incorporados ao cardá-pio”, explica.

O Brasil Sabor é uma ação para pro-

mover a gastronomia e valorizar os bares e restaurantes do país. Cada restaurante participante prepara um prato a partir da “comida do lugar”, que é um jeito único de se fazer gas-tronomia valorizando ingredientes encontrados na própria região e por um preço diferenciado. O festival acontece simultaneamente em mais de 700 restaurantes, em 80 cidades de 20 estados brasileiros.

GASTRONOMIA

Prato do Empório Gourmet

Prato do Benditas

20 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 21: Revista _rn 26 - 15MAIO15

ACONTECE _rn

A COZINHARIAFilé mignon de sol grelhado com manteiga da terra, regado com molho oriental e guarnecido de purê de batata doce e wasabi e macaxeira palha.

Confira os restaurantes participantes do RN e seus respectivos pratos:

BARRAMARES COTOVELO

Risoto de camarão tropical e risoto de

camarão regado com cachaça, côco e gengibre.

BENDITAS BUTECOMix do mar com alho frito refogado no azeite, azeitonas pretas, batata rústica e vinagrete. Acompanhado de pãezinhos.

TÁBUA DE CARNEA parte mais saborosa

do contra-filé, com o toque especial do Tábua

de Carne. Servido com molho chimichurri e três

acompanhamentos à escolha do cliente.

FAMIGLIA REIS MAGOSMedalhões envoltos em

bacon grelhados com azeite e crosta de parmesão, alho frito,

aliche e ervas. Acompanha fettuccine com molho

de parmesão, espinafre, champignon e tomate cereja.

PITTSBURGPão folha, camarão, queijo mussarela, catupiry, alface e tomate.

PAÇOCA DE PILÃOBacalhau desfiado e

refogado com alho crocante, purê de

batata doce e arroz com cenoura.

EMPÓRIO GOURMET PONTA

NEGRACamarões e cuscuz

marroquino temperados com

damascos, tomate seco, gengibre e

ervas como estragão e pimenta síria.

Acompanha mini salada com alface

roxo e tomate cereja.

ONLY PIZZAPizza com camarões empanados, batata palha, coberto com queijo mussarela.

MARACAJAÚ BISTROArroz arbóreo seduzido em vinho branco, acrescido de carne de sol desfiada e refogada em manteiga

do sertão e dadonetes de jerimum cozido, finalizado com lascas de

queijo coalho.

LOTUS JAPANESE FUSION CUISINELulas em anéis empanadas em farinha de tempurá temperada com nori e salsa, fritas e servidas com maionese de alho e wasabi.

GALO DO ALTOPeixe, chips e molho

Jacumã.

CIPÓ BRASILPizza com queijo manteiga,

carne de sol, fatias de cebola roxa e salpicada com cubos

de queijo coalho.

CAMARÕES MIDWAYCamarões refogados com

molho cremoso de funghi e vinho branco. Acompanha

risoto de alho poró com juliene de legumes, amêndoas,

castanha do Pará e crocante de parmesão.

CERVEJARIA DEVASSACaldo com cubos de peixe

e pimenta de cheiro.

CON XIN CHINAMedalhões de camarão

com salmão, empanados e acompanhados de salada

oriental.

CHINATOWNFlor de frango ao molho agridoce e filé de frango crocante ao molho suave de gengibre, acompanhado de chips de massa e arroz chop suey.

21 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 22: Revista _rn 26 - 15MAIO15

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) realiza sábado (16) convenção Municipal em Felipe Guerra, região Oeste do estado.

Dia 20 tem audiência pública para discutir a segurança em Alto do Rodrigues. Serpa no ginásio municipal.

O prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, luta pela implantação do VLT no município.

O 30º Congresso Estadual dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (30º CEPETRO-RN) será realizado neste sábado (16) no Auditório do Parque da Cidade “Dom Nivaldo Monte”.

Decisão do TJRN mantém cessão de terreno para construção de presídio em Ceará-Mirim.

Arrecadação do RN atinge 419,57 milhões em abril, Esse é o segundo melhor número de 2015 nos tributos estaduais.

CARNAVALA Prefeitura do Natal esclarece que o pagamento para as atrações musicais do Carnaval Multicultural 2015 estão sendo feitas conforme os procedimentos burocráticos e legais previstos em Lei, com o envolvimento da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), Controladoria do Município e Tribunal de Contas do Estado.

SEM VERBAA vereadora Kátia Pires (DEM) de Parnamirim apresentou projeto que propõe a extinção da verba indenizatória de gabinete que reembolsa os gastos dos parlamentares com serviços destinados aos mandatos como telefone, gastos com veículos ou materiais de escritórios.

A falta de transporte para estudantes de comunidades rurais continua um problema em muitas cidades. Essa semana, alunos da rede estadual de ensino interditaram a RN -015 (Mossoró-Baraúna) durante cerca de três horas.

TRANSPORTE ESCOLAR

RAPIDINHAS

GIRANDO [email protected] Envie a notícia do seu município e

participe da Revista _rn.

VERGONHA ALHEIA - Vergonhosa, humilhante, abjeta. Só as-sim para definir a ideia do prefeito Silveirinha, de Mossoró, de pre-sentear mães carentes do município com kits de limpeza – deter-gente, desinfetante e sabão em pó, micro (ou seriam nano?) cestas de alimentos - óleo, tempero pronto, sazon e colorau e duas barri-nhas de chocolate. Ah, cada pessoa recebia apenas um dos kits dis-criminados. Quando a gente pensa que não pode piorar...

Por Ana Cadengue

22 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 23: Revista _rn 26 - 15MAIO15

INVESTIGAÇÃOO Conselho de Saúde de Caicó está exigindo a abertura de uma sindicância para investigar a morte de Ingrid Tatiane de Sousa, 27 anos, que veio a óbito após um procedimento de curetagem realizado no hospital do Seridó (fundação Carlindo Dantas),sua transferência para a UTI do hospital regional do Seridó e depois para Natal.

FÉO arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, profere palestra nesta sexta-feira (15) sobre “Comunicação e vivência de fé”. Será às 19 horas, no auditório do SESC, na Cidade Alta.

UNIVERSIDADEPrefeitos, ex-prefeitos e vereadores, além do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, do monsenhor Antônio Tércio de Araújo e do padre João Medeiros – todos seridoenses -, lutam pela implantação da Universidade Federal do Seridó.

www.revistarn.com.br

JUNTO E MISTURADOO governador Robinson Faria começou a se movimentar junto com a bancada federal em Brasília. Deputados e senadores – e não apenas seu filho Fábio Faria e sua aliada Fátima Bezerra.

SOLIDARIEDADE

A jovem natalense Hermilla Torres precisa de ajuda. Desde junho do ano passado que ela sofre de uma grave doença que ainda não foi identificada e que afetou os seus sistemas nervoso e neurológico. Hermilla foi encaminhada para São Paulo para a realização de novos e complexos exames numa tentativa de diagnóstico e cura dessa doença desconhecida. A família precisa de apoio.

Vamos colaborar.

GIRANDO _rn

PATRIMÔNIO - O vereador Giovani Júnior (PSD) de Parnamirim está com uma proposta para tombamento do cajueiro de Pirangi. Segundo ele, a ideia é proteger o patrimônio cultural brasileiro.

23 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 24: Revista _rn 26 - 15MAIO15

SEGURANÇANa contramão do que todo mundo percebe e das vítimas amigas, a Secretaria da Segurança Pública (Sesed) informou que, nos primeiros meses deste ano, o policiamento ostensivo nas ruas conseguiu reduzir os índices de furtos, roubos e lesões corporais, bem como o número de crimes violentos letais intencionais, quando comparados com o mesmo período do ano passado. Então, tá.

CINEMAO 2o Festival de Cinema Online já conta com mais de cem curtas-metragens inscritos. Ao todo, mais de 10 estados já estão representados nesta edição. As inscrições vão até o dia 14 de junho, pelo site oficial http://www.festivaldecinemaonline.com/. São aceitos curtas de ficção, documentário e animação de até trinta minutos de duração.

CRIANÇAA Frente Estadual Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente será reinstalada nesta segunda-feira (18), às 14h na Assembleia Legislativa. Segundo a deputada Márcia Maia, a data marca o Dia Nacional de Combate à Exploração e Violência contra a Criança e o Adolescente.

CATARSEQuem quiser incentivar o cinema potiguar pode ajudar o projeto de longa-metragem do Destino Coletivo. Pelas próximas semanas, internautas podem investir no projeto no site do Catarse:http://www.catarse.me/pt/destinocoletivo. O grupo busca o aporte de R$ 10.000,00 (Dez mil reais) através da campanha de financiamento coletivo. Existem cotas disponíveis de R$ 30,00 a R$ 500,00.

SENTIDO!1.083 militares da Polícia Militar do RN (PMRN) e do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) foram promovidos essa semana à graduações superiores.

MENINGITEDesfazendo inúmeros boatos, a Secretaria da Saúde esclareceu que – após monitoramento – não está havendo uma epidemia de meningite no Rio Grande do Norte.

SALVAMENTOSO Corpo de Bombeiros e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) começam no o Projeto Surf-Salva que vai capacitar surfistas potiguares para contribuir com a redução de afogamentos no litoral. A ação ocorrerá nos dias 09 e 11 de junho, quando duas turmas serão formadas nos cursos de resgate, sendo um realizado na praia de Ponta Negra e outro em Pipa. Durante as aulas, os participantes irão aprender técnicas de salvamento com o uso de pranchas de Stand UP Paddle – SUP e pranchas de Surf.

INTEGRAL O deputado federal Rafael Motta (PROS) apresentou Projeto de Lei para incentivar a implantação da jornada integral para os alunos da educação básica. O PL altera a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB), transformando a escola em tempo integral numa política pública e não mais em uma ação isolada.

GIRANDO _rn

24 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 25: Revista _rn 26 - 15MAIO15

TV Alto Oeste – A primeira Web TV de Pau dos Ferros e região já está no ar: http://tvaltoeste.com.br.

Confirmado o caso de raiva canina em Caicó.

Governo promete entrega de viaduto de acesso ao aeroporto de São Gonçalo em 60 dias.

Quatro homens armados de revólveres invadiram e assaltaram e apavoraram uma unidade de saúde localizada no bairro Bela Parnamirim, na cidade de Parnamirim.

O deputado Galeno Torquato (PSD) defendeu na Assembleia a revitalização das Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte. Amém!

O vereador Lucélio Guilherme, de Mossoró, rompeu com a bancada de oposição e passou a a integrar a base de apoio do prefeito Francisco José Júnior (PSD) no legislativo.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (Sinsenat) decidiu suspender a greve por 30 dias, enquanto aguardam que a Prefeitura cumpra as negociações em curso.

A tal da febre Zika já coleciona vítimas no Rio Grande do Norte. Segundo o Ministério da Saúde, são oito pessoas, mas nas redes sociais todo mundo reclama desse vírus que também é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. A Zika é uma doença benigna que tem um período de incubação de cerca de quatro dias e evolução em sete. Caracteriza-se, principalmente, por febre, dores musculares, olhos vermelhos e manchas vermelhas no corpo. O tratamento é baseado no uso de paracetamol para febre e dor. Não há registros de óbitos causados pela doença. Também não há vacinas contra ela.

ZIKA

DESCASOIdosos que foram nessa quinta-feira (14) ao Teatro Riachuelo assistir a Big Band so Sesi e Ivan Lins denunciaram via redes sociais que não tinha lugar para sentar no lobby do teatro, onde aguardavam o início do espetáculo.

RAPIDINHAS

GIRANDO _rn

TURISMOO ministro do Turismo Henrique Alves confirmou participação no seminário da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, que será realizado dia 12 de junho, na Assembleia Legislativa, em Natal.

25 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 26: Revista _rn 26 - 15MAIO15

GIRANDO _rnTURISMOO ministro do Turismo Henrique Alves confirmou participação no seminário da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, que será realizado dia 12 de junho, na Assembleia Legislativa, em Natal.

CÂNCERA Câmara Municipal de Mossoró criou a Frente Parlamentar de Estudo e Combate ao Câncer. De acordo com a vereadora Izabel Montenegro (PMDB), o objetivo é angariar recursos para o Hospital da Solidariedade.

ENEMO Enem 2015 será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições começam ainda em maio, a partir do dia 25, e vão até o dia 5 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 63 e poderá ser paga até às 21h59 do dia 10 de junho.

SEMINÁRIOO Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, realiza o seminário “Segurança Pública, Políticas Penais e Sistema Carcerário no Brasil Hoje” nos dias 18 e 19 de maio, no auditório B do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA). O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

DENGUEMesmo com os parentes Zika e Chikungunha agindo em solo potiguar, a dengue não está de brincadeira e continua agindo. Segundo dados da Sesap, até o dia 9 de maio, foram notificados 17.343 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 283,44% em comparação ao mesmo período do ano passado.

SUPERFATURAMENTOO ex-prefeito de Macau, Flávio Vieira Veras, e a Construtora Luiz Costa Ltda, foram condenados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), a ressarcirem aos cofres públicos da quantia de R$ 204.416,31, decorrente de irregularidades nos serviços de drenagem e pavimentação asfáltica no município.

VIVA A CULTURANa próxima quarta, 20/05, as crianças e mães da Casa Durval Paiva farão apresentação cultural de canto e teatro, às 15h, no auditório do SESC/RN Centro. A ação é resultado das oficinas aplicadas durante o Projeto Viva a Cultura, patrocinado pelaFundação Volkswagen. A apresentação é aberta ao público.

AnaCadengue

é jornalista

[email protected]

Page 27: Revista _rn 26 - 15MAIO15

Falar de uma franquia que já está em sua sétima edição pode soar re-petitivo. É meio que “tirar leite de pedra”, usando um velho jargão. O que dizer de um filme que tem como mote carros acelerados e ação non-stop, onde o roteiro poderia ser descrito numa página?

Mas, também não podemos ignorar um filme que ocupa a quarta maior bilheteria de todos os tempos, com mais de 1,4 bilhão de dólares arre-cadados em todo o planeta. Algu-ma coisa Velozes e Furiosos 7 tem a dizer.

Obviamente, os fatores externos im-pulsionaram o resultado do filme. A trágica morte do ator Paul Wa-lker, um dos protagonistas da tra-ma, adiou o lançamento de Velozes

7 e criou a expectativa de como o filme se portaria diante do aconte-cido.

O filme mostra a trupe de amigos tentando levar uma vida normal, até que um assassino profissional (Jason Statham), busca vingança pela morte do irmão. Dominic To-reto (Vin Diesel) e seus parceiros agora lutam pela sobrevivência.

Claro que isso é só pretexto para o longa-metragem, que é conduzido pelo diretor James Wan (do filme de terror Invocação do Mal), abu-sar de cenas de grande impacto visual, onde os carros mega-ultra--power da franquia fazem de tudo, até “voam”!Os personagens realizam proezas que extrapolam o absurdo e o lon-

ga tem sequências de encher a vis-ta, daquelas que você balança a ca-beça e diz “putz, que mentira da $#%&@! ”.

A questão é que a franquia conhe-ce bem o seu público-alvo e coloca em cena tudo aquilo que esse pú-blico quer ver. Não temos grandes atuações, mas os atores sabem o que fazer. A ação não titubeia e o fator audiovisual é bastante inten-so. É um filme que se enxerga es-sencialmente como entretenimen-to descerebrado, lucrativo, e que está pouco se lixando para o que a crítica tem a dizer.

Além do mais, a marca trabalha muito bem o fator “família”. Na-quele pequeno grupo de amigos há lealdade, amizade e familiari-dade. E isso meio que faz com que a gente torça pelos anti-heróis.

Claro que a morte de Paul Walker foi um verdadeiro baque para o elenco e, como não poderia deixar de ser, Velozes e Furiosos 7 encerra com uma bela homenagem ao ator. No final das contas, o filme é uma boa pedida para quem busca ape-nas diversão.

CINEMA & ETC Por Raildon Lucena_rn

Velozes e Furiosos 7

Raildon Lucenaé jornalista

e cinéfilo.

[email protected]

27 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 28: Revista _rn 26 - 15MAIO15

28 15 de MAIO de 2015 _rn

BRITO E SILVA _rn

O vereador Fernando Lucena (PT), da cidade do Natal/RN, nunca foi um entusiasta, sempre teve um pé atrás com este casamento de cobra com jacaré, essa amigação PT/PMDB que entre tapas e beijos vive parceria com o governo federal, onde ele (PMDB) entra com a corda e Dilma Lula da Silva(PT)/povo entra com pescocinho.

Com ascensão do pemedebista, bacurau de penas multicoloridas, ex- deputado Henrique Eduardo Alves ao Ministério do Turismo, resultado do “modus operandi” do PMDB,

institucionalizando a frase franciscana o “É dando que se recebe”, o vereador Lucena “queimou ruim”.

Inticando, o petista desembainhou a peixeira e cutucou os “vazios” do Henrique XI. Iniciando o rosário de afagos, o vereador disse que o Ministro anda rouco de promessas vazias, descendo a lenha sem dó nem piedade no muncumbo do “turista”, recordou: duplicação da BR 3404 (esta também foi uma promessa de Rosalba), duplicação da Reta Tabajara, Complexo

[email protected]

“Henrique prometeu e sumiu. Espero que ele arranje ao menos um

ônibus para city tour”

Page 29: Revista _rn 26 - 15MAIO15

29 15 de MAIO de 2015 _rn

BUNDAÇOModa Mande in USA, já é“ febre” na terra de Tupã. O precursor foi o Kim Cata..., em resposta a uma solicitação de entrevista, o “boy” líder do MBL – Movimento do Brasil Livre, arriou as calçolas expondo sua magra bunda, a famosa “cu de sapo”. Para não ficar atrás, berrando palavras de ordens nas galerias da Câmara Federal, um membro da Força Sindical mirou o plenário e baixou seu as calças mostrando uma bunda mole, tanto quanto seu líder Paulinho.

Corre à boca pequena pelo Feicebuque, que o Aécio Neves (PSDB) articula um grande “Bundaço”, protesto contra a ida do ex-presidente Lula “bater um lero” com o presidente do senado, Renan Calheiros.

CALOR Você aí, que sonhava andar na Capital do Sol em ônibus com ar condicionado, pode ir tirando o cavalinho da chuva, o prefeito Carlos Eduardo, disse não, vetou o projeto.

ZIKAEra só o que faltava na terra dos comedores de cabeça de camarão. Não bastasse a Dengue, a falta de compromisso das autoridades com a Saúde, Segurança, Transportes, agora vem se instalar entre nós o vírus da Zika. É uma zica “mermo”. Nam!

PERGUNTAR NÃO OFENDE:

Onde está o “Governo da Segurança”?

BRITO E SILVA _rnda Maria Lacerda, a barragem de Oiticica. A bem da verdade estes compromissos assumidos pelo ex-deputado, foram desde quando colocou os glúteos na cadeira de presidente da Câmara Federal, depois alongou-se até à campanha de

2014.

O vereador/humorista, finalizou: “Hoje, ele é ministro e espero que ele arranje pelo menos um ônibus para city tour em Natal”.

Page 30: Revista _rn 26 - 15MAIO15

É impossível não voltar ao assun-to, não retornar ao tema, porque poucas, raras vezes na conturbada e enviesada história de Mossoró, a maior cidade do interior norte-rio--grandense, se viu um prefeito tão tresloucado, tão desvairado, tão à margem de uma realidade que ele insiste em desconhecer e esconder.Falo do Silveirinha, o jovem pre-feito mossoroense que comparado já foi até ao velho alcaide fictício Odorico Paraguaçú.

Com a devida licença jornalística, e avisando com providencial ante-cedência aos seus advogados ofi-ciais ou oficiosos que processar--me é perda de tempo porque não tenho um pau pra dar num gato e sequer um gato pra correr do pau, falo do prefeito maluquinho.Impressionam, de perto ou de lon-ge, o rumo que Silveirinha vem dando à sua administração e o discurso que invariavelmente faz para defendê-la.

No começo, bem no comecinho, inventou de doar caixões a defun-tos desprovidos com a marca da prefeitura que comanda. Virou piada, claro. Nacional. E perdeu a graça ao processar um jornalista que só relatou a história que nem Jorge Amado seria capaz de es-crever.

Depois, brigou os vendedores ambulantes, fez birra para os mo-toristas que nos levam a Tibau, piorou o já horroroso sistema de saúde da cidade, anunciou a rea-bertura de um aeroporto que to-dos sabemos inviável, fechou os olhos para o lixo se acumulava nas ruas, praças e avenidas de Mosso-ró, deixou que a Praça de Convi-vência se transformasse em Praça de Violência.

E por último, agorinha há pouco, teve a brilhante ideia de presente-ar as mães mossoroenses, no do-mingo dedicado a elas, com um kit de limpeza caseira.

O resultado lógico, claro, é que Silveirinha, o prefeito maluqui-nho, conseguiu em uma recente pesquisa a maior reprovação de todos os alcaides do Rio Grande do Norte. Alguma coisa em torno de 80%.

Mas não se rendeu, o jovem e am-bicioso prefeito.Na cadeia de blogs e jornais sim-páticos a ele, e especialmente no

PINGA FOGO POR LUIS FAUSTO _rn

Um prefeito maluquinho

30 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 31: Revista _rn 26 - 15MAIO15

seu próprio Facebook, criou uma Mossoró antologicamente feliz, progressista e bem administrada.

Meu Bairro Melhor, por exemplo, é um dos motes da campanha fa-cebookiana absolutamente desco-lada da realidade.

Saúde? Tem para todos, da melhor qualidade.

Cultura? Vixi, aí não perdemos para nenhuma cidade nordesti-na...

Turismo? Os visitantes chegam e ficam.

Escolas? Só não aprende quem não quer, com tantos professores felizes e bem pagos.

E por aí vai, o mundo maravilho-so do Silveirinha.

Mas só dele, apenas dele.

Na cabecinha dele, a reprovação à sua administração é um detalhe rasteiro e o que se vê nos quatro cantos da terra de meu saudoso pai é o nascimento de uma cidade tão linda, tão limpa, tão perfeiti-nha, que melhor seria deixá-lo à frente do Palácio da Resistência indefinidamente.

É maluquinho, eu disse lá em riba.

Alguém ainda duvida?

TUCANÓIDESNão têm jeito, nem cura, os parlamentares tucanos que se espreitam na Câmara dos Deputados. Agora ajudaram a aprovar mudanças no Fator Previdenciário, que se sancio-nadas pela presidente Dilma Rousseff prejudicarão os novos aposentados. E insistem em criticar, em desaprovar, em ve-tar as medidas de ajuste fiscal que o derrotado candidato de-les à Presidência da República prometia implantar se eleito fosse. São tucanóides da pior espécie, porque não exibem qualquer coerência.

500 ANOS Leio entrevista de Leonardo Boff, o teólogo brilhante que o Brasil fabricou. E ele diz, com todas as letras, que “o PT tentou criar as condições para que os humildes pu-dessem ter acesso às ques-tões fundamentais da vida, que são o trabalho, a saúde e a comida. Esse projeto eu vou defender até o fim da vida, essa causa tem que ser salvaguardada, e eu me admiro que muitos a criti-quem porque em 500 anos ninguém fez uma política as-sim.”

REAÇÃO Lula saiu da toca, reagiu, e começa a assustar muita gente que in-siste em trocar a história recente pela história de séculos passados. Pode ser candidato em 2018, por que não? Daí as novas acusações que a ele estão sendo feitas, tentando de todas as formas tirá-lo do páreo. Vai ser difícil. Lula é osso duro de roer...

FEDENDO... Pouco a pouco o escândalo da Lava Jato vai chegando ao pre-sidente da Câmara, Eduardo Cunha. Agora o delator confir-mou que ele fazia parte do gru-po de parlamentares que re-cebia propina de R$ 4 milhões. Agora também, há uma semana e alguma coisa, a Procuradoria Geral da República mandou re-virar o seu gabinete no Congres-so. Cunha, é claro, reage a seu modo brutal, reacionário, irra-

cional, autoritário. Quer brecar a recondução do procurador da República e promete descontar as agruras que está sofrendo no lombo da presidente Dilma Rou-sseff.

PINGA FOGO _rn

Luis Fausto é jornalista

[email protected]

31 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 32: Revista _rn 26 - 15MAIO15

O Festival DoSol começa a aquecer as turbinas para sua edição de 2015. Neste ano, o festival ganhou uma versão de aquecimento, o Warm Up DoSol, que estreia em Natal com os shows da banda paulista Bixiga 70 e da potiguar Mahmed. O evento acontece neste domingo (17), a partir das 18h, no Pepper’s Hall.

O Aquecimento do Festival Dosol 2015 em Natal vai re-

ceber vários artistas bacanas que estão de passagem pelo Nordeste. No dia 20 de maio será a vez de Lucas Santtana (BA) e no dia 7 de junho, a atração será Silva (ES). Ambos os shows terão atrações locais que ainda serão anuncia-das.

Outra boa nova do Festival DoSol é que no dia 18 de maio será lançado o site oficial do evento. Na oportunidade

Bixiga 70 e Mahmed neste domingo

em Natal

DESTAQUE Da Redaçã[email protected]

CULTURA

32 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 33: Revista _rn 26 - 15MAIO15

As bandas Bixiga 70 (SP) e Mah-med (RN) fazem a primeira sessão de shows de aquecimento do Festi-val DoSol em terras potiguares. E as duas estão cheias de novidades pra mostrar ao público.

Os paulistas da Bixiga 70 lançaram seu terceiro disco em abril, traba-lho que mostra um aprofundamen-to da pesquisa musical, de ritmos, texturas e melodias do mundo que tornou a banda uma referência no cenário brasileiro nos últimos anos. O novo álbum traz elemen-tos da música árabe, do reggae e do rap e, pela primeira vez, tem

assinatura de todos os integrantes na produção, composição e arran-jo das faixas, revelando o amadu-recimento do grupo enquanto co-letivo.

Também com disco recém-lança-do (também no mês de abril), a potiguar Mahmed sobe ao palco do Warm Up DoSol após receber elogios de vários veículos do país especializados em música inde-pendente. Com o álbum “Sobre a Vida em Comunidade”, a Mahmed consolida seu trabalho em torno de uma música instrumental mi-nimalista e calcada em psicodelia.

Nomes confirmados

O Festival DoSol 2015 já tem alguns nomes de peso confirmados para a programação que vai rolar no fim do ano. Já estão garantidas as bandas O Terno (SP) e Thiago Pethit (SP). Ambos os shows são inéditos em Natal.

serão anunciadas algumas atrações, datas e também as cidades que re-ceberão as atividades do festival em 2015. No ano passado, o evento su-

perou a marca de 100 shows e es-tendeu os trabalhos a cinco cidades potiguares: Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

DESTAQUE _rn

Primeira sessão

33 15 de MAIO de 2015 _rn

SERVIÇO

Festival DoSol Warm Up 2015: Bixiga 70 e MahmedQuando? Domingo (17)Que horas? A partir das 18hOnde? Pepper’s HallQuanto? R$ 20

Page 34: Revista _rn 26 - 15MAIO15

1505SEXTA-FEIRA

MÚSICATEATRO

34 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 35: Revista _rn 26 - 15MAIO15

CHORO DO ELEFANTE - ANJO 45, RIBEIRA – 22H

DOMINGO TRAD SESSION - BAR 54, PONTA NEGRA – 19H

01605SÁBADO

TEATRO DANÇA

01705DOMINGO

35 15 de MAIO de 2015 _rn

Page 36: Revista _rn 26 - 15MAIO15

36 15 de MAIO de 2015 _rn