REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

24
P.8 13º Salário O que fazer com ele? P.17 A internet te conhece melhor do que você pode imaginar P.18 Casais Saiam da rotina REVISTA Publicação mensal do Centro Internacional de Adoração e Missões da PIB em Inhaúma. Ano I, nº 04. Dezembro de 2012 Preço Sugerido R$ 2,00 ACABA OU NÃO ACABA?

description

CIAM12 - CENTRO INTERNACIONAL DE ADORAÇÃO E MISSÕES

Transcript of REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

Page 1: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

P.813º SalárioO que fazer com ele?

P.17A internet te conhecemelhor do que vocêpode imaginar

P.18CasaisSaiam da rotina

REVISTA

Publicação mensal do Centro Internacional de Adoração e Missões da PIB em Inhaúma.Ano I, nº 04. Dezembro de 2012

Preço Sugerido

R$ 2,00

ACABA OU NÃO ACABA?

Page 2: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012
Page 3: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

Estamos chegando a mais um fim de ano. E segundo os Maias no dia 21 de dezembro de 2012, o mundo acabará, chegando ao seu fim. Por isso nos antecipamos, e se eles tiverem certos, você terá tempo suficien-te para algumas coisas. Primeiro aceitar a Jesus como seu único e sufi-ciente salvador. Depois ter a oportunidade de ler uma revista que faz a diferença.

Nesta “ultima” edição veja o que preparamos para você uma reporta-gem sobre o Natal, e o seu verdadeiro sentido. Outra bem interessante é sobre a importância da presença do pai. Ainda temos as orientações sobre as festas de fim de ano e os quilinhos a mais. E muito mais e ainda vamos trazer algumas previsões importantes para 2013. Seja bem vinda nossa quarta edição.

A nossa visão é sempre preparar uma revista como se fosse a “ulti-ma”, pois cremos que o nosso Senhor Jesus Cristo está voltando. Não precisamos do calendário Maia para nos lembrar deste momento, pois ele desejado ardentemente para quem tem Jesus no coração.

Uma boa leitura

e feliz ano novo.

Expediente Editorial

4 | E aí? 2012 acaba ou não acaba?

6 | EU SOU DOZE, e vou dizer por quê

7 | COMEMORAR Natal ou nascimento de Jesus?

8 | CUIDADO com sua visão!

10 | Festas de Fim de Ano. como devemos nos alimentar?

12 | Ressentimento, Uma doença que tem cura

14 | Já é Natal? Onde?

17 | 2013 e suas previsões

18 | Geração apostólica na Terceira idade

19 | Você é a resposta

21 | Pai presente ou Pai presente?

Sumário

Ap. Alexandre M. de Oliveira

CENTRO INTERNACIONAL

DE ADORAÇÃO E MISSÕES

da Primeira Igreja

Batista em Inhaúma

IGREJA NA VISÃO CELULAR

NO MODELO DOS 12

Pastor PresidenteAp. Alexandre M. de Oliveira

Pastor Vice-PresidentePr. Amós Ornellas Pinto

CONTATOS

Site: www.ciam12.com.br

Telefone: 2597-7688

Endereço: Estrada Adhemar Bebiano, 3805

CEP: 20750-090

ATIVIDADES

Domingo: 07h30 - Escola de Líderes

8h - Celebração dos Líderes de Células9h - Celebração Manhã19h - Celebração Noite

Segunda-feira: 19h30 - Passos de Fé

Quinta-feira: 19h30 - Quinta da Conquista

Atividades mensais:

Toda 1ª Quinta-feira do mêsCulto In memorian

(Quinta da Conquista)

Toda 2ª Terça-feira do mêsMacrocélula da Rede de Casais (CEFA)

Toda última Quarta-feira do mês Macrocélula da Rede de Homens e

Macrocélula Rede de Mulheres

Criação e Impressão Gráfica

www.moverdesign.com.br

3

Page 4: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

Será que em 2012 devemos esperar por um acúmulo de tragédias inimagi-náveis? Terremotos, tsunamis, tornados, impactos de meteoros, uma colisão com o misterioso planeta Nibiru, deslocamento dos polos magnéticos terres-tres...

Estas colocações estão postas pelos Maias, que estão prevendo o fim do nosso planeta no dia 21 de dezembro. E para você o mundo acaba ou não

acaba em 2012?

Desde pequeno eu ouço sobre o fim do mundo, as mais infinitas cons-pirações. São ideias para todos os gostos. É muita imaginação e com isso a indústria cinematográfica arre-cada milhões de dólares.

No calendário Maia, encontramos os 13 ciclos Baktun com suas “vi-sões” apocalípticas. Os Maias dividi-am a história da Terra em cinco gran-des períodos! Estamos no quinto período, que termina em dezembro de 2012! E uma previsão pior do que a outras. No dia 21 de dezembro de 2012, um raro alinhamento do Sol com o centro da Via-Láctea dará iní-cio a uma série de eventos desastro-sos. São esperados terremotos, dilú-vios, pragas e distúrbios eletromag-néticos que culminarão com o fim dos tempos. Muitos idolatram estes escritos, mas quando se trata da Bíblia sagrada vivem a questionar a sua veracidade. No entanto é na Bíblia que encontramos as informa-

4

E AÍ?

CAPA

Page 5: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

5

Ap. Alexandre M. de Oliveira

ções mais claras e precisas. É nela que encontramos a única fonte de informação e orientação digna de confiança (2 Pedro 1.19-21).

Nas profecias bíblicas vemos a coerência. Pois elas são bem mais do que um anúncio prévio de coisas que irão acontecer ou a proclamação de juízos apocalípticos. O que diferencia a Bíblia dos demais escritos “apoca-lípticos” é que nela encontramos sobre a volta de Jesus o Senhor do Universo.

A Bíblia nos ensina que na sua primeira vinda Ele veio como Salva-dor a fim de salvar o que se havia perdido, ou seja, todos os homens. O preço foi pago naquela cruz. Agora na sua segunda vinda ele virá como o Justo Juiz. “Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória” (Lc 21.27).

Mas a pergunta que não quer calar: ”Quando Ele vier, será como terrível Juiz para você? Ou como o tão desejado Salvador?” Esta é uma decisão que todo homem precisa tomar. Que o mundo vai acabar isto eu não tenho duvida. A grande ques-tão é se ele acabasse hoje para você?

Estamos vivendo os últimos dias, vivemos num mundo que caminha para o juízo. O nosso Deus nos mos-tra a cada dia que a volta do seu filho esta muito próxima. Os sinais são fortes demais. As coisas não poderão continuar assim por muito tempo. Mas será que não há mais esperan-ça?

A Bíblia nos diz que Jesus Cristo veio para morrer pelos nossos peca-

dos. Ele ressuscitou dentre os mortos para garantir a nossa salvação. (2 Crônicas 7.13-14).

Sabemos que um dia haverá, sim, um acúmulo de catástrofes terríveis; porém, não será o fim do mundo mas as “dores de parto” prenunciando a volta do Messias, Jesus (Lucas 21.25-26). “Vede que ninguém vos engane! Vigiai!” (Mateus 24.4; Marcos 13.5,37). Quando Cristo voltar, Ele virá como o justo juiz, por isso a hora é agora de aceita-lo como seu Senhor.

2012 acaba ou não acaba?

Page 6: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

No texto acima Jesus questiona seus doze, se depois do discurso que tinha feito de que Ele era o filho de Deus, eles queriam continuar cami-nhando com ele, ou se prefeririam ir embora junto com os outros discípu-los. Pedro tomando a dianteira res-ponde por todos os doze, que para onde eles iriam se só Jesus tinha a palavra de vida Eterna. Jesus mostra que os eles só não o abandonaram porque eles não mais eram apenas discípulos comuns e sim eram 12, porque Jesus os tinha os escolhido para tal ministério.

Com base neste texto quero expor cinco motivos porque eu sou doze:

1. 12 não é um título e sim uma função – não podemos ver a questão de se tornar um 12 como um título, temos que encará-lo como uma fun-ção, senão ficamos muitos propen-sos a nos tornar um soberbo, queren-do dá a famosa “carteirada” na Igreja para mostrar poder.

2. Tenho a certeza que Jesus me escolheu para ser um 12 – Ser um 12 é subir de nível dentro do discipu-lado, ninguém se torna um 12 porque quer e sim porque foi escolhido. Em Mateus 22.14 Jesus disse: “muitos

são chamados, mas poucos são esco-lhidos”. Então ser escolhido um 12 é estar no seleto grupo de pessoas que vão fazer a diferença na vida do seu mentor e na vida de uma geração de excelência que Deus irá nos entregar.

3. Ser 12 é um privilégio – Muitos almejam estar na posição de um 12. Por isso não podemos tratá-la com desdém temos que ter o entendimen-to que é um privilégio enorme poder andar junto do meu líder ajudando em seu ministério, fazendo o Reino de deus crescer.

4. Ser 12 é ser leal – Uma carac-terística fundamental e que diferen-cia um 12 de um discípulo é a lealda-de. Por que no próprio texto aqueles que eram apenas discípulos recla-mam que o discurso de Jesus era muito duro, e eles acabaram o aban-donando. Quem é 12 nunca abando-na o seu líder por mais duro que seja o seu discurso, pois ele sabe que tudo que vem do seu líder é para o seu bem e crescimento espiritual e natural. E a lealdade nos traz outra certeza, de que quando o meu líder faz um discurso que seja contrário aos meus pensamentos, eu acato porque ele é profeta, ou seja, boca de

Deus para a minha vida.5. Para eu ter os meus 12 eu pre-

ciso ser 12 – Nunca posso querer que pessoas seja alguma coisa, ou tomem certas posturas e atitudes em meu favor se eu não dou exemplo de ser o que eu quero que sejam. Por-tanto se eu quero ter uma equipe de 12 eu preciso fazer parte de uma equipe. Se eu quero que os meus discípulos se tornem um 12 eu tenho que ser um exemplo de 12 para eles. Um exemplo não de palavras e sim de atitudes.

Caro Leitor (a) espero que este texto tenha te abençoado e faço votos que você que é um homem ou uma mulher de Deus se torne um 12 de excelência de seu mentor, e se você já é um 12 se aperfeiçoe cada vez mais.

No amor de Cristo Jesus.

e vou dizer por quê

CREREPENSAR

6

EU SOU DOZE,

João 6.67-70: “Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respodeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna. E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus. Respon-deu-lhes Jesus: Não escolhi a vós os doze?”.

Bel. Márcio Teixeira Gomes

Page 7: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

COMEMORARNatal ou nascimento de Jesus?

7

REALSENTIDO

Há algum tempo atrás eu participei de um debate numa rádio FM. E o tema do debate era se deveríamos ou não comemorar o natal. Eu disse que, se lembrássemos do aniversariante tudo bem! Porem hoje o que vemos é a cele-bração das arvores, guirlandas, Papai Noel e tudo. Menos Jesus!

Quantas e quantas pessoas saem às ruas para comprar suas arvores de natal, seus enfeites e nem se quer param um único momento para refletir sobre o verdadeiro signifi-cado do Natal. O que eu vejo é que comemoramos o nosso “natal” e não o natal de Jesus.

Cada vez mais nos esquecemos de que o propósito do natal de qualquer pessoa é agradecer a Deus por mais um ano de vida. No caso de Jesus, o “dia” do seu nascimento concorre com Ele. Adoramos o “dia”, falamos do “dia”, se observamos muitos comemoram o dia e não o aniversari-ante.

Na verdade, precisamos comemorar nosso Natal de uma maneira completamente diferente do mundo.

1º Precisamos comemorar o nascimento de Cristo todos os dias do ano! Esta é a preciosa mensagem do Evangelho: E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade... (João 1:14). Não há um culto sequer, durante o ano, em que deixemos de louvar a Deus pela vinda de Jesus para ser o nosso Salvador.

2º Precisamos comemorar o Natal com a consciência de quem é Jesus e do que Ele fez por nós. Compreende-mos que o homem Jesus foi a encarnação do Filho de Deus, e que todas as coisas foram feitas por intermédio dele (Jesus), e sem ele nada do que foi feito se fez (João 1:3).

3º Natal é o nosso entendimento ampliado sobre a vinda de Jesus ao mundo. E a maior prova do amor de Deus por nós. Só faz sentido comemorar o Natal quando lembramos que Deus amou o mundo (a nós) de tal maneira que deu Seu Filho... (João 3:16). Se isto não acontece o que temos é um mero festival de gastronomia.

Por isso não podemos idolatrar o dia 25 de dezembro como mundo faz. O nosso NATAL não se comemora somente na segunda quinzena de dezembro, mas durante todo o ano. Não se comemora comendo, bebendo ou com-prando presentes compulsivamente. O Natal se comemora servindo a Deus, adorando, louvando ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.

O meu sincero desejo é que todas as famílias sejam alcançadas por esta verdade. E juntos espalhemos esta boa nova todos os dias no ano de 2013.

Ap. Alexandre M. de Oliveira

Page 8: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

filtros UVA, UVB e até UVC que impedem a passagem dos raios solares, protegen-do e garantindo a saúde dos olhos.

Por isso não devemos usar óculos de sol piratas ou de pro-cedência duvidosa, eles são prejudi-ciais à nossa visão!

Óculos prontos para perto – Não são recomendados pela maneira de serem fabricados, pois apresentam lentes com superfície irregular que distorcem a luz.

· Mesmo grau nas duas lentes

contra graus diferentes em cada olho comum a toda pessoa.

· Distância pupilar padrão

contra distância pupilar individual.

· Grau aproximado e medido a

uma única distância.Estima-se que de 20% a 30% da

população possua algum tipo de problema de visão. A causa desses distúrbios não é totalmente conheci-da, mas acredita-se que eles sejam fruto de uma combinação de motivos genéticos e ambientais.

Veja os quatro principais tipos de problema de visão:

MiopiaÉ a condição em que os olhos

podem ver objetos que estão perto, mas não conseguem ver claramente objetos que estão longe. Na miopia, o foco das imagens ocorre antes da retina.

HipermetropiaÉ a condição oposta à miopia,

pois aqui os olhos veem perfeitamen-te os objetos que estão à distância, perdendo nitidez de imagem quando estes estão mais próximos. O foco da imagem, portanto, dá-se virtualmente após a retina.

AstigmatismoA córnea, parte central do olho

humano, tem normalmente a forma de uma calota esférica. O astigmatis-mo é a deformação cilíndrica da cór-

CUIDADOcom sua visão!

SAÚDE

8

Precisamos cuidar e observar como está nossa visão. Existem sin-tomas que muitas vezes não são percebidos e com isso a saúde visual vai sendo prejudicada de diversas formas.

Uso indevido de óculos de sol e óculos prontos para perto.

Óculos de sol - Alguns bene-fícios do uso de óculos de sol para a saúde ocular são: proteger dos efei-tos nocivos do sol, sendo um ótimo complemento da proteção solar usada na pele, evitar o envelhecimen-to precoce, diminuir o risco da cata-rata (opacidade parcial ou total do cristalino) e de outras doenças ocula-res.

Os óculos de sol de boa qualidade custam mais caro. Estes contêm os

Page 9: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

nea em um determinado eixo, causando imagens distorcidas ao longo deste eixo. O astigmatismo pode estar presente em forma única, ou associado à miopia ou à hipermetropia.

PresbiopiaTambém conhecida como vista cansada, é a diminuição da capacidade do olho de focalizar objetos de perto em

função da idade, geralmente a partir dos 40 anos. Dores de cabeça, dificuldade em ler um livro ou embalagens de pro-dutos e cansaço visual são alguns sintomas iniciais. Isto se deve a perda da elasticidade do cristalino, responsável pela busca do foco.

Todo mundo tem alguém na família ou pelo menos conhece alguém que usa óculos. Geralmente pensamos logo nos nossos avós, pois a maioria dos idosos tem dificuldade para enxergar. Mas ao contrário do que se pensa, os proble-mas de visão ocorrem na infância e na adolescência. Pesquisas revelam que 1 em cada 5 crianças em idade escolar sofre de problemas de visão. Uma criança não tem como comparar se está enxergando bem ou não e dificilmente vai se queixar da dificuldade, o que pode trazer sérios problemas para o aprendizado e a saúde.

Os sintomas podem ser: Dificuldade de leitura - Quando você lê uma bula de remédio, preste atenção se precisa aproximá-la dos olhos

ou se é necessário afastá-la. Observe se as letras ficam meio embaçadas, como se tivesse uma nuvem de fumaça sobre seus olhos.

Piscamento - Observe se você pisca muitas vezes ao focalizar algum objeto ou durante a leitura. Sensibilidade exagerada à luz - Em ambientes claros a pessoa não consegue abrir os olhos totalmente, que em

seguida começam a lacrimejar. Terçol frequente - É uma inflamação geralmente localizada nas pálpebras, como se fosse uma espinha grande,

deixando a região avermelhada e inchada. Dores de cabeça - Geralmente durante ou após a leitura ou ao assistir televisão. Tonteiras - Também são frequentes durante a leitura.Se você tem alguns desses sintomas deve consultar um oftalmologista que irá fazer alguns exames para confirmar

se você tem ou não problema de visão.Se confirmado não fique chateado em achar que você é o único. Pelo contrário, os óculos vão te fazer enxergar

muito melhor, seja de perto ou de longe. E além do mais, hoje em dia, existem óculos com armações bem modernas. Podem ser coloridos, redondos ou quadrados, grandes ou pequenos. Existem até alguns em que as armações são tão fininhas que ficam quase imperceptíveis.

É só escolher um que você se sinta bem ou fazer uma coleção... Já pensou que legal usar um óculos diferente todo dia?

Então, nada de ficar com medo de ir ao médico fazer o exame. Você verá a vida com outros olhos...E por falar nisso a palavra de Deus diz que:

“São os teus olhos a lâmpada do teu corpo, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso, mas se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” Lucas 11:34

Como é importante entender que a vida com Jesus faz toda diferença, pois só através dos seus ensinamentos é que seremos bem sucedidos em toda nossa maneira de viver.

Sua visão depende primeiramente de Deus para que Ele te conduza e lhe faça sábio em suas decisões!

Shalom!

Pra Ana Carla Mariano

fotó

gra

fa L

aya

na

Le

on

ard

o

9

Page 10: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

Fim de ano é sinônimo de muitas festas e comemorações. Normalmente os alimentos consumidos nessa época são extremamente calóricos, ricos em gorduras, doces, sobremesas e bebidas calóricas. Realmente esse não é o momento ideal para se iniciar uma dieta, mas sempre é hora de começar uma re-educação alimentar.

Na véspera de Natal e no Réveillon normalmente comemos muita variedade de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas. Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light, isto evitará que você exceda na quantidade ingerida durante os eventos. O ideal é diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do possível combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas utilizando vários vegetais folhosos como alfaces, rúcula, agrião, repolho, etc., pois eles lhe darão a sensação de saciedade.

Nas preparações dos alimentos, substitua os produtos convencionais por light e dê preferência às preparações assadas e grelhadas, evitando as frituras. Para as sobremesas abuse nas frutas e nos sucos, utilize as frutas da época, pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nêspera e pêssego. Tire o foco da comida, o mais importante é estar com as pessoas, se confraternizar e até planejar em grupo uma mudança de padrão alimentar para o próximo ano. Combinem para que nos próximos eventos as preparações sejam mais saudáveis.

Priorize suas escolhas e não fique pensando (principalmente quando chegar em casa) o que não comeu, coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!

No mais divirta-se, tenha um excelente Natal e Ano Novo abençoado e cheio de realizações!

Festas de Fim de Anocomo devemos nos alimentar?

PAISEFILHOS

10

Rabanada AssadaIngredientes: Fatias de pão para rabanada ou pão Frances amanhecido, 1 lata de leite condensado,a mesma medida de leite (1 lata), 3 ovosModo de preparo: Unte o fundo de uma assadeira e reserve.Corte os pãezinhos em rodelas de mais ou menos 2 centímetros. Passe margarina nos pãezinhos, mas só na parte que vai ficar pra cima. Na assadeira reservada, arrume os pãezinhos um ao lado do outro.Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos e coloque devagar essa mistura em cima dos pãezinhos. Asse até o creme ficar firme e dourado. Polvilhe a rabanada ainda quente com açúcar e canela.

Salada de Alface e Rúcula com Frutas Tropicais

Ingredientes:

Alface cortada;

Rúcula;

200 g de Uva branca;

2 fatias de Melão;

4 Ameixas frescas;

100 g de Azeitona preta sem caroço;

2 Maçãs;

1 Manga;

2 colh de sopa de Azeite de oliva;

5 colh de sopa de Suco de limão natural;

Sal a gosto

Modo de preparo:

Lavar bem todos os vegetais.

Cortar todos os vegetais e frutas em tirinhas

mais ou menos finas (menos a uva e azeitonas).

Colocar tudo em uma saladeira e temperar com

azeite, limão (vinagre), sal light. Depois é só servir,

como prato principal ou para acompanhar carnes.

Ingrit C. da S. BezerraCRN 07101210Tel. 9448-6795

Page 11: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

11

2ª, 3ª e 4ª capa - R$ 550,00 | Página - R$ 500,001/2 Página - 250,00 | Rodapé - R$ 125,00

(21) 9806-0452 | [email protected]

Anuncie na Revista

No stand do ministério ide

Page 12: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

É um fato que as pessoas se ferem umas às outras. Seja intencio-nalmente ou não. Você fere as pesso-as e as pessoas lhe ferem. A forma como você lida com as feridas vai, em larga escala, determinar sua feli-cidade na vida.

Se você não responder correta-mente, a ferida se transforma em ressentimento. Se você fica ligado em suas feridas, elas se tornam em ressentimento. Se você reprime suas dores, elas se transformam em raiva. Ressentimento é um grande inimigo dos relacionamentos. Destrói todos os tipos de relacionamentos. O res-sentimento destrói suas energias de tal maneira que eventualmente você vai se achar vazio sem ter nada para dar.

A Boa Notícia é que você pode ficar curado do ressentimento que lhe fere. 1 Coríntios 13:5 “O amor não se ressente do mal”. O amor não conserva mágoas.

Quando olhamos para vida de Jó, vemos como Deus agiu para que o ressentimento não se tornasse uma enfermidade incurável. Jó teve todas as razões do mundo para estar res-sentido. Ele era o homem mais rico que já viveu. Um dia, ele perdeu tudo. Ele foi à falência. Perdeu todas as suas propriedades. Todos os seus filhos foram mortos. Sua esposa se voltou contra ele. Ficou com uma doença incurável, extremamente

dolorosa, e quando seus amigos o visitaram, em vez de serem amigos, disseram: “A culpa é sua!” Não havia nada de amizade.

Ele tinha todas as razões do mundo para ficar ressentido. Mas em vez disso, ele se recuperou do ressen-timento e a Bíblia diz que Deus fez da última parte da vida dele, muito maior que a primeira. A despeito da dor que você tenha tido no passado, Deus pode fazer o máximo para o resto de sua vida se você fizer o que Jó fez.

O QUE PODE CAUSAR O RESSENTIMENTO

1. O que as pessoas dizem de nós. “Os que estão seguros despre-zam os desgraçados e empurram os que estão para cair” Jó 12:5 As pala-vras podem ferir as pessoas profun-damente. É doloroso como os rótulos nos ferem. Eles ainda ferem hoje. E causam ressentimento.

2. O que as pessoas pensam de nós. Vocês pensam que são melho-res do que eu e acham que a minha desgraça prova que sou culpado” Jó 19:5. Você pode se ferir sem que haja alguém dizendo coisas desagradáve-is? Às vezes é pelo jeito como as pessoas lhe olham, ou pelo seus gestos numa linguagem não-verbal. Você pode ferir as pessoas só por

ignorá-las, quando não percebe que elas existem.

3. O que as pessoas fazem conosco. “...as pessoas que eu mais estimo estão contra mim”. Jó 19:19. A tragédia de nossos dias é o abuso. Abuso físico, abuso emocional, abuso espiritual. Veja o que Jó disse: “Aqueles eu amo mais”. O local onde o ressentimento é mais encontrado não é o trabalho, é o lar. Nos casa-mentos, nas famílias.

As pessoas mais próximas de você são aquelas que têm mais chan-ce de lhe ferir. Eles podem trair você, ser desleal, dizer palavras ferinas, e fazer coisas que lhe machuquem. É em nossas casa que temos de lidar mais com o ressentimento - o que as pessoas dizem, pensam e fazem conosco.

RessentimentoUma doença que tem cura

NODIVÃ

12

Page 13: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

2. O QUE O RESSENTIMENTO PRODUZ NAS PESSOASQuando as pessoas nos ferem, a forma normal de reação é ficarmos ressentidos. No livro de Jó aprendemos que

isso produz três coisas:

2.1 Perceba que o ressentimento é irracional. O ressentimento não faz sentido, é ilógico, sem motivo. Você não pode mudar o passado. Não importa o quanto você se ressente pelo acontecido, isso não vai mudar seu passado. Você não vai conseguir corrigir seu problema no presente mesmo que você esteja muito ressentido pelo passado. Não vai fazer você se sentir melhor.

2.2 Quando adoecemos no ressentimento nos ferimos muito mais. Jó diz: “Com sua raiva você está só se ferin-do.” Quando você se ressente, sempre vai se machucar mais que os outros com quem você está ressentido. Ele pode estar totalmente esquecido do que aconteceu. Ressentimento, como meio de ferir alguém, é como apontar a arma para você mesmo e puxar o gatilho. As pessoas mais infelizes que conheço são aquelas cheias de ressentimento. São infeli-zes. Só prolongam a dor. Custa muito caro ser assim.

2.3 O ressentimento nos adoece intensamente. “Alguns homens levam uma vida feliz (...) e morrem ricos. (...) Outros, ao contrário, nunca provaram um momento de felicidade e morrem com o coração cheio de amargura.” Jó 21:23-25

Você não pode ficar ressentido e feliz ao mesmo tempo. Se você permanece guardando uma mágoa estará apenas se ferindo. E isto é doentio.

Há uma relação forte entre sua saúde física e sua saúde espiritual, entre sua constituição emocional e física. Muitos problemas que vivemos interiormente são resultantes de mágoas guardadas.

COMO RECEBER A CURA DO RESSENTIMENTOVamos ver três coisas que Jó fez e que mudaram sua vida e trouxeram a cura para o ressentimento.

1º. Não tenha medo de expor a sua dor Admita a dor. Seja honesto. Diga a verdade. Confesse francamente: “Está doendo!” “Por isso não posso ficar calado.

Estou aflito, tenho de falar (...) meu coração está cheio de amargura.” Jó 7:11 Deus sabia que Jó estava chateado desde o primeiro momento. O começo é revelar sua dor. A revelação do senti-

mento é o início da cura. Se você deseja ser curado de suas feridas emocionais, a revelação do sentimento é o ponto de partida para a cura.

Você precisa compartilhar sua dor com alguém. Revele seus sentimentos para Deus. Ele compreende muito bem a dor.

2º. Decida liberar o seu ofensor.Você não terá paz enquanto não fizer isso. Os amigos de Jó o feriram tremendamente. Jó não tinha falta nenhuma.

Ele era inocente. Tinha todo o direito de ficar ressentido. Deus efetivou a mudança para melhor na vida de Jó? Não foi depois que Jó retaliou. Não foi depois que ele se vingou. Não foi depois que ele ficou ressentido. Mas foi depois que Jó liberou seus ofensores. Ele os deixou ir. Jó os perdoou. Foi aí que Deus começou a trabalhar em sua vida. A Bíblia diz que ele não somente os deixou ir, mas que orou pelo sucesso deles. “Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Deus Eterno fez que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes”. Jó 42:10.

3º. Coloque a sua vida para funcionar novamente.Quando você se fixa em alguém, seu ressentimento vai controlar você. Você está se preocupando com alguma coisa

que eles já esqueceram. Aproxime-se de Deus. Você precisa de Deus em sua vida. Convide Jesus para entrar e preen-chê-lo com Seu perdão.

Por que? Não acho que você consiga fabricar perdão suficiente para lidar com todas as dores que vai enfrentar, não apenas as do passado, mas também aquelas que estão entre o hoje e o dia da sua morte.

Quando estamos feridos, nosso primeiro impulso é fugir, entrar na concha, ir para baixo da cama. Se você estiver sempre olhando o que aconteceu no passado, permitindo que isso defina sua identidade. Você precisa enfrentar o futu-ro. Retome sua vida.

As memórias serão apagadas e as dores serão aliviadas. Alguns dizem: “Preciso curar minhas memó-Isto acontece.rias e assim vou olhar o futuro.”

Enfrente o futuro e então suas memórias serão curadas. ória está em Jó 42:12: “O Deus Eterno O final feliz da histabençoou a última parte da vida de Jó mais que a primeira. de Jó tornou-se a melhor parte. A parte final da vida

13

Ap. Alexandre M. de Oliveira

Page 14: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

Eu sei que você respondeu a esta pergunta com o nome de uma gran-de rede de magazines... a piada nem tem tanta graça mas como é a única época do ano em que esta piada fun-ciona, tá valendo!

Vai acabando outubro e tudo começa a ficar diferente, num tom pisca-pisca de janela diferente. Muita luz, muito laminado, muito tecido vermelho. As casas se enfeitam. As ruas se mobilizam. Os calçadões cheios e as lojas lotadas. O natal vem vindo, vem vindo o natal, como dizia a música da propaganda de refrige-rante. Que época boa para celebrar! Independente de data o que vale é a comemoração! Comemorar o que? TUDO! Quem passou de ano, quem conquistou coisas novas, quem vai rever a família e quem vai entrar de férias. Todo mundo. Hora de que? Presentes, presentes, comidas, pre-sentes, Rabanada recheada, presen-tes, panetones... eu já disse presen-tes??? Que época boa pra fazer dife-rente do ano todo.

Eu sou uma pessoas que não ligo muito pra certas tradições. Algumas até bobas demais no meu ponto de vista. Mas esta dos magos do Oriente é boa demais... vc lembra né? Mate-us 2:11) - E, entrando na casa, acha-ram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, oferta-ram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. Que tradição interessante! Eu

gosto muito de presente! Dar e rece-ber!

Vai terminando novembro e todo mundo começa a mudar. A sofrer uma influência de um tal “espírito do natal”. Você conhece, você sabe, você concorda. Todo mundo fica bom. Todo mundo se abraça. Todo mundo se convida e se cumprimenta. Todo mundo que chega é bem chega-do. Pode ficar até tarde na rua. Pode ficar o dia todo na casa da vizinha. Pode dormir um pouquinho mais. Pode relaxar e descansar um pouco mais. Pode aproveitar pra se divertir e passear um pouco mais. Pode visi-tar a família. Pode dormir na casa de outra pessoa. Eita! Que “espírito de natal” é esse que deixa um monte de coisa? O ano começa mais duro e termina mole e fluído, doce com gosto de chocotone, salgado com gosto de chester e pernil. O pão de rabanada acaba na padaria enquanto tocam-se os acordes de “Então é Natal” imortalizado na voz de Simo-ne. (não precisa dizer, mas eu sei que a esta altura do ano você já ouviu esta música algumas vezes.)

Dezembro é época de montar cenários. Cumprir acordos e promessas. Fazer diferente. Se envolver com a família e com o outro. Hora de dar e receber (mesmo que seja de um amigo oculto). Hora de investir em lembrancinhas, presentinhos e presentões. Bom pra viajar, passear, se arrumar e rever conceitos, inclusive escolares. Come-morar o êxito ou correr atrás do tempo perdido... e se você, amigo leitor é um desses que ainda não se

desvinculou de seus afazeres escola-res por notas baixas termine logo esta leitura e vai estudar. Pode melhorar as notas também. O ANO AINDA NÃO ACABOU!

Como é que será que funciona? Chega dezembro, férias, 13º salário e a vida vai se alegrando, festejando. Me intriga este “espírito de natal”. Ele é muito poderoso. Faz inimigos se abraçarem. Vizinhos rixosos se entenderem e se cumprimentarem. Presos são soltos. Erros são perdoa-dos. Todo mundo comemora o fim do ano como se fosse o último e esque-ce que Janeiro vem carregado de calor e cobranças. Por que será? Ou melhor, quem será o culpado deste “espírito natalino”.

Não sou muito bom para datas comemorativas por que comemoro todos os dias (ou não comemoro nenhum diferente... não sei ainda... preciso de uma autoanálise...), mas me detive a escrever um pouco sobre isso hoje. Também não vou valorizar a propaganda DEZEMBRO/NATAL/GASTE DINHEIRO... sabemos que, na verda-de, não sabemos ao certo quando deveria ser comemorado o natal. Se dezembro, se abril ou se 19 de bru-mário (Brumário (brumaire em fran-cês) era o segundo mês do Calendá-rio Revolucionário Francês que esteve em vigor na França de 22 de setembro de 1792 a 31 de dezembro de 1805.)... não estou falando de um dia... estou falando de uma comemoração que cairia bem em qualquer época do ano... mas em dezembro ficou bem legal, inclusive financeiramente.

Esse “espírito de natal” é um espí-rito de liberdade. Todo mundo se sente melhor consigo mesmo pra

Já é Natal? Onde?

SELIGAJOVEM

14

Page 15: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

15

TERCEIRAIDADE

usar um colorido a mais na decora-ção, na casa e nas roupas. Todo mundo investindo nos cítricos e nas mangas menores, mostrando um pouco de ombro e o velho joelho esquecido o ano todo embaixo de uma calça jeans. Hora de rubrar a pele no sol, ou tirar aquele branco-escritório ou marrom-amarelado da pele. Hora de clarear o cabelo e esconder os olhos com lentes escu-ras. Ou você colhe o resultado de um regime, ou decide começar um. Natal é época de ser livre pra comer e rom-per barreiras.

Esse “espírito de natal” é um espí-rito de comunhão. Que lindo é ver a união entre as pessoas, vencendo os muros das casas e compartilhando da ceia ou até mesmo só pra desejar Boas Festas. Se sentir bem convidan-do alguém, ou sendo convidado. Recebendo e sendo recebido. Fazen-do a cerimônia pra agradar. Natal é época de se unir e fortalecer os laços que nos unem.

Esse “espírito de natal” é um espí-rito de generosidade. É investindo que se colhe. Invista numa viagem pra rever a família, ou em um presen-te legal. Proporcione uma ceia bem

regada do que se pode ter na

sua mesa. Nem tudo

é filet

mignom, mas nem tudo é arroz e feijão. Faça caridade. Use sua gene-rosidade para destilar sorrisos se você não pode distribuir rabanadas. Conte histórias se não pode distribuir presentes, mas faça alguma coisa. Natal é época de abençoar os outros e exercer o desapego.

Esse “espírito de natal” é um espí-rito de amor. Todos se envolvem e busca de uma paz maior que elas mesmas. Querer o bem a todos, até para aquele que aperta e incomoda. É amar e se abrir pra esse amor mai-or. Amar a humanidade a ponto de fazer alguma coisa pra mudar este mundo. Natal é época de abrir os braços e viver amando.

Que “espírito de natal” é esse? Você sabe? Eu te explico: (Mateus 1:23) - Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que tra-duzido é: Deus conosco. Ele é o espírito do Natal. Pra quem o Natal foi feito. Que bom que é assim. No Natal, mesmo que de maneira errada em alguns casos, o personagem entronizado é o Rei Jesus. Você acre-dita em atos proféticos? Eu sim. No Natal todos se voltam para a história do Redentor que veio de baixo, da manjedoura e é o Grande Divisor da História e do Calendário. Nos reuni-mos e voltamos para Jesus. E isso, mesmo em festejos, move o mundo espiritual. O espírito natalino é DEUS CONOSCO.

Não sou inocente. Sei que existe gente muito mal intencionada e se aproveita da data para lucros, male-dicências e suas perversões. Mas sei da história de Marta e Maria, onde cada uma tinha uma preocupação, mas as duas foram abençoadas com

a presença do Eterno em sua casa. Porém digo, com certeza, uma apro-veitou mais.

Não estou me referindo a um bebezinho numa manjedoura, mas a um rei valente e guerreiro, que derro-tou o dragão muito antes de Jorge e criou a Lua. Para ele é que o Natal foi criado. Precisamos mudar os concei-tos de um Natal em nós. Porque a imagem gestáltica de uma janela com neve e sapatinhos na lareira ao invés de uma mesa farta onde as pessoas compartilham? Por que o Papai Noel da Coca-Cola ao invés do Rei Jesus? Porque o pinheiro flocado e cheio de bolas metálicas vence de o presépio que recebeu o messias?

Meu desejo é que DEUS CONOSCO seja o Espírito do Natal, do Ano Novo, do Dia de Reis, da Pás-coa, do ano todo... Que todos os dias possamos adorar ao que é digno, Yeshua Há Mashia. Jesus, o messias.

Para você eu desejo um Natal abençoado com properidade de saú-de, paz e amor e um ano novo cheio de vitórias (se Vênus não explodir, o mundo não acabar ou algo do gêne-ro...como o fim do facebook). Que você viva um JUMP sobrenatural, amad@s! E pra mim? Camisa GG, Sapato 42... gosto de mochilas, de eletrônicos e de sandálias... ainda não ganhei uma agenda de 2013... Já falei que gosto de presentes???

Shalom!

Doug Alvoroçado

Page 16: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

CAPA

16

13

"Fotografar... é colocar na mesma linha de mira... a cabeça, o olho e o coração. É um modo de viver". (Henri Cartier-Bresson,1908-2004)

Photo Neiva Fotografia de Eventos

Fernando Neiva [email protected]

(21) 8180-6708 | 2269-0290

SérieSérieSérieUma Vida bem PlanejadaUma Vida bem PlanejadaUma Vida bem Planejada

Page 17: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

É inte-

res-sante

como todo ser humano

tem interesse sobre o seu futuro. E

nesta época do ano vemos as mais variadas previsões sobre quem vai ganhar o campeona-to nacional de futebol. A morte de figuras famosas. São varias as for-mas de se ver o futuro segundo os “especialistas” de Tarô, búzios, jogo de cartas, premonições e por ai vai. Eis algumas previsões para 2013

1º Previsões para a Copa do Brasil

2013: Os times com mais chances de vencer são Internacional, Atlético Mineiro, Corinthians e Fluminense.

2º. Previsões para o Campeonato Brasileiro 2013: O Brasileirão 2013 vai ter como principais times: Santos, Fluminense, Corinthians e Grêmio.

Um desses times será o campeão do Campeonato Brasileiro 2013.

3º. No Campeonato Carioca 2013: Fluminense será o campeão.

Mais previsões para 2013:A economia mundial vai começar a

estabilizar e melhorar gradualmente. Porém a Grécia ainda vai enfrentar graves problemas.

Surgirão novas tecnologias que ajudarão no diagnóstico e cura de doenças.

No Brasil o resultado das eleições trará algumas melhorias importantes na qualidade de vida do povo.

Um cantor famoso vai se casar até novembro de 2013.

Viu como fácil fazer previsões? O que devemos refletir é porque

quase sempre todos erram e ainda assim gozam de prestigio com mui-tos. Acredito o grande dilema esta justamente na ausência da seguran-ça que encontramos em Deus e na certeza que a nossa vida é dEle haja o que houver. Quando se vive sem esta certeza vive-se em busca de um porto seguro. Algo que realmente venha trazer para o coração a paz que excede a todo entendimento. E isto não se pode alcançar pelas car-tas do Taro ou pelas previsões da mãe Dinah. Isto só possível pela Pala-vra do Senhor.

A única previsão infalível é a seguinte: Ao homem cabe viver por volta de 80 anos, depois disso não vai escapar da morte. Depois da morte vai dar de cara com o mundo espiri-tual, a dimensão eterna. Nesse novo lugar vai arcar eternamente com as consequências das decisões toma-das nos anos de vida que foram lhes

dados. É necessário uma decisão, uma

opção, e Deus lhe proverá a fé sufici-ente para que receba Jesus como senhor de sua vida eterna e seja sal-vo. Pelo prisma humano sempre podemos fazer algo por nós mesmos, talvez boas ações, esmolas etc. Mas não é assim, Deus mesmo disse que a salvação do homem não é por obras para que não conte vantagens, agindo como se tivesse comprado a vida eterna. A salvação é pela fé e exclusiva confissão de incapacidade para salvar a si próprio e, portanto, confiança e dependência da obra de Jesus Cristo.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2.8,9)

O nosso desejo é que o ano de 2013 seja repleto das bênçãos do Senhor sobre tua vida. A equipe da Revista Sentir-se Bem deseja que o ano de 2013 seja mais abençoado do que foi 2012. E que junto possamos cami-nhar!

FUTURO

Ap. Alexandre M. de Oliveira

e suas previsões201

17

Page 18: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

Porque Jesus falava em parábolas?

Parábolas= história curta contada com analogia para ilustrar uma verdade espiritual.

Jesus usava as coisas do cotidiano, para exemplificar as coisas do Reino de Deus.

Ele diz: “a vós vos é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus mais aos outros por parábolas, para que, vendo não veja e, ouvindo não entendam” Lucas 8.10.

Passei muito tempo tentando entender aquilo que Jesus falava. Hoje sua palavra entra em meu coração, como se viesse da boca do próprio Cristo.

Quem mudou? Jesus ou eu?

Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre. E eu? AC (antes de Cristo) Completamente sem visão (cega espiritualmente) e, DC (depois de Cristo) enxergando mais e mais pela misericórdia de Deus.

O que mudou em mim? O reconhecimento de Jesus Cristo como meu Salvador, o dono da minha vida, ou seja, minha visão foi transformada.

Paulo, que se tornou discípulo de Jesus, teve a sua visão transformada, quando “encontrou” a Jesus à caminho de Damasco. Então ele disse: “de repente me rodeou uma grande Luz no céu” Atos 22.6. Paulo “caiu do cavalo”, vendo toda vida de religiosidade e de dureza de coração

cair por terra. Jesus restaurou a sua visão para honra e glória de Deus.

O que você ainda não tem conseguido enxergar?

O mundo gera cataratas espirituais em nossos olhos que nos impossibilitam de ver claramente. Não importa quantos anos temos; Se não conseguimos enxergar perdemos qualidade de vida.

Precisamos verdadeiramente ter nossa visão restaurada. O nosso Deus pode transformar a nossa visão e encher de luz a nossa vida.

A visão transforma o nosso caminhar.

Beijos.Sonia e Deodato

Geração Apostólicana Terceira idade

TERCEIRAIDADE

18

Transformação da Visão

9

a i ec mn ê al te ec nx diE mento.

��Ortodontia���Implante���Odontogeriatria���Prótese����Periodontia���Clareamento��Dental���Dentistica�

��Canal���Pacientes�Especiais���

Um tratamento ortodôntico transforma sua vida, pois um sorriso bem alinhado, com simetria e beleza, modifica profundamente a fisionomia e recupera sua auto-estima. Além disso as dificuldades de fala, mastigação, respiração, ou mesmo, alguns casos de dores de cabeça podem ser solucionados pela ortodontia. Afinal um belo sorriso é o melhor cartão de visita.

Conheça nosso exclusivo programa para reduzir o custo do seu tratamento

Indicando novos clientes você ganha 1 mês de tratamento grátis. Também pode chegar a gratuidade total do tratamento ortodôntico e concorrer a descontos e prêmios. Visite uma de nossas unidades e saiba mais.

Oferecemos uma nova metodologia para seu tratamento,

agora você pode reduzir o tempo e custo do seu tratamento,

inclusive para quem não realizou o tratamento conosco (fase

corretiva Ap. fixo). Oferecemos formas de pagamentos

especiais além da possibilidade de reduzir, chegar a gratuidade

total e concorrer a prêmios durante o tratamento. *CONTENÇÃO ORTODÔNTICA

UN. Vista Alegre - Est. da Água Grande, 360 - Rio de Janeiro - Tels.: (21) 2471-6940 / 2473-2295 UN. Nova Iguaçú - Rua Dr. Luiz Guimarães, 45 sb - Nova Iguaçu - Tels.:(21) 2667-2319 / 2667-8794

www.sodent.com.br / [email protected]

O tratamento com implante tem transformado e melhorado a vida de muitas pessoas, trazendo inúmeras vantagens, tais como: Eliminação da antiga prótese, maior conforto, confiança, melhor mastigação, sua boca mais próxima do estado natural. A SÓdent proporciona condições imbatíveis para um sorriso perfeito.

Conheça nosso exclusivo programa para reduzir o custo do seu tratamento

A SÓdent tem tornado possível o tratamento odontológico, transformando e melhorando a vida de pacientes especiais:

• Diabéticos • Hipertensos • Gestantes • HIV •Oncológicos• Cardíacos ( Marca-passo, válvula ,etc)

• Problemas Renais• Sindrômicos ( Down, Autistas, Apert)

Especialista: Dr. Nelson Monteiro - CRO 36859

Page 19: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

Existe uma história que fala de um jovem sonhador. Ele tinha sonhos lindos. Sonhos grandiosos para a sua vida. Mas um dia ele fez o que não devia. Ele compartilhou seu sonho. E com isso, aqueles que deveriam tor-cer por ele, se alegrar com ele, pois eram muito próximos a ele, o inveja-ram. A cada lembrança desse sonho um ódio crescia, até que um dia pla-nejaram dar fim a vida desse jovem. Tudo por inveja. Fizeram a armadilha, mas no meio da história o plano mudou e, ao invés de darem fim à vida do jovem, o venderam como escravo.

Aquele jovem foi levado e com isso perdeu tudo o que tinha de mais precioso na vida: seu lar, o amor e convívio com aqueles que ele amava, seu conforto e estabilidade.

Foi para um mundo totalmente novo. Passando as maiores dificulda-des ele seguiu sua vida com aquela voz que dizia: Por que está passando por isso? E o grande sonho, para onde foi?

Como deve ter sido difícil para aquele jovem, não é mesmo? Imagi-ne tantas datas importantes como aniversários e finais de ano e ele se sentindo só. No lugar do grande sonho, um grande vazio pelo senti-mento de rejeição gerado por aque-les que ele amava.

Mas você pensa que a história termina assim? Claro que não! Aque-

le jovem tinha algo que o diferencia-va dos outros. Ele tinha fé em Deus. Ele seguiu confiante: Deus me deu o sonho, então se cumprirá!

A cada dificuldade que o jovem passava Deus lhe dava graça e sabe-doria, e ele era bem sucedido em tudo que fazia.

Quando tudo parecia estar entran-do nos eixos, o jovem agora não esta-va mais sofrendo, mas sim trabalhan-do e sendo reconhecido por seu tra-balho, veio sobre ele mais uma prova à sua fé. O jovem se manteve firme, mas ainda sim foi acusado injusta-mente e foi parar na cadeia. Você pode pensar: nossa! Sofrimento de novo? Coitado. A fé daquele jovem permaneceu inabalada e Deus era com ele. A Bíblia diz: “...e qualquer que a si mesmo se humilha, será exal-tado.” Lucas 18:14b. Deus em momento algum se esqueceu daque-le jovem, assim como Ele nunca se esquece de mim e de você.

Talvez você esteja lendo e pensan-do: eu tenho vivido momentos em minha vida onde penso que Deus se esqueceu de mim, que Ele não tem sonhos pra minha vida. Ou até mesmo você pense: por que eu exis-to? Assim como a vida daquele jovem tinha um propósito em Deus, a sua também.

Mas eu quero te contar o final dessa história. Ele perseverou confi-ando e o dia da realização do sonho

de Deus na vida dele chegou.Aquele jovem foi usado para tra-

zer uma revelação de Deus para aque-le povo e o líder daquela nação o achou tão sábio que o colocou como governador de toda aquela terra. Chegou o momento da honra e todo mal que planejaram fazer na vida dele, Deus transformou em benção, não só pra vida dele, mas de toda uma nação.

Você sabe o nome desse jovem? José! A Bíblia conta a história desse jovem chamado José, uma pessoa como outra qualquer. Assim como foi com José é comigo e com você até o dia de hoje.

Deus tem sonhos e planos para todos nós e acredite, todo sonho de Deus para nossa vida não visa abençoar apenas a nós, mas a mui-tos! A todos que nos cercam, ao nosso bairro, cidade, estado e nação. O que você tem de diferente de José? Lutas? Ele também teve. Traumas? Ele também teve. Momentos tristes? Enfim... Se você crer, a Bíblia diz que tudo é possível ao que crê (Marcos 9:23).

Confie nos propósitos de Deus para a sua vida, sua casa, sua lide-rança, sua célula e seja usado, apro-veitando este final de ano, para res-gatar a fé daqueles que perderam seus sonhos, sua família, sua vida.

Líderes de célula, vocês são “Jo-sé” nas mãos de Deus! Homens e

VOCÊ É AResposta

ESTRATÉGIAEVISÃO

19

Page 20: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

Shalom!Jackeline Maia

20

mulheres que confiam no Senhor, que são sonhadores e visionários e que são guiados por Deus para transformar vidas. Teremos, com o final do ano, muitas oportunidades de apresentar a nova vida em Cristo Jesus para as pessoas contando a verdadeira história do Natal, sendo boca de Deus, dando abraços de compaixão, importando-se com a necessidade do outro e manifestando o amor de Deus aos que estão ao seu redor. É simples! Deixe Deus te usar!

Nos dias 29, 30 e 31 de dezembro estaremos todos juntos, reunidos e em unidade. Passaremos três dias celebrando ao Deus vivo e verdadeiro por tudo que Ele nos fez em 2012, mas eu lhe pergunto: quantos você irá convidar para estar aqui e ter esse mesmo privilégio?

Células! Não se deixem envolver pela correria do final do ano. Todo tempo é tempo de ganhar! E toda oportuni-dade uma estratégia de resgatar vidas do inferno. Vamos avançar! Não podemos perder as oportunidades que Deus nos dá. Vocês são “José” para esta nação!

Page 21: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

Gostaria de começar esse artigo trazendo para você, caro leitor e irmão em Cristo, os resultados de uma pesquisa encomendada pelo Departamento de Serviços Humanos e Sociais aos EUA, onde temos a certeza que por aqui não é nada dife-rente.

Quando os pais não são presen-tes:

- Meninas têm 2,5 vezes mais pro-pensão a engravidar na adolescência e 53% mais chances de cometerem suicídio.

- Meninos têm 63% mais chances de fugirem de casa e 37% mais chan-ces de utilizarem drogas.

- Meninos e meninas têm duas vezes mais chances de acabarem na cadeia e aproximadamente quatro vezes mais chances de necessitarem de cuidados profissionais para pro-blemas emocionais ou de comporta-mento.

Se tratando de país como os EUA que é bem desenvolvido, creio que num pais subdesenvolvido ou em desenvolvimento, a situação com certeza fica mais complicada, pois

não temos os órgãos de assistência que eles tem, ficando assim a certeza que a situação por aqui é bem mais séria. O certo é que a figura do pai não pode ser aquele homem que procura por muitas vezes suprir sua ausência com pequenas lembran-ças chamadas de presen-tes.

A sociedade atual tem passado por grandes transformações em todos os campos trazendo mudanças ao comportamento das pessoas sem que estas pessoas esti-vessem talvez preparadas para tal. E é certo que tais mudanças afetam também a forma de se educar os filhos. As mulheres tinham essa fun-ção, porém o mercado de trabalho passou a oferecer cada vez mais opor-tunidades a ambos os sexos. E como fica a criação dos filhos? A própria sorte? Aos cuidados dos avós? Aos cuidados de babás? Creches? Etc.

Mais seria mesmo a presença do

pai tão importante?Para responder essa pergunta

aconselho que você leia um livro da Bíblia chamado II Samuel, onde rela-ta a vida de um rei chamado Davi ao qual relato um pouco agora:

Davi sofre no capítulo 13 desse livro pelo fato de ter cometido peca-do com uma mulher chamada Bate-Seba. Ele vem de algumas conquis-tas militares e o cenário de sua casa era: Amnon, filho de Davi, estupra sua meia-irmã Tamar. E o que Davi faz? Nada! Com isso seu outro filho Absalão fica furioso, e depois de passar um pouco tempo, dois anos mais ou menos, Absalão mata Amnon, se tornando em história de terrível final.

O grande líder, guerreiro, rei que matou urso, leão, gigante, isso me lembra que você pode ser um grande homem de negócios, uma autoridade federal, estadual, municipal e não ser bom pai por não fazer nada de ativo e interagir passivamente com as pes-soas da sua família, e com isso per-der a alegria, viver se lamentando, não tem força para reagir e ao invés de avançar em direção a sonhos, fica a desejar por conta do que vive como relacionamento familiar. A história continua com Davi banindo Absalão do convívio do lar e com sua volta, anos mais tarde, foi para levantar um exército contra o próprio pai, que

REFLEXÃO

21

PAI PRESENTE OUPai presente?

Page 22: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

22

evitando enfrenta-lo, foi obrigado a fugir do próprio filho, o que não impe-diu de depois ter que chorar pela morte do filho. Essa história que a Bíblia conta é a realidade de muitas famílias que não tem referencia de pai presente.

Faz parte da fraqueza do homem seus relacionamentos se manifesta-rem na ausência e omissão. Quantas vezes você já disse: “seus filhos!”, “suas filhas!”, quando deveria dizer: “nossos filhos”?

A ausência dos pais gera filhos medrosos que tem dificuldade em avançar, evoluir, conquistar por mui-tas vezes uma transferência de trau-mas do passado por não ter recebido amor, também tem dificuldade de dar amor.

O homem-pai deve perceber do que precisa para saber o que seus filhos precisam. Se não teve afeto, amor, se nunca foi valorizado, não procure no presente suprir essa ausência, porém procure ser presen-te e com certeza irá descobrir uma forma de presença e ser um presente de afeto.

Aproveite essa época de dar e

receber presentes e apresente Jesus para seu filho, pois ele sempre se fez presente em sua vida.

Faça-nos uma visita toda última quarta-feira do mês. Uma reunião de homens presentes, líderes de exce-lência, que fazem parte da Rede de Homens.

Um abraço e Feliz Festa de Fim de Ano!

Convido você e sua família tam-bém a estar conosco. De esse pre-sente a você e a seus filhos. Apresen-te uma alternativa de mudança na

sua vida e de seus familiares.Rede de HomensCentro Internacional de Adoração

e Missões

Procure-nos ou ligue: 9839-8713

Pr. Cesar lavigne

Page 23: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

Seminário Teológico da Visão Celular

Duração de 1 ano - Investimento mensal: R$ 30,00/ Matrícula: R$ 15,00

Aulas 2as e 3as | Horário: 19:00 às 22:30

Inscrições abertas!

Informações e agendamento para avaliação:Fones: 2595-5656/ 9448-9566 | E-mail: [email protected] | Rua Pde. Januário, 161 – Inhaúma

Disciplinas:

Introdução Bíblica, Hermêutica, Homilética, Panorama do Antigo Testamento, Panorama do Novo Testamento, Introdução a Psicologia e Relações Humanas, Liderança Cristã, Culto e Adoração, Eclesiologia, Ética Cristã, Religiões comparadas, História da Igreja, Português Instrumental, Evangelismo e Aconselhamento

Curso Básico em Teologia

Oferece

Page 24: REVISTA SENTIR-SE BEM / DEZEMBRO 2012

LAUTOESCOLAAUTOESCOLAAUTOESCOLA

ESSAESSAESSACENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORESCENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORESCENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Sua habilitação mais fácilSua habilitação mais fácilSua habilitação mais fácil

Aulas Teóricas e PráticasNovos Horários: 06:00 às 22:00hs

Est.Adhemar Bebiano, 2429 | Praça Inhaúma

Fone 2595-8896 | 3822-1514

Rua General Severiano, 40 | Loja F | Botafogo

2275-9001 | 2275-9948

Membros do CIAM tem 15% de descontoFaça sua matricula e ganhe um final de semana em Búzios,

Campos de Jordão e outras localidades, retire seu cupom com o irmão Alberto Lopes no final dos cultos de Domingo