Revista SESCAP-PR #03

32
SESCAP-PR Revista Ano I - número 03 Janeiro/Fevereiro 2014 Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT 9912330038/13DR/PR SESCAP/PR p. 06 Inteligência emocional Adriane Werner Etiqueta profissional Artigo p. 22 Tema do 2º Enescopar O mundo novo dos serviços! p. 12 Ao declarar, doe com o coração p. 18 Reportagem

description

 

Transcript of Revista SESCAP-PR #03

Page 1: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 1Revista SESCAP-PR 1

SESCAP-PRRevist

a

Ano I - número 03Janeiro/Fevereiro 2014

Fechamento autorizado.Pode ser aberto pela ECT

9912330038/13DR/PRSESCAP/PR

p. 06

Inteligênciaemocional

Adriane WernerEtiqueta profissional

Artigo

p. 22Tema do 2º Enescopar

O mundo novo dos serviços!

p. 12

Ao declarar, doe com o coração

p. 18

Reportagem

Page 2: Revista SESCAP-PR #03

2 Revista SESCAP-PR

Page 3: Revista SESCAP-PR #03

PresidenteMauro Cesar Kalinke1º Vice-presidenteJosé Reinaldo Vieira

2º Vice-presidenteExpedito Barbosa Martins

Dir. Secretário GeralNelson Zafra

Dir. Adm. FinançasJuarez Miguel Rossetim

Dir. Adm. Finanças AdjuntoPaulo Roberto Gaertner

Dir. Relações SindicaisAlceu Dal Bosco

Diretor de EventosManoel Pereira Góes

Diretor JurídicoEuclides Locatelli

Diretor Relações InteriorAmauri Clovis Oliveira Nascimento

Diretores SuplentesAntonio Romero FilhoDivanzir ChiminácioIrineu Zanuzzo

Conselho FiscalTitularesAntonio Eurides da RochaAlexandre Belmiro BertiLuiz Fernando Ferraz

SuplentesAlbino Vieira de OliveiraJuarez Tadeu Morona FilhoOrmélia Tereza da Silva

Delegados RepresentantesTitularesMauro Cesar KalinkeExpedito Barbosa Martins

SuplentesNarcizo MullerMinoro Kozima

Diretores RegionaisArapongas: Antonio do C. SimõesCascavel: Michel Vitor LopesFoz do Iguaçu: Regina AdamsGuarapuava: Eva S. de LimaMaringá: Miriam da Silva BrazPato BrancoToledo: Leandro RamosUmuarama: Hélio de S. Camargo

Presidente do SESCAP-PR

Mauro Kalinke

Palavra do Presidente

O caminho para crescerComeçamos 2014 focados no de-

senvolvimento dos empresários, re-afirmando a missão do SESCAP-PR. Vamos realizar em Curitiba o maior evento do setor de serviços do Pa-raná, o 2º Enescopar. Esta é uma oportunidade ímpar para o profis-sional absorver conhecimento, estar atento às tendências de mercado e descobrir “O mundo novo dos ser-viços”, tema do encontro este ano.

Sabemos que para a empresa manter-se competitiva não existe segredo. É preciso atualizar-se e estar bem informado sobre as novi-dades. Em entrevista recente à Re-vista SESCAP-PR, o professor titular da Faculdade de Economia, Admi-nistração e Contabilidade da Uni-versidade de São Paulo (FEA-USP), Edgard Cornacchione, afirmou: “Só quem inova e reinventa seus pro-cessos e serviços sairá na frente e sobreviverá no mercado”. Ou seja, é preciso pensar diferente e o ca-minho para a mudança é a capaci-tação! Por isso, convidamos você, empresário, a participar ao longo do ano dos nossos eventos, seminá-rios, cursos e palestras. Queremos que você cresça conosco e, para isso, planejamos uma programação repleta de treinamentos que irão transformar sua vida e sua empresa.

E, por falar em crescimento, além de todos os detalhes do 2º Enesco-par, você vai conferir nesta edição reportagem sobre a alta da certifica-ção digital no País e a nova parceria que firmamos com a Fecomércio-PR.

Inteligência emocionalPara auxiliá-lo em um desenvol-

vimento profissional ainda maior,

especialistas falam sobre uma habi-lidade que vem sendo fundamental para ganhar destaque no ambiente corporativo. A inteligência emocio-nal passou a ser um forte requisito na hora da contratação e, mais que isso, uma característica praticamen-te obrigatória em gestores e líderes.

Declare Certo!E, em tempos de Declaração

do Imposto de Renda, você vai co-nhecer a importância de fazer o repasse ao Fundo para a Infância e Adolescência, o FIA, uma ação solidária que traz grandes benefí-cios a populações carentes e, ao mesmo tempo, aos contribuintes.Também lançamos um convite espe-cial a você, caro leitor: participe des-ta Revista, com sugestões de pauta e comentários. Afinal, o SESCAP-PR cresce para você e com você!

Revista SESCAP-PR 3

Boa leitura!

Page 4: Revista SESCAP-PR #03

:

A Revista SESCAP-PR é uma publicação bimestral do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná(SESCAP-PR)

Rua Marechal Deodoro, 500 11.º andar - CEP 80010-911 Curitiba – ParanáFone/Fax (41) 3222-8183www.sescap-pr.org.br

Assessoria de Comunicação doSESCAP-PR

Jornalista ResponsávelAdilson Faxina Reg. Prof. 2814/11/27

Produção, edição e revisãoAdilson Faxina,Cibele MichelinPatrícia Schor

Projeto GráficoReynaldo Costacurta Neto

Impressão e acabamentoCorgraf

Tiragem6.000 mil exemplares

Distribuição dirigida egratuita

As imagens utilizadas nesta edição pertencem ao acervo do SESCAP-PR e de entidades parceiras. A redação não se responsabiliza pelos conceitos emiti-dos nos artigos assinados. Os anúnciosveiculados são de inteira responsabilida-de dos anunciantes.

Participe com sugestões e comentários,mande e-mail para:[email protected]

Para Anunciar:Flávio Salomão 41. 3524.3078/41. 9901.1611/41. [email protected]@gmail.com

060606060606060606060606060606060606060606

101010

121212

22

20

24

30

29

InteligênciaEmocional

Certificaçãodigital

2º Enescopar

Etiqueta ProfissionalArtigo - Adriane Werner

Dia a Dia

Formação naPrática

ArtigoSped Contábil

Boa idéia

Expediente

O SESCAP-PR também está nas redes sociais:

Siga-nos pelo Twitter e curta nossa página no Facebook.

Confira a nossa agenda de cursos para os próximos meses.

www.sescap-pr.org.br

:

mande e-mail para:[email protected]

Page 5: Revista SESCAP-PR #03

O desafio do exercício da Responsabilidade Social

Artigo

Patrícia Sodré

Psicóloga com especialização em psicologia social e ativista social .

[email protected]

A temática ambiental tem ganhado espaço no mundo corporativo. Hoje a premis-

sa é de que somos todos responsá-veis pelos resíduos que produzimos, pelo consumo consciente dos recur-sos naturais e ainda pela preserva-ção do meio ambiente.

As micro e pequenas empresas do Brasil têm se destacado nas ini-ciativas sociais e ambientais que ge-ram impacto na localidade onde es-tão inseridas. Essa é uma tendência do universo corporativo: a prática economicamente viável, socialmen-te justa e ambientalmente correta, como conceitua o Instituto Ethos sobre a Sustentabilidade.

O que se acreditava ser ape-nas uma “obrigação” dos grandes passou a ser entendido como boa oportunidade de alavancar os ne-gócios também para os pequenos. Mas é preciso entender a que se propõe uma empresa socialmente responsável, já que esse conceito não apenas indica ações da “porta para fora”, mas é preciso cuidar de pontos primordiais tornando-se as-sim referência para os seus públicos de influência.

O Sebrae realizou recentemente uma pesquisa com cerca de 4 mil empresários e obteve resultados reveladores, quanto ao diferencial que a responsabilidade social gera ao negócio. Foram estabelecidas

diretrizes para as ações que pudes-sem atender e gerar diferencial para a prática das micro e pequenas em-presas.

O primeiro deles trata da trans-parência empresarial: a empresa que deseja carregar o título de so-cialmente responsável deve ser transparente. Isso significa estabe-lecer valores ligados aos direitos humanos na forma de agir diante do mercado. Uma ação eficaz é a criação da missão e valores da em-presa. O relacionamento com os co-laboradores também é uma atitude que gera impacto no fazer social da empresa e os pontos básicos são o respeito à legislação trabalhista e remuneração digna.

O comprometimento social está ainda intimamente ligado à promo-ção social na comunidade na qual está inserida. Adote um projeto so-cial e incentive seus colaboradores a serem voluntários nessas causas. Você investe seus talentos e pode gerar mudanças no local onde a sua empresa está instalada.

Por fim, para conquistar uma pos-tura socialmente responsável é pre-ciso manter-se sob a conduta ética. O desafio está exatamente em en-tender que todos têm um papel im-portante na dimensão cidadã e que os negócios podem contribuir para a transformação da realidade.

Revista SESCAP-PR 5

Page 6: Revista SESCAP-PR #03

6 Revista SESCAP-PR

InteligênciaemocionalA chave para o sucesso na carreira

O que é preciso para con-quistar aquela vaga tão desejada no mercado de

trabalho? Ou, ainda, ganhar des-taque e alavancar a carreira? Um currículo bem desenvolvido, experi-ências consistentes na área, fluência em idiomas... o que mais? Especia-listas garantem que estes requisitos são fundamentais, porém, hoje, não são os únicos exigidos. A capaci-dade de relacionamento e controle emocional tornou-se não apenas um diferencial, mas uma necessidade no universo das organizações empresa-riais.

Os colegas de trabalho de Osmar de Lima por muitas vezes sentiram-se afetados pelas reações negativas que o analista de sistemas disparava sobre eles. Respostas impulsivas e atitudes impensadas tornavam a co-municação ineficaz, elevando o nível de estresse da equipe. E foi depois de um treinamento em Inteligência Emocional (IE) que suas ações come-çaram a mudar. “Passei a enxergar meus comportamentos e perceber que eles se tornavam prejudiciais. Ao usar a inteligência emocional, co-mecei a policiar meus pensamentos, observando palavras, ambiente e

personalidades que “armam” meus gatilhos emocionais”, descreve. E é essa competência de controle emo-cional que pode ser decisiva em um ambiente corporativo.

O psicólogo americano Daniel Go-leman, resume a inteligência emocio-nal (IE) à habilidade de controle de nossos sentimentos e seu uso deve estar atrelado ao desenvolvimento das relações intra e interpessoais. Em seus estudos, Goleman desta-cou cinco aptidões relacionadas à IE: autoconhecimento, que exige o reconhecimento das próprias emo-ções (ira, medo ou tremor, tristeza ou dor, felicidade ou alegria, amor, surpresa, aversão e vergonha); con-trole, que relaciona-se ao trata-mento adequado à situação vivida; automotivação, capacidade de con-duzir emoções para realização pes-soal; reconhecimento de emoções em outras pessoas; e habilidade de relacionamentos interpessoais.

Quando o currículo não basta

Na hora da entrevista, recruta-dores atentam-se às competências técnicas e aos níveis de experiên-cia do candidato, porém, nas orga-

A capacidade de relacionamento e

controleemocional

tornou-se umanecessidade nas

organizações.

Page 7: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 7

nizações que buscam talentos com diferenciais, avaliam também outras aptidões. “O profissional precisa ter a capacidade de se enxergar como realmente é. Quem é capaz de de-monstrar suas habilidades técnicas somadas às habilidades de relacio-namento interpessoal, como a em-patia, liderança, otimismo, trabalho em equipe, negociação, será capaz de obter uma melhor contratação, ou de manter-se em seu emprego e crescer nele”, diz a psicóloga Luz María Romero.

A especialista explica que, para o desenvolvimento destas qualida-des, é fundamental conhecer a si. “A autoconsciência ajuda as pes-soas a monitorarem-se, a observa-rem-se em ação. Por sua vez, isso influencia seus próprios atos, para que funcionem em um ambiente la-boral”, comenta. E a prática começa em momentos básicos do cotidiano. “É preciso ter consciência do tom de voz usado em diferentes situações: seja para atender um cliente, na hora da irritação, na tomada de de-cisões”, descreve a psicóloga.

E, para cargos de liderança, é fundamental que o profissional seja capaz de reconhecer as emoções alheias e criar empatia com os sen-timentos do grupo. “Estas levam a outras habilidades importantes para quem exerce função de lide-rança, tais como: organização de grupos, negociação de soluções e a capacidade de detectar e identi-ficar sentimentos e os motivos nas pessoas”, afirma a especialista Ma-rilene Bronoski. De acordo com ela,

Desenvolva sua inteligência emocional

Desenvolver técnicas de inteli-gência emocional exige atenção a algumas habilidades. Segundo es-pecialistas, somente quando hou-ver o controle destes fatores é que o indivíduo começa a amadurecer o equilíbrio emocional.

Autoconsciência – Conheça a si mesmo, observe suas ações e re-ações nas mais variadas situações. Tenha consciência de seus gestos, emoções e tom de voz.

Controle das emoções – Com-preenda seus sentimentos e saiba lidar com eles da maneira mais produtiva. Atente-se a seus pen-samentos, alterações fisiológicas e atitudes de reação a acontecimen-tos externos. Conter impulsos é o mais indicado.

Comunicação eficaz – A maior parte dos desentendimentos em ambiente de trabalho é ocasio-nada por ruídos na comunicação. Palavras erradas, gestos inconve-nientes e significados duvidosos podem levar a desfechos indese-jados.

Destreza interpessoal – O re-lacionamento com colegas de tra-balho é fundamental para o anda-mento positivo dos negócios. Para isso, é necessário o intercâmbio de ideias de forma expressiva e apro-priada, prevendo as necessidades dos outros e estando aberto às opiniões alheias.

o melhor momento para o desenvol-vimento da inteligência emocional é na infância. “Para o adulto, com hábitos emocionais adormecidos e com forte influência da competição corporativa, o melhor caminho é desaprender, para posteriormen-te estimular essa capacidade na boa convivência corporativa”, frisa.

Em situações de risco, controle emocional é decisivo

Para a especialista Marilene, o temperamento explosivo e a ine-ficiência do relacionamento entre colegas de trabalho é o que leva muitos profissionais de nível técnico elevado à demissão. “Estes proble-mas podem ser traduzidos na falta de sensibilidade, de não saber lidar com situações de conflito, na falta de empatia para com as emoções do grupo e na morosidade de aprender

Luz María Romero

Page 8: Revista SESCAP-PR #03

8 Revista SESCAP-PR

Em empresas isso ocorre o tempo todo. Ora as coisas são de um jeito e, pouco tempo depois, já passaram por modificações. Quando expostas a esses acontecimentos inespera-dos, os profissionais precisam saber lidar de maneira confortável, sem causar ou sofrer níveis de estresse elevados. Para isso, é preciso prever situações e manter a calma, quando os casos envolverem mudança, com-plexidade, falta de clareza e novida-de.

Empatia: Independente de ser um líder, qualquer pessoa que tem a sensibilidade de compreender as emoções alheias torna-se mais hábil em um ambiente coletivo. À medida em que identificamos nossos senti-mentos, torna-se mais fácil de reco-nhecê-los nos que estão ao nosso redor.

Interatividade: Não basta ser empático, é preciso usar esta per-cepção da maneira correta. Ao iden-tificar as emoções em seus colegas de trabalho ou mesmo familiares, as pessoas devem fazer dessa intera-ção algo positivo para o relaciona-mento e eficaz para o desenvolvi-mento das atividades.

com os feedbacks promovendo as mudanças no trato social”, comenta.

Lucimara Padilha trabalha no setor financeiro de uma loja em Curitiba e, para que conseguisse equilibrar a responsabilidade e a elevada carga de estresse, recor-reu à inteligência emocional. “Ainda estou aprendendo a lidar com cer-tas situações, mas esse preparo fez com que eu mudasse minha visão de comportamento. Hoje pondero minhas reações e procuro resolver

adversidades por meio de conver-sa”, indica.

E é esse o papel de profissionais que buscam um ambiente de traba-lho bem relacionado. “O líder com IE mostra tolerância a ambiguida-de, é cortês, respeita as limitações das outras pessoas, em situação de estresse mantém a serenidade, pro-cura ouvir mais do que falar, busca levantar outras versões do mesmo fato”, salienta Marilene.

Preparo para situações inesperadas:

Competências emocionais para o ambiente corporativo

Resiliência: Esta é a capacida-de de voltar ao seu estado natu-ral, principalmente após alguma situação crítica ou fora do comum. A habilidade demonstra se uma pessoa sabe ou não funcionar bem sob pressão, rotina comum em pe-quenas e grandes organizações. Por fazer parte dos processos de gestão de mudanças, as pessoas precisam ter um grande equilíbrio emocional.

Saber ouvir: O que parece clichê é mais funcional do que muita gente imagina.

O líder é cortês, respeita as limitações das outras pessoas, busca levantar

outras versões do mesmo fato .Marilene Bronoski

Page 9: Revista SESCAP-PR #03

Simplificar é a nova ordem

“O eSocial consiste ape-nas na digitalização da burocracia. Todos

os empresários que faturam até R$ 3,6 milhões precisam ter a co-bertura do Simples: precisamos uni-versalizar o Simples Nacional. Uma empresa será aberta em apenas 5 dias”. Estas afirmações foram feitas pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, em sua passagem por Curitiba no fim de fevereiro, duran-te a Caravana da Simplificação, que percorre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

As preocupações do ministro de-monstram que governo e setor pro-dutivo começam a falar a mesma linguagem quanto o assunto é a ne-cessidade de simplificar processos e permitir que as políticas públicas não sejam um empecilho para o de-senvolvimento das empresas.

RedesimPara o presidente do SESCAP-PR,

Mauro Kalinke, uma das importantes políticas que estão sendo implanta-das, com total apoio do Sindicato, é a Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Le-galização de Empresas e Negócios), processo único que vai integrar ór-gãos e entidades das três esferas do

poder responsáveis pela abertura e fechamento de empresas.

Segundo o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ar-disson Naim Akel, o programa foi criado há seis anos e vem sendo im-plantado gradativamente no Brasil. No Paraná, a previsão é de que o sistema seja regularizado até o fim do ano em pelo menos 12 cidades. “É uma meta viável que permite a abertura de micro, pequenas e mé-dias empresas em até cinco dias”, disse ao explicar que os órgãos responsáveis pela abertura dos em-preendimentos estarão integrados a partir da plataforma digital da Ju-cepar.

Apoio do SESCAP-PRNo Paraná, os empresários co-

meçam a conviver com a Redesim. Dois eventos, realizados em feve-reiro pela Jucepar, com apoio do SESCAP-PR, apresentaram a rede aos empresários. O primeiro ocorreu no dia 5, quando representantes do DREI – Departamento de Registro Empresarial e Integração e da Junta fizeram uma palestra aos associa-dos no auditório do Sindicato. O se-gundo encontro, ocorrido no dia 18, contou com a presença do prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, de Mauro Kalinke e do presi-dente da Fenacon, Mário Berti.

SESCAP-PR apóia a Junta Comercial do Paraná na implantação da Redesim no Estado

Técnicos da Jucepar e do DREI apresen-tam as metas da implantação do Rede-sim no auditório do SESCAP-PR.

Redesim foi tema de reunião na Prefeitu-ra de São José dos Pinhais.

Empresários recepcionam o ministro Guilherme Afif Domingos na Associação Comercial do Paraná

Page 10: Revista SESCAP-PR #03

10 Revista SESCAP-PR

Praticidade, segurança e confiabilidade são carac-terísticas dos certificados

digitais, tecnologia que chegou em 2001 no Brasil e está em constante expansão. Dados do Instituto Na-cional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia vinculada à Casa Civil, apontam que no ano passado foram emitidos 2,34 milhões de cer-tificados, 5,8% mais que em 2012.

Para este ano, o SESCAP-PR, autoridade de registro creden-ciada pelo ITI desde 2007, prevê aumento de 20% na emissão e re-novação de certificados digitais. Dentre os fatores que deverão ala-vancar a emissão estão exigências como Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIPJ), Conheci-mento de Transporte Eletrônico (CT-e) e acesso ao canal eletrônico Conectividade Social (FGTS). “Em um mundo cada vez mais digital, a certificação traz muitos benefícios às empresas e às pessoas físicas. “Os processos, que antes só po-diam ser feitos por meio de papel, tornaram-se mais ágeis, seguros e, consequentemente, mais baratos. E a rapidez e a integridade também fazem com que essa procura não pare de crescer”, explica o presi-dente da entidade, Mauro Kalinke.

Com validade jurídica, o certifica-do digital é um documento eletrôni-co que identifica seguramente pes-soas ou empresas no mundo virtual, funcionando como uma carteira de identidade digital. Oferece identifi-cação segura na troca de documen-tos, mensagens e dados e ainda tem outras vantagens como redução de custos, autenticidade e redução de fraudes na comunicação eletrônica. Ao todo, já são mais de 5 milhões de adeptos ao certificado digital no Brasil, entre empresas e pessoas fí-sicas.

AtendimentoAlém da sede em Curitiba, o

SESCAP-PR possui nove escritórios regionais com postos de atendimen-to de certificação digital localizados em Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapu-ava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama. O atendimento também é realizado na sede da OAB-PR, em Curitiba, e na Associação Comercial de São José dos Pinhais.

Qualidade máximaPelo terceiro ano consecutivo a

Autoridade de Registro de Certifi-cação Digital do SESCAP-PR (AR-SESCAP-PR) obteve conceito máxi-mo na auditoria anual realizada em cumprimento às determinações do Instituto Nacional de Tecnologia da

Certificação digital em alta

Page 11: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 11Revista SESCAP-PR 11

Informação (ITI). O trabalho ocorreu em agosto de 2013 nas instalações técnicas de Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá para garantir a eficácia e a padronização na emissão de certi-ficados digitais. Entre as dezenas de itens avaliados, estão as instalações técnicas e físicas, o uso exclusivo de equipamentos para certificação, o tempo de trâmite do processo, a segurança dos documentos e o armazenamento padronizado dos certificados. “Este fato demonstra a seriedade e o compromisso que temos com a qualidade dos servi-ços e a segurança de nossos clien-tes”, disse o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, ao destacar que o resultado é prova de que a

A secretária da Família e Desen-

volvimento Social do Paraná, Fer-nanda Richa, validou o certificado digital do Instituto de Ação Social do Paraná (IASP) no SESCAP-PR. Ela foi atendida no Palácio das Arau-cárias pelo agente de registro da equipe de atendimento externo Igor Ugarelli.

A presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Paraná (Sin-dasp), Cristiane do Nascimento (E), também fez seu certificado digital no SESCAP-PR. Ela estava acompa-nhada de India Mara de Oliveira, tesoureira do sindicato, e foi aten-dida pelo agente de registro Igor Ugarelli.

AR-SESCAP-PR trabalha integral-mente de acordo com os métodos exigidos pelo ITI, órgão vinculado à Presidência da República, e vem cumprindo seu papel de emitir certi-ficados e renová-los com total segu-rança aos seus usuários.

Colaboradores, integrantes da diretoria e demais pessoas físicas e jurídicas vinculadas diretamente ao Sistema Fecomércio-PR, SESC e SENAC do Paraná terão desconto especial ao adquirir ou validar seus Certificados Digitais no SESCAP-PR. O benefício é resultado do acordo de cooperação firmado em fevereiro entre as entidades e prevê a emis-são do documento eletrônico nas mesmas condições praticadas aos associados do SESCAP-PR.

Para o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, a parceria demostra a confiança do Sistema Fecomércio no trabalho realizado pela entidade. “É o reflexo da se-

riedade com que desenvolvemos o processo de Certificação Digital e do compromisso que temos com nossos clientes”, afirmou Kalinke. O presidente da Fecomércio, Darci Piana, disse que o principal bene-fício da parceria será atender os segmentos do comércio, serviços e turismo com alto nível de repre-sentatividade. “Através da parceria com o SESCAP-PR, em função de sua presença no Paraná, iremos ofe-recer um melhor serviço , com maior proximidade”, afirma Piana, ressal-tando que a Federação e o SESCAP-PR são entidades coirmãs. “Car-regamos as mesmas bandeiras na defesa do empresariado”, concluiu.

SESCAP-PR e Fecomércio-PR firmam acordo de cooperação

Saiba +www.arsescap.com.br

Page 12: Revista SESCAP-PR #03

12 Revista SESCAP-PR

Curitiba será a capital do setor de serviços. A cida-de reunirá centenas de

empresários nos dias 16, 17 e 18 de março durante o 2º Enescopar - Encontro das Empresas de Serviços do Paraná, um dos maiores eventos do segmento no Estado.

Com o tema “O mundo novo dos serviços”, o Encontro trará ten-dências apontadas pelos maiores especialistas nas áreas de gestão empresarial, neurociência, econo-mia, saúde e tecnologia. Dentre eles, o administrador Walter Longo; o neurocientista Miguel Nicolelis; o engenheiro Silvio Meira; o ex-dire-tor superintendente do Sebrae/PR, Allan Costa; o economista Ricardo Amorim, além do médico Drauzio Varella. O local escolhido para re-alização das palestras foi o Espaço Torres, com mais de 1.200 metros quadrados.

O evento conta com o apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empre-sas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), do Conselho Regional de Contabili-dade do Paraná (CRCPR), da Fede-ração dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), e dos SESCAPs Londrina e Campos Gerais.

Teatro, Música e Feira de Negócios

O 2º Enescopar conta também com uma programação cultural, com a apresentação da peça teatral “O Monge e o Executivo”, texto adap-tado da obra de James Hunter. Ha-verá, ainda a “Feira de Negócios”, um espaço para relacionamento empresarial e criação de parcerias, além da divulgação de produtos e serviços dos patrocinadores.

Os participantes também pode-rão acompanhar o show do Rodrigo Castellani, vocalista e compositor da Banda Radiophonics e partici-pante da última edição do The Voice Brasil.

O maior evento do setor de serviços doParaná

Tendências e inovação ao setor de serviços

Monge e o Executivo”, texto adap-Monge e o Executivo”, texto adap-Monge e o Executivo”, texto adap-Monge e o Executivo”, texto adap-Monge e o Executivo”, texto adap-Monge e o Executivo”, texto adap-Monge e o Executivo”, texto adap-

Page 13: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 13

O Espaço Torres

O Espaço Torres, local onde será realizado o 2º Enescopar, é proje-tado para a realização de grandes eventos, com detalhes que unem versatilidade e sofisticação.

As palestras dos especialistas Walter Longo, Silvio Meira, Allan Costa, Miguel Nicolelis, Ricardo Amorim e Drauzio Varella serão rea-lizadas no amplo teatro, com capa-cidade para mais de 700 pessoas, onde também haverá a apresenta-ção teatral “O Monge e o Execu-tivo”. O ambiente é climatizado e possui tratamento acústico, com uma moderna iluminação.

O salão de festas será cenário para a Feira de Negócios, onde es-tarão instalados os estandes dos patrocinadores do evento. O espa-ço é destinado ao relacionamento empresarial e à criação de parce-rias, além da divulgação de produ-tos e serviços. A estrutura ainda comporta um palco para o show do cantor Rodrigo Castellani, vocalista da banda Radiophonics e partici-pante da última edição do The Voice Brasil, da Rede Globo.

O espaço ainda conta com um amplo estacionamento.

LocalizaçãoLocalizado no bairro Jardim Bo-

tânico, o Espaço Torres fica a três minutos de um dos cartões postais mais belos de Curitiba. Com uma área de 245 mil m2, o Jardim Botâni-co encanta com suas formas geomé-tricas inspiradas no estilo francês. O estilo art-noveau, presente em um palácio de cristal de Londres, tam-bém foi a inspiração para a arquite-tura metálica do ponto turístico.

O espaço ainda comporta uma estufa com plantas características da floresta atlântica do Brasil e o Museu Botânico Municipal.

Preços diferenciados!Para que mais profissionais de

uma mesma empresa possam par-ticipar do Encontro, o SESCAP-PR criou pacotes de inscrição com des-conto especial. Estão disponíveis dois tipos: um para inscrições de 3 a 4 pessoas e outro para mais de 5 inscrições. “O benefício é uma forma de estimular a participação de mais profissionais da mesma empresa para que juntos possam atualizar-se, adquirir novos conhecimentos e realizar networking”, afirma o pre-sidente do SESCAP-PR, Mauro Ka-linke. Outra novidade desta edição é que empresários de todo o Brasil associados aos sindicatos do Siste-ma Fenacon (SESCAPs e SESCONs) também terão desconto especial para participar do 2º Enescopar.

Page 14: Revista SESCAP-PR #03

14 Revista SESCAP-PR

Walter Longo é administrador de Empresas com MBA na Universida-de da California, considerado um dos maiores especialistas em comu-nicação e interatividade do Brasil. Foi eleito por 4 vezes o melhor pro-fissional do Ano do Prêmio Caboré nas categorias de Planejamento e Atendimento, e Profissional de Ve-ículo de Comunicação. Atualmente é mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm - holding de comunicação do Grupo WPP que in-clui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Energy, entre outras. É presidente da agência Grey Brasil. Ficou popularmente conhecido por atuar como conselheiro de Roberto Justus no reality show de negócios O Aprendiz, exibido pela Rede Re-cord.

Silvio Meira é pesquisador e pro-fessor de engenharia de software. Cientista chefe do Centro de Estu-dos e Sistemas Avançados do Reci-fe. Doutor em Computação e Con-sultor da ONU em desenvolvimento científico e tecnológico. Entre várias premiações, já foi considerado pela revista Info Exame uma das pessoas mais importantes das tecnologias da informação no Brasil. Meira fa-lará sobre os impactos da conectivi-dade no cotidiano das pessoas.

Allan Costa é especialista em gestão empresarial. Formado pelo Programa de Gestão Avançada pela Harvard Business School. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV, MSc in Information Technology e Management and Organizational Change pela Universidade de Lan-caster. Ex-Diretor Superintendente do SEBRAE/PR. Foi Diretor Geral e Secretário de Estado da Secre-taria de Planejamento e Coorde-nação Geral do Estado do Paraná. Foi eleito personalidade do ano em Governo Eletrônico no Paraná em 2007. É professor, idealizador e sócio dos “Inspiradores”, empreen-dimento que visa levar à sociedade conteúdo diferenciado baseado em grandes transformações humanas. O palestrante apresentará aspec-tos que incorporam praticidade ao cotidiano das organizações.

Walter Longo Silvio Meira Allan Costa

Especialistas

Novos negócios em crescimento empreendedor no Brasil

O mundo novo dosserviços

Como construir uma grande empresa

Page 15: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 15

Ricardo Amorim é economista, formado pela USP, com pós-gradua-ção em Administração e Finanças In-ternacionais pela ESSEC. (École Su-périeure des Sciences Economiques et Commerciales) de Paris. Atua desde 1992 no mercado financeiro como economista e estrategista de investimentos. É um dos debatedo-res do programa Manhattan Con-nection, da Globo News. Também é colunista na revista IstoÉ. Prevendo que a recessão econômica nos paí-ses ricos será longa e que as opor-tunidades de negócios no Brasil na próxima década serão as melhores da história, ele retornou ao país no final de 2008, após 8 anos em Nova York. Sua abordagem trata das ten-dências e transformações futuras no campo econômico e empresarial.

Miguel Nicolelis formou-se em Medicina na USP e na mesma insti-tuição cursou doutorado em Fisio-logia Geral. É professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomé-dica e co-diretor do Centro de Neu-roengenharia da Duke University nos EUA. Fundador e Diretor Cien-tífico do Instituto Internacional de Neurociência Edmond e Lily Safra em Natal, no Rio Grande do Norte. É um dos cientistas mais conhecido do Brasil. Foi eleito para presidir a “Comissão do Futuro da Ciência Brasileira”. Atualmente Nicolelis li-dera as pesquisas para desenvolver o exoesqueleto comandado pelo cérebro, equipamento que deverá ajudar pacientes paralisados por lesões medulares a andar e que pretende fazer um jovem paraplégi-co dar o pontapé inicial da Copa do Mundo.

Drauzio Varella é médico oncolo-gista e escritor. Foi um dos pionei-ros no tratamento da AIDS no Brasil. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Cân-cer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao INAMPS. Entre seus livros, está o best-seller “Estação Carandiru”, vencedor do Prêmio Jabuti, de 2000. O médico ainda apresentou diversas séries sobre temas como o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, com-bate ao tabagismo, planejamento familiar e transplantes no progra-ma Fantástico, da Rede Globo.

Ricardo Amorim Drauzio Varella Miguel Nicolelis

Economia mundial em transformação: impacto nos seus negócios

Saúde do empresário Muito além do nosso eu

Page 16: Revista SESCAP-PR #03

16 Revista SESCAP-PR

1º Enescopar reuniu cerca de 400 empresários

A primeira edição do Enescopar – Encontro das Empresas de Serviços do Paraná – foi realizada em 2012 e reuniu cerca de 400 empresários, no Hotel Bourbon, em Curitiba. O evento representou um marco para o setor de serviços do Estado, por possibilitar a integração, troca de informações e conhecimentos entre empresas de vários estados do Bra-sil.

Com o debate em torno da evo-lução das empresas de serviços, o encontrou contou com a presença do conferencista Stephen Kanitz e do economista e professor Faccin. A psicóloga Ligia Guerra, o jornalis-ta José Wille e o consultor Waldez Ludwig também abordaram temas ligados à excelência em gestão em-presarial.

Entrega do Prêmio de JornalismoA entrega do 1º Prêmio SESCAP-PR de Jornalismo também faz parte da

programação do 2º Enescopar. Lançado em agosto de 2013, o concurso tem como objetivo prestigiar o trabalho dos profissionais da imprensa es-tadual e estimular a produção de reportagens que envolvam o setor de serviços no Estado. O tema do prêmio “O mundo novo dos serviços” foi inspirado na temática do 2º Enescopar. Serão 27 mil em prêmios distribuí-dos entre as três melhores reportagens nas categorias: Impressa (jornal ou revista), Rádio e Televisão. “As reportagens contribuem para melhorar o entendimento, pela sociedade e poder público, sobre a importância deste setor na vida econômica, política, social e cultural do Estado, assim como apontar tendências, desafios, problemas e soluções para o mundo corpo-rativo”, avalia o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke.

Page 17: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 17

Curitiba:a capital ecológica também é a metrópole dos negócios

Curitiba cultiva há anos o título de capital ecológica do Brasil. E não é à toa. Apesar de uma desenvolvi-da infraestrutura, que envolve mui-tos prédios e residências, a capital paranaense destaca-se por sua área verde. São 30 parques e bos-ques municipais, além das dezenas de praças e jardins espalhados pela cidade. Constantemente, Curitiba aparece na lista das melhores cida-des para se viver no Brasil e entre os municípios mais desenvolvidos do País, da revista Exame.

A capital paranaense também tem talento para atrair bons negó-cios. De acordo com a Prefeitura Municipal, 50% de seus visitantes vêm à cidade para o chamado tu-rismo de eventos. E, para recepcio-ná-los, a cidade dispõe de cerca de 140 espaços, além de uma moderna rede hoteleira.

A gastronomia é rica e variada, com opções para todos os gostos nos mais de seis mil bares e restau-rantes. Além disso, há 26 shoppings centers que fazem de Curitiba um ótimo destino para compras.

O presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, apresentou o 2º Enescopar ao secretário de As-suntos Estratégicos do Governo do Estado, Edson Casagrande. O en-contro, realizado dia 12 de fevereiro, contou com a presença do diretor do SESCAP-PR, Juarez Rossetim. No mesmo dia, Kalinke apresentou o evento ao subchefe da Casa Civil do governo do Paraná, Luiz Augusto Sil-va e a Valdir Rossoni, presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Já no dia 18, foi a vez da diretoria e associados da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais (Aciap) obter informações sobre o evento.

2º Enescopar em pauta

Aciap

Secretaria de Assuntos Estratégicos

Assembléia Legislativa

Casa Civil

Page 18: Revista SESCAP-PR #03

18 Revista SESCAP-PR

Ao declarar,doe com o coração

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2014 (ano-base 2013) inicia em

março e os contribuintes devem estar atentos aos prazos a aos do-cumentos exigidos pela Receita Fe-deral. E, para que seja beneficiado com a renúncia fiscal, além de ter comprovantes de pagamentos à mão, o contribuinte pode destinar parte do IR devido ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), inicia-tiva que conta com o apoio do SES-CAP-PR.

O Fundo funciona como suporte ao Estatuto da Criança e do Adoles-cente (ECA) e as doações são aplica-das em projetos sociais públicos ou privados, além de outros programas que possibilitam a recuperação, tra-tamento ou readaptação social de crianças e jovens carentes. A desti-nação pode ser feita até a data da declaração, ou seja, 30 de abril de 2014. Neste caso, as empresas tri-butadas pelo lucro real podem des-tinar ao projeto até 1% do imposto devido (no mês, trimestre ou ano) e as pessoas físicas podem repassar até 3% do total do imposto a pagar. Para quem fez a destinação até 31 de dezembro de 2013, a alíquota foi de 6%.

Neste sentido, o SESCAP-PR já tem estimulado o repasse, por meio da campanha “Declare Certo!”, que presta orientações gratuitas à po-pulação, realizada anualmente em Curitiba e nas cidades onde possui escritórios regionais. “O SESCAP-PR apoia toda iniciativa voltada a ações de responsabilidade social. Neste ano, vamos realizar a campa-nha Declare Certo!, que novamente incentivará o repasse do Imposto de Renda ao FIA. É uma participação solidária que traz resultados posi-tivos para todo o Estado”, afirma o presidente da entidade, Mauro Ka-linke.

Desde 2004, o SESCAP-PR pro-move a campanha Declare Certo!, que presta orientação gratuita aos contribuintes que têm dúvidas no momento da declaração do Imposto de Renda. Há dois anos, a tradicio-nal ação ganhou um sentido ainda mais especial: o apoio ao repasse de parte do tributo devido ao Fun-do para a Infância e Adolescência e aos Fundos Municipais, Estaduais e Nacional do Idoso (FIA). O serviço é prestado de forma voluntária por

SESCAP-PR incentiva repasses do IR aos Fundos da Infância e da Adolescência

Vem aí a campanhaDeclare Certo!

O SESCAP-PR apóia toda

iniciativavoltada a ações

de responsabilida-de social

!

Page 19: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 19Revista SESCAP-PR 19

Arapongas-Escritório Contábil Sanchez Ltda. ME-Escritório Nova Era Ltda. ME

Cascavel-KS Assessoria Contábil Ltda. ME-Organac Serviços Administrativos Ltda. ME-Audicon Contabilidade e Consultoria Eireli ME-RG Contabilidade Ltda. ME-Controlsul Consultoria Empresarial EPP-Ronald Marcos Madalosso ME

Curitiba-Lucia Young Treinamentos-Empresariais Ltda. ME-Rogerio Alves Paes-Ask Contabilidade Ltda. ME-Souza & Santos Contabilidade Ltda.-Fedalto Organização Contábil SS Ltda. ME-Padilha Cofferri Contabilidade Ltda. ME-Contaplan Contabilidade ePlanejamento Ltda. ME-Liberty Assessoria Empresarial Ltda. ME-Sommavilla Advogados & Associados-Fercontha Escritório Contábil Eireli-Marcos P V Ventura Contabilidade ME-Levandoski Accountants Associates Ltda. ME

Foz do iguaçu-Delta Contabilidade SC Ltda. ME-MDS Contabilidade Ltda. ME-Inicial Contabilidade SS Ltda. EPP-Castilha Contabilidade Ltda. ME-Nilson Soares Contabilidade ME

Guarapuava-Bottega & Rocha Serviços e-Assessoria Contábil Ltda. ME

Pato branco-Mariza de Lurdes Pereira-MC2 Pesquisa Consultoria e-Treinamento Ltda. ME-Juliane Sabadini-Ivanir Terezinha Guimarães-Escritório Contábil Spada Ltda. ME

Toledo-Servicenter Sociedade Simples Ltda. ME-Heiss Contabilidade SS Ltda. ME-Nilse Dockhorn Hitz ME-Vigano Assessoria Contábil eWFiscal Ltda. ME-Vinicius Fernando Tartaro

Maringá-Contrata trabalho temporario ltda;-Contrata Trabalho Temporário Ltda.-Escritório de Contabilidade C I Ltda. ME-Escritório Contábil Medeiros SS ME-Controlsul Consultoria Empresarial EPP-Saura Silva Eireli ME-Scatola & Associados-Assessoria Empresarial SS Ltda. ME-Ademir Lemes de Oliveira Contabilidade ME-RC Fernandes Contabilidade Ltda. ME

Novos associados do SESCAP-PR

profissionais da contabilidade.As ações anuais são realizadas

em parceria com a Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), com o Conselho Regional de Con-tabilidade do Paraná (CRCPR) e demais sindicatos laborais do setor contábil. A campanha é feita sempre no mês de abril, em Curitiba e nas ci-dades de Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama, onde o Sindicato possui escritórios regionais. Neste ano, a campanha já tem data definida. Ela ocorrerá no dia 11 de abril.

Instituições credenciadas

Os recursos arrecadados são destinados a organizações governa-mentais e não-governamentais que possuem propostas pré-aprovadas

Neste ano, a Receita Federal apresenta duas novidades: a possibilidade das declarações serem elaboradas em tablets e smartphones, por meio da modalidade do m-IRPF, e, aos contribuintes que possuem certificação digi-tal, a oportunidade de fazer a Declaração pré-preenchida, com acesso por meio da página da Receita, na área do e-CAC. Essa modalidade de declara-ção poderá também ser realizada por um representante do contribuinte que possua certificação digital e detenha uma procuração eletrônica registrada na Receita.

As regras para Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) estão disponíveis no site: www.receita.fazenda.gov.br. A partir de dia 26 de fevereiro, o Programa Gerador de Declaração (PGD) estará disponível no site da Receita. A entrega deve ser feita entre o dia 06 de março e 30 de abril.

pelos conselhos estadual e muni-cipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). A aplicação dos valores é rigorosamente contro-lada pelos integrantes do próprio órgão. “Esse é um método transpa-rente que permite que o contribuin-te acompanhe o investimento de sua doação”, destaca Kalinke. Para conhecer as instituições credencia-das, basta entrar em contato com os Conselhos de sua região.

Os contribuintes que desejam des-tinar parte do imposto de renda devido ao FIA devem realizar a transferência ou depósito em conta específica para este fim. Em alguns casos, basta preencher o formulário de arrecadação no site da prefeitu-ra local e imprimir a guia que servirá como comprovante de dedução.

Novidades do Fisco

Como fazer doações

Page 20: Revista SESCAP-PR #03

20 Revista SESCAP-PR

É preciso colocar a mão na massa. Essa máxima se en-caixa em todas as profissões

e no universo contábil não seria di-ferente, onde o conhecimento práti-co e a habilidade para acompanhar as novidades e evoluções tecnológi-cas tornaram-se requisitos almeja-dos pelos empresários no momento da contratação. Porém, a falta de capacitação tem sido entrave para jovens e até profissionais mais ex-perientes que estão em busca de uma oportunidade.

Pesquisa realizada pela Funda-ção Dom Cabral com 162 empresas de diversos setores da economia mostrou que 91% das organizações enfrentam dificuldades para contra-tar profissionais, tendo a escassez de mão-de-obra qualificada como principal motivo. Para a professora e empresária contábil, Denise Maria de Oliveira, uma das dificuldades mais evidentes dos profissionais da contabilidade ao entrarem no mer-cado de trabalho é a falta de prepa-ro. “Não basta concluir a faculdade e ter conhecimento teórico, é preci-so estar atento às inovações tecno-lógicas e buscar aperfeiçoamento em áreas que possam agregar valor à profissão”, analisa. Ela coordena

o programa Formação na Prática do SESCAP-PR que surgiu com o pro-pósito de oferecer aulas práticas sobre temas do dia-a-dia de uma empresa contábil para acadêmicos, recém-formados em Ciências Contá-beis e colaboradores de empresas do segmento. Desde o lançamento em 2010, o programa já contabiliza cerca de 2 mil participantes em di-versas cidades do Estado, com au-las ministradas em laboratórios de informática de instituições de ensi-no parceiras.

Passos à frenteSilvia Regiane Spiess é conta-

dora em Guarapuava e ao sair da universidade e iniciar a carreia em uma empresa contábil participou do módulo “Departamento Pessoal” do Formação na Prática. O objetivo, segundo ela, foi preencher lacunas no conhecimento após a conclusão da graduação. “O profissional que está alinhado às rotinas práticas, legislação e tecnologia está passos à frente dos demais, pois tem me-lhores condições de atender seus clientes, mantendo-se atualizado em todas as vertentes do meio con-tábil. Além de ser um diferencial, o conhecimento prático é uma neces-sidade e questão de sobrevivência”,

Não basta concluir a

faculdade e ter conhecimento

teórico, é preciso estar atento às

inovações tecnológicas e

buscar aperfeiçoamento

em áreas que pos-sam agregar valor

à profissão

Você está preparadopara o mercado?

Page 21: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 21Revista SESCAP-PR 21

opina Silvia. Para Érica Santolia Viei-ra, que atua em uma empresa con-tábil de Arapongas, o conhecimento adquirido no Formação na Prática tornou-se a base para as atividades que desempenha hoje. “Unir a teo-ria da faculdade com casos práticos do trabalho criou um diferencial e ampliou minha visão enquanto estu-dante”, avalia.

Do básico ao intermediárioO programa Formação na Prática

surgiu com proposta de oferecer co-nhecimento prático a acadêmicos e colaboradores que estão ingressan-do nas empresas de serviços contá-beis. Inicialmente era composto por três módulos de nível básico: Escri-turação Fiscal - Lucro Presumido e Simples; Escrituração Contábil - Lu-cro Presumido e Simples; e Depar-tamento Pessoal. Com o passar dos anos, despertou a atenção também dos profissionais formados há mais tempo, interessados em aperfeiço-ar os conhecimentos ou retornar ao mercado de trabalho. Surgiu, então, a idéia de lançar módulos de nível intermediário. “A procura pelo co-nhecimento prático surpreendeu”, lembra a coordenadora do progra-ma, Denise Maria de Oliveira. Para atender esta demanda, em 2013, foram abertas turmas de nível inter-mediário em Escrituração Contábil - Lucro Real e Departamento Pessoal.

Marque na agenda

Novidades!O SESCAP-PR pretende ampliar

as parcerias com instituições de ensino para que as aulas do Forma-ção possam ser ofertadas em mais municípios. Outra novidade é que o módulo intermediário de Departa-mento Pessoal vai abordar aspec-tos teóricos do eSocial, projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo emprega-dor em relação aos seus emprega-dos e será obrigatório a partir deste ano.

Revista SESCAP-PR 21

Confira a programação completa no site:www.sescap-pr.org.br/formacao

•Arapongas Escrituração Fiscal para iniciantes Aulas: 22 e 29 de março 5, 12 e 26 de abril•Cascavel Escrituração Contábil para iniciantesAulas: 22 e 29 de março 5, 12 e 26 de abril•CuritibaEscrituração Contábil para iniciantesAulas: 22 e 29 de março 5, 12 e 26 de abril•Francisco BeltrãoEscrituração Contábil para iniciantes Aulas: 22 e 29 de março 05, 12 e 26 de abril•MaringáEscrituração Contábil para iniciantes Aulas: 22 e 29 de março 05, 12 e 26 de abril•MedianeiraEscrituração Contábil para iniciantes Aulas: 22 e 29 de março 05, 12 e 26 de abril•Pato BrancoEscrituração Fiscal para iniciantes Aulas: 22 e 29 de março 03, 05, 12 e 26 de abril•ToledoEscrituração Fiscal para iniciantes Aulas: 22 e 29 de março 05, 12 e 26 de abril

2 milMais de

Participantes2 milMais de

Participantes2 milMais de

Participantes

Page 22: Revista SESCAP-PR #03

22 Revista SESCAP-PR

Os códigos de conduta es-tão por toda parte e re-gem nossa vida em socie-

dade. Ninguém vai de biquíni a um casamento, ninguém vai de terno à praia. Não se deve ter um compor-tamento agitado e barulhento em um concerto de música clássica, da mesma forma que seria estranho alguém quieto, parado e altamente compenetrado em um show de rock.

Se esses códigos estão presentes em todas as áreas de nossa vida, no mundo profissional não é diferen-te. Há comportamentos desejáveis, outros toleráveis e outros simples-mente intoleráveis em um escritó-rio, uma mesa de negociações ou uma repartição pública. A esse có-digo de conduta damos o nome de Etiqueta Corporativa, Etiqueta Em-presarial ou simplesmente Etiqueta Profissional. Trata-se de dicas de comportamento para que se con-quiste uma convivência harmônica nos mais diferentes ambientes de trabalho com que nos deparamos na vida profissional.

Por exemplo: com que tipo de roupa devemos ir ao trabalho? É claro que isso depende do grau de formalidade de cada empresa, mas é possível, com bom senso, saber como não derrapar na escolha do

Laudelino Jochem

Jornalista e Mestre em Adminis-tração. Ministra palestras e cursos de Comunicação (oratória, media training, etiqueta profissional) em empresas, universidades e para profissionais de diversas áreas em todo o país. Escreve sobre Etiqueta Profissional em revistas de circulação nacional e regional.

vestuário. A maioria das empresas tem se tornado menos formais com o passar do tempo. Na mesma medida em que se flexibilizam e democrati-zam as relações ‘chefe-subalterno’, o próprio clima organizacional se torna mais leve e, com isso, todo o ambiente tende a ser mais informal. Isso se reflete também na maneira de as pessoas se vestirem: é cada vez mais raro vermos pessoas traba-lhando de terno ou tailleur.

Mas também é fato que as dificul-dades de escolha se tornam mais di-fíceis na informalidade, pois a gama de opções é muito maior. Se a em-presa impõe uniforme ou exige que se trabalhe de terno, não há muito o que se pensar. Mas se as pesso-as são livres para trabalhar com roupas informais, o risco de alguém exagerar na desenvoltura torna-se maior. Um jeans tradicional, escu-ro, com camisa e sapatênis, compõe um visual elegante. Mas um jeans desbotado, rasgado, com camise-ta regata e tênis coloridos, pode comprometer até mesmo a credibi-lidade da empresa. Nesses casos, é sempre bom lembrar que “menos é mais” e que a discrição é quase sempre o melhor caminho. Olhar-se no espelho com uma autocrítica sincera normalmente ajuda a evitar excessos.

Etiqueta Profissional:o bom senso resolve!

[email protected]

Page 23: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 23

Não é exagero dizer que a forma como as pessoas se vestem é de-terminante para a construção de uma imagem de confiança de uma empresa ou instituição. Imagine o exemplo de um supermercado, lo-cal onde compramos produtos para nossa intimidade (alimentos, pro-dutos de higiene e limpeza). Se as pessoas não transmitirem a ideia de cuidado pessoal e asseio, o cliente tende a pensar: “Se ele não cuida de si mesmo, será que cuida do que vou levar para minha casa?” E a mesma conclusão podemos ter em todas as áreas de trabalho, pois sempre estamos a serviço de outras pessoas.

Vestuário é apenas um tópico de tudo o que a Etiqueta Profissional estuda. Tudo o que se refere ao comportamento humano nos am-bientes profissionais faz parte da construção dos códigos de conduta para a busca de harmonia nas re-lações de trabalho. Entre as áreas de estudo – sempre em revisão e evolução, pois o próprio comporta-mento humano muda o tempo todo – estão as questões de gênero (ho-mem-mulher), a comunicação pes-soal, o uso de novas tecnologias (a chamada netiqueta), a convivência com os diversos níveis hierárquicos e tantos outros.

Não é exagero dizer que a forma como as pessoas se vestem édeterminante para a constru-ção de uma ima-gem de confiança de uma empresa ou instituição

Como esse código de conduta é formado por regras tácitas, e não rígidas ou formais, é comum termos dúvidas sobre como agir nas mais diversas situações. Em quase todos os casos, o bom senso é o melhor caminho: a discrição, a leitura cri-teriosa dos diferentes ambientes e o cuidado para não se ‘ultrapassar o sinal’ são sempre escolhas mais sensatas.

Page 24: Revista SESCAP-PR #03

24 Revista SESCAP-PR

Consultoria & Legislação gratuito até 31 de marçoO acesso gratuito ao “Consultoria & Legislação”, que encerrava em

31 de dezembro de 2013, foi estendido até o dia 31 de março. De acor-do com o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, a prorrogação bene-ficia profissionais que buscam consultoria de maneira ágil e atualizada. Além de receber um informativo semanal, com as principais atualizações da legislação, matérias e notícias, os representados recebem de manei-ra gratuita consultoria especializada e preventiva nas áreas de Tributos Federais; Contabilidade e Assuntos Societários; IPI; Trabalhista e Previ-denciária; além de Tributos Estaduais (Paraná) e Municipais (Curitiba).E ainda é possível realizar consultoria.+ www.sescap-pr.org.br/consultoria

Convênios em Curitiba e no interiorAssociados ao SESCAP-PR podem se beneficiar com os vários convê-

nios firmados pela entidade. As parcerias garantem descontos nos ser-viços oferecidos por empresas de diferentes áreas como saúde, hote-laria, instituições de ensino, estacionamentos, empresas de software, alimentação, dentre outras. Os convênios são firmados com empresas localizadas em Curitiba e nas nove cidades onde o SESCAP-PR possui escritórios regionais. A relação de todos os convênios e os detalhes dos benefícios concedidos podem ser consultados no site do SESCAP-PR. + www.sescap-pr.org.br na seção Convênios.

Inovação: cursos e palestras em vídeoAntenado às tendências do universo digital, o SESCAP-PR inova mais

uma vez disponibilizando cursos e palestras em vídeo para associados e representados. O novo formato faz parte das ações do planejamento estra-tégico da entidade iniciadas em 2012 e foi pensando para facilitar e ampliar a disseminação de informações importantes aos empresários de serviços por diversos canais de comunicação. “É uma forma de facilitarmos o acesso e o compartilhamento de conhecimento com empresários de todos os mu-nicípios que representamos. Esse modelo, também garante mais liberdade ao profissional, que pode assistir à palestra ou curso a qualquer momento”, disse o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke. A palestra “Simplificação dos procedimentos de abertura de empresas”, realizada em parceria com a Junta Comercial do Paraná no início de fevereiro, é a primeira a ser disponi-bilizada nesse novo formato. + Assista em www.youtube.com/SESCAPPR

Page 25: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 25

Universo digitalVocê sabia que o SESCAP-PR possui perfis nas redes sociais Twitter,

Facebook e Youtube? O objetivo é estreitar o relacionamento com asso-ciados, representados e integrantes das empresas do setor de serviços. Pelos canais, o usuário pode acompanhar as principais notícias da entida-de e do setor de serviços, agenda de cursos, eventos, vídeos e fotos das atividades promovidas pelo SESCAP-PR. Outra vantagem proporcionada é a agilidade para obter informações, a interatividade e a maior proximi-dade entre empresa e público. Participe das redes sociais do SESCAP-PR.

Curta a página no Facebook www.facebook.com/sescappr.parana,siga a entidade no Twitter www.twitter.com/sescappr e assista aos vídeos no Youtube www.youtube.com/sescappr

Page 26: Revista SESCAP-PR #03

26 Revista SESCAP-PR

Nelson Zafra no CFCO diretor secretário geral do SESCAP-PR, Nelson Zafra, é o novo vice

-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A solenidade de posse foi realizada no dia 19 de fevereiro, em Brasília. Além da vice-presidência, Zafra também assume a coordenadoria da Câmara de Registro da entidade. O contador José Martonio Alves Coelho, do Ceará, fica à frente da presidência do Conselho, para o biênio 2014-2015.

+ www.cfc.org.br

26 26 Revista SESCAP-PR

Agenda de cursos

QualificaçãoMais de 300 eventos até dezembro

Agenda prevê cursos, palestras e seminários em Curitiba e interior do Estado

Profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos poderão escolher entre as mais de 300 opções de cursos, seminários e palestras que serão ofertados pelo SESCAP-PR em 2014. Os temas envolvem diversas áreas como tributária, fiscal, liderança, gestão financeira e do tempo, rotinas trabalhistas, atendimento ao cliente, recru-tamento e seleção, SPEDs fiscal e contábil, IFRS, auditoria contábil, Imposto de Renda, E-social, Holding, dentre outros assuntos.

As capacitações, que serão realizadas em Curitiba e em diversas cidades do interior do Estado, possuem de 4 a 15 horas/aula. Em todos os cursos, o SESCAP-PR disponibiliza apostila como material de apoio e certificado aos participantes. “Os conteúdos ministrados vêm ao encontro das exigências do mercado de trabalho e às necessi-dades do profissional moderno. Hoje, o conhecimento é o grande diferencial”, disse o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke.

Para acessar a programação completa de cursos, acesse www.sescap-pr.org.br e clique em Qualificação, Cursos.

Posse da diretoria do SESCAP-CearáO presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, participou da solenidade

de posse da nova diretoria do SESCAP-Ceará. O evento, realizado em For-taleza, contou com a presença de autoridades e lideranças empresariais de vários estados brasileiros, entre eles, o presidente da Fenacon, Mário Elmir Berti. A nova diretoria (gestão 2014/2018) tem como presidente o empre-sário Daniel Mesquita Filho; vice-presidente José Carlos Fortes Rocha e na diretoria administrativa Amanda Barbosa Monteiro Rodrigues.

Page 27: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 27

Berti assume a presidência da Fenacon

A Federação Nacional da Em-presas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) realiza em março a pos-se oficial da diretoria eleita para o período de 1º de janeiro de 2014 a 30 de junho de 2018. Quem assume a presidência é o paranaense e ex-presidente do SESCAP-PR, Mário Elmir Berti. A solenidade será reali-zada no dia 14, no Castelo do Batel, em Curitiba. O vice-presidente do SESCAP-PR, José Reinaldo Vieira assume o cargo de Diretor Financei-ro do Instituto Fenacon (IFEN).

ISS em debateO SESCAP-PR solicitou a revisão do posicionamento do fisco em relação

à sistemática de tributação do Imposto Sobre Serviço (ISS) de São José dos Pinhais. A reivindicação partiu das empresas de locação de mão-de-obra temporária, ao perceberem a ocorrência do aumento da carga tributária com os atuais procedimentos adotados pelo município. O pedido foi feito durante encontro do presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, com o se-cretário de Finanças de São José dos Pinhais, Pedro Setenareski Filho, no dia 18 de fevereiro. O documento também foi assinado pelo diretor da As-sociação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (ASSERTTEM), Marcos Aurélio de Abreu Rodrigues e Silva.

Encontro de Lideranças da Micro e Pequena Empresa

O presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, compôs a mesa diretora do “X Encontro Nacional de Lideranças da Micro e Pequena Empresa”, re-alizado em 25 de fevereiro, no Centro de Eventos Victoria Villa Hotel, em Curitiba. O evento contou com a participação especial do ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE/PR), Guilherme Afif Domin-gos. Para Kalinke, a luta pelo tratamento diferenciado a pequenos empre-sários é fundamental, a fim de fomentar o desenvolvimento e a economia do País. “Com tanta burocracia imposta, os empresários e o poder público precisam se unir”, disse. e lutar por sua redução. Essa é uma das bandeiras

Mário Elmir Berti

José Reinaldo Vieira

Page 28: Revista SESCAP-PR #03

28 Revista SESCAP-PR

Grupo de Estudos em ToledoO eSocial foi o tema predominante da primeira reunião de 2014 do Grupo

de Estudo do SESCAP-PR em Toledo. Durante o encontro, realizado dia 14 de janeiro, os integrantes definiram a elaboração de uma cartilha sobre o eSocial direcionada aos empresários. “O eSocial vai impactar diretamente os empre-sários e não apenas os escritórios de contabilidade. Daí a importância de es-tarmos sempre bem informados”, frisou o diretor da regional Leandro Ramos.

+ (45) 3054-5600 – Regional Toledo

IFRS em pauta “Demonstrações Contábeis de acordo com o IFRS” foi o tema do curso

realizado em Foz do Iguaçu, no dia 21 de janeiro, pelo consultor empresa-rial Laudelino Jochem. Ele abordou as principais alterações na MP 627/13, entre elas a adequação das normas tributárias e contábeis, alterações nas bases de cálculo PIS e COFINS, distribuição de lucros e juros sobre o capital próprio. De acordo com Laudelino, o objetivo é apresentar as novidades que a resolução traz para o dia-a-dia. “Uma questão que demanda muita atenção é a carta de responsabilidade de administração, obrigatória para todas as empresas. Caso contrário, os contadores não podem fazer as de-monstrações”, completou.

+ (45) 3572-3948 – Regional Foz do Iguaçu

SESCAP-PR firma parceria com Caciopar

O SESCAP-PR firmou parceria com a Coordenadoria das Associações Co-merciais e Empresariais do Oeste do Paraná - Caciopar. Pelo acordo, os associados da entidade passam a desfrutar de vantagens para participar do programa FORCEC (Formação em Consultoria) do SESCAP-PR. Para o diretor regional de Cascavel, Michel Lopes, o objetivo é proporcionar a ca-pacitação de novos consultores para atuarem junto aos gestores empresa-riais e fomentar a integração entre as entidades. O acordo foi assinado em fevereiro pelo presidente da Caciopar, Mario Costenaro.

+ www.sescap-pr.org.br/forcec

Page 29: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 29

BoaIdeia

Seja a pessoa certa no lugar certo

Eduardo Ferraz

Você já parou para refletir sobre o que faz você ser diferente? Quais são suas características mais mar-cantes? Que ferramentas possui para conseguir o que almeja? O que gostaria de mudar? Estes são ques-tionamentos que o livro “Seja a pes-soa certa no lugar certo” se propõe a responder.

Com orientações sobre como aprimorar pontos fortes e adminis-trar pontos fracos, o livro tem como objetivo proporcionar uma experi-ência que dará um novo rumo à vida profissional do leitor ou irá ajudá-lo a ser, cada vez mais, a pessoa certa no lugar certo.

De acordo com o autor, quando investimos em autoconhecimento entendemos melhor quem somos e fica mais fácil decidir o que fazer e aonde queremos chegar. Ao saber como funciona sua personalidade, será possível utilizar soluções práti-cas para posicionar-se onde você se sinta mais forte, seguro e produtivo no mundo dos negócios.

Os 7 hábitos das pessoasaltamente eficazes

Stephen R. Covey

Considerada uma das publica-ções mais influentes do século XX no mundo dos negócios, “Os 7 há-bitos das pessoas altamente efica-zes” traz princípios para solucionar problemas pessoais e profissionais.

Para Stephen R. Covey, vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos. São eles que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas ou da-quelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcan-çar êxito. São abordados o auto-domínio, a relação com os outros (trabalho em equipe, cooperação e comunicação) e a importância da re-novação contínua.

A obra, que já vendeu mais de 15 milhões de exemplares em todo o mundo, defende que o melhor in-vestimento é melhorar a si mesmo, desenvolvendo hábitos para se tor-nar uma pessoa melhor no trabalho e na vida pessoal.

Revista SESCAP-PR 29

IdeiaBoaIdeiaBoa

Page 30: Revista SESCAP-PR #03

30 Revista SESCAP-PR

SPED Contábilpara lucro presumido.

Diretor da Versus Consultoria e Treinamentos Empresariais, Gestor e consultor do SESCAP – CONSULTORIA & LEGISLAÇÃO.

Com o advento da Instru-ção Normativa RFB nº 1.420/2013, as empresas

tributadas pelo lucro presumido de-verão transmitir a escrituração con-tábil digital (ECD) ao SPED. Assim, a obrigatoriedade dar-se-á em rela-ção aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2014.

A ECD é uma exigência legal, oriunda da legislação comercial, e não pode ser confundida com a escrituração fiscal, que tem por objetivo atender as obrigações es-tabelecidas pelos órgãos da admi-nistração tributária. A cobrança é amparada nas Leis nº 10.406/2002 – Código Civil e 6.404/1976 – Lei das S/A. As punições pela omissão ou falhas na escrituração são des-critas na Lei nº 11.101/2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empre-sário e da sociedade empresária. O Conselho Federal de Contabilidade exige a aplicação, por exemplo, da ITG 2000 (aprovada pela Resolução CFC nº 1.330/2011), que dispõe so-bre a escrituração contábil.

Paralelo à exigência da legisla-ção comercial em manter a escri-turação contábil, a Receita Federal dispensa a contabilidade das em-presas tributadas pelo Lucro Pre-sumido. Isso deve-se ao fato de a Receita exigir somente o que neces-sita para fiscalizar a apuração dos tributos de sua competência. Como a tributação é baseada no fatura-mento, são exigidos o livro caixa e registro de inventário, uma vez que o art. 45, parágrafo único, da Lei nº

8.981/1995 menciona que suprem a necessidade da ECD.

A dispensa da escrituração so-mente se aplica para fins fiscais, perante a legislação do imposto de renda (IR). Para licitações, finan-ciamentos, empréstimos bancários será sempre exigida.

Quanto à distribuição de lucros, o art. 20 da Lei nº 8.541/1992 e ADN Cosit nº 4, de 1996, descreve que, sem incidência de IR (dispensa-da, portanto, a retenção na fonte), é válido ao titular, sócio ou acionista da pessoa jurídica, o valor corres-pondente ao lucro presumido, dimi-nuído de todos os impostos e con-tribuições (inclusive adicional do IR, CSLL, Cofins, PIS/Pasep) a que esti-ver sujeita a pessoa jurídica (PJ).

Acima disso, a PJ poderá dis-tribuir, sem incidência do IR, até o limite do lucro contábil efetivo, des-de que demonstre, via escrituração contábil feita de acordo com as leis comerciais, que esse último é maior que o lucro presumido. Aí nasce a obrigatoriedade da transmissão da ECD.

Conforme dispõe a Instrução Normativa RFB nº 1.420/2013, as empresas tributadas pelo lucro pre-sumido que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do Impos-to sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), parcela dos lucros ou divi-dendos superiores ao valor da base de cálculo do Imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiverem sujeitas, deverão transmitir a ECD.

E agora?

Rômulo Albuquerque Silva

[email protected]

Page 31: Revista SESCAP-PR #03

Revista SESCAP-PR 31Revista SESCAP-PR 31

SPED Contábilpara lucro presumido.

twitter/sescappr

fb.com/sescappr.parana

sescap-pr.org.br

SESCAPPR Rua Marechal Deodoro, 500 - 10º/11º andares - Curitiba-PR

Representa mais de 35 mil empresas de serviços no Estado. Possuí sede em Curitiba e nove escritórios regionais, que atendem aos 332 municípios de sua base territorial. É o segundo maior sindicato no ranking do Sistema Fenacon, em volume de associados, serviços oferecidos, organização e representatividade!

Junte-se ao SESCAP-PR

Sua associação representa o fortalecimento do setor!

Saiba mais: www.sescap-pr.org.br/associese

Associe-se ao SESCAP-PRe usufrua das vantagens!

Representa mais de 35 mil empresas de serviços no Estado. Possuí sede

• Descontos em Cursos, Palestras, Treinamentos e Seminários• Programas de qualificação profissional• ProAnalir• Assistência Jurídica/Análise Contratual• Grupo de Estudos• Desconto na emissão/renovação de certificados digitais• Convênios e parcerias com empresas de diferentes segmentos• Representação das categorias junto aos poderes municipais, estadual e federal• Comissão de Precificação de Serviços Contábeis (Copsec)

Com

unica

ção

- SE

SCAP

-PR

Page 32: Revista SESCAP-PR #03

32 Revista SESCAP-PR32 32 Revista SESCAP-PR

Resultado para o Sebrae é tudo.Sua empresa nasceu para ter resultados e o Sebrae

está aqui para ajudar na gestão do seu negócio.

Conte com nossos cursos, palestras e consultorias

para lucrar e vender mais. Entra ano e sai ano,

nosso negócio é oferecer conhecimento. Com os

especialistas do Sebrae, você tem mais resultados.

E pra você, o que é resultado?Acesse www.resultadopramim.com.bre continue lucrando em 2014.

0800 570 0800 / www.sebraepr.com.br