Revista Sindloc-SP

3
REVISTA SINDLOC SP GRAVAME NÃO É MAIS PROBLEMA Projeto pioneiro viabiliza leilão de usados com liberação rápida do carro O Mão Santa Oscar transmite dicas de liderança para empresários do setor Ano XVII – Edição 144 - abril 2013 Mercado de importados de olho no Brasil e nas locadoras Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo

description

Uma publicação do Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo (Sindloc-SP).

Transcript of Revista Sindloc-SP

Page 1: Revista Sindloc-SP

REVISTA

SindlocSpGRAVAME NÃO É MAIS PROBLEMA

Projeto pioneiro viabiliza leilão de usados com liberação rápida do carro

O Mão Santa Oscar transmite dicas de liderança para empresários do setor

Ano XVII – Edição 144 - abril 2013

Mercado de importados de olho no Brasil e nas locadoras

Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo

Page 2: Revista Sindloc-SP

12 revista sindloc

Mais de 200 empresários do setor de locação, além de parceiros do Sindloc-SP, reuniram-se no último dia 21 no hotel In-terContinental, em São Paulo, para a pales-tra do ex-jogador da seleção brasileira de basquete, Oscar Schmidt. Na sequência, foi promovido um jantar de confraterniza-ção. O evento faz parte de um ciclo de pa-lestras que a entidade realiza para estreitar o relacionamento com gestores.

O encontro permitiu uma interação úni-ca entre empresários, parceiros e fornece-dores, todos em grande número, atraindo inclusive os patrocínios de Fiat Itaú, Grand Brasil, SegPlus e Infosistemas. Além da ma-ciça presença dos associados, o evento re-gistrou a participação de representantes da Volkswagen, GM, Renault, Ford, Hyundai, Banco Safra e Banco Ford.

Após afastar-se das quadras, Oscar Schmi-dt – ícone do esporte no Brasil – passou a se dedicar a transmitir sua experiência de 33 anos. Durante a pales-tra, o atleta falou da sua trajetória e desta-cou importantes lições sobre liderança, desa-fios, motivação, carrei-ra, trabalho em equipe e inovação. Destacou ainda que o sucesso só é possível com de-terminação, empenho, trabalho e a dedicação de todo um time.

Para Oscar Schmidt, a motivação pode ser entendida como a base

para qualquer empresa. Esse conceito, se-gundo ele, está baseado em alguns fatores, tais como trabalho interessante, que pro-porcione desafios, autonomia e aprendiza-dos; auto-realização, quando se tem prazer ao realizar as atividades; reconhecimento; segurança e estabilidade; diálogo de de-senvolvimento, quando há um feedback de incentivo do empregador; promoção ou crescimento na organização ou no time; condições de trabalho; e a remuneração.

Além disso, a própria empresa deve estar motivada, buscando novos desafios e oportunidades, além de encarar as dificuldades. “A experiência no esporte me ensinou que o sucesso é consequência de trabalho e foco. Sempre quis ser

melhor dia após dia nas quadras. Busquei permanentemente novos desafios para ob-ter sucesso e chegar onde eu sonhava. To-das as pessoas e empresas precisam ter uma motivação para colecionar conquistas. Se a corporação está estimulada, seus colabora-dores também estarão”, ressalta.

Mas, para o eterno Mão Santa, a organiza-ção e seus funcionários só estarão motivados se houver um líder preparado para treinar e incentivar as equipes, estabelecendo diálogos e admitindo as suas responsabilidades. “Líder tem de treinar mais do que todas as outras pessoas, deve se destacar e ser exemplo para todos. Ele protege e ensina a sua equipe. Não é fácil liderar, pois requer paciência e muita disciplina. Considero-me um vencedor por-que não deixei nada por fazer. Fui um líder no basquete porque me dediquei ao esporte e almejei sempre a superação”, revela.

Um líder também deve ter visão, sabendo onde quer chegar e não apenas sonhar; ser apaixonado pela empresa e pelo que faz; e re-conhecer a importância de formar um time competente, que esteja alinhado aos interes-ses e objetivos da corporação. Afinal, o líder vende suas ideias e, para isso é necessário ter como característica a capacidade de mobili-zar. Da mesma forma que se movimentam nações inteiras em nome de um objetivo, as-sim deve ocorrer também nas organizações.

EVEnTO

A motivação corporativa por Oscar Schmidt

Foto

s: G

usta

vo D

e G

aspa

ri

Page 3: Revista Sindloc-SP

revista sindloc 13

“Costumo dizer que todos os conceitos estão inseridos em cinco valores, são eles: visão, decisão, time, obstinação e paixão. Visão não só no sentido de olhar adiante, mas de enxergar oportunidades; decisão porque tudo depende de uma escolha; time para lutar pelos objetivos, afinal, jamais conquistaremos sucesso sozinho, obstina-ção e perseverança para trilhar o caminho traçado e paixão, para ter prazer com aquilo que se faz”, resume Oscar Schmidt.

Ciclo de palestrasA iniciativa de promover eventos regu-

lares para os associados é uma forma de ampliar o intercâmbio de informações e experiências entre os gestores das locado-ras. “A intenção é que, durante essas con-versas, sejam identificadas oportunidades

de negócios e parcerias, contribuindo para a consolidação do nosso setor. Os eventos serão temáticos, de acordo com a demanda dos nossos associados, e contarão com re-nomados palestrantes”, destaca Alberto de Camargo Vidigal, presidente do Sindloc-SP.

No encerramento do evento, a diretoria apresentou uma lista de palestrantes para as próximas edições. Entre os nomes esta-va o do navegador Amir Klink, do técni-co campeão olímpico e tri mundial com a seleção brasileira de vôlei, Bernardinho, do economista e ex-ministro da Fazenda Pedro Malan e do maestro João Carlos Martins. Além de escolherem o melhor convidado, os associados puderam sugerir outros nomes. O resultado deve ser divul-gado em breve, bem como a data, o horá-rio e local do evento.