Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

51
Spa Brasil Revista Digital - ABC Spas Especial Premiação da Lapinha SPA Entrevista O fundamental é a experiência inesquecível para o cliente Saúde A questão dos agrotóxicos e os alimentos orgânicos Responsabilidade Social Conheça o Programa Levar Bem-Estar 4ª edição - Abril/Maio/Junho

description

Revista Trimestral da ABC Spas

Transcript of Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Page 1: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Spa BrasilRevista Digital - ABC Spas

Especial Premiação da Lapinha SPA

EntrevistaO fundamental é a experiênciainesquecível para o cliente

SaúdeA questão dos agrotóxicos

e os alimentos orgânicos

Responsabilidade SocialConheça o Programa Levar Bem-Estar

4ª edição - Abril/Maio/Junho

Page 2: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

EditorialEstamos chegando ao final da 6a edição do

Spa Week e junto com ela uma certeza ainda mais

forte: a demanda por bem-estar permanece em

pleno crescimento! Ainda que pudesse existir algu-

ma insegurança quanto à continuidade do aumen-

to da procura pelos serviços oferecidos pelos spas,

a mesma tem sido constantemente rechaçada pe-

las novidades e maior exposição deste segmento.

Somado a isto verificamos um significativo incre-

mento do nível de profissionalização e qualidade

dos spas e clínicas de estética do país. Ademais,

com igual força e apoio geral do mercado, vem

crescendo o programa que nos faz orgulhar de seus

resultados e propósitos originários: o Programa

Levar Bem-Estar. A concretização do programa

é reflexo de toda a conscientização e responsabi-

lidade social de um crescente grupo de profissio-

nais que busca disseminar o que uma menor parce-

la da população já encontra dentro dos spas: o bem-

estar e a qualidade de vida. Nesta edição apresen-

tamos a você detalhes das ações já executadas e

em desenvolvimento por este projeto que agora já

se tornou realidade.

Diante de todo este contexto, incentivamos você a

apreciar um pouco desta experiência que nos tem

estimulado a trabalhar para crescer junto com o

mercado!

Gustavo Albanesi - Presidente da ABC Spas

Page 3: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01
Page 4: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Entrevista

Ações de marketing :O fundamental é a experiência inesquecível para o cliente

6Responsabilidade Social Conheça o Programa Levar Bem-Estar

22

Especial

Lapinha: décadas de tradição e inovação

28

Saúde

Massagem: grande aliada no tratamento da dor

14

Alimentação

A questão dos agrotóxicos e os alimentos orgânicos

44

Spa Turismo

O cenário Global do Turismo Spa

36

Índice

Visão completa das oportunidades do Ambiente Digital.Nossos professores são alguns dos melhores profissionais do mercado. 15/08 a 06/12/2011 às 4ª e 5ª feiras, das 19h30 às 22h30 - 86 horas de duração.

Tel: 11 - 3065-6464www.madiamarketingschool.com.br

APROVADO COM NOTA 9,7 PELOS NOSSOS ALUNOS.

Inscrições abertas para a 5ª turma,agende uma aula de apresentação.

ACESSO NOSSAS REDES SOCIAIS

Expediente

A Revista Digital ABC Spas é uma publicação trimestral e gratuita da Associação Brasileira de Clínicas e Spas - ABC Spas

www.abcspas.com.br

Coordenação GeralElaine Vieira

Coordenação EditorialMaria Simões

DiagramaçãoLeonardo Teodoro

Área ComercialPaluma Caterina

Page 5: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Visão completa das oportunidades do Ambiente Digital.Nossos professores são alguns dos melhores profissionais do mercado. 15/08 a 06/12/2011 às 4ª e 5ª feiras, das 19h30 às 22h30 - 86 horas de duração.

Tel: 11 - 3065-6464www.madiamarketingschool.com.br

APROVADO COM NOTA 9,7 PELOS NOSSOS ALUNOS.

Inscrições abertas para a 5ª turma,agende uma aula de apresentação.

ACESSO NOSSAS REDES SOCIAIS

Page 6: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Todo empreendimento de sucesso está baseado em boa qualidade dos serviços, treinamento de colaboradores, gestão do negócio, gestão de pessoas, entre outros aspectos. Utilizar ações de mar-keting e de comunicação também faz parte do investimento imprescindível que um empreendimento tem que fazer.

No segmento de spas e clínicas estéticas e de beleza isto não pode ser diferente, tem que acontecer. Porém, uma boa parte dos empresários do setor vem de áreas mais técnicas em que o conhecimento está mais centrado em tratamentos e massagens.

O fundamental é a experiência inesquecível para o cliente

Seja qual for a ação de marketing e de comunicação ou qual for a ferramenta e a estratégia utilizada, o foco sempre será o encantamento do cliente.

E como eles são responsáveis por toda a estratégia do negócio, nem sempre têm tempo para se dedicar às ações de comuni-cação, ou não têm equipe para essa função, ou ainda não têm budget para investir nessas ações contratando serviços especializados.

Portanto é natural que o retorno do in-vestimento feito no negócio demore mais tempo para acontecer e que muitos em-preendimentos acabam por fechar. A nos-sa reportagem conversou com especialis-tas em marketing, redes sociais e mercado de luxo para trazer dicas fáceis, de baixo custo que possam ajudar os empresá-rios do setor a incrementar os negócios e a encontrar uma saída para a questão.

6

Divulgação

Page 7: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Primeiro a lição de casa

Os especialistas consultados foram unânimes em dizer que antes de qualquer ação de divulgação, o empresário pre-cisa estar com a ‘lição de casa’ em dia. Isto significa que o plano de negócios tem que estar bem elaborado, as con-tas equilibradas e que o proprietário tem que ter uma visão realista do seu negócio.

“O empresário desse segmento geral-mente está tão envolvido nas demandas da operação do negócio, que acaba por não dar toda a atenção que deveria ao cliente e suas características”, diz Antonio Novaes, diretor de marketing da ABC Spas. Segundo ele o proprietário não pode se deter ape-nas aos problemas do negócio, ele tem que buscar oportunidades na sua região, ma-peando espaços em que se possa esta-belecer parcerias como em academias, condomínios e outras empresas locais. “Os spas urbanos, por natureza, são negócios lo-calizados em grandes centros, então o raio de ação é menor, porque é muito complica-do para o cliente se deslocar por boa parte da cidade para chegar ao spa, então estra-tégias envolvendo a região em que ele está inserido são mais eficazes”, afirma Novaes.

Spa Brasil - ABC Spas

O fundamental é a experiência inesquecível para o cliente

Ele afirma também que parcerias com academias são grandes oportunidades, pois boa parte dos clientes que frequentam spas e clínicas praticam alguma atividade física, pelo menos duas vezes por semana, o que deixa claro o potencial desse público.

“Outras ações importantes são ouvir o cliente para entender quais são as suas preferências e como melhorar os serviços oferecidos, e ficar de olho na concorrência, frequentando spas e conhecendo as novi-dades e tendências do setor”, diz Novaes.

7

Antonio NovaesDiretor de marketing da ABC Spas

Divulgação

Page 8: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Suzane Strehlau, professora da ESPM em marcas de luxo e produtos de consu-mo, salienta que os spas têm que tratar o contato com o cliente como um rela-cionamento e não como uma transação comercial. “Este é um dos mercados mais promissores para o estilo de vida contem-porâneo. Os spas têm que ser uma espécie de ‘ilha da tranquilidade’, têm que deixar na memória do cliente uma sensação de bem-estar físico, deixar marcada uma experiência emocional”, afirma Suzane.

Ações com mídias sociais

Para Antonio Novaes, se o negócio não existir no mundo virtual, deixará de exis-tir também no mundo real. “Em meu spa, 73% dos nossos clientes nos encontraram por meio de buscas na internet. No caso do Spa Week, por exemplo, 40% dos pau-listas que nunca haviam ido a um spa, chegaram aos spas por meio da Internet. É um público que não se pode ignorar e a tendência é crescer”, salienta Novaes.

O mercado spa é novo, ainda está construindo sua história e a inter-net, por oferecer ações e ferramentas acessíveis, pode ajudar o empresário a alavancar os negó-cios. Fábio Ro-winski, diretor de mídia e operações da iProspect, dá algumas dicas para realizar ações eficazes no mundo da web.

Entrevista

“Hoje há duas portas de entrada no universo digital que são consoli-dadoras de audiência: o Facebook e o Google. As pessoas estão ali e é ali que os negócios têm que estar!”, diz Fábio. Ele recomenda que no Facebook o spa ou clínica marque a sua presença por meio de uma ‘fan page’ que seja dinâmi-ca, com atualizações constantes para não parecer que foi esquecida pela empresa.

8

Spa Brasil - ABC Spas

Divulgação

Page 9: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Internet ou se quer que a visita seja dire-cionada para o site do estabelecimento.

A segunda porta de entrada da in-ternet mencionada por Fábio é o fa-moso buscador Google. Ele destaca que essa ferramenta possibilita que o em-presário invista em links patrocinados, para sempre que uma pesquisa for fei-ta com as palavras-chave do negócio, coloque o empreendimento nas primei-ras posições dos resultados de busca.

A importância da ‘fan page’ é que ela aumenta o número de clientes (fãs) e é uma forma barata de trabalhar essa mí-dia. Outra recomendação de Fábio é que o responsável pelo perfil no Facebook fique atento ao ‘Market Place Ads’, link que aparece no canto direito da página, que é um recurso que gera um bom tráfego e é barato. “É um recurso fácil de se uti-lizar, você pode fazer sozinho, pagar no cartão de crédito e com um valor baixo en-tre R$ 200,00 e R$ 300,00 por mês, você mesmo pode desenvolver uma ação de divulgação do seu negócio”, ensina Fábio.

Outro cuidado que o especialista recomenda é estabelecer a estratégia a ser adotada antes de fazer essa ação, para definir se quer levar o internauta para conhecer a própria ‘fan page’ na

Fabio Rowinski Diretor de mídia e operações da iProspect

9

O fundamental é a experiência inesquecível para o cliente

Spa Brasil - ABC Spas

Divulgação

Page 10: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

essas atividades com a contratação de es-pecialistas dedicados a realizar essas estra-tégias e ações e a monitorar as redes sociais e os links patrocinados”, ressalta Fábio.

Se o estabelecimento tiver orçamen-to possível para ações mais impactantes e consequentemente mais caras, pode optar por contratar uma empresa espe-cializada em mídias digitais que, além de administrar e monitorar os recursos do Facebook, Google, Twitter, entre outros, fará uma ação altamente eficaz chamada SEO (Search Engine Optimization). Essa

De acordo com ele, para que isso fun-cione bem e traga bons resultados, é pre-ciso escolher bem as palavras-chave do negócio, como no caso do segmento spa, palavras evidentes como spa, saúde, bem-estar, beleza, massagem e palavras mais relacionadas às peculiaridades do estabe-lecimento como algum serviço exclusivo ou um tratamento ou massagem diferente.

“Também com pouco investimento, na casa dos R$ 200,00 a R$ 300,00 por mês, é possível explorar essa ferramenta de comunicação e obter bons resulta-dos. Mas vale lembrar que o retorno do investimento levará um pouco mais de tempo para ser obtido se compararmos

Entrevista

10

Spa Brasil - ABC Spas

Divulgação: Google Images

Divulgação

Page 11: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

O fundamental é a experiência inesquecível para o cliente

ação trabalha para que o site do estabe-lecimento passe a ser indexado nas buscas no Google e apareça nos primeiros resul-tados dessas buscas. É um trabalho mais técnico que não investe tanto em anún-cio ou link patrocinado, mas que procura tornar o site um ambiente bem receptivo, para alavancar o negócio no mundo digital.

Para ser premium

Um grande diferencial no segmento spa é inserir o negócio em uma catego-ria premium. É uma ação de marketing ousada e que exige que as estratégias do negócio sejam bem mais particulari-zadas. A qualidade dos serviços presta-dos e do atendimento dos profissionais não pode se deter a condições, ela tem que fazer o consumidor sentir e ver uma coerência entre todos os elementos que compõem o spa, desde o design que transmita uma mensagem para o público que ele quer atender, até a originalidade e a entrega de serviços realmente atra-tivos que gerem uma ótima experiência.

11

Spa Brasil - ABC Spas

Divulgação

Page 12: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

“Pequenas e simples ações às vezes tornam o negócio especial, diferenciado. Pode ser um serviço que busque o cliente em casa e o leve de volta, para que ele já deixe as preocupações de lado, mesmo an-tes de chegar ao spa; como pode ser uma ação voltada à pontualidade, por exemplo, em que o cliente ao chegar ao estabeleci-mento não espera nem um segundo para ser atendido, pois já encontrará uma pes-soa livre e pronta para atendê-lo naquilo que ele agendou”, sugere Suzane Strehlau.

Segundo a especialista, o mercado pre-mium ou de alto luxo mudou muito dos anos 80 para cá, assim como a ideia que as pessoas têm dele. Muitos acreditam que luxo é ostentar, o que não condiz com a realidade, pois mesmo na antiguidade, an-tes das marcas existirem, o luxo, o conforto, o exclusivo já era desejado e propagado.

“Uma marca premium é construída pelo empreendimento e pelo seu cliente. Pois se trata de oferecer um produto ou serviço com uma determinada qualidade, para um determinado público e por um deter-minado preço. E entre cliente e fornece-dor não pode haver transação comercial, tem que ter relacionamento. É comum ver que em muitos estabelecimentos os clientes são cadastrados para que tudo o que utilizarem seja cobrado diretamente

Entrevista

12

Spa Brasil - ABC Spas

Divulgação

Divulgação

Page 13: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

no cartão de crédito deles, sem que te-nham que passar pelo caixa depois da ex-periência, por exem-plo. O segredo desse mercado é exceder as expectativas e pro-longar, ao máximo, a experiência de ter vivido algo realmente exclusivo”, diz Suzane.

Ela dá mais algumas dicas para aqueles que querem tornar o spa único e especial. Suzane recomenda que o estabelecimento convide um forma-dor de opinião, que seja reflexo do públi-co que ele quer atingir, para conhecer os tratamentos oferecidos; oferecer trata-mentos relâmpago para clientes próxi-mos do spa, para que também conheçam o estabelecimento; sugere que depois de um determinado tempo seja enviada uma flor para o cliente que não voltou ao spa, lembrando que há algum tempo essa pes-soa estava ali desfrutando de momentos peculiares e agradáveis com o spa, ou que convide a pessoa a voltar e ao agendar um tratamento ela receba, como corte-sia, mais alguns minutos além do tempo estabelecido. O mais importante é fazer uma ação que lembre o cliente que ali ele sempre será recebido como único.

O fundamental é a experiência inesquecível para o cliente

Em relação às ações com o mundo virtual a especialista adverte que tudo tem que ser uma grande vitrine do que de melhor o spa pode oferecer. E que o cliente tem que encontrar no ambiente virtual tudo o que já se oferece no esta-belecimento, como promoções, menu de produtos e serviços, pacotes, tarifas, ações diferenciadas, fotos e design que remetam ao que o cliente realmente vai encontrar, para que gere a vontade de experimentar o que se está vendo ou que motive o cliente a voltar para revi-ver momentos especiais que já teve ali. I

Suzane Strehlauprofessora da ESPM

em marcas de luxo e produtos de consumo

13

Spa Brasil - ABC Spas

Divulgação: Lapinha Spa

Page 14: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Quem nunca sentiu algum tipo de dor? Seja depois de uma atividade física, depois de carregar um grande peso ou por esforço repetitivo ou má-postura? O fato principal é que ao sentirmos dor temos um sinal claro de que algo não está bem. A dor é um indício de

que precisamos prestar mais atenção ao nos-so corpo. E também é um alerta de que é fun-damental procurar um profissional da saúde. Pois a automedicação seja com analgésicos ou anti-inflamatórios pode agravar a dor ou desencadear outros problemas de saúde.

Massagem: grande aliada no tratamento da dorCiência comprova efeitos terapêuticos similares aos analgésicos. A massagem tem sido

cada vez mais procurada como tratamento preventivo da dor

14

Page 15: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Recentemente um estudo apontou que um grande aliado contra a dor é a massagem. Se-gundo cientistas canadenses da Universidade McMaster, foi possível identificar o mecanis-mo bioquímico pelo qual a massagem faz efei-to terapêutico, proporcionando uma mudança biológica nos tecidos.

Ficou comprovado que a massagem tera-pêutica facilita a recuperação após danos musculares, e os autores da pesquisa salien-tam a importância de validar cientificamente os tratamentos baseados no toque, que livram os pacientes de efeitos colaterais de medica-mentos como analgésicos e anti-inflamatórios e que têm sido cada vez mais utilizados como forma complementar ao atendimento médico convencional.

15

Divulgação

Page 16: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Segundo Lígia Posser, cosmotóloga e es-pecialista em estética facial e corporal, a massagem proporciona benefícios fisiológi-cos e psicológicos. No momento em que ativa a circulação, por meio de movimentos como amassamentos, toques mais suaves ou profundos ou de alisamento, há uma liberação de endorfina que age na parte neuromuscular de contraturas e tensões, diminuindo a sensação de dor. Já do ponto de vista psicológico, a liberação de endorfi-nas e serotoninas, proporciona uma sen-sação de bem-estar, relaxamento das arti-culações, tendões e contraturas e melhora também a parte emocional, principalmente nas pessoas que têm carência de toque.

De acordo com Lígia, nem toda dor pode ser tratada com massagem e uma boa ava-liação do estado da pessoa é fundamental, para entender como a dor age, como ela se propaga no corpo, pois dores agudas podem precisar de massagens aliadas a outros trata-mentos como acupuntura, fisioterapia, por exemplo, e as dores crônicas com foco in-flamatório podem piorar com a massagem.

A opinião é compartilhada por Alice Kei-ko, psicóloga, acupunturista com formação em medicina chinesa. Alice também salien-ta a importância de um pré-diagnóstico, de uma anamenese. “A massagem não é indi-cada para todo tipo de dor, pois uma sim-ples dor nas costas, por exemplo, pode ter diversas origens. É importante saber onde a dor se manifesta, quais os hábitos da pes-soa, se fuma, se usa medicamentos, pois

Saúde

16

Spa Brasil - ABC Spas

Ligia Posser Cosmotóloga e especialista em estética facial e corporal

Alice KeikoPsicóloga e Acupunturista

Page 17: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

dependendo do caso a pessoa tem que ser encaminhada a um médico”. Ela comenta a importância da massagem principalmente como uma ação preventiva à dor, espe-cialmente para pessoas muito estressadas, que não conseguem praticar atividades físicas e têm uma rotina bem desgastante

Prevenção

As nossas atividades diárias realmente refletem diretamente na nossa saúde. Um exemplo é a rotina de Gelson Gonçalves, palestrante. Por trabalhar a maior parte do dia em pé, Gelson sente muitas dores nas pernas e canelas. Ele chegou a trocar o tipo de calçado que usava, tomou anti-in-flamatórios, fez fisioterapia, mas encontrou na massagem e na acupuntura o alívio para tanta dor. “Eu não posso ficar duas semanas

sem massagem que as dores voltam. Depois que comecei esse tratamento, que a meu ver é bem completo, a qualidade do meu sono mudou, eu começo bem o dia, fico mais re-laxado e calmo. Sinto que estou investindo realmente em cuidados comigo mesmo”.

A jornalista Vera Moreira, assim como Gel-son, também faz um tratamento preventivo para que as dores que tem não se intensi-fiquem. Há mais de dez anos decidiu aban-donar as medicações e tentar a massagem e a acupuntura para aliviar as dores cervi-cais e lombares que sente. “O alívio que a gente sente é inigualável e como eu ten-ho o hábito de correr e fazer musculação, também procuro no tratamento uma pre-venção às dores nos membros inferiores.”

Massagem: grande aliada no tratamento da dor

17

Spa Brasil - ABC Spas

Vera Moreira - Jornalista

“O alívio que a gente sente é inigualável e como eu tenho o hábito de correr e fazer musculação, também procuro no tratamento uma prevenção

às dores nos membros inferiores.”

Divulgação

Page 18: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

acontece porque vivemos muitas emoções geradas por preocupações verdadeiras ou não, que fazem parte do estresse diário e têm um destino certo: a musculatura”.

Quem nunca ficou conversando no te-lefone segurando o aparelho entre a ca-beça e o pescoço, sem utilizar as mãos? Quem não tem hábitos diários que en-volvem má-postura como curvar muito os ombros, sentar arqueando demais as costas? Depois de anos a fio tensionando diversas partes do corpo, o resultado não poderia ser diferente: dores crônicas pelo corpo, fruto de muita tensão muscular.

Segundo Ala, uma das principais causas da dor crônica está na presença de pontos de tensão na musculatura cervical que se

Liberação de energia

Segundo a Dra. Albamar Albanesi dos Santos, médica homeopata, nós temos uma verdadeira ‘farmácia biológica’ den-tro de nós. “O nosso corpo é um labirinto de energia e quando essa energia está blo-queada, sentimos dor. O grande poder da massagem está em usar diversos movimen-tos e técnicas para liberar a energia, des-bloquear o fluxo dela e estimular a produção de substâncias que diminuem a dor.”

Um ponto muito importante na relação dor e massagem está no tipo da dor. É o que ressalta Ala Szerman, especia-lista em beleza e estética: “A dor crônica é persistente e muda a vida de uma pes-soa, pois é uma das mais complexas e altera todo o sistema nervoso. Isto

Saúde

18

Spa Brasil - ABC Spas

Divulgação

Page 19: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Massagem: grande aliada no tratamento da dor

convertem em estímulos dolorosos. Nesse caso a massagem consegue afe-tar o sistema nervoso autônomo e, por reação reflexa, corrige disfunções ve-getativas do corpo, podendo modificar a dor já instalada e proporcionando alívio.

Geralmente as regiões do corpo que mais apresentam dor, têm uma concen-tração maior de fluidos. Quando a mas-sagem é aplicada nessas regiões, seja com força, pressão ou vibração, ela ajuda na drenagem local desses fluidos, porque consegue atingir os tecidos macios do nosso corpo, como músculos, tendões, ligamentos e articulações onde na maio-ria das vezes a dor está localizada. Dessa forma a massagem ajuda na liberação dos analgésicos naturais (endorfinas, seroto-ninas) que o corpo humano produz, con-tribuindo não só com o alívio da dor, mas com a melhora do sistema imunológico. I

19

Spa Brasil - ABC Spas

Dra. Albamar Albanesi Médica homeopata

Ala Szerman Especialista em

beleza e estética

“A dor crônica é persistente e muda a

vida de uma pessoa, pois é uma das mais com-

plexas e altera todo o sistema nervoso.”

“O nosso corpo é um labirinto de energia e quando essa energia

está bloqueada,sentimos dor.”

Divulgação

Page 20: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Notas

Keiko’s oferece cursos de massagem relaxante oriental e seitai

A Keiko’s Prevenção e Saúde abre turmas para o curso de seitai, em maio, e para o curso de massagem relaxante oriental, em junho. O curso de seitai é livre, tem duração de dois dias, é aberto ao público em geral,

aborda o método “SEITAI”, técnica milenar japonesa de manipulação vertebral. Essa técnica é eficaz no tratamento de dores no corpo como as dores na lombar, dorsal, cervical, no quadril e nervo ciáti-co, tendinite e LER, artrose e enxaqueca, entre outras. As aulas acontecem nos dias 26 e 27 de maio.

Dove promove a prorrogação do Spa Week 6ª edição

A 6ª edição do Spa Week, que acontece entre os dias 14 e 28 de abril de 2012, será prorrogada oficialmente pela primeira vez na sua história. A Dove, patrocinadora oficial do evento, oferece mais uma semana de re-laxamento e cuidados especiais a preços reduzidos. Aproveite e agende a sua terapia até o dia 05/05/2012.

Para saber quais os spas participantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, acesse o www.spaweek.com.br. Também é possível encontrar o spa mais próximo pelo celular. Entre na Apple Store pelo Iphone ou Ipad e baixe o App gratuito da ABC Spas.

MBA Executivo em Marketing em MaioO curso MMM (Madia Marketing Master) da Madia Mar-keting School tem duração de 6 meses e é indicado para pessoas com um mínimo de três anos de experiência profissional, que atuem em áreas como marketing e comu-nicação; empresários e profissionais em cargo de coman-do ou profissionais que desejam abrir o próprio negócio.

Buddha SPA inaugura unidades no Rio de JaneiroNo mês de março o Buddha Spa inaugurou seis novas uni-dades no Rio de Janeiro. Os novos spas foram lançados den-tro das academias Bodytech do Leblon, Barra Cittá América, Shopping Rio Sul, Barra Península, Ipanema e Shopping Tijuca.

Natural Tech acontece em maio em São PauloA 8ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde acontece na Bienal do Ibirapuera, de 24 a 27 de maio, das 11h às 20h. No dia 26 de maio, a ABC Spas fará um seminário, no Porão das Artes, dentro da Bienal, so-bre as “Tendências em Terapias e Produtos Naturais para Spas”.

Divulgação

Page 21: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01
Page 22: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Responsabilidade SocialResponsabilidade Social

Page 23: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

ABC Spas investe em “Levar Bem-estar”

Programa criado pela associação acredita na formação qualificada para o desenvolvimento do setor e em novas oportunidades para comunidades carentes

Page 24: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

A indústria do bem-estar é uma das que mais cresce no Brasil. Mas, todo cresci-mento de fato só é possível com quali-ficação e acesso a todos. Desta forma o setor se desenvolve com credibilidade e qualidade na prestação de serviços.

Diante desse cenário e analisando o im-portante papel que tem a desempenhar como representante do setor, a ABC Spas criou uma ação de responsabilidade social. A diretoria da ABC Spas buscou criar um programa permanente que pudesse cum-prir diversos papéis como democratizar o acesso aos tratamentos de bem-estar e qualidade de vida, que qualificasse novos profissionais, disseminando também uma cultura spa, e que proporcionasse oportunidades a pessoas carentes. Nas-cia assim o “Programa Levar Bem-estar”.

ABC Spas investe em “Levar Bem-estar”Programa criado pela associação acredita na formação para o desenvolvimento do setor e

em novas oportunidades para comunidades carentes.

Segundo Paula Pirovani, coordenadora do projeto na ABC Spas, em 2011 foram criados cursos livres de massoterapia, gra-tuitos, de serviços oferecidos por spas, para pessoas de comunidades carentes. “Num primeiro momento vamos oferecer cursos livres de quick massage, com duração de 4 horas em 4 dias, mas o objetivo é oferecer, em um segundo momento, curso de mas-sagem facial e spas das mãos e pés. Sem-pre buscando a valorização humana e a qualidade de vida por meio do bem-estar”.

Transformando vidas

As primeiras turmas do curso foram formadas no município de Santana de Parnaíba e envolveram a Secretaria de Assistência Social local e a Associação Beneficente Comunidade de Amor Rainha da Paz (ABC Rainha da Paz).

Curso de Massagem - Santana de Parnaíba

24

Page 25: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

ABC Spas investe em “Levar Bem-estar”

Maria Cristina Braga Machado, asses-sora do Fundo Social de Solidariedade de Santana de Parnaíba conta que a realização do curso foi muito positiva, que há uma grande procura e já há turmas fechadas para mais cursos. Segundo ela a proposta do “Programa Levar Bem-Estar” está alinhada com a intenção do Fundo em proporcionar novas fontes de renda para as mulheres da região.

Novas perspectivas, possibilidade de mudança e crescimento profissional são identificados nos depoimentos de quem-realizou o curso. Iracema Ribeiro do Nas-cimento tem 50 anos, é manicure, e não imaginava que poderia ter essa experiên-cia na vida. “Eu vou repetir o curso, gostei bastante, foi muito bom para mim. Várias pessoas gostaram da minha massagem, tanto em salão de beleza quanto na mi-nha família. Pretendo seguir em frente”.

Já Mônica Ribeiro do Amaral, 36 anos e desempregada, assim como Iracema também fez o curso de quick massage por meio da prefeitura de Santana de Parnaí-ba e diz que realizou um sonho ao fazê-lo. “Eu pretendo trabalhar com massagem e, se possível, no meu próprio negócio”.

Curso de Massagem - Rainha da Paz

25

Monica Ribeiro do Amaral Aluna do curso de

Santana de Parnaíba

Page 26: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Na Associação Beneficente Comunidade de Amor Rainha da Paz (ABC Rainha da Paz) que também fica em Santana de Parnaíba, a possibilidade de mudanças também foi percebida. Segundo Ivete Pereira Schia-velli, coordenadora do setor de psicologia da entidade, o intuito da instituição é res-gatar a autoestima das mães que trazem seus filhos para tratamentos e o programa conseguiu atingir esse objetivo. “Tivemos uma primeira turma de 15 pessoas, já te-mos lista de espera para o próximo curso. É muito bom ver que essas pessoas carentes social e intelectualmente estão envolvi-das, comentando entre si e querendo par-ticipar. São mulheres capazes de aprender, elas começaram a ver algo a mais na vida”.

Criar uma cultura spa, democratizando o acesso aos tratamentos de bem-estar e qualidade de vida e gerar novas oportuni-dades de renda a pessoas carentes são dois dos três pilares do “Programa Levar Bem-estar”. O terceiro é a aplicação do conheci-mento adquirido no programa. Todas as vezes em que a ABC Spas promove ações em instituições e afins, ela paga um valor simbólico aos alunos que participaram do programa. Desta forma eles podem colocar em prática o que aprenderam, o que acaba funcionando como um estágio que os torna mais seguros e capazes profissionalmente.

“Tivemos uma primeira turma de 15 pes-soas, já temos lista de espera para o pró-ximo curso. É muito bom ver que essas pes-soas carentes social e intelectualmente estão envolvidas, comentando entre si e querendo participar. São mulheres capazes de aprender, elas começaram a ver algo a mais na vida”.

Ivete Pereira Schiavelli

Responsabilidade Social

Spa Brasil - ABC Spas

26

Page 27: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Como participar

Spas, clínicas de estética e a sociedade como um todo podem participar doando macas dobráveis, cadeiras de quick massage, produtos descartáveis, cremes ou disponi-bilizando terapeutas voluntários para com-partilhar conhecimento e treinar os alunos.

ABC Spas investe em “Levar Bem-estar”

A ABC Spas desenvolve as apostilas, pro-tocolo e formatação do projeto junto às instituições interessadas. E essas insti-tuições providenciam transporte, lanche, es-paço para a realização dos cursos, bem como cuidam também da divulgação e captação das inscrições junto à comunidade local. I

Curso de Massagem - Rainha da Paz

Spa Brasil - ABC Spas

27

Page 28: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Lapinha SPA Décadas de tradição e inovação

Divulgação: Lapinha Spa

Page 29: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Perto de completar 40 anos, a Lapinha conquista o prêmio de

Melhor Spa Destino das Américas

Será que é possível para um empreendi-mento permanecer no mercado por 40 anos unindo a tradição de sua origem com a inovação necessária para manter o negócio? Esta parece ser a receita de su-cesso da Lapinha Spa, que em 2011, além de ganhar o prêmio de maior importância do mercado: o World Spa Awards, na ca-tegoria Best Destination Spa of the Year: America (North & South), também rece-beu o selo Healing Hotels of the World – cedido aos 65 melhores destinos de cura do mundo – e também foi eleita o Melhor Spa Médico do Brasil pelo prêmio Viagem e Turismo – A Escolha do Leitor.

Page 30: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

“A qualidade da Lapinha se deve a mui-to trabalho, humildade, orgulho do nos-so trabalho, e aos pilares que norteiam tudo que fazemos, desde o nosso busi-ness plan até a maneira como trata-mos os nossos clientes”, diz Marianne Brepohl, diretora de marketing do spa.

Quando Marianne fala sobre os pilares da Lapinha, ela se refere às sete terapias que direcionam todas as ações do negócio: hidroterapia, trofologia, espiritualidade, terapia do movimento, fisioterapia, terapia do biorritmo e fitoterapia. Se for necessário acrescentar algum tratamento ao que o spa já oferece ou se for preciso fazer uma reforma, por exemplo, isto só será pos-sível depois de analisar se é algo que está dentro da filosofia da Lapinha, ou seja, se é uma ação possível para o business plan e se está alinhada, ou se pelo menos não de-nigre, os setes pilares do empreendimento.

Sessão Especial

Spa Brasil - ABC Spas

30

Divulgação: Lapinha Spa

Divulgação: Lapinha Spa

Page 31: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Procuramos fazer um raio X do spa para compartilhar com você, leitor da Spa Bra-sil, e para entender mais sobre o negócio e como seus gestores agem para mantê-lo há 40 anos, com sucesso, no mercado. Para se ter uma ideia da importância e di-mensão dos pilares, construir uma simples academia dentro do contexto organiza-cional da Lapinha não é algo tão simples. O primeiro passo foi adequar as novas instalações às ações sustentáveis já man-tidas pelo negócio. A saída para isso foi descoberta em uma visita a um spa em Budapeste, onde encontraram uma aca-demia com diversas soluções sustentáveis.

O spa então construiu uma academia com teto climatizado - com grama plan-tada para manter o ambiente fresco sem a necessidade de uso de ar-condicionado, lu-zes de LED que reduzem os custos em 60% e chão de borracha aproveitada de pneus reciclados. Tudo direcionado para causar o menor impacto possível no ambiente e buscando a certificação em carbono zero.

Tradição de quatro décadas de olho no futuro

A Lapinha surgiu com a bisavô de

Marianne, Dona Margarida, que aos 60 anos teve problemas gástricos. Ela passou uma temporada de três meses em trata-mento numa clínica em Zurique. Na década de 70 spas europeus eram muito voltados à cura e à medicina naturista. Ao retornar ao Brasil, Dona Margarida queria fundar um

Lapinha Spa: décadas de tradição e inovação

“Nós procuramos perceber de que mu-danças do negócio precisa, pois estamos sempre procurando aperfeiçoar o que já oferecemos. Nós percebemos que precisá-vamos acrescentar movimento aos progra-mas já oferecidos. Então, entendemos a necessidade de se ter uma academia. Mas para fazê-la há fundamentos e protocolos a serem seguidos, temos que ter a certeza de que é um investimento viável e modernizar quando necessário, com bastante foco e dentro da filosofia do spa”, diz Marianne.

Spa Brasil - ABC Spas

31

Page 32: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

e networking. “Aqui entendemos que de-vemos investir em treinamentos, estamos sempre de olho em novos cursos e tendên-cias”, diz Marianne.

Prova disso é que há quatro anos a Lapinha vem acompanhando o desenvolvi-mento dos tratamentos anti-aging. “Per-cebemos que os médicos têm pesquisado muito sobre o assunto e estamos acom-panhando esse movimento, já que somos um spa médico focado em beleza e saúde. E semanalmente fazemos uma reunião clínica multidisciplinar, envolvendo desde a recepção até os médicos, profissionais do movimento e de nutrição, para que to-dos tenham sempre uma visão do todo. ‘Essa não é a minha tarefa!’, é uma frase que não é dita aqui porque todos têm que ter postura profissional, estão à serviço das pessoas, da saúde e do bem-estar. É isso que encanta o cliente!”, afirma Marianne.

lugar para compartilhar essas experiências que viveu. Ela levou 20 anos para fundar a Lapinha com as características volta-das à alimentação orgânica, balanceada, respeitando o biorritmo de cada indivíduo e utilizando fisioterapia e hidroterapia.

As clínicas suíças da época de Dona Margarida pararam no tempo e não exis-tem mais. E a Lapinha procurou manter a essência naturalista daquele tempo com a modernização constante. Há 18 anos investe em treinamento e atualização tanto para os proprietários como para os profissionais que trabalham com os trata-mentos, alimentação e outras técnicas.

O spa arca com 50% dos valores dos cursos de atualização e reciclagem para todos os profissionais. Há massagistas que fizeram cursos de massagem na Tailândia, por exemplo, e os gestores participam de eventos internacionais para benchmarking

Sessão Especial

Spa Brasil - ABC Spas

32

Divulgação: Lapinha Spa

Page 33: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Tratamentos direcionados

O spa oferece mais de 40 tratamentos. Isto poderia ser um empecilho para o cliente, já que diante de tanta diver-sidade ele poderia ficar per-dido, sem saber qual o me-lhor tratamento para si. Mas, segundo Marianne isso não acontece, porque cada cliente passa por uma ava-liação e recebe um progra-ma de tratamentos desen-volvido de acordo com a faixa etária, as condições físicas e os objetivos que cada cliente tem, sem contar que há inclusive a escolha do profissional mais próximo do perfil do cliente.

“Há clientes que frequen-tam a Lapinha há 40 anos. A essência do nosso negó-cio não mudou. O que nos mantém jovens é a inovação com cautela, critérios e mantendo a tradição. Somos naturistas e não pode-mos nos esquecer disso. Aqui procuramos tratar as causas e as consequências das questões que cada cliente apresenta. Por exemplo, se o cliente precisa perder peso, aliamos drenagem com ultrassom e ali-mentação balanceada. Assim como esco-lhemos determinados tipos de tratamento e alimentação se a pessoa apresenta ane-mia e assim por diante”, explica Marianne.

Lapinha Spa: décadas de tradição e inovação

Dicas para o seu negócio

A diretora de marketing da Lapinha Spa compartilha algumas dicas que utiliza em seu negócio para os companheiros de mercado. “Primeiro temos que ser hu-mildes e ter orgulho do nosso trabalho, de-pois temos que parar de olhar só para nós mesmos e aprender com o concorrente,

Spa Brasil - ABC Spas

33

“Temos que ter a certeza de que é um investimento viável e modernizar

quando necessário, com bastante foco e dentro da filosofia do spa”

Marianne Brepohl Diretora de marketing

da Lapinha Spa

Divulgação: Lapinha Spa

Page 34: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

aprender juntos, essa troca de experiên-cias é muito comum na Europa e Esta-dos Unidos e temos que fazer isso tam-bém. Em segundo lugar eu acredito que o proprietário de spa não pode ser apenas investidor, tem que entender do que vende, tem que entender de saúde. Ao ter paixão pelo negócio todos percebem, desde o hóspede/cliente até os colabora-dores, isto é fundamental”, diz Marianne.

Ela também reforça a importância de participar de congressos e eventos, convi-dando os representantes dos melhores se-los de certificação de spas para conhecer o empreendimento e desta forma desco-brir quais serviços precisam de ajustes.

Outro ponto que ela salienta é não deixar de acompanhar o cliente, investindo na comunicação que atinge o públi-co que é importante para o negócio. Para tanto a Lapinha Spa investe em asses-soria de imprensa, redes sociais, site, blog, não só para autopromoção, mas com-partilhando informações que eles sabem que o cliente vai praticar em casa. Dessa forma eles conseguem manter um vínculo com o cliente e o mesmo sempre volta. I

Raio X - Spa Lapinha

• 31 hóspedes por dia• 56% dos clientes são mulheres com

idade média de 49 anos• 22 mil clientes na base de dados• Área de 550 hectares• 40 tratamentos• 60% do que é consumido no spa

é produzido no local, que possui vacas, galinhas, faz o próprio trigo, utiliza produtos orgânicos, livres de pesticidas e agrotóxicos e cultiva frutas, verduras e hortaliças.

• Investimento: R$ 10 milhões nos últimos quatro anos

Sessão Especial

Spa Brasil - ABC Spas

34

Divulgação: Lapinha Spa

Page 35: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

ANÚNCIO PESQUISA

Page 36: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Spa Turismo

O Cenário Global do Turismo Spa

36 Fonte: Google Images

Page 37: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

A partir desta edição da Revista Spa Brasil, você poderá acompanhar uma visão geral do mercado do turismo spa em di-versas partes do planeta, começando pela África e pelo Canadá. As informações são do World Economic Forum (WEF) do relatório do Global Spa Summit de 2011.

A indústria tem enfrentado não apenas a crise econômica global e os preços vo-láteis do petróleo, mas também distúrbios climáticos, múltiplos incidentes de segu-rança, pandemias e greves entre o pessoal da indústria. Agora o setor está testemu-nhando uma recuperação gradual, com os mercados emergentes conduzindo o cami-nho. De fato, após uma contração significa-tiva em 2009, a chegada de turistas inter-nacionais aumentou novamente em 2010 e retornou ao seu nível de pico pré-crise.

Após duas décadas de crescimento sem precedentes, o turismo spa foi du-ramente atingido pela recessão global. Pesquisas da Ernst & Young mostraram que os efeitos da crise foram sentidos em diferentes graus e em diferentes regiões do mundo: a região Ásia-Pacífico foi a mais afetada, seguida pela América do Norte, Europa, Oriente Médio e África.

O setor de viagens e turismo enfrentou uma infinidade de

obstáculos, mas agora ressurge do período mais difícil da sua

história recente.

37

Page 38: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

África

Spas na região do Mediterrâneo do Norte da África (Egito, Tunísia e Marrocos) so-freram os efeitos da recessão, assim como da agitação política. Com ataques terro-ristas aleatórios e a “Primavera Árabe” o número de turistas caiu dramaticamente em 2011, mesmo nas áreas não afetadas pelos problemas. Como um importante destino de lazer, onde spas e turismo médico (particularmente de talassotera-pia) têm impulsionado as chegadas de turistas nos últimos anos, os turistas es-tão sendo atraídos de volta com pacotes a preços e taxas de câmbio competitivos.

O setor da hotelaria de luxo (o seg-mento mais intimamente ligado com spas) teve o maior impacto negativo, devido a cortes drásticos nos orçamen-tos de viagens corporativas e redução de rendimentos. O turismo spa parece, no entanto, que vem se recuperando bem da crise econômica, como sugere a visão de regiões selecionadas na figura abaixo.

África 15Ásia-Pacífico 123América do Sul e Central 24América do Norte 10Europa 25Oriente Médio 31

Spa Turismo

Spa Brasil - ABC Spas

38

Novos estabelecimentosRegiões

Desenvolvimento de Spas no Setor de Hotel de Luxo, por região do mundo, 2011

Divulgação

Divulgação

Page 39: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

No Egito, novos spas “estado-da-arte” abriram no Cairo e na região do Mar Vermelho. O setor de spa no Marrocos é relativamente novo, ainda assim 550 spas foram abertos nos últimos três anos e um forte crescimento está previsto para os próximos anos. As estratégias do Rei Moham-med VI reservaram um investimento substan-cial para o turismo e para spas em Marrakesh.

39Fonte: Google Images

Page 40: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

O Turismo Spa é um conceito relati-vamente novo na maior parte da África. Mesmo na África do Sul, onde a indús-tria está bem estabelecida e reflete os modelos europeu e norte-americano, a maio-ria dos spas tem menos de dez anos, com grande parte do desenvolvimento em ho-téis de luxo e resorts turísticos,spas de luxo ‘safari’ e ‘mata’ são uma atração cada vez maior. A África do Sul também tem forne-cimento de vinoterapia (tratamentos com os subprodutos do vinho como pele e se-mentes da uva são ricas em antioxidantes e polifenóis), talassoterapia, hidrotera-pia e tratamentos baseados em tradições africanas e ingredientes locais. O país está cada vez mais exercendo um papel de liderança no setor do turismo médico.

A pesquisa de benchmarking mais re-cente no mercado spa sul-africano foi feita pelo Intelligent Spas no final de 2009, que descobriu que o mercado de spa se desenvolveu relativamente bem apesar das condições econômicas mun-diais. O fluxo de turistas para a Copa do Mundo em 2010 era esperado para au-mentar visitas aos Day Spa em até 20%. Outros fatos do relatório revelaram que:

• 45% dos spas são Day Spa (sem alojamento) e 55% são Spas destino in-corporando spas de hotel, resort e retiro com hospedagem

• Mais de 2.500 pessoas foram em-pregadas na indústria de spa sul-africana

Spa Turismo

Spa Brasil - ABC Spas

40

Kur Spa - Google Images

Divulgação

Page 41: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

O cenário global do turismo

em 2008 - um aumento de 15% em relação aos níveis de emprego de 2007

• Os Day Spa alcançaram mais visitas diárias por spa em média, em comparação com spas de hotel e resort

• Os homens representaram apenas 30% das visitas de spa

• Mais de dois terços das visitas a spas de hotéis eram de pessoas que não ficaram nos hotéis, destacando a importância do mercado local de spa

• Os preços de tratamentos de spa pa-drão foram maiores nos spas de hotel e re-sort

• 77% dos clientes entrevistados mos-traram-se mais sensíveis ao preço, com pedidos de descontos e pacotes de trata-mento e maior valor agregado.

Em outras lugares do continente o tu-rismo spa está surgindo em países como Quênia, Nigéria, Zâmbia e Moçambique, e está bem estabelecido nas estâncias turísticas das Ilhas Maurício e Seicheles.

Na África Ocidental, há uma necessi-dade de terapias de bem-estar e preven-tiva (Gana tem mais de 5.000 mortes rela-cionadas com o estresse a cada ano), mas spas ainda são uma novidade e menos de 1% da população consegue visitá-los.

Dzigbordi K Dosoo abriu o primeiro Day Spa de Gana em 2006 e também confi-gurou o Iyaba Expo, como a primeira conferência e exposição da beleza e do spa da África, onde o número de visi-tantes duplicou em dois anos. Ela tam-bém criou um spa e escola de formação de beleza e espera treinar 100 terapeu-tas por ano. Elaine Okeke é outra em-presária de spa de Gana, com o obje-tivo de estabelecer padrões de spa para ajudar o continente a competir no mer-cado global. Ela iniciou o desenvolvimen-to da Associação Spa da África, que foi lançado em Acra, em outubro de 2011.

Gana também tem um dos poucos spa destino da África Ocidental. O ‘Holy Tri-nity Medical Center and Spa’ é um hos-pital de reabilitação e spa odontológico, bem como um spa médico e de bem-estar,

Spa Brasil - ABC Spas

41

Page 42: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

composto por médicos, dentistas, terapeu-tas esportivos, nutricionistas, psicólogos clínicos, pastores e especialistas em ervas.

O Dr. Felix Anyah, presidente - executivo, diz que “a visão do Holy Trinity Spa and Health Farm é expandir as fronteiras dos serviços inovadores em saúde, unindo alternativas preventivas, com cu-rativas e de reabilitação, que são com-plementares aos serviços de saúde tradicionais, dentro de um ambiente repousante e de rejuvenescimento “.

Canadá

A recessão econômica afetou a indús-tria de bem-estar e spa do Canadá, em-bora o impacto não tenha sido tão grave como na indústria de esqui. Um declínio nas chegadas dos Estados Unidos e menos visitas aos spas locais diminuiu os gas-tos por visita e criou concorrência entre os spas, bem como o fechamento de al-guns estabelecimentos. A maioria dos spas tem que cortar horas de trabalho ou pes-soal para compensar a queda nas receitas.

Os canadenses estão permanecendo atualmente perto de casa e explorando mini-férias e escapadelas de fim de semana em vez de longas viagens exóticas para fora. Há um maior crescimento nos gastos dentro do país e uma queda no dinheiro gasto fora.

A prevenção da doença, alívio do es-tresse e a consciência para as terapias alter-nativas são os principais motivos das visitas dos canadenses aos spas. Massagem, te-rapias de cura e desintoxicação e yoga de-vem continuar impulsionando as receitas.

Spa Turismo

Spa Brasil - ABC Spas

42

Divulgação: Google Images

Page 43: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Cerca de 58 spas líderes em todo o país colaboraram para colocar o Canadá no mapa internacional de bem-estar e desenvolver a consciência do país como um spa destino internacional. Tratamentos inovadores, tais como o maple-sugar scrubs (esfoliação com açúcar) de Ontário, esfoliação com sais minerais de Saskatchewan e óleos selva-gens de rosehip e camomila da British Co-lumbia garantem aos spas canadenses uma classificação entre os melhores do mundo.

O desenvolvimento recente de spas inclui a abertura, em maio de 2010, do Sparkling Hill Resort em British Colum-bia, um destino de bem-estar, que in-corpora cristais Swarovski em cada elemento de seu projeto. O principal foco

é o KurSpa, com mais de 40.000 metros quadrados de amenidades, incluindo 48 salas de tratamento, sete saunas e salas de va-por com temperaturas dife-rentes, três piscinas e a primeira câmara de criote-rapia da América do Norte. Em Alberta, o Fairmont Jas-per Park Lodge abriu um novo spa de luxo em 2011, com dez salas de tratamen-to, banhos minerais tera-pêuticos com jatos pareci-dos com pancadas de chu-va, salas de vapor, e duas salas para casal com ba-nheiras de hidromassagem.

A entrada de grandes grupos hotelei-ros em grandes cidades do Canadá su-gere que o mercado está se recuperando. O Trump Hotels foi inaugurado em To-ronto no final de 2011,o Shangri-La Ho-tels foi aberto em Vancouver em 2009 e um novo hotel está em construção em To-ronto, com abertura prevista para 2012.

Na próxima edição acompanhe as informações do mercado de turismo spa no Caribe, na América do Norte e na América do Sul. I

Acompanhe a íntegra deste relatório(em inglês) no www.abcspas.com.br

O cenário global do turismo

Spa Brasil - ABC Spas

43

Divulgação: Google Images

Page 44: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Considerado o motor do agronegócio brasileiro, o agrotó-xico impacta os ecossistemas e a saúde da população, concordam pesquisadores da Saúde. Segundo o último Censo Agro-pecuário divulgado pelo Instituto Bra-sileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, cerca de 56,3% das lavouras que utilizavam agrotóxicos não recebiam orientação técnica. Em apenas 21,1% ocorriam visitas regulares de técnicos. Outra questão apontada pelo relatório é que 77,6% dos responsáveis pela direção declararam ter ensino fundamental in-completo ou nível mais baixo de instrução.

O perigo chega à mesa do consumi-dor por meio de alimentos com resíduos das substâncias. Desde 2001, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária moni-tora essa contaminação no Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Amostras in na-tura de 20 culturas (alface, arroz, batata, cebola, feijão, laranja, pimentão e to-mate, entre outras) são colhidas men-salmente em pontos de venda de todo o Brasil e encaminhadas a laboratórios.

O relatório do PARA de 2009, divulgado no fim de junho, indicou que das 3.130 amostras analisadas, 907 (29%) eram in-satisfatórias: em 2,8% havia agrotóxicos em níveis acima do limite máximo de

A questão dos agrotóxicos e os alimentos orgânicos

44

Divulgação

Page 45: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

resíduos, 23,8% tinham agrotóxicos não autorizados para a cultura e 2,4% apresen-tavam as duas irregularidades. Além disso, 3,9% das amostras continham ingredientes ativos banidos do Brasil, ou que nunca foram registrados, e 25,1%, substâncias que se encontram em processo de rea-valiação toxicológica. Foram investigados até 234 ingredientes ativos de agrotóxi-cos. Apesar de não serem identificáveis pelo consumidor, nem causarem sintomas agudos, vegetais contaminados podem gerar efeitos crônicos — consequência de anos de contato com as substâncias.

Segundo a ANVISA devemos optar por alimentos certificados como, por exemplo, os orgânicos, e por alimen-tos da época, que a princípio necessi-tam de uma carga menor de agrotóxicos

para serem produzidos. A orientação é procurar fornecimento de produtos com a origem identificada, pois isto aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com a adoção das boas práticas agrícolas. O problema é que os alimentos orgânicos são caros em relação aos convencionais.

Cuidado no manejo dos alimentos:

Lavar retira os agrotóxicos dos alimentos?

Não completamente! O processo de la-vagem dos alimentos contribui para a reti-rada de parte dos agrotóxicos. Os agrotó-xicos podem ser divididos quanto ao modo de ação entre sistêmicos e de contato. Os sistêmicos são aqueles que, quando aplica-dos nas plantas, circulam através da seiva por todos os tecidos vegetais, de forma a se

45

Divulgação

Page 46: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

distribuir uniformemente e ampliar o seu tempo de ação. Os de contato são aqueles que agem externamente no vegetal, tendo necessariamente que entrar em contato com o alvo biológico. E mesmo estes são também, em boa parte, absorvidos pela planta, penetrando em seu interior através de suas porosidades. Uma lavagem dos alimentos em água corrente só poderia remover parte dos resíduos de agrotóxi-cos presentes na superfície dos mesmos.

Alimentação

Spa Brasil - ABC Spas

46

Divulgação

Divulgação

Page 47: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

A questão dos agrotóxicos e os alimentos orgânicos

Spa Brasil - ABC Spas

47

Por Dr. Claudio Barbosa

Médico nutrólogo e acupunturista (AMB, CFM). Membro da ABRAN. Coordenador da EMTN (Equi-pe Multiprofissional de Terapia nutricional) do HMMDOLC (Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro de Uberlândia-MG).

A água sanitária remove agrotóxicos dos alimentos?

Até o momento a ANVISA não tem co-nhecimento de estudos científicos que comprovem a eficácia da água sanitária ou do cloro na remoção ou eliminação de resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Soluções de hipoclorito de sódio (água sanitária ou solução de Milton) devem ser usadas para a higienização dos alimentos na proporção de uma colher de sopa para um litro de água com o objetivo apenas de matar agentes microbiológicos que possam estar presentes nos alimentos.

Page 48: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01
Page 49: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Guia de Spas Associados

Spa Brasil - ABC Spas

São Paulo

Amanary Spawww.amanary.com.br(11) 2838-1234

Babele Spawww.babelespa.com.br(11) 2309-0923(11) 2638-5535

Bluen Garden Spawww.spabluegarden.com(11) 3536-2478

Buddha Spa - Higienópoliswww.buddhaspa.com.br(11) 3668-7221

Buddha Spa - Ibirapuerawww.buddhaspa.com.br(11) 3052-1756

Buddha Spa - Jardinswww.buddhaspa.com.br(11) 3062-7790

Buddha Spa - Ribeirão Pretowww.buddhaspa.com.br(16) 3904-9298

Buddha Spa - Anália Francowww.buddhaspa.com.br(11) 2894-7460

Buddha Spa - Vila Olímpiawww.buddhaspa.com.br(11) 2609-2868

Buddha Spa - Itaim Bibiwww.buddhaspa.com.br(11) 3054-7601

Cetro Estética Spawww.cetroodontoestetica.com.br(11) 2209-4965

Champi Massoterapia www.champi.com.br(11) 3062-0423

Clínica Cidade Jardimwww.clinicacidadejardim.com.br(11) 3032-8330

Dharma Spawww.dharmaspa.com.br(11) 2991-2900

Eco Spa Urbanowww.ecospaurbano.com.br(11) 3641-6340

Espaço Alamandawww.espacoalamanda.com.br(11) 3654-3288

Espaço Girassolwww.espacogirassol.com.br(11) 2925-9000

Espaço Guedalawww.espacoguedala.com.br(11) 3722-2722

Espaço Kurmawww.espacokurma.com.br(11) 2528-9588

Espaço Pranawww.espacoprana.com.br(11) 2667-2016

Espaço Suryawww.suryabrasil.com.br(11) 5084-2591

Fit Spawww.fitspa.com.br(11) 2501-9512

Harawww.hara.com.br(11) 3067-5555

Hotel Ponto de Luzwww.hotelpontodeluz.com.br(11) 4539-3112

Innovare Bem-Estarwww.innovarebemestar.com.br(11) 4221-9556

Instituto Blanch Mariewww.blanchmarie.com.br(11) 3624-5888

Iori Spawww.iorispa.com.br(11) 3969-7083

Localizado a apenas 87 quilômetros da cidade de São Paulo, o Spa Fazenda Igaratá está em meio a uma rica área de preservação ambiental e oferece, a va-lores mais acessíveis, tudo o que há de melhor para você perder peso de modo sau-dá-vel ou apenas descansar.Site: www.spaigarata.com.br

Tel: (11) 4658-1433

Spa Igaratá

Page 50: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Guia de Spas Associados

Spa Brasil - ABC Spas

Kabanah Spawww.kabanahspa.com.br(11) 3885-8278

Kalmma Spa - Iguatemiwww.kalmmaspa.com.br(19) 3294-8822

Kalmma Spa - Galleriawww.kalmmaspa.com.br(19) 3207-0104

Kalmma Spa - Barão Geraldowww.kalmmaspa.com.br(19) 3289-0124

Kalmma Spa - Morumbiwww.kalmmaspa.com.br(11) 3501-5623

Kalmma Spa - Piracicabawww.kalmmaspa.com.br(19) 3375-1247

Kan Beni Spawww.kanbenispa.com.br(11) 3682-2258

Khora Centro de Bem-Estarwww.khora.com.br(11) 5093-6325

Lakshimi Spa & Beautywww.lakshimispa.com.br(11) 5505-0721

Lanaai Spawww.lannai.com.br(11) 3034-5898

So Spa at Sofitel www.sospajequitimar.com.br(13) 2104-3040

Levitas www.levitas.com.br(11) 3054-7922

Mantra Estética & Spa Urbanowww.mantraestetica.com.br(11) 2076-8140

Movimento Corporalwww.movimentocorporal.com.br(11) 2341-8030

Narada Espaço de Bem-Estar www.narada.com.br(11) 3868-1203

Natureza do Serwww.naturezadoser.com.br(11) 5084-3568

Olimpia Spa - Vila Olimpiawww.olimpiaspa.com(11) 2122-4027

Olimpia Spa - Vila Madalenawww.olimpiaspa.com(11) 2122-4027

Olimpia Spa - Berriniwww.olimpiaspa.com(11) 2122-4027

Olimpia Spa - Jardinswww.olimpiaspa.com(11) 2122-4027

Omega4 Estúdio do Corpowww.omega4.com.br(11) 2386-9717

Otris Spa Urbanowww.otris.com.br(11) 3666-7012

Oxygen Spawww.oxygen-spa.com(11) 3774-0898

Oxygen Spawww.oxygen-spa.com(11) 3774-0898

Santo Corpowww.santocorpo.com.br(11) 3051-3829

Spa Cambuywww.spacambuy.com.br(19) 3255-1469

Spa des Jardinswww.spadejardins.com.br(19) 2362-8861

Spa Cambuywww.spacambuy.com.br(19) 3255-1469

Spa Kauaiwww.spakauai.com.br(11) 5180-2223

Spa Reallezawww.sparealleza.com.br(11) 3714-7353

Spa Recantowww.sparecanto.com.br(11) 4528-0200

Spa Sportwww.spasport.com.br(11) 4022-3592

Spa VillaZenwww.spavillazen.com.br(11) 3055-2030

SpaCittáwww.spacitta.com.br(11) 3477-3300

Toninha Nuneswww.toninhanunes.com.br(11) 2953-0034

Villa Salute Spa & Pilateswww.villaslutespa.com.br(11) 2384-4464

Page 51: Revista - Spa Brasil 4ª edição - 01

Guia de Spas Associados

Spa Brasil - ABC Spas

Zahra Spa & Estéticawww.zahra.com.br(11) 5096-0610

Zenchi Day Spawww.zenchi.com.br(11) 3766-2461

Lyrium Spawww.lyriumspa.com.br(11) 2941-9988

Rio de Janeiro

Acqua Brasil Spawww.lyriumspa.com.br(21) 2941-9988

Arthyswww.arthys.com.br(21) 3388-5586

Acqua Brasil Spawww.lyriumspa.com.br(11) 2941-9988

Clínica e Spa Harmonyawww.harmonya.com.br(21) 3150-2520

Clínica Pazos www.clinicapazos.com.br(21) 3325-5897

Kazazenwww.kazazen.com.br(21) 2568-0354

Pizzichilli Spa Bem-Estar & Belezawww.pizzichillispa.com.br(21) 2264-1117

Viver Zen www.viverzenspa.com.br(21) 2513-5355

Santa Catarina

Aqua Colorewww.spaaquacolore.com.br(47) 3426-5955

Aruna Health Spa www.arunahealthspa.com.br(48) 3338-7890

Bioart Praia Spawww.mariscal.com.br(47) 3393-3854

Dom Vitalewww.domvitale.com.br(47) 3521-9797

Essência do Valle Pousada e Spawww.essenciadovalle.com.br(48) 3524-7851

Paraná

Centro de Shiatsu Tereza ZanchiShopping Estação www.terezazanchi.com.br(41) 3232-8854

Centro de Shiatsu Tereza ZanchiShopping Bariguiwww.terezazanchi.com.br(41) 3317-6090

Centro de Shiatsu Tereza ZanchiShopping Cristal www.terezazanchi.com.br(41) 3233-8136

Centro de Shiatsu Tereza ZanchiShopping Curitibawww.terezazanchi.com.br(41) 3232-8854

Centro de Shiatsu Tereza ZanchiShopping Palladiumwww.terezazanchi.com.br(41) 3212-3210

Centro de Shiatsu Tereza ZanchiAugusto Stresserwww.terezazanchi.com.br(41) 3045-2020

Centro de Shiatsu Tereza Zanchiwww.terezazanchi.com.br(41) 3340-4078

Dolago Spawww.dolagospa.com.br(41) 3525-0000

Gaya Yoga Spawww.gayayogaspa.com.br(41) 3013-1115

Lapinha Clínica Spawww.lapinha.com.br(41) 3622-1044

Mato Grosso do Sul

Spa Urbano Ofurôwww.ofurospaurbano.com.br(67) 3341-9434

Minas Gerais

Dharma Spa Urbanowww.dharmaspaurbano(32) 3241-7923

Minas Daywww.minasdayspa.com.br(31) 3223-7542

Outeiro de Minaswww.outeirodeminas.com.br(31) 9951-6894

Samadhi Spa Mirante da Colynawww.spasamadhi.com.br(31) 3438-2493