Revista UNA

44
EXCLUSIVO Entrevista com o presidente da Azul PAIXÃO PELA FIAT Clubes da marca reúnem milhares de fãs Nº 119 - ANO XXIV - 2011 Q UALITAS Concessionárias campeãs A REVISTA DA EXCLUSIVO Entrevista com o presidente da Azul PAIXÃO PELA FIAT Clubes da marca reúnem milhares de fãs

description

Revista UNA - nº119

Transcript of Revista UNA

Page 1: Revista UNA

Nº 119 - ANO XXIV - 2011

QUALITAS Concessionárias campeãs

A REVISTA DA

EXCLUSIVOEntrevista com o presidente da Azul

PAIXÃO PELA FIATClubes da marca reúnem milhares de fãs

Nº 119 - ANO XXIV - 2011

QUALITAS Concessionárias campeãs

A REVISTA DA

EXCLUSIVOEntrevista com o presidente da Azul

PAIXÃO PELA FIATClubes da marca reúnem milhares de fãs

Page 2: Revista UNA

Job: 255897 -- Empresa: Burti -- Arquivo: 255897-18953-47260_25.4 AF-An Painel Bravo-416x275_pag001.pdfRegistro: 23816 -- Data: 23:12:50 25/04/2011

Page 3: Revista UNA

Job: 255897 -- Empresa: Burti -- Arquivo: 255897-18953-47260_25.4 AF-An Painel Bravo-416x275_pag001.pdfRegistro: 23816 -- Data: 23:12:50 25/04/2011

Page 4: Revista UNA

FATT

O S

TAM

PA

Para o Banco Fiat o significado

da palavra parceiro é aquele

que além de apoiar, cria junto.

Que além de ajudar, previne.

Mais do que estar presente, o

parceiro está ao lado, sempre.

E para o Banco Fiat

experiência é a palavra que

sela uma parceria de sucesso.

Banco Fiat: a sua cara-metade

para vender mais Fiat.

ninguémfinancia

fiat

fiat como o banco

ANÚNCIOdupla_119.indd 1 25/5/2011 11:15:53

Page 5: Revista UNA

FATT

O S

TAM

PA

Para o Banco Fiat o significado

da palavra parceiro é aquele

que além de apoiar, cria junto.

Que além de ajudar, previne.

Mais do que estar presente, o

parceiro está ao lado, sempre.

E para o Banco Fiat

experiência é a palavra que

sela uma parceria de sucesso.

Banco Fiat: a sua cara-metade

para vender mais Fiat.

ninguémfinancia

fiat

fiat como o banco

ANÚNCIOdupla_119.indd 1 25/5/2011 11:15:53

Page 6: Revista UNA

6

POR LUIZ ROMERO FARIAS

ABRACAF PALAVRA DO PRESIDENTE

ivemos um momento intrigante. De um lado a indústria automotiva apresenta volumes expressivos (mesmo que não venha a acontecer aumento real em 2011 e venhamos a repetir os números de 2010); por outro lado, a cada dia que passa se torna mais complicada a vida do concessionário, com forte impacto na lucratividade. Permeando esta paradoxal realidade, a concorrência se aguça de forma intensa, avançando ainda mais a disputa renhida pelo cliente, em peleja onde não faltam verdadeiros pisões no pé de nota, ameaçando fraturar calcanhares e romper tendões de Aquiles dos concessionários. Constatamos que, por diversos fatores, nossos resultados despencaram de vez, quer seja pela falta de margem, quer seja pela redução da receita financeira, quer seja pela diminuição de volumes, quer seja pela combinação desses fatores todos. Isto tudo num quadro onde os esforços do governo federal contra a inflação penalizam mais duramente nosso segmento com as chamadas “medidas de contenção da demanda”, tema aqui tratado em comentário anterior. Enquanto o mercado de veículos fervilha, chegam-nos ainda mais gente, desde os mais baratos chineses até os sofisticados coreanos – estes se esmerando, com obstinação, em ofertar tecnologias cada vez mais avançadas e contra-valores quase imbatíveis. Ou seja: a aparente prosperidade do

mercado automotivo brasileiro tromba com uma realidade de aumento das dificuldades reais para os concessionários e para os fornecedores. Reafirmando a máxima que toda moeda tem duas faces, os números se nos apresentam bons no geral, mas temos amargado resultados ruins – especialmente aqueles que representam as chamadas marcas de volume. Diante da demanda por novos investimentos dos fabricantes, provocados pela forte concorrência entre eles e pela necessidade de repatriar numerários cada vez mais expressivos às suas matrizes alhures, as montadoras têm exercido a lucratividade em seu limite máximo, estressando sobremaneira as relações comerciais. Esta é uma polarização que tende a se exacerbar e que precisa ser sabiamente administrada, em conjunto, pelas fábricas, pelos concessionários e pelos fornecedores. Dessas duas faces da mesma moeda, cinco têm de sair lucrando: o poder público (cada vez mais insaciável em sua ganância), clientes, indústrias, concessionários e fornecedores. Impossível? Apenas aos de pouca fé e de reduzida capacidade de enfrentar os problemas mais intrigantes.

Faces contraditórias de uma mesma moeda

V

Page 7: Revista UNA

REVISTA UNA

Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat Rua Itápolis, 543 - Cep: 01245-000 - São Paulo - SP Fone: 11 3661-9922 Fax: 11 3661-8666 - DDG: 0800 159922 Presidente: Luiz Romero C. Farias. Vice-presidentes: Guido Benedito Viviani, Arthur Bruno O. Schwambach, Fernando Pontes, Ivan Ribeiro Costa e Celso Antonio Menegaz. Diretora secretária: Milena Mota Ceolin Diretor financeiro: Adriano Ruston Capucci Diretores: Augusto Dias Brandão, Carlos Milton Buffoni Filho, Elton Doeler, Ivo Luiz Roveda, Hélcio Cardoso de Matos Sobrinho, Henrique B. Menezes Jr., José Carlos Dourado A. Jr., João Maurício Martins Normanha, Marcelo Pizzani, Marco Aurélio Leta, Mário Sérgio Moreira Franco, Maurício de Souza Queiroz e Paulo Fernando Q. Figueiredo Jr. Conselho de ex-presidentes: Edmo Mendonça Pinheiro, Rubens da Silva Carvalho, Flávio Antonio Meneghetti, José Maurício Andreta Jr. Diretor executivo: Márcio Cardoso Consultor editorial: Enio Lins REVISTA UNA - Projeto, criação e execução: Fatto Comunicação 360º - www.fattostampa.com.br - 11 5507-5590. Coordenação Geral: Márcio Cardoso. Diretor de Conteúdo: Rogério Nottoli (Jornalista responsável - MTB: 31056) - [email protected]. Editor de Arte: Renato Prado. Repórter: Silvia Herrera. Copydesk: Juliana Nottoli. Fotos: Nivaldo Nottoli, George Gargiulo, Shutterstock, SXC e Divulgação Fiat Press, Studio

Cerri e Voe Azul. Assistentes de Arte: Bruno Nottoli, Caio Prado, Érica Igue e George Gargiulo. A Revista UNA não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias desde que citada a fonte.

ABRACAF Express

Convenção Internacional

Economia com Joelmir Beting

Entrevista com David Neelman, CEO da Azul

10

12

14

16

20

22

24

26

28

30

32

34

36

38

Prêmio Qualitas

Tecnologia:Carros Inteligentes

Tecnologia: Zero Emisson

Especial: Loucos por Fiat

Lançamento:Bravo Tjet

Galeria Taguatur

VIP: Vitrine Iate

VIP: Vitrine Livros de luxo

Turismo: Milão

Você sabia?

ABRACAF ÍNDICE

EXPEDIENTE

24

26 1216

36

Page 8: Revista UNA

8

ANÚNCIOITAÚ CARTÕES

Page 9: Revista UNA

REVISTA UNA

ANÚNCIOITAÚ CARTÕES

Page 10: Revista UNA

10

ABRACAF EXPRESS

A Série Especial Itália do Idea 2012 nas versões Essence e Essen-ce Dualogic deu mais charme ao modelo. A edição limitada, com 580 unidades, come-mora o acordo entre o Brasil e a Itália, que pro-move as relações comerciais e culturais entre os dois países.

Momento Itália no Brasil

Começou o Rally Universitário Fiat 2011. As primeiras provas aconteceram em Maceió (AL), dia 29 de maio, e João Pessoa(PB), dia 5 de junho. Em cada etapa, o vencedor da cate-goria Universitário se classifica para disputar um Fiat zero km, em de-zembro, com os outros finalistas.

Rally

O Fiat Mio (FCCIII), desenvol-vido no Brasil, está na Officine Grandi Riparazioni di Torino, na Itália, como parte da mostra comemorativa dos 150 anos da Unificação Italiana. Por sua originalidade, o Mio está exposto em um lugar de honra no centro da exposição.

O engenheiro italiano Cláudio Demaria, de 56 anos, respon-sável pelo desenvolvimento das famílias Palio e Punto, re-torna à Fiat brasileira. Demaria, que está na Fiat desde 1976, foi nomeado diretor de Engenharia de Produto para a América Latina, cargo que ocupou entre 2006 e 2008. O executivo substitui Giancarlo Bertoldi, que volta à Itália. Em sua passagem pelo País, Bertoldi participou do desen-volvimento do Novo Uno, Linea e Bravo.

Nevio di Giusto, administrador chefe do Centro Ricerche Fiat.

O Mio tem uma proposta extremamente interessante”

Lugar de Honra

Engenharia de Produto

Page 11: Revista UNA

REVISTA UNA

Luiz Fernando Barbosa, 20 anos, é um dos 389 jovens beneficiados pelo Programa Árvore da Vida. Ele se formou em mecânica automotiva e foi selecionado para participar do processo de formação de TEC Fiat na Via Sul Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE). “Ele é um jovem de grande potencial”, fala o gerente Carlos Maranhão. “O Programa mudou a minha vida”, diz o rapaz.

Formação

A Fiat Powertrain comemora a marca de 5 milhões de motores Fire produ-zidos no Brasil. “A conquista se deve ao aumento da capacidade produtiva da planta e à inauguração da nova unidade Fire 2, em 2009, onde são produzidos os motores Fire EVO, que equipam o Novo Uno”, diz Marcos César Sousa, plant manager da FTP.

5 milhões

A Alfa Romeo acaba de renovar sua parceria com o Centro Internacional de Condução Se-gura Andrea de Adamich, um dos melhores da Europa, para o aprimoramento dos cursos de direção segura. Na pista, os alunos aprendem enquanto se divertem com os modelos Giulietta, o MiTo e 159 no Autódromo di Varano.

Direção Segura

Durante o 50º Salão de Móveis de Milão,a Fiat apresentou uma prévia do projeto “Fiat 500 Design Collection”, resultado de uma parceria com a Lapo Elkann e Meritalia. A co-leção inclui um sofá, uma mesa e um console. A Meritalia é reconhecida internacionalmente por criar soluções personalizadas e funcionais. E falando do Fiat 500, sua versão conversível para quatro ocupantes foi lançada com muito destaque no Salão de NY. O miniconversível já começou a ser vendido nos EUA.

Inovação

Page 12: Revista UNA

12

ABRACAF CONVENÇÃO INTERNACIONAL

nO CORAÇÃO DA TURQUIA, A CAPADÓCIA É O DESTInO ESCOLHIDO PARA A

EXTEnSÃO DA 7ª COnVEnÇÃO InTERnACIOnAL DA ABRACAF Em ISTAmBUL

maravilhanatural

PA

TRO

CIN

IO:

Única cidade intercontinental do mundo, Istambul respira história. O Grand Bazaar, por exemplo, foi erguido em 1461 por ordem do sultão Mehmed, o Conquistador. São mais de 5 mil lojas de tapetes, joias e cerâmicas.

MASTER GOLD SILVER

ISTAMBUL

País dos cavalos bonitos. Esta é a tradução da palavra persa katpadukya, ou Capadócia, onde as forças da natureza esculpiram maravilhas. Sua intrigante formação geológica, única no mundo, é resultado da erupção constante de vulcões há milhões de anos. Situada na Anatólia Central, a Capadócia é formada pelas cidades Aksaray, Niğde, Nevşehir e Kayseri. Nessa região, os homens escavaram mais de 200 “vilas” subterrâneas, em montanhas e cavernas, que foram habitadas até

o século 20. Hoje, várias delas foram convertidas em hotéis de luxo. O Parque Gorëme, patrimônio da humanidade da Unesco, em Nevşehir, é conhecido mundialmente como Museu a Céu, por conta de suas centenas de igrejas, como a Escura e a da Maçã, refeitórios e salas escavadas entre os séculos 7 e 12. Essa região faz parte da extensão da 7ª Convenção Internacional da ABRACAF. A saída acontece uma semana antes da convenção, em 23 de setembro.

Page 13: Revista UNA

REVISTA UNA UMA EMPRESA DOS CONCESSIONÁRIOS FIAT

O SUCESSO SEMPRE VEM ACOMPANHADO.É O RESULTADO DE INÚMEROS FATORES.

A parceria Itaú-Abracom oferece muito mais que oportunidades, oferece as melhores escolhas.

Aliamos conhecimento de mercado, inovação e talento para atingir a excelência nos resultados e oferecer soluções sob medida para o Dealer e seus clientes! Benefícios e vantagens 36oº!

FATTO STAM

PA

ITAU_ABRACOM_119_MANDAR.indd 3 25/5/2011 11:21:17

Page 14: Revista UNA

14

ABRACAF EXPRESS

DILMA - A presidente que, aliás, está superando as expectativas, mandou um recado: vai calibrar a política fiscal e cambial para não passar de 6%. O que falta é juízo e gestão. É a primeira década do Brasil para os brasileiros.

COPA - Precisamos de infra-estrutura para hoje. Neste quadro, em 2014, vamos dar um grande vexame, ainda que comecem a construir amanhã o Itaquerão (Estádio do Corinthians).

JAC - Montadora esconde que é chinesa na propaganda, diz que tem design italiano e se chama Turin, pura provocação.

inguém melhor que Joelmir Beting* para acender um farol no cenário econômico. O jornalista foi escalado para apresentação na reunião do Conselho Nacional da ABRACAF, em 24 de março. Intitulada “Economia Brasileira: Cenários e Perspectivas”, a palestra focou no setor automotivo. O recado de Beting foi otimista: “Depois de 500 anos, parece que chegou a nossa vez.”

PIB - A economia voltou a pegar no tranco reprojetando o PIB de 4% - sobre os 7,5% de 2010. Crescer 4% sobre 7,5% é mais robusto do que crescer 7,5% em zero. O Brasil finalmente pegou no tranco e está em impulso de banguela.

NDescendente de alemães, o primeiro emprego de Beting foi aos 7 anos, como boia-fria. Veio de Tambaú para São Paulo só com a roupa do corpo. Foi aconselhado a cursar Ciências Sociais, na USP e trabalhar como jornalista. Foi o que fez, apesar de desejar ser professor. Entrou no jornalismo pela esporte.

farol de neblina

O mundo vem fazer

o Brasil pra gente

Joelmir Beting

Page 15: Revista UNA

Os produtos genuínos Fiat, fabricados

pela Petronas, possuem fórmula

inovadora e são especialmente

recomendados para os motores Fiat.

Com tecnologia avançada, garantem

proteção para o seu veículo seguir

sempre na direção da qualidade, da

segurança e do melhor desempenho.

Cada um tem o seu caminho.

Mas todos podem ter a mesma proteção com os produtos Petronas.

Para mais informações, entre em contato com Petronas Lubrificantes Brasil: 0800 883 3200

HEPTACAMPEÃ PRÊMIO QUALITAS

MAIS UMA VEZ, A PETRONAS FOI ELEITA FORNECEDORA

QUALITAS 5 ESTRELAS.

PE_003_AD_ABRACAFC.indd 1 13/5/11 2:13 PM

Page 16: Revista UNA

16

ABRACAF ENTREVISTA

FILHO DE AmERICAnOS

E nASCIDO nO BRASIL,

DAVID nEELEmAn

FICOU mULTImILIOnáRIO

AO 32 AnOS

Acredite nasBOAS IDEIASma boa ideia na cabeça, que simplifique a vida das pessoas, e muito trabalho. O paulistano David Neeleman, 51 anos, poderia ter se aposentado quando a Morris Air, empresa da qual foi co-fundador, foi vendida à Southwest Airlines por US$ 130 milhões, mas continuou a inovar. Foi na Morris que ele resolveu acabar com a exigência do bilhete aéreo, o que fez muito sucesso e foi copiado por todas as companhias aéreas. Em 1986, o empresário fundou a JetBlue. Atualmente, a companhia tem 140 aviões e fatura cerca de US$ 3,5 bilhões por ano. Há dois anos abriu no Brasil a Azul Linhas Aéreas, com um capital de US$ 200 milhões. Com um marketing agressivo, que alia preços baixos e bom atendimento, a companhia opera uma frota de 34 aeronaves.

UNA - O senhor é mundialmente conhecido por conseguir simplificar as coisas complexas.

DAVID NEELEMAN - Sempre fui uma pessoa muito criativa, mas só ser criativo não é o suficiente para criar coisas novas. Muitas pessoas têm boas ideias, mas não conseguem levá-las adiante por acharem que os obstáculos e as dificuldades para concluí-las as impediriam de serem realizadas. Sempre que tenho uma boa ideia, acredito que ela fará sucesso e faço de tudo para que aconteça.

É verdade que o senhor foi também o primeiro a colocar uma TV dentro de seus aviões?Sim, fundei a Live TV – empresa que produz e opera um sistema de TV ao vivo para aviões. Muito em breve as aeronaves da Azul passarão a ter esse tipo de entretenimento a bordo.

Como são as equipes de vendas da Azul, que tipo de profissional prioriza?A equipe de vendas, assim como todas as outras equipes, tem de enxergar na Azul o emprego de suas vidas. Motivação e um excelente atendimento prestado aos clientes fazem da Azul uma empresa diferente.

Onde está o nó do Brasil para desfazê-lo a tempo da Copa?Existem muitas coisas a serem melhoradas na infraestrutura aeroportuária do País. Acredito que a privatização de terminais, a ampliação de pistas e a construção de novos aeroportos

O Brasil é um país incrível e com grandes oportunidades de negócios

U

Page 17: Revista UNA

REVISTA UNA

FILHO DE AmERICAnOS

E nASCIDO nO BRASIL,

DAVID nEELEmAn

FICOU mULTImILIOnáRIO

AO 32 AnOS

A EQUIPE DE VENDAS, ASSIM COMO DAS AS OUTRAS EQUIPES, TEM DE ENXERGAR

NA AZUL O EMPREGO DE SUAS VIDAS. MOTIVAçãO E UM EXCELENTE ATENDIMENTO FAZEM DA AZUL UMA

EMPRESA DIFERENTE

David Neeleman anunciou o lançamentoda Azul em 27 de março de 2008

35destinos e 230 voos diários

Page 18: Revista UNA

18

ABRACAF ENTREVISTA

fariam uma grande diferença. Além disso, acredito que a terceirização da administração dos aeroportos no País seria de grande ajuda para gerí-los de forma profissional. Tudo que gera concorrência tende a ser melhor.

E a formação dos profissionais? A Azul pretende investir em formação de pilotos e tripulação? A Azul já investe bastante na formação de profissionais, temos parcerias com universidades para contratar, treinar e reter novos talentos. A companhia tem uma divisão chamada UniAzul, que é literalmente uma universidade que treina pilotos e comissários na prática. Um de nossos diferenciais nessa área é o nosso moderno simulador de voo (Embraer 190 - Level D FFS, fabricado nos Estados Unidos, custa US$ 11 milhões).

É mais importante saber sorrir para os clientes e depois treinar este funcionário?O importante é ter funcionários apaixonados. Meu desejo é que os colaboradores da Azul vejam seus empregos como o melhor de suas vidas. Sempre pergunto isso a eles e vejo que temos pessoas na companhia que realmente “vestem a camisa” e isso é o que torna a Azul diferenciada.

QUEM SOUBERiNVESTiR EM NEGÓCiOS QUE FACiLiTEM A ViDA DOS BRASiLEiROS,SEM DÚViDA,SE SAiRá BEM

A Azul investe bastante na formação de profissionais

Page 19: Revista UNA

REVISTA UNA

O Brasil está na moda, o que os empresários devem ter em mente neste novo contexto?O Brasil é um país incrível e com grandes oportunidades de negócios. Existem muitas coisas ineficientes no País. Quem souber investir em negócios que facilitem a vida dos brasileiros, trazendo inovação, geração de empregos, renda e comodidade para seus clientes, sem dúvida, se sairá bem.

A Olimpíada e a Copa são estratégicas para a Azul? Qual é a expectativa?A Azul está em grande expansão no mercado e, sem dúvida, esses eventos trarão grande demanda de transporte aéreo para o Brasil. Estamos trabalhando para construir uma grande companhia, que estará preparada para isso, independente desses eventos.

Quantos aeroportos o Brasil deveria ter até a Copa?É difícil dizer em números, mas sem dúvida o País precisaria não só ampliar os aeroportos que já existem como também construir novos aeroportos em áreas de maior demanda. Inovação é a palavra-chave para o sucesso?Trabalho e inovação caminham sempre juntos, inovar é essencial.

Como manter a margem de lucro com o aumento da concorrência?Manter a lucratividade em uma empresa aérea não é simples, mas é importante vender cada vez mais passagens, gerar cada vez mais tráfego.

Empreendedorismo

• Neeleman começou sua carreira vendendo pacotes turísticos para o Havaí para os colegas de faculdade. Pouco depois, passou a operar aeronaves e fundou a Morris Air – comprada pela

Southwest por US$ 130 milhões

• No Canadá, aplicou suas ideias na WestJet, hoje é a 2ª maior empresa aérea no país

• Em 1999, criou a JetBlue, eleita desde 2001 a “Melhor Companhia Aérea em Vôos Domésticos” nos Estados Unidos

CARREIRA

Page 20: Revista UNA

20

ABRACAF EXCELÊNCIA 590 Concessionárias participaram do Programa de Monitoria da Qualidade do Atendimento (MQA).

Acelerando juntos

disputado Prêmio Qualitas Concessionárias foi entregue para os 24 Dealers que mais se destacaram no ano passado no atendimento em vendas e pós-vendas. “É um dia de celebração e reconhecimento”, destacou C. Belini, presidente da Fiat na América Latina. “Os desafios não são poucos e temos de buscar a lliderança em todos os quesitos”, acrescentou. Para Luiz Romero Farias, presidente da ABRACAF, “o vencedor é o conjunto formado pela Fiat brasileira e a Rede, um conhecimento em bloco, que forma os melhores dos melhores”.

O diretor Comercial da Fiat, Lélio Ramos, ressaltou a importância do prêmio. “Estamos na frente e no caminho certo, temos de comemorar e não nos acomodar”. O diretor anunciou novidades já para este ano. O Programa Qualitas Excelência, que vai incorporar o Qualitas, o Qualidade Total de Atendimento (QTA) e o Excelência, também divididos nas categorias Grande Porte (A), Médio Porte (B) e Pequeno Porte (C). Campeã: “A premiação foi uma surpresa mas é o resultado do trabalho de toda uma equipe”, disse Henrique Brandão Menezes, diretor da Samam, que foi premiada regionalmente e nacionalmente. O Qualitas teve apresentação de Renata Fan e show com Nando Reis.

EnTREGA DO

PRêmIO QUALITAS

ACOnTECEU nO

TRAnSAmERICA

EXPO CEnTER - SP

oInteligência coletiva, este é o principal capitalLuiz Romero, presidente da ABRACAF

Page 21: Revista UNA

REVISTA UNA

Regional Recife:

Categoria A: Samam (Aracaju-SE)Categoria B: Gvel (Garanhus-PE)Categoria C: Autobraz (Caiacó-RN)

Regional Belo Horizonte:

Categoria A: Automax (BH-MG)Categoria B: Curvel (Curvelo-MG)Categoria C: Revemax (Itaúna-MG)

Regional Porto Alegre:

Categoria A: Sulpeças (Caxias do Sul - RS)Categoria B: Unitá (Tubarão-SC)Categoria C: Carboni (Joaçaba-SC)

Regional São Paulo:

Categoria A: Ventuno (São Paulo-SP)Categoria B: Auguri (Osasco-SP)Categoria C: Disvep (Registro-SP)

Regional Rio de Janeiro:

Categoria A: Eurobarra (Rio-RJ)Categoria B: Ceolin (Teixeira de Freitas-BA) Categoria C: Dicasa (Teresópolis-RJ)

Regional Curitiba:

Categoria A: Florença (Joinville-SC)Categoria B: Via Verde (Maringá-PR)Categoria C: Fipal (Pato Branco-PR)

Regional Brasília:

Categoria A: Cevel (Goiânia, GO)Categoria B: Umuarama (Araguaína-TO)Categoria C: Jirauto (Ji-Paraná-RO)

Regional Campinas:

Categoria A: Lance (Ribeirão Preto-SP)Categoria B: Livia (Catanduva-SP)Categoria C: Viviani (Pirassununga-SP)

Pela primeira vez a entrega do Qualitas teve transmissão ao vivo pela TV Fiat e na internet em 11/05.

OS PREMIADOSCategoria A - Samam - Aracaju (SE)

Categoria B - Unitá - Tubarão (SC)

Categoria C - Revemax - Itaúna (MG)

MELHORES DO BRASIL

Renata Fan apresentou o Qualitas que teve discursos de C. Belini e Lélio Ramos.

Samam

Unitá Revemax

Page 22: Revista UNA

22

ABRACAF TECNOLOgIA

oje o motorista já consegue fazer dezenas de coisas enquanto dirige, como manipular o GPS, o DVD, o celular, controlar sistemas multimídias e, no futuro, ele poderá fazer mais coisas sem se distrair. Pesquisadores apresentaram uma

incrível inovação na Intel Developer Forum (IDF), em São Francisco (EUA). Por meio de um novo sistema de reconhecimento facial e identificação de situação, o motorista poderá no futuro acessar várias funcionalidades no painel do carro

sem comprometer a segurança. Com os sistemas, o carro é capaz de reconhecer o motorista assim que ele se aproximar e automaticamente destravar as portas, ajustar a posição de bancos, espelhos e volante de acordo com preferências pré-estabelecidas. O sistema também previne acidentes. Ele reconhece objetos que se aproximam do veículo e emite alertas visuais e sonoros que avisam o motorista. A agressividade dos

cArrOInTErATIvO

DAQUI A ALGUmAS DÉCADAS, O

AUTOmÓVEL VAI VER SEU DOnO

E ABRIR A PORTA PARA ELE

O sistema vê se o condutor tirou os olhos da via”Vu Nguyen, pesquisadorda Intel

H

Page 23: Revista UNA

REVISTA UNA

MOUSTICk• No lugar do câmbio, um comando funciona como controle para rádio, ar-condicionado, celular, etc.• Para trocar o CD, basta passar a mão sobre ele• O equipamento foi exibido pela Hyundai nos EUA, sem previsão de lançamento

FULTON INNOVATION • Focada em carros elétricos, a empresa americana Fulton Innovation acaba de criar um sistema wireless para carregar automóveis movidos a bateria elétrica com a ajuda de um smartphone• Basta parar o veículo sobre o equipamento responsável pela carga, instalado no chão, e acionar o telefone

NOVIDADES

Se preocupar com as

crescimento vai continuar, porém, mais

lento. A projeção da

Associação=

+sem tirar as mãos do volante, o motorista faz várias coisas

- a distração pode aumentar os riscos de acidentes

avisos é proporcional ao grau de desatenção. A Toshiba trabalha em sistema similar para controlar as tarefas no interior do carro e prevenir acidentes. Essa ideia foi apresentada no Automotive Engineering Expo, no Japão. Fatores externos, como óculos escuros e cabelo comprido ainda interferem na sua eficácia. Pelo menos um item já deixou de ser ficção. Numa parceria com a BMW, a Intel criou um sistema que, através de uma câmera, reconhece o rosto do motorista e ajusta o carro de

acordo com suas preferências como, por exemplo, fazendo uma seleção de suas músicas favoritas. A opção é ideal para veículos utilizados por mais de uma pessoa. E com a ajuda desta mesma câmera é possível ver, de dentro de casa, quem está dirigindo o automóvel.

BMW

hyuNDAI

Page 24: Revista UNA

24

ZErO EMISSIOn

quipe brasileira, formada por jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, pretende provar que o Fiat Palio Weekend Elétrico, produzido pela Fiat em parceria com a Itaipu, é campeão. A ideia é mostrar que é possível percorrer 30 mil km, cruzando as três Américas, com

DE LOS AnGELES A

FOZ DO IGUAÇU nO

PALIO ELÉTRICO um carro elétrico 100% brasileiro. A expedição Zero Emission largou em Los Angeles, na Califórnia, no dia 9 de abril, e está atravessando 15 países até chegar em Foz do Iguaçu. Eles vão enfrentar uma enorme diversidade geográfica, climática e de piso - do mais perfeito asfalto ao gelo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

A suspen-são robusta

do Palio ajudou a supe-rar os caminhos mexi-canos com suavidade”Paulo Rollo

ABRACAF TECNOLOgIA

E

Page 25: Revista UNA

REVISTA UNA

EXPEDIÇÃO

Líder da equipe e autor do projeto, Paulo Rollo explica que “em nome da maior autonomia”, o Palio foi desprovido de tudo o que consome energia e não é vital para o seu funcionamento, como ar-condicionado, direção hidráulica, som e vidros elétricos. “Foi impossível acelerar com segurança nas péssimas estradas do norte da Guatemala.

Para evitar problemas, fomos no máximo a 60 km/h”, conta Rollo. Para que a expedição pudesse garantir o nome “Zero Emissão”, a WayCarbon se uniu ao projeto e está fazendo o inventário do impacto climático que a viagem está gerando,

neutralizando as emissões de gases de efeito estufa. O time brasileiro vai produzir um documentário sobre a cultura dos povos das três Américas e também aferir as condições da Rota Panamericana, as estradas que interligam as Américas do Norte, Central e a do Sul.

CARRO• motor elétrico de 15 kW (20 cv), refrigerado a água• autonomia de 100 quilômetros• baterias suíças Zebra

APOIO• motorhome com 9 painéis solares e gerador a gás natural

ROTEIRO• EUA, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil

120dias de viagempara atravessaras três Américas

Page 26: Revista UNA

26

urante a semana, das 9 da noite às 3 da madrugada, o dentista Marcelo de Andrade Flores fica fuçando seu Punto. Ele instala sensor de ré, troca o farol, coloca o som, adapta a suspensão... “É meu hobby, vou aprimorando o que a fábrica fez”. Ele é um dos 43 mil membros cadastrados no site, na maioria homens entre 20 e 35 anos, que pertence ao Punto Clube do Brasil, um dos mais ativo clube da marca. São 200 mil acessos por mês ao site, que possuí 15 regionais no País. Para cada modelo da Fiat há um clube diferente na internet. Nos sites, eles trocam informações sobre o modelo e marcam encontros, ficam amigos. “Eu entrei em 2008 no site procurando informações do carro e acabei conhecendo o grupo, fiz muitos amigos, teve até casamento, hoje sou um dos moderadores”, conta o engenheiro José Augusto Araújo, do Punto Clube. No começo de abril, eles reuniram 69 Puntos em Indaiatuba (SP) para o maior encontro nacional. “Queremos quebrar o recorde mundial da Fiat que é de 72 carros”, conta o publicitário Nilton

ABRACAF ESPECIAL

loucospor fiat DESIGn InOVADOR DOS

mODELOS ATRAI CADA VEZ

mAIS FÃS PARA OS CLUBES

D

Santana, moderador do grupo. O Clube Punto foi fundado em 2007 pelo programador de computadores Edson Kunewski e seu irmão Elton, que são de Florianópolis. A ideia era criar uma comunidade de proprietários apaixonados pelo Punto no Brasil, para poderem conversar sobre o carro, ajudar quem está se decidindo pela compra do veículo e se encontrarem.

Um dos mais novos clubes da Fiat é o Idea. Fundado no Rio de Janeiro em 2009, já tem dois mil membros. “Sempre gostei

de carros e, quando adquiri o Fiat Idea, vi que o

mesmo não tinha aqui no Brasil nenhum espaço dedicado exclusivamente para unir os

proprietários e admiradores desse

carro, para poderem trocar experiência e

tirarem suas duvidas”, conta o programador Alan Guilherme, presidente do clube.

ROLLS-ROYCEphantOm

ELECtRICExpERImEntaL

Clube Punto SP: todas às quintas os membros se encontram no estacionamento do Pacaembu

43MIL MEMBrOSTEM O PUnTO cLUBE

Page 27: Revista UNA

REVISTA UNA

Apaixonado confesso pela marca, além do Idea ele tem um Fiat Tipo ano 1995 com 70.000 quilômetros que não vende por nada. “Aproveito para pedir à Fiat para pensar em relançar o Fiat Tipo aqui no Brasil”, sugere. Por enquanto, os encontros são mensais, no Rio e em São Paulo. “Nossas principais atividades são ajudar os membros em suas dúvidas, desde dicas para

quem pretende comprar um Idea usado, até ajudar com algum defeito que o carro esteja apresentando. Também estamos sempre criando tutoriais para facilitar a vida dos nossos membros.”VIP - Um dos grupos é financiado pela própria montadora italiana: o L’Unico, que foi criado em setembro de 2008. “Qualquer pessoa que comprar um Linea ou Fiat 500 tem direito de usufruir dos benefícios do L’Unico”, explica José

Geraldo Marques Filho, do Marketing da Fiat. O objetivo principal é levar conveniência, vantagens e benefícios para o dia a dia dos clientes. O L´Unico faz parcerias com restaurantes, lojas, hotéis e shows. Oferecem atendimento exclusivo Fiat 24 horas (0800 7254632). O grupo já tem 26.239 participantes.

IDEA CLUBE: www.ideaclube.comPUNTO CLUBE:www.puntoclube.com CLUBE L’UNICO: www.clubelunico.com.br

Vai ser difícil mudar para outro carro que não pertença ao clubeL’ unico

Sandra yuri hassimoto foi ao show do u2 pelo clube

Clube Punto SP: todas às quintas os membros se encontram no estacionamento do Pacaembu

SITES

Page 28: Revista UNA

28

orte tendência na Europa, os motores pequenos com alto desempenho ganham um rival no Brasil: o Fiat Bravo T-Jet a gasolina. Seu principal diferencial está no overbooster, acionado pela tecla OVB no painel.

Esta função torna o pedal do acelerador mais agressivo.

Assim, quando mais de 10% do curso do pedal é acionado, há um pico de torque de 23 mkgf a 3.000 rpm, o que resulta em um

ganho de torque na faixa de 2.000 rpm até 4.000 rpm, fazendo de 0 a 100km/h em ousados 8,7 segundos e atingindo a velocidade máxima de 206 km/h.

ABRACAF PRODUTO

HATcHBAcK

turboTEmPERAmEnTO APImEnTADO DO

BRAVO T-jET ImPRESSIOnA nO ASFALTO

COm O mOTOR 1.4 16V DE 152 CV TURBInADO

FCâmbio mecânico de seis marchas veio direto da Itália

Page 29: Revista UNA

REVISTA UNA

A engenharia da Fiat trabalhou bem a suspensão, que foi reprojetada, priorizando um comportamento mais esportivo nessa versão. O centro de gravidade do Bravo T-Jet foi baixado em 20 mm, o que garantiu maior estabilidade em manobras sem perder conforto. O câmbio de seis marchas, manual e italiano, é diferente do das demais opções do carro. Além disso, só ele traz o programa eletrônico de estabilidade (ESP), que equilibra muito bem o T-Jet nas curvas. Aliás, essa versão é a mais cara do Bravo T-Jet. Além de ter aptidão esportiva, é o que

traz mais itens de série. Faróis escurecidos, pinças de freio vermelhas, spoiler, minissaia esportiva, ar-condicionado digital, freios ABS, airbag duplo, sensor de pressão dos pneus, retrovisores rebatíveis e volante de couro são alguns dos equipamentos. A qualidade de acabamento cria um ambiente prático e requintado. Destaque para o conforto acústico, que recebeu atenção especialpara minimizar ruídos.

Rillaoreros numsan ulput ut dolu

IGNIçÃO: Bosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoINjEçÃO ELETRôNICA: Bosch, multiponto, sequencial ME 7.9.10MARChAS:6 à frente e uma à réFREIO:hidráulico com comando a pedal, ABS e eSPPESO: 1.370 Kg

ALTURA DO SOLO: 123 mm

FIChA TÉCNICA

Page 30: Revista UNA

30

ABRACAF gALERIA JOSÉ MEDEIROS FILHO -TAgUATUR

rEFErÊncIAnO MArAnHÃO

aguatur Veículos inaugurou em São Luís um novo conceito Fiat no Estado, oferecendo aos clientes serviços modernos, eficientes e diferenciados. A empresa é totalmente comprometida com as questões sociais e o desenvolvimento sustentável, preservando os recursos naturais.

T

Page 31: Revista UNA

REVISTA UNA

JOSÉ MEDEIROS FILHO -TAgUATUR

Os princípios da Taguatur estão baseados na ética e no compromisso com o cliente”

O administrador José Medeiros Filho é o diretor Comercial da Taguatur

Page 32: Revista UNA

32

ABRACAF VIP

Page 33: Revista UNA

REVISTA UNA

OBjETO DE DESEjOVELEIRO kOkOmO III: 191 m2 DE LUXO

estaleiro neozelandês Alloy caprichou nos detalhes do superveleiro Kokomo III, que

conquistou no final do ano passado o Oscar dos iates - ISS Award Best Sailing Yacht, em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA). Desenhado por Ed Dubois, da Dubois Naval Architects, com interior de

Redman Whiteley Dixon, o veleiro é impressionante. Seu casco preto contrasta com uma superestrutura branca, que cria linhas simples reforçadas pelo extenso deck de madeira com acabamentos de fibra de carbono e prata. São quatro luxuosas cabines para até 12 passageiros, mais alojamento para 9 tripulantes.

O

Page 34: Revista UNA

34

ABRACAF

THE PORSCHE BOOKEdição limitada com 50 unidades que traz

tudo sobre o Porsche 917, em 302 páginas assinadas por Frank M. Orel - R$ 6 mil.

ALFA GIULIA COUPÉ GT & GTAO jornalista John Tipler conta a história deste icônico cupê em 192 páginas com dezenas de ilustrações e fotos - US$ 400.

VIP

COnFIRA AS RARIDADES

LIvrOS Exemplares de edições especiais que sãoverdadeiras joias do mundo automobilístico.

Page 35: Revista UNA

REVISTA UNA

THE OFFICIAL FERRARI OPUS: ENZO “DIAMOND” EDITIONCom capa dura cravejada de diamantes, o livro traz 2 mil imagens em 852 páginas. Só há um exemplar disponível por país - US$ 270 mil.

BUGATTI MAGNUMRaridade. São 4 quilos de riquíssimo conteúdo em 560 páginas, copiladas por H. Conway e M. Sauzay. Edição limitada esgotada - a partir de US$ 400, usado.

VINTAGE AMERICAN ROAD RACINGPara colecionadores. Confira os

melhores pilotos norte-americanos entre 1950 a 1970 - US$ 560.

THE OFFICIAL FERRARI OPUS: CLASSIC E CAVALLINOMesmo conteúdo da Enzo, mas com Cavallino em prata ou capa de couro - a partir de US$ 2 mil.

Page 36: Revista UNA

36

ABRACAF TURISMO

gastronômicas são um capítulo a parte. No delicioso N’Ombra de Vin, tradicional enoteca que ocupa antigo refeitório dos frades agostinianos, a pedida são as apetitosas tábuas de frios. Outro encanto da cidade é Navigli, um canal que conecta Milão com a cidade de Pavia. Super bacana para ir à noite: com bares de todos os estilos, mercadinho de bijoux, sorveterias... Mas são os monumentos que fazem Milão ser inesquecível.Duomo: Imperdível! De arquitetura gótica, é a segunda maior catedral da Europa. Sua construção teve o início em 1386 e só foi concluída em 1809. Imponente de dia e linda à noite... Ponto de encontro; é para lá que todo mundo vai!Galeria Vittorio Emanuele: lojas lindas e restaurantes charmosos! O 1º shopping do mundo fica ao lado do Duomo. É obra do arquiteto Giuseppe Mengoni e foi construída em 1865 - um dos cartões-postais de Milão.Última Ceia: não deixe de ver o afresco pintado em 1492 por Leonardo da Vinci. Fica na Basílica Santa Maria delle Grazie

e foi um dos panos de fundo do escritor norte-americano Dan Brown, em “O Código Da Vinci”. Teatro Alla Scalla: um dos mais conhecidos templos da arte lírica do mundo - foi inaugurado em 1778. Ali é possível conhecer a coleção de peças de roupas famosas, maquetes de cenários, máscaras, instrumentos e até partituras musicais. Se tiver sorte é possível conseguir um ingresso para desfrutar o rico e sonoro ambiente.Parco Sempione: onde fica o lindo e imponente Castello Sforzesco. É enorme, com lagos, prados e poucas pontes. Com monumentos como a Arena Napoleônica, a torre projetada por Giò Ponti di Milano e da Trienal. Tem muito espaço para as crianças. Fica entre a Piazza Castello Sforzesco e Sempione com o Arco da Paz.Castello Sforzesco: o grande castelo medieval revestido de tijolos e com ar de fortaleza foi construído a mando da família Sforza, que assumiu o poder em Milão depois dos Visconti. Ele é a mais importante dentre as poucas construções civis antigas que sobraram em Milão.

c osmopolita, Milão não faz o menor esforço para desmentir o título de “cidade menos italiana da Itália”. Fica localizada ao norte, quase saindo da “bota”, e tem 3,9 milhões de habitantes. Desde a Idade Média, é um grande centro comercial, industrial e financeiro da Europa. Milão é o centro econômico da Itália. Não falta bom gosto e elegância. Tem hotéis super luxuosos, restaurantes renomados, museus, castelos e monumentos de tirar o fôlego. Milão é cool – sabe conviver com a modernidade, sem deixar de lado a sua rica história. Agitada, é a capital da moda e do design. Tudo acontece primeiro em Milão, cidade que assume suas riquezas e não esconde os seus tesouros. Se quiser curtir como um vero milanese, esqueça os clichês e vá direto ao novo ‘Soho Italiano’. O bairro de Brera - incrustado entre o Duomo e o Castello Sforzesco - tem tudo o que Milão oferece de melhor: design de vanguarda, moda luxuosa e, é claro, gastronomia de primeira. Na Pinacoteca de Brera destaque para as obras de Caravaggio, Mantegna e Veronese. As pedidas

MILÃO E TODASUA ELEGÂncIA

Page 37: Revista UNA

REVISTA UNA

A CAPITAL DA MODAA cidade menos italiana da Itália

Galleria Vittorio Emanuele

Última Ceia

Navigli

Parco Sempione

QUANDO O ASSUNTO É MODA, MILÃO É O LUGAR CERTO. VALE PASSAR hORAS PASSEANDO ENTRE O LUXO E O BOM GOSTO DAS MAIORES E MAIS DESEjADAS GRIFES DO PLANETA NO QUADRILáTERO D’ORO, FORMADO PELA VIA MONTENAPOLE, VIA MANzONI, VIA DELLA SPIGA, VIA SANT’ANDREA.

Page 38: Revista UNA

38

ALMANAQUEABRACAF

Voce Sabia?

O primeiro modelo do Ford T (Bigode) foi construído para funcionar com óleo de cânhamo (maconha). O carro, “criado a partir da terra”, tinha painel feito de um tipo de plástico a base também de cânhamo. Segundo os jornais daquela época, esse material era capaz de absorver impactos até 10 vezes mais fortes do que se fosse feito de aço.

COMBUSTíVEL

O primeiro perfume foi criado por uma mulher chamada Tapputi, conforme menciona tábua cuneiforme do ano 2000 a.C, encontrada na Mesopotânia (região atual do

Iraque). Tapputi já costumava trabalhar com óleos. Ela destilava plantas utilizando-as na criação de perfumes que pudessem seduzir o sexo oposto.

PERFUME

PET

Sem dúvida alguma, o escritor irlandês Oscar Wilde poderia ser

incluído em qualquer lista de donos de animais de estimação exóticos. En-quanto estudava na Universidade de

Oxford, na Inglaterra, Wilde cos-tumava passear com uma

lagosta na coleira.

Londres é a cidade mais cara do mundo para estacionar. Uma diária pode custar US$ 90. O centro da capital da Inglaterra tem a vaga mensal mais cara

também: US$ 1.020,23.

ESTACIONAMENTO

Page 39: Revista UNA
Page 40: Revista UNA

40

INFORME PUBLICITÁRIO

Diretor Presidente do Banco Fiat

Luís Otávio Matias

com enorme satisfação que assumo a responsabilidade de toda a operação de veículos e consórcio do banco. Marco Bonomi, que conduziu a operação até então, assumiu a vice-presidência do Banco Pessoa Física, onde certamente fará

um trabalho com o mesmo brilhantismo que marca a sua carreira. Para trabalhar comigo na gestão do Banco Fiat, trouxe para assumir a diretoria comercial, Luiz Lobo, que possui ampla experiência em negócios de varejo. Com esse nosso novo time, vamos em busca de criar estímulos para o consumo do nosso negócio, para que o financiamento volte a ser uma forte opção do cliente. A previsão para 2011 é que o volume de vendas de carros seja pelo menos igual ao de 2010. Para isso, para acelerarmos nossos negócios, temos que a seis mãos: Dealer, Banco e Fiat buscar mais oportunidades neste panorama econômico.E é isso que vamos fazer. Nós somos o seu parceiro do dia a dia. Contem conosco sempre!Forte abraço,

Luís Otávio MatiasDiretor Presidente do Banco Fiat

Novo time,mesma garra para crescer

ÉSó o Banco Fiat oferece as

parcelas que cabem no

bolso dos mais variados

tipos de clientes da marca

que inicia seu 10º ano de liderança

de vendas no País. Simples assim, o

Banco Fiat tem o melhor portfólio

de produtos para encantar os mais

variados perfis. São três planos

especiais para todo mundo sair feliz e

de Fiat zero km de sua concessionária:

Troca Inteligente, Parcela Campeã e

Compra Consciente.

Portfólio sob medida

413R$

R$ 490é o valor da parcela do Palio Fire Economy no Plano Parcela Campeã

é o valor da parcela do Siena Fire 1.0 Flex 4p no Plano Parcela Campeã

Page 41: Revista UNA

REVISTA UNA

Realize seu sonho, compre um Fiat Mille Fire Economy com as parcelas que cabem no seu bolso.

Finalmente um plano que dá uma folga para seu orçamento.

Para o cliente que costuma

trocar de automóvel a

cada três anos, o Banco

Fiat preparou o Plano Troca

Inteligente. Ele é muito

flexível e vantajoso: o

cliente dá 20% de entrada

e financia o resto em 36

meses. Assim, após três anos

ele quita o financiamento e

troca de carro de novo.

O Banco Fiat sabe que

para muita gente o fator

decisivo para a compra

é o valor da parcela, por

isso disponibilizou o Plano

Parcela Campeã com

ofertas irresistíveis. Com o

Parcela Campeã o Mille Fire

Economy 1.0 Flex 2P sai por

menos de R$ 380 por mês!

Há também planos especiais

para o Palio Fire Economy

1.0 Flex 2P e para o Siena Fire

1.0 Flex 4P, todos de 60 meses.

Todo mundo sabe que no

início do ano as despesas

se multiplicam. Por isso o

Banco Fiat criou o Compra

Consciente, no qual as três

primeiras parcelas do plano

e as parcelas de janeiro,

fevereiro, março e abril têm

valor reduzido em 50%

durante o financiamento.

PLANOS COMERCIAIS

PARCELA CAMPEÃ

COMPRA CONSCIENTE

TROCA INTELIGENTE

Entrada reduzida para quem sempre está de carro zero.

dICA

dICA

dICA

Page 42: Revista UNA

42

Das 7h30 às 22h, em dias úteis, e aos sábados, das 7h30 às 15h. Aos domingos, atendimento eletrônico.

CANAIS DE ATENDIMENTO

INTERNET

Serviços On-line

4004-4224* (capitais e regiões metropolitanas) 0800 723-4224* (demais localidades)www.bancofiat.com.br

www.fiatconsorcio.com.br

Banco Fiat (Financiamento e leasing)

(11) 3017-3283

Consórcio Fiat

CENTRAIS TELEFÔNICAS

(11) 2618-6309 Disponíveis no sistema Credline

AO CLIENTE

AO DEALER

ATENDIMENTO

INFORME PUBLICITÁRIO

Banco Fiat no Qualitas Awards

P900convidados compareceram à entrega

do Qualitas Concessionárias. Todos

ganharam, do Banco Fiat, bonés

autografados pelos pilotos.

ara homenagear

as equipes das 590

Concessionárias

Fiat, que participaram

do prêmio “Qualitas Conces-

sionárias”, o Banco Fiat convidou

os pilotos Popó e Cacá Bueno.

Cacá é o campeão do

Trofeo Linea 2010 e Popó já

venceu a primeira etapa deste

ano, que faz parte do Racing

Festival. No estande do Banco

Fiat, os irmãos posaram para

fotos, que foram entregues na

hora, e autografaram bonés.

A ênfase na excelência

do atendimento como estratégia

diferenciada em um mercado

cada vez mais competitivo,

assegurando a liderança

da Fiat na preferência dos

consumidores, foi a tônica dos

pronunciamentos do presidente

da Fiat na América Latina, C.

Belini, do diretor comercial

da marca, Lélio Ramos, e do

presidente da ABRACAF, Luiz

Romero Farias. O evento teve

pela primeira vez transmissão

simultânea pela TV Fiat para

todas as Concessionárias,

alcançando 4 mil acessos.

As três grandes

campeãs da noite foram:

Samam, Unitá e Revemax.

(Leia mais na página 20)

UMA PARCERIA dE SUCESSO

Luís Otávio Matias (Banco Fiat), Luiz Romero Farias (ABRACAF) e Lélio Ramos (Fiat)

A excelência e o carinho do

atendimento fazem toda a diferença da

Rede Fiat

Luís Otavio Matias, Diretor Presidente do

Banco Fiat

Page 43: Revista UNA

REVISTA UNA

Diretor Executivo do Banco Fiat

Luiz Lobo

Das 7h30 às 22h, em dias úteis, e aos sábados, das 7h30 às 15h. Aos domingos, atendimento eletrônico.

CANAIS DE ATENDIMENTO

INTERNET

Serviços On-line

4004-4224* (capitais e regiões metropolitanas) 0800 723-4224* (demais localidades)www.bancofiat.com.br

www.fiatconsorcio.com.br

Banco Fiat (Financiamento e leasing)

(11) 3017-3283

Consórcio Fiat

CENTRAIS TELEFÔNICAS

(11) 2618-6309 Disponíveis no sistema Credline

AO CLIENTE

AO DEALER

ATENDIMENTO

lá, é com enorme prazer que me junto à família Fiat. Venho de um ambiente dinâmico e muito vivo que é

o varejo, mais especificamente da área de cartão de crédito e parcerias do Itaú (Itaucard e Hipercard), e encontrei aqui um dinamismo e alegria ainda maior. Logo que entrei fui recebido pela ABRACAF em um almoço e na ocasião tive a oportunidade de conhecer muitos parceiros de longa data do Banco Fiat e do Itaú. Uma recepção simpática, aberta, calorosa, transparente que me deixou muito à vontade para realizar junto com vocês esta nova missão: a de aumentar ainda mais nosso relacionamento, mas principalmente aumentar as vendas de automóveis Fiat.

Tive ainda o prazer de ver a fantástica qualidade de serviço Fiat, no Qualitas, marcada pelo investimento pesado de cada um de vocês para criar uma marca forte, confiável, próxima, robusta para manter este crescimento fantástico sustentável por muitos mais anos. Nós do Banco Fiat estamos desenhando inúmeras novidades e ações para ajudar neste crescimento, e começamos montando a melhor equipe possível, agora liderada pela força do nosso campeão Marcos “Marcão” Martins; pela referência de mercado - e simpatia unânime - do José Severi; e pela energia, eficiência e alegria contagiante da Valéria, uma trinca de superintendentes de destaque do Itaú, que estão prontos para te ajudar a vender mais. O Banco Fiat é hoje um

destaque no mercado. Assim como a associação ABRACAF é reconhecidamente a mais forte, assim também é o Banco Fiat.E essa força vem da nossa união, da Fiat, ABRACAF e Banco Fiat. Com forte investimento do Itaú, o Banco Fiat pode oferecer a melhor aprovação, a mais rápida, com maior qualidade, e o pagamento então é unanimidade: é o mais rápido e eficiente. Financiar com o Banco Fiat é hoje certeza de tranquilidade, de não ter dor de cabeça nem para você nem para o cliente. É importante ressaltar que esta nova fase será marcada por uma proximidade ainda maior, pelo fortalecimento desta parceria que vai ajudar a ampliar a liderança da Fiat. Conte conosco para ampliarmos ainda mais nossas vendas, pois assim como você, adoramos vender mais Fiats.

Um forte abraço.

O

Page 44: Revista UNA