Revista VAP - Março

26
MAIS UMA PÁGINA DO MESMO LIVRO MAIS UMA PÁGINA DO MESMO LIVRO 001

description

Revista do encontro do Clube do Livro Saraiva by Virando a Página - Mês de Março: Distopias e Jogos Vorazes!

Transcript of Revista VAP - Março

Page 1: Revista VAP - Março

MAIS UMA PÁGINA DO MESMO LIVRO

MAIS UMA PÁGINA DO MESMO LIVRO

001

Page 2: Revista VAP - Março

ENTRADA novo sempre assusta, não é mesmo? Você se lembra de quando foi pela primeira vez à escola ou a algum lugar Oonde não conhecia ninguém? Sempre bate aquele

friozinho na barriga, o rosto começa a esquentar quando as pessoas olham para você e a coisa que você mais quer é um buraco no chão, certo?

Todos nós passamos por várias primeiras vezes na nossa vida e seja ela qual for, lá está o nervosismo, o medo de que coisas não dêem certo, a ansiedade para saber o que vai acontecer...

E foi com esse friozinho na barriga que realizamos o primeiro encontro do Clube do Livro Saraiva by Virando a Página, ou VAP para os íntimos. O livro escolhido para essa primeira vez não poderia ser mais desafiador: Jogos Vorazes! E você que esteve lá conosco sabe que valeu a pena encarar o nervosismo e a ansiedade. Estamos muito felizes com o resultado do primeiro encontro do VAP e queremos muito mais!

É com imenso prazer que estamos lançando a nossa revista! Nela você vai encontrar um resumo do que rolou no encontro do mês e mais uma porção de conteúdos e novidades bacanas. Não queremos ser apenas o seu Clube do Livro, queremos ser seus amigos. Vire a página conosco e se divirta!

William Souza Editor

Page 3: Revista VAP - Março

BUSCA

04

12

18

15

19

23

PALAVRA DA MEDIADORA

POR DENTRO DO ASSUNTO

RESENHA JOGOS VORAZES

CURIOSIDADE

VOCÊ NO VAP

#ELES DIZEM #ELAS FALAM

Page 4: Revista VAP - Março

i, Tudo bem? Não é segredo que o Virando a Página – VAP – veio Osubstituir o The Five! Mas o

q u e é o V A P ? Q u e m é a cara do VAP? Quem faz as coisas acontecerem? Vamos botar os pingos nos “is”, não? Queremos fazer um trabalho limpo e que você saiba de tudo

que acontece os bastidores. A principal diferença do The Five Book Club para o VAP, é que agora temos uma única pessoa à frente do projeto e não mais cinco. Eu, Clícia, sou a responsável direta por tudo o que acontece dentro do VAP! E como o meu braço direito, no VAP e para tudo mais nesse vida, temos o Will todas suspiram, que merecidamente recebe o título de Co-Fundador!! Isso significa que qualquer problema que vocês venham a ter (e espero que isso nunca aconteça) deve ser tratado diretamente conosco. Chega de ficar dando voltas e mais voltas e nunca resolver as coisas, não é mesmo? Agora vocês sabem a quem recorrer!! Vamos deixar todos os nossos contatos no final da revista, para vocês saberem como nos encontrar, ok? Mas é claro que um projeto como isso precisa do apoio de mais gente, não?? É por isso que, além de mim e do Will no papel de Fundadores/Mediadores, o VAP ainda conta com a ajuda de 3 Staff’s: Yule, Carol e Camis. Durante os encontros, vocês podem pedir qualquer coisa que elas resolvem. Elas são as melhores staffs do planeta!

PALAVRA DA MEDIADORA

PALAVRA DA MEDIADORA

Page 5: Revista VAP - Março

E vejamos... Ah, sim! Também vamos ter alguns convidados no decorrer do caminho, ou seja, agora podemos contar com uma opinião de algum especialista, alguém de fora do mundo literário ou qualquer pessoa que tenha uma visão diferente e possa nos ensinar alguma coisa nova.

No nosso primeiro encontro tivemos a participação do Denis, um professor de história muito descolado que conversou conosco sobre as coisas que ligavam Jogos Vorazes a historia dos EUA e do Império Romano, além de um monte de outras curiosidades!

E depois de esclarecer esses detalhezinhos, vale ressaltar que o VAP é um espaço seu e de todo mundo que quiser vir para discutir conosco sobre livros, dar opiniões e fazer amizades. Eu mesmo sou grata pelos eventos, pois pude conhecer pessoas muito lindas, simpáticas e atenciosas, assim como você! Só posso agradecer sua atenção e seu carinho! E que essa nova empreitada, nossa nova empreitada, seja um sucesso! Agora... Psiu! Silêncio Que Eu Tô Lendo!

Clícia Godoy

Page 6: Revista VAP - Março

ill, 21 anos, Blogueiro, apaixonado por tecnologia, escreve livros, mas Wsempre acha que eles não estão

bons para serem publicados, apaixonado por MEG CABOT, companheiro de aventuras e amigo para todas as horas.

CLÍCIA: Will, pergunta que não quer calar: Como você aguenta a Clícia?

WILL : Aguentar, sério mesmo? Pensei que fosse ao contrário. Hahaha Acho que somos tão ligados que acabamos como que sendo uma mesma pessoa, mas de sexo diferente saca? Compartilhamos muitas coisas e é isso o que nos torna tão íntimos, e o mais legal é que não temos reservas um com o outro, falo o que penso para ela e ela o mesmo. Esse é o segredo para uma amizade longa e duradoura!

CLÍCIA: Qual você acha que foi o maior erro do The Five e porque topou entrar nessa nova empreitada que é o VAP?WILL: O maior erro do The Five foi os integrantes não saberem conversar entre si, formando assim panelinhas dentro de um grupo que veja bem, era de cinco pessoas! Não posso apontar para uma ou outra pessoa e falar o que estava errado, acho que acima de tudo as pessoas tem que ser francas umas com as outras, e quando não rola isso e o famoso companheirismo o foco que é um, acaba se perdendo e fazendo com que qualquer motivo seja uma fonte de estranhamento. E porque topei entrar para o VAP?

Agora que já contei o que é o VAP. vou contar quem esrtá por trás do Vap! E nada melhor do que deixar eles falarem, né?

Page 7: Revista VAP - Março

A verdade é que eu cultivo há muitos anos a vontade de criar um

clube de livro, há pelo menos três anos atrás mencionei com a

Clícia sobre a possibilidade de criar um e ai veio o The Five, e

agora o VAP. Uma coisa posso dizer, sou feliz com esses projetos.

Cada um é e foi importante de uma maneira para mim.

CLÍCIA: O que você acha que vai fazer a diferença no VAP?WILL: O VAP é um projeto mais intimista, mas que ao mesmo tempo quer alcançar novos patamares. Desejamos inovar, sem perder a essência das coisas e sermos nós acima de todas as outras coisas. Esse é apenas o começo, não posso afirmar que tudo será sempre as mil maravilhas, mas se depender de mim ou de cada um dos envolvidos daremos o sangue para que esse projeto não seja apenas mais um projeto, mas que seja uma realização de um sonho, um projeto de sucesso e que gere muitos frutos.

arol Fonseca, 24 anos, RUIVA ONDE? Namorada do louco do Dih, #08, mãe Cdo Mingau e leitora voraz.

Clicia: Carol, você é nova na blogosfera, o que te levou a entrar nesse mundo tão louco? Carol: Eu sempre li muito, a vontade surgiu

mesmo depois de pensar muito e ver que eu precisava de um espaço com a minha cara para tratar de coisas que eu gosto, não somente os livros mas também filmes, séries, coisas que eu gosto de compartilhar, mas acima de tudo o blog é um espaço meu, um hobby.

Page 8: Revista VAP - Março

Clicia: De participante do VAP, a Staff, conte-nos como foi essa empreitada muito louca!

Carol: Conheci o clube do livro por acaso, e me senti acolhida nos encontros, foi bom saber que haviam pessoas que compatilhavam os mesmos gostos que eu, fiz amizade com o Will e logo depois com a Clicia e aos poucos essa amizade cresceu, surgiu a Camis e a Yule e nosso vinculo se tornou muito forte, acho que a transição de participante para Staff foi tranquila, eu sempre dava uma mão antes dos eventos começarem ajudando a organizar o espaço ou o que fosse preciso, afinal estava ali com pessoas queridas e não me importava em ajudar, quando a Cli me chamou para ser Staff fiquei feliz, pois acompanhava o Clube desde que ele começou e isso já faz parte de mim.

ClicIa: Do ponto de vista de participante o que te faz achar que foi a causa do The Five e porque o VAP vai virar a página e começar uma história mais linda de todas?Carol: Ao longo dos encontros, acabei percebendo que a proposta do clube foi se perdendo aos poucos, e muitas vezes acabava ficando repetitivo, confesso que só não abandonei o Clube do Livro pelas amizades que conquistei, principalmente nos ultimou encontros, mas isso é página virada, o VAP vem com um novo formato, mais maduro e com pessoas que tem o mesmo interesse e acima de tudo uma amizade entre nós, acho que isso faz a diferença, é isso que torna o VAP especial e que com certezas será um

Page 9: Revista VAP - Março

amila Guelo, 30 anos de vida, advogada, corinthiana roxa, fã de CTwil ight, d iscípula do Capitão

Nascimento, namorada do Denis, jogadora de tênis, leitora compulsiva, blogueira e capaz de fazer o impossível pelas pessoas que ama!

Clicia: Camila a pergunta que não quer calar! Fica tranquila que não vou perguntar sua idade! Qual o segredo do sucesso do Leitora Compulsiva? Camila:. Hum... Sucesso? Não sei se o LC faz sucesso! Mas se faz, acho que é porque as pessoas se sentem à vontade. Gosto de manter uma certa informalidade e faço questão de estabelecer um diálogo com todos os que frequentam o blog. Outro ponto a meu favor é que sou meio "desbocada" e escrevo tudo o que penso. Se gosto eu gosto, se não gosto não gosto e pronto! Sinto que muita gente se identifica com o que eu escrevo lá!

Clicia: Como você se envolveu com o VAP? Camila: E senta que lá vem história... Bom, resumindo: Eu conheci o Will porque ele é um dos meus leitores mais antigos e fiéis. Ele me apresentou a Clícia e logo me identifiquei com ela. Por causa deles comecei a ir aos encontros do The Five. E como sou uma pessoa desbocada mesmo, estava sempre participando das discussões, dando pitacos e fazendo a festa! Quando o The Five terminou e a Clícia e o Will resolveram criar o VAP, me ofereci na mesma hora para ajudar! A princípio eu achava que iria dar só uma ajuda como carregar as caixas, dar uma carona e arrumar as cadeiras... Fiquei muito feliz quando fui convidada para ser uma Staff! hehehe E cá estou eu...

Page 10: Revista VAP - Março

Clicia: Para quais atitudes você realmente vira a Página? Camila: Não sou uma pessoa que gruda no que já passou, então virar a página é praticamente o meu lema! Sou meio desapegada às coisas e até a algumas pessoas. Se não estou feliz com algo, simplesmente viro a página e sigo em frente! Nada de mimimi... rs!!! Confesso que isso chega a ser até um defeito meu... Sou meio que prática demais e isso pode parecer arrogância ou coisa assim! Falo umas coisas meio na lata, sem muito tato! Isso é mania de quem quer resolver tudo logo e já virar a página...‘

ule Karoline, 30 anos (hoje depois de quatro meses com esta idade já não Yencontro mais problema em dizer,

superei...kk), #09, um pouco louca, carinhosa, amiga, mas se quer me tirar do sério é só deixar pessoas sem pro atividade perto de

mim, ai acaba com o meu humor, TPM me deixa literalmente desequilibrada, já fui mais, alias eu achei que tinha superado, mas hoje com novas amigas eu vi que ela ainda me deixa totalmente sem rumo. Clicia: Yule, você é única que não tem Blog, como conheceu os Blogs? E como chegou até o VAP?Yule: Eu não tenho blog, mas de tanto conviver com minhas fofoletes já me sinto uma...kk, brincadeira, na verdade eu sempre amei ler, e lia compulsivamente, um dia zapeando pela internet eu achei alguns blogs e achei super legal, pensei poxa tem pessoas que tem a mesma compulsão que eu, legal isto. Alguns eu gostei mais, outros eu gostei menos, até que fui ao meu primeiro evento literário e conheci a Clicia e o Will, depois teve aquelas tardes de

Page 11: Revista VAP - Março

autografo com autor e conheci a Camila, surgi o antigo The Five e conheci a Carol. Ir para o VAP foi uma surpresa muito grande e o convite veio da própria mediadora, mas confesso que eu fui meio que entrona, estava sempre dando pitaco nas coisas...kkk Clicia: Como é estar na organização do VAP?Yule: Pust, como vou responder isto, é tão, tão, tão su real pra mim, que ainda não caiu minha ficha ainda, mau terminou um evento e já estamos a todo vapor com o próximo, então eu ainda não consegui colocar as peças no lugar pra dizer porra estar na organização é isto. Mas posso dizer o seguinte, mais do que estar na organização do VAP estou entre amigos e só isto já faz total diferença pra mim. Clicia: Quais as coisas que você mais gosta na vida e quais as coisas que abomina?Yule: KKK...poxa que pergunta difícil em, eu gosto de tanta coisa, e abomino tantas outras, mas vamos lá: Minha mãe e irmãos (literalmente minha vida), meu marido, amigo e companheiro (com ele eu casaria mais 1 milhão de vezes se fosse preciso), chocolate e coca-cola e as coisas que eu abomino; Pessoas acomodadas, falsidade, carne seca e jiló. Será que valeu???

Page 12: Revista VAP - Março

POR DENTRO DO ASSUNTO

discussão travada no evento (e

“travada” é uma ótima palavra quando Ao assunto é Jogos Vorazes – rsrsrs)

girou em torno da relação existente entre a

obra e a história dos Estados Unidos e da

Roma Antiga.

A ideia surgiu de uma conversa com a

Camila “Leitora Compulsiva”, após assistirmos ao filme. Eu

comentei ter percebido referências da história romana, como os

nomes César e Sêneca, as lutas em arenas, as bigas etc. Diante

disto, os membros do Virando a Página – VAP me convidaram

para falar sobre o assunto no primeiro encontro do Clube do Livro

Saraiva realizado pelo VAP. E eu topei!!!

Assim, lá fui eu! O bate-papo partiu sempre dos

acontecimentos do livro e/ou do filme em busca de elementos

possivelmente extraídos da história romana e norte-americana.

Inicialmente foi abordada a história política da Roma

Antiga, que se inicia na Monarquia, passa pela República e

termina com o Império, fase mais conhecida. Contudo, a

República representa o apogeu romano, fase de maior riqueza e

prosperidade.

Nesse contexto, já identificamos elementos presentes na

República Romana e na história de Jogos Vorazes, como a divisão

Page 13: Revista VAP - Março

regional do trabalho nas províncias romanas (cada província era autorizada a produzir somente determinado gênero, para abastecimento da cidade de Roma) e nos Distritos (que possuem uma função bem definida e trabalham para abastecer a Capital) e a denominada «Política do Pão e Circo», em que os habitantes da república romana assistiam a gladiadores lutarem até a morte em arenas, enquanto recebiam pães para sua subsistência, e os jogos realizados em Panem, que são assistidos por toda a população!

Mas não foi só isso. Também identificamos elementos comuns entre a história norte-americana e a história de Jogos Vorazes. Talvez não seja fruto do acaso Panem ser dividida em 13 Distritos, haja vista que os Estados Unidos da América, antes da

independência, nada mais eram que 13 colônias inglesas na América!

Além disso, é pouco noticiado que o “modelo” que serviu de base para a formação e consolidação dos Estados Unidos da América – primeira república do Mundo Novo – foi... a República Romana. É isso mesmo! Há vários estudos que apontam a República Romana como fundamento ideológico adotado pela primeira república americana!

A partir daí, a conversa continuou com a participação dos organizadores e frequentadores do VAP, na busca da identificação de mais elementos da história romana e norte-americana na obra Jogos Vorazes, culminando com um interessante debate acerca das características e motivações da personagem Katniss!Bom, essa é uma síntese da minha participação no Clube do Livro Saraiva realizado pelo Virando a Página – VAP no dia 31.03.2012.

Page 14: Revista VAP - Março

Por fim, agradeço a honra de ser o primeiro convidado do projeto e expresso minha satisfação em ter tornado parte neste evento.

Denis R. S. CruzBacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP.

Page 15: Revista VAP - Março

RESENHA JOGOS VORAZES POR CAMILA GUELLO

Aêeeeee, Finalmente!!!!#TODOSCOMEMORAPerdi a conta de quantos de vocês me indicaram esse livro

no “O Que Vocês Gostariam de Ver Aqui?”!!! E finalmente consegui ler!! rs…Esse livro estava na minha estante desde o lançamento e nunca tinha tempo para ler!

Todo mundo me dizia que eu ia adorar, que eu tinha que ler, que eu não ia me arrepender, mas eu sempre fui deixando para depois!Passei 2011 todinho dizendo que esse livro seria o próximo na fila de leitura e nunca lia! Então 2012 chegou e tomei vergonha na cara: Jogos Vorazes foi a primeira leitura do ano!!

E não é que as pessoas estavam certas?? Eu adorei o livro!! Fiquei tão vidrada com a história de Katniss, Peeta e os outros tributos que não consegui parar de ler! Na verdade, li os cinco primeiros capítulos no domingo, dia 1º! E na segunda, dia 2, resolvi ler mais um pouquinho antes de dormir… Resultado: terminei o livro às 3:45 da manhã! Me envolvi tanto com a história que não conseguiria dormir sem saber o final!!

E olha que faz tempo que não faço umas loucuras dessa!! hehehe Depois quem aguenta trabalhar no dia seguinte??! heheEpa… Me empolguei falando sobre minhas impressões, que estou esquecendo de falar sobre o que é o livro, né?! Afinal, deve ter um monte de gente por aí que ainda não leu…

Então vamos lá…Jogos Vorazes conta a história de Big Brother sanguinário!

Page 16: Revista VAP - Março

Hein???? Como assim??? É isso mesmo!! Já explico. A história se passa num futuro indeterminado, num país chamado Panem, que fica localizado onde hoje é a América do Norte.

A idéia é mais ou menos assim: depois de um monte de guerras, desastres naturais e outras tragédias, o mundo que conhecemos hoje desapareceu! No lugar onde hoje é os Estados Unidos, temos Panem, formado por 12 Distritos. Cada Distrito de Panem é responsável pela produção de alguma coisa: agricultura, mineração, indústrias… E os moradores de cada um desses Distritos vivem isolados dos demais e, dependendo do Distrito, podem viver na completa miséria!

Esse é o caso de Katniss, a narradora e protagonista do livro. Ela vem mora no Distrito 12, responsável pela extração de carvão! Após a morte do pai, Katniss se vê responsável pelo sustento de sua família! Ainda que a atividade seja ilegal e punível até com a morte, Katniss se arrisca, ultrapassa as cercas que envolvem o Distrito 12 e vai caçar!! Só assim consegue garantir que sua mãe e sua irmã, Prim, não morrerão de fome!

Katniss vai, aos trancos e barrancos, mantendo a família em segurança! Ela ama a irmã e faz o possível e impossível para mantê-la a salvo. E é assim que Katniss acaba indo parar nos Jogos Vorazes – uma competição promovida pelo governo de Panem, onde 24 jovens, dois de cada distrito, são colocados em uma arena e o vencedor será o que sair vivo!! E enquanto eles enfrentam as piores condições de sobrevivência e matam uns aos outros, o restante do país fica grudado em suas televisões, assistindo tudo ao vivo!! Como numa versão moderna das arenas de gladiadores romanos!!

Com uma mistura de aventura, suspense, violência e romance, a autora consegue deixar os leitores tão vidrados nos Jogos Vorazes como qualquer morador de Panem!

Page 17: Revista VAP - Março

Resenha cedida gentilmente por Camila Guello - Blog Leitora Compulsiva www.leitoracompulsiva.com.br

E o melhor de tudo é que, muito embora o livro seja apenas o primeiro de uma trilogia, ele tem começo, meio e fim!! Termina de um jeito que permite que a gente vá dormir, sem se desesperar pelo próximo livro! Simplesmente sensacional!!

Page 18: Revista VAP - Março

CURIOSIDADE

Distopia, o que é isso?

A Distopia é tudo o que a Utopia não é. Na Utopia, a

sociedade é perfeita, linda e maravilhosa, onde coisas ruins não

entram. Já a Distopia vai em sentido contrário. Temos uma

sociedade controladora, totalitarista, por vezes violenta e cheia

de censuras, onde falta a liberdade, faltam os direitos e,

principalmente, faltam condições básicas para a sobrevivência

humana. Podendo ser futurista ou não.

Livros Distópicos:

As distopias hoje estão muito fortes no meio YA (Jovem

Adulto), só perdendo mesmo para o sobrenatural que ainda vai

continuar reinando por um bom tempo na lista dos mais vendidos.

Segue abaixo uma lista dos principais livros sobre sociedades

distópicas:

- Admirável Mundo Novo (Globo)

- 1984 (Cia das Letras)

- Série Feios (Galera Record)

- Série Gone (Galera Record)

- Trilogia Delírio (Intrínseca)

- Trilogia Maze Runner: Correr ou Morrer (V&R)

- Trilogia Destino (Suma de Letras)

Page 19: Revista VAP - Março

VOCÊ NO VAP

Novidades. Sim, novidades são sempre bem-vindas. Que

tal uma seção aqui na revista sobre você? Todos os meses

faremos perguntas a um convidado do VAP e a entrevista será

publicada aqui nesse cantinho.

A primeira “cobaia” da seção é a Thaís da Mata, que mora

em São Paulo. Nesse pequeno bate-bola, ela nos relata o que

acha primordial em um clube do livro, os motivos que a levam a

freqüentar um clube de livro, se amizades literárias duram e mais

uma porção de coisas interessantes!

VAP: Como foi à experiência de ter ido ao primeiro encontro

do VAP (Virando a Página)?

THAÍS: Foi muito divertido e proveitoso. Principalmente quando o

clube do livro se torna algo mais oficial da livraria e há todo um

suporte por trás, traz muito a idéia da seriedade e de que as coisas

serão levadas bem a sério. Além da grande mistura de pessoas e

opiniões a cerca do livro.

Page 20: Revista VAP - Março

VAP: O que você acha primordial em um clube do livro?

THAÍS: Primeiramente que boa parte das pessoas tenham lido o

livro proposto, e se por acaso não tenham lido que o livro seja

apresentado de forma sucinta para essa pessoa. O clube do livro

também precisa ser democrático. É legal ter um mediador para

conduzir as discussões, mas isso não pode ofuscar o clube, todos

devem participar, e talvez o papel do mediador seja conseguir

incluir mais pessoas na discussão, não se pode esquecer que

todos devem participar e partilhar suas opiniões, independentes

de serem boas.

VAP: Qual o maior diferencial do VAP,

comparado a outros eventos/ clubes

de livros?

THAÍS: É um dos poucos clubes

organizados em SP, voltado para o novo

público leitor, trazendo discussões mais atuais e menos sérias. E

depois o foco é o livro, discute-se sobre o livro, que eu acho deve

ser o principal objetivo do clube. Também não se distancia dos

livros e as brincadeiras todas têm a ver com o livro proposto. E

como dito anteriormente, o suporte que a livraria parece estar

dando agora para o grupo, torna ele mais oficial, menos amador e

mais sério.

Page 21: Revista VAP - Março

VAP: Qual é o principal motivo de você ir a um clube do livro?

THAÍS: Como blogueira, estamos muito acostumados a

expressar nossas opiniões em nossos blogs, uma coisa é você

escrever e alguém comentar, outra completamente diferente é

discutir diferentes pontos de vista ao mesmo tempo, com pessoas

que às vezes não estão tão ligadas nesse mundo literário. Mas o

principal motivo de ir ao clube, é estar em um lugar onde eu

poderei conversar sobre meu vicio, sem ser julgada, onde todos

me entenderão e ainda por cima poder curtir algo diferente além

da simples leitura do livro.

VAP: Como é para você ser “obrigada” a ler um determinado

livro, sobre um tema do qual você não gosta?

THAÍS: Eu não leio um livro se eu não gostar do tema,

infelizmente não há algo que me faça fazer isso. Então eu vou ao

clube simplesmente para curtir o evento. Mas se o livro for

"vendido" com uma propaganda muito boa, pode até me atrair

para a leitura, mesmo que não faça meu tipo. Por exemplo, como

vocês nessa ultima reunião divulgaram previamente o próximo

livro, seria legal fazer uma boa propaganda para que tenhamos

mais vontade de ler o livro. Mas se por acaso eu ler o livro de algo

que eu não goste, vou ser obrigada a me expressar

negativamente no clube, porque no fim cada um tem a sua

opinião.

Page 22: Revista VAP - Março

VAP: Amizades feitas em encontros literários superam a

barreira da internet/ livraria?

THAÍS: Com certeza, quando você começa a sair do mundo

virtual e passa a conhecer as pessoas essa amizade se

transforma em algo maior do que troca de fichinhas literárias, para

o surgimento de uma amizade.

E aí? Gostou? Se você estiver presente no próximo encontro,

quem sabe não aparece por aqui! =D

Page 23: Revista VAP - Março

#ELES DIZEM #ELAS FALAM

Retuítou o @ClubeVAP no Twitter, citou o “Virando a

Página” no Facebook, ou fez uma cobertura do clube no seu blog?

Então esse é o espaço onde você vai aparecer sempre. Não

esqueça, o seu feedback é sempre muito importante para nós!

Cobertura pelo blog Estante dos Sonhos do Andre Gomes

Cobertura pelo blog Minha Vida Literária da Aione

Cobertura pelo Blog Menina que Chove da Lili

www.estantedossonhos.com.br

www.minha-vida-literaria.blogspot.com

www.menina-que-chove.blogspot.com

Page 24: Revista VAP - Março

PATROCÍNIOS

Page 25: Revista VAP - Março

PRÓXIMA PÁGINA

O tema para Abril é Circo, nos encontramos lá!!!

Page 26: Revista VAP - Março