Revista Vida + | Agosto 2012

16
ANO 4 Nº 15 AGOSTO DE 2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ATILANO MURADAS JOHN ORTBERG NA SESSÃO AUTOR COM VIDA NESTA EDIÇÃO UMA PALAVRA ABENÇOADA DO PASTOR JILTON MORAES A revista Vida+ é uma publicação da Editora Vida Ltda. CONFIRA OS NOSSOS LANÇAMENTOS Leia a versão DIGITAL A VOZ DE DEUS NA INGLATERRA DO SÉCULO XVIII O MINISTÉRIO DE JOHN WESLEY,

description

Edição número 15, Ano 4

Transcript of Revista Vida + | Agosto 2012

Page 1: Revista Vida + | Agosto 2012

ANO 4 Nº 15 AGOSTO DE 2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ATILANO MURADAS

JOHN ORTBERG NA SESSÃO AUTOR COM VIDA

NESTA EDIÇÃO

UMA PALAVRA ABENÇOADA DO PASTOR JILTON MORAES

A revista Vida+ é umapublicação da EditoraVida Ltda.

CONFIRA OS NOSSOS LANÇAMENTOS

Leia a versãoDIGITAL

O MINISTÉRIO DEJOHN WESLEY,A VOZ DE DEUS NA INGLATERRA DO SÉCULO XVIII

O MINISTÉRIO DEJOHN WESLEY,

Page 2: Revista Vida + | Agosto 2012
Page 3: Revista Vida + | Agosto 2012

Frequentemente associada à pessoa que invade o espaço alheio, a palavra mordomia é, na realidade, definida como “função do mordomo”, ou seja, a função do “administrador dos bens de uma casa ou estabelecimento alheio” (Pequena Enciclopédia Bíblica, p. 450). O mordomo é aquele que cuida com esmero da casa e dos bens de seu senhor, visando promover seu bem-estar e ajudá-lo a prosperar. O ser humano recebeu de Deus a função de ser mordomo deste mundo, pois “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Gênesis 2.15).

A Bíblia nos mostra diversos exemplos de servos de Deus que exerceram essa função com maestria. Jesus é o maior deles, pois veio para cuidar da humanidade, a criação de seu Pai, doutrinando por meio de suas ações. Ele ensinava seus seguidores a serem fiéis (Mateus 25.21), obedientes (Mateus 7.21; Lucas 6.46) e servirem uns aos outros (João 13.5). No capítulo 25 do evangelho de Mateus, Jesus conta uma história para ensinar sobre a administração do tempo.

Nela, dez moças aguardavam o esposo, que haveria de buscá-las. Cinco prepararam-se com antecedência e levaram suprimentos suficientes não apenas para o momento do encontro, mas também para o tempo que iriam esperar. Enquanto isso, as outras jovens deixaram-se levar por sua inexperiência e ansiedade para encontrar o noivo e deixaram suas obrigações em segundo plano, pois estabeleceram suas prioridades de forma ineficiente. Essa parábola nos leva a refletir se temos administrado nosso tempo de forma eficaz. Como poderemos ser bons mordomos de nossa casa e da casa de Deus?

A resposta para essa pergunta pode ser encontrada se atentarmos ao sermão que Jesus proferiu no monte, relatado nos evangelhos de Mateus e Lucas e por meio do qual Jesus aborda diversos aspectos da vida cristã, ensinando seus seguidores a ser um diferencial neste mundo, demonstrando justiça, pureza de coração, humildade e ações que agradam a Deus. Nesta edição, você conhecerá O Sermão do Monte, (de John Wesley). Neste livro, o autor detalha os assuntos abordados por Jesus em seu sermão, que contém a essência dos seus ensinamentos.

DIRETOR EXECUTIVO

Sérgio Henrique de Lima

PROJETO GRÁFICO E

DIAGRAMAÇÃO

Agência V-CONTROL

MARKETING

Leandro Alves

Elaine Visgueira

REVISÃO GERAL

Marcelo Smargiasse

Gisele Santiago

COLABORARAM

NESTA EDIÇÃO

Claudia Lino (Editorial)

Jonatas Jacob (Editorial)

Clayton Patrício (Financeiro)

TIRAGEM

50 mil exemplares

IMPRESSÃO

Company Graf

PRIMEIRAS PALAVRAS

O Mordomo Jesus

SÉRGIO HENRIQUE DE LIMADiretor Executivo

03

“PARA TUDO HÁ UMA OCASIÃO CERTA; HÁ UM TEMPO CERTO PARA CADA PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU” (ECLESIASTES 3.1 – NVI)

Page 4: Revista Vida + | Agosto 2012

ELMER L. TOWNS é cofundador, vice-presidente e deão na Liberty University, e também professor de uma classe de EBD de 2 mil membros em sua igreja local. Escreveu mais de 100 livros, entre eles vários best-sellers, além de ter sido premiado com o Gold Medallion Award pelo Livro do Ano em 1995; escreveu mais de 2 mil artigos e foi conferencista em mais de 50 seminários dentro e

JEJUM SEGUNDO DANIELAutor: Elmer L. TownsCategoria: VIDA CRISTÃ: Oração e jejum/Reavivamento Espiritual Formato: 14x21cmPáginas: 232ISBN: 978-85-383-0239

fora dos Estados Unidos. Tem mestrado pela Southern Methodist University e pelo Dallas Theological Seminary, ambos em Dallas, Texas, e doutorado pelo Fuller Theological Seminary, em Pasadena, Califórnia. Dr. Elmer e a esposa, Ruth, têm 3 filhos e 10 netos, e vivem em Forest, Virgínia.

Neste novo guia ao jejum, dr. Elmer Towns conduz você por um período de renovação, de 10 ou 21 dias, seguindo o modelo de Daniel, e responde a perguntas práticas a respeito de como, o que e quando comer, além de demar-car assuntos relacionados e relevantes: Como orar com eficácia, como encontrar Deus du-rante o jejum, como adorar com autodisciplina, como orar por respostas específicas, e, ao mesmo tempo, como jejuar com uma dieta saudável.

Inspiração e direção para um jejum abençoado!

Page 5: Revista Vida + | Agosto 2012

ENTREVISTA

Após sete anos vivendo nos Estados Unidos, você está de volta ao Brasil. Quais são os proje-tos que aguardam você nessa nova jornada em solo brasileiro?

Voltei ao Brasil para continuar o que vinha fazendo desde 1993: visitar as igrejas e congressos para realizar palestras, pregações e cantar as músicas que Deus me inspira a fazer. Evidentemente, volto mais experiente em todos os campos da vida, pois sete anos fora do país é algo que marca a vida eternamente, e eu necessitaria de dezenas de páginas para contar. Estou preparando um DVD, novos livros, enquanto atuo como pastor, jornalista e músico na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte.

Dentre essas novidades, está o CD/DVD Davi, voltado para o público infantil e produzido pelo ministério Diante do Trono. O que os pais e crian-ças podem esperar desse novo projeto? As canções desse trabalho terão o “tempero brasi-leiro” de suas composições?

Este será o sétimo CD/DVD infantil do Ministério Diante do Trono. Todas as músicas e letras são minhas. Ele é a continuação da série que a Ana Paula Valadão vem produzindo há anos. Até então, todas as composições eram da Ana. Sou o primeirocompositor externo a entrar no Ministério Diante do Trono. Um privilégio, mas também uma respon-sabilidade muito grande continuar a série Crianças Diante do Trono. A novidade neste trabalho, e que o diferencia dos demais, é a inserção de músicas em ritmo brasileiro. Acreditamos que as crianças irão gostar bastante e até os pais que também apreciam os ritmos nacionais.

Você cresceu em um lar musical, pois seus pais atuavam no coral da igreja e lhe deram o primei-ro contato com a música. Como pais podem se beneficiar da música na educação de seus filhos?

Praticar música é abrir a mente para a vida. A criança que pratica música é mais criativa, mais alegre, mais integrada com a sociedade e, geral-mente, é estudante que brilha. Quem ganha com isso não são somente os pais, mas também os próprios filhos que se tornam adultos mais bempreparados para a vida. Tive o privilégio de apren-

os levitas e orienta o leitor a tocar com técnica e unção de Deus. Em sua opinião, o ministério de louvor já atingiu a maturidade técnica e espiritual?

Em alguns lugares, sim, noutros, não. O equilíbrio entre técnica e unção é algo muito difícil de ser atingido, principalmente por igrejas que não se conscientizaram de que precisam alcançar isso. Umas se aplicam muito ao lado técnico e se es-quecem do Espírito Santo. Outras só buscam a un-ção do Espírito e deixam de lado o preparo técnico dos músicos. Todo desequilíbrio é prejudicial. E o que é mais preocupante nisso é que outras artes além da música têm chegado rapidamente à igreja e tornado o equilíbrio ainda mais complexo.

O livro A música dentro e fora da igreja aborda, en-tre outros tópicos, um assunto um tanto quantopolêmico: a música secular e músicos que atuam nesse segmento. O que você pensa sobre isso?

A música e seus ritmos são invenção de Deus; o homem apenas os descobre no decorrer da Histó-ria. Uma música é classificada como secular ou cristã somente a partir da sua letra. A melodia e o ritmo são apenas embalagens que levam a ideolo-logia do compositor. Ser músico é uma profissão como qualquer outra. Assim como o médico e o engenheiro evangélicos devem exercer suas pro-fissões com ética, o músico também deve. O enge-nheiro poderá ou não servir a igreja com sua capacidade. Os músicos também devem ter esse direito, afinal, nem todos são chamados para servir no altar. Outra vantagem do músico que trabalha secularmente é que ele estará em contato com outros músicos a quem deve pregar o Evangelho.

Em sua opinião, como os diversos estilos musi-cais podem ser utilizados na igreja?

Nos Estados Unidos, por exemplo, a música que se canta na Igreja é a mesma que se canta fora dela. Não há distinção de instrumentos e ritmos. O mes- mo acontece em outras culturas. No Brasil, penso que devemos usar os nossos ritmos intercalando com os de outras culturas, afinal, estamos num mundo globalizado. Creio que o desafio, no momen-to, é achar a linguagem do uso da música brasileira no culto; encontrar ritmos adequados a todos os momentos da adoração.

05

der a ler com a minha mãe que usou a Bíblia e o Hinário Presbiteriano para isso, bem como aprender música com meu pai, exímio violonista. O legado musical que recebi deles não somente me tornou um adorador que sabe música, mas também um adulto que tem a música como profissão.

Além de músico e compositor, você também é pastor, escritor e jornalista. Como conciliar tantas carreiras e funções na obra do Senhor?

Quem me conhece de perto sabe que sou inten-so em tudo que faço, que trabalho o tempo todo, e que que sou bastante disciplinado com horários e tarefas. Aproveito o meu tempo ao máximo, sobre-tudo, não o gastando com atividades fúteis. Por outro lado, vejo uma sinergia muito grande entre as minhas profissões: o pastor e músico alimentam o escritor e jornalista com informações.

A música e o pastorado me levam a conhecer muitas pessoas e saber diferentes coisas que acabo por expressar nos livros, artigos e matérias jornalísticas. Uma profissão auxilia a outra. E no fi-nal, tudo visa servir ao Reino de Deus.

Seu primeiro livro pela Editora Vida, Decolando nas asas do louvor, é praticamente um guia para

A MÚSICA E SEUSRITMOS SÃO INVENÇÃO

DE DEUS; O HOMEMAPENAS OS DESCOBRE

NO DECORRER DAHISTÓRIA.

ATILANOFoto

: Mar

celo

Lu

cas

Page 6: Revista Vida + | Agosto 2012

AUTOR COM VIDA

06

fórnia, uma igreja evangélica com mais de 4.000 membros. Ortberg recebeu seu diploma de graduação na Wheaton College, e seu M.Div. e doutorado em psicologia clínica do Seminário Teológico Fuller. Ele também estudou na Universi-dade de Aberdeen, na Escócia. De 1985 a 1990 serviu como pastor sênior da Igreja da Comunidade de Simi Valley, e de 1990-1994 na Igreja da Comunidade Horizons. Ele então se mudou da Califórnia

para Illinois para servir como pastor de ensino na Igreja Willow Creek até 2003, quando assumiu seu cargo atual na Igreja Presbiteriana de Menlo Park, uma igreja multi-campus no norte da Califórnia.

Como autor Vida, suas publicações têm impactado e modificado a forma de pensar de muitas pessoas tanto no Brasil como no mundo, pois com uma linguagem simples e extrovertida, a cada capítulo seus livros mostram um homem que está dedicado a excelência do ensino da palavra de Deus. Por isso, você irá facilmente encontrar em cada página de seus livros relatos sobre crescimento espiritual que orientarão você

a ter e edificar vida cheia do Espírito em um mundo no qual só se busca perfeição e poder. Este ano, John Ortberg venceu o prêmio Areté — o maior reconhecimento literário cristão no Brasil, organizado pela Associação dos Editores Cristãos — com o livro Sendo quem eu quero ser (São Paulo, 2011), na categoria de Desenvolvimento Pessoal Estrangeiro. Isso é o resultado de longos anos de serviço a Jesus Cristo. Quão sério e necessário tem sido seu trabalho para os brasileiros. Além deste, Pr. Ortberg possui os livros A sedução do líder, Deus está mais perto do que você pensa, Fé & dúvida, Fim de jogo, Somos todos (a)normais, Venha andar sobre as águas, publicados pela Vida.

John Ortberg nasceu em 05 de maio de 1957 em Rockford, Illinois — EUA. É autor, orador e pastor sênior na Igreja Presbiteriana de Menlo Park, em Menlo Park, Cali-

J

Por Leandro Alves

UM LÍDER QUE INSPIRA REFLEXÃO

VOCÊ PODE ACOMPANHAR OS SERMÕES DO PR. JOHN ACESSANDO OS LINKS ABAIXO:

http://mppc.org

http://johnortberg.com

Page 7: Revista Vida + | Agosto 2012

MAHESH E BONNIE SHAVDA são cofundadores e pastores titulares da Igreja All Nations em Charlotte, Carolina do Norte, e em Atlanta, Geórgia. Seu programa de televisão, The Watch, alcança um bilhão de lares em todo o mundo. Mahesh Chavda é autor do clássico O poder secreto da oração e do jejum e também Abra espaço para o seu milagre, em coautoriacom Bonnie, ambos publicados pela Editora Vida.

GUERREIRO DA TEMPESTADEAutores: Mahesh e Bonnie ChavdaCategoria: VIDA CRISTÃ: Promessas/ Reavivamento espiritualFormato: 14 x 21 cm / Páginas: 240ISBN: 978-85-383-0250-6

LEIA UM TRECHO

DESTA OBRA .

ESTRATÉGIAS PARA UM CRISTÃO VENCEDOR

O MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA DO CRISTÃO

VOCÊ PRECISA SABER MAIS SOBRE A AUTORIDADE QUE JÁ É SUA EM CRISTO.

Por meio de diversas orientações bíblicas e exemplos vivos, você com-preenderá como nunca o fato de que o Guerreiro da tempestade está assentado no mais alto posto de au-toridade no céu e concede revelação a todos que comungam com ele em verdade. À medida que você é im-pregnado pelo Senhor Jesus, tambémbém se torna um portador dessa autoridade. Um guerreiro na tempes-tade espiritual.

Page 8: Revista Vida + | Agosto 2012

MATÉRIA DE CAPA

e forma carinhosa, cuidadosa e, ao mesmo tempo, radical e transformado-ra, Jesus profere seu sermão no monte diante de uma multidão que sorvia,

sedenta, seus ensinamentos e se maravilhava com sua autoridade, com a força de suas palavras e como elas conduziam para um novo tempo e um novo modo de buscar o Pai.

As multidões se maravilhavam porque Jesus, não invalidando a Lei e os Profetas, apresentava

o que realmente importava para servir a Deus sem deixar de ser humano: o amor a Deus e ao próximo. Modificava, também, como numa forma de avisar seus discípulos dos perigos que enfrentariam quando levassem a sério suas palavras, os valores de felicidade nas chamadas bem-aventuranças (bem- aventuradosos que choram; bem-aventurados os pacifica-dores; bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça).

Relia a Lei e tornava a natureza do pecado mais pro-funda (não se tratava apenas de cometer o pecado, mas o simples fato de cogitá-lo já era o próprio pecar). Em suma, o sermão do monte é um dos trechos mais importantes para o cristianismo uma vez que apre-senta, ligando o novo (a mensagem de salvação de Jesus) ao antigo (a mensagem de amor, paz e salvação dos profetas do AT) e mostrando nova perspectivade se viver como discípulo de Jesus no mundo. Para mostrar a sua relevância e profundidade, muitos cristãos, ao longo da história, decidiram registrar em livro como a mensagem de Jesus é capaz de trans-formar a realidade e como cada cristão pode se tor-nar agente dessa transformação. Não foi diferente com o evangelista, pastor e teólogo John Wesley, cofundador da igreja Metodista, também fez desse trecho do evangelho de Mateus para base de 13 de seus 44 sermões escritos. Chamado de “apóstolo do mundo de fala inglesa no século XVIII”, começou a trabalhar em seus sermões-comentários sobre o Sermão do Monte em 1735. Devido à força e profundidade das palavras de Jesus, Wesley nasceu de novo e passou a pregar ao ar livre, “oferecendo novo nascimento com o Espírito Santo a milhares de trabalhadores ingleses não convertidos.” (p. 7) O mi-

nistério de Wesley, voz poderosa da graça e misericórdia de Deus para os ingleses do século XVIII, repercute até os nossos dias.

Conforme se lê nas páginas introdutórias desse importante lançamento da Editora Vida, este livro não pretende ser uma declaração cristológica ou um manual de apologia cristã. São, de outra feita, os sermões que Wesley escreveu e pregou sobre o Sermão do Monte. Assim, nos dois primeiros capítulos, são apresentados elementos para que o leitor compreenda o momento histórico e social em que Wesley desenvolve seu ministério e os outros treze são os sermões propriamente ditos. A Editora Vida, ao publicar os sermões de Wesley sobre o Sermão do Monte, pretende que toda a igreja brasileira conheça um pouco mais desse importante pregador inglês que, comprometido com a mensagem do Evangelho, considerava o mundo todo como sua paróquia e assuma seu papel de agente transformador da sociedade em que vive.

Marcelo SmargiasseCoordenador Editorial

“Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.” (Mateus 7.28 e 29)

06

08

Por Marcelo Smargiasse

D

Page 9: Revista Vida + | Agosto 2012

PROFESSOR, MESTRE, SENHOR, FILHO DE DEUS E DEUS.

O SERMÃO DO MONTEAutor: John WesleyCategoria: VIDA CRISTÃ: Estudo Bíblico/Educação cristãFormato: 16 x 23cm Páginas: 256ISBN: 978-85-383-0242-1

JOHN WESLEY viveu na Inglaterra do século XVIII, uma sociedade conturbada pela Revolução Industrial, durante a qual crescia muito o número de desempregados. A Inglaterra estava cheia de mendigos itinerantes, políticos corruptos, vícios e violência generalizada. O cristianismo, em todas as suas denominações, estava definhando. Ao invés de influenciar, o cristianismo estava sendo influenciado, de maneira alarmante,

pela apatia religiosa e pela degeneração moral. Dentre aqueles que não se conformavam com esse estado paralisante da religião cristã, sobressaiu-se John Wesley. Primeiro, durante o tempo de estudante na Universidade de Oxford, depois como líder no meio do povo.

MESMO OS QUE MAIS DUVIDARAM DELE PRECISAM ADMITIR A GENIALIDADE DE SEU SERMÃO.

PROFESSOR, MESTRE, SENHOR, FILHO DE DEUS E DEUS.

LEIA UM TRECHO

DESTA OBRA .

A MAIORINSPIRAÇÃO DO

MINISTÉRIO DE WESLEY

13 discursos, cuja verdade e eficiênciaforam atestadas pelos resultados do ministério de Wesley, estão agora à sua disposição — extraídos dos Standard Sermons de Wesley e editados em lin-guagem acessível ao leitor moderno.

Page 10: Revista Vida + | Agosto 2012
Page 11: Revista Vida + | Agosto 2012

MEXA-SEAutores: Greg L. Hawkins e Cally ParkinsonCategoria: Autoconhe-cimento: Liderança / Treinamento de equipe Formato: 16,5 x 24 cm Páginas: 296 ISBN: 978-85-383-0248-3

GREG L. HAWKINS é pastor execu-tivo da igreja Willow Creek e tambémum dos criadores da estratégia DESCUBRA. A partir de 1996, passou a auxiliar Bill Hybels em liderança

estratégica para os seis campi da Willow Creek. É graduado em engenharia civil pela Universidade A&M do Texas e tem o MBA pela Universidade de Stanford.

CALLY PARKINSON administra a marca DESCUBRA e é diretora de comunicações na Willow Creek, função que assumiu de-pois de uma carreira de vinte

e cinco anos na Allstate Insurance Company. É gra-duada pela Universidade DePauw e tem mestrado pela American Graduate School of Int. Management.

Em Mexa-se você encontrará mate- rial suficiente e profundo — pre-parado progressivamente, em três partes: como uma estrutura nova e mais relevante para o crescimentoespiritual se apresenta, como essaestrutura facilita o crescimento espi- ritual e como pastores e líderes da igreja podem servir com mais eficiênciaa seus membros e à igreja.

COMO SABER SE AS PESSOAS ESTÃO SE APROXIMANDO DE CRISTO?

LEIA UM TRECHO

DESTA OBRA .

O nov

o liv

ro d

a sér

ie

DESCUBRA

Page 12: Revista Vida + | Agosto 2012

APRENDA COM AS MULHERES DA GENEALOGIA DE JESUS.

O GRITO DAS INCLUÍDASAutora: Nancy Gonçalves DusilekCategoria: VIDA CRISTÃ: COMPORTAMENTO: MulherFormato: 10,5 x 18cm Páginas: 96ISBN: 978-85-383-0240-7

NANCY GONÇALVES DUSILEK é natu- tural de Suzano, SP. É autora de Mulher sem Nome, publicado por Editora Vida, e de dezenas de artigos sobre liderança, família e mulher em periódicos evangé-gélicos. É membro efetivo da Cadeira 8 da Academia Evangélica de Letras do Brasil.

LEIA UM TRECHO

DESTA OBRA.

Ao ler O grito das incluídas, você re-cordará a força dessas mulheres usa-das por Deus para mudar a história de seu povo e de toda a humanidade.

Deixe-se impactar pelos maravilhosos exemplos de mulheres de fé e ação!

No desenrolar da ação de Deus na His-tória, homens e mulheres vêm sendo grandemente usados por ele. Desde os tempos antigos, quando se desejava re-lembrar a história da ação de Deus, con-tavam-se as gerações por meio de ge-nealogias, isto é, listas que registravamvam os nomes dos grandes patriarcas echefes de famílias.

APRENDA COM AS MULHERES DA GENEALOGIA DE JESUS.

Page 13: Revista Vida + | Agosto 2012

Por Jilton Moraes

13

AS PALAVRAS DO LIVRO SANTO

APRESENTAM JESUS E NOS LEVAM À

PRESENÇA DO SENHOR.QUAL TEM SIDO

A NOSSA EXPERIÊNCIA?

O LIVROENCONTREI

PALAVRA DO PASTOR

geria: “Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos” (2Timóteo 4.13). No entanto, o texto em destaque conta acerca dos israelitas que perderam o livro da Lei e nem sentiram sua falta. Somente no reinado de Josias o livro foi encontrado. É uma linda história, envol-venvendo várias personagens: Josias quis fazer uma reforma estrutural que acabou sendo teológica. Queria reformar o templo, mas os adoradores é que precisavam ser reformados. Grande lição para o momento atual, quando a construção de belos templos é priorizada e a santificação de vidas, negligenciada.

O acontecimento se deu enquanto os súditos do rei Josias trabalhavam com a prata que seria usada para reformar o templo. “O sumo sacerdote, Hilquias, disse ao secretário, Safã: ‘Encontrei o Livro da Lei no templo do Senhor.’ Safã leu o livro, mas não parece ter dado importância à leitura. Ele voltou à presença do rei Josias, com a notícia: ‘Teus servos entregaram a prata que havia no templo do Senhor e a confiaram aos trabalhadores e aos supervisores no templo’. Acrescentou: ‘O sacerdote Hilquias entregou-me um livro. E Safã o leu para o rei” (2Reis 22.8-10).

Se a história parasse aqui, o templo teria sido re-parado, mas a vida das pessoas teria continuado em ruínas: um lindo templo com adoradores des-moronando. Mas a reação do rei Josias foi diferente. As palavras do Livro da Lei penetraram seu cora-ção: “Assim que o rei ouviu as palavras do Livro da Lei, rasgou suas vestes” (2Reis 22.11).

O Livro da Lei perdido do templo? Infelizmente essa situação se repete hoje: pessoas, às vezes, dizem: “Perdi minha Bíblia”, ou: “Esqueci minha Bíblia no templo”. Bíblias perdidas, fechadas, esquecidas; perdidas quando a adoração não é

condizente com a vontade de Deus; quando a “sabedoria” do pregador tenta substituir a Palavra do Senhor; quando o viver do adorador se distan-cia do querer do Senhor.

Encontrar o Livro da Lei nos faz reconhecer quem de fato somos. Diante das palavras do livro, o rei

Josias rasgou suas vestes. A ordem que ele deu a seguir foi: “Vão consultar ao Senhor por mim”. Hoje temos acesso direto ao Pai; Jesus abriu o caminho (Cf. Romanos 5.2; Efésios 2.16-18; 3.12). As palavras do livro santo apresentam Jesus e nos levam à presença do Senhor. Qual tem sido a nossa experiência? Isaías, diante da grandeza do Senhor, afirmou: “Ai de mim, estou perdido”. E nós que temos conhecido a glória do Senhor revelada em Jesus, qual tem sido nossa atitude?

A profetiza Hulda foi procurada. Ela começou, falando: “Assim diz o Senhor” (2Reis 22.15); falou mais: “[...] Trarei desgraça sobre este lugar e seus habitantes [...] tudo o que está escrito no livro que o rei de Judá leu”. O problema do povo é que eles haviam se esquecido de Deus (v. 17): “Porque me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses”. Não é a situação de muitos hoje?

O livro nos apresenta um Deus grandioso em perdoar. Josias foi poupado, não por ser o rei, mas por ter tido uma atitude de humildade (2Reis 22.19): “ ‘Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante do Senhor ao ouvir o que falei contra este lugar e contra os seus habitantes, que seriam arrasad os e amaldiçoados, e porque você rasgou as vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi’, declara o Senhor”. Façamos da declaração do salmista a nossa afir-mação: “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Por meio dos teus preceitos consigo entendimento; por isso, detesto o caminho da falsidade. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmos 119.103-105). “Puríssima é a tua Palavra; por isso o teu servo a ama” (Salmos 119.140). “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. (Salmos 119.11).

“Então o sumo sacerdote Hilquias disse ao secretário Safã: “Encontrei o Livro da Lei no templo do Senhor”. Ele o entregou a Safã, que o leu” ( 2Reis 22.8 – NVI)

NCONTRAR O LIVRO CERTO É BÊNÇÃO para quem ama a boa leitura. Ler é aventura indizível. Essa foi a experiência de Paulo que, mesmo diante do frio, preferiu os livros à capa que o protege- E

Page 14: Revista Vida + | Agosto 2012

MAIS VENDIDOS

14

VIDA CRISTÃ VIDA ACADÊMICA BÍBLIAS

Você não está aqui por acaso

Uma vida com propósitos

Autoridade espiritual (Ed. Bolso)

Como viver acima da mediocridade (Ed. Bolso)

Há poder em suas palavras(Ed. Bolso)

Conhecendo as doutrinas da Bíblia

Novo dicionário de Teologia Bíblica

Quem é quem na Bíblia Sagrada

Concordância bíblica abreviada

História da Igreja Cristã

Bíblia A Mensagem

Bíblia Thompson

Bíblia Judaica Completa

Bíblia Mulher, Tu Estás Livre!

Bíblia NVI em Ordem Cronológica

1

2

3

4

5

1

2

3

4

5

1

2

3

4

5

Page 15: Revista Vida + | Agosto 2012

EM BREVE!

Mais de 800 notas de estudos destacando temas históricos, arqueológicos e culturais.

Mais de 500 artigos que abrangem cinco diferentes categorias: sítios arqueológicos, notas históricas e culturais, pessoas, terras e governantes antigos, a confiabilidade da Bíblia, e texto e artefatos bíblicos.

Cerca de 500 fotografias coloridas.

EM BREVE!

A MAIOR DESCOBERTA DA HISTÓRIA

Uma Bíblia de estudo única, repleta de artigos informativos e fotografias coloridas que levam você a uma viagem ilustrada pela história e cultura Bíblicas.

PRESTES A SER REVELADA...

Page 16: Revista Vida + | Agosto 2012

Use o QR Code abaixo e leia todas as nossas revistas já publicadas!

EM NOVO FORMATO