Revista Vitrine Itabirito #10

56
CULTURA BELEZA ESPORTE SAúDE MODA ESTILO GASTRONOMIA PAISAGISMO GENTE alphaville • itabirito • cachoeira do campo • ouro preto GASTRONOMIA CULTURA PAISAGISMO FINA ESTAMPA, LEVE VERÃO SABORES ORIENTAIS ORQUESTRA OURO PRETO JARDIM DE HISTÓRIAS

description

Vitrine é uma revista de variedades. Com perfil contemporâneo, design leve e leitura atraente, surgiu com foco na cidade de Itabirito, mas a demanda de anunciantes e a boa aceitação do público fizeram com que o mercado de leitores fosse ampliado. Hoje abrange a Região dos Inconfidentes, especialmente Alphaville, Cachoeira do Campo e Ouro Preto.

Transcript of Revista Vitrine Itabirito #10

culturabelezaesportesaúdemodaestilogastronomiapaisagismogente

alphaville • itabirito • cachoeira do campo • ouro preto

gastronomia

cultura

paisagismo

Fina estampa,leve verão

sabores orientais

orquestraouro preto

jardim de histórias

NestaEdição

dezembrojaneirofevereiromarço

2015/2016

saia plissada e top bufante farm | orapronobis braceletes stillu’s

FOTOS studio tertúliaSTyling andreia pimentaASSiSTenTe joão bragaBeleZA lÉo batistaMODelO cathia darós - agência doze

Nº10 cultura

beleza

esporte

saúde

vitrine

moda

estilo

gastronomia

paisagismo

entrevista

gente

onde encontrar

81216202326333641464954

46ENTREVISTA

36

41

16

culINáRIA jApoNESA

jARdIm dE hISTóRIAS

TêNIS

8oRquESTRA ouRo pRETo

WagnerMelilloSAAE

vitrine ITABIRITO4

editorial

eXpediente

anuncie

“Vem chegando o verão, o calor no coração, essa magia colorida...”, como diria Marina Lima. Nessa estação, a alegria contagia, as estampas colorem e até a nossa pele parece ganhar uma importância diferenciada: agora é preciso abusar de mais água, mais cremes, mais cuidados. Nossa pele vira estrela e quer ganhar cor. Saiba como cuidar dela e de seu corpo em Beleza.

Nessa edição, a Moda desfila leve, despojada, estampando passeios e atividades ao ar livre... em parques, cachoeiras e praias. E por falar em verde, apresentamos em Paisagismo um jardim cheio de histórias, cheiros, temperos, que pode muito bem harmonizar com os sushis e cervejas da matéria de Gastronomia. Afinal, na mesa, ocidente e oriente se entendem perfeitamente.

Nas páginas de Esporte, uma grande sacada: meninos sonham em transformar o futuro jogando tênis. Aliás, essa é uma das boas maneiras de se controlar o estresse, quando ele compromete a saúde do coração, como explica o cardiologista Marcos Andrade, em Saúde.

Apresentamos ainda a trajetória da Orquestra Ouro Preto, aproveitando para pensar e repensar o triste momento mundial em que vivemos. É hora de vivermos a vida em paz, como sugeriram, nos anos 1960, os eternos Beatles: “Imagine all the people, living life in peace...”.

As páginas estão aí, diante de você, para serem lidas. Se o calor está demais, procure um lugar melhor... no clube, no jardim ou na varanda. Aproveite para tirar uma foto e poste no instagram #minasnavitrine. Seu olhar faz toda a diferença.

Vitrine-se!

Coisas da vida Colaboradores

desde muito jovem, Julieta Pereira atua no ramo de vendas. a partir desta edição passou a compor a equipe comercial de VITRINE.

Patrícia laPertosa É jornalista especializada em cultura, decoração e

gastronomia. criou a revista vITRIne, buscando valorizar o comÉrcio e o desenvolvimento

ativo da região.

arthur seabra É fotógrafo profissional. foi convidado para participar desta edição, clicando pautas sobre a cidade.

eDiTOrA | patrícia lapertosa

COlABOrADOreS | andreia pimenta (moda), dr. marcos andrade (saúde), malu lins (estilo), vinícius dias (cultura e esporte), arthur seabra (fotografia), renata lara (blog, facebook e instagram)

PrOjeTO gráFiCO | felipe vaz

COnSulTOriA, PlAnejAMenTO e eSTrATégiAS De COMuniCAçãO | ad.c comunicação | adcompany.com.br

iMPreSSãO | rona editora

TirAgeM | 2.500 eXemplares

APOiO

BlOg | vitrineitabirito.blogspot.com.brFACeBOOK | /revistavitrineitabiritoinSTAgrAM | @revista.vitrine

31 [email protected]

conteúdo variado

distribuição abrangente

divulgação em blog e

mídias sociais

visibilidadeassegurada

Construir sonhos.Isso não saI da nossa Cabeça.

nós acordamos todos os dias pensando em abrir ruas, construir casas, levantar prédios, planejar loteamentos, fazer a urbanização de um bairro. Projetos, plantas, expectativa dos clientes, tudo nos motivando a ir logo cedo para nossas obras. o resultado é sempre um projeto diferenciado, seguro e com atenção aos mínimos detalhes.

Se construir é um dos seus sonhos, realize com a gente.

av. Manoel salvador de oliveira, 1957bela Vista . Itabirito | MG . CeP [email protected]

(31) 3561 3527 www.baetaengenharia.com.br

Urbanização | ConStrUção Civil | topografia | loteamentoS | terraplanagem

vitrine ITABIRITO6

#Minasnavitrineconfira mais alguns dos melhores cliques feitos pelos leitores de vitrine. continue postando em #minasnavitrine. vamos compartilhar o que há

de mais lindo em nossa região.

@renato_soares#minasnavitrine #revistavitrine

Antonio A. GaiaMarzagão. #minasnavitrine

@acordei_fashionistaDas maravilhas de Deus! #SouMinasGerais #MinasNaVitrine

@fabiobenignophotography#minhacidade #minhapaixao #minasnavitrine Centro de Itabirito em frente ao fórum.

@aline92borgesCaminhada dos amigos começando com paisagens maravilhosas! Vista do corrego seco! #minasnavitrine #itabirito #caminhadadosamigos #manhadesol

@arthurseabra#ItabiritoEmFoto #minasnavitrine

@wendersonmf#passaros aproveitando a tarde do #festinverno2015 #ouropreto #minasgerais #minasnavitrine

por Renata lara - editora de mídia online

minas na vitrine

cultura ORQUeSTRA OURO PReTO

vitrine ITABIRITO8

foto

s N

AT

Y T

ÔR

RE

S

por Vinícius dias

Acordes de sucesso

A trajetória da Orquestra Ouro Preto é uma prova de que “todo artista tem de ir aonde o povo está”, como

diz o refrão da canção Nos Bailes da Vida, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Das apresentações nos bucólicos distritos ouro-pretanos aos palcos de Liverpool, na Inglaterra, o conjunto tem como marca a versatilidade, associando o repertório clássico ao popular. “Após ver a orquestra tocando Beatles, por exemplo, você retorna para vê-la tocando Bach ou Mozart. Com isso, conseguimos captar a atenção das pessoas e formar público, o que é muito importante”, explica o maestro Rodrigo Toffolo.

Criada em 2000, a orquestra con-tou, inicialmente, com o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foi o primeiro passo de uma caminhada de sucesso, hoje apoiada por Gerdau, Petrobras e Gasmig. A discografia do grupo tem cinco álbuns, com destaque para Latinidade – indicado ao Grammy Latino em 2007, na categoria melhor álbum instrumental – e Valencianas – produzido em parceria com Alceu Valença, que conquistou o Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor álbum de MPB, em junho deste ano.

“O trabalho tem crescido acima do esperado”, revela Toffolo.

Mais do que a oportunidade de superar artistas consagrados, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Marisa Monte, o triunfo recente foi, na avaliação do maestro, uma mensagem ao público nacional. “Podemos tirar ensinamentos muito mais legais do que simplesmente erguer o troféu. É um recado de valorização da música instrumental brasileira, da produção cultural de Minas Gerais”, observa Rodrigo, cujo campo de atuação extrapola a prática, chegando a pesquisas que abordam, entre outras temáticas, o passado musical da região sob a perspectiva da musicologia histórica.

Associando o repertório clássico ao popular, grupo musical é sucesso de público e crítica, acumulando premiações

o álbum latinidade foi indicado ao grammy latino em 2007

vitrine ITABIRITO 9

rodolfo, um dos violinistas da família toffolo

Entre os meses de novembro e dezembro, o ponto alto da programação da Orquestra Ouro Preto é a série de concertos em cidades mineiras – Itabirito, a primeira delas –, marcando o lançamento do CD The Beatles. O projeto, que reúne em um mesmo palco uma orquestra de cordas e uma banda de rock, é sucesso de público e crítica. “Tocamos em Liverpool, com a irmã de John Lennon (um dos fundadores do conjunto britânico) na plateia. É um ótimo projeto. No momento, estamos com quase quatro mil pedidos de discos”, comemora o regente.

Duas outras produções mencionadas com especial entusiasmo são Oito Estações e Concertos para Cordas, ambas desenvolvidas no campo do repertório tradicional das grandes orquestras, ressaltando a faceta erudita do grupo mineiro. O primeiro trabalho propõe um diálogo entre as trajetórias do italiano Antonio Vivaldi (1678-1741) e do argentino Astor Piazzolla (1921-1992), dois importantes personagens da música mundial entre os séculos XVII e XX. O segundo, por sua vez, remete especificamente à obra de Vivaldi, configurando um registro inédito no Brasil.

DO ROck’n’ROll AO cláSSIcO

Pelas estradas de Minas

cultura ORQUeSTRA OURO PReTO

Na perspectiva conceitual, a ideia de latinidade – que deu origem ao álbum homônimo – é uma das principais bandeiras da Orquestra Ouro Preto. “Trabalhamos o potencial da música latino-americana, que é uma marca muito mais forte do que apenas a música brasileira ou a música argentina”, argumenta o maestro Rodrigo Toffolo. O projeto conta com participação fundamental de Rufo Herrera, compositor argentino radicado no Brasil, um dos fundadores e instrumentista da orquestra.

Embora assuma um olhar latino, do ponto de vista conceitual e identitário, o grupo faz questão de ressaltar o DNA ouro-pretano. “A orquestra não está na televisão, nem na Europa. Ela está em

toda a cidade”, afirma o regente, destacando a importância do diálogo com a comunidade local. A relação é alimentada por projetos de acesso à arte, baseados na proposta de inclusão social, que levam a orquestra a se apresentar nos mais diversos bairros e distritos. “Somos sempre bem recebidos. Isso mostra que a orquestra é de Ouro Preto de verdade”, completa.

Quando o assunto é a identificação com a cidade, a família ouro-pretana Toffolo é ponto fundamental da história. Ronaldo, o patriarca, foi um dos fundadores do conjunto musical em 2000 – contando com a colaboração de vários personagens, entre eles o itabiritense Márcio Lima. Na equipe da orquestra, que conta com cerca de 30 pessoas atualmente, o sobrenome marca presença mais quatro vezes: com os irmãos Rodolfo, Mara e Marina, violinistas, e Rodrigo, o maestro.

vitrine ITABIRITO10

“tocamos em liverpool, com a irmã de john lennon na plateia”maestro rodrigo toffolo

em parceria com alceu valença,valencianas conquistou prêmio da música brasileira, em 2007

vitrine ITABIRITO 11

Com a chegada do verão, é preciso que cuidados sejam tomados para que nossa pele não sofra com o calor intenso e a exposição ao sol, sobretudo nos

tempos atuais em que os termômetros têm registrado altas temperaturas e baixa umidade do ar.

Marcada pelas férias, a estação brasileira nos expõe ao sol a todo momento. Passeios e atividades ao ar livre nos levam para fora de casa... parques, cachoeiras, praias. Acostumados a hidratar nosso corpo durante o ano, devemos redobrar esse cuidado no verão. A biomédica Camila de Oliveira Camilo, de 27 anos, especialista em Estética, recomenda tomar no mínimo dois litros de água por dia. E, ainda, incluir na dieta sucos e frutas que contenham muita água, como melão, melancia, maracujá, laranja e abacaxi. “Além de matar a sede, elas repõem nutrientes, possuem efeito diurético e nos ajudam a manter a linha”, explica.

Se nosso corpo deve estar hidratado, imagine nossa pele. Ela deve ser a estrela da temporada. O uso diário de um bom creme hidratante, para o corpo e para o rosto, faz toda a diferença. Segundo a profissional, “eles formam uma barreira protetora, evitando a transpiração excessiva e ajudando a reter parte da água do nosso corpo, entre 10 e 30%”. Opção similar são os óleos de banho, usados debaixo do chuveiro. “Cremes ou óleos devem ser usados após o banho, com a pele limpa, para melhor absorção”, ensina. O próprio banho deve seguir orientações simples. “Ser rápido, ter a temperatura da água entre morna e fria (nunca quente) e um sabonete neutro ou específico para as peles seca ou oleosa”.

beleza cUIDADOS cOM A Pele

Vem chegando

o verão...

foto

s A

RT

hu

R S

EA

BR

A

por patrícia lapertosa

Aproveite o sol com moderação. Mas use e abuse dos cuidados com a pele na estação mais quente e ensolarada do ano

vitrine ITABIRITO12

vitrine ITABIRITO 13

beleza cUIDADOS cOM A Pele

Sol somentecom proteçãoSegundo a profissional, “o protetor solar deve ser usado por todas as pessoas, diariamente, em qualquer época do ano. Deve ser aplicado 30 minutos antes de se tomar sol e reaplicado em intervalos de, no mínimo, 3 horas. Em atividades rotineiras, com roupas e sapatos que cobrem o corpo, pode ser usado apenas no rosto e pescoço, nas mãos e braços. Em atividades de lazer ou mesmo trabalho, todas as partes expostas ao sol devem receber o produto, obedecendo-se os prazos recomendados de aplicação e reaplicação, especialmente no verão.

Os protetores ou filtros solares protegem contra os raios ultravioletas – UVA e UVB. O raio tipo A penetra profundamente na pele, podendo causar envelhecimento, alergias e até mesmo câncer. O B penetra de forma mais superficial, sendo responsável pelas desagradáveis queimaduras de sol. E, claro, os melhores produtos são aqueles que oferecem ampla proteção. Por isso, é importante observar o fator de proteção solar (FPS), que indica o tempo de bloqueio da radiação solar. A regra é simples: o FPS 15 indica que a pele levará 15 vezes mais tempo que o normal para ficar queimada (vermelha). E assim por diante.

eXistem protetores solares que

controlam a oleosidade da pele. eles proporcionam

um toque seco e aveludado e não

deiXam a pele pegajosa”.

camila de oliveira camilo, especialista em estética

vitrine ITABIRITO14

você sabia?quando você

sente sede, já está desidratado.

tome água sempre. não espere

a sede chegar.

beleza cUIDADOS cOM A Pele

Pele sarada e bronzeadaUma dica para um bronzeamento saudável é aproveitar os efeitos benéficos do sol, aumentando o consumo de alimentos ricos em carotenoides – frutas e verduras cuja coloração vai do amarelo ao vermelho, como a cenoura, o mamão, a manga, a abóbora e a beterraba – no verão. Eles possuem antioxidantes que se transformam em vitamina A, agindo ativamente na recuperação da pele e auxiliando na formação de melanina, pigmento responsável por conferir o aspecto bronzeado à pele. Mas, atenção! Esses alimentos devem ser ingeridos em grande quantidade: 15 a 25 mg por dia, o que equivale a um mamão papaia e duas cenouras.

nOvIDADeS eM fORMA De cUIDADO

Novidade para o cuidado da pele são as águas termais, que estão fazendo sucesso nas prateleiras das lojas de cosméticos. Extraídas de rochas, têm grande con-centração de minerais: ferro, zinco, selênio e silício. Camila conta que “elas são ideais para limpar a pele, antes da aplicação do filtro solar ou da maquiagem; hidratar, quando se passa muito tempo em ambientes refrigerados; aliviar irritações e queimaduras leves; cicatrizar pequenas inflamações como espinhas.” E destaca: “as águas termais não têm restrição de uso. São indicadas a qualquer hora, para todos os tipos de pele”.

Outro produto excepcional é o concentrado de vitamina C pura, um potente complexo antioxidante, que revigora a pele combatendo a flacidez e suavizando as rugas. “Os dois produtos já viraram os queridinhos das mulheres e dos homens que gostam de se cuidar. Um luxo!”, comenta.

camila de oliveira camilo, especialista em estética

Os lábios também sofrem com a exposição excessiva ao sol. Sem proteção, eles ressecam por desidratação, queimadura solar ou por causa do clima seco. O hábito de se molhar os lábios com a saliva, para alívio momentâneo do ressecamento ou queimadura, pode piorar a situação. O pH da saliva é ácido e pode causar uma irritação, que os dermatologistas chamam dermatite perioral. Por isso, protetores labiais incolores são indicados tanto para mulheres, quanto para homens.

Em geral, por causa da miscigenação de raças, o FPS 30 é suficiente para proteção da pele dos brasileiros, embora mesmo as pessoas de pele mais escura precisem usar o filtro solar. Elas têm maior produção de melanina e, portando, mais proteção natural, mas não estão livres dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas.

vitrine ITABIRITO 15

vitrine ITABIRITO16

esporte TÊNIS

Sonhos movidos por raquetespor Vinícius dias

O tênis mineiro vive um dos melhores momentos de sua história. Principal símbolo da geração de ouro, o belorizontino Marcelo Melo, de 32 anos, lidera o

ranking de duplas da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Outros dois atletas, formados no estado, aparecem atualmente entre os 50 melhores do mundo: Bruno Soares, 21º colocado, e André Sá, que ocupa o 42º lugar. O sucesso do trio serve de inspiração para as novas gerações de tenistas de Minas Gerais e, em especial, da Região dos Inconfidentes, cenário onde se destaca a Academia da Tênis de Itabirito (ATI).

Desde a inauguração, em março de 1994, o projeto já recebeu tenistas de várias idades e até de cidades vizinhas, como Ouro Preto. Atualmente, cerca de 150 alunos frequentam as aulas. O arquiteto e tenista Pedro Henrique Lima Soares, que administra a ATI ao lado do pai, Edvaldo Alberto Lima, conta que, antes de abrirem a academia, “o tênis era considerado um esporte de elite em Itabirito pela dificuldade de acesso, de compra de materiais e de informação. Nosso trabalho

surgiu com o intuito de desmistificar essa visão e torná-lo acessível a todas as idades e classes sociais”. E destaca a importância do sucesso dos brasileiros. “Após o primeiro título do Guga em Roland Garros, em 1997, o esporte se tornou febre no Brasil. Com o carisma, ele fez com que o tênis se popularizasse no país. Hoje, os alunos que jogam aqui já reconhecem e são influenciados pelo sucesso dos atletas mineiros”.

Mais oportunidades significaram mais talentos revelados. O especialista Renê José de Lima, de 41 anos, por exemplo, ingressou como aluno na ATI em 1994 e, no ano seguinte, teve a chance de se tornar professor. “O fato de se dar oportunidades, principalmente às crianças, é uma forma de descobrir talentos e lapidá-los, dando às pessoas a chance de se tornarem atletas, de competir”, avalia. O contato diário com o esporte motivou Renê a se aperfeiçoar. Hoje, além da graduação em Educação Física, ele tem vários cursos de tênis no currículo.

Sucesso de tenistas mineiros inspira atletas itabiritenses a se aperfeiçoarem no esporte

foto

s A

RT

hu

R S

EA

BR

A

esporte TÊNIS

fORMAçãO De ATleTAS

visão dessa relação do esporte com a universidade no primeiro mundo”, afirma. Com a meta de se tornar um atleta profissional, ele já definiu seu próximo passo: retornar ao país para realizar curso superior em Administração e, de forma paralela, se aperfeiçoar no esporte. “Jogo um bom nível de tênis hoje. Mas, lá, os atletas começam com uma base grande e trabalham bastante a preparação física”, comenta.

thallys henrique,tenista

Mas, afinal, qual o tempo necessário para que um aluno aprenda a jogar tênis? De acordo com Davi Lima Reis, especialista e professor da ATI, a resposta depende, entre outros fatores, da aptidão física do praticante. Matheus Ribeiro Peixoto Rodrigues, de 12 anos, por exemplo, começou a frequentar as aulas há cerca de dois anos. “Meu primo me chamou para jogar e eu gostei”, afirma. A evolução no esporte se traduz em motivação. “Com o tempo, a gente vai melhorando os golpes com a raquete. Já aprendi bastante”, completa.

Para Thallys Henrique Góis Santos, de 17 anos, o tênis é sinônimo de qualidade de vida. Desde as primeiras aulas, em fevereiro de 2008, o esporte tem sido um importante aliado. “Meu principal aprendizado foi a superação. Eu estava acima do peso e, para seguir jogando, tive de emagrecer”, recorda. Desde então, dedicando-se regularmente à atividade, ele perdeu 27 quilos. “Se não fosse o tênis, eu não teria procurado evoluir. Tudo o que eu consegui foi graças a ele”, enumera o jovem, cuja rotina inclui, além de treinos, preparação física e atividades em academia.

Entre julho de 2014 e abril deste ano, Thallys esteve nos Estados Unidos, onde concluiu o Ensino Médio e disputou torneios internacionais. A experiência foi decisiva para o tenista formado em Itabirito. “Antes de ir para os Estados Unidos, eu não tinha a

foto

fE

RN

AN

do

RE

IS

vitrine ITABIRITO 17vitrine ITABIRITO 17

os professores renê lima e davi reis

esporte TÊNIS

vitrine ITABIRITO18

conexãocom ItabiritoO sucesso de Marcelo Melo e Bruno Soares ativa as recordações de dois tenistas itabiritenses. Pedro Lima faz questão de mencionar a amizade com Bruno, que, na transição entre as fases juvenil e profissional da carreira, realizou períodos de pré-temporada na ATI. Contemporâneo de Marcelo Melo, Davi Reis, de 34 anos, guarda na memória o confronto pela categoria de 8 a 10 anos, nos tempos de juvenil. “Tive a oportunidade de vencê-lo por 6-0, 6-0. Hoje, é uma honra ver um tenista da minha geração como número 1 do mundo”, afirma.

vitrine ITABIRITO 19vitrine ITABIRITO 19

estresse e doenças cardiovasculares

saúde eSTReSSe

Três perguntas sobre

por dr. marcos Andrade - cardiologista

Não. O estresse em pessoas sadias é fator de risco pouco significativo para a instalação da hipertensão arterial, do infarto e dos acidentes cardiovasculares. As substâncias químicas produzidas por nosso organismo no período de estresse, ao atuarem sobre artérias lesadas pela presença de placas de gordura, provocam importante agravamento dessas lesões, promovendo a obstrução definitiva dos vasos sanguíneos, o que caracteriza o infarto do miocárdio (músculo do coração) ou a trombose cerebral.

1 O estresse atua igualmente sobre as pessoas sadias e aquelas portadoras de doenças cardiovasculares?

E se o corre-corre da vida desse um espaço para um corre-corre no parque, com um tênis bem confortável? E se a baixa estima fosse um bom estímulo para cortar o cabelo, vestir uma roupa bonita e ir ao teatro? E se a redução da renda nos fizesse repensar nos valores da vida e simplificar tudo? Fazer do limão a limonada é a melhor receita para controlar o estresse e reduzir o risco das doenças cardiovasculares. É o que responde o cardiologista Marcos Andrade.

O estresse estimula nosso organismo a produzir adrenalina e cortisona em excesso. Atuando sobre os vasos sanguíneos, essas substâncias provocarão a elevação da pressão arterial. Atuando sobre o sistema de coagulação, aumentarão a formação de coágulos que obstruirão os vasos sanguíneos. Atuando sobre o sistema elétrico do coração, provocarão o aparecimento de arritmias, muitas delas causa de morte súbita. Além disso, pessoas estressadas tendem a não praticar atividades físicas, se descuidam da alimentação e aumentam o uso do cigarro e do álcool. Tudo isso concorre de forma convergente para o surgimento ou agravamento das doenças cardiovasculares.

2 Como o estresse lesa o sistema cardiovascular?

vitrine ITABIRITO20

vitrine ITABIRITO 21vitrine ITABIRITO 21

saúde eSTReSSe

3 Como devemos lidar com o estresse?

Saiba mais:marcosandrade-cardiologiapreventiva.blogspot.com

Podemos lidar com o cansaço, a ansiedade, a raiva e a baixa estima, característicos do estresse, de duas maneiras: aceitando como definitivos e impossíveis de serem revertidos, estaremos estimulando nosso organismo a aumentar a produção de adrenalina e cortisona, o que agravará nosso estado de saúde; transformando este período de dificuldades em oportunidade para rever nossas posições em relação ao enfrentamento de nossas vidas. Nessa segunda postura, não se faz necessária, obrigatoriamente, a utilização de medicamentos e/ou tratamentos psíquicos. A própria pessoa sob estresse pode reverter a situação, impedindo que a instalação de doenças físicas se tornem um fator complicador neste momento de dificuldade psíquica.

compre o melhor tênis para a sua pisada, coloque uma roupa confortável, encha uma garrafinha de água e escolha um lugar para caminhar ou correr. faça isso todos os dias.

depois de alguns quilômetros você verá que ele não consegue mais acompanhar o seu ritmo.

se o estresse tem paralisado você, corra dele.

vitrine ITABIRITO22

SandáliasHawaianas

CHICK CHINELOS

Chapéu PanamáFibra sintética

AMOO BIJOUX

Esferas de canelaMadeira

BELLA FLOR

Vaso de porcelana e flores artificiais

BELLA FLOR

Bolsa de praiaFibra sintética

5ª AVENIDA

vitrine veRãO

CONFIRA OS ENDEREÇOS EM ‘ONDE ENCONTRAR’ (PÁGINA 54)

vitrine ITABIRITO 23

Sol e calorestá estampado nas ruas um clima de alegria, que decola agora e só aterrisa na próXima estação

Kit de sabonetes Fiorucci

FARID MAGAZINE

Mala de mãoLona estampada

VÊNUS

vitrine fÉRIAS

vitrine ITABIRITO24

CONFIRA OS ENDEREÇOS EM ‘ONDE ENCONTRAR’ (PÁGINA 54)

Diversãoverão É tempo de fÉrias, de pernas para o ar, pipoca na panela... de não fazer nada e depois descansar.

Bola bicolorPlástico

CYMA PESCA

Óculos para nataçãoPlástico

CYMA PESCA

Bonecas Vamp GirlsPlástico

FARID MAGAZINE

Pote para pipocaPlástico

FARID MAGAZINE

Porta-retratosMadeira

BELLA FLOR

Boné HeringAlgodão

HMAX

Brinquedo para praiaPlástico

FARID MAGAZINE

SandáliasHawaianas

CHICK CHINELOS

vitrine ITABIRITO 25

vestido farm | orapronobis gargantilha, colares e pulseiras 5ª avenidachapÉu hmaX

este editorial de moda foi produzido no ville real hotel, em santo antônio do leite, ouro preto

o verão chega com riqueza de detalhes. estampas e tecidos leves fazem uma coneXão íntima com os elementos da natureza. cores? claro. uma cartela de tons vivos dá o clima da estação. a moda vem eclÉtica, esvoaçante… com saias longas, vestidos e pantalonas; gladiadoras e gargantilhas. aposte na sua produção.

Fina estampa, leve verão

maiô stillu’squimono hmaX

bolsa cantão | orapronobis sandália gladiadora schutz | babouche

gargantilha e pulseira amoo bijouX óculos sollaris

moda PRIMAveRA-veRãO 2015

FOTOS studio tertúliaSTyling andreia pimentaASSiSTenTe joão bragaBeleZA lÉo batistaMODelO cathia darós - agência doze

macacão estampado hmaXcinto e brincos amoo bijouX

moda PRIMAveRA-veRãO 2015

pantalona e cropped 5ª avenidacolar, anel e brincos stillu’s

óculos sollaris

moda PRIMAveRA-veRãO 2015

saia longa e regata stillu’sgargantilha, colares e braceletes 5ª avenidasandália gladiadora schutz | babouche

moda PRIMAveRA-veRãO 2015

vitrine ITABIRITO 31

vitrine ITABIRITO32

Com que estampa eu vou?

por malu lins

Tronco longo, pernas curtas; quadril largo, busto pequeno; muita altura, pouca altura.... Não importa se vemos alguma imperfeição em nosso corpo. A consultoria de imagem ensina

truques para disfarçar as desproporções naturais em relação aos biótipos existentes. Com eles, descobrimos as roupas e os acessórios mais indicados para valorizar os pontos fortes do nosso corpo.

Na hora de identificar nosso biótipo, costumamos levar em conta apenas duas medidas: a altura e o peso. Claro, somos altas ou baixas, magras ou gordas. No entanto, há muitas outras características a serem observadas. Ninguém precisa me dizer, por exemplo, que meu ombro é mais largo que meu quadril. Se eles são mais largos e ainda tenho a cintura fina, terei que equilibrá-los visualmente. Como? De muitas maneiras. Posso evitar blusas com golas largas ou babados, que potencializam meus ombros; esquecer as saias justas e os shorts muito curtos, pois eles não dão volume ao meu quadril. E, importante: usar algo que marque minha cintura, chamando a atenção para meu quadril, que ganha volume na proporção que preciso. Assim, meu biótipo – triângulo invertido – ficará equilibrado.

A partir do exercício da auto-observação, sobretudo em frente ao espelho, podemos entender os motivos pelos quais uma roupa deve ou não fazer parte de nosso guarda-roupa. Os biótipos são o ponto-chave para nos reconhecer fisicamente e construir uma imagem positiva e equilibrada para o nosso corpo, evitando peças que estão simplesmente na moda, em cada estação, mas não nos favorecem.

Os biótipos são o ponto-chave para se construir uma imagem positiva e equilibrada para o corpo

estilo eSTAMPAS

vitrine ITABIRITO 33

a consultoria de imagem ensina truques para disfarçar as desproporções naturais em relação aos biótipos eXistentes

estilo eSTAMPAS

vitrine ITABIRITO34

Por falar em moda, as estampas estão em toda parte... E, claro, vamos querer que estejam em nosso guarda-roupa. Nesta edição de VITRINE, elas dominam o editorial de moda em saias, vestidos, pantalonas e até maiô.

Grandes, médios ou pequenos, com poucas ou muitas cores, florais, étnicos ou gráficos, os estampados devem ser usados com parcimônia. Podemos até misturá-los, mas o cuidado terá de ser redobrado. Não é à toa que os estilistas se preocupam em produzir peças lisas para a composição de looks harmoniosos. Fica mais fácil montar conjuntos de saia e blusa ou calça e camisa que acertar a silhueta numa única peça, como o vestido. Ao combinar peças avulsas, a margem de manobra é maior, equilibrando desproporções e ajudando a valorizar o que merece ser visto.

A dúvida mais comum se refere à padronagem das estampas. Hoje, a variedade é tamanha que fica difícil saber qual se enquadra melhor aos cinco biótipos existentes. Não é porque estão nas vitrines ou nas páginas das revistas que podemos escolher livremente, apenas por gostar ou nos identificar com elas. Moda é harmonia. E manter o equilíbrio é o primeiro passo a seguir.

triângulo invertido

Para o biótipo triângulo invertido, use estampas com fundo claro, que ajudam a aumentar o quadril, e aposte em decotes profundos, pois eles alongam o pescoço. A ideia aqui é equilibrar a região entre os ombros e o quadril.

triângulo

Estampas florais, étnicas e animal print caem bem para o biótipo triângulo. As blusas com mangas bufantes, por exemplo, ajudam a equilibrar a silhueta, pois dão volume à parte de cima do corpo. Além disso, roupas fluídas são mais apropriadas que as muito justas.

ampulheta

Para o ampulheta, o ideal é valorizar as curvas naturais sem cair na vulgaridade. Considerado o mais fácil de vestir, permite o uso de estampas ousadas, como as que somam listras e sequências de imagem. Podem ser pequenas, médias ou grandes.

retangular

Se o biótipo é retangular, relaxe. Ele combina com a gama de estampas atu-ais, com destaque para as inspiradas na natureza ou na arquitetura urbana. E aposte nos decotes.

oval

Para o oval, dê preferência às estampas pequenas e delicadas, com fundo es-curo, pois elas emagrecem, ajudando a equilibrar a cintura, geralmente maior que os quadris e os ombros.

AS eSTAMPAS DA MODA

saia e pantalona têm estampas localizadas e maXimizadas na altura da panturrilha, o que ajuda a tirar o foco no quadril, sendo apropriadas para os biótipos oval e triângulo.

o vestido com estampa floral

sobre fundo claro alarga a silhueta,

sendo indicado para os biótipos

retangular e triângulo

invertido, mas não para o oval.

estilo eSTAMPAS

vitrine ITABIRITO 35

• Cores escuras disfarçam volumes; as claras aumentam;

• Na presença de uma cor vibrante, a escura tende a desaparecer;

• Estampas com fundo escuro afinam a silhueta; as com fundo claro alargam;

• Listas e detalhes horizontais achatam o visual; listras verticais alongam;

• Tecidos leves e secos disfarçam a silhueta; já os pesados, felpudos ou com pelos realçam;

• Tecidos opacos são mais fáceis de serem usados que os brilhantes.

são muitos os truques para equilibrar a sua aparência. conheça alguns deles e tire proveito das cores, estampas e tecidos:

Beleza e sabor orientais à mesa

arroz, peiXes e frutos do mar são a base da cozinha japonesa que goza de prestígio por ser saudável e saborosa

por patrícia lapertosa

Exótica e diferente nas formas de preparo e cocção, a culinária japonesa tem conquistado cada vez mais o paladar dos brasileiros. Introduzida pelos imigrantes no início do século XX e difundida a

partir dos anos 1980 e 90, atualmente goza de prestígio sobretudo por se tratar de uma alimentação saudável e saborosa, que remete a um dos povos mais longevos do planeta.

Atrelada a costumes milenares, a cozinha japonesa é conhecida pelo respeito ao alimento: sua origem e sazonalidade, o uso correto de cocção e a apresentação elaborada. Arroz, peixes e frutos do mar são a base de pratos tradicionais, como os sushis (bolinhos de arroz cobertos com peixe cru) e sashimis (peixes e frutos do mar crus), que se desdobram em infinitas variações – norimakis, uramakis, temakis etc – quando associados a algas e legumes.

Existem sashimis de atum, salmão, polvo, lula e camarão e versões à base de peixes brancos, de água doce ou salgada. A textura do peixe determina o corte e, por consequência, o sashimi: peixes macios resultam em cortes delgados e retangulares; intermediários, em cortes finos e diagonais; e os mais firmes, em fatias finíssimas. Todos eles são degustados com shoyu (molho de soja) e uma pequena porção de wasabi (raiz forte). No caso dos sushis, modos de preparo variados – prensado, enrolado ou modelado à mão, entre outros – originam também tipos diversos.

vitrine ITABIRITO36

gastronomia cUlInáRIA jAPOneSAfo

tos

du

TR

op

IA |

Ac

ER

Vo

hA

NN

Ah

gastronomia cUlInáRIA jAPOneSA

O japão é logo aquiA diversidade de cores e sabores foi o que chamou a atenção da fisioterapeuta Ana Esther Santos Cavalcanti que, há cerca de um ano, ministra cursos rápidos de cozinha japonesa em Itabirito. Acostumada a cozinhar desde pequena sob influência familiar, ela fez o curso de Culinária Japonesa do Senac, em 2012. “A cozinha japonesa é simples... uma verdadeira arte com as mãos, que se resume a técnicas de corte e montagem dos alimentos”, explica. Em quatro horas, ela dá noções sobre a culinária japonesa e ensina os alunos a limpar e cortar o peixe, a montar sushis e sashimis, além de cozinhar o Gohan (tradicional arroz japonês)

Do oriente para o ocidenteMas é certo que a culinária japonesa vai muito além dos chamados pratos frios (ou crus). Há preparações quentes à base de carne, fritas, cozidas ou grelhadas. No restaurante Hannah, inaugurado em Ouro Preto em 2012, os sushis e sashimis são a especialidade da casa, mas convivem harmoniosamente com outros pratos, elaborados com toques da gastronomia contemporânea. O cardápio oferece opções preparadas de maneira inovadora pelo chef Guilherme Maia. Para ele, “o segredo está na qualidade dos ingredientes e na combinação de sabores que se adaptam melhor ao gosto dos brasileiros, sem, é claro, desrespeitar os costumes orientais”.

vitrine ITABIRITO 37

Sunomono4 PORÇõES | PREPARO FÁCIL (30 MINUTOS)

INGREDIENTES• 3 pepinos japoneses• 300 ml de vinagre de arroz• 250 g de açúcar• 1 colher (chá) de sal

PREPARO: 1. Lave os pepinos. 2. Corte-os em fatias bem finas, descartando as pontas. 3. Coloque as fatias em uma peneira e polvilhe o sal sobre elas, deixando por 30 minutos. Em seguida, lave-as em água corrente. 4. Coloque o açúcar e o vinagre em uma panela, leve ao fogo baixo e deixe até ferver. 5. Retire do fogo e espere esfriar. 6. Coloque as fatias de pepino em um vidro de conserva, já esterilizado, e a mistura de vinagre até cobri-los. 7. Tampe e leve à geladeira por 12 horas.

vitrine ITABIRITO38

gastronomia cUlInáRIA jAPOneSA

Maki hot filadélfia4 UNIDADES | PREPARO MéDIO (40 MINUTOS)

INGREDIENTES• Arroz• Tiras de salmão• ½ folha de nori (alga)• Cream cheese• Cebolinha picada• 1 ovo• Farinha de trigo• Farinha panko• Óleo

PREPARO: 1. Corte o salmão em tiras longas medindo meio dedo de espessura e reserve. 2. Espalhe aproximadamente 100 g de arroz sobre a meia folha de nori. 3. Por cima, coloque uma tira de salmão, uma camada de cream cheese e cubra com a cebolinha. 4. Modele em formato cilíndrico. 5. Para empanar, bata o ovo e coloque em um prato fundo. 6. Passe o maki no ovo batido, depois na farinha de trigo; passe no ovo novamente e, por último, na farinha panko. 7. Frite numa frigideira funda com óleo quente, em quantidade que cubra o maki. 8. Retire e escorra sobre papel-toalha. 9. Para servir, corte ao meio e novamente ao meio, no sentido da largura.

Urumaki califórnia4 UNIDADES | PREPARO FÁCIL (25 MINUTOS)

INGREDIENTES • Arroz• ½ folha de nori (alga)• Kani• 1 manga• 1 pepino

PREPARO: 1. Espalhe aproximadamente 100 g de arroz sobre a meia folha de nori. 2. Vire na bancada, deixando o arroz para baixo. 3. Descasque a manga e o pepino. 4. Corte o kani, a manga e o pepino em tiras finas. 5. Coloque uma tira de cada um sobre a nori e enrole. 6. Para servir, corte ao meio e novamente ao meio, no sentido da largura.

com a valorização das cervejas artesanais, a comida

japonesa e, especialmente, os sushis ganharam

novas possibilidades de harmonização

A degustação de peixe cru, algas marinhas e shoyu (molho de soja) resultam na percepção do chamado quinto sabor ou “umami”, por serem eles ricos em glutamato monossódico, um aminoácido natural presente sobretudo nas proteínas.

O sabor delicado dos sushis pede estilos suaves de cervejas, como as preferidas pilsen, cujo paladar é leve e refrescante. A harmonização por semelhança é ideal, pois não compromete a delicadeza dos sushis. Para aqueles que não dispensam um toque de wasabi (raiz forte), a dica são as pilsen que apresentam leve amargor. Também as weizen (trigo) são indicadas. O sabor acentuado de cravo de alguns rótulos cai muito bem com o wasabi.

As cervejas Kölsch são uma pedida interessante: o paladar floral e ao mesmo tempo frutado, com residual levemente adocicado, corta o sabor salgado do shoyu, fazendo prevalecer o sabor umami.

Harmonizando sushis e cervejas

A PARTIR DE R$ 10,00 GANHE DE ESTACIONAMENTO.30 MINUTOS

ITAPARK Estacionamento - Rua Dr. Guilherme, 286 - CentroAo lado do Banco HSBC

FAÇA SEU LANCHE

Restaurante SUBWAY® ItabiritoRua Dr. Guilherme, 235 (ao lado do Banco Santander)

Centro - Itabirito - MG

Rosbife 15 cm

Defumado 15 cm

vitrine ITABIRITO 39

gastronomia cUlInáRIA jAPOneSA

vitrine ITABIRITO40

paisagismo jARDIM De HISTÓRIAS

À moda antiga, mas com inspiração atualpor patrícia lapertosa

Respeitando o passado, esse jardimfoi concebido para evocar lembranças,sem deixar de ser atual

vitrine ITABIRITO 41

Foram as lembranças e os objetos que restaram de uma casa secular, herança da família Michel Braga, que

nortearam a renovação desse jardim depois da restauração da construção com pelo menos dois séculos de existência. “Essa casa foi do meu bisavô Domingos Michel, português, pedreiro e mestre canteiro, que veio para cá em 1895. Vivi minha infância e juventude aqui. As lembranças são tantas que quis recuperar o jardim logo que as obras terminaram, me orientando pela memória afetiva que eu e meus irmãos, temos desse lugar”, conta a psicóloga Maria de Lourdes Braga Batista, conhecida como Lourdinha, hoje proprietária da casa.

Do jardim, ela se lembra dos cheiros das ervas e temperos, das rosas miúdas de Santa Teresinha, dos muros de avencas e samambaias, do frondoso cajueiro que, ainda hoje, dita o ritmo do jardim, com suas folhas largas e frutos perfumados. E também de árvores como bananeiras e jabuticabeiras. Para recompor esse cenário, Lourdinha e seu marido, Jackson, procuraram uma profissional de jardinagem com sensibilidade e conhecimento que fizesse brotar um jardim de cores, cheiros e lembranças. Encontraram a jardineira (como ela se nomeia) Cláudia M. de Souza Rocha, proprietária da Ita Plantas, empresa sediada há quase 15 anos em Itabirito.

foto

s A

RT

hu

R S

EA

BR

A

Gestação de um jardim

paisagismo jARDIM De HISTÓRIAS

vitrine ITABIRITO42

As duas levaram quase dois anos para “gestar o jardim”, como gostam de dizer, e deixá-lo como está: “renovado, mas não concluído, pois as plantas precisam crescer e mostrar a que vieram”, explica Cláudia Rocha. “Tivemos muitas conversas e encontros em família para redefinir espaços e escolher plantas que remetessem à história da casa e dessem também atualidade ao jardim. Procuramos respeitar o passado e projetar o futuro, pensando na facilidade de manutenção do mesmo, argumenta.

No patamar superior, extensão da cozinha, onde predomina o cajueiro, antúrios vermelhos pontuaram o espaço. “Apesar de serem plantas de sol, rodeamos o cajueiro e levamos alguns para o jardim ao lado, em bacias antigas que eram da casa. Assim como as folhas do cajueiro cairão no inverno, os antúrios ficarão menos floridos, mas eles voltarão com toda beleza na primavera. É o ritmo da natureza pontuando o de nossas vidas”, filosofa Lourdinha. Detalhe importante em todo o paisagismo são as grandes pedras que estavam no jardim. Elas não foram retiradas, pelo contrário, deixadas como esculturas naturais entre as plantas.

E para que não dominassem o ambiente, somadas aos muros de pedra, a profissional escolheu espécies com tonalidades variadas de verde - pleomeles, strelitzias e dracenas arboreas -, incluindo dois tipos de grama, para dar volume e constraste.

Logo abaixo, plantas verdes e leves – íris iridioides, bambusa e liriope variegata – foram escolhidas em respeito a uma delicada jabuticabeira do antigo quintal. Somada aos galhos do cajueiro, que se projetam sobre o espaço, ela oferece sombra suficiente para a família fazer refeições ao ar livre nos finais de semana. Sobre o muro sinuoso, que leva ao piso inferior, uma jardineira com lavanda traz cor e perfume, somada à exuberância de gerânios vermelhos e alaranjados, escolhidos por Jackson, em outra jardineira logo à frente. Ao pé da escada, à direita, uma camélia faz menção aos jardins antigos, valorizada pelos mesmos liriopes, que fazem a forração da jabuticabeira.

do jardim, lourdinha se lembra dos cheiros das ervas e temperos, das rosas miúdas de santa teresinha...

vitrine ITABIRITO 43

paisagismo jARDIM De HISTÓRIAS

vitrine ITABIRITO44

frescor e vitalidadeUm gramado cobre boa parte do piso inferior, trazendo a sensação de frescor e vitalidade. Logo à direita, mais uma bela jabuticabeira. Valorizada por três cicas, ela marca o caminho que leva a uma curiosa escada de pedras soltas, que se projetam para fora do muro – obra do bisavó de Lourdinha. Ervas e temperos, usados para infusões e preparações culinárias, em meio a bromélias, lembram a horta que ali existiu, ao lado do pomar. Na ponta do gramado, bacias com antúrios e asparagus compõem a cena entre árvores centenárias. Delimitando o terreno, uma cerca-viva de thunbergia erecta emoldura o jardim inferior: “as flores violetas e o verde intenso das folhas me encantam. A thunbergia cresce rapidamente e floresce o ano inteiro”, comenta Cláudia.

Podia ser apenas um jardim, mas nele está plantada a história de uma família. E histórias dão frutos, geração após geração. Basta semear uma intenção que ela vai brotando, nas páginas da vida, que insiste em viver e reviver.

três cicas marcam o caminho que leva a uma escada de pedras soltas, que se projetam para fora do muro – obra de cantaria feita pelo bisavô de lourdinha

o antigo cocho serve hoje como pia para os

trabalhos de jardinagem

aredes apart hotel InfORMe PUBlIcITáRIO

A bela paisagem natural e histórica, associada a um calendário de eventos diversificado, que inclui celebrações religiosas, festas típicas como o carnaval e o Julifest e o turismo de aventura, faz de Itabirito um interessante destino turístico da Região dos Inconfidentes. Popularmente conhecida como ‘terra do pastel de angu’, a cidade é cenário ideal para turistas que pretendem saborear a autêntica comida mineira, na companhia de boas cachaças artesanais, curtir cachoeiras e passeios junto à natureza, como também para quem deseja ir às compras, aproveitando a qualidade do comércio local.

Para desfrutar de toda essa variedade sem nenhum imprevisto, é fundamental que o visitante escolha um local agradável para se hospedar. Seja um executivo, que virá à cidade a trabalho, ou um turista, que deseja conhecer Itabirito ao lado de amigos e/ou familiares, o Aredes Apart Hotel é a opção ideal na cidade.

Criado por quatro irmãos itabiritenses, o empreendimento se baseia no conceito de apart-hotel: a comodidade de um apartamento com o conforto de um hotel. Todas as unidades são equipadas com internet wifi, TV a cabo, cozinha americana com frigobar, micro-ondas e ar condicionado. Além dessas comodidades, oferece pacotes empresariais e especiais, voltados para festas e eventos da cidade, com diárias livres de impostos e taxas de serviço. A localização é também um diferencial. O hotel está situado na região central da cidade, próximo a vários estabelecimentos comerciais e ao Complexo Turístico da Estação, um dos cartões postais de Itabirito. E conta com estacionamento.

Conforto e bem-estar em Itabirito

A identidade do empreendimento é uma home-nagem à história de Itabirito. Aredes é o nome dado aos indígenas que habitaram a região da Serra do Espinhaço, onde se destaca o Pico do Itabirito. Presente na logomarca, é um dos símbolos da cidade e marco geográfico que orientou os bandeirantes na chegada à região.

AREDES APART HOTELRua Belo Horizonte, 130, Centro31 3563-2013www.aredesaparthotel.com.br

Tributo à cidade

vitrine ITABIRITO 45

entrevista WAGneR MelIllO - SAAe

Vamos começar essa matéria com uma análise que deixa qualquer um de garganta seca: 97,5% das águas dos mares e dos oceanos são salgadas;

somente 2,5% são doces; mais de 2/3 das águas doces estão no cume das montanhas, nas geleiras e nas calotas polares (68,9%); quase todo o restante (29,9%) são águas subterrâneas. Ou seja, sobram 0,9% nos pântanos e apenas – acreditem – 0,3% nos rios e lagos. Destes 0,3%, 70% se destina à irrigação na agricultura, 20% à indústria e 10% ao uso humano e dos animais.

Além disso, vivemos atualmente uma situação de grave escassez de água e sabemos que precisamos dela para sobreviver. No entanto, há uma conta que não fecha. Se a renovação das águas é da ordem de 43 mil quilômetros cúbicos por ano e o consumo total, estimado em 6 mil quilômetros cúbicos, porque falamos em falta de água?

O problema está na desigualdade da distribuição de água potável. Estima-se que, em 2032, cerca de 5 bilhões de pessoas serão afetadas pela escassez de água. Esse cenário é dramático, pois coloca claramente em xeque a sobrevivência dos seres vivos.

Por trás desse cenário dramático, há ainda toda a infraestrutura necessária para que a água chegue tratada em nossa casa. É sobre isso que conversamos com o engenheiro Wagner José Silva Melillo, que está à frente da diretoria do SAAE Itabirito, uma autarquia municipal de Itabirito. Acompanhe!

água: se sobra, como pode faltar?

vitrine ITABIRITO46

em julho de 2010, a onu aprovou a

seguinte resolução: “a água potável

e segura e o saneamento básico

constituem um direito humano essencial.”

estação de tratamento de esgotos - ete, no bairro marzagão

córrego do bação, um dos mananciais de água de itabirito

foto

s A

RT

hu

R S

EA

BR

A

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos - SAAE Itabirito é referência em Minas Gerais, quando o assunto é captação, abastecimento e tratamento de água. Monitorado 24 horas por dia, o sistema de captação e tratamento de água atende às exigências de preservação ambiental da legislação e seguem os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O abastecimento é monitorado por um sistema operacional online, que se comunica em tempo real com os usuários, possibilitando um atendimento eficiente e transparente.

O abastecimento de água do SAAE atende todo o município de Itabirito?

WAGNER: Sim. O SAAE é responsável pelo abastecimento de água nas áreas urbana e rural de Itabirito. Essa água vem de dois mananciais: Córrego do Bação e Córrego Carioca, sendo tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Santa Rita, que tem capacidade para até 200 litros por segundo. Para o distrito industrial que fica às margens da BR-040, temos uma Unidade de Tratamento de Água (UTA), na região de Água Limpa, projetada para abastecer o distrito e todos os condomínios localizados no eixo da rodovia.

O tratamento de esgotos é uma realidade em poucos municípios brasileiros. Como esse tratamento beneficia Itabirito?

WAGNER: O SAAE é responsável pelo tratamento de 65% dos esgotos coletados no município. O sistema de tratamento contribui para a retirada dos esgotos in natura dos córregos e rios da cidade que, após tratamento e cumprimento das legislações pertinentes, são lançados nos corpos d’água, melhorando significativamente a qualidade e a preservação dos nossos rios.

Diante da crise hídrica que atinge o país, qual a situação de Itabirito. Há riscos de a cidade ficar desabastecida?

WAGNER: Não. O sistema de abastecimento de Itabirito não passa por situação crítica de reserva de água, como em outros municípios

brasileiros mostrados na mídia. Mas, claro, com o monitoramento realizado pelo SAAE, é possível inferir se as tomadas de água estão com volumes naturais suficientes ou reduzidos para o abastecimento. Mesmo assim, trabalhamos de maneira permanente com campanhas de educação ambiental, sobretudo junto às escolas da rede pública, para o consumo consciente de água.

Temos conhecimento de que alguns serviços municipais de água têm vindo à Itabirito em busca da metodologia adotada pelo SAAE. Quais os serviços mais procurados?

WAGNER: A qualidade da água, o tratamento dos esgotos e o CCO são hoje referência para municípios mineiros de diversos portes, que nos visitam para conhecer nossa estrutura e forma de atuação junto à comunidade. Um dos últimos que esteve nos visitando foi Ituiutaba, maior município do Triângulo Mineiro. Temos o maior prazer em apresentar nossa metodologia, pois, acreditamos, conhecimento é para ser partilhado.

vitrine ITABIRITO 47

Perto de completar 40 anos, o SAAE Itabirito se projeta como referência entre municípios mineiros

entrevista WAGneR MelIllO - SAAe

SAAe: água e esgotos bem tratados

por patrícia lapertosa

o diretor-presidente do saae, Wagner melillo, na estação de tratamento de água - eta, no bairro santa rita

OBRAS INICIADAS

As obras do Costa Laguna já foram iniciadas. Não espere mais para fazer parte do único loteamento com infraestrutura completa na região da Lagoa dos Ingleses. Visite já o estande de vendas e conheça as condições especiais.

ESTANDE COSTA LAGUNA | (31) 3568.3608COSTALAGUNA.COM.BRFACEBOOK.COM/COSTALAGUNAOFICIALAV. PRINCESA DIANA, 55 LAGOA DOS INGLESES

VENHA VER DE PERTO O

NASCIMENTO DE UMA NOVA

GERAÇÃO.

REALIZAÇÃO:

UC-0075-15 AD REVISTA VITRINE OBRAS INICIADAS COSTA LAGUNA.indd 1 11/10/15 4:56 PM

entrevista WAGneR MelIllO - SAAe

vitrine ITABIRITO48

SAAERua Rio Branco, 99, Centro, 31 3562-4100, Itabirito, MG0800 28 60 195www.saaeita.mg.gov.br

Como funciona o CCO - Centro de Controle Operacional?

WAGNER: O CCO é um sistema multifuncional que atua 24 horas por dia, processando e analisando informações e monitorando o abastecimento de água em toda a cidade e distritos. Quando o cliente liga solicitando reparos por vazamento ou falta d’água, o atendimento é direcionado para o CCO, que envia uma ordem de serviço online para a equipe que estiver mais próxima do local. O sistema detecta a área afetada e o registro de água atingido, que poderá ser fechado sem prejudicar o abastecimento de outras áreas que não necessitam de reparo, contribuindo para a agilidade e eficiência do atendimento. Em caso de falta d’água, o CCO simula a área que será afetada e, com o cadastro telefônico dos clientes, envia uma mensagem eletrônica informando o motivo da interrupção e a previsão de normalização do abastecimento. Isso também pode ocorrer em casos de desabastecimento de água programado. O cliente é avisado previamente para que possa economizar a água da sua caixa d’água e não ficar desabastecido durante a interrupção do serviço.

Das quatro vertentes ligadas ao saneamento básico – água, esgotos, drenagem pluvial e resíduos sólidos –, quais estão efetivamente implantadas pelo SAAE?

WAGNER: Desde a sua criação, o SAAE é responsável pelo sistema de abastecimento de água e de coleta de esgotos da cidade. Em junho de 2013, iniciamos o tratamento dos esgotos na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), no bairro Marzagão. Em janeiro desse ano, mudamos nossa designação para SASB – Serviço Autônomo de Saneamento Básico –, já que assumimos os serviços de drenagem pluvial que eram de responsabilidade da Prefeitura, uma grande incentivadora de nossos projetos. De acordo com o Plano Municipal de Saneamento, a partir de 2017, passaremos a tratar dos resíduos sólidos do município.

centro de controle operacional - cco

vitrine ITABIRITO 49

gente SDeI

11ª Semana de Desenvolvimento Econômico

Sob o tema Tempo de Criar e Inovar, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito, realizou a décima primeira edição da Semana de Desenvolvimento Econômico (SDEI), reunindo em agosto passado aproximadamente 90 empresas e entidades de segmen-tos diversos da região, no galpão que abrigou a Delphi.

A programação contou com pa- lestras, oficinas e cursos de capa-citação, ministrados para cerca de 700 participantes. A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itabirito realizou a premiação do 4º Mérito Lojista José Farid Rahme, certificando empresas do comércio e do setor de prestação de serviços. E a Sincovita levou ao palco do evento uma edição especial do projeto Minas ao Luar, em parceria com o SESC-MG.

1 - na solenidade de abertura, o prefeito alex salvador entre autoridades presentes e o secretário de desenvolvimento econômico, sanders jones de assis, discursando.

2 - a empresa farid supermercados recebendo premiação do 4º mérito lojista josé farid rahme, concedido pela cdl itabirito.

3 - o projeto minas ao luar, do sesc-mg, foi uma das atrações culturais da sdei.

1

2

3

foto

s fá

BIo

BE

NIg

No

| p

oR

TAl

AN

TE

NA

do

S

UM ESTILO PRA CHAMAR DE SEU...

VITRINE e a Casa do Vestir estrearam o projeto Um Estilo pra Chamar de Seu... na décima primeira edição da Semana de Desenvolvimento Econômico de Itabirito (SDEI), em agosto passado. Dinâmicas de moda e palestras sobre estilo, beleza, bem estar, decoração e comunicação atraíram parte significativa do público, fazendo do estande um dos mais concorridos do evento.

Malu Lins conduziu as dinâmicas de moda e estilo junto às clientes sorteadas das lojas parceiras: Benza Deus, Orapronobis, Stillu’s e Vênus (moda); Birni (calçados); Arez e Sollaris (acessórios). Cada cliente ganhou um diagnóstico de acordo com seu biótipo e estilo de vida, apresentando ao vivo os looks sugeridos pela consultora. As palestras foram ministradas por várias profissionais: Cristina e Luiza Melillo foram responsáveis pela decoração do estande, considerado o mais bonito da SDEI; Lila Dione, psicoterapeuta corporal, falou sobre autoestima; Julia Astigarraga, visagista, além de apresentar o assunto, promoveu com a cabelereira Rafaielle Resende, proprietária do Studio Charme, ‘transformações’ nas clientes (rosto, cabelo e maquiagem); Patrícia Lapertosa e Renata Lara, da equipe de VITRINE, abordaram a experiência bem-sucedida da publicação nas mídias impressa e eletrônica.

1 - a consultora de imagem, malu lins, em ação. as dinâmicas de moda, conduzidas por ela, atraíram parte significativa do público do evento.

2 - as autoras do projeto, malu lins da a casa do vestir e patrícia lapertosa, editora de vitrine (6ª e 7ª da esquerda para a direita), entre parceiras e amigas do projeto.

3 - malu lins, sua assistente ianê ribeiro (esquerda) e parceiras do projeto: adriana rahme (orapronobis), eline e andressa carraro (arez) e elisângela pereira (stillu’s).

4 - clientes sorteadas que participaram das dinâmicas de moda, estilo e visagismo: telma de castro, kelen (stillu’s), camila souza (benza deus) e camila camilo (orapronobis).

5 - malu lins e a visagista júlia astigarraga apresentando um dos looks finais propostos para camila souza, cliente da benza deus.

1

2 3

54

vitrine ITABIRITO50

gente

vitrine ITABIRITO 51

OUTUBRO ROSA EM ITABIRITO

Em outubro, profissionais ligados à moda, à saúde e à beleza se reuniram para participar de maneira diferenciada da cam-panha Outubro Rosa, que visa a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Camila Camilo (biomédica), Flaviany Pimenta (maquiadora), Malu Lins (consultora de moda) e Arthur Seabra (fotógrafo) promoveram uma semana de atenção e cuidados para Júlia Matilde de Oliveira Marques, de 64 anos, que está enfrentando com coragem e otimismo a doença. As lojas Amoo Bijoux, Arez, Gam, Orapronobis e Stillu’s aderiaram à ação, fornecendo roupas e acessórios para a produção de looks variados, dentro dos preceitos da consultoria de imagem.

Limpeza de pele, maquiagem, terapia corporal e consultoria de imagem foram serviços prestados gratuitamente à Júlia, com o intuito de levantar sua autoestima em momento tão delicado de sua vida. O processo de transformação foi registrado por Arthur Seabra e virou notícia nas redes sociais.

1 e 2- júlia matilde com alguns dos looks sugeridos pela consultora de imagem malu lins.

3 - a biomédica camila camilo em ação, em uma sessão de tratamento de pele.

4 - júlial matilde sendo maquiada por flaviany pimenta e fotografada por arthur seabra.

5 - julia matilde e a “turma do bem”: ao lado dela, malu lins; na segunda fila, flaviany pimenta, inaê ribeiro, arthur seabra, adriana rahme (orapronobis); na terceira, rafaella alves (amoo bijoux), matheus baldi (sou notícia), eline nunes (arez), lila dione (terapia de expansão do ser) e camila camilo

aderindo às campanhas outubro rosa e novembro azul, a academia pleno pilates distribuiu nos meses citados os laços rosa e azul a suas alunas e alunos, símbolos internacionais das campanhas de prevenção e combate ao câncer de mama e de próstata. a ação reforçou a importância da conscientização do assunto junto à comunidade itabiritense.

1

2

3

5

4

vitrine ITABIRITO52

gente

foto

s A

RT

hu

R S

EA

BR

A

PAINEL

vitrine ITABIRITO 53

onde encontrar

vitrine ITABIRITO54

ACESSÓRIOS

AMOO BIJOUX Av. Queiroz Jr., 35, loja A, Centro, tel. 31 3563-1898, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 9h/13h

ARTESANATO

OBJETARIA SÃO BARTOAv. dos Inconfidentes, 1620, São José, tel. 31 3561-1377, Itabirito, MG2ª-feira a sábado, 8h/18h; domingo, 8h/12h

ARTIGOS PARA PESCA

CYMA PESCAR. João Pessoa, 22, Centro, tel. 31 3561-3095 R. Dr. Guilherme, 224, Centro, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/18h30; sábado, 8h/16h

CALÇADOS

BABOUCHELargo do Rosário, 78 A, Rosário, tel. 31 3552-6797, Ouro Preto, MGR. Direita, 124, Centro, tel. 31 3557-1860, Mariana, MG2ª a 6ª-feira, 9h/19h; sábado, 9h/13h

CHICK CHINELOSAv. Queiroz Jr., 610, Centro, tel. 31 98779-2024 e 98656-9608, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 9h/18h; sábado, 9h/12h

CLUBE RECREATIVO

ASSOCIAÇÃO ATLéTICA BANCO DO BRASILR. Aimorés, 245, Munu, tel. 31 9340-9329, Itabirito, MG3ª-feira a domingo, 9h/18h

COLCHÕES

ORTHOCRINAv. Queiroz Jr. 735, Centro, tel. 31 3561-1492, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/ 18h; sábado, 8h30/12h30

CONFEITARIA

CONCEIÇÃO ARTESÃ DO PÃOR. Engº Simão Lacerda, 323/335, Centro, tel. 31 3563-1231, Itabirito, MGEncomendas sob agendamento

CONSTRUÇÃO

BAÊTA ENGENHARIAAv. Manoel Salvador de Oliveira, 1957, Bela Vista, tel. 31 3561-3527, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 7h/18h

FORROBOXAv. dos Inconfidentes, 1054, Santa Efigênia, tel. 31 3561-6819/8933-1645, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 7h/11h e 12h/17h

LOC ITAR. Rio Branco, 127, Centro, tel. 3561-1118/3561-2973/ 99962-0447, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 7h/18h

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

NÚCLEO ODONTOLÓGICO INTEGRADOTravessa Fábio de Morais, 56, 2º andar, Boa Viagem, tel. 31 3563-3635, Itabirito, MGR. Professor Paulo M. Gomes, 213, 1º andar, Bauxita, tel. 31 3551-5455, Ouro Preto, MG2ª a 6ª-feira, 8h/18h; plantão 24h, 98891-8727 e 98865-6116

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

MICROLINS ITABIRITOTravessa Domingos Pereira Silva, 52 A, Centro, tel. 31 3561-2604, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/20h; sábado, 8h/12h

DECORAÇÃO

BELLA FLORR. Walter Rholfs, 48, Lourdes, tel. 31 3561-0386, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h30/18h; sábado, 8h30/12h

ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA

LUCIANA FERREIRAAv. Queiroz Jr., 77, sobreloja, sala 2, Centro, tel. 31 3561-2284 e 98656-2709, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

FARMÁCIA

ACURÁCIA PHARMACÊUTICAR. Josafá Macedo, 23, Centro, tel. 31 3557-4038 R. Escultor José Mesquita, 117, São Pedro, tel. 31 3557-1793, Mariana, MG2ª a 6ª-feira, 8h/19h; sábado, 8h/12h

FLORA

FLORISBELAR. Dr. Hélio Ferreira Bastos, 155, Centro, tel. 31 3561-0550, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/17h; sábado, 8h/12h

FLORICULTURA

OURO PRETO PLANTASR. São José, 50, Centro, Cachoeira do Campo, tel. 31 99238-1269 e 98019-5066, Ouro Preto, MG2ª a 6ª-feira, 8h/17h; sábado, 8h/12h

FRUTAS E VERDURAS

SACOLÃO CENTERR. Primo Cavalieri, 35, Centro, tel. 31 3561-1647, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/20h; sábado, 8h/18h; domingo, 8h/12h

HOTEL

AREDES APART-HOTELR. Belo Horizonte, 130, Centro, tel. 31 3563-2013, Itabirito, MG www.aredesaparthotel.com.br

VILLE REALR. Antônio dos Santos, 5, Centro, tel. 31 3553-4440 e 99135-2245, Santo Antônio do Leite, Ouro Preto, MGhttp://www.imperiumit.com.br/area_cliente/ville

INSTITUTO DE BELEZA

COTTA CABELEREIRAAlameda Wolner Matos, 27, Centro, tel. 31 3561-2525, Itabirito, MG2ª-feira, 14h/18h; 3ª-feira a sábado, 8h/18h

FABIANO CASTROR. Artur Bernardes, 251, 1º andar, Centro, tel. 31 3561-0068, Itabirito, MG3ª a 6ª-feira, 9h/19h; sábado, 8h/18h

STUDIO MAKER. Getúlio Vargas, 133, Centro, tel. 3552-3396, Ouro Preto, MG3ª-feira a sábado, 9h/19h

JARDINAGEM

MURICIR. Dr. Eurico Rodrigues, 94, Centro, tel. 31 3561-2751, Itabirito, MGRodovia dos Inconfidentes, 95, São José, tel. 31 3557-1551, Mariana, MG2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

LANCHONETE

TRIPUÍ SHOPPING RURALRodovia dos Inconfidentes, km 61, tel. 31 3562-5017 e 98394-3890, Ouro Preto, MGDiariamente, 7h/18h

SUBWAYR. Dr. Guilherme, 235, Centro, tel. 31 3561-0734, Itabirito, MGDiariamente, 11h/23hR. Conde de Bobadela, 65, Centro, tel. 31 3552-4061, Ouro Preto, MGDiariamente, 11h/24h

LAVANDERIA

LAVANDERIA SUELIR. Cláudio Manoel da Costa, 33, Capanema, tel. 31 3561-7784, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

MATERIAL DE FESTAS

TOP FESTASR. Walpoli, 26, Jardim Canadá,tel. 31 3541-8744/99611-8057, Nova Lima, MG2ª a 6ª-feira, 8h/17h; sábado, 8h/12h

MODA

5ª AVENIDAAv. Queiroz Jr., 150, Centro, tel. 31 3561-2422, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/13h

HMAXR. Dr. Guilherme, 235 A, Centro, tel. 31 3561-1632 Av. Queiroz Jr., 778 A, Praia, tel. 31 3561-1611, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 9h/19h; sábado, 9h às 13h

ORAPRONOBISPça. Dr. Guilherme, 115 A, Centro, tel. 31 3563-3060, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 9h/18h; sábado, 9h/14h

STILLU’S HOMEM E MULHERAv. Queiroz Jr., 168, Centro, tel. 31 3563-1070, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/13h

STILLU’S ÍNTIMAAv. Queiroz Jr., 192, Centro, tel. 31 3563-1355, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/13h

MÓVEIS

OBJETOS GERAISR. Carlos Michel, 81, Centro, tel. 31 3561-1369, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/18h30; sábado, 8h/12h

LACERDA EMPREENDIMENTOSAv. Pedro Aleixo, 40, Centro, tel. 31 3553-2699/3553-2698, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, MG2ª a 6ª-feira, 7h/18h; sábado, 7h/12h

SANTO DE CASAAv. Pedro Aleixo, 65, Centro, tel. 31 3553-1780, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, MG2ª a 6ª-feira, 8h/17h; sábado, 8h/15h

ÓTICA

SOLLARISAv. Queiroz Jr., 526 D, Centro, tel. 31 3561-2617, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/12h30

PAPELARIA

BAZAR FARIAPça. Monsenhor Castilho Barbosa, 7, Pilar, tel. 31 3551-1146 e 3551-6131 | Campus Universitário UFOP, Centro de Vivência, loja 3, Ouro Preto, MG2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/12h30

PISCINAS E AQUECIMENTO SOLAR

MARINATR. Aquiles Lobo, 27, Inconfidentes, tel. 31 3561-1147, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

RESTAURANTE

LA CAPELLA PIZZA PUBPça. Santo Antônio, 16, Centro, tel. 31 3553-1288, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, MG3ª a 6ª-feira, 18h/23h; sábado e domingo, 16h/23h

SEGURANÇA DO TRABALHO

SERVICE SEGAv. Queiroz Jr., 1081, sala 203, Praia, tel. 31 3563-2018 e 98886-0411, Itabirito, MG2ª a 5ª-feira, 7h/18h; 6ª-feira, 7h/17h

SUPERMERCADO

FARIDPça. Dr. Guilherme, 91, Centro, tel. 3561-3820 Pça. São Sebastião, 165, Centro, tel. 3561-1400 Av. Queiroz Jr., 1030, Praia, tel. 3561-7355, Itabirito, MG 2ª-feira a sábado, 8h/21h; domingo, 8h/13h

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABIRITOAv. Queiroz Jr., 620, Centro, tel. 31 3561-1599, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 12h/18h | www.itabirito.mg.leg.br

SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOSR. Rio Branco, 99, Centro, tel. 31 3562-4100, Itabirito, MG2ª a 6ª-feira, 8h/18h0800 286 0195 | www.saaeita.mg.gov.br

VILA REAL FOTOGRAFIAS E GASTRONOMIA31 98471-1416/99219-6104 vilarealfotografias.blogspot.com.br

0

5

25

75

95

100

ad_CMI_milhao_20x27cm_vitrine

terça-feira, 24 de novembro de 2015 16:46:54

Foto

arthu

rsea

bra.com

Rodovia dos Inconfidentes(Em frente à rodoviária)

O Farid inaugura uma loja pé na estrada, em Cachoeira do Campo.

Você pode viajar por uma região

maravilhosa de Minas e aproveitar para

levar para casa uma bagagem de ofertas.