Revista Z - Março 2012

12
Informe Comercial 31 de março de 2012 | 1 F F F oto Maiquel Rosauro oto Maiquel Rosauro oto Maiquel Rosauro oto Maiquel Rosauro oto Maiquel Rosauro Vila Belga tem novas cores Vila Belga tem novas cores Informe Comercial Edição n° 30 | 31/03/2012

Transcript of Revista Z - Março 2012

Page 1: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial 31 de março de 2012 | 11111FFFF F oto

Mai

quel

Ros

auro

oto

Mai

quel

Ros

auro

oto

Mai

quel

Ros

auro

oto

Mai

quel

Ros

auro

oto

Mai

quel

Ros

auro

Vila Belgatem novas cores

Vila Belgatem novas cores

Informe ComercialEdição n° 30 | 31/03/2012

Page 2: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial22222 | 31 de março de 2012

Novas coresCarta ao leitor

A Vila Belga, um dos bairros mais tradicionaisde Santa Maria é o principal destaque destaedição da Revista Z. O conjunto habitacionalganhou novas e atraentes cores em suasfachadas. Leia mais na página 9.

Destaque também para a organização deeventos em entidades. A matéria tem como focoo caso do Sindicato dos Bancários de Santa Mariae Região, que prepara grandes eventos ao longodo ano, na página 11.

Educação, Saúde, Moda e muito maisesperam por você nas próximas páginas.

Boa leitura!Maiquel RosauroMaiquel RosauroMaiquel RosauroMaiquel RosauroMaiquel Rosauro, jornalista

Soci

al Inauguração daFalk Tintas

> Odilon Pattel, Ewerton Falk e Taís Santos

> Tiago Schimanko e AlexandraRibeiro de Souza disseram o tão

esperado “sim” em 10 de março, naIgreja Nossa Senhora das Dores, em

Santa Maria. Uma linda cerimôniacelebrou a união do casal diante de

amigos e familiares. Os noivosrecepcionaram seus convidados com

uma elegante festa, organizada pelaFocus Produtora de Eventos, que

embalou a noite de todos até oamanhecer.

> Vilson Trintinaglia, Ubirajara Terrae Odilon Pattel

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Casamento

Este informe comercial circula encartado no jornal ZEROHORA em 74 cidades dos centros de distribuição de SantaMaria, Cruz Alta e Rosário do Sul.

• Escritório RBS Jornais Santa Maria: Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho,25 - Bairro Patronato - Telefone (55) 3220.1841. Santa Maria - RS

• Foto da capa: Maiquel F. Rosauro• Produção: Plano Comunicação Ltda.• Jornalista coladorador: Maiquel Rosauro (MTb 13334)• Projeto Gráfico / Diagramação / Arte final: André Machado Fortes

Expediente

SocialInauguração da Falk Tintas

Página 2Moda

Inovação e design diferenciadopara ganhar mercado

Página 3Saúde

Cuidado com o excessode peso na bolsa

Página 4Tratamento fisioterápico

na reabilitação perinealPágina 5

MunicípiosNotícias de Santiago, Pinhal Grande, São

Martinho da Serra e Restinga SêcaPágina 6

EducaçãoÚltimos dias de inscrições

para pós da FAPASPágina 7

ArtigoLauro Trevisan

Página 8Cultura

Fórum das Cidades Históricas em SantaMaria

Página 8Turismo

Vila Belga ganha novas coresPágina 9

Animais de EstimaçãoAdote um cão adulto

Página 10Eventos

Antecedência é fundamentalPágina 11

Índice

O empresário Ewerton Falk recebeu amigos, autoridades e clientes na inauguraçãode sua nova filial da Falk Tintas, na Avenida Borges de Medeiros, 936, em SantaMaria. O evento ocorreu em 8 de março. Leia mais na página 9.

> Vilson Trintinaglia, Cezar Schirmere Ewerton Falk

> Iara Coelho, José Fernando Lutz Coelhoe Ewerton Falk

Foto Eleonora

> Ewerton Falk e Diego Souza

> Fábio Vasconcelos e Vanessa Xavier

Page 3: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial 31 de março de 2012 | 33333

Consumido em excesso,chocolate passa a serum perigo à saúde

O Agregar valor as peças éfundamental para semanter competitivo

para ganhar mercadoMod

aInovação e design diferenciado

Mercadoda moda

tende acrescer no

país

maior desafio do mercado demoda no Brasil é “agregar valoràs peças e qualificar a mão deobra para competir com produtosinternacionais que invadem o

Brasil”. É o que aponta o diretor-técnico doSebrae, Carlos Alberto dos Santos. Ele foi umdos participantes do Encontro Nacional daCarteira da Indústria da Moda, este mês, nasede da instituição, em Brasília.

A moda movimenta cerca de U$ 50 bilhõespor ano no país, sendo bem vista no exterior.Algumas características do setor, comocriatividade, marcas consolidadas, mercadoconsumidor dinâmico e a força da indústriatêxtil, despontam como vantagens paraempreendedores da área.

- O segmento da moda no Brasil não podeenfrentar a concorrência internacional pautadopela estratégia chinesa, que é baseada emelementos que não são compatíveis com anossa realidade, como a subvalorização da mãode obra - argumenta Santos.

O caminho para a moda no Brasil é venderprodutos inovadores e com design diferenciado.Segundo o diretor, mesmo que outros mercadostenham o hábito de copiar, com a agilidade,flexibilidade e criatividade da moda brasileira, osconcorrentes estarão sempre duas coleções atrás.

O presidente do Grupo Luminosidade e doInstituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), PauloBorges, também participou do evento. Ele ressaltouque a estagnação de mercados consumidores naEuropa e nos Estados Unidos e a estratégia chinesade copiar produtos em grande escala aumentam ointeresse internacional pelo mercado consumidorbrasileiro.

- O Brasil está na rota mundial da economia,consumo e cultura. Mas nós mesmos ainda não nosconvencemos disso - afirmou Borges.

Fotos Dilvulgação

Páscoa

Aprecie, mas com moderaçãoO ovo de Páscoa que você irá escolher pode ser saboreado com

prazer, pois o chocolate é considerado saudável e nutritivo. O cacau, umde seus componentes, possui flavonoides que atuam como antioxidantese mantêm o coração saudável. Outra substância é a cafeína, queaumenta a euforia e o raciocínio.

Todavia, evite exageros! O chocolate passa a ser um perigo à saúdequando consumido em excesso, pois é rico em calorias, carboidratos,gorduras e uma pequena quantidade de proteínas, o que faz dele umdos alimentos que mais engorda. Portanto, observe, além da quantidade,que pode ser uma porção de 30 gramas, o tipo de chocolate e o horárioque for consumi-lo, de preferência no lanche da tarde ou da manhã.

Os chocolates brancos possuem mais gorduras por serem feitos demanteiga de cacau. O chocolate amargo ou meio amargo é maisbenéfico em razão da grande quantidade de cacau. O chocolate ao leitepor receber leite em pó na massa, apresenta mais proteína e cálcio.

Outra dica é acompanhar o chocolate com uma boa fonte de fibra,como por exemplo, uma fruta. Mesmo assim é preciso moderar, paranão exceder no carboidrato. Caso haja excessos, compense ingerindolíquidos não calóricos e isentos de glicose, como o chá verde, que temantioxidante.

Page 4: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial44444 | 31 de março de 2012

Ortopedista recomenda queas mulheres carreguem

somente o essencial dentrodas bolsas

Foto Divulgação

U

Saú

de

m detalhe ao qual habitualmentenão se presta muita atençãopode fazer a diferença quando setrata de saúde da coluna. É opeso das bolsas que as mulheres

carregam no dia a dia, alertou o médico LuizEduardo Carelli, do Instituto Nacional deTraumatologia e Ortopedia Jamil Haddad(Into), especialista em tratamento de doençasda coluna.

Segundo ele, o peso das bolsas pode afetar a saúde da mulher de várias formas.- Afeta com desequilíbrio postural, levando à escoliose, que é o desvio lateral da

coluna, principalmente se a bolsa for carregada constantemente de um lado sódo corpo, seja nos braços ou nos ombros.

O peso da bolsa pode acarretar também contratura muscular etendinite.

- Pode sobrecarregar a musculatura e a parte tendínea do músculo,causando inflamações e dores crônicas - afirmou.

Em casos extremos, Carelli informou que o excesso de peso podeocasionar até a ruptura do disco intervertebral, que é uma cartilagemna coluna, causando hérnia de disco.

Para evitar esses problemas, o ortopedista recomenda que asmulheres carreguem somente o essencial dentro das bolsas ouque deem preferência a bolsas de menor tamanho, “paraconseguir colocar só os objetos de uso pessoal mais importantes.

Outra dica é alternar o uso da bolsa nos ombros direito eesquerdo, para não sobrecarregar muito a musculatura. Asbolsas transpassadas, do tipo carteiro, são outra opção, porqueestão mais próximas do centro de gravidade do corpo e ficampresas à coluna vertebral, que consegue suportar a carga demaneira mais uniforme. Dessa forma, a fadiga e o estresse namusculatura da coluna podem ser diminuídos.

Carelli observou que o preparo físico da mulher estárelacionado ao tipo de bolsa que ela carrega. A todas aspacientes que atende no Into, ele recomenda uma atividadefísica regular, “seja ela ginástica, musculação, pilates, para que a musculatura possa suportar essa sobrecarga de maneira que não sofra lesões”.

A qualquer sinal de dor, entretanto, ele sugere que se busque um especialista.- Dor na coluna, principalmente aquela que irradia para o braço ou para a perna, pode ser um sinal de gravidade, uma hérnia de disco ou

compressão de uma raiz nervosa - nesses casos, a mulher deve procurar um ortopedista especializado em coluna, explicou Carelli.FFFFFonte: Agência Brasi lonte: Agência Brasi lonte: Agência Brasi lonte: Agência Brasi lonte: Agência Brasi l

Cuidado com oexcesso de peso na bolsa

Bolsa pesadapode gerarcontraturamuscular etendinite

Page 5: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial 31 de março de 2012 | 55555

O

Saú

de

Fotos Divulgação

tratamento que costumava ser o mais indicado parareabilitação perineal e incontinências urinárias efecais era a cirurgia. Mas nos últimos anos, com osavanços da fisioterapia, foram desenvolvidos métodosmais eficientes e menos agressivos ao paciente. A

musculatura pélvico-perineal tem uma grande importância,sobretudo na mulher, visto que desempenha a função de fixação ede sustentação dos órgãos pélvicos.

Modernas técnicas de reeducação fazem parte do pré-operatório e do pós-operatório decirurgias ginecológicas e urológicas. Também é muito utilizada no pós-parto como um meio deprevenção para uma futura incontinência urinária.

- Utilizamos a técnica de reabilitação doassoalho pélvico, que é um treinamentoativo com resistência. Uma pequena sondaé usada para que a paciente possa contraire fazer pressão com uma carga para assimfortalecer o músculo - relata a fisioterapeutae professora da pós-graduação da Ulbra,Danielle Cieckovicz.

Nestes casos, são realizadas dezsessões, duas vezes por semana, queduram cerca de 50 minutos. Para asincontinências urinárias, a reeducaçãoperineal melhora afunção esfincterianada uretra e promove oequilíbrio das forças

de expulsão e de retenção, o que garante a continência da urina. Noscasos de instabilidade vesical, ensina-se ao paciente a inibir os estímulosmuito frequentes de micção e a controlar os horários e as vezes que sedeve urinar.

Para pacientes com indicação de cirurgia ou que possuam prolapsos, ogrande objetivo de reeducação perineal é garantir uma condição deassoalho pélvico que amenize os sintomas percebidos. Durante a gestaçãoé o assoalho pélvico o grupo muscular que mais sofre modificações,necessitando por isso, reabilitar-se, especificamente, a fim de prevenir asincontinências e os prolapsos de órgãos pélvicos.

na reabilitação perinealTratamento fisioterápico

Técnicafortalece amusculaturado assoalhopélvico

Equipamentosutilizados duranteas sessões

A reeducaçãoperineal reagrupa

diferentes técnicasfisioterapêuticas

que são utilizadascom o objetivo

principal demelhorar o controlee as qualidades do

sistema vésico-esfincteriano

Page 6: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial66666 | 31 de março de 2012

D

Mu

nic

ípio

sSantiago

Santiaguenseslançam livro

Lançamentoocorreu em 8 demarço, DiaInternacionalda Mulher

A apresentação do documentário “20 anos de emancipação político-administrativa de Pinhal Grande” foi o ponto alto das comemorações doaniversário do município da Quarta Colônia. Em 19 de março, véspera dadata festiva, o vídeo que resgata a história do local foi apresentado acentenas de pinhal-grandenses no salão da Igreja Matriz São José.

A programação de aniversário ainda contou com cursos de doces esalgados, sessões de cinema, torneio de futebol de campo e inaugurações de

obras. Destaquepara a 11ªedição dasOlímpiadasRurais, no CTGEstância doSobrado, quereuniu cerca de2 mil pessoas em18 de março.

ezenas de mulheres se reuniram em Santiago para comemorar oseu Dia Internacional, em 8 de março. Em frente à Estação doConhecimento, foi realizado o evento Mulher Nota Mil,promovido pelo Centro Materno Infantil. A programação teveinício com cortes de cabelo, serviços de saúde, ginástica,

mateada e apresentação de talentos. Na sequência, ocorreu o lançamentodo livro Infinitamente Mulher, editado pela Casa do Poeta.

A obra reúne 55 escritoras, que se expressam por meio das crônicas, doscontos e dos poemas e que ajudam a consolidar a ideia de que Santiago é aTerra dos Poetas. Na antologia, veteranas da escrita como Therezinha LucasTusi, de 80 anos, dividem espaço com revelações, como Camilla Cruz, deapenas 15.

Livro Infinitamente Mulherpossui 55 autoras

Restinga Sêca receberá a 1ª Bienal e 1º Concurso Internacional deEsculturas entre os dias 30 de julho e 6 de agosto. O concurso serárealizado ao ar livre para que as pessoas tenham acesso ao trabalho dosartistas. Todas as obras produzidas ficarão para a cidade. Veja no quadro alista de artistas que irão participar.

Foto Divulgação

Restinga Sêca

Concurso deEsculturas em julho

ParticipantesNestor Vildoza, da Argentina;Kamen Tanev, da Bulgária;Im Ho Young, da Coréia do Sul;René Negrín Méndez, de Cuba;Mahadev Prebhudesai, da Índia;Ali Hornavar, do Irã;Baku Inoue, do Japão;Alessio Ranaldi, da Itália;Carlos Monge, do México;Mario Lopez, de Portugal;Elias Naman, da Síria (Itália);Lan Biao Wang, de Taiwan;Rogério Bertoldo, de São João do Mello,

Júlio de Castilhos

Foto Maiquel Rosauro

Esculturade Rogério

Bertoldo,do Jardim

d a sEsculturas

Pinhal Grande

Documentárioresgata a históriado município

O município de São Martinho da Serra também comemorou 20 anos deemancipação político-administrativa em 20 de março. Um dos eventos quemarcou a data festiva foi a entrega do Prêmio Mérito Comunitário, em 16 demarço, no Piquete Teófilo Vargas.

O prêmio teve por objetivo reconhecer e agradecer iniciativas de sucesso eos êxitos daqueles que atuaram para desenvolver o município. Foramhomenageados Frederico Ceccin, Arestino Muller, Daciano Ferreira Dias eBeto Albuquerque.

São Martinho da Serra

Prêmio Mérito Comunitáriomarca aniversário

Pontosturísticos dePinhal Grandeagora estãoem umdocumentário

Foto Maiquel Rosauro

Page 7: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial 31 de março de 2012 | 77777

A

Foto

Fre

epik

para pós da FAPASÚltimos dias de inscrições

Faculdade Palotina deSanta Maria (FAPAS) estáconcluindo o prazo deinscrições à Pós-Graduação 2012. Até a

próxima quarta-feira, 4 de abril, épossível se inscrever para cursos deespecialização nas áreas deAdministração, Direito e EnsinoReligioso. As aulas serão quinzenais, nas sextas-feirasà noite e sábados pela manhã e à tarde.

O candidato deve preencher o formulário disponívelno site www.fapas.edu.br/posgraduacao. O valor dataxa é de R$ 70,00. Após o pagamento da inscriçãoos candidatos deverão entregar a documentaçãoexigida na Coordenação de Pós-Graduação. Conheçaos cursos nos quadros.

São oferecidoscursos nas áreasdeAdministração,Direito e EnsinoReligioso

Gestão de Finanças e da Informação

Visa oferecer um ensino adequado para um mercado altamente competitivo e globalizado, estimulandoa construção do conhecimento e apresentando técnicas e instrumentos necessários para desenvolveras habilidades analítica, conceitual e tática necessárias para os profissionais da área de finanças e sistemasde informação.

Gestão de Clientes e Colaboradores

Tem por objetivo capacitar profissionais formados em administração e áreas afins para o exercício dasfunções gerenciais em Marketing e Recursos Humanos, buscando padrões de excelência empresarial.

Direito e Mediação

Objetiva oportunizar a construção de conhecimentos gerais sobre o Direito e a teoria do conflito,evidenciando as habilidades e técnicas necessárias para a mediação construtiva de conflitos, além daidentificação dos distintos âmbitos nos quais os procedimentos de resolução de conflitos se desenvolveram.

Direito Ambiental e Empresarial

O curso visa fornecer aos seus participantes um amplo e atualizado conhecimento sobre os principaistemas e normas ambientais vigentes, qualificando os profissionais para que atendam as exigências da sociedade,frente à vital necessidade de preservação do meio ambiente. Pretende, ainda, capacitar os participantes acompreender a preservação do planeta e a conformidade com as leis ambientais como um essencial caminhopara a melhor gestão das atividades empresariais.

Ensino Religioso

Tem como fico qualificar docentes para atuarem no exercício do Ensino Religioso, nas EscolasPúblicas e Particulares. Também objetiva possibilitar ao profissional, da área em questão, o referencialteórico metodológico, que oportunize a leitura e a interação crítica e consciente do fenômeno religiosopluralista atual.

Descontos especiais Desconto Especial de 30% nas mensalidades para professores e funcionários vinculados à FAPAS; Para egressos da FAPAS, 15% de desconto nas mensalidades/parcelas (valor não acumulativo); Para grupos de, no mínimo cinco pessoas, 10% de desconto nas mensalidades (valor não acumulativo).

Ed

uca

ção

Page 8: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial88888 | 31 de março de 2012

Cu

ltu

ra

Pem Santa Maria

Fórum dasCidades Históricas

ela primeira vez, SantaMaria será palco de umencontro nacional quevisa debater políticaspúblicas e apresentar

experiências para o desenvolvimentodo turismo na cidade e região. Trata-se do 3º Fórum Nacional das CidadesHistóricas e Turísticas, que ocorre entre os dias 11 e 14 de abril, e deverácontar com a presença de lideranças políticas de diversos municípios eestados, representantes de entidades relacionadas à temática e estudantes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Municípiodo Turismo e no Centro de Atendimento ao Turista até o dia do encontro. Aexpectativa da organização é que aproximadamente 150 pessoasparticipem do encontro. A abertura das atividades será realizada no TheatroTreze de Maio, às 17h, em 11 de abril.

A abertura do fórum contará com a presença do prefeito Cezar Schirmer,da secretária de Município do Turismo, Norma Moesch, da secretária deEstado de Turismo, Abgail Pereira, de lideranças do Ministério do Turismo eda Secretaria de Estado da Cultura, e representantes dos Institutos doPatrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Estadual (IPHAE), e daAssociação Brasileira de Cidades Históricas.

A programação está recheada de atrações. Além de palestras,conferências, grupos de trabalhos e apresentação de cases, o fórum contarácom exposições e visitas técnicas aos atrativos turísticos da cidade. Naocasião serão debatidos assuntos relacionados ao planejamento e gestão doturismo nas cidades históricas, patrimônios e potencialidades da regiãocentral do Rio Grande do Sul, políticas de incentivo à cultura, mobilidade eacessibilidade em centros históricos, entre outros.

Informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo pelo telefone(55) 3217-9415 ou pelo e-mail [email protected].

Evento serárealizado entreos dias 11 e14 de abril

Potencial histórico de Santa Mariatrouxe o evento para o município

Foto Maiquel Rosauro

meu ver, não há coisa mais chatado que ficar ouvindo o tempo todo,por toda parte, que a vida é difícil,

um arrastar de correntões, rosário defrustrações, luta de vida ou morte.

- Não pense que pode se livrar dos sofrimentos e dos azares de cada dia -dizem por aí.

Alguns filósofos e psicólogos fazem longos arrazoados, alinhandoargumentos considerados dogmáticos, para provarem que felicidade é utopiaou, quando muito, loteria milionária que bate à porta apenas de unsfelizardos.

A religião insiste em dizer que o mundo é cinzento e o céu azul. Nãoespere nada desse mundo cinzento, íngreme, carregado de ilusões edesencantos.

- Em vão - afirmam os pessimistas religiosos - buscará você felicidadeneste caos planetário. É da vontade de Deus que você passe por essasprovações para que, um dia, ao dar o último suspiro, chegue à porta de umparaíso onde o céu é azul e a vida cor-de-rosa.

Pobre do Criador, o estão colocando numa fria daquelas, como se fosseincompetente ou sádico. Não há quem tire da cabeça de muita gente acrença de que o mundo é cinzento e o céu azul.

- Então - bradam alguns pregadores - conforme-se com a sua situação,não espere o sol brilhar neste seu mundo, mas, graças a Deus, você herdaráo céu azul, onde reinará a felicidade para sempre.

E há ainda os mais exacerbados na premiação futura que asseguram quelá naquele céu azul a pessoa terá várias mulheres bonitas à livre escolha,muita festa, palácio luxuoso, juventude eterna e tudo o mais que desejar.Mas, por enquanto, tenha paciência, que este mundo é cinzento.

De onde é que foi herdada a mania de desfazer essa vida e colocá-la noprimeiro patamar do purgatório ou do inferno? Se essa fosse a verdadeexistencial, Deus seria riscado do meu dicionário. Que Deus seria esse quecria seres de si mesmo, à sua imagem e semelhança, para colocá-los numsubmundo miserável, sofrido, determinando que a essência da vida é sofrer,fazer penitência e renunciar ao melhor? Definitivamente, não seria Deus.Fica descartada essa crença. Fomos colocados num paraíso terrestre,chamado planeta Terra, para desfrutar de todas as coisas boas que a mentee o coração possam sonhar.

A

O mundo é cinzento,o céu é azul

[email protected]

Do meu tonel Lauro Trevisan

Foto divulgação

Page 9: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial 31 de março de 2012 | 99999

AFotos Maiquel Rosauro

Vila Belga está renovada e mais colorida. Otradicional bairro santa-mariense construídoentre 1901 e 1903 para servir de moradia aosmoradores que vieram construir a estrada deferro Porto Alegre - Uruguaiana foi contemplado

com o projeto Tudo de Cor para Você. A inciativa faz parte deuma parceria público-privada que envolveu o ExecutivoMunicipal e as empresas Tintas Coral, Falk Tintas e Atlas Pincéis e Ferramentas.

A proposta partiu do proprietário da Falk Tintas, Ewerton Falk Brasil, que percebeu anecessidade de revitalizar o local. Através de uma parceria com a Prefeitura, ele conseguiucolocar em prática o projeto que pintou 84 residências do conjunto habitacional.

- Esta é uma prova de que parceria entre poder público e iniciativa privada é viável -argumenta o empresário.

Durante a execução do projeto, asempresas doaram as tintas e todo omaterial necessário para arecuperação. A execução da pinturaficou por conta do engajamento daprópria comunidade e da colaboraçãodos soldados do Exército. E a iniciativanão termina após a inauguração, todomorador da Vila Belga que for pintarsua casa novamente irá pagar apenaso valor de custo.

Segundo o diretor comercial daTintas Coral, Vilson Trintinaglia, oprojeto não visa apenas renovar aVila Belga, mas também

proporcionar melhorias ao dia-a-dia dos moradores.- Nossa missão é levar cor para a vida das pessoas. Sem cor, não há vida. As

pessoas se sentem melhor e mais estimuladas em um ambiente renovado e colorido -explica Trintinaglia.

A inauguração da pintura nas casas foi realizada em 8 de março, na Vila Belga. Naocasião, o prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer agradeceu pela parceria que estátransformando o bairro histórico em uma verdadeira atração turística.

- A Falk Tintas é um exemplo a ser seguido por outras empresas da cidade- avaliou o prefeito.

Após a cerimônia na Vila Belga, foi realizada a inauguração da nova lojada Falk Tintas em Santa Maria, na Avenida Borges de Medeiros, 936, emfrente ao ginásio Machadão. O empreendimento possui mais de 930m² deárea, estacionamento próprio e 12 profissionais habilitados a prestarconsultoria em recuperação e revitalização de superfícies.

novas coresVila Belga ganha

Tu

rism

o

O Tudo de Cor para Você é o principal projeto socioambiental daempresa AkzoNobel - marca proprietária da Tintas Coral. A iniciativa,entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro.O combate à degradação de áreas promove alegria, descontração e, omais importante, leva cidadania a todos os membros das comunidades.

O projeto une moradores, voluntários e mais de mil funcionários emuma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas, criandoum ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e na qualidadede vida da comunidade. Desta forma, a Coral desperta o senso decuidados nas localidades por onde passa, capacita pintores e dá o exemplopara outras vizinhanças também cuidarem de seus espaços.

Tudo de Cor

Revitalizaçãofaz parte doprojeto Tudo deCor para Você

O prefeito Cezar Schirmer e o empresárioEwerton Falk celebram a parceria público-privada que renovou a Vila Belga

Falk Tintas inaugurounova loja na AvenidaBorges de Medeiros

Page 10: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial1010101010 | 31 de março de 2012

brigos de cães abandonados eassociações protetoras dosanimais têm em comum umgrande desafio: encontrar um larpara cães adultos, muitas vezes

idosos, sem raça definida ou doentes. Issoocorre porque as famílias dão preferência paraa adoção de filhotes.

Adotar um cão adulto requerresponsabilidade, pois é provável que oanimal já tenha um histórico de sofrimento eele certamente não merece um novo traumanesta segunda chance. Mas também hávárias vantagens, como não ter uma surpresacom o seu tamanho e já saber como é o seutemperamento.

No quadro abaixo, você encontrará diversasrazões para adotar um cão adulto. Se mesmoassim você optar por adotar um filhote, adotesem culpa. Infelizmente, é muito comumninhadas serem abandonadas todos os dias.Por isso, não deixe de castrar seu animal.

A

Adote um

Encontrar umlar para eles éum grandedesafio

cão adultoAn

imai

s d

ees

tim

ação

Fotos Divulgação

Um cão adulto também pode seradestrado, desde que seja

corretamente treinado

Muitos cães sãoabandonados porficarem grandes

Vantagens em adotar um cachorro adulto Um cão adulto tem uma personalidade e temperamento bem definidos. Não vai mudar de

comportamento sem alguma razão;

A primeira pergunta de quem adota um filhote é “será que ele vai crescer muito?”. Não teránenhuma surpresa adotando um já crescido. Muitos cães são abandonados por ficarem grandes;

Se o cão adulto for adotado e estiver em um abrigo, haverá funcionários ou voluntárioscompetentes para passar informações exatas sobre o comportamento do animal e essas pessoaspoderão ajudar a encontrar um cão ideal de acordo com seu perfil e sua rotina de vida;

Filhotes possuem bastante energia e precisam de mais supervisão do que um adulto;

Por conta dos dentes que estão nascendo, filhotes sentem mais necessidade em morder edestruir objetos;

O cão adulto, além de ser mais higiênico do que os filhotes, aprende facilmente a fazer asnecessidades no lugar correto, desde que o treinamento seja feito de forma correta, pois cãesadultos também podem ser adestrados;

O adotante pode ter um contato maior com o animal antes de levá-lo para casa durantecaminhadas, o que ajuda a ter certeza de sua decisão;

O animal adulto é mais independente e se adapta mais facilmente. Mas não pense que ele virápronto. Você precisará se dedicar para educá-lo e ajudá-lo em sua adaptação com paciência,respeitando sempre os limites dele;

Além de adotar um grande amigo, você também será um exemplo para outras pessoas. Seucachorro agradecerá diariamente com um olhar cheio de gratidão por ter dado uma novachance à vida dele.

Fonte: Blog Dr. Pet

Page 11: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial 31 de março de 2012 | 1111111111

A Grandessindicatosplanejameventos comseis meses deantecedência

é fundamentalEve

ntos Antecedência

Algumas entidades tendem a contarcom um grande número de associados,sendo que alguns eventos comemorativoscostumam a receber centenas depessoas. No Sindicato dos Bancários de

Santa Maria e Região, por exemplo, algumasatividades são organizadas com até seis meses deantecedência. É o caso do Jantar Baile da categoria eda Mostra Musical de Talentos Bancários, doiseventos anuais e que atraem um bom público.

Este ano, o principal responsável pelas açõesfestivas na entidade é o secretário de Cultura,Esporte e Lazer, Claudenir Teixeira Freitas. Segundoele, o primeiro passo é expor a iniciativa para adiretoria em uma reunião. Depois de aprovado, opróximo passo é encontrar um local ideal e que estejadisponível na data pretendida.

- Quanto mais cedo isto for feito melhor. Este ano,vamos fazer o Jantar Baile no Avenida Tênis Clube,em 1º de setembro. Até lá, temos tempo para irdiscutindo outros detalhes - explica Freitas.

Após a definição de local, entra na lista dodirigente sindical fechar o contrato com uma banda ecom a empresa responsável pelo cardápio. Também écontratada uma empresa de segurança e umaequipe para decorar o salão do evento.

Freitas também frisa que é importante contar comum cerimonialista para recepcionar os convidados eorganizar o cronograma do evento.

- O Jantar Baile não é um local para discursos dediretores da entidade. No cerimonial, normalmente,anunciamos os sindicalistas presentes e asautoridades. Depois, o cerimonialista expõe ocronograma e logo seguimos com o planejado - relata.

Outro ponto importante é a divulgação. A base doSindicato dos Bancários é composta por 24municípios, os quaispossuem mais de 80agências e postos bancários.Somados os funcionáriosativos e aposentados, sãocerca de 2 mil sindicalizadosque precisam sercomunicados do evento.

- Com dois meses deantecedência nós colamos oscartazes do Jantar Baile nosmurais das agências -projeta Freitas.

Além disso, o Sindicatodos Bancários tambémutiliza como meios dedivulgação o seu jornalimpresso mensal, serviços dee-mails direcionados, site,perfis em redes sociais e atéum programa semanal naTV a cabo.

Fotos Maiquel Rosauro

Definir o local,contratar uma

banda e escolher ocardápio são

apenas os trêsprimeiros passos da

organização de umevento do Sindicato

dos Bancáriosa

As melhores bandas têm agendacheia, por isso não espere parafechar o contrato

Para o dirigente sindical ClaudenirFreitas, evento comemorativo não éo local para discursos

Page 12: Revista Z - Março 2012

Informe Comercial1212121212 | 31 de março de 2012

Dec

oraç

ão