Revista Z - Novembro 2010

8
Informe Comercial 1 > Domingo, 28 de novembro de 2010 >Natal Royal Plaza pronto para as compras Contracapa >Sociais Veja quem está em foco em: Rosário do Sul Santa Maria São Gabriel >Literatura Artigos de Lauro Trevisan e Cesare Barichello Veja uma opção inovadora para decorar sua ceia Página 7 Veja uma opção inovadora para decorar sua ceia Página 7 Informe Comercial Edição n° 16 - 28/11/2010 Informe Comercial Edição n° 16 - 28/11/2010 Ano 1 Foto Espaço Art Foto e Vídeo

Transcript of Revista Z - Novembro 2010

Page 1: Revista Z - Novembro 2010

Informe Comercial 1> Domingo, 28 de novembro de 2010

>NatalRoyal Plaza prontopara as compras

Contracapa

>SociaisVeja quem está emfoco em:Rosário do SulSanta MariaSão Gabriel

>LiteraturaArtigos deLauro Trevisan eCesare Barichello

Veja uma opção inovadorapara decorar sua ceia

Página 7

Veja uma opção inovadorapara decorar sua ceia

Página 7

Informe ComercialEdição n° 16 - 28/11/2010

Informe ComercialEdição n° 16 - 28/11/2010

Ano 1

Foto

Esp

aço

Art

Foto

e V

ídeo

Page 2: Revista Z - Novembro 2010

Informe Comercial2 > Domingo, 28 de novembro de 2010

Natal chegou mais cedo à Revista Z. O clima natalinopode ser presenciado nas matérias sobre decoraçãodesta edição.

Nas Sociais, Rosário do Sul, São Gabriel e Santa Mariaseguem em foco.

Na página 6, não deixe de acompanhar os textos deLauro Trevisan e do tenor e secretário adjunto de Cultu-ra de Santa Maria, Cesare Barichello.

Boa leitura!

O○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Editorial

Clima natalinoClima natalino

Este informe comercial circula encartado no jornal ZERO HORA em 53 cidadesdos centros de distribuição de Santa Maria, Cruz Alta, Rosário do Sul e Bagé.• Escritório RBS Jornais Santa Maria: Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, 25

Bairro Patronato - Telefone (55) 3220.1844. Santa Maria - [email protected]

• Foto da capa: Espaço Art Foto e Vídeo• Produção: Plano Comunicação Ltda.• Jornalista responsável: Maiquel Rosauro (MTb 13334)• Projeto Gráfico / Diagramação / Arte final: André Machado Fortes

Expediente

São Gabriel

Fotos Divulgação

A 17ª Estância da Canção Gaúcha, realizadaentre 14 e 17 de outubro em São Gabriel, teveum grande sucesso de público. Mais de 4 mil pes-soas foram a Cidade de Lona montada no EstádioMunicipal Sílvio de Faria Correa prestigiar os 150artistas que participaram do espetáculo. As qua-tro noites foram lotadas pelos apreciadores damúsica nativista.

O evento promovido pela Prefeitura Municipal eCoordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM) co-

locou novamente a Estância da Canção Gaúcha no circuito dos grandes festivaisdo Estado. A próxima edição do festival que gerou cerca de 500 empregosindiretos este ano já está sendo planejada. Conforme o presidente da Estância daCanção Gaúcha, Paulo Saaveda, um show internacional está nos planos.

Este ano, a grande vencedora da 17ª Estância da Canção Gaúcha foi a chamarra“Meu Chasque Não Tem Floreio”. A composição tem letra do gabrielense AndréOliveira e música e interpretação do acordeonista porto-alegrense LucianoMaia. A canção reverencia a figura e a saudade do tradicionalista Gaspar Macha-do, autor de “Chasque Para Don Munhoz”. A música vencedora ainda teve aparticipação dos músicos André Teixeira e Rodrigo Morales (violão e vocal),Rodrigo Maia (contrabaixo) e a declamação de André Oliveira.

Que tal usar velas paradecorar a sua ceia natali-na? Esta proposta é apre-sentada pela empresa Ve-las Varella, de São Gabriel.O resultado é uma mesarica em cores e em obje-tos criativos.

As velas podem ter for-matos de flores, estrelas,luas e muito mais. De acor-do com os irmãos Alceu e Marília Varella os tons de vermelho e, sobretudo,verde são os mais procurados nesta época do ano. Mais informações pelo(55) 9975-9680 ou (55) 9912-2815.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Gabriel comemorou 39anos de existência nem 23 de outubro. A festa de aniversário ocorreu naprópria sede e contou com a presença do empresariado local, ex-presiden-tes da CDL, além de representantes de outras entidades de classes, da segu-rança pública e imprensa em geral, além do prefeito Rossano Gonçalves.

Durante a apresentação, foi citada a aquisição da atual sede em 1999 e asua instalação, de fato, no ano 2000. O Presidente da CDL, João Custódio deMoraes Moure (Juca Moure), que cumpre seu 2º mandado, destacou a ale-gria com a data e com a presença de 100% dos associados. Além disso,emocionado, agradeceu a todos que fizeram a história do CDL.

- Agradecemos aos ex-presidentes, a nossa família e temos a alegria dedizer que hoje a nossa entidade está entre as cinco CDL’s do Rio Grande doSul. Nosso trabalho a cada dia se renova mais e mais - finalizou.

Grande comemoração marcao 39º aniversário da CDLGrande comemoração marcao 39º aniversário da CDL

CDL de São Gabriel está entre as maiores do Rio Grande do Sul

Um Natal a luz de Velas

Velas criam uma mesa colorida e atraente

Foto Maiquel Rosauro

Estância da Canção Gaúchareuniu mais de 4 mil pessoas

Alto nível técnico foi um dospontos fortes do festival

Page 3: Revista Z - Novembro 2010

Informe Comercial 3> Domingo, 28 de novembro de 2010

São Gabriel Mais>>> 15 anos

Jaqueline [email protected]

Pink e preto foram ascores escolhidas por Júlia

Kaczmarek para come-morar seus 15 anos emgrande estilo. Na foto,Júlia esbanja felicidade

entre os pais Nara eNeco e os irmãos Wilian

e Sérgio Inácio.

Fotos Divulgação>>> Modelo fotográfica

>>> Rainhas

Bruna Schmitt Parcianelo tem 15anos e foi aprovada como modelofotográfica e de passarela pelaagência BRM Models. Bruna éfilha do casal Arani e MarisaParcianelo. Mais uma gabrielenseembelezando o mundo da moda elevando o nome da nossa terra.Sucesso Bruna!

A Rainha da 76ªExpofeira de SãoGabriel Ana Júlia SchafSevero juntamente comas Rainhas dos Núcle-os, Maria Zilda,Aurélia, Daniela,Fernanda e Sophia.Belas e Simpáticasesbanjaram jovialidadeno salão do ClubeComercial na noite de15 de outubro.

Esta é Lavínia TeixeiraHanemann, filha deFernanda Motta TeixeiraHanemann e Luciano CorrêaHanemann. Que fofinha!

>>> Lindinha

O Cruzeiro MSC ARMONIA teve a presença de muitosgabrielenses que esbanjaram beleza e simpatia ao passa-rem pelas praias do Rio, Búzios, Ilhéus e Salvador entre osdias 07 e 15 de outubro. Gínia e Rodolfo Gonçalves,Priscila e Juliano Valle, Sabrina e Fernando Abbottvoltaram encantados com as belezas naturais e o climados lugares visitados.

>>> Mulheres que Brilham

Foi realizado no dia 13 de novem-bro, no Clube Comercial, o eventoMulheres que Brilham. Na foto, opresidente da CDL Juca Moure e suaesposa Aurea Moure.

Luis Fernando Marques daSilveira e sua esposa CarolinaTerra Corrêa da Silveira.

>>> Cruzeiro

Page 4: Revista Z - Novembro 2010

Informe Comercial4 > Domingo, 28 de novembro de 2010

Rosário do Sul no Zoom

Fernanda [email protected]

Mais no blog:www.febolsson.blogspot.com

O querido casal Mariazinha e Dr.Armando Mattos festejando Bodasde Ouro, parabéns!

>>> UniãoFoto Momento Vip

O colunista Rogério Cardozoe a fashion Paula Rosa.

>>> BaladaFoto Momento Vip

>>> Noivos

Jerusa Dapievee RafaelCáceresGonçalvescasam em 15de janeiro de2011, emPunta Del Este.Felicidades aosnoivos!

Fotos Divulgação

>>> Formatura

A queridaturma doterceiro

ano daEscola

Fronteira.Parabéns

da teacher!

Foto Momento Vip

Na terça-feira, 16 de novembro foi inaugurada emLivramento a quarta loja do Centro de Pinturas

>>> Centro de Pinturas inaugura loja

Foto Momento Vip

Ana Regina e LuisCarlos Antunescomemoraram ocasamento de suaneta Bruna Vanuzzicom Pedro Bahiade Camargo emPorto Alegre.

>>> Casamento

Page 5: Revista Z - Novembro 2010

Informe Comercial 5> Domingo, 28 de novembro de 2010

Sandra Ávila Em Cena

Fotos Divulgação

Anna Luiza Frazzon Teixeira, 15 anos, é a capadesta edição da Revista Z. A jovem é estudante docolégio Marista Santa Maria, onde cursa o 1° ano doEnsino Médio. Anna Luiza gosta de praticar ativida-des físicas e é uma assídua frequentadora da acade-mia do Clube Recreativo Dores. Ela é filha de IvanTeixeira e Flávia Frazzon.

> Perfil da capaFoto Espaço Art Foto e Vídeo

> EspecialEmbaixatriz do Turismo RSUm dos mais belos eventos de beleza do Estado ocorreuno dia 13 de novembro em Santa Maria. O Embaixatrizdo Turismo RS tem como objetivo divulgar o turismo dascidades gaúchas contou também com a presença dediversos estados. Conheça as eleitas deste grande evento.

>MiniDobradinha de Sobradinho com Renata Furlanentre as classificadas Sofhia Aita, SuelemBianquini de Vila Nova, Bárbara Perini de Caxiasdo Sul e Yasmim Silva de Taquari.

>MirimA vencedora foi Nicole Wille de Pelotas, as eleitasda categoria foram Romana Franco de Itaara, LauraRogia de Santa Cruz do Sul, Giovana Gaiger deSanta Maria, Stefanie Bock de Dilermando deAguiar e Bruna Campus de Cruz Alta.

> InfantilJúlia Braga de Santa Cruz do Sul, as vices eleitas sãoGabriela Lubke de Pelotas e Isadora Viera de SãoSepé, na foto com Viviam Jaques Embaixatriz doTurismo Brasil e melhor traje gala.

> AdultaAndressa Fantinel Dias de Santa Maria foi a grandevencedora, a vice Letícia Herbertz também foi eleitaa Embaixatriz do Turismo Mercosul e a pelotenseMiriam Mello foi a 2ª vice.

Na próxima edição confira as personalidades, ilustresconvidados que estiveram presentes no Embaixatriz doTurismo do RS .

> TeenA eleita foi Rauani Seta de Sobradinho, que tevecomo vices Juliana Machado de Santa Maria eCarolina Frantzde Santa Cruz. O melhor traje galada categoria foi para Taquari com Letícia Machado.

> JuvenilFoi de Santa Cruz do Sul a eleita,VanessaTussingcomo suas vices ficaram Letícia Forlan deSobradinho e Maiara Daniel de Vera Cruz.

Na Balada

>>> Amsterdam

LeandraLeal e JaneRehbein

Foto João Barcellos/www.sitezoom.net

Social

Bianca Rubin Durlo completou 15 anos nodia 23 de novembro. A moça que adora dançarrealizou sua festa de debutante em dia 20 denovembro, no CTG Querência das Dores. Ela éfilha de Fernando e Avani Durlo.

>>> 15 anosFoto Espaço Arte Foto e Vídeo

Page 6: Revista Z - Novembro 2010

Informe Comercial6 > Domingo, 28 de novembro de 2010

Código penal e religião

Mataram um cachorro na rua. Já na semana passada, umgato foi recolhido pelos defensores de animais, que de-ploravam a atitude selvagem de certas pessoas. Não

há quem não se comova vendo um inocente animalzinho so-frer maus tratos, ser abandonado na rua, ou até ser liquidadosumariamente.

Então, meus neurônios entram em balbúrdia homérica quandoouço os debates e oratórias dos defensores do aborto. Numa noi-te dessas, ouvi um senador gaúcho discursar mais ou menos assim:“Essa campanha eleitoral está muito pobre, de baixo nível, aindamais querendo meter questões religiosas em pauta, como o abor-to. Ora, o Brasil é estado laico, não tem religião oficial”. Fiqueiabismado. Essa confusão é muito comum. A questão do abortonão tem nada a ver com religião, mas com o código penal. A dis-cussão é saber se existe vida no aborto ou não. Se existe, vem aquestão essencial: matar um ser humano indefeso é crime ou não écrime? Como se vê, não se trata de religião. A religião tem vezporque considera ofensa insuportável ao quinto mandamento: Nãomatarás. Matar um indivíduo, com qualquer idade, é caso de códi-go penal, assunto de criminologia. Por dedução, se a lei permite aeliminação de uma vida humana em formação, com mais razão de-verá permitir assassinatos adultos. Lei da coerência. Portanto, re-legar o tema apenas à religião, é falácia.

Se, no entanto, houver comprovação científica de que não existevida no útero materno, aí toda a celeuma dos aborteiros tem pro-cedência. Um dos argumentos dos defensores do aborto é que amãe é dona do seu corpo e pertence a ela a decisão. Em primeirolugar, gravidez não é doença. Não é como um câncer a ser extirpa-do. Em segundo lugar, a vida é independente, embora a criançanecessite da mãe para dar-lhe as condições de sobrevivência até aautossustentação. A decisão da mulher não passa disso: engravidoou não engravido?

A discussão em torno do aborto está, a meu ver, fora de foco.Às vezes beira à ingenuidade: “Você é contra ou a favor do aborto?Participe da pesquisa interativa e vamos ver quem é que ganha”.Brinca-se como pesquisa de time de futebol: a maior torcida ganhao troféu.

- Mas, e se a gravidez é indesejada, ou em momento inoportuno,ou coisa de adolescente? - perguntará alguém.

Antes de tudo, é preciso combater a falta de conhecimento decertos adolescentes e incluir, se já não está, esse tema bem clara-mente, sem meias palavras, sem tabus e puritanismos, no currículoescolar. Pois bem, em caso de gravidez, se a mãe e o companheironão têm condições de criar filho, ficam os pais ou avós com a obri-gação do amparo. Fora do ciclo parental, sobra para o Estado, quedeve atender os seus cidadãos em suas necessidades imprescindí-veis: médico, remédios, casa de hospedagem, bolsa-família, facili-tação de adoções, etc.

Apenas mais uma palavra, que não entra nunca nos debates: oaspecto psicológico do aborto. Pelo que vejo por esse mundo, pormais consentido que seja, no fundo da alma fica uma nuvem trau-mática como consequência do ato.

Do meu tonel Lauro Trevisan

[email protected]

Na manhã seguinte depois de uma noite insana, entre pesadelos einsônia, levantou-se cedo. A cama já estava fazendo mal, cama temum tempo, depois começa a doer. Pulou da cama! Atordoado, meio

zonzo de tantas duvidas entrou no box do banheiro e tomou um banho paratirar a carga da noite mal dormida, a água quente parecia aliviar toda a tensãoacumulada. Esfregar forte o corpo ajuda. Os pensamentos o torturaram anoite toda, como se alguém estivesse enfiando agulhas muito finas no cére-bro, cada lembrança era uma agulha que penetrava fundo na memória.

Como podem amores se desgastarem da mesma forma como se desgas-tam as relações de amizade, ou desafetos de partidários políticos? Como oamor pode entrar em oposição à liberdade do ser humano? O amor e tãosublime! A relação estava esfrangalhada, segundo ela, não poderia mais so-breviver a um suspiro, pois tudo estava muito artificial e irritante, havia muitacobrança e um parecia refém do outro.

Decidiu andar pela cidade. Fez um café bem forte, comeu uma fruta, umatorrada sempre demonstrando pressa, pegou o casaco do cabide e saiu por-ta a fora como louco. Aos prantos! Foi um momento de insanidade! Pensarque tudo havia se perdido daquela forma! Não imaginava, poder viver semaquele cheiro, sem o jeito de dormir empoleirado, sem aqueles flatos sobreas cobertas, sem aquela coçada nas costas e sem aqueles beijos! Como podeuma relação tão satisfatória ter um desgaste tão rápido? João sempre foi umhomem tão prudente, sempre dispensava alguns minutos do seu dia parapensar e questionar a relação, pesava, repensava e sempre repetia a vida ecurta, tudo vai dar certo! Até então Maria Cândida era uma mulher centradasempre tentou acertar, mas sem justificativa alguma declinou definitivamente.

Sentou-se no meio fio e chorou como quem nunca chorou, molhou a cal-çada. Não sabia mais o que fazer, de tanto desespero! Deitou-se e olhou paracima. Via as pessoas que passavam os elementos arquitetônicos dos prédios,as logomarcas das lojas, o semáforo trocando de cor, um pouco de céu,ouvia os carros que buzinavam enquanto as lagrimas corriam-lhe pelo rosto.Nada do que sentia importava para os que ali transitavam afinal o que é umsofrendo no meio de tantos.

Pauta Cultural

Cesare [email protected]

Perdendo os pedaços

Page 7: Revista Z - Novembro 2010

Informe Comercial 7> Domingo, 28 de novembro de 2010

Um novo conceito para a sua ceiaUm novo conceito para a sua ceia

Decoração

E○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

squeça o vermelho, livre-se doamarelo e nem pense naquelestons esverdeados. A Abitare In-teriores apresenta em sua loja,em Santa Maria, um novo estilopara o ambiente de sua ceia na-talina. O tradicional pinheirinhoe Papai Noel saem de cena e

abrem espaço para uma elegante salade jantar e de convivência.

Ânforas emlaca preta

são aprecia-das pelo

decoradordo ambiente,

FabianoRibeiro

> Maiquel Rosauro O ambiente criado pelodecorador Fabiano Ribeiro tra-balha com azul e preto. À pri-meira vista, as atenções seconcentram no belo lustre de30 lâmpadas. Mas aos poucos,os visitantes vão percebendoum pequeno mundo onde cadadetalhe tem um motivo paraexistir.

A mesa de material de demo-lição, por exemplo. Os cristaisleves lhe dão uma sensação demovimento, enquanto que a su-avidade das cadeiras de croma-do conferem uma sincronia per-feita com o estilo bruto da mesa.

Fabiano inova ao acrescentaruma chaise long ao ambiente. Aoredor dela, o decorador daAbitare dispôs objetos que sãoacessíveis sem precisar se levantar do assento.Destaque para o pequeno móvel modular produ-zido em laca preta. Ao fundo, o papel de parededo designer Marcelo Rosenbaum ganha vida comum estratégico espelho.

- O espelho em formato circular quebra as li-nhas retas do ambiente - explica Fabiano.

Estante de cerejeira ebanizado temo mesmo estilo dos abajures

Chaise long ganha praticidade com o móvelmodular, ao mesmo tempo em que o espelhocircular cria um ambiente menos formal

Um estofado, também de Rosenbaum, completao ambiente. Ele é acompanhado de uma mesa bai-xa com pé clássico. Mais uma prova de que Fabia-no pensou em cada detalhe ao unir elegância epraticidade para a ceia natalina. Conheça você tam-bém este novo conceito em ambiente natalino, vi-site a Abitare Interiores.

Mesa baixa com pé clássico está na mesma linhado estofado do designer Marcelo Rosenbaum

Mesa de material de demolição é acompanhada por cadeiras decromado e lustre com 30 lâmpadas

Fotos Maiquel Rosauro

Page 8: Revista Z - Novembro 2010

Informe Comercial8 > Domingo, 28 de novembro de 2010

Natal já chegou ao Royal Plaza ShoppingNatal já chegou ao Royal Plaza Shoppingbom velhinho já está no maior shopping da região. Na noite de 11 de

novembro, ocorreu o lançamento do Natal Royal Plaza Shopping. O eventocontou com apresentações musicais, presença de autoridades e termi-nou com uma surpresa.

A cerimônia iniciou com o show do Grupo Vocal Vozes da Terra deJúlio de Castilhos, sob a regência de Syomara Terra. Na sequência, opresidente do Royal Plaza Empreendimento SA, Cesar Trevisan, e o pre-feito de Santa Maria, Cezar Schirmer, discursaram.

Quando o padre Francisco Bianchin (pe. Xico) con-cedeu a benção, a iluminação foi reduzida e a nevecomeçou a tomar conta do cenário. As crianças, quejá contavam com o Papai Noel entre elas, aproveita-ram para se divertir.

As nevascas acontecem todos os dias às18h30min, 19h30min, 20h30min e 21h30min, du-rante cinco minutos, no andar térreo do Royal PlazaShopping. Já o Papai Noel, pode ser visitado diari-amente das 18h às 22h.

O objetivo dos administradores do Royal é tor-nar o ambiente do shopping ainda mais agradávelpara as compras de Natal. Desta forma, os clientestambém poderão desfrutar de um espaço para lazer,cultura, beleza e conforto.

O Royal também oferecerá o Trenzinho de Natal, apartir do dia 10 de dezembro, que fará passeios diários pelas principais ruas de SantaMaria. Os ingressos custarão R$ 4,00 ou R$ 2,00 mais um quilo de alimento não pere-cível. Os alimentos serão doados a uma instituição de caridade de Santa Maria.

O○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Fotos Maiquel Rousaro

Negócios

O bomvelhinho é

muitorequisitado

pelospequenos

Neve é asurpresatrazidapelosorganizadoresdo RoyalPlaza

Gigantesca árvore de Natal encanta os clientes do shopping

Empório Benegustto - 29 de novembroBellacasa - 29 de novembroRenner - 1º quinzena de dezembroClaro - 1º quinzena de dezembroDelícias do Cheff - 1º quinzena de dezembroÁrea de recreação para crianças - 1º quinzena de dezembroPaquetá Sports - Março de 2011

Inaugurações no shopping

Foto Cleber Neckel