Revolução Francesa (1789)

12
A REVOLUÇÃO FRANCESA (1789) Após a tomada da Bastilha (julho de 1789) representou a fragilidade da monarquia francesa devemos,porem lembrar que maior parte da população local na época vivia no campo e nessa área eles também se levantaram contar os aristocratas,assim queimaram castelos e mataram nobres.Esse levante camponês foi denominado Grande Medo .

description

Slides elaborados pela professora de História Geísa Lopes da Escola Estadual Chico Mendes de Água Clara/MS.

Transcript of Revolução Francesa (1789)

Page 1: Revolução Francesa (1789)

A REVOLUÇÃO FRANCESA (1789)

Após a tomada da Bastilha (julho de 1789) representou a fragilidade da monarquia francesa devemos,porem lembrar que maior parte da população local na época vivia no campo e nessa área eles também se levantaram contar os aristocratas,assim queimaram castelos e mataram nobres.Esse levante camponês foi denominado Grande Medo.

Page 2: Revolução Francesa (1789)

Observe uma imagem representando A Queda da Bastilha,em 14 de julho de 1789.

Page 3: Revolução Francesa (1789)

APÓS A TOMADA DO PODER OS REVOLUCIONÁRIOS INICIARAM UM NOVO GOVERNO QUE FOI DIVIDIDO EM VARIAS FASES,FORAM ELAS:ASSEMBLEIA NACIONAL,CONVENÇÃO NACIONAL,DIRETÓRIO E CONSULADO.

Page 4: Revolução Francesa (1789)

Tomada do poder pelos rebeldes.

Page 5: Revolução Francesa (1789)

Durante a fase da Assembleia Nacional a burguesia atuou abertamente nas cidades e no interior ,lutando para realizar conquistas sociais e políticas,enquanto isso no campo e na Assembleia autoridades foram destituídas e nobres expulsos de seus castelos.

Page 6: Revolução Francesa (1789)

Os girondinos foram um grupo que participou ativamente no processo de transição para a Monarquia Constitucional.Vejamos agora uma imagem denominada O ultimo jantar dos girondinos,de Felix Philippoteaux.

Page 7: Revolução Francesa (1789)

Os privilégios nobreza e do clero foram abolidos e foi estabelecida a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que instituiu:a igualdade de direitos perante a lei, o direito a propriedade privada e também o direito de resistência á opressão.Houve o confisco dos bens da Igreja,os padres passaram a ser funcionários do Estado frances .

Page 8: Revolução Francesa (1789)

Vemos agora uma imagem da nobreza francesa no interior do Palácio de Versalhes ,símbolo do auge da monarquia local.

Page 9: Revolução Francesa (1789)

Em 1791,foi instaurada a primeira Constituição da França que transformou o país numa monarquia constitucional,onde o rei exercia o poder Executivo que era limitado pela ação dos deputados no Legislativo.

Page 10: Revolução Francesa (1789)

Aqui temos a pirâmide social da França no início do processo revolucionário em 1789.

Page 11: Revolução Francesa (1789)

Porém somente aqueles que tinham boa renda poderiam votar,isso gerou insatisfação no interior do Terceiro Estado,já que os privilégios haviam acabado,mas surgiu uma grande distinção entre burguesia e Terceiro Estado (classe trabalhadora).

Page 12: Revolução Francesa (1789)

Aqui temos um diagrama representando as causas Da eclosão da Revolução

Francesa.