Revolução Francesa

17
Colégio Pedro II Colégio Pedro II Uni. Realengo Uni. Realengo Por: Por: Bruna Alves Bruna Alves - 02 - 02 Camila Marcellino - Camila Marcellino - 04 04 João Guilherme Alves - 12 João Guilherme Alves - 12 Patrick Rosário Patrick Rosário - 25 - 25 Renato Júnior Renato Júnior - 26 - 26 Revolução Revolução Francesa Francesa

Transcript of Revolução Francesa

Page 1: Revolução Francesa

Colégio Pedro II Colégio Pedro II Uni. RealengoUni. Realengo

Por:Por: Bruna Alves - 02Bruna Alves - 02Camila Marcellino - 04Camila Marcellino - 04João Guilherme Alves - 12João Guilherme Alves - 12Patrick Rosário - 25 Patrick Rosário - 25 Renato Júnior - 26Renato Júnior - 26

Turma: 802Turma: 802

Revolução FrancesaRevolução Francesa

Page 2: Revolução Francesa

A França antes da A França antes da revoluçãorevolução

A frança era governada pelo Antigo A frança era governada pelo Antigo Regime, como toda a Europa, vivia numa Regime, como toda a Europa, vivia numa monarquia absolutista em que o Rei era a monarquia absolutista em que o Rei era a lei. Além deste absolutismo, a sociedade lei. Além deste absolutismo, a sociedade francesa era estamental, dividida em 3 francesa era estamental, dividida em 3 estados: No topo estavam o Clero e a estados: No topo estavam o Clero e a Nobreza, esses, eram bancados pelo 3º Nobreza, esses, eram bancados pelo 3º Estado, o único a pagar impostos e a não Estado, o único a pagar impostos e a não ter direitos políticos. O 3º Estado era ter direitos políticos. O 3º Estado era formado por aldeões, servos do rei, formado por aldeões, servos do rei, agricultores e os Burgueses, responsáveis agricultores e os Burgueses, responsáveis por boa parte do sustento do 1º e do 2º por boa parte do sustento do 1º e do 2º Estado.Estado.

Page 3: Revolução Francesa

Sociedade EstamentalSociedade EstamentalOs Três EstadosOs Três Estados

Page 4: Revolução Francesa

Os motivos da Os motivos da RevoluçãoRevolução

Luís XV, o Bem-Amado foi acometido por uma Luís XV, o Bem-Amado foi acometido por uma varíola, e deixou um reinado de problemas varíola, e deixou um reinado de problemas para seu neto, Luís XVI. Pestes acabavam com para seu neto, Luís XVI. Pestes acabavam com a população, guerras eram perdidas, o servos a população, guerras eram perdidas, o servos do rei cada vez mais pobres... Estas situações do rei cada vez mais pobres... Estas situações cabiam agora a Luís XVI resolver.cabiam agora a Luís XVI resolver.Porém o tempo passou e os problemas só Porém o tempo passou e os problemas só aumentaram, Luís XVI havia sido passivo aumentaram, Luís XVI havia sido passivo perante essa situação, o que irritara muito a perante essa situação, o que irritara muito a população. população. O clima de insatisfação “rondava” cada vez O clima de insatisfação “rondava” cada vez mais perto.mais perto.

Page 5: Revolução Francesa

Corte Francesa – Luís XVICorte Francesa – Luís XVI

Page 6: Revolução Francesa

Assembléia Nacional Assembléia Nacional Constituinte do 3º Constituinte do 3º

EstadoEstadoA fome era arrebatadora por todo o país, impostos A fome era arrebatadora por todo o país, impostos

altíssimos eram cobrados numa tentativa de cobrir as altíssimos eram cobrados numa tentativa de cobrir as dividas da Coroa, uma imensa crise financeira havia dividas da Coroa, uma imensa crise financeira havia “quebrado” a França, os conflitos começaram a “quebrado” a França, os conflitos começaram a acontecer em todo o país. A situação fugira do controle acontecer em todo o país. A situação fugira do controle real.real.Numa tentativa de solucionar os problemas, o Rei Luís Numa tentativa de solucionar os problemas, o Rei Luís

XVI convocou representantes dos 3 Estados para XVI convocou representantes dos 3 Estados para discutir o que seria feito, a chamada Assembléia dos discutir o que seria feito, a chamada Assembléia dos Estados Gerais. O 3º Estado porém, não era relevante, o Estados Gerais. O 3º Estado porém, não era relevante, o que causou muita discussão. Os representantes do povo que causou muita discussão. Os representantes do povo queriam exercer seus direitos políticos, exigindo um queriam exercer seus direitos políticos, exigindo um sistema de votação por cabeça, onde teriam chances de sistema de votação por cabeça, onde teriam chances de vitória. O clero e a nobreza, porém recusaram.vitória. O clero e a nobreza, porém recusaram.O 3º Estado percebeu então que somente entre os O 3º Estado percebeu então que somente entre os

seus que era possível assegurar seus direitos. Por isso, seus que era possível assegurar seus direitos. Por isso, em Junho de 1789 foi proclamada a Assembléia em Junho de 1789 foi proclamada a Assembléia Constituinte, formada por somente representantes do Constituinte, formada por somente representantes do povo.povo.

Page 7: Revolução Francesa

Queda da Bastilha e a Queda da Bastilha e a Revolução declaradaRevolução declarada

O rei decidiu conter a Assembléia O rei decidiu conter a Assembléia Constituinte do 3º Estado. Porém as Constituinte do 3º Estado. Porém as investidas reais eram muito violentas e o investidas reais eram muito violentas e o povo se enfureceu, decidiu que a violência povo se enfureceu, decidiu que a violência partida do Rei deveria ter fim. No dia 14 de partida do Rei deveria ter fim. No dia 14 de Julho de 1789 os Parisienses invadiram a Julho de 1789 os Parisienses invadiram a Bastilha, prisão que era um grande ícone do Bastilha, prisão que era um grande ícone do Absolutismo do Rei, eles mataram os guardas Absolutismo do Rei, eles mataram os guardas e libertaram os oprimidos pela monarquia, e libertaram os oprimidos pela monarquia, que surpreendentemente não eram muitos, e que surpreendentemente não eram muitos, e ao a Bastilha ser dominada ela foi destruída ao a Bastilha ser dominada ela foi destruída tijolo a tijolo pelos agora revolucionários, pois tijolo a tijolo pelos agora revolucionários, pois daí, começou a Revolução Francesa. daí, começou a Revolução Francesa.

Page 8: Revolução Francesa

As As noticias noticias

da queda da queda da da

Bastilha Bastilha se se

alastraraalastraram pela m pela França, França,

encorajanencorajando novas do novas revoltas revoltas contra o contra o

feudalismfeudalismo, a o, a

escravidãescravidão e parte o e parte do antigo do antigo regime.regime.

Page 9: Revolução Francesa

1º fase da Revolução - 1º fase da Revolução - Declarada a ConstituiçãoDeclarada a Constituição

Vendo as revoltas acontecerem, os representantes Vendo as revoltas acontecerem, os representantes da Assembléia constituinte, depois de varias da Assembléia constituinte, depois de varias reformas já feitas, como: a Declaração dos Direitos reformas já feitas, como: a Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão, o fim da servidão e dos Humanos e do Cidadão, o fim da servidão e dos privilégios da sociedade feudal e a Constituição Civil privilégios da sociedade feudal e a Constituição Civil do Clero, finalmente eles alcançaram seu maior do Clero, finalmente eles alcançaram seu maior objetivo, em 1791 foi declarada a 1ª Constituição objetivo, em 1791 foi declarada a 1ª Constituição Francesa, que acabava com a monarquia Francesa, que acabava com a monarquia absolutista. absolutista.

Uma grande festa foi dada em Versalhes Uma grande festa foi dada em Versalhes comemorando o aniversário de um dos filhos de Luís comemorando o aniversário de um dos filhos de Luís XVI, para os revoltosos este foi o fim. Eles invadiram XVI, para os revoltosos este foi o fim. Eles invadiram o palácio, obrigando a família real que abandonar o palácio, obrigando a família real que abandonar seu palácio e ir a Paris, onde o Rei Luís XVI seria seu palácio e ir a Paris, onde o Rei Luís XVI seria forçado a atender e assegurar os desejos do povo.forçado a atender e assegurar os desejos do povo.

JGuilherme
Versalhes era a cidade onde se localizava o palácio real. O rei Luís XIV decidiu mudar-se de Paris para Versalhes, que era suficientemente longe dos tumultos e das pestes que assolavam a capital parisiense.
Page 10: Revolução Francesa

ConstituiçConstituição de ão de 17911791

Page 11: Revolução Francesa

Fim da MonarquiaFim da Monarquia

Luís XVI não estava de acordo com as reformas Luís XVI não estava de acordo com as reformas feitas pela Assembléia Constituinte. Ele decidiu feitas pela Assembléia Constituinte. Ele decidiu fugir de Paris com sua família para a Áustria, país fugir de Paris com sua família para a Áustria, país natal de Maria Antonieta, rainha da França. Ao natal de Maria Antonieta, rainha da França. Ao chegar no país vizinho, o Rei Luís iria pedir ajuda chegar no país vizinho, o Rei Luís iria pedir ajuda militar austríaca para reinstalar o seu poder militar austríaca para reinstalar o seu poder absoluto na França. Mas ao chegar na cidadela de absoluto na França. Mas ao chegar na cidadela de Varennes foi capturado, retornou à Paris e agora Varennes foi capturado, retornou à Paris e agora tinha seu nome manchado como um rei supérfluo e tinha seu nome manchado como um rei supérfluo e traidor. As guerras que estavam sendo travadas traidor. As guerras que estavam sendo travadas com Áustria e Prússia haviam sido vencidas, o que com Áustria e Prússia haviam sido vencidas, o que deu ainda mais força para a Assembléia. A deu ainda mais força para a Assembléia. A monarquia foi abolida e a República proclamada.monarquia foi abolida e a República proclamada.

Page 12: Revolução Francesa

2ª fase da Revolução - 2ª fase da Revolução - Governo da ConvençãoGoverno da Convenção

Depois da declaração da República, uma nova Depois da declaração da República, uma nova Assembléia foi proclamada, a Convenção, formada Assembléia foi proclamada, a Convenção, formada por 749 deputados foi dividida em 2 grupos: por 749 deputados foi dividida em 2 grupos: • Os girondinos, moderados, eram a alta Os girondinos, moderados, eram a alta

burguesia. Não se importavam com quem estava o burguesia. Não se importavam com quem estava o governo e sim em ter lucro nos seus negócios.governo e sim em ter lucro nos seus negócios.• Os Jacobinos, defensores radicais da República, Os Jacobinos, defensores radicais da República,

eram da baixa burguesia, queriam efetivamente eram da baixa burguesia, queriam efetivamente melhores condições para o povo.melhores condições para o povo.Os jacobinos dominavam as decisões no governo. Os jacobinos dominavam as decisões no governo.

Robespierre, que já tinham grande participação na Robespierre, que já tinham grande participação na Assembléia, agora estava no poder da Convenção. Assembléia, agora estava no poder da Convenção. Ele seria responsável por uma nova constituição Ele seria responsável por uma nova constituição que determinava o voto universal masculino, que determinava o voto universal masculino, criação de escolas primárias gratuitas laicas e o fim criação de escolas primárias gratuitas laicas e o fim da escravidão nas colônias. da escravidão nas colônias.

Page 13: Revolução Francesa

Jacobinos mais Jacobinos mais influentesinfluentes

Maximilien Jean Paul Georges Maximilien Jean Paul Georges JacquesJacques

RobesPierre Marat DantonRobesPierre Marat Danton

Page 14: Revolução Francesa

Condenação de Luís XVI e Condenação de Luís XVI e 3ª Fase da Revolução – O 3ª Fase da Revolução – O

TerrorTerrorRobesPierre e seus Jacobinos levaram o Rei Luís XVI a RobesPierre e seus Jacobinos levaram o Rei Luís XVI a

julgamento e influenciaram muito na decisão de julgamento e influenciaram muito na decisão de condenação a morte do Réu. No dia 21 de Janeiro de condenação a morte do Réu. No dia 21 de Janeiro de 1793 algo inédito aconteceu, um Rei foi decapitado em 1793 algo inédito aconteceu, um Rei foi decapitado em praça pública, o último símbolo da monarquia havia praça pública, o último símbolo da monarquia havia “desaparecido”. A morte do Rei havia dividido a “desaparecido”. A morte do Rei havia dividido a população. Para proteger a República qualquer inimigo população. Para proteger a República qualquer inimigo da Revolução seria decapitado na guilhotina. da Revolução seria decapitado na guilhotina. RobesPierre era responsável por várias condenações de RobesPierre era responsável por várias condenações de morte. Entre Agosto de 1793 e Julho de 1794 mais de 40 morte. Entre Agosto de 1793 e Julho de 1794 mais de 40 mil cidadãos foram guilhotinados. Para conter as mortes mil cidadãos foram guilhotinados. Para conter as mortes foi criado o Comitê de Salvação Pública entregue na foi criado o Comitê de Salvação Pública entregue na mão de 12 Jacobinos, porém o comitê ampliou seus mão de 12 Jacobinos, porém o comitê ampliou seus poderes de modo a criar uma ditadura. Este foi o período poderes de modo a criar uma ditadura. Este foi o período do terror.do terror.

Page 15: Revolução Francesa

Fim do terror – Vitoria da Burguesia e Fim do terror – Vitoria da Burguesia e Começo da Império NapoleônicoComeço da Império Napoleônico

A população vivia com medo e desejava o fim da violência A população vivia com medo e desejava o fim da violência e do radicalismo jacobino, por isso, em 27 de Julho de 1794 e do radicalismo jacobino, por isso, em 27 de Julho de 1794 foi decretada a prisão de RobesPierre e seus companheiros, foi decretada a prisão de RobesPierre e seus companheiros, foi o fim dos jacobinos e do Terror.foi o fim dos jacobinos e do Terror.

Com a alta burguesia governando foi criada a constituição Com a alta burguesia governando foi criada a constituição de 1795, nesta constituição foi assegurado um nova de 1795, nesta constituição foi assegurado um nova instrumento de diferenciação social, o direito a propriedade instrumento de diferenciação social, o direito a propriedade privada.privada.

Foi formado um novo órgão de governo: O diretório, cinco Foi formado um novo órgão de governo: O diretório, cinco burgueses eleitos por 5 anos o formavam. A frança ainda não burgueses eleitos por 5 anos o formavam. A frança ainda não havia sanado os problemas financeiros da convenção. Porém havia sanado os problemas financeiros da convenção. Porém o Diretório tomou medidas satisfatórias e diminuiu os o Diretório tomou medidas satisfatórias e diminuiu os agravantes da crise. Napoleão Bonaparte porém, tinha outros agravantes da crise. Napoleão Bonaparte porém, tinha outros planos. Ele derrubou o Diretório deu o Golpe do 18 Brumário planos. Ele derrubou o Diretório deu o Golpe do 18 Brumário e instaurou uma ditadura que veio a ser um Império.e instaurou uma ditadura que veio a ser um Império.

Page 16: Revolução Francesa

ConclusConclusão:ão:A revolução francesa foi importante pois alterou o A revolução francesa foi importante pois alterou o

político, econômico e social da França. Podemos perceber político, econômico e social da França. Podemos perceber que a revolução se baseou nos ideais Liberais surgidos que a revolução se baseou nos ideais Liberais surgidos no começo do Sec. XVIII, que rompem com conceitos do no começo do Sec. XVIII, que rompem com conceitos do antigo regime. Este liberalismo é dividido em 3 partes: antigo regime. Este liberalismo é dividido em 3 partes:

•Jurídico – Afirma que todos nascem e permanecem Jurídico – Afirma que todos nascem e permanecem iguais. Isto rompe com a sociedade estamental de iguais. Isto rompe com a sociedade estamental de privilégios.privilégios.

•Político – Divide o poder político em 3 poderes Político – Divide o poder político em 3 poderes autônomos e harmônicos: o Executivo; Legislativo e autônomos e harmônicos: o Executivo; Legislativo e Judiciário. Rompendo com a Monarquia Absolutista.Judiciário. Rompendo com a Monarquia Absolutista.

•Econômico – Baseado no capital, na idéia de que o Econômico – Baseado no capital, na idéia de que o próprio mercado dispunha de mecanismos para a próprio mercado dispunha de mecanismos para a regulação do mesmo. Isto acaba com a idéia do regulação do mesmo. Isto acaba com a idéia do Mercantilismo.Mercantilismo.

O Revolução sendo baseada somente nestes 3 tipos de O Revolução sendo baseada somente nestes 3 tipos de liberalismo foi importante pois rompeu com todo o antigo liberalismo foi importante pois rompeu com todo o antigo regime e influenciou em outras revoluções as quais ela regime e influenciou em outras revoluções as quais ela antecedeu.antecedeu.

Page 17: Revolução Francesa