REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava...

26
REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada por povos de diferentes línguas e religiões. 80% da população eram camponeses

Transcript of REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava...

Page 1: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

REVOLUÇÃO RUSSA

(XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero

ortodoxo Absolutismo População formada por povos de diferentes

línguas e religiões. 80% da população eram camponeses

Page 2: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Abolida a escravidão os camponeses continuaram levando uma vida difícil.

Não tinham acesso à terra.

Com o fim da escravidão os camponeses receberam apenas uma parcela da terra e a reação de descontentamento foi imediata.

Servos emancipados a categoria de cidadãos realizaram revoltas em todo o país.

Page 3: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Camponeses tinham que conviver com pequenos lotes de terra,

técnicas agrícolas arcaicas, baixos rendimentos, doenças, fome e

analfabetismo.

Page 4: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

CONTRASTES

Czar Alexandre II – metade do século XIX deu início a um programa de reformas procurando transformar a Rússia numa nação moderna e industrial.

Page 5: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

PROLETARIADO INDUSTRIAL

Cidade de São Petersburgo –( 1914) antes era Petrogrado, com a morte de Lênin em 1924 a cidade passou a se chamar Leningrado, recentemente a cidade voltou a chamar São Petersbrugo.

São Petersburgo e Moscou eram as mais industrializadas.

Page 6: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Operários das fábricas: Submetidos a longas jornadas de trabalho; Baixos salários e riscos de acidentes.

A exploração do proletariado industrial provocou greves e atuação dos sindicatos e facilitou a influência das idéias socialistas de Karl Marx e Engels.

Page 7: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

1904 – política expansionista leva a Rússia à guerra contra o Japão, pelo controle da Manchúria. Foi derrotada e as tensões sociais aumentavam.

1905 – domingo sangrento – operários e suas famílias desarmados caminharam com um abaixo assinado reivindicando melhores condições de vida e a convocação de uma Assembléia Constituinte, foram reprimidos pela guarda imperial.

Page 8: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Resultado:

Ondas de protestos e formou-se os sovietes, conselhos de representantes eleitos pelos operários, camponeses e soldados.

Page 9: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Rússia com o objetivo de dominar o acesso ao Mar Negro e o Mar Mediterrâneo como também afastar-se do Império Austro-Húngaro na Península Balcânica, entra na 1º Guerra Mundial.

Page 10: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

CONSEQUÊNCIAS

Despreparada para enfrentar o exército alemão;

Crescimento de rebeliões populares e das greves operárias;

Redução da produção agrícola;

Fome e revolta de soldados.

Page 11: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

1898 – Criado o POSDR XX – o partido foi dividido entre:

a) Bolcheviques (maioria) liderados por Vlardimir Lênin inspirados nas ideias de Karl Marx e que só uma aliança entre camponeses e proletariado seria capaz de devolver o czarismo e implantar o socialismo.

Page 12: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

b) Menchevique ( minoria) buscavam a passagem gradual para o socialismo e por

meio de uma aliança entre camponeses e

a burguesia, liderados por Plakhanov e Martov.

1912 – rompe-se os dois grupos, os bolcheviques defendem as idéias de Marx e Engels. Passam assim a manter uma luta constante contra o regime imperial.

Page 13: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

1917 – Grande liderança foi o do soviete de Petrogrado que pressionou a Duma ( parlamento russo) para nomear um novo governo. O czar foi obrigado a renunciar.

Page 14: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Monarquia czarista foi substituída pela república liberal – por Kerensky

Proclamou-se as liberdades fundamentais e anistiou os presos políticos.

Page 15: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

REVOLUÇÃO DE OUTUBRO/1917

( novembro no calendário ocidental)

Lênin retorna da Suíça – líder dos bolcheviques tomam o Palácio de Inverno, depuseram Kerensky e convocou-se o Congresso dos Sovietes sob a liderança de Lênin e Trostyk.

Page 16: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Ações

a) 1917 – Rússia saiu da 1ª Guerra Mundial.

b) Assinou o tratado de Brest-Litorsk( perdeu os territórios de : Polônia, Bessarábia, Letônia, Estônia, Lituânia e Finlândia.

c) Estradas e bancos foram nacionalizados, terras divididas entre camponeses – produção controlada por operários.

d) Criado o Exército Vermelho por Trotsky encarregado de combater os inimigos da revolução, contra o Exército Branco.

Page 17: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Projeto Socialista – abolir a propriedade privada.

Projeto Bolchevique – terra distribuída aos camponeses, fortalecendo os vínculos dos camponeses com a propriedade.

Page 18: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

1918 – Guerra civil contra os bolcheviques

Page 19: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Exército branco – burguesia / aristocracia/

Mencheviques/ anarquistas/ países estrangeiros (EUA – Grã Bretanha – França e Japão).

Exército vermelho – bolcheviques comandados por Trotsky.

Page 20: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

ResultadoLênin estabeleceu:

a) O comunismo de guerra: confiscou colheitas no campo para abastecer os soldados e a população urbana;

b) A suspensão da liberdade de imprensa, greve e de associação;

c) Partidos menchevique e socialista foram proibidos;

d) Czar e sua família que estavam presos foram executados.

Page 21: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

1921 – Vitória do Exército vermelho e a sobrevivência do Estado socialista: Rússia arruinada.

Page 22: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Para recuperar a economia o X Congresso do Partido Comunista aprovou a Nova Política Econômica – NEP

Objetivo: Evitar a falência da economia e salvar o regime socialista.

Page 23: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

1922 – Rússia passou a fazer parte da U.R.S.S.

1924 – Com a morte de Lênin – nova disputa entre Trotsky e Stalin.

1998 – Voltou a ser somente Rússia

Page 24: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Stalin governou a URSS até sua morte em 1953.

O isolamento da URSS obrigou o governo a financiar o desenvolvimento econômico:

a) Desenvolveu a indústria de base;

b) Investiu na educação e na qualificação da mão de obra;

c) Formou cooperativas agrícolas: os kolkhozes e sovkhozes para ampliar a produção do campo.

Page 25: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Características da política stalinista:

a) Sistema de partido único;

b) Opressão às nacionalidades;

c) Burocratização do Estado;

d) Proibição da liberdade de imprensa e de pensamento;

e) Julgamentos forjados.

Page 26: REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Créditos:Educadora: Marlene Bondi de Laet

Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

9º ano - 2009