RIO+20 E O BRICS

31

Transcript of RIO+20 E O BRICS

Page 1: RIO+20 E O BRICS
Page 2: RIO+20 E O BRICS
Page 3: RIO+20 E O BRICS
Page 4: RIO+20 E O BRICS
Page 5: RIO+20 E O BRICS
Page 6: RIO+20 E O BRICS
Page 7: RIO+20 E O BRICS
Page 8: RIO+20 E O BRICS

RIO + 20 A Rio+20, uma das maiores conferências

convocadas pelas Nações Unidas, inicia uma nova era para implementar o desenvolvimento sustentável – desenvolvimento que integra plenamente a necessidade de promover prosperidade, bem-estar e proteção do meio ambiente. A Conferência foi uma rara oportunidade para o mundo concentrar-se em questões de sustentabilidade – para examinar ideias e criar soluções.

Page 9: RIO+20 E O BRICS

RIO + 20 Houve vários desfechos para a Rio+20. Um

documento final de 53 páginas, acordado por 188 países, dita o caminho para a cooperação internacional sobre desenvolvimento sustentável. Além disso, governos, empresários e outros parceiros da sociedade civil registraram mais de 700 compromissos com ações concretas que proporcionem resultados no terreno para responder a necessidades específicas, como energia sustentável e transporte. Os compromissos assumidos no Rio incluem 50 bilhões de dólares que ajudarão um bilhão de pessoas a ter acesso a energia sustentável.

Page 10: RIO+20 E O BRICS

RIO + 20 Recomendações refletindo as vozes da sociedade civil constituem um terceiro resultado.

“O documento final oferece uma base sólida para o bem-estar social, econômico e ambiental”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, aos participantes durante a cerimônia de encerramento. “Agora é nossa responsabilidade construir sobre esta base. A Rio+20 afirmou princípios fundamentais – renovou compromissos essenciais – e deu-nos uma nova direção.”

Page 11: RIO+20 E O BRICS
Page 12: RIO+20 E O BRICS

O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios.Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.

BRICs: É um bloco econômico?

Page 13: RIO+20 E O BRICS

QUAL A FINALIDADE DESSE GRUPO?

São políticas, econômicas e geoestratégicas. No campo político, o Brics tem por finalidade maior impor-se sobre as negociações e decisões internacionais sobre o poder global dos países ricos sob a liderança dos EUA e UE. No campo econômico, objetivamente dar ênfase nas relações de comércio internacional entre Brasil, Rússia, Índia e China, até pelo fato de que grande fatia do mercado mundial é movimentada pelos 4 grandes países "em desenvolvimento". No campo geoestratégico, impor mais peso de decisão na ONU e no Conselho de Segurança da instituição mundial, some-se a isso, os possíveis debates em torno dos conflitos geopolíticos tanto globais quanto regionais de cada um dos membros do Bric!

Page 14: RIO+20 E O BRICS

A sigla BRICs se refere a quatro países que se destacaram rapidamente na economia mundial nos últimos anos: Brasil, Rússia, Índia e China. O termo foi criado em 2001 por um economista de uma empresa americana especializada no assunto. Os 4 integrantes do BRICs estão com a economia em pleno desenvolvimento. Em artigo de comparação com outras nações, publicado em 2005, economistas chegaram a avaliar a integração de México e Coreia do Sul ao grupo. Porém a economia desses dois países já é considerada mais desenvolvida que a dos BRICs.

BRICs E A ECONOMIA MUNDIAL

Page 15: RIO+20 E O BRICS

A empresa que publicou a tese acredita que os quatro países poderá dominar a economia mundial em uma projeção até 2050. Em dados, os BRICs possuem 25% das terras do planeta e 40% da população mundial. O PIB é de aproximadamente 18 trilhões de dólares. Em vários outros aspectos analisados, as quatro nações formariam a maior instituição econômica mundial em crescimento e potência.

Page 16: RIO+20 E O BRICS

Os BRICs têm atuado de forma inteligente na política internacional. Amigos e aliados da União Europeia e dos EUA, vários acordos de cooperação estão sendo firmados, tanto no que tange à tecnologia quanto a área comercial.

BRICs E A ECONOMIA MUNDIAL

Page 17: RIO+20 E O BRICS

POR QUE CRIAR UM FUNDO MONETÁRIO PARA ESTE GRUPO É IMPORTANTE DENTRO DO CENÁRIO INTERNACIONAL?

Page 18: RIO+20 E O BRICS

MUDANDO DE ASSUNTO

Page 19: RIO+20 E O BRICS

Por que ocupar um cargo na ONU é tão importante?

O Conselho de Segurança do órgão mais poderoso da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua reformulação tem sido tema de diversas discussões nos últimos anos, já que, desde 2005, um relatório propõe a entrada de novos membros no seleto grupo de cinco nações. Recentemente, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por unanimidade a convocação de negociações intergovernamentais para expandir a instância. As reuniões já têm data para começar: 28 de fevereiro de 2009. O Brasil é um dos maiores interessados em conquistar um assento permanente no colegiado. Entenda o funcionamento do Conselho de Segurança e saiba quais os benefícios do eventual ingresso para o país.

.

Page 20: RIO+20 E O BRICS

Vejamos alguns tópicos importante:

1. Afinal, o que é o Conselho de Segurança da ONU?

É a instância da ONU com responsabilidade sobre a segurança mundial. do único órgão capaz de aprovar resoluções mandatárias sobre confrontos internacionais. 2. Qual é a função dele?

Propor resoluções para os conflitos e guerras internacionais. Para isso, ele pode autorizar uma intervenção militar ou enviar missões de paz para regiões que julgue necessário. Outro papel fundamental e frequentemente exercido é a aplicação de sanções de ordem econômica contra países que, no entender do Conselho, violem leis, acordos ou princípios internacionalmente aceitos.

3. Se o Brasil alcançar uma vaga permanente na ONU?

Certamente um prestígio internacional. Entrar para esse clube significaria aumentar seu peso como interlocutor nas questões globais. A indicação para membro permanente do Conselho confirmaria também a posição de líder regional do país e daria ao Itamaraty mais força e visibilidade no exterior.

Page 21: RIO+20 E O BRICS

Vamos Testar seus conhecimentos?

Page 22: RIO+20 E O BRICS

Questionamento:

1. O Atual secretário-geral da ONU é o Sul-coreano:

a) Ban Ki-moonb) Kofi Annanc) Dag Hammarskjoidd) Javier Péres de Cuellar

Page 23: RIO+20 E O BRICS

QUESTIONAMENTOS:

2. Quais sãos os cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU?

a) EUA, Espanha, França, Cina e Rússia.b) EUA, França, Reino Unido, China e Canadá.c) França, Reino Unido, China, Canadá e Rússia.d) EUA, Rússia, Reino Unido, França e China.

Page 24: RIO+20 E O BRICS

Voltemos aos BRICS. O que você sabe Sobre Índice de Progressão Social do Brasil dentro dos BRICS?

Page 25: RIO+20 E O BRICS
Page 26: RIO+20 E O BRICS

Outros números já estão alimentando as expectativas de Brasil, Rússia, Índia e China: a revista Forbes divulgou em março desse ano que os quatro países ultrapassaram a Europa em número de bilionários. Por enquanto a diferença é quase que insignificante: de apenas 1. Porém, para os antigos pobres e tidos como emergentes qualquer detalhe faz a diferença. Será que os BRICs já se colocam na posição de “donos do mundo” para 2040?

BRICs E A ECONOMIA MUNDIAL

Page 27: RIO+20 E O BRICS

Finalisando o assuntoVamos testar seus conhecimentos do que aprendeu dos BRICS?

Page 28: RIO+20 E O BRICS

Figuram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes, também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas(antigas) e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos minerais.

Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC, aponta para:

(A) um novo sistema socioeconômico baseado na superação das desigualdades que conferiam sentido à ideia de Terceiro Mundo.

(B) a razoabilidade do pleito de participarem do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

(C) a melhoria natural das condições sociais em decorrência da aceleração econômica e da redução dos níveis de desemprego.

(D) a perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de desafios comuns.

(E) a formação de uma frente diplomática com o objetivo de defender os interesses dos países menos desenvolvidos.

Page 29: RIO+20 E O BRICS

ÍA ME ESQUECENDO, ALGUÉM NA PLATÉIA VIU A MINHA NOZESQUICANDO POR AÍ?

Page 30: RIO+20 E O BRICS
Page 31: RIO+20 E O BRICS

Comentário: Mais uma questão onde a maior habilidade do aluno tem que ser a de interpretação e a de estar atualizado, além disso, ela também cobra aHabilidade 7. A Resposta correta é a D. Isso porque a resposta A fala da "superação das desigualdades" o que contradiz o texto. A resposta B e a E falam de questões que nem são citadas no texto, como o "conselho de Segurança da ONU" e uma possível "frente diplomática contra a pobreza", quem dera fosse verdade !!!. Já a resposta C fala em "melhoria natural das condições sociais", o que também vai contra o que afirma o texto, quando ele fala que estes países têm "estruturas sociais ... arcaicas"  !!!