Rlatório Anual 2011/2012

71
A FIA tem obtido o reconhecimento do mercado como um dos melhores programas de MBA do país nas áreas de concentração existentes, de acordo com o Guia Exame - Você S/A, responsável pela elaboração do ranking nacional de educação executiva. Como faz, anualmente, o Relatório FIA 2011 apresenta um balanço dos resultados das atividades desenvolvidas pela instituição durante o ano nas áreas de educação continuada, estudos e pesquisas. Introduzido por um breve retrospecto histórico da fundação, os sete capítulos seguintes apresentam, de forma abrangente, a estrutura organizacional, as ações e proje- tos levados a cabo pelos departamentos e coordenadorias de programas, incluindo a nova unidade dirigida à graduação, a Faculdade FIA de Administração e Negócios. Pelo volume de realizações acumuladas por suas diversas áreas, se pode perceber os avanços e contribuições da instituição, nelas incluindo os apoios aos projetos sociais, ao Departamento de Administração da FEA/USP e os vários projetos de estudos e pesquisas produzidos para órgãos públicos e privados. Os mais relevantes entre eles mereceram, inclusive, um destaque especial no relatório. Da mesma forma, estudos, teses, livros, publicações e artigos dos coordenadores de programas estão alinhados, contabilizando a produção acadêmica e atestando a diversidade e amplitude das abordagens, comprometidas com o exercício crítico e reflexivo sobre o segmento da administração e gestão do país, voltado para a sua evolução e progresso. O Plano de Trabalho reafirma os compromissos e a identidade da instituição, comple- mentados pelo Balanço Financeiro de 2011, incluído no anexo. Compromisso corroborado pela assinatura, em novembro passado, do Termo de Relacionamento com o Ministério Público do Estado de São Paulo, junto com outras vinte fundações ligadas à Universidade de São Paulo. E que, somados às demais informações contidas neste relatório, permitem oferecer um retrato detalhado e atualizado da FIA. Apresentação

description

Relátorio FIA

Transcript of Rlatório Anual 2011/2012

A FIA tem obtido o reconhecimento do mercado como um dos melhores programas de MBA do país nas áreas de concentração existentes, de acordo com o Guia Exame - Você S/A, responsável pela elaboração do ranking nacional de educação executiva. Como faz, anualmente, o Relatório FIA 2011 apresenta um balanço dos resultados das atividades desenvolvidas pela instituição durante o ano nas áreas de educação continuada, estudos e pesquisas. Introduzido por um breve retrospecto histórico da fundação, os sete capítulos seguintes apresentam, de forma abrangente, a estrutura organizacional, as ações e proje-tos levados a cabo pelos departamentos e coordenadorias de programas, incluindo a nova unidade dirigida à graduação, a Faculdade FIA de Administração e Negócios.

Pelo volume de realizações acumuladas por suas diversas áreas, se pode perceber os avanços e contribuições da instituição, nelas incluindo os apoios aos projetos sociais, ao Departamento de Administração da FEA/USP e os vários projetos de estudos e pesquisas produzidos para órgãos públicos e privados. Os mais relevantes entre eles mereceram, inclusive, um destaque especial no relatório.

Da mesma forma, estudos, teses, livros, publicações e artigos dos coordenadores de programas estão alinhados, contabilizando a produção acadêmica e atestando a diversidade e amplitude das abordagens, comprometidas com o exercício crítico e reflexivo sobre o segmento da administração e gestão do país, voltado para a sua evolução e progresso.

O Plano de Trabalho reafirma os compromissos e a identidade da instituição, comple-mentados pelo Balanço Financeiro de 2011, incluído no anexo. Compromisso corroborado pela assinatura, em novembro passado, do Termo de Relacionamento com o Ministério Público do Estado de São Paulo, junto com outras vinte fundações ligadas à Universidade de São Paulo. E que, somados às demais informações contidas neste relatório, permitem oferecer um retrato detalhado e atualizado da FIA.

Apresentação

Ao longo de trinta e dois anos de existência, a Fundação Instituto de Administração - FIA expandiu sua atuação dirigida à pesquisa, ao ensino na área de administração e ao apoio à modernização das organizações, cumprindo fielmente os objetivos propostos desde sua criação.

Nessa trajetória, o ano de 2011 é um marco, pois representa o efetivo início das atividades do curso de graduação da Faculdade FIA de Administração e Negócios, com a implantação das duas primeiras turmas, e as primeiras avaliações do Ministério da Educação (MEC) em relação ao curso e ao perfil institucional da fundação.

Obtendo as notas máximas nas duas avaliações, a partir de quesitos como infraestru-tura, projeto pedagógico e nível do quadro docente, entre outras dimensões, a FIA, já no primeiro ano de existência da sua graduação, passa a integrar o seleto rol das principais escolas de ensino superior do país.

É um reconhecimento à proposta de oferecer um dos melhores cursos de administra-ção brasileiros, preparando os jovens para ingressar no mercado de trabalho e seguindo as mesmas premissas de excelência que têm caracterizado os cursos de pós-graduação e MBA, estudos, pesquisas e demais áreas de atuação da FIA.

Com a agregação do ensino de graduação, o modelo de gestão da instituição tem exigido crescente atenção, com ajustes e mudanças a fim de torná-lo capaz de lidar com o crescimento da instituição e com as oportunidades e desafios dos tempos atuais.

Para se adequar a esse quadro e suas crescentes necessidades, a diretoria tem envi-dado esforços para que o modelo contemple um novo perfil administrativo que estimule a profissionalização através da definição de políticas e métricas de avaliação de desem-penho, a revisão de processos e o aperfeiçoamento de seu quadro de colaboradores, com ênfase em princípios de eficiência e equidade.

As ações de melhoria da gestão deverão refletir uma estratégia apoiada em quatro pilares: aprimoramento da estrutura institucional, aumento da eficiência das atividades primárias e de apoio, ampliação das fronteiras geográficas e reformulação na alocação dos recursos destinados às iniciativas sociais ligadas à educação.

Tudo sob a égide da transparência, da coesão, da consistência e da agregação de valores. Para confirmar essa diretriz, em novembro de 2011, a FIA assinou, juntamente com outras 20 fundações que apoiam a Universidade de São Paulo, Termo de Relacionamento com o Ministério Público do Estado de São Paulo.

Mensagem da Diretoria

Forçoso o reconhecimento da superlativa preocupação que tomou conta do estado de espírito deste Curador de Fundações no momento em que foi instado a prefaciar a publicação que apresenta o Relatório de Atividades da Fundação Instituto de Administração. Trata-se de uma importante entidade do cenário nacional e que ocupa posição de destaque em termos de atividades sociais, na promoção do desenvolvi-mento do conhecimento e aprimoramento dos modelos de gestão para as mais diversas organizações em todo o país.

Com efeito, com expressivo capital, a Fundação Instituto de Administração foi institu-ída em 1980 para se dedicar a projetos de educação e desenvolvimento organizacional, contribuindo para a formação do conhecimento, ampliação das instâncias da univer-sidade e para valorização das pessoas, transferindo os benefícios de suas atividades a toda a sociedade brasileira. E elas são cumpridas a contento, com absoluta retidão comportamental de seus dirigentes.

A importância da Fundação para o cenário nacional é fato que merece registro, pois a história que ela retrata traz orgulho e respeito a todos os seus dirigentes, de hoje e de ontem. Neste contexto que a presente publicação narra, com muita fidelidade e realismo, o seu histórico de boas ações, todas elas voltadas à melhoria da qualidade de vida daqueles que necessitam.

Dr. Airton GrazzioliPromotor de Justiça de Fundações da Capital

Carta do Curador de Fundações˜

Adalberto Américo FischmannAdelino De Bortoli NetoAdolpho Walter Pimazoni CantonAlceu Salles Camargo JúniorAlessandra de Ávila MontiniAlmir Ferreira de SousaAna Akemi IkedaAna Cristina Limongi FrançaAndré Luiz FischerAndres Rodriguez VelosoAntonio Carlos Aidar SauaiaAntonio Cesar Amaru MaximianoAntonio Geraldo da Rocha VidalBernadete de Lourdes MarinhoCarlos Eduardo de Mori LuporiniCelso Cláudio de Hildebrand e GrisiCesar Alexandre de SouzaCláudio Antonio Pinheiro Machado FilhoClaudio Felisoni de AngeloDécio ZylbersztajnDilson Gabriel dos SantosEdison Fernandes PoloEdson CrescitelliEduardo Kazuo KayoEduardo Pinheiro Gondim de VasconcellosFábio Lotti OlivaFauze Najib MattarFernando Carvalho de AlmeidaGeraldo Luciano ToledoGraziella Maria CominiGuilherme Ary PlonskiHamilton Luiz CorreaHélio Janny TeixeiraHiroo TakaokaIsaias Custodio

Coordenadores

Isak KruglianskasJames Terence Coulter WrightJoão Maurício Gama BoaventuraJoel Souza DutraJorge Luiz de BiazziJosé Afonso MazzonJosé Augusto Giesbrecht da SilveiraJosé Roberto Ferreira SavoiaJosé Roberto SecuratoLiliam Sanchez CarreteLindolfo Galvão de AlbuquerqueLino Nogueira Rodrigues FilhoMarcelo Caldeira PedrosoMarcos Cortez CampomarMaria Aparecida GouvêaMaria Tereza Leme FleuryMarisa Pereira EboliMartinho Isnard Ribeiro de AlmeidaMoacir de Miranda Oliveira JuniorNelson BarrizzelliNicolau ReinhardNuno Manoel Martins Dias FoutoPaulo Roberto FeldmannPaulo Tromboni de Souza NascimentoRafael Paschoarelli VeigaRenata Giovinazzo SpersRoberto CodaRoberto SbragiaRosa Maria FischerRosana TavaresRoy MartelancSérgio Luiz de Oliveira AssisSilvio Aparecido dos SantosTania Casado

Washington Franco Mathias - Diretor ExecutivoRicardo Luiz Camargo - Diretor AdministrativoFábio Ogawa Hashimoto - Diretor FinanceiroMaurício Jucá de Queiroz - Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios

Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos - Presidente Conselho CuradorClaudio Felisoni de Angelo - Vice-Presidente Conselho CuradorAdalberto Américo FischmannAdriano Murgel BrancoAntônio Hélio Guerra VieiraCarlos Alberto BifulcoCelso VargaEwaldo Mário Kuhlmann RussoFlávio Fava de MoraesIsaias CustodioIsak KruglianskasJosé Roberto SecuratoLuiz Olavo BaptistaNicolau ReinhardPaulo Roberto FeldmannRoberto SbragiaRoy MartelancSérgio Baptista Zaccarelli

Corpo Diretivo

Conselho Curador

Sumário

1 A Fundação Instituto de Administração

1.1 - Histórico ............................................................ 121.2 - Missão .............................................................. 131.3 - Visão .................................................................. 131.4 - Infraestrutura física ................................. 13

2 Atuação e Competências

2.1 - Educação ...................................................... 202.2. Pesquisa .........................................................242.3 – Estudos e projetos .................................27

3 Aspectos organizacionais

3.1 - Marketing.......................................................383.2 - Tecnologia da Informação (TI) ........443.3 - Recursos Humanos ...............................483.4 - Gerência Administrativa .....................48

4 Atividades e projetos relevantes

4.1 - CEATS ..............................................................524.2 - LABFIN ...........................................................574.3 - PENSA ............................................................584.4 - PGT ....................................................................594.5 - PROCEB .........................................................634.6 - PROCED ........................................................634.7 - PROFUTURO ............................................. 684.8 - PROGEP .........................................................754.9 - PROGESA .....................................................784.10 - PROINFO-EDU ........................................814.11 – PROMARK ...................................................854.12– PROVAR ....................................................... 86

5 Responsab. social e Comunicação

5.1 - Balanço Social FIA ................................. 925.2 - Compromisso Social ........................... 925.3 - Projetos Sociais ...................................... 925.4 - Apoio à Pesquisa em 2011 ...............96

6 Faculdade FIA

6.1 - Graduação em administração ...... 1046.2 - Secretaria acadêmica .......................1066.3 - Biblioteca FIA ...........................................110

7 Produção acadêmica e Publicações

7.1 - Livros publicados .................................... 1167.2 - Capítulos de livros assinados por coordenadores .................................................... 1177.3 - Trabalhos publicados somente por um coordenador .............................................. 1207.4 - Trabalhos publicados por dois ou mais cooordenadores ...................................136

A Fundação Instituto de Administração

Histórico / Missão / Visão / Infraestrutura física 1

1312

à metodologia dos trabalhos realizados. Ainda pode-se afirmar que a vasta experi-ência adquirida e um histórico de implan-tações bem sucedidas capacitam suas equipes para a execução dos mais varia-dos projetos no campo da Administração.

1.2 - Missão

Desenvolver e disseminar conheci-mento de teorias e de métodos de Administração, aperfeiçoando o desem-penho das instituições brasileiras e con-tribuindo para o desenvolvimento da sociedade mediante quatro linhas bási-cas de atividade: educação, estudos, pesquisa e graduação.

1.3 - Visão

Ser um centro de excelência na geração, na aplicação e na disseminação de conhe-cimento em gestão para a capacitação de profissionais com padrão internacional e incremento de competitividade das organizações brasileiras.

1.4 - Infraestrutura física

A FIA se divide em três unidades educa-cionais, situadas nos bairros do Butantã (sede), Pinheiros e Vila Olímpia, além de uma quarta unidade que centraliza as equipes de projetos e setores administra-tivos da instituição.

1.4.1 - Unidade Educacional Butantã (sede)

1.4.2 - Unidade Educacional Pinheiros

1.1 – Histórico

A Fundação Instituto de Administração – FIA é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada sob essa forma jurídica em 1980 por professores do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP. O objetivo básico de sua criação foi ampliar a transferência de tecnologia e a prestação de serviços à comunidade a partir da experiência em ensino e pesquisa na Universidade.

Seus principais objetivos são:

• Colaborar com institutos educacionais, uni-

versidades e instituições públicas e privadas

por meio de programas de desenvolvi-

mento da Administração;

• Promover cursos, simpósios, seminários,

conferências e estudos com vistas ao aper-

feiçoamento do ensino e dos conhecimen-

tos relacionados à Administração;

• Fomentar a pesquisa e divulgação de

conhecimentos ligados à Administração,

principalmente pela edição de publicações

técnicas e científicas;

• Realizar estudos, pesquisas e prestação de

serviços técnicos que atendam às neces-

sidades dos setores públicos e privados,

dentro de princípios acadêmicos que per-

mitam o atendimento dos objetivos desses

serviços, assim como o desenvolvimento de

pessoal técnico especializado.

Os projetos de estudos, pesquisas e educação são realizados por um grupo de coordenadores, apoiados por um corpo técnico composto de consulto-res, especialistas e alunos de mestrado e doutorado. Um estreito relacionamento com professores e pesquisadores de outras instituições, no Brasil e exterior, permite a constituição de equipes multi-disciplinares de alto padrão e a constante atualização de conhecimentos e troca de experiências, facilitando a obtenção de dados, análises e comparações para uso em seus projetos.

A filosofia de trabalho empregada apóia-se na particularização de cada pro-jeto desenvolvido; procura-se conhecer e entender os problemas e necessidades da organização contratante para então moldar o trabalho a ser desenvolvido às especialidades identificadas. Assim, cada projeto tem orientação própria e está estruturado segundo característi-cas particulares.

Ao longo de sua trajetória, foram inú-meros os projetos de cunho ou impacto social realizados pela FIA, em diver-sas áreas como educação, saúde, segu-rança pública, meio-ambiente, trabalho e emprego, terceiro setor, entre outras, em todo o país.

Em 2011, a FIA se manteve como ins-tituição de utilidade pública em âmbitos municipal, estadual e federal.

A inserção no ambiente acadêmico, o constante desenvolvimento de pes-quisas e estudos e o intercâmbio inter-nacional, conferem um caráter de ponta

1 - A Fundação Instituto de Administração

1514

1.4.5 - Salas de aula

Toda esta estrutura ocupa uma área superior a 12 mil m² reunindo 52 salas de aula equipadas com os mais avançados recursos tecnológicos para o pleno desenvolvimento da atividade educacional. Todas as salas de aula contam com:

• Quadro branco aparelhado para escrita com pincel atômico;

• Tela retrátil para projeção;

• Projetor multimídia;

• Flip chart;

• Climatização através de aparelhos de ar condicionado;

• Wireless High Fidelity (Wi-Fi) para acesso à Internet através de notebooks.

A instituição mantém convênio com estacionamentos próximos a todas as suas unida-des, com o objetivo de facilitar o acesso de alunos, professores e demais membros da comunidade a suas instalações. Outras estruturas que merecem destaque: biblioteca, auditório e salas multiuso, espaços de convivência e restaurante equipado com cozinha própria em todas as unidades educacionais. Em 2011 foram adquiridas lousas digitais, capazes de garantir maior interatividade e dinamismo às aulas.

1.4.3 - Unidade Educacional Vila Olímpia

1.4.4 - Unidade Técnica

Localização das unidades

A - Unidade Educacional Butantã

B - Unidade Educacional Pinheiros

C - Unidade Educacional Vila Olímpia

D - Unidade Técnica

B

C

D

A

(fonte: www.googlemaps.com)

1716

1.4.6 - Biblioteca 1.4.7 - Restaurante

1.4.8 - Geradores de energia das Unidades Educacionais Butantã e Pinheiros

A fim de garantir o perfeito funcionamento das unidades para um atendimento de exce-lência a seus alunos e clientes em geral, todas as unidades educacionais contam com geradores próprios, bem como sistemas de contingência para manutenção de iluminação de emergência em corredores e demais áreas comuns.

Ressalte-se, ainda, o atendimento aos requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, capazes de assegurar ao aluno portador de necessidades especiais, o acesso e a mobilidade, bem como a utilização de equipamentos e instalações que per-mitam a participação nos cursos.

Atuação e Competências

Educação / Pesquisa / Estudos e Projetos 2

2120

e sediada em Londres, que procura avaliar as características de uma instituição e seu programa de MBA conforme um conjunto de critérios que visam refletir as contínuas mudanças no ambiente de negócios e de gestão das organizações.

Em conformidade com seu foco em qualidade, a FIA é um dos membros funda-dores da ANAMBA – Associação Nacional de MBA, criada com a missão de “promover a excelência e a inovação nos programas de MBA, através do respeito de seus Padrões de Qualidade, que visam melhorar constantemente as características das Escolas de Negócios, no Brasil”.

O MBA Gestão Empresarial foi o pri-meiro curso credenciado na ANAMBA, em abril de 2005.

A FIA também está credenciada, desde 2002, pelo Project Management Institute - PMI, através do MBA em Administração

de Projetos, passando a integrar um restrito grupo de programas Registered Education Provider - REP, certificação que reconhece o padrão internacional de excelência do curso no campo da educação em Admi- nistração de Projetos.

A seguir, são apresentadas quais são as principais formas de atuação da FIA na área educacional.

2.1.2 - MBAs

Ao longo de sua trajetória a Fundação Instituto de Administração consolidou-se como uma das mais importantes institui-ções brasileiras no segmento de educa-ção executiva.

O Gráfico 1 apresenta a evolução do número de alunos matriculados nos cursos de MBA oferecidos pela FIA, atualmente um total de 14 cursos.

Evolução do número anual de alunos matriculados nos cursos de MBA da FIA

Matrículas - MBA e Pós-Graduação (1993 a 2011)

Gráfico 1

1993

0

1400

1200

1000

800

600

400

200

1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

MBA Pós-Graduação

A Fundação Instituto de Administração atua em três áreas que se complemen-tam para alcance da realização de sua missão institucional: educação, estudos, pesquisa e graduação.

2.1 - Educação

A FIA tem obtido o reconhecimento do mercado como um dos melhores progra-mas de MBA do país nas áreas de con-centração existentes, de acordo com o Guia Exame - Você S/A, responsável pela elaboração do ranking nacional de educação executiva.

Desde a 1ª edição do ranking a FIA ocupa posições de liderança em diversas áreas, sendo eleita, por três anos consecu-tivos, a melhor escola de negócios do país.

Acompanhando a importância cres-cente do Brasil no cenário empresarial mundial, as escolas de negócios brasi-leiras são cada vez mais reconhecidas internacionalmente. O MBA Executivo Internacional da FIA alcançou a 57ª posição no mais recente ranking dos MBAs Executivos do Financial Times de Londres.

É o único curso de MBA para exe-cutivos 100% criado e conduzido por uma escola brasileira a figurar entre as melhores do mundo. Entre as escolas da América Latina, conta com o grupo mais experiente de alunos, os professores mais qualificados e a maior média salarial de ex-alunos.

Na classificação de educação execu-tiva do FT, que trata de cursos de curta

e média duração, o Pós MBA da FIA ficou em 25º no mundo.

Financial Times• MBA Executivo Internacional: 57ºlugar• Educação Executiva - abertos : Pós MBA,

Gestão da Educação Corporativa e Gestão de Projetos: 25º lugar

• Educação Executiva (não-MBA) in-com-pany: diversas empresas: 39º lugar

América Economia• MBA Executivo, Full e Part Time: 11º lugar

2.1.1 - Credenciamentos

Além do reconhecimento de excelência pelo mercado, os cursos de pós-graduação lato sensu da FIA possuem, desde 2003, credenciamento do Ministério da Educação. Esta conquista ocorreu devido à compro-vação de sua competência técnica e pro-fissional demonstrada através dos inúmeros trabalhos de pesquisa e extensão reali-zados, pela qualidade dos professores titulados que atuam na instituição e que possuem larga experiência na área da administração e significativo volume de publicações, que são fontes de referência nacional e internacional.

A FIA é credenciada também pela AMBA (Association of MBAs), cuja chan-cela foi obtida em 2003, com o credencia-mento do MBA Executivo Internacional. A AMBA é uma agência internacional de credenciamento de MBA, criada em 1967

2 - Atuação e Competências

2322

2.1.4 - Educação a distância (EAD)

No ano de 2011 o Centro de EAD da FIA complementou o trabalho de apoio aos Professores, Coordenadores e às equi-pes de operação de cursos. Seu obje-tivo principal foi estimular e apoiar a uti-lização de ferramentas e metodologias pedagógicas de Educação a Distância nos cursos e projetos desenvolvidos pela FIA. Para isto, desenvolveu estratégias de aprendizagem, conceituou projetos grá-ficos e instrucionais, estruturou protóti-pos e desenvolveu sistemas de educação online (ambientes virtuais de aprendiza-gem – AVA; mídias impressas e objetos de aprendizagem).

Na construção dos AVA, destacam-se como atribuições desenvolvidas a gestão, design instrucional, webdesign, progra-mação, roteirização, tutoria e monitoria. Finalmente, acompanhou a operação e ava-liação dos sistemas desenvolvidos.

As principais atividades realizadas no âmbito do Centro de EAD da FIA estão listadas a seguir:

Projetos institucionais da área de EAD FIA

a) Plano de negócio: estruturação de um business plan atendendo os requisitos do negócio FIA sugerindo as melhores prá-ticas em relação a atividades de ensino a distância existentes no mercado.

b) Credenciamento no MEC: Reformulação dos projetos para o credenciamento no MEC para oferecimento de cursos na modalidade a distância. Os trabalhos con-centraram-se na atualização do projeto e na organização de documentos do curso-exemplo com base nos critérios de avaliação estabelecidos pelo MEC.

c) Acessibilidade para portadores de defici-ência: estudo das tecnologias, da mediação pedagógica e da infraestrutura necessária para atender o público portador de defici-ência na FIA. Este trabalho procura também garantir que a FIA esteja de acordo com as leis educacionais para o ensino a distân-cia. Os ambientes virtuais de aprendizagem desenvolvidos em 2011 foram implantados

2.1.3 - Programa Pós-MBA

O Pós-MBA, programa inovador da FIA criado em 2006, vem cumprindo os prin-cípios estabelecidos em sua criação, de oferecer conteúdo multidisciplinar com foco nos negócios, de ser flexível per-mitindo compor um mix de atividades educacionais pelo sistema de créditos, de oferecer orientação educacional por tutores de reconhecida experiência pro-fissional e/ou acadêmica e de ser per-sonalizado para atender às necessi-dades individuais através do Plano de Desenvolvimento Educacional.

Além desses diferenciais, o Pós-MBA vem se mostrando um propulsor de car-reiras. Cerca de 30% dos alunos regula-res já tiveram mudanças de cargos, tanto em suas próprias empresas quanto em novas colocações, implementando os objetivos estabelecidos em seus Planos de Desenvolvimento Educacional, orien-tados pelos tutores do programa.

Por ser um programa de educação continuada, o Pós-MBA objetiva facilitar o networking entre ex-alunos dos MBAs da FIA e ex-alunos de outras instituições nacionais e internacionais. Muitos desses ex-alunos voltam à FIA por recomendação

O Pós MBA em números

Número total de alunos regulares Pós-MBA

Número de eventos realizados em 2011

Número total de participantes dos eventos em 2011

Número de candidatos inscritos no Pós-MBA matriculados em 2010 e 2011

Tabela 1

30

14

204

7

de participantes dos diversos eventos oferecidos pelo Pós MBA. Alguns núme-ros do programa podem ser conferidos através da Tabela 1.

O Pós-MBA participou em 2011 pelo terceiro ano consecutivo do prestigioso ranking da publicação Financial Times, na categoria “Cursos Abertos de Educação Executiva” conquistando a excelente clas-sificação de 25º lugar, entre 55 escolas do mundo todo, subindo 5 pontos em relação ao ano de 2009, quando participou pela primeira vez.

A classificação é feita com base em dois instrumentos: um questionário enviado para as escolas, por meio do qual são avaliadas a qualidade e a diversidade do corpo docente, parcerias com outras esco-las, crescimento da escola, porcentagem de mulheres e de alunos internacionais nos cursos; e um questionário enviado diretamente aos alunos, com questões sobre preparação, formato, material didá-tico, qualidade dos docentes, inovações, acompanhamento, resultados obtidos e estrutura física da escola. O ranking da Financial Times tem prestígio na comu-nidade internacional de negócios, reco-nhecido tanto pelas escolas quanto pelos professores e alunos.

2524

Além dos recursos destinados a publi-cações, a FIA também oferece apoio financeiro para a tradução ou versão de trabalhos, realização de viagens e de ins-crições para participação em congres-sos, entre outros. Esses apoios têm per-mitido, por exemplo, a presença de seu corpo docente tanto nos mais importan-tes eventos nacionais (EnAnpad) quanto internacionais (ALTEC, BALAS, CLADEA) realizados na área de administração.

Cabe ressaltar ainda outro incentivo introduzido que confere uma premiação aos trabalhos e aos artigos publicados por professores em revistas e veículos especializados no exterior.

A FIA tem como uma de suas mis-sões promover o apoio às ativida-des acadêmicas do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, para o qual destina recursos pro-venientes das receitas de projetos que permitem a manutenção de importan-tes políticas internas – como a publica-ção da Revista de Administração da USP (RAUSP), a realização dos Seminários em Administração (SemeAD), a conces-são do Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica, o apoio à pesquisa dos docentes do Departamento e a manu-tenção das secretarias do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração.

No decorrer de 2011, foram prestados à FEA-USP variados tipos de apoio, tais como: assessoria de imprensa na divul-gação de eventos, infraestrutura admi-nistrativa e tecnológica, fornecimento de bolsas referentes ao Cursinho do Centro Acadêmico Visconde de Cairú (CAVC), entre outros.

2.2.1 - Apoio à Pesquisa e Participações em Eventos

No ano de 2011 o Departamento de Administração da FEA-USP deu continui-dade ao seu Programa de Apoio à Pes-quisa, objetivando ampliar e desenvol-ver a produção científica de qualidade de seu corpo docente. Para este propósito, o programa foi totalmente custeado com recursos disponibilizados pela Fundação Instituto de Administração. As quatro modalidades de apoio definidas em 2007 foram mantidas, a saber:

a) Apoio para participação de eventos cien-tíficos (APEC): valores destinados para apoiar a participação em congressos e reuniões científicas.

b) Apoio para pesquisas financiadas por agências (APEF): valores destinados para apoiar docentes que possuam projetos de pesquisa acadêmica ou subprojetos temáticos aprovados em instituições bra-sileiras oficiais de fomento à pesquisa.

c) Apoio para incentivo à produtividade (APCI): valores destinados para esti-mular a realização de pesquisas e con-sequentemente aumentar a produtivi-dade dos docentes. Este apoio pode ser utilizado para viabilizar sua participa-ção em eventos científicos, aquisição de materiais, ou para qualquer outra finali-dade que permita a ampliação de sua pro-dução científica.

d) Apoio técnico à publicação (APTR): valo-res destinados para apoiar a elaboração de publicações, compreendendo revi-são gramatical e de estilo, orientações

com requisitos de sistema para acessibili-dade de portadores de deficiência visual.

d) Atualização da versão do software Moodle da FIA: atualização do código do software LMS moodle e desenvolvimento das seguintes ferramentas (integradas): twitter; álbum multimídia; blog; fórum; chat; glossário; wiki; ebook; pesquisas de ava-liação; ferramentas para enviar trabalhos; vídeos, plugins para equações matemáti-cas, relatórios por aluno com dados deta-lhados sobre os acessos e sobre o pro-cesso de ensino-aprendizagem.

e) Acompanhamento do mercado e tendên-cias: pesquisa dos cursos a distância existen-tes no mercado; pesquisa sobre tendências de educação a distância e m-learning bem como sobre as inovações nos métodos de ensino e das possibilidades de EAD para os professores da FIA.

Atividades de apoio para os projetos FIA que utilizam EAD

a) Desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: para cursos in company, semipresenciais e totalmente a distância,

incluindo as atividades de análise de requi-sitos, design e arquitetura do ambiente (projeto instrucional, gráfico e pedagógico), estabelecimento do fluxo de informações, implantação e validação dos ambientes.Os ambientes virtuais de aprendizagem desenvolvidos podem ser resumidos na Tabela 2.

b) Apoio a coordenadores, professores, colaboradores: elaboração de diretrizes e estratégias para aplicação nos cursos da FIA. Orientação sobre melhores práticas de utilização dos recursos de aprendiza-gem (sistemas multimídia e design instru-cional). Acompanhamento e suporte aos cursos e projetos. Apresentação do portal FIA e de soluções de educação a distância.

2.2. Pesquisa

No caso específico de apoio à pesquisa, ao longo dos anos, a FIA vem contri-buindo com a política do Departamento de Administração da FEA/USP, cujo objetivo é o suporte ao desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados ao apri-moramento do conhecimento de seu corpo docente.

Atividades EAD

Atribuições desenvolvidas em 2011: gestão, design instrucional, webdesign, programação, roteirização, tutoria, monitoria

Projetos executados

Equipes envolvidas

Grupos de pesquisa/Outros

Coordenadores envolvidos

Programas atendidos

Turmas atendidas

Tabela 2

29

34

8

7

16

6

35

2726

Ensino e Pesquisa em Administração. Foram apresentados 405 trabalhos, distribuídos em 16 áreas temáticas.

Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica

O Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica é conferido anualmente pela FIA ao melhor trabalho de conclusão de curso dos alunos da FEA. Todos os traba-lhos são encaminhados a uma Comissão que seleciona os melhores trabalhos em cada uma das sete áreas, o melhor entre todos e também o melhor aluno no decorrer do curso.

2.3 – Estudos e projetos

Os projetos de estudos e pesquisas repre-sentam outra importante área de atuação da FIA. Constitui a prestação de serviços realizados com a finalidade de auxiliar orga-nizações públicas e empresas da iniciativa privada na solução de problemas adminis-trativos, no aprimoramento da gestão e no planejamento de ações futuras.

Muitos são os projetos desenvolvidos que mesclam atividades de pesquisa e de treinamento, como forma de otimizar as ações necessárias para implementar e/ou aprimorar o negócio da organização para qual a FIA está prestando assessoria.

Os trabalhos desenvolvidos pela FIA nesse campo abrangem as mais diver-sas áreas de especialização dentro da Administração. A execução de projetos de alta complexidade e a configuração de parcerias com organizações têm sido aspectos que caracterizam a atuação da Fundação nessa área.

Por todos os meios a FIA vem envi-dando seus esforços para o desenvol-vimento do país. A última década tem sido muito importante, pois como em nenhuma outra se observa uma efetiva melhoria de nossos quadros executivos nos vários setores. Sem dúvida, uma par-cela desse salto deve-se à ação pioneira da FIA em implantar no país os cursos MBAs. Hoje o administrador brasileiro tem à sua disposição uma das melhores escolas de negócios do mundo.

metodológicas, assistência em mate-mática e estatística, versão para lín-guas estrangeiras e também serviços de editoração.

Ao longo do ano de 2011, a FIA regis-trou um total de recursos mobilizados para o Programa de Apoio à Pesquisa de R$ 631.157,04. A descrição dos apoios prestados à FEA/USP pode ser vista na Tabela 3. Já a relação dos professores do Departamento de Administração que rece-beram apoio e dos benefícios concedidos é apresentada no Anexo deste relatório.

2.2.2 - Apoio a Publicações e a Organização de Eventos

Revista de Administração da USP

A Fundação fornece apoio financeiro à publi-cação da Revista de Administração da USP, publicação trimestral do Departamento de Administração da FEA/USP. A Rausp tem por objetivo publicar trabalhos con-ceituais, práticos e de pesquisa que agre-guem valor ao trabalho de acadêmicos e praticantes de Administração, missão que vem cumprindo há mais de 30 anos. Seus leitores são professores, alunos de

graduação e pós-graduação, consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas.

Revista de Gestão USP

A FIA também apóia a Revista de Gestão USP, uma publicação trimestral para divul-gação de trabalhos de natureza acadê-mica relacionados com temas em admi-nistração. Os principais colaboradores são alunos e professores de Programas de Pós-graduação em Administração e alunos da graduação em Administração com orien-tação e co-autoria de professores.

A publicação aceita trabalhos que rela-tam pesquisas realizadas ou em anda-mento, ensaios, monografias e tutoriais. Todos os trabalhos são avaliados por pare-ceristas em relação ao conteúdo e metodo-logia sem a identificação do(s) autor(es).A REGE é classificada pelo sistema Qualis como Nacional B.

SemeAD

A FIA prestou apoio financeiro à realiza-ção do XIV SEMEAD – Seminários em Administração FEA-USP, realizado nos dias 13 e 14 de outubro, que teve por tema principal

Descrição dos apoios prestados à FEA/USP

Docentes apoiados no APCI

Docentes apoiados pelo programa

Apoio para eventos nacionais

Docentes apoiados no APTR

Apoio para eventos internacionais

Apoio para traduções / versões

Tabela 3

32

41

3

28

Docentes apoiados no APEC Docentes apoiados no APEF24 10

22

55

2928

310 projetos. Foram 263 projetos de edu-cação continuada, sendo 131 de cursos in company e 132 cursos abertos, entre MBAs, Pós-Graduação Lato Sensu e extensão.

A FIA executou, também, 47 projetos de estudos e pesquisa, para os setores público e privado. O perfil desses proje-tos reflete a contribuição oferecida pela instituição às necessidades de aperfei-çoamento dos sistemas de gestão de pessoas, de aplicação de metodolo-gias em inovação e tecnologia, de apoio na elaboração de planejamento estra-tégico e desenvolvimento institucional. Destacam-se, ainda, projetos de estudos para a racionalização de custos e pro-cessos de compras em grandes organi-zações, caso do projeto com a Petrobrás assinado em 2011.

O Gráfico 2 apresenta o percentual na captação de novos recursos pelas ativida-des de Educação Continuada e Pesquisa e Consultoria nos projetos contratados em 2011.

2.3.2 –Destaques de projetos contratados em 2011

Os projetos de Consultoria e Pesquisa têm grande importância para as organizações públicas e privadas, que buscam o aperfeiço-amento e o planejamento de ações futuras. Para a FIA, essa interação com o mercado permite a aplicação dos conhecimentos gerados na universidade e a troca de experi-ências, enriquecendo a relação com a socie-dade e com os próprios alunos dos cursos de pós-graduação e graduação.

Por sua natureza acadêmica, os coor-denadores da FIA transferem os conhe-cimentos necessários aos gestores de cada organização, possibilitando a imple-mentação efetiva dos objetivos de cada projeto de consultoria.

A seguir o resumo de alguns dos proje-tos desenvolvidos em 2011, que demons-tram a capacidade da FIA em atender as mais diversas demandas apresentadas por organizações públicas e privadas:

Percentual de captação de recursos por linhas de atividades (2004 a 2011)

Gráfico 2

Educação Continuada Pesquisa e Consultoria

2004

0

100

80

60

40

20

10

2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

62

38

59

41 67

33

61

39

55

45 63

37

57

4360

40

As atividades desenvolvidas pela FIA em suas diversas áreas de atuação bene-ficiam-se de sua inserção no ambiente acadêmico. As atividades de ensino, pes-quisa e consultoria conferem ao trabalho da Fundação um caráter educativo em sentido completo. O constante desenvol-vimento de pesquisas e estudos e o inter-câmbio internacional conferem um cará-ter de excelência aos trabalhos realizados pela Fundação, resultando uma grande colaboração na qualidade de vida, em incremento sociocultural da comunidade e da sociedade em geral.

2.3.1 - Perfil dos novos projetos de 2011

Os novos projetos contratados em 2011 demonstram a expressiva atuação da FIA no apoio ao desenvolvimento de pessoas e de organizações nos vários setores da economia.

Os cursos realizados enfeixaram desde treinamentos pontuais de curta e média duração até cursos de pós-graduação e MBA’s. O perfil desses cursos demonstra

o investimento, por parte do setor privado e público, na formação de gestores tanto em áreas específicas – Finanças, Gerenciamento de Projetos, Recursos Humanos, Vendas, Negociação, como em temas amplos como a Formação e o Desenvolvimento de Líderes. A formação de executivos em diversos segmentos como saúde, segu-ros, desenvolvimento imobiliário, mercado financeiro, sustentabilidade, infraestrutura etc., indica a extensão das possibilidades de intervenção da FIA no progresso da admi-nistração no país.

Destacam-se, por exemplo, projetos desenvolvidos para a formação executiva nos setores de infraestrutura, como ener-gia e mineração. São os casos do Programa de Desenvolvimento de Lideranças para a Mineração, desenvolvido na região amazônica, e os programas de formação e desenvolvimento de competências para gestores, que abrangeu diversas distribui-doras de energia elétrica de vários estados da Federação.

Entre cursos abertos, in company, con-sultoria e pesquisa foram desenvolvidos

3130

Associação das Empresas de Sanea-mento Básico Estaduais

Desenvolvimento de estudos para a pro-posição de alternativas de subsídios ao setor, objetivando a universalização da prestação de serviços de saneamento à população. O projeto pautou-se pela pro-jeção de recursos para os próximos 20 anos, de acordo com cenários macroeco-nômicos, englobando aspectos fiscais, tri-butários e regulatórios e parâmetros da universalização com respectivos custos e opções de investimentos. Estruturou-se também uma proposta de mecanismos de utilização dos recursos e estimativas de impacto e contribuição.

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso

Atualização e implantação do Sistema de Desenvolvimento, Carreiras e Remuneração dos servidores do tribunal. Baseado num diagnóstico da situação atual, a partir do histórico do processo, realizou-se um levan-tamento de pontos críticos, questões emer-genciais e estruturais, montando-se um plano de ação imediato, de médio e longo prazo e um documento com orientações para implantação do sistema.

SMADS - Secretaria Municipal de Assistên-cia e Desenvolvimento Social de São Paulo

Neste projeto de pesquisa estão sendo realizados o cadastramento e a atualiza-ção cadastral das famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade, resi-dentes na cidade de São Paulo. O pro-jeto prevê a análise dos dados coleta-dos através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) das cinco

regiões metropolitanas (Norte, Centro Oeste, Leste, Sudeste e Sul), visando suprir a secretaria de insumos e indicadores a serem utilizadosno processo de gestão e definição de ações prioritárias de prote-ção social em áreas mais vulneráveis.

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Neste projeto foram realizados estudos sobre os sistemas agroindustriais, identi-ficando-se os fatores limitantes e impul-sionadores, tais como: relações de traba-lho, demandas tecnológicas, limitações ambientais, crédito e financiamento da pro-dução, transporte e logística e restrições fundiárias. Foram analisados os seguin-tes sistemas agroindustriais: grãos (soja e milho), cana de açúcar, ovinos, caprinos, silvicultura, gado de corte, gado de leite, fruticultura e eqüídeos. Neles, identificou--se as principais demandas existentes, organizando-se as informações de modo a facilitar o planejamento das necessi-dades organizacionais. Realizou-se uma pesquisa documental, levantamento de estudos de caso relevantes, mapeamento das percepções de lideranças, elaboração de relatório e apresentação de seminário.

Ministério do Esporte

A FIA desenvolveu a modelagem de gestão da Empresa Brasileira de Legado Espor-tivo (Brasil 2016). Para tanto, foram elabo-rados os estudos necessários ao desen-volvimento de projetos de investimento em infraestrutura e prestação de servi-ços públicos. Foi desenvolvido o planeja-mento e a proposta de gerenciamento dos Jogos Olímpicos e Para-Olímpicos de 2016,

CFA - Conselho Federal de Administração (Pesquisa: Perfil, Formação, Atuação e Opor-tunidades de Trabalho do Administrador)

O Conselho Federal de Administração - CFA, órgão máximo representativo da catego-ria dos Administradores no país, contra-tou a FIA para a realização da 5ª pesquisa sobre a profissão do Administrador no país, através de levantamento, diagnós-tico e análise da situação existente.

Nesse sentido foram realizadas e publicadas anteriormente quatro pes-quisas: a primeira, em 1994, a segunda, em 1998, a terceira e a quarta realizadas pela FIA em 2003 e 2006. Esta edição de 2011 teve como objetivo principal rea-nalisar cenários e identificar tendências para a profissão do Administrador, envol-vendo os públicos-alvo: Administradores, Coordenadores e Professores de cursos de graduação em Administração e Empre-sários e Empregadores.

Realizada totalmente pela internet, demandou o desenvolvimento de software específico para o envio de emails, coleta e processamento das respostas e coloca-ção dos resultados no site do CFA para con-sulta por qualquer interessado. Destaca-se a grande evolução no crescimento do tama-nho das amostras pesquisadas que, de 747 em 1994, atingiram 21.117 em 2011, fazendo desta pesquisa a maior pesquisa profissio-nal já realizada no Brasil.

Entre a infinidade de resultados que a Pesquisa 2011 gerou, e que podem ser acessados no site da CFA, podem ser destacados os seguintes:

• Conhecimentos, competências, habili-dades e atitudes desejadas nos ADM por Empresários / Empregadores;

• Perfis dos ADMs, Coordenadores / Pro-fessores e Empresários / Empregado-res pesquisados;

• Motivos da escolha pelo curso de Administração;

• Avaliação que os ADM fazem dos cursos onde se graduaram;

• Projetos programados pelos ADM para seus aperfeiçoamentos profissionais;

• Setores econômicos e áreas de trabalho que apresentam maiores oportunidades para o exercício da profissão, com a sina-lização de alternativas não observadas anteriormente;

• Evolução na carreira de ADM em relação ao tempo de formado;

• Valorização da profissão e o crescente volume de ADM contratados para posi-ções antes ocupadas por profissionais de outras formações;

• Nível de relacionamento dos ADM com o Sistema CFA/ CRAs;

• Reflexões e sugestões dos três segmentos pesquisados quanto aos papéis do CFA e dos CRAs para o exercício da profissão e para alternativas de maior apoio no pro-cesso de atualização e desenvolvimento dos profissionais da área.

CONASA - Companhia Nacional de Saneamento

Foram desenvolvidos o Plano de Negócios e Laudos Financeiros para a CONASA, contendo a sua elaboração, o desenvol-vimento de conceitos e levantamentos iniciais de mercado, além da revisão de projeções financeiras., visando a possi-bilidade de ingresso na área de soluções ambientais e alternativas sustentáveis no tratamento de efluentes industriais para o setor privado no estado de Minas Gerais.

3332

COMGÁS - Companhia de Gás de São Paulo

Foram desenvolvidos a análise e o diag-nóstico do Programa de P&D da Comgás nos últimos cinco anos e formuladas novas práticas aprimoradas de gestão de P&D&I com maior aderência à estratégia da organização, gerando aumento da efi-ciência e eficácia na execução de projetos da área. A partir da sua avaliação geral e dos resultados alcançados, bem como dos indicadores de desempenho, buscou-se tornar a cadeia produtiva mais competitiva e socioambientalmente mais segura, com a participação dos principais parceiros da companhia: consumidores, empregados, entidades representativas, universidades, institutos de pesquisa e empresas. Além disso, produziu-se relatórios com conside-rações, conclusões e recomendações.

SEBRAE-MG - Serviço de Apoio as Peque-nas e Médias Empresas de Minas Gerais

Apoio na elaboração de cenários para a economia brasileira e mineira, com horizonte até 2015. O produto final

englobou um conjunto de cenários alter-nativos (um cenário mais provável, dois cenários exploratórios contrastados e um cenário normativo, ou desejado, de caráter prescritivo), incluindo um cená-rio de transição com o intuito de aprimo-rar a base de informações e auxiliar a ins-tituição na tomada de decisões de curto prazo, diante de riscos e oportunidades do ambiente externo. Um workshop se incumbiu de discutir as projeções dos cenários e de suas implicações estratégi-cas para o SEBRAE-MG, visando fornecer suporte às definições de ações imediatas de forma objetiva e concreta.

Secretaria de Estado de Gestão e Recur-sos Humanos do Espírito Santo

Foi formulada a política de Gestão de Pessoas do Governo do Estado do Espírito Santo, incluindo a elaboração de um diagnóstico geral em Gestão de Pessoas, Carreira e Remuneração, mediante a iden-tificação de oportunidades de melhoria nos horizontes de carreira e na mudança dos critérios de ascensão, mobilidade

baseados em critérios de sustentabili-dade econômica, social e ambiental. A FIA foi, também, responsável pelo monitora-mento intensivo dos projetos e pela elabo-ração e revisão dos estudos de viabilidade econômico-financeira, dos termos de refe-rência, dos projetos executivos, dos editais de licitação, acompanhando e fiscalizando a execução de convênios firmados entre a União, o Estado do Rio de Janeiro, o município do Rio de Janeiro e a APO.

Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais

Foram desenvolvidas estratégias para a implementação da Gestão do Conhecimento na secretaria, incluindo o diagnóstico do estágio atual da organização e a definição dos objetivos a serem alcançados. A partir do levantamento das expectativas e espe-cificidades de cada área, estabeleceu-se as etapas para a implantação do modelo, com a transferência do conhecimento (técnicas e ferramentas), sua sistematização e divul-gação, direcionamento estratégico e com-partilhamento, tendo como base um projeto piloto. Produziu-se um manual detalhando a metodologia com um inventário de práti-cas, processos operacionais e rotinas para a aplicação da Gestão do Conhecimento nas demais unidades pela equipe capacitada da secretaria. E estruturou-se uma governança com o objetivo de garantir a longevidade das soluções adotadas.

Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo

Neste projeto foi realizado o aprimora-mento, atualização e desenvolvimento de estudos sobre os serviços terceirizados

contratados pelo governo. Estes estu-dos abrangeram revisão metodológica, pesquisa de preços, estudos de mercado e manutenção, aperfeiçoamento do mate-rial existente e assessoria na atualização e elaboração de novos estudos, em espe-cial na área de suprimentos e compras políticas. Buscou-se a melhoria da gestão, por meio do uso racional dos recursos públicos, o que incluiu uma avaliação da sistemática de gerenciamento de contra-tos, objetivando a identificação de opor-tunidades de aprimoramento, seja do ponto de vista da métrica dos serviços ou dos instrumentos de controle. A atu-alização dos estudos já existentes englo-bou aspectos legais, especificações téc-nicas, evolução tecnológica e critérios sócio-ambientais.

ELETROBRÁS - Centrais Elétricas Brasileiras S/A

Foram desenvolvidos estudos e pes-quisas em políticas e práticas de Gestão de Pessoas. Os estudos inclu-íram o dimensionamento da força de trabalho, o desenvolvimento de um modelo de gestão de talentos, a ela-boração de metas para a avaliação de desempenho, o mapeamento das competências específ icas, a elabora-ção do plano de ação para o aprimo-ramento do clima organizacional das empresas do Sistema Eletrobrás. Além desses itens, foram realizados estudos para a elaboração do plano de suces-são gerencial, a modelagem do plano de remuneração variável e o estabele-cimento de metodologia para a realiza-ção de pesquisa de qualidade de vida na organização.

3534

animal, produção vegetal, agroindústria, saneamento ambiental. Desenvolveu-se estudos objetivando a maior racionali-dade dos processos de planejamento, execução e controle operacional dos setores pedagógico-produtivos das esco-las, através da padronização da forma, pesquisa de preços, cálculo de custos, levantamento da legislação e aspectos normativos referentes aos serviços, com monitoramento do fornecimento e exe-cução. Preparou-se, também, um docu-mento com especificações técnicas.

CBDU - Confederação Brasileira de Des-portos Universitários

Apoio à gestão de ações governamentais para a candidatura de Brasília à cidade--sede da Universidade 2017. Trabalho que abrangeu a definição dos temas do dossiê de encargos (conceitos, legados, garan-tias e compromissos do comitê organiza-dor), aspectos relacionados à experiência e equipamentos esportivos, acomodações, transporte, segurança, finanças, tecnolo-gia, comunicação e sustentabilidade, entre outros. Planejamento, monitoramento da base dados, estudos, acompanhamento de projetos e elaboração nortearam as res-postas às 54 questões do documento final, buscando atender aos requisitos técni-cos da Federation Internationale du Sport Universitaire (FISU).

SDH - Secretaria de Direitos Humanos

A segunda edição da pesquisa “Os bons conselhos – Conhecendo a realidade” realizou um amplo mapeamento dos con-selhos dos direitos da criança e do ado-lescente e dos conselhos tutelares no

país, avaliando o seu estágio de desen-volvimento. Seu objetivo era atualizar o panorama nacional e criar uma ferra-menta de auto-análise, fornecendo sub-sídios para novas ações governamentais e não-governamentais direcionadas ao fomento e fortalecimento desses órgãos gestores. Um levantamento comparativo, a identificação de prioridades, produção de uma base de dados e informações e de um relatório técnico possibilitaram forne-cer insumos à ação do Estado e da socie-dade civil, reorientando políticas, progra-mas e projetos.

PETROBRAS

Desenvolvimento de estudos e apoio ao aprimoramento da sistemática de contra-tação de serviços terceirizados e mode-lagem de contratos, tendo como objetivo assessorar a gerência de serviços com-partilhados na elaboração de estudos e definição de estratégias. O projeto englobou o diagnóstico da situação atual, estudos de mercado, elaboração da meto-dologia para a gestão de serviços (métrica e avaliação), revisão de processos e pro-cedimentos, apoio à adoção de soluções voltadas ao atendimento da resolução do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2010, plano de ação, gerenciamento e avaliação das ações empreendidas. Estabeleceu-se uma política de meios, reunindo normas, regras e logística, visando orientar o pro-cesso de aquisição e contratação de bens e serviços, tendo em vista a adoção de boas práticas a fim de garantir ganhos de qualidade e produtividade, além da redu-ção de custos. Para isso, implantou-se novos conceitos de gestão de suprimen-tos e novas tecnologias.

e remuneração. No processo de ajusta-mento, realizou-se o levantamento de aspectos vulneráveis na área de gestão de pessoal, definindo-se políticas e dire-trizes do sistema, desde a seleção, admis-são, desenvolvimento, reconhecimento e ambiente de trabalho, elaborando-se planos de cargos, valorização e desem-penho, além de um estudo de impacto financeiro. O projeto inclui ainda a capa-citação de profissionais da área de recur-sos humanos da secretaria e a elabora-ção de um relatório.

Bradesco

Concepção, modelagem e implantação da universidade corporativa. Estruturada a partir de um diagnóstico, elaborou-se um plano de infraestrutura, soluções de aprendizagem, operação, suporte à imple-mentação e acompanhamento (treina-mento, capacitação da equipe, envolvi-mento de lideranças, metodologia para avaliação de resultados, integração e ali-nhamento) e plano de ação.

COMGÁS - Companhia de Gás de São Paulo

Concepção e modelagem da universi-dade corporativa, tendo como objetivo integrar o desenvolvimento de pessoas (competências humanas) e as estraté-gias de negócios (competências organi-zacionais). Baseado num diagnóstico ini-cial, incluindo planejamento estratégico, contexto organizacional e competên-cias, elaborou-se um plano de infraestru-tura, contendo diretrizes, serviços e recur-sos, a operação, enfeixando as soluções de aprendizagem e o plano de ação, com a metodologia adotada, transferência de know how, atualização conceitual e cons-trução do conhecimento a partir da expe-riência dos participantes.

CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Assessoria à implantação de sistemá-tica de contratação de serviços terceiriza-dos de operação e manutenção das esco-las técnicas da área agrícola: produção

Aspectos organizacionais

Marketing / Tecnologia da Informação

Recursos Humanos / Gerência Administrativa 3

3938

Relatórios gerenciais

Entre suas atribuições, cabe ao departa-mento de marketing a elaboração de rela-tórios que subsidiem as decisões institu-cionais, assim como fornecer suporte para materiais relacionados a entrevistas, cre-denciamentos e parcerias. Integram esses relatórios informações e comparativos sobre matrículas, perfil dos alunos, resulta-dos de campanhas de divulgação, acessos aos portais de divulgação de cursos.

3.1.2 - Novo portal institucional

No início de 2011 entrou no ar o novo Portal FIA que, desde então, já recebeu mais de um milhão de visitas e um número supe-rior a 2.700.000 visualizações de pági-nas. Durante esse período foram realiza-das cerca de trinta e 8.000 buscas por informações no portal.

O projeto do novo portal, desenvolvido durante oito meses, envolveu a diretoria e as áreas de marketing, TI, equipes de projetos e da divisão de negócios. Entre os benefícios do novo portal incluem-se:

• A manutenção do portal como um dos principais instrumentos de negócios, agora utilizando as melhores práticas de uso em um ambiente muito mais interativo;

• Fortalecimento da marca FIA na web, tornando-se referência no segmento;

• Unicidade gráfica;• Integração de aspectos inovadores atra-

vés de conteúdo e elementos funcionais interativos, capazes de agilizar o acesso do usuário;

• Aumento do conhecimento e divulga-ção do portfólio de produtos e servi-ços da instituição para públicos internos

e externos, com percepções positivas acerca da sua reputação, competência técnica e diferenciais.

3.1.3 - Redes sociais

A FIA está presente no Facebook e possui, atualmente, cerca de 1200 mem-bros no perfil da fundação, Twitter com mais de 1700 seguidores e Linkedin com mais de 2000 conexões.

3.1.4 - Central de atendimento

A partir de abril de 2011, a Central de Atendimento FIA foi incorporada ao depar-tamento de marketing com o objetivo de acompanhar os atendimentos realizados a candidatos, alunos e ex-alunos. Durante o ano, foram computados cerca de 9000 atendimentos telefônicos. E, tendo como meta registrar os contatos e obter infor-mações que subsidiem as tomadas de decisões, foi desenvolvido pela área de TI um módulo de atendimento integrado ao sistema acadêmico.

Graças ao novo sistema, a atendente pode visualizar a ficha do aluno, ex-aluno ou candidato inscrito em algum pro-cesso seletivo tendo todos os contatos registrados bem como as transferências de chamadas para os núcleos do curso. Implementado em agosto passado, já registrou 3.400 chamadas.

Fale conosco

O Fale Conosco é uma ferramenta dispo-nível em todas as páginas do Portal FIA (www.fia.com.br), facilitando a comunica-ção do usuário com a instituição. As mensa-gens enviadas são recebidas e respondidas

O ano de 2011 foi marcado pela ampliação das atividades, fundamentalmente conso-lidada pela Faculdade Fia de Administração e Negócios.

Como principal e relevante fato, a obten-ção das notas máximas em conceitos defi-nidos pelo MEC – Ministério da educação e Cultura, imprimiram a credibilidade da ins-tituição juntos aos mais diversos órgãos reguladores, bem como trouxe uma amplia-ção do valor de marca e de reputação da FIA junto ao mercado educacional.

O corpo docente exclusivo ampliou a atuação da graduação FIA, proporcio-nando independência e ampliação da valiosa experiência para o curso minis-trado na Escola.

No plano de trabalho para 2011 apre-sentado no último Relatório de Atividades, foram definidas as diretrizes institucionais e linhas de ação que direcionaram o con-junto de atividades das diversas áreas da fundação, conforme consenso entre dire-toria, grupo de gestores, coordenadores e direcionamentos do Conselho curador.

Em consonância com os direciona-mentos apontados, as composições dos grupos gestores foram adequadas para atender as ações de fortalecimento da marca e posicionamento da FIA nas três áreas de atuação, bem como na conso-lidação de infraestrutura adequada aos objetivos organizacionais.

3.1 - Marketing

A estratégia adotada se pautou pela conti-nuidade das ações institucionais, realizadas

com o intuito de fortalecer a imagem da fundação. Nelas se destacam o monitora-mento de informações de mercado, o novo portal da FIA, a Central de Atendimento e as campanhas de divulgação.

3.1.1 - Monitoramento de informações de mercado

Métricas de webmarketing

No segundo semestre de 2011, novas ferra-mentas de monitoramento e métricas em ações de webmarketing foram implementa-das. Cada ação e acesso ao portal é moni-torada com instrumentos de webanalytics e módulos produzidos pela parceria com a Lúcida Tecnologia, além de monitora-mento interno de acesso.

Níveis de satisfação e reclamações

Desde janeiro de 2011, a FIA acompa-nha os sites utilizados pelos usuários para tentar resolver problemas diver-sos de atendimento, contratos etc. a fim de monitorar possíveis queixas sobre a instituição, caso do site “Reclame Aqui”. Durante esse período nenhuma ocor-rência foi registrada, fato que também se repetira no período anterior à data de início do monitoramento.

Além de acompanhar possíveis recla-mações sobre a fundação, foram moni-toradas também as reclamações em relação a alguns de seus concorrentes, como forma de estabelecer um padrão de comparação.

3 - Aspectos Organizacionais

4140

notícias e entrevistas com eles, e o Boletim Informativo FIA na Imprensa, com as entrevistas de maior destaque envolvendo a instituição, notícias e anúncios veicula-dos na mídia.

Ao clipping realizado pela assesso-ria de imprensa, tem-se rastreado, diaria-mente, na internet e em jornais impres-sos, notícias e anúncios envolvendo a FIA e seus concorrentes. Montados em pla-nilhas, permitem acompanhar a imagem dos players no mercado e a postura da imprensa a seu respeito.

3.1.7 - Veículos de comunicação FIA

Mediacenter FIA

O Mediacenter reúne publicações dire-cionadas ao público externo. Disponível para acesso no portal institucional, o con-sole reúne os veículos de comunicação da FIA com este público, como o Podcast FIA, o Boletim Expresso FIA e Plataforma de videocasting.

Podcast FIA

É um formato diferenciado de progra-mas, em áudio, de notícias e informações

relevantes para as pessoas que fazem parte do mundo FIA, reunindo professo-res, alunos, parceiros e colaboradores.

O programa tem até duas edições diá-rias e fica disponível no Portal FIA, acessí-vel a qualquer horário. Através dele, é pos-sível baixar as notícias para MP3 players ou acessar o Portal FIA e ouvi-las, utili-zando os programas de áudio do compu-tador, com a flexibilidade e adequação ao melhor horário de cada usuário.

Em 2011 contou com 220 edições, totalizando mais 50 horas de programa-ção. No final de 2011, foi lançado o pro-grama Dicas aFIAdas, com a participação dos ouvintes enviando questionamen-tos para serem respondidos pelos profes-sores da fundação. Solicitados a partici-par, os ouvintes encaminharam, em curto espaço de tempo, mais de 50 perguntas a serem analisadas aos professores das áreas específicas e publicadas, posterior-mente, no Podcast.

Boletim Expresso FIA

Canal de contato com alunos e ex-alunos, sua função é mantê-los informados sobre o universo de atividades da FIA, rela-tando os acontecimentos e opiniões dos

pela equipe de atendimento; caso neces-sário, são encaminhadas para as assis-tentes de cursos ou núcleos responsáveis para complemento de detalhes e esclareci-mentos das questões.

A equipe de atendimento monitora todos os contatos, com o intuito de agilizar as res-postas e auditar as informações repassadas aos usuários. Caso a consulta do usuário não seja respondida em sete dias, o atendi-mento enviará novamente a mensagem ao núcleo, relembrando-o da solicitação.

Em 2011, foram recebidos mais de 3.000 contatos, dos quais aproximadamente 2700 foram relacionados a informações sobre os cursos oferecidos pela fundação.

3.1.5 - Campanhas de divulgação

Durante o ano de 2011 foram realizadas campanhas de divulgação para os cursos de graduação, pós-graduação e MBA, obedecendo o planejamento dividido entre ações para as turmas do primeiro e segundo semestres.

Graduação

Para a campanha do primeiro semes-tre, foram produzidas campanhas uti-lizando fotos de alunos da graduação, tendo como tema “Seu caminho quem faz é você. Administre seu futuro”. Além do foco em casas jovens, também foram vei-culadas mensagens direcionadas aos pais, utilizando-se o depoimento de um ex-aluno de MBA, pais de um aluno da graduação.

Já nos anúncios da campanha do segundo semestre, foi enfatizada a nota máxima do Ministério da Educação (MEC) conferida após uma avaliação da facul-dade e de seu curso de administração.

Chamadas utilizadas: “Você tem motivos de sobre para escolher a Faculdade FIA. Nota máxima no MEC”, “Se você quer mais de um motivo para escolher a Faculdade FIA, que tal 5?” e “Faculdade FIA. Nota máxima no MEC”. Esta última serviu também para o hotsite desenvolvido para o curso.

Pós-graduação, MBA e Pós-MBA

Para os cursos de pós-graduação, MBA e Pós-MBA foi mantida a linha de teste-munhais com depoimentos de ex-alunos e a recomendação de quem cursou a ins-tituição, reforçando a sua imagem atra-vés do tema “FIA. O MBA com a marca do conhecimento”.

Nas peças de divulgação do segundo semestre, manteve-se a linha de comu-nicação, inserindo e destacando a exce-lente avaliação obtida pela Faculdade FIA junto ao MEC.

3.1.6 - Assessoria de imprensa e Relações públicas

A assessoria de imprensa fez um tra-balho pró-ativo nas redações dos prin-cipais veículos de comunicação do país voltado para a exposição da marca FIA como mídia espontânea, fonte e refe-rência para pautas diversas. O resultado pode ser avaliado pelo número de inser-ções na mídia (2306), entrevistas conce-didas (928), solicitações de entrevistas e informações (994), solicitações de entre-vistas não-concedidas (66) e releases divulgados (73).

Também foram criadas ferramen-tas para informação, como o Clipping do Professor, um boletim informativo com

4342

que os cursos da FIA possuem em rela-ção de outras instituições. Também permite a inclusão de testemunhos e depoimentos de alunos para a comprovação de resulta-dos de ex-alunos. Assim como a veiculação de vídeos com as coberturas de eventos institucionais e formaturas.

3.1.8 - Portal Alumni

O portal Alumni é responsável pelo rela-cionamento com o ex-aluno FIA e recebe, além de consultas sobre o conteúdo das entrevistas, banco de talentos, divulgação de oportunidades de trabalho etc. A par-ceria com o portal “vagas.com” garantiu o cadastro em 2011 de 279 novas empre-sas, totalizando 1.706. Outros números: 1.242 alunos cadastrados, 281 vagas ofe-recidas contra 111 do ano anterior e 1.691 inscrições perante as 539 de 2010.

As vagas cadastradas pelas empresas são divulgadas também nos murais das unidades. E a equipe do portal envia aos novos alunos um informativo apresen-tando a ferramenta Banco de Talentos, além de orientar candidatos e empresas no cadastramento de vagas e currículos.

Mantemos também uma entrevista mensal, com ex-alunos da FIA, que com-partilham a sua experiência profissional e acadêmica.

3.1.9 - Select Survey

O Select Survey é uma ferramenta online licenciada pela FIA para aplicação em pes-quisas institucionais, pelas secretarias de cursos ou em projetos de consultoria ou pesquisa, sob a administração e geren-ciamento do departamento de marke-ting. Em 2011, além do apoio na criação

e estruturação de novas instâncias e pes-quisas, houve a migração para uma versão mais recente e foi desenvolvido um novo tutorial de utilização da ferramenta, dispo-nibilizado aos usuários administradores e criadores de pesquisa.

Desde o inicio da sua utilização já foram criadas 31 instâncias, contabilizando mais de 450 pesquisas realizadas por vinte e sete núcleos de projetos. Mais de 12.300 respondentes utilizaram o ambiente Select Survey FIA.

O usuário administrador, solicitante da pesquisa, fica responsável não apenas pelo gerenciamento do survey, mas também pela extração dos relatórios de responden-tes, contando com o acompanhamento da equipe de marketing.

3.1.10 – Ouvidoria

Em 2011 o departamento de marketing ficou responsável pelo desenvolvimento do programa de Ouvidoria da Faculdade Fia e, por consequência, da FIA. A implan-tação da ouvidoria trouxe resultados tan-gíveis, como a redução dos custos opera-cionais, e intangíveis, ligados à satisfação e relação de fidelidade de seu público, contribuindo para a imagem da instituição e o fortalecimento da cidadania.

Atende também, às determinações das portarias do MEC que retificam o Glossário do Instrumento de Avaliação Institucional Externa, aprovado, em extrato, caracterizando o ouvidor como “um servidor (docente ou técnico-administrativo) facilitador das rela-ções entre o cidadão e a Instituição”.

É função da ouvidoria é receber, anali-sar, encaminhar e responder ao usuário, suas demandas; fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão; garantir

diretores, docentes e coordenadores, além de disseminar novos conhecimentos e ten-dências do mercado, publicar artigos sobre administração, planejamento estratégico, gestão de negócios, economia, divulgação de pesquisas, agenda de cursos, eventos, leitura e outros assuntos que contribuam para o aprimoramento profissional do exe-cutivo. Inclui, ainda, vídeos com professo-res e notícias em áudio.

Enviado por meio eletrônico para pes-soas da comunidade FIA (alunos, ex-alu-nos, parceiros e outras pessoas cadastradas espontaneamente), disponibiliza o seu con-teúdo no portal FIA para consulta e histórico.

Além disso, parcerias com editoras, autores de livros e produtores teatrais, permitiram que, em 2011, 38 prêmios fossem sorteados aos leitores do bole-tim, incluindo livros, ingressos para espe-táculos e até um notebook.

Entre comunicados especiais e bole-tins enviados para alunos e ex-alunos, foram produzidos 23 boletins, totali-zando mais de 1,5 milhão de e-mails enviados a uma base de mais de 65.000 mil nomes cadastrados, entre alunos, ex--alunos, parceiros, fornecedores, clien-tes e pessoas que solicitaram o cadastro para o recebimento da newsletter.

Boletim Fundação Informa

O boletim, distribuído desde 2005, em formato de clipping diário inicialmente, é focado no relacionamento interno , atu-almente, é enviado quinzenalmente para mais de 500 pessoas da comunidade FIA. O veículo publica notícias abordando temas como educação, comportamento, mercado, informações das áreas de RH, circulares etc. Parcerias são firmadas com o objetivo de proporcionar aos colabora-dores a oportunidade de participar de pro-moções de livros, descontos em peças de teatro, dentre outras.

Videocast FIA

Canal de comunicação com os execu-tivos e gestores que buscam ampliar os seus conhecimentos e práticas de gestão, ele possibilita que entrevistas com profis-sionais e professores da FIA contextuali-zem os fatos cotidianos e apresentam as opiniões de especialistas.

A ferramenta tem sido utilizada para que os coordenadores apresentem os seus pro-gramas institucionais e cursos sob sua res-ponsabilidade. O objetivo é mostrar ao futuro aluno as vantagens e as diferenciações

4544

3.2.1 - Soluções e equipamentos

O setor de TI é responsável por disponibilizar equipamentos e infraestrutura para as unidades Educacionais, zelando pela qualidade e disponibilidade dos equipamentos aos usuários destas unidades:

Para uso acadêmico

• Serviço de web conferência (Adobe Connect), permitindo a realização de eventos, aulas, defesas de bancas e reuniões envolvendo pessoas situadas em outros prédios, cidades e até países;

• Serviços de audiovisual:• Sonorização de ambiente e mesa de som;• Microfones sem fio de mão e lapela;• Caixas de som;• Edição de vídeo e áudio;• Digitalização e conversão de mídias: VHS para DVD, CD para DVD;• Reprodução de vídeos: DVD, Blue-ray, VCD, etc.;• Sistemas de votadores eletrônicos.

Para consultorias e pesquisas

• Internet wi-fi em todas as salas das unidades educacionais;• Lousa interativa;• Portal de clientes (repositório de materiais, avisos, etc.);• Microsoft IT Academy (e-learning de soluções Microsoft);• Serviço de web conferência (Adobe Connect), permitindo a realização de reuniões envol-

vendo pessoas situadas em outros prédios, cidades e até países;• Knowledge center e DataPeople: centro de conhecimento e base de consultores;• Select Survey (ferramenta de pesquisa via web);• Todas as soluções acadêmicas para treinamentos em consultorias nas unidades edu-

cacionais FIA.

3.2.2 - Área de sistemas

• Integração do novo portal com o sistema acadêmico;• Hoje todas as informações de cursos disponíveis no portal são provenientes do legado;• Engenharia reversa e ajustes no sistema de pontuação dos docentes da FEA (SPD FEA);• A equipe de sistemas FIA realizou uma engenharia reversa do código e aplicou as cor-

reções necessárias para apoiar o Departamento de Administração da FEA/USP;• Importador de inscrições: Aplicação desenvolvida para realizar inscrições em massa

de alunos dos consórcios. O sistema gera todos os itens necessários para a matricula,

ao cidadão o direito à informação. Compete ao ouvidor da FIA, o papel de facilitador de resoluções para conflitos: aconselha-mento, persuasão, mediação, acompa-nhando as ações e resoluções, propiciando feed-backs e arbitrando as questões de relacionamento empresa-cliente.

Como agente de mudanças (ques-tões sistêmicas e operacionais) cabe a ele promover e recomendar alterações em regras, diretrizes, políticas e procedi-mentos. E promover processos de melho-ria (pesquisas de satisfação, relatórios gerenciais etc.).

3.2 - Tecnologia da Informação (TI)

O Departamento de Tecnologia da FIA tem por objetivo principal ser um parceiro estratégico para as áreas de negócios e para os coordenadores de programas, aumentando a eficácia dos processos através da automação.

É importante destacar que o depar-tamento gerencia a infraestrutura tec-nológica existente (servidores, redes, sistemas, etc.), planeja e implementa soluções que agregam valor sempre ali-nhado com os requisitos, estratégia e suporte do negócio através de serviços (apoio técnico, telefonia, infraestrutura, desenvolvimento e internet).Seus princi-pais desafios são:

• Fornecer informação rápida com acurá-cia aos nossos clientes (coordenadores, assistentes, áreas de negócios e alunos);

• Gerenciar a complexidade da infraestru-tura de TI;

• Aumentar o nível de qualidade do serviço;• Gerenciar os contratos com fornecedo-

res externos;• Estar em conformidade com todos

os regulamentos;• Reter conhecimento técnico.

Para isso conta atualmente com cinco unidades interligadas, 750 computadores, 39 servidores, suporte das 7 às 23 horas (segunda a sexta-feira) e das 7 às 17 (sába-dos), atendimento de 800 incidentes técni-cos mensais, gerenciamento de sistemas como SAP (financeiro), TOTVS (RH/DP), acadêmico (assistentes de cursos e por-tais de turmas/alunos) e sharepoint (sites), entre outros.

Nelas trabalham equipes, dedicadas às áreas de infraestrutura (servidores e redes), suporte técnico (atendimentos remotos e de campo), audiovisual (montagem e orga-nização de salas com recursos multimídias), internet (criação e manutenção de sites ins-titucionais, acadêmicos e consultoria), telefo-nia (administração e suporte de 800 ramais) e desenvolvimento de sistemas (manuten-ção de sistemas em operação e desenvolvi-mento de soluções de automação).

4746

• Protótipo do APP para agenda e download de materiais em tablet para MBA Executivo Internacional;

• Levantamento de requisitos para desenvolvimento do checklist das aulas no sistema acadêmico.

• Apoio a demandas dos programas FIA.

3.2.4 - Área de infraestrutura/redes

• Migração dos Firewalls UEB, FEA e UEP;• Atualização das versões dos Firewalls para última versão, camada de segurança entre

o mundo e a rede interna FIA, e proteção para todas as suas estações e servidores de invasões;

• Implementação dos Ambientes QA e DEV portal FIA;• Seguindo as melhores práticas de mercado, a área de infraestrutura criou ambientes de

qualidade e desenvolvimento para as atividades do Portal FIA;• Alteração dos Links de Internet das unidades UEB, UEP e UEV;• Instalação de Firewall na UEV;• Interligação através de rádio frequência entre UT e UEB;• Apoio de infraestrutura no projeto de sistema de pontuação de docentes FEA. Seguindo

as melhores práticas de mercado, a área de infraestrutura criou ambientes de qualidade e desenvolvimento para as atividades do SPD/FEA;

• Ampliação de perímetro de rede Wi-Fi nas unidades educacionais;• Novos equipamentos de alta tecnologia foram instalados nas unidades educacio-

nais de Pinheiros e Butantã. O projeto foi necessário devido nosso corpo discente utilizar consideravelmente equipamentos conectados a internet (tablets, celulares, notebooks, etc.).

3.2.5 - Suporte Técnico

• Filmagens e edições de vídeo-aulas para os núcleos: LABFIN, PROVAR, PROCED, PROCEB, PGT, PROFUTURO, PENSA, CEATS, PROGESA e PROINFO;

• Transmissão de eventos online via web conferência Adobe Connect e streaming de vídeo: PGT, PROCED, PROGEP e PROCEB.

3.2.6 - Telefonia

• Realização de estudo sobre telefonia móvel resultando na troca da operadora e redução de custos significativos para a fundação;

• Instalação de novas interfaces celulares em todas as unidades FIA;• Organização em centrais de telefonia;• Higienização em banco de dados de PABXs híbridos para disponibilização de sistema

de telefonia online.

importando todas as informações para a base acadêmica (automação para reduzir trabalho de inclusão unitária, aluno por aluno);

• Portal do aluno/Mobile: Foi desenvolvida uma aplicação para acesso rápido aos docu-mentos da turma através de tablets. Com este projeto, os materiais ficaram organizados de maneira mais simplificada, facilitando seu manuseio;

• Migração do Unibanco/Itaú: Migração da área de cobrança e geração de boletos para o Itaú, projeto que envolveu a área de tecnologia do banco, Tesouraria e equipe de sistemas FIA;

• Sistema de consultas de ramais: Sistema desenvolvido para consultar os ramais inter-nos cadastrados nos PABXs que possibilita uma pesquisa simples dos ramais FIA, por nome do usuário, departamento ou até mesmo pelo próprio ramal;

• Solução Knowledge e Data People para consultoria: Desenvolvimento de uma solução de base de conhecimento e Data People para os projetos de consultoria da FIA;

• Utilização da solução KM FIA para desenvolver uma base de conhecimento para a Eletrobrás: Apoio para criação de um sistema de base de conhecimento para os negócios da enge-nharia da Eletrobrás;

• Mediacenter FIA: Integração do site da FIA com aplicação de streaming para disponibi-lizar vídeos e gravações de áudio via internet;

• Melhorias no processo seletivo: Criação de ferramentas de controle e acompanhamento dos processos de avaliação de uma inscrição. Com o novo recurso tornou-se possível ter métricas mais precisas do que realmente ocorre dentro de um processo seletivo.

3.2.3 - Área de internet

• Publicação e atualização de todos os cursos e eventos no site FIA;• Atualização da agenda de cursos, através de páginas de cursos divulgadas no Portal

FIA: cursos de extensão (135), cursos de pós-graduação (52) e cursos de MBA (21);• Manutenção da estrutura e conteúdo das páginas institucionais;• Criação e manutenção de portais de alunos:

• 95 portais de alunos criados;• Apoio na manutenção do site do PROCED – Pequenas e Médias Empresa.

• Projetos (acompanhamento e execução):• Projeto Portal FIA: acompanhamento da implementação, comunicação e suporte

pós Go Live;• Projeto site Multilíngue: cronograma, identificação e organização do conteúdo a ser

versionado, matriz de responsabilidades, definição da arquitetura e mapa do site;• Projeto de Documentação EAD: Fluxograma de processos internos como processo

de faturamento do serviço de consultoria, criação de portal de alunos, proposta de investimento para projetos: alocação de recursos, entre outras.

• Arquitetura e elaboração de documentações para o processo de desenvolvimento:• Mapa da nova FIANET;• Mapa do site e protótipo para o site da equipe de TI;• Protótipo da nova webpart de cursos para o portal FIA;

4948

jurídica, técnica e econômico-financeira da FIA, manutenção dos arquivos de projetos ativos, emissão de relatórios gerenciais, gestão de clientes, dentre outros.

Nas ações estratégicas, o Setor de Relacionamento viabiliza as contratações com as organizações públicas e privadas, além de atuar fortemente nas conciliações, equacionandoconflitos e propondo solu-ções; participa das reuniões de Conselho de Cursos Abertos; edita normas relativas à dinâmica das propostas e projetos.

Realizações em 2011

• Gestão de Clientes: foram avaliados e registrados 875 contatos;

• Foram analisadas 823 propostas;• Foram avaliados 310 projetos de educa-

ção continuada, pesquisa e consultoria;• Cadastramento e atualização das infor-

mações da FIA como fornecedora de serviços de consultoria e cursos in com-pany em instituições públicas e privadas.

3.4.2–Assessoria Jurídica

A Assessoria Jurídica tem por missão e obje-tivo ser um canal de suporte, visando inte-grar-se aos vários setores da FIA para preve-nir o risco jurídico e antecipar-se às possíveis demandas, além daquelas já existentes.

Nesse escopo, a Assessoria Jurídica aborda matérias de interesse institucio-nal e educacional, com a Incumbência de examinar e opinar sobre os assun-tos jurídicos da Fundação Instituto de Administração e da Faculdade FIA de Administração e Negócios.

As principais atividades operacio-nais que podemos destacar são: aná-lise e elaboração de contratos, aditivos,

declarações e também demais docu-mentos; acompanhamento da situação das certidões de regularidade; auxílio no acompanhamento dos processos no Tribunal de Justiça e no Tribunal de Contas, interlocução com os escritórios de advo-cacia externos; orientações e esclareci-mentos jurídicos à comunidade FIA.

No âmbito da Faculdade FIA, a Asses-soria Jurídica atua junto aos órgãos gover-namentais, principalmente o Ministério da Educação, acompanhando as resoluções e portarias expedidas pelo órgão, bem como acompanha todo e qualquer ato de credenciamento e recredenciamento da Faculdade, e assuntos relacionados aos cursos ministrados.

Realizações em 2011

• Revisão do Contrato Educacional: revi-são de cláusulas e possível redução de páginas, visando a sustentabilidade ambiental, sem perder a proteção jurí-dica de seu conteúdo;

• Implantação da Ordem de Serviço: substituição dos contratos padrões para aperfeiçoar a contratação de pes-soas físicas e jurídicas para serviços de pequeno porte e/ou repetitivos;

• Análise e elaboração de aproximada-mente 2.000 contratos, aditivos, e resci-sões inerentes aos Projetos da Fundação;

• Acompanhamento das demandas Judi-ciais, mantendo os órgãos internos devi-damente informados e atualizados;

• Sistema Gepro: incluiu os contratos de prestação de serviços no sistema Gepro (Sistema de Gestão de Processos e Con-tratos), que permite a gestão dos contra-tos vigentes e informa antecipadamente o encerramento de cada contrato.

3.3 - Recursos Humanos

3.3.1 - Colaboradores/funcionários

As atividades desenvolvidas pela FIA envolvem, além dos 69 Coordenadores de Projeto, um grupo de 363 colaboradores/funcionários, responsáveis pelo desen-volvimento de atividades administrativas, técnicas, operacionais e gerenciais.

3.3.2 - Fornecedores e Clientes

Relação com Parceiros, Fornecedores e Prestadores de Serviço

A escolha de fornecedores e prestadores de serviço é feita utilizando-se como cri-tério de qualidade o padrão dos serviços prestados pela FIA.

Os serviços de terceiros são contra-tados desde que a FIA não disponha de recursos próprios para atendimento ao cliente. A seleção e o acompanhamento dos prestadores de serviços e fornecedo-res são realizados sob responsabilidade dos Coordenadores de Projetos.

Atendidos prioritariamente os inte-resses dos clientes e considerada a pre-servação institucional da Fundação, realizam-se alianças estratégicas com parceiros relevantes, desde que haja valor adicionado para a FIA com estas alianças e o Coordenador se responsabi-lize pela idoneidade e competência téc-nica dos parceiros.

Relação com clientes

As relações da FIA com seus Clientes seguem o disposto no Código de Conduta da Fundação:

Na interação com os clientes, deverão ser seguidos os dispo-sitivos legais vigentes e os princí-pios de ética e moral prevalecentes na sociedade. Os Coordenadores de Projetos e suas equipes esta-belecerão com os clientes, desde o início e de forma clara, os obje-tivos, as metodologias, os resulta-dos e as limitações dos serviços a serem contratados. A FIA garante, por meio dos Coordenadores de Projeto, a confidencialidade de infor-mações dos clientes, observando--a quando da divulgação dos traba-lhos de pesquisa e consultoria.

3.4 - Gerência Administrativa

Subordinada à Diretoria Administrativa, a Gerência Administrativa da FIA abrange o Setor de Relacionamento e também a Assessoria Jurídica.

3.4.1 - Relacionamento

O Setor de Relacionamento contribui de forma ampla em todas as atividades desenvolvidas pela instituição, especial-mente na coordenação global das opor-tunidades geradas e projetos desenvolvi-dos pelas diversas equipes comandadas pelos coordenadores de projetos.

As principais atividades operacionais que podemos destacar são: registros dos contatos com os clientes, análise e apro-vação das propostas de serviços ofereci-dos pelos Coordenadores/as, abertura de projetos, apoio em licitações, fornecimento da documentação relativa à qualificação

Atividades e projetos relevantes

Linhas de pesquisa e programas institucionais 4

5352

conjunto de atividades voltadas para a geração e a disseminação do conheci-mento teórico e empírico sobre as possí-veis relações existentes entre o empre-endedorismo social e o desenvolvimento socioambiental sustentável.

b) Projetos de pesquisa

Projeto SEKN - Social Enterprise Knowledge Network

Desde 2001, as escolas de negócios que formam a rede SEKN desenvolvem pesquisas sobre áreas prioritárias no campo do Empreendimento Social atra-vés de pesquisa colaborativa, aprendi-zagem compartilhada, ensino centrado na participação do aluno e fortaleci-mento das competências das institui-ções de educação executiva a serviço da comunidade.

Contando com coordenação inicial e apoio constante da Harvard Business School (HBS - EUA), a rede é constituída por nove instituições de ensino superior ibero-americanas: Escuela de Graduados en Administración y Dirección de Empresas (EGADE - Mexico); Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas (ESADE - Espanha); Instituto de Estudios Superiores de Administración (IESA - Venezuela); Instituto Centroamericano de Administración de Empresas (INCAE - Costa Rica); Pontificia Universidad Católica (PUCCh - Chile); Universidad de Los Andes (Uniandes Colômbia); Universidad del Pacífico (UP - Peru); Universidad de San Andrés (UdeSA - Argentina); e Universidade de São Paulo (USP - Brasil). Desde a sua criação, o SEKN estabeleceu uma aliança estratégica com a Fundação AVINA.

O SEKN também estabeleceu parcerias e relacionamentos com outras redes e ins-tituições internacionais em sinergias pro-dutivas para geração e difusão de conhe-cimento, como:

• David Rockefeller Center de Estudos sobre a América Latina, da Harvard Uni-versity e também o BID - Banco Intera-mericano de Desenvolvimento;

• University Network para o Empreen-dedorismo Social, da qual é co-funda-dor, em conjunto com a Ashoka e a Saïd Business School, da University of Oxford.

Produziu ainda estudos de caso (versões em português e inglês):

• Corrente Viva: o feixe de bambu e o desafio da sustentabilidade;

• Grupo ORSA: o desenvolvimento sus-tentável na Amazônia;

• IDEC e a saga da auto-sustentação;• Natura-Ekos: da floresta a Cajamar;• Natura e Matilde: a boa vizinhança;• Samarco: o papel da empresa no empo-

deramento das pessoas;• Telemig Celular e a garantia dos direitos

da criança e do adolescente;• Agropalma: os desafios da expansão;• APAEBE: o destino de uma região;• COOPAROCA: Cooperativa de Traba-

lho Artesanal e de Costura da rocinha;• Reciclare: repensando o futuro.

c) Ações de intervenção

Portal Pró-Menino (www.promenino.org.br)

O Portal Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica no Brasil, realizado em parceria com o CEATS. Priorizando

Apresentação da estrutura atual, incluindo resultados de projetos de relevância social e organizacional realizados pelos coorde-nadores e Programas Institucionais.

4.1 - CEATS - Centro de Empreen-dedorismo Social e Administração em Terceiro Setor

Coordenadoras: Profª Dra. Rosa Maria Fischer e Profª Dra. Graziella Comini

Orientado para a promoção do desenvol-vimento social, econômico e ambiental do Brasil, o CEATS – Centro de Empreendedo-rismo Social e Administração em Terceiro Setor da FIA, é um centro de estudos que gera e dissemina conhecimentos e práti-cas sobre empreendedorismo social por meio de estudos, pesquisas, programas de ensino, apoio consultivo e publicações.

Agrega equipes multidisciplinares de professores e pesquisadores que desen-volvem atividades relacionadas aos seguintes temas, atendendo demandas das organizações da sociedade civil, do mercado e do Estado:

• Empreendedorismo social• Desenvolvimento sustentável• Responsabilidade social

• Alianças intersetoriais• Gestão no Terceiro Setor• Avaliação de projetos sociais• Direitos da criança e do adolescente

As pesquisas do CEATS são realizadas com o objetivo de ampliar o conhecimento em áreas carentes de elementos teóricos e prá-ticos, como a gestão das organizações sem fins lucrativos e da responsabilidade susten-tabilidade empresarial. Estas informações subsidiam os programas de atuação social de empresas e contribuem para o aperfei-çoamento da gestão do terceiro setor e das políticas públicas voltadas para o desenvol-vimento socioeconômico sustentável.

Na área de educação e treinamento, é responsável por disciplinas sobre Terceiro Setor e Cidadania Empresarial.

Lançou, em 2003, o MBA Gestão e Empreendedorismo Social, único curso brasileiro neste nível que é orientado simultaneamente para a especialização de gestores de empresas, de organiza-ções do Terceiro Setor e de órgãos públi-cos, visando desenvolver suas compe-tências empreendedoras.

Suas atividades de assessoria aten-dem demandas de clientes e parceiros, tanto da esfera acadêmica quanto do âmbito das organizações da sociedade civil, dos órgãos públicos e das empresas.

a) Assessoria e pesquisa

O programa de pesquisa “Desenvolvi-mento, Empreendedorismo Social e Sus-tentabilidade propõe a realização de um

4 - Atividades e projetos relevantes

5554

contassem com a participação de ado-lescentes (“ECA atrás das câmeras”) e uma premiação por júri popular para eleger o melhor vídeo e o melhor texto, que mobilizou mais de 17 mil votos em todo o Brasil.

Como nos anos anteriores, foi publi-cado o livro “Causos do ECA: Histórias que tecem a Rede”, com os 21 causos finalistas em texto, seguidos de comentários escri-tos por personalidades da área. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada catego-ria recebeu R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente. E os premiados por júri popular receberam R$ 10 mil reais.

Ação Proteção

O Ação Proteção é um projeto da Fundação Telefônica Fundação em parce-ria com a Childhood Brasil (Instituto WCF-Brasil) que pretende articular, sensibilizar e capacitar atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e da rede de proteção integral por meio de ações de mobilização, pre-venção e capacitação para o atendimento a crianças, adolescentes e famílias em situação de violência sexual.

O projeto encontra-se dividido em três eixos. O primeiro eixo, de capacitação, foi desenvolvido em 2010 e 2011, com a rea-lização de um curso virtual para os ope-radores de direitos. O segundo eixo, vol-tado para a sensibilização por meio de uso de veículos de comunicação de massa também teve ações em 2010 e 2011, havendo ainda a previsão de novas cam-panhas em 2012. A ação do CEATS, em 2011 esteve focada no terceiro eixo, que trata da capacitação e assessoria para que os municípios construam os Planos

Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, com foco no enfrentamento do abuso e exploração sexual. Para isso foi desenvolvida e implantada uma pla-taforma de acompanhamento à distân-cia, na qual os participantes se inscrevem e, separados em comissões municiais, recebem subsídios e orientação da Prattein Consultoria, contratada para este fim pela Fundação Telefônica. A gestão da plata-forma de acompanhamento, semelhante a uma plataforma de educação à distância, está totalmente sob a responsabilidade do CEATS. Participam desta fase do projeto 27 municípios do Estado de São Paulo que já participaram da primeira fase.

O objetivo do curso é propiciar e forta-lecer ações para o enfrentamento da vio-lência sexual em 30 municípios do Estado de São Paulo previamente selecionados a partir de estatísticas de abuso e explo-ração sexual.

Pesquisa “Conhecendo a Realidade”

Teve início a segunda edição da pes-quisa “Conhecendo a Realidade”, rea-lizada pelo CEATS/FIA e promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com o objetivo de mapear a situação atual de três dos principais atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA): os Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos e os Conselhos Tutelares. O levantamento de dados abrange todos os municípios e estados do país, permitindo conhecer as carac-terísticas de organização, gestão e fun-cionamento dessas instituições que têm assegurado à implementação do ECA ao longo dos últimos 20 anos.

a promoção dos direitos da criança e do adolescente, apoia organizações que lidam com o público infanto-juvenil, a fim de que se tornem aptas a atuar na garan-tia dos direitos. Seu público-alvo é for-mado pelas organizações públicas e pri-vadas de atendimento direto ou indireto a crianças e adolescentes, tais como Conselhos Municipais e Tutelares, ONGs, abrigos e escolas.

O portal vem dando atenção espe-cial às escolas e à comunidade esco-lar, por seu papel essencial na formação dos novos cidadãos e por sua capaci-dade de intervenção junto às crianças e jovens e de reversão de situações de violação. Realizou em 2011 duas turmas de um curso a distância para mais de 5 mil professores sobre o ECA na escola.

Projeto Rede Latino-Americana contra o Trabalho Infantil

Numa parceria com o Programa Proniño da Fundação Telefônica Espanha e a Fundação Telefônica Brasil o CEATS foi à organização que concebeu e executou a fase virtual do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil.

A Rede Latino-Americana contra o Trabalho Infantil foi lançada em 2011, cujo principal objetivo é promover o encon-tro da sociedade, de organizações sociais e governos para discutir e levantar infor-mações, dilemas, problemas e avanços sobre a situação do Trabalho Infantil nos países da América Latina. A partir disso, espera-se que tais informações sirvam de insumos para pautar as discussões na Conferência Global sobre Trabalho Infantil, capitaneada pela OIT, que ocorrerá no Brasil em 2013.

No ano de 2011 o CEATS/FIA desenvol-veu a plataforma da rede, que conta com social design (usuários com perfis, inte-resses comuns etc.), comunidades virtu-ais de aprendizagem, especialistas que realizaram moderações e discussões diri-gidas e temáticas.

Importante fato a destacar é a partici-pação da Organização Internacional do Trabalho como parceira no projeto. A OIT, que tem participado como parceira (jun-tamente com as Fundações Telefônica Espanha e Brasil) tem atuado junto com o CEATS/FIA, que por sua vez tem reali-zado a gestão executiva da Rede.

Os resultados totais da Rede Latino-americana, em 2011, totalizaram 10.199 ins-critos, 18.250 acessos, 3.494 mensagens trocadas, 5.121 amizades, 8 moderadores, 7 temas e 725 murais.

7° Concurso “Causos do ECA”

Promovido anualmente pela Fundação Telefônica e Andi Comunicação e Direitos e com Gestão Executiva do CEATS. Trata-se de um concurso de narrativas escritas, com o objetivo de premiar e dis-seminar histórias verídicas de pessoas que transformaram vidas ou tiveram suas próprias vidas transformadas a partir da aplicação das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na sétima edição, realizada em 2011, foram inscritas 1167 histórias nas catego-rias “ECA na Escola”, “ECA como instru-mento de transformação”, “ECA atrás das câmeras” e “Empregados Telefônica”. Em 2011 foram introduzidas algumas novi-dades, como a nova categoria destinada a premiar curtas-metragens produzidos por organizações da sociedade civil que

5756

No Ceará, pela terceira turma consecu-tiva, a parceria efetivada com o Programa PETECA - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil garantiu participação efetiva e qualificada dos professores.

Até o final de dezembro de 2011, 1012 professores haviam concluído a turma 4, tendo recebido seus certificados de con-clusão. Em relação à turma 5, cujo prazo de entrega do trabalho de conclusão é 31 de janeiro, estima-se que cerca de 1500 professores concluirão o curso. Com isto, serão 2.500 professores efetivamente capacitados em 2011.

In Company - Instituto Camargo Correa

O CEATS desenvolveu um curso de capa-citação especialmente para o Instituto Camargo Correa. A capacitação abordou dois temas centrais, distribuídos em 16 horas, conforme demanda feita pelo ICC.

4.2 - LABFIN - Laboratório de Finanças

Coordenador: Prof. Dr. José Roberto Securato

O Laboratório de Finanças é um centro institucional voltado para as ciências finan-ceiras promovendo pesquisas e explora-ção de aplicações e técnicas de Finanças Contemporâneas no Brasil. Foi concebido para permitir a realização e divulgação de estudos financeiros, usando técnicas e modelos atuais, no âmbito acadêmico

e profissional. Atualmente, diversifica suas atividades posicionando-se na vanguarda do conhecimento científico e técnico, o qual é transmitido em suas duas linhas básicas de atuação - pesquisa e treinamento.

Todos os projetos de pesquisa do Laboratório de Finanças visam gerar rela-tórios, guias e softwares para auxiliar pro-fissionais que precisam de análises finan-ceiras complexas e atualizadas e que sirvam como base para a tomada de deci-sões. Na área de treinamento, são ofe-recidos cursos de formação profissional, que podem ser abertos ou in company. Além disso, com a expertise das pesqui-sas e dos treinamentos, o Laboratório de Finanças presta consultoria nas principais áreas de finanças.

a) Cursos “In Company”

O Labfin, em parceria com o Provar, rea-lizou cursos in-company para os seguin-tes clientes: BM&FBOVESPA; Bradesco, Salfer, Bombril, Banco do Brasil, Riachuelo, Nielsen e Pernambucanas. Estes clientes contrataram os seguintes cursos:

• MBA Informações Econômico Financei-ras e Mercado de Capitais para Jornalistas;

• MBA Gestão Empresarial com ênfase em Tecnologia de Negócios;

• Pós-graduação “Lato Sensu” Especiali-zação em Gestão de Negócios e Varejo;

• MBA em Negócios Financeiros EAD par-ceria UNISINOS;

• MBA Gestão de Negócios do Varejo;• MBA Gestão dos Processos da Organi-

zação (O&M);• MBA Gestão de Negócios e Mercado

de Consumo;• MBA Gestão e Varejo.

Além de descrever a situação atual, tal levantamento permitirá uma comparação com os dados obtidos em 2006, permi-tindo uma análise crítica do desenvolvi-mento desses atores no período e insu-mos para o planejamento de ações que visem seu fortalecimento. Os resultados desse levantamento serão reunidos em uma publicação, cujo lançamento está pre-visto para o segundo semestre de 2012.

d) Cursos e seminários

MBA em Gestão e Empreendedorismo Social - Turma 6

Único curso brasileiro de pós-gradua-ção para especialização de gestores de empresas, de organizações do Terceiro Setor e de órgãos públicos. Visa propor-cionar compreensão da realidade social, política e econômica, permitindo que os alunos identifiquem oportunidades de atuação no Terceiro Setor e/ou em pro-gramas de Responsabilidade Social Corporativa e contem com perfil de com-petências empreendedoras adequado às necessidades gerenciais do setor.

O curso foi lançado em 2002, com a proposta de formar empreendedores e gestores com nível de pós-graduação lato sensu, para assumirem a gestão de empreendimentos sociais, organizações do Terceiro Setor, áreas e institutos de res-ponsabilidade socioambiental de empre-sas privadas e órgãos públicos voltados para o desenvolvimento sustentável.

Reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação, com qualidade certificada pela AMBA - Association of MBAs, entidade sediada em Londres que reúne as mais con-ceituadas escolas de negócios do mundo.

Curso EAD - ECA na Escola

Desenvolvido a partir de uma parceria entre o Portal Pró-Menino, a Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, e o Ministério da Educação, o ECA na Escola é um ambiente virtual de educação à distância desenvolvido para capacitar professores do ensino funda-mental sobre os direitos da criança e do adolescente, de forma a é contribuir para a implementação da Lei 11.525/07 que inclui conteúdos que tratem dos direi-tos das crianças e dos adolescentes no currículo do ensino fundamental, tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente. São seus objetivos:

• Capacitar os professores para incluir, no currículo do ensino fundamental, conteú-dos e práticas sobre direitos das crianças e dos adolescentes;

• Contribuir para que os professores possam provocar, refletir, problematizar e incorporar no ambiente escolar, ques-tões relacionadas aos direitos e deveres de crianças e adolescentes;

• Divulgar o conteúdo do ECA entre os professores e os estudantes;

• Criar e fortalecer uma cultura de res-peito aos direitos humanos das crianças e dos adolescentes.

Em 2011 foram realizadas duas turmas do curso, uma de abril a julho e outra de agosto a dezembro. Iniciaram as turmas 5.475 professores de todos os Estados brasileiros havendo grande prevalência de participantes dos Estados do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dois últimos, graças à parceria estabelecida com as secretarias de educação destes estados.

5958

Machado-MG, totalizando 149 alunos diplomados. As cinco melhores mono-grafias dos cursos são publicadas nos Cadernos da Universidade do Café Brasil, como forma difundir o conhecimento gerado durante o período do curso.

Também em 2011 foi publicada a quinta edição dos Cadernos da universidade do café com importantes trabalhos para a cafeicultura, tais como: Sementes fis-calizadas na implantação de lavouras de café, avaliação econômica e qualitativa da colheita mecanizada de café, estudo sobre os programas de certificação no agronegócio café, análise sensorial de cafés especiais e viabilidade de atuação no mercado futuro pelo cafeicultor. Como se vê, todos esses temas têm importância não só regional, mas abrangência nacio-nal para a cafeicultura, servindo de contri-buição ao conhecimento da cafeicultura, produzido e pesquisado por pessoas que vivem desta atividade.

4.4 - PGT - Programa de Gestão da Inovação e Projetos Tecnológicos

Coordenador: Prof. Roberto Sbragia

O PGT - Programa de Gestão da Inovação e Projetos Tecnológicos da Fundação Instituto de Administração integra profes-sores que se dedicam à pesquisa e gera-ção de conceitos e técnicas para a gestão da tecnologia em empresas, centros

interesse para os agronegócios. Dirigida a pessoas com interesse acadêmico, a Oficina discute temas diretamente relacio-nados com as linhas de pesquisa do PENSA.

Seminários Mensais

Com vistas a aproximar a Universidade do meio empresarial, o PENSA convida repre-sentantes dos Agronegócios para apresen-tar seminários da FEA-USP para o corpo docente e discente. Esses seminários são abertos também a empresários e executi-vos interessados.

b) Atividades de Educação Continuada

O PENSA coordena desde 2000, a pedido da illycaffè, a universidade corporativa: Universidade do Café do Brasil (UdC Brasil). A UdC foi resultado de um intenso rela-cionamento do PENSA com os agentes do sistema agroindustrial do café e com a Illycaffè, em especial, e já capacitou mais de 8.200 pessoas. O objetivo deste projeto é formar e informar gerações presentes e futuras dentro de princípios de técnica, economicidade e qualidade. O público-alvo é composto por produtores de café, agrô-nomos e estudantes.

Uma das novidades nos rumos estra-tégicos da UdC foi a decisão de se criar e lançar um Curso de Pós-Graduação sobre o Agronegócio café. A realização do curso, pioneiro no Brasil, se deu por meio do PENSA e da FIA, fornecendo aos parti-cipantes aprovados, um diploma de Curso de Pós-Graduação: Especialização em Gestão do Agronegócio café, reconhecido pelo Ministério de Educação do Brasil.

Em 2011 foi concluído o quarto curso de pós-graduação, realizado em

b) Cursos Abertos

• MBA Finanças;• Pós-Graduação Lato Sensu Inteligência

de Mercado;• Pós-Graduação Lato Sensu Logística

e Distribuição;• Pós-Graduação Lato Sensu Administra-

ção Estratégica;• Pós-Graduação Lato Sensu Gestão de

Negócios e Valorização da Empresa;• Pós-Graduação Lato Sensu Operador

de Mercado Financeiro;• Valuation: Avaliação de Empresas,

Fusões, Aquisições e Ações;• Formação de Gerentes Financeiros;• Operador de Mercado Financeiro.

c) Consultoria

• CNA: Desenvolvimento de Plano de Pre-vidência Complementar;

• Ultrapar Participações S.A: Elaboração de Parecer para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM);

• SPP (Cia. São Paulo de Parcerias): Desenvolvimento de Estudo de Forma-tação do Modelo de Parceria Público Pri-vada, Elaboração do Modelo de Licita-ção e a Assessoria durante o período de licitação e contratação;

• Embasa: Modernização de Gestão das Áreas de Negociação e PPP e Assessoria;

• DER Paraná: Desenvolvimento de Estu-dos e Elaboração de Parecer Técnico para Embasar o Processo Referente aos Contratos de Concessão das Rodovias.

d) Pesquisa

O Labfin elabora para a Folha de São Paulo o ranking de Avaliação de performances

de Fundos de Investimento do Mercado Brasileiro. Esse ranking seleciona os fundos que apresentam os melhores retor-nos no período de 12 meses nas categorias livres de ações, cambiais, DI e de renda fixa.

4.3 - PENSA - Programa de Estudo dos Negócios do Sistema Agroindustrial

Coordenador: Prof. Dr. Decio Zylbersztajn

O PENSA é um centro avançado de pes-quisa cujo foco de análise é o estudo dos Sistemas Agroindustriais (SAG), particu-larmente as relações de coordenação dos agentes envolvidos na produção, proces-samento e distribuição dos produtos origi-nados na agricultura e pecuária. O estudo da coordenação dos agentes inseridos nesses sistemas torna-se uma questão fundamental para inserção competitiva do Brasil no Agronegócio Internacional.

Em forma de rede, o PENSA envolve pes-quisadores em diferentes unidades da USP, bem como pesquisadores no Brasil e no exterior. Os eventos e atividades de educa-ção continuada desenvolvidos no âmbito do PENSA em 2011 estão a seguir relacionados.

a) Eventos

Oficina Pensa

A Oficina PENSA é um momento de refle-xão teórica sobre temas de fronteira de

6160

a) Cursos De Educação Continuada Abertos

• Fundamentos da Gestão de Projetos a Distância (Turma 2 e 3): Curso Fundamentos da Gestão de Projetos a Distância – 40 horas – destinado a pessoal iniciante, inclusive em final de graduação;

• MBA em Administração de Projetos (Turmas 12 e 13): MBA em Administração de Proje-tos – 600 horas;

• Curso de Formação em Gestão de Projetos (Turmas 29 e 30): Curso aberto de 120 horas destinado a profissionais com nível superior, iniciantes na área;

• Curso Gestão de Negócios e Projetos (Turmas 6, 7, 8, 9 e 10): Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Negócios e Projetos, com 460 horas, destinado a pessoas que já trabalham e/ou gerenciam projetos;

• Modulo Intenacional de Comtemporary and Emergent Topics in Project Management (Turmas 2 e 3): Curso de 40 hs realizado na University of La Verne, CA, EUA, como parte do MBA em Administração de Projetos;

• MBA Conhecimento, Tecnologia e Inovação (Turmas 17, 18 e19): Curso de MBA, com 600 hs, destinado a pessoal executivo, padrão FIA;

• Gestão da Inovação para a Competitividade (Turmas 1 e 2): Curso de Pós graduação, com duração de 460hs, destinado a profissionais que atuam na área de inovação ou ambicionem atuar nesta área;

• International Seminar on Management of Innovation at Bentley University: Curso de 40 horas realizadas nos EUA em parceria com a Bentley University;

• Gestão Socioambiental para a Sustentabilidade: Curso de Pós graduação, com duração de 460 horas, destinado a profissionais que atuam nas mais diversas áreas da administração;

• Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Negócios de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

b) Cursos de Educação Continuada In Company

• Curso de Pós Graduação Lato Sensu Especialização Excelência em Gerenciamento de Projetos para Alstom (Turma 3): Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Excelência em Gerenciamento de Projetos - 500 horas;

• Curso de Pós Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Negócios e Projetos – Con-sórcio Berrini (Turmas 2 e 3): Curso de Pós Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Negócios e Projetos – Consórcio Berrini 2 - 360 horas;

• Construtora OAS LTDA (Turma 9): Curso de Capacitação em Gestão de Projetos - 120 horas;• Curso de Formação em Gestão de Projetos – Bradesco (Turma 3): Curso de Formação

em Gestão de Projetos - 120 horas;• Curso de Gerenciamento de Projetos – Ferrous (Turma 1): Curso de Gerenciamento de

Projetos - 64 horas;• Curso de Pós Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Projetos

– COMGÁS (Turma 1): Curso de Pós Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Projetos - 600 horas;

de pesquisa, agências de coordenação e fomento à pesquisa e ao desenvolvi-mento, buscando a contínua capacitação de recursos humanos e o aprimoramento gerencial do sistema nacional de inova-ção. Suas atividades cobrem amplo leque de competências: política industrial e tec-nológica, indicadores de capacitação tec-nológica, gestão estratégica da tecnolo-gia, alianças tecnológicas, gestão de P&D ,administração de programas, e proje-tos, gestão de pessoal técnico, gestão do conhecimento, avaliação, etc.

O PGT/FIA foi criado em 2000, como um sucessor do Programa de Administração em Ciência e Tecnologia - PACTo, precursor e disseminador desse campo do conhecimento e prá-tica no Brasil. O PACTo foi criado em 1973, por professores do Departamento de Administração da FEA/USP, que compar-tilhavam interesses acadêmicos similares. Essa equipe de pesquisadores vem, desde então, dedicando-se à pesquisa, ao treina-mento e ao desenvolvimento de concei-tos e técnicas gerenciais para empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa, universidades, agências governamentais de coordenação e fomento à P&D, institui-ções de governo e outras organizações.

O PGT/FIA está estreitamente ligado ao PGT/USP (Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP), constituindo-se

no seu braço executivo no ambiente do Departamento de Administração da FEA.

O quadro técnico do PGT/FIA com-preende uma equipe básica, formada por professores do Departamento de Administração da FEA-USP e técnicos vinculados aos projetos. Uma extensa rede de colaboradores nacionais e inter-nacionais é acionada sempre que os pro-jetos requeiram a participação de espe-cialistas. Os membros da equipe básica concentram seus estudos, suas publica-ções, atividades de ensino e a orientação de alunos no campo da gestão da inova-ção tecnológica.

A seguir, são apresentadas as princi-pais atividades desenvolvidas pelo PGT em 2011, antecedidas por uma síntese das realizações. Em anexo, são destacadas as publicações de equipe-base.

Síntese das realizações em 2011

• 19 Cursos de Educ. Continuada Abertos;• 21 Cursos de Educação Continuada

“In Company”;• 5 Projetos de Consultoria;• 3 Livros publicados/organizados;• 8 Capítulos de livros publicados;• 28 Trabalhos completos publicados em

anais de congressos;• 12 Artigos publicados em periódicos;• 2 Artigos aceitos para publicação.

6362

Tendências, Realidade e Mitos” - Convi-dado: Sr. Paulo Carramenha (Diretor Pre-sidente da GfK CR Brasil).

Palestras

• Cos Analysis for Purchasing Management - Palestrante: Prof. Dr. Frederic Berttrand;

• Os Esforços de Distribuição no Setor de Serviços - Palestrante: Sr. Antonio Almeida - Diretor Executivo da Área de Distribution - HSBC Bank Brasil S.A.;

• Ciclo Gratuito de Palestras de Marketing para o Brasil em Crescimento - Tema: Administração do Marketing para Acesso aos Mercados Emergentes - Palestrante: Prof. Dr. Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi – Presidente da Fractal;

• Ciclo Gratuito de Palestras de Marketing para o Brasil em Crescimento - Tema: Impactos da Abertura de Capital das Empresas Brasileiras de Mídia - Pales-trante: Sr. James Akel.

4.6 - PROCED - Programa de Capa-citação da Empresa em Desenvol- vimento Coordenador: Prof. Dr. Almir Ferreira de SousaVice-Coordenadores: Prof. Dr. Adelino de Bortoli Neto e Prof. Dr. Roy Martelanc

O Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento é um núcleo de excelência no setor da pequena e da

4.5 - PROCEB - Programa de Comércio Exterior Brasileiro

Coordenadores: Prof. Dr. Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi e Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva

O PROCEB é um programa multidiscipli-nar de pesquisa, ensino e assessoria em comércio exterior, que desenvolve com-petências nesta área a partir da coopera-ção com outros programas e com grupos internacionais de estudo.

Entre as principais finalidades do pro-grama estão capacitação profissional em comércio internacional em diferentes níveis; desenvolver estudos e pesquisas nessa área de conhecimento; investir na disseminação de conhecimentos gera-dos mediante publicações; organizar um banco de dados com informações e refe-rências nessa área; oferecer serviços de assessoria e suporte a empresas, órgãos da administração pública e demais inter-venientes no comércio exterior.

Síntese das realizações em 2011

Fóruns

• VII Fórum de Administração Internacional - Tema: “Innovation em Marketing” - Pales-trante: Prof. Dr. Gilles Roehrich (Université Pierre Mendes France, Grenoble, França);

• VIII Fórum de Administração Interna-cional - Tema: “Consumo no Brasil:

• Curso de Pós Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Negócios e Projetos – BRAXIS (Turma 1) - 360 horas;

• ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inova-dores : Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Habitats de Inovação - 460 horas;

• SEFAZ – Escola Fazendária (Turma 1): • Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologia da Informação - 500 horas;• Programa de Capacitação da Escola Fazendária - 80 horas;• Cursos de Extensão FIA/Escola Fazendária – Várias Turmas;• Programa de Formação de Gestores de Capacitação - 80 horas;

• Living Construtora: Curso de Inovação e Estratégia para Baixa Renda - 60 horas;• ABDIB – Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústria Base: Curso de Internacio-

nalização e Estratégia Global na Indústria de Energia Elétrica - 48 horas;• Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô (Turma 3): Curso MBA de Excelên-

cia Gerencial – Turma 3, oferecido para funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô;

• Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô (Turma 3): Curso Gerenciamento de Projetos e Programas – Turma 3, oferecido para funcionários da Companhia do Metro-politano de São Paulo – Metrô;

• Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais: Programa de Capacitação em Gestão dos Processos de Inovação nas Organizações (com foco internacional), Turma 1, ofere-cido para funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais;

• SAE – PR: Estudo de Competitividade Socioambiental nos Setores Eletro-Eletrônico, Químico e Metal-Mecânico na China. (Contratado pela SAE-PR);

• COMGÁS: Estudo Técnico e Econômico sobre Modelos de Individualização em Edifícios com Medidor Coletivo;

c) Projetos de Consultoria

• Ministério do Esporte: Contrato 90/2010 - 2010/2011 - Apoiar a modelagem de Gestão na fase inicial de atividades da empresa brasileira de Legado Esportivo AS – Brasil 2016 e suporte técnico ao acompanhamento das Ações do Governo Federal necessárias à elaboração do Plano-Base Rio 2016;

• CBDU – Confederação Brasileira de Desportes Universitários 2011/2012: Desenvolvi-mento de estudos e pesquisas complementares com vistas a apoiar a CBDU na realiza-ção das ações necessárias na preparação do dossiê de candidatura da cidade de Brasília para sediar a Universíade 2017;

• SETUR – MG: Capacitação e Implantação da Gestão do Conhecimento para o Desen-volvimento Institucional do Turismo de Minas Gerais;

• APEX-BRASIL – AGÊNCIA BRASILEIRA: Assessoria no Desenvolvimento de um Programa de Internacionalização da Apex-Brasil;

• Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE: Levantamento das neces-sidades de espaço para a Fundação SEADE.

6564

palestras e de debates sobre temas inte-ressantes da atualidade empresarial. No 1º semestre, foi realizado um Gestão em Foco “especial” com o lançamento do Livro Melhores Trabalhos Práticos V, como pauta foram apresentados resu-mos dos 03 melhores trabalhos publica-dos no livro. No 2º semestre, foi promo-vido outro desses eventos sob o tema “Gestão do Tempo”, conduzido pelos pro-fessores Adelino De Bortoli Neto e Hélio Janny Teixeira.

Workshops e Palestras para PMEs em parceria com a FIESP

Por intermédio de um convênio entre FIA/ProCED e a FIESP, são desenvolvi-das atividades de interesse dos asso-ciados daquela instituição, tais como palestras, workshops e outros encontros técnico-acadêmicos, com o propósito de reaproximá-los da academia. No ano de 2011, foram realizados 4 Workshops nos seguintes temas:

• Planejamento das Necessidades de Caixa e Capital de Giro nas Micro Peque-nas e Médias Empresas;

• Plano de Marketing Aplicado às Micro, Pequenas e Médias Empresas;

• Planejamento e Controle do Lucro em Micro, Pequenas e Médias Empresas;

• Gestão Estratégica para Pequenas e Médias Empresas.

E também 3 Palestras nos seguintes temas:

• Como Desenvolver e Reter Talentos nas Micro, Pequenas e Médias Empresas;

• Como Avaliar o Valor do seu Negócio em Micro, Pequena e Média Empresa;

• Diferenciais da PME na Atração e Retenção de Talentos na Sociedade do Conhecimento.

Em todos os eventos tivemos um número representativo de participantes e as ava-liações respondidas pelos participantes foram satisfatórias.

ENED - Encontro da Universidade com Empresas em Desenvolvimento

Este evento tem por objetivos aproximar pro-fessores e pesquisadores da universidade, a empreendedores e gestores de empresas de Pequeno e Médio Porte, visando deba-ter temas que possam fortalecer a contri-buição desse importante segmento empre-sarial para o desenvolvimento da Economia Brasileira. O ENED é realizado anualmente pelo ProCED com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP. No IV ENED realizado em 19 de novembro de 2011, na sala da Congregação

média empresa, oferecido pela FIA. Este programa consolida a experiência da Fundação em ensino consultoria e pes-quisa voltados às empresas de pequeno e médio portes.

O programa objetiva contribuir para o desenvolvimento e a atualização da gestão das empresas por meio de ati-vidades de ensino e consultoria direta-mente voltados aos empresários e aos executivos; inovar no desenvolvimento de metodologias aplicáveis à administra-ção de empresas em desenvolvimento, com novos modelos de gestão; propiciar a troca de experiências entre profissionais de empresas nacionais e estrangeiras, e com docentes e pesquisadores; estudar a dinâmica das médias e das pequenas empresas, para facilitar a concepção de políticas públicas relativas a esse impor-tante segmento empresarial do país”.

Síntese das realizações em 2011

Curso: Aperfeiçoamento Didático apli-cado ao Ensino Superior, especialmente à Educação Executiva

O ProCED ofereceu aos professores o curso denominado - Aperfeiçoamento Didático aplicado ao Ensino Superior - especialmente à Educação Executiva, com a 01 turmas rea-lizada dos dias 25 à 29 de julho e a 2º turma dos dias 05 à 08 de dezembro de 2011. A iniciativa do teve como objetivo princi-pal propiciar aos professores que ministram aulas para a Educação Executiva a oportu-nidade de refletir sobre o papel do Docente em um Curso de MBA; consistindo em pro-cessos de ensino aprendizagem, técnicas e práticas de ensino, novas metodologias e formas de avaliação.

Módulos Internacionais: IIT - Illinois Institute of Technology - Chicago.

Neste ano, ocorreu a viagem da primeira turma de alunos executivos dos cursos MBA Gestão Empresarial, e dos cursos parceiros na realização dos módulos internacionais do ProCED: MBA Recursos Humanos, MBA Banking, MBA Finanças Empresariais, MBA Marketing, e Pós MBA.

Módulos Internacionais: Columbia University - NY.

O programa é uma parceria entre alguns cursos da FIA (coordenação do MBA Gestão Empresarial e participação dos cursos Pós MBA, MBA RH, MBA Finanças e MBA Banking) e a Columbia University - Center for Brazilian Studies, New York, uma das instituições de excelência no exterior que mantém laços com a nossa entidade desde 2002.

Em 2011 foi realizada a 7º turma que contou com a participação de alunos exe-cutivos do MBA Gestão Empresarial e do MBA Gestão de Negócios in company FIA/CATERPILLAR, e dos cursos par-ceiros na realização dos módulos inter-nacionais do ProCED: MBA Recursos Humanos, MBA Banking, MBA Finanças Empresariais, MBA Marketing, e Pós MBA.

Gestão Empresarial em Foco

Gestão Empresarial em Foco é a denomi-nação adotada pelo ProCED para desig-nar encontros periódicos promovidos pela coordenação do Programa, entre alunos e ex-alunos das diversas turmas, com o objetivo de favorecer oportuni-dades para networking, participando de

6766

& Center for Brazilian Studies (Columbia University) que proferiu palestra sobre o tema “Panorama Político e Econômico da América Latina no Século XXI - Por que a região vai tão bem economicamente? “, de 27 a 30 de junho, para os alunos dos cursos abertos e in company oferecidos pelo ProCED.

História da Inovação Empresarial nos EUA: Interações entre os setores público privado

Prof. Dr. Nicholas Miller Trebat - ECEX - Escola de Comércio Exterior (UFRJ) que proferiu palestra sobre o tema “História da Inovação Empresarial nos EUA: Interações entre os setores público privado” em 03 de agosto para os alunos dos cursos abertos e in company oferecidos pelo ProCED.

Palestra Remuneração de Executivos: Perspectiva Financeira

Prof. Dr. João Paulo Vieito – Vice Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Viana de Castelo (Portugal) que proferiu palestra sobre o tema “Remuneração de Executivos: Perspectiva Financeira” para os alunos dos cursos abertos e in company e, na oportunidade participou também como palestrante Seminário de Finanças “O que já aprendemos com a crise finan-ceira mundial?” realizado com apoio do PPGA/FEA/USP em 17 de setembro na sala da congregação da FEA/USP.

O que já aprendemos com a crise finan-ceira mundial?

Seminário de Finanças – “O que já apren-demos com a crise financeira mundial?” realizado com apoio do PPGA/FEA/USP em 17 de setembro na sala da congregação

da FEA/USP. O seminário propiciou um rico debate entre setores importan-tes da economia nacional e internacio-nal e a Universidade, contribuindo para a construção de uma sociedade cada vez mais crítica, com amplo acesso às informações, sendo capaz de construir seu próprio conhecimento. O evento foi organizado pelo Prof. Alexssandro Mello – Doutorando da FEA/USP, professor e consultor técnico do ProCED, sob a coor-denação do Prof. Almir Ferreira de Sousa.

Jantar de Confraternização dos Professo-res do ProCED

Foi realizado em 15 de dezembro de 2011, no The Bridge Restaurant, com o espírito de celebrar o encerramento de mais um ano de realizações. O ambiente foi har-mônico, houve sorteio e entrega de lem-branças para os acompanhantes dos pro-fessores que estiveram presentes.

Consultorias

Projeto de Consultoria para a empresa JOCAR - Direcionamento Financeiro

Projeto de 30 horas com o objetivo de realizar uma análise gerencial dos pro-cessos empresariais de gestão do esto-que, bem como determinar as ferramen-tas atualmente utilizadas.

Projeto de Consultoria para a empresa JOCAR - Planejamento Estratégico, Finan-ceiro e de Gestão de Pessoas

Projeto de 676 horas com o objetivo de realizar uma análise gerencial dos proces-sos empresariais de gestão estratégica

da FEA/USP, sob o tema “A Educação Executiva no Desenvolvimento das PMEs” foi suportado por uma pesquisa realizada pelo Doutorando Leo Raifur, como parte da sua Tese de Doutorado que se acha em andamento no PPGA/FEA/USP.

Inclusão de Gestão de PMEs como linha de estudo do SemeAD

Como um dos resultados do III ENED, rea-lizado em dezembro de 2010, a coordena-ção propôs e foi aceito pela coordenação do PPGA da FEA/USP, a inclusão de uma linha de estudos no Seminário de Estudos de Administração (SemeAD). No XIV SemeAD, realizado em outubro de 2011, o tema esteve presente ao evento com diversos trabalhos submetidos, 17 dos quais sendo aprovados para apresentação.

Site ProCED PME

Com apoio da equipe de consultoria do ProCED, foi desenvolvido e lançado site PME, tendo como principal objetivo dis-ponibilizar conteúdos e serviços volta-dos aos empreendedores, pesquisadores e demais interessados da comunidade.

Planos de Estudo como Instrumento de Aprendizado – MBA Gestão Empresaria

Foram incluídos na estrutura curricular do MBA Gestão Empresarial, e dos cursos in company oferecidos pelo ProCED, cinco Planos a serem desenvolvidos pelos alunos executivos como estraté-gia didática dos cursos. São os planos “Estratégico”, “de Marketing”, “de Carreira”, “de Resultados” e “de Negócios”, em cujos desenvolvimentos, ao longo do curso,

os alunos contam com a tutoria dos pro-fessores das respectivas áreas.

Visita a Empresas

Com o propósito de oferecer aos alunos dos cursos do ProCED a oportunidade de visitarem empresas, para perceberem a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula, a coordenação insere uma ou duas dessas visitas por semes-tre na programação regular dos cursos. Em 2011, as empresas visitadas foram RHODIA, DELPHI e Rede Globo.

Palestra no evento Ambiente Empresarial 2011, do Sindicato das Empresas de Ser-viços Contábeis e do SESCAP - Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Ceará

O ProCED foi convidado para minis-trar uma palestra no evento Ambiente Empresarial 2011, realizado em setembro no estado do Ceará, que teve como temá-tica central “Capacitação e inovação para micro e pequenas empresas: um dife-rencial para grandes negócios. A pales-tra foi ministrada pelo Prof. Alexssandro Mello – Doutorando da FEA/USP, profes-sor e consultor técnico do ProCED, sobre o tema “Estratégias de capacitação que realmente funcionam para MPEs”.

Palestras Internacionais

Panorama Político e Econômico da América Latina no Século XXI - Por que a região vai tão bem economicamente?

O Prof. Dr. Thomas J Trebat - Diretor execu-tivo do Institute of Latin American Studies

6968

Nesse sentido, a universidade concretiza seu papel de centro pesquisador arrojado, empenhado em criar e possibilitar a dis-seminação de novos processos, técnicas e teorias, contribuindo com a moderniza-ção, compartilhado-a com a sociedade.

Criado em 1978, o PROFUTURO ini-ciou suas atividades através do pro-jeto “Previsão e Análise Tecnológica do Proálcool - Programa Nacional do Álcool”. Desde então vem diversificando suas ati-vidades através de cursos, estudos e con-sultoria em planejamento estratégico, prospecção e apreciação tecnológica, ela-boração de cenários e análise e estrutura-ção de modelos (ISM) para a solução de problemas complexos.

Simultaneamente, o programa está se aprofundando no desenvolvimento e adaptação metodológica de técnicas prospectivas principalmente nos setores de energia, transporte, telecomunicações e novas tecnologias. Orientando para tra-balhos multidisciplinares, conta com uma equipe de engenheiros, administrado-res e economistas, além de especialistas externos como colaboradores.

A filosofia de trabalho empregada apóia-se na particularização de cada pro-jeto, seja ele de pesquisa, consultoria ou nos cursos realizados. Procura-se conhecer e entender os problemas e necessidades da organização contratante para moldar o tra-balho a ser desenvolvido às especialidades identificadas. Assim, cada projeto tem orien-tação própria e está estruturado segundo características particulares.

A equipe do PROFUTURO é orientada para trabalhos multidisciplinares, com engenheiros, administradores e econo-mistas, além de especialistas externos. Conta também com a colaboração de

pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Mantém um estreito relacionamento com outras unidades da USP e intercâmbios internacionais frequentes com as universidades de Cambridge (Inglaterra), EM Lyon (França), Vanderbilt (EUA) e Lingnan (China).

Síntese das realizações em 2011

• Publicação de 15 livros e capítulo de livros;• Mais de 90 publicações em anais de

congressos e artigos completos publi-cados em periódicos;

• Diversas pesquisas com resultados divulgados na mídia, com mais de 180 entrevistas concedidas para programas de televisão e rádio, jornais e revistas;

• Participação ativa de professores e alunos brasileiros e do exterior;

• Realização de viagens técnicas interna-cionais para visitas e estudos (América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e India).

Pesquisa prospectiva aberta para divulgação

Técnica Delphi

É uma técnica utilizada pelo programa desde o início dos anos 80, para ajudar a identificar tendências e eventos futuros, com a participação de um grupo de espe-cialistas sobre o tema. O PROFUTURO também realizou a primeira pesquisa Delphi Eletrônica, realizada pela internet, que se tem conhecimento, e vem utilizando a rede com muito sucesso para a sua apli-cação sobre os mais diversos assuntos.

O método é adequado para grupos de mais de 30 participantes, que intera-gem num período de dois a seis meses,

• Analisar o custo das vendas;• Realizar análises para suporte a deci-

sões financeiras;• Propor forma de cálculo e interpretação

de indicadores de geração de valor;• Propor as primeiras bases para ela-

boração de um Plano de Resultados Financeiros (orçamento) para 2011;

• Elaborar recomendações para aumen-tar a rentabilidade do negócio.

4.7 - PROFUTURO - Programa de Estudos do Futuro

Coordenador: Prof. Dr. James Terence Coulter Wright

O Programa de Estudos do Futuro (PROFUTURO) tem por missão auxiliar empresas e instituições públicas e priva-das a aprimorar seus processos de plane-jamento, para que possam prever e lidar com as transformações do seu ambiente de negócios, aproveitando as oportuni-dades para construir um futuro desejável. Apoia projetos de estudos prospectivos e desenvolvimento de tecnologia de indústrias e outras organizações.

São oferecidos cursos abertos de curta duração e cursos in company, para gestão de empresas. Tratam-se de cursos de curta duração com foco especializado em pros-pecção de gestão estratégica e cursos com especialização latu sensu, nos moldes dos MBAs (Master in Business Administration).

com a elaboração de um planejamento estratégico, processos financeiros que serão estabelecidos através do controle orçamentário e uma efetiva política de recursos humanos que serão definidas no manual de organização.

Projeto de Consultoria para a empresa GPI - Avaliação de Empresas

Projeto com o objetivo de desenvolver projetos de avaliação de quatro empre-sas para a consolidação em um Fundo de Investimentos.

Projeto de Consultoria para a empresa MINASTRAT - Plano de Negócios

Projeto de 162 horas com o objetivo de desenvolver um Plano de Negócios para viabilização da abertura da empresa.

Projeto de Consultoria para a empresa Além da Arte - Plano Financeiro

Projeto de 100 horas com o objetivo é rea-lizar uma análise gerencial dos processos financeiros que serão estabelecidos atra-vés do controle orçamentário.

Projeto de Consultoria para as empresas Trimax Participações e Administração LTDA (controladora) visando aprimo-rar a qualidade de gestão de sua contro-lada Ipanema Indústria e Comércio De Bebidas, razão social de Via Natural, na área financeira

Projeto de 90 horas com o objetivo de:• Extrair e interpretar os relatórios dos

sistemas existentes visando a fornecer suporte para decisões gerenciais;

7170

Consultorias

Análise Estratégica do Quadro Organiza-cional / EMAE

Apoiar o Departamento de Recursos Humanos da EMAE na revisão estra-tégica do quadro de funcionários da empresa para posterior submissão aos agentes controladores da mesma, através da experiência e competência técnica de consultores especializados e com conhe-cimento dos processos internos de uma empresa geradora de energia elétrica.

Praticando a Responsabilidade Social Corporativa: Expandindo Alianças para Fortalecer Grupos Civis/Novartis

Neste projeto, o Profuturo desenvolveu, em parceria com o Instituto GESC e com a Novartis, pesquisas internacionais e projetos de extensão com escolas parcei-ras pelo mundo, divulgando sua capaci-dade de mobilizar as redes de ex-alunos (Alumini), publicando assim, os resulta-dos das pesquisas e desenvolvimento de projetos em periódicos internacionais. Os resultados destas pesquisas foram apresentados em um workshop com con-vidados internacionais da Novartis.

Inovadefesa - Inovação Tecnológica para a Defesa Agropecuária

O principal objetivo deste projeto foi ava-liar os resultados, quantificando os bene-fícios advindos do desenvolvimento e transferência das tecnologias fomen-tadas. Para atingir este objetivo foi desenvolvido e aplicado um Sistema de Avaliação de Desempenho - SAD para

os projetos, incluindo avaliação dos resul-tados até o momento e a gestão do pro-cesso de pesquisa.

Suporte a elaboração de cenários de crescimento econômico para o Brasil e o Estado de Minas/ SEBRAE/MG

O objetivo deste trabalho é apoiar o SEBRAE/MG em um estudo de pros-pecção, a fim de identificar tendências relevantes para um panorama geral futuro dos principais indicadores dos setores da economia brasileira, conside-rando em especial as particularidades de Minas Gerais.

Desenvolvimento de Metodologia Asso-ciada a Software para Mitigar a Inadim-plência / Eletropaulo

Neste projeto foi desenvolvido metodo-logia para a redução da inadimplência e incremento do sucesso de cobran-ças de dívidas de clientes. A pesquisa contemplou a questão da prioridade na cobrança de dívidas, a forma efetuá-la, as possibilidades de negociação, a operacio-nalização da negociação e análise da pro-pensão à inadimplência. O contexto em questão tratou não da decisão de con-cessão de crédito, mas do apoio à identifi-cação de situações potenciais de inadim-plência e do apoio à escolha de formas alternativas de cobrança. Suporte a Avaliação de Cases do Pro-grama Best Performance 2011

O objetivo deste trabalho foi apoiar a McCann Erickson Publicidade no pro-cesso de avaliação de cases do Programa

permitindo a participação efetiva de um grande número de envolvidos. O Delphi possibilita uma troca estruturada entre os participantes, definindo as abordagens prioritárias resultantes de uma visão de consenso dos participantes. A operacio-nalização da pesquisa ocorre com o uso da internet, onde um formulário com ela é disponibilizado para os participantes, mediante uma senha.

Eventos abertos

Em 2011, o PROFUTURO realizou 17 pales-tras gratuitas abertas ao público em geral, que contou com a presença de aproxi-madamente 900 participantes. Além dos eventos organizados, a equipe do pro-grama também participou como pales-trante em eventos externos e em feiras internacionais.

Seminários

Durante o ano de 2011 foram realizados dois seminários abertos à comunidade, com divulgação do PROFUTURO.

Os eventos, oferecidos gratuitamente aos interessados, visaram a promo-ção de uma maior interação entre a FIA e as atividades acadêmicas da FEA/USP. Os seminários objetivaram apresentar o conteúdo dos trabalhos de conclusão

de curso dos alunos do MBA Executivo Internacional à comunidade acadêmica, além de executivos e empresários, pro-movendo um debate sobre assuntos relevantes e atuais.

Registrados na Biblioteca Nacional através do ISBN (International Standard Book Number), simplifica-se, através dele, a busca e a atualização bibliográfica, con-tribuindo para a integração cultural entre os povos.

21° Seminário: As Perspectivas Pós-Crise para o Brasil na Próxima Década

Com o objetivo de analisar e propor refle-xões sobre os temas de inovação e sus-tentabilidade, organizações e liderança, tendências e novas oportunidades foram apresentados os trabalhos de conclusão de curso dos alunos da 37ª turma do MBA Executivo Internacional.

22° Seminário: Inovação em Busca da Competitividade e Geração de Valor

Com o objetivo de analisar e propor reflexões sobre os temas de Inovação e Projetos, Organizações e Governança, Tendências e Novas Oportunidades, foram apresentados os trabalhos de con-clusão de curso dos alunos da 38ª turma do MBA Executivo Internacional.

7372

MBA em Gestão de Negócios FIA - Harald (in company)

Curso de capacitação para interpretar o ambiente econômico, as forças com-petitivas, as oportunidades de desenvol-ver novos negócios e conceitos, técnicas e experiências de implantação eficaz de ações e projetos estratégicos.

MBA em Gestão de Negócios Imobiliários - Gafisa (in company)

Curso de capacitação para interpretar o ambiente econômico, as forças compe-titivas, as oportunidades de desenvolver novos negócios e conceitos, técnicas de implantação eficazes de ações e projetos estratégicos em seu setor de atuação.

Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios - Editora Abril (in company)

Programa voltado para o desenvolvimento de competências de gestão, visando a capa-citação, atualização e desenvolvimento dos gerentes da empresa para atuarem com sucesso em um nível mais abrangente em ambiente de negócios competitivo.

Pós-graduação em Geopolítica, Estratégia e Negócios Latino Americanos (aberto)

Curso com o objetivo de oferecer um con-junto articulado de informações e análises sobre um dos mercados que mais crescem no mundo, em seus vários setores, incor-porando as dimensões dos processos de integração regional, acordos regionais, con-vergências e divergências regulatórias às análises econômicas. Elementos de política e geopolítica também serão apresentados.

O curso tem forte perfil interdisciplinar e conta com profissionais e temas de diver-sos campos como economia, ciência polí-tica e administração, tendo como objetivo capacitar os participantes aos desafios regionais necessários para o sucesso de suas estratégias internacionais na região.

Customer Relationship Management - Harald (in company)

Treinamento apresentando os prin-cipais conceitos de CRM – Customer Relationship Management, visando esti-mular o pensamento e a visão voltada para o cliente em seus colaboradores.

Marketing B2B – Gestão de Competitivi-dade - Harald (in company)

Treinamento apresentando os principais conceitos de Marketing B2B, estimulando o pensamento e a visão voltada para o cliente em seus colaboradores.

Finanças para Não-financeiros - Gafisa (in company)

Programa voltado para a atualização téc-nica em finanças gerais e do setor imo-biliário para os profissionais que exercem cargos de liderança na empresa, visando a capacitação, atualização e desenvolvi-mento de seus gerentes e diretores para atuarem com sucesso em um ambiente econômico turbulento e competitivo.

Workshop de Marketing - Editora Abril (in company)

Workshop tendo como objetivo estu-dar a aplicação de conceitos críticos em

Best Performance 2011, da MasterCard, com vistas a reestruturar o escopo do pro-jeto, identificando as melhores práticas e premiando as equipes de melhor perfor-mance, de forma transparente e estimu-lando a participação dos emissores.

EDP

Analisar as perspectivas futuras e os impactos técnicos e econômicos da intro-dução dos veículos elétricos no Brasil, em especial nas áreas de concessão de distri-buição do grupo EDP. Assim sendo, serão identificados e analisados possíveis mode-los de negócio de interesse para a EDP nestes cenários.

Cursos

O PROFUTURO tem uma longa expe-riência na execução de cursos, progra-mas, seminários e treinamentos em geral, incluindo o MBA Executivo Internacional da FIA, que foi o pioneiro do Brasil, criado em 1992, e considerado o melhor MBA Executivo segundo a Revista Você S/A e o Financial Times.

Além dos cursos abertos de curta e longa duração, como o MBA (Master Business of Administration), desenvol-vemos cursos in company para empre-sas e associações, moldados especifica-mente em função das necessidades de cada instituição. Os cursos podem ser focados para as diversas áreas da admi-nistração e em diversos formatos espe-cíficos, elaborados sob medida, em áreas de: planejamento, gestão estratégica, lide-rança, negociação, previsão de tecnolo-gias e mercados, entre outras. A relação de 2011 inclui:

MBA Executivo Internacional (aberto)

Programa de pós-graduação para exe-cutivos sênior que visa estimular a com-petência, a capacidade de liderança e o auto-desenvolvimento, por meio de um aperfeiçoamento contínuo de conheci-mentos e de uma intensa troca de experi-ências entre seus participantes.

International MBA - In English (aberto)

Curso inovador no âmbito de educação executiva no Brasil, baseado no conte-údo e experiência de 15 anos com o MBA Executivo Internacional. Metade do curso foi ministrado em inglês, para um público de 27 a 37 anos, com o grande diferen-cial de ter alunos estrangeiros na compo-sição da turma, o que permite uma ampla troca de experiências com uma turma multicultural. Em 2011 tivemos alunos da Alemanha, Suécia, Itália, Portugal, EUA, Dinamarca, Coréia, Suiça, Camarões, Espanha e Brasil.

Americas MBA (aberto)

Curso preparatório de executivos para posições de liderança em empresas internacionais, aprofundado o conhe-cimento da economia, cultura e mode-los de gestão das Américas. Com aulas ministradas em inglês, o programa é rea-lizado em um ano de aulas quinzenais, aprofundando os conceitos “core” de um MBA Internacional, e mais quatro módu-los intensivos no Brasil, Canadá, EUA e México durante a segunda metade do curso. São imersões em universidades líderes nas quatro mais importantes eco-nomias das Américas.

7574

tecnologia ”computação em nuvem” em diferentes níveis do governo brasileiro.

Brazil entering the third administration by the worker’s party - Imperial College- Legacy Ventures

Programação de palestras para alunos do MBA da universidade.

Estratégia de Negociação no Brasil - Indiana University - Austral Group

Programação de palestras para alunos do MBA da Kelley School of Business da uni-versidade de Indiana.

Doing Business in Brazil - Simon Fraser University

Programação de palestras para alunos do MBA da universidade.

Brazil entering the third administration by the worker’s party - UCD Michael Smurfit Graduate Business School - Future Studies Research Journal: Trends and Strategies

Programação de palestras para alunos do MBA da UCD Michael Smurfit Graduate Business Scholl University College Dublin.

Publicações

Future Studies Research Journal: Trends and Strategies

Em 2011, o Profuturo lançou o terceiro volume da revista “Future Studies Research Journal: Trends and Strategies”. Sua função é divulgar a produção intelectual sobre estudos do futuro e estratégias das

organizações, democratizando o conheci-mento e valorizando pesquisas acadêmi-cas inéditas e avanços teóricos e empíricos na área de Administração. Todos os méto-dos empíricos são bem-vindos, incluindo pesquisa quantitativa, qualitativa, pes-quisa de campo, experimentos e combi-nação de diferentes métodos, assim como ensaios teóricos. É importante que os arti-gos explicitem as contribuições teóricas e empíricas no campo do estudo do futuro e da estratégia.

Editada em inglês e português com acesso livre pelo site “www.revistafuture.org”, a publicação semestral, é dirigida ao público de pesquisadores, professores, estudan-tes e tomadores de decisão de alta quali-ficação que atuam na área de administra-ção de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e internacio-nais. A publicação tem como premissa dis-seminar o conhecimento dos estudos sobre o futuro e auxiliar as empresas a idealiza-rem novas maneiras de gerir os negócios.

4.8 - PROGEP - Programa de Estudos em Gestão de Pessoas

Coordenadores: Prof. Dr. André Luiz Fischer e Prof. Dr. Joel de Souza Dutra

O Programa de Estudos em Gestão de Pessoas - PROGEP tem como foco os assuntos relacionados à gestão de pes-soas e para tanto desenvolve atividades

marketing discutidos sob o ponto de vista do Grupo Abril.

Melhores Práticas de Gestão de Proces-sos Estratégicos (aberto)

Fórum concebido para integrar a expe-riência prática dos executivos, em uma série de workshops voltados para a troca de experiências e delineamento das melhores práticas de gestão com bench-marks de processos críticos em cada um dos temas abordados.

B2W Viagens e Turismo (in company)

Programa voltado para o desenvolvi-mento de competências de feedback, usando esta ferramenta de forma cons-trutiva, visando a capacitação, atualização e desenvolvimento de seus gestores para atuarem com sucesso em um ambiente econômico turbulento e competitivo.

Gestão da Liderança Estratégica

Curso com o objetivo de apresentar ferra-mentas práticas para o líder eficaz, tendo como suporte um novo conceito de lide-rança enquanto realização de atos que auxiliam as equipes a atingirem suas metas levando-se em conta aspectos processu-ais, sócio-emocionais e estratégicos.

Gestão de projetos - Drager (in company)

Programa voltado para a atualização téc-nica em gestão de projetos para os profis-sionais da Dräger, visando sua capacita-ção, atualização e desenvolvimento para atuarem com sucesso em um ambiente econômico turbulento e competitivo.

Liderança para o futuro - B2W viagens e turismo (in company)

Programa voltado para o desenvolvimento de competências de gestão de pessoas e de liderança orientadas para o futuro, visando a capacitação, atualização e desen-volvimento de seus gestores para atuarem com sucesso em um ambiente econômico turbulento e competitivo.

Estratégia de Produto - Embraer (in company)

Programa voltado para o desenvolvi-mento de estratégia de produto, visando a capacitação, atualização e desenvolvi-mento de seus colaboradores para atua-rem com sucesso em um ambiente eco-nômico turbulento e competitivo.

Negociando com Pessoas Difíceis

Análise de questões desde a prepara-ção até a resolução de situações em que ocorram impasses ou a necessidade de abandonar o processo.

Vendas Consultivas de Serviços - Correios (in company)

Curso com o objetivo de apresentar con-ceitos teóricos e práticos, a partir de aulas expositivas, exercícios em grupo e ativi-dades em geral para capacitar os partici-pantes para a venda consultiva.

Workshop Cloud Computing (in company)

Workshop para administradores públi-cos brasileiros com o objetivo de atuali-zar, capacitar e estimular o pensamento criativo para implementar o uso futuro da

7776

Relatório setorial (personalizado)

Apresenta as informações de práticas da gestão de pessoas, percepção dos funcio-nários em relação à qualidade do ambiente de trabalho, comparando o desempenho da empresa às 10, 150, empresas do setor e demais participantes da pesquisa.

IQAT - Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho

Destaca e analisa os resultados de sua empresa, com base na percepção dos grupos de colaboradores, comparando os resultados das 10 e 150 melhores.

IQGP - Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas

Disponibilizado em meio impresso e digi-tal, descreve e analisa os principais resulta-dos da empresa relacionados a cada uma das áreas de Gestão de Pessoas, como Liderança, Carreira e Remuneração, e com-para com os resultados das 10 e 150 melho-res e com grupos de empresa de referência.

Pesquisa “As Melhores Empresas para Começar a Carreira”

Em 2011 foi finalizada a primeira edição da pesquisa “As Melhores Empresas para

Começar a Carreira”, realizada em parce-ria com a Editora Abril e DMRH cujo obje-tivo era selecionar as melhores empresas para que os jovens iniciem suas carreiras. Seus resultados, junto com as 30 empre-sas selecionados, foram publicados na edição de maio da revista Você S/A.

Nos meses seguintes, os instrumentos de pesquisa foram reformulados e apri-morados de acordo com os resultados da primeira edição. Além da exposição da FIA na publicação, nos sites e nos even-tos relacionados à pesquisa, adquirimos bancos de dados dos jovens e sua per-cepção além das práticas oferecidas pelas empresas a esse público para pesquisas e artigos acadêmicos.

Pesquisa Delphi

Após a etapa de pesquisa bibliográ-fica e preparação de instrumentos de pesquisa, entre fins de 2009 e março de 2010, foi realizada a etapa confirma-tória da Pesquisa Delphi 2010. Nesta etapa, executivos, consultores e pesqui-sadores opinaram quanto às priorida-des estratégicas e incorporação de polí-ticas e práticas de gestão de pessoas no Brasil ao longo da década de 2000. O relatório de pesquisa foi redigido no segundo semestre de 2010 e sua divul-gação foi feita a partir de abril de 2011.

voltadas à educação profissional conti-nuada, pesquisa e também atendimento às empresas, pesquisadores e estudan-tes. Este relatório traz informações relati-vas às atividades da equipe do PROGEP nestes campos.

A coordenação do PROGEP é com-posta por duas coordenadorias execu-tivas: coordenadoria executiva de pes-quisas e coordenadoria executiva de educação Suas principais atividades são:

Coordenação executiva de pesquisas

Pesquisa “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”

A pesquisa teve sua equipe parcialmente renovada e suas atividades foram reor-ganizadas, priorizando o aprimoramento e documentação de atividades. O aten-dimento às empresas foi realizado por meio da venda de relatórios gerados a partir dos resultados da pesquisa. Estas vendas foram realizadas tanto por atendi-mento telefônico quanto através de visi-tas a empresas para apresentação da metodologia e dos produtos oferecidos pelo PROGEP.

A equipe encarregada da pesquisa desenvolve todos os anos relatórios de informações gerenciais a partir dos da base de dados da pesquisa “As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar – Guia Exame Você S/A”. Com base na edição de 2011, houve reformulação dos relatórios, agregando-se mais informa-ções aos documentos e organizando-as de maneira a facilitar sua aplicação no dia a dia das organizações.

Além da reformulação, foram desenvol-vidos dois novos formatos de documentos,

privilegiando, em um deles, a visão de cada setor da economia e no outro, o estudo de retenção desenvolvido na edição da pes-quisa em 2011. Seis relatórios foram dispo-nibilizados para o mercado, divulgando os resultados da pesquisa.

Relatório de Benchmarking

Detalha os resultados da pesquisa, apon-tando as principais diferenças entre as 10, as 150 e as demais empresas que participaram da pesquisa. São dados os seguintes enfoques: perfil das organiza-ções e população dos funcionários; rela-ção das melhores práticas de gestão rea-lizadas pelas empresas em cada um dos temas; resultados da percepção dos fun-cionários em relação à qualidade do ambiente de trabalho e dados referentes às práticas de gestão.

Relatório de retenção (personalizado)

Apresenta e analisa os principais aspec-tos de retenção apontados pelos mais 130 mil respondentes desagregados por: 10 e 150 melhores empresas, setor de atu-ação, gerações (faixas de idade) e cate-goria funcional (cargos). Traz, também, as informações da participação da empresa no guia das melhores e estabelece uma análise dos principais fatores de reten-ção apontados pelos colaboradores na organização.

Relatório setorial (padrão)

Semelhante ao Relatório Benchmarking, seu foco é o setor solicitado, compa-rando-se às 10, 150 e demais empresas participantes da pesquisa.

7978

O PROGESA – Programa de Gestão Estratégica Socioambiental, fundado em Dezembro de 2004, foi pensado para desenvolver conhecimentos e instrumen-tos técnico-gerenciais para solucionar problemas e implantar práticas de gestão socioambiental, com abordagens sistêmi-cas, fundamentando-se nos princípios do Desenvolvimento Sustentável.

Com a missão de produzir e disseminar conhecimentos, instrumentos e tecnologias em Gestão Estratégica Socioambiental, seus objetivos estabelecem a consolidação de empresas parceiras que adotem estra-tégias alinhadas com o Desenvolvimento Sustentável, a capacitação de profissionais e multiplicadores nos conceitos e práticas no âmbito de atuação do PROGESA, bem como a produção de estudos e pesqui-sas que resultem em visibilidade junto aos meios técnico-científicos e à mídia em geral.

As atividades realizadas pelos membros da equipe do PROGESA incluem as seguin-tes áreas:

Extensão e cultura

• Avaliação de artigos para FAPESP;• Avaliação de artigos para o CNPq;• Organização do XIII ENGEMA - Encontro

Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente, realizado em dezembro de 2011.

Educação, treinamento e consultoria

• Curso de pós-graduação Gestão Socio-ambiental para a Sustentabilidade;

• Curso in company para a BRASKEM: Programa de Formação de Lideranças em Desenvolvimento Sustentável;

• Curso in company para o Grupo Camargo Correa: Gestão do Carbono;

• Consultoria sobre capacitação e sobre implantação da gestão do conheci-mento para o turismo de Minas Gerais - Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais;

• Consultoria sobre Estudo Da Metodo-logia De Gestão Aplicada No Programa de P&D da Comgás;

• Participação na disciplina EAD- Estraté-gias Empresariais e Mudanças Climáticas (Ênfase na Inovação e Competitividade).

Pesquisa e formação

Gestão Socioambiental e da Inovação Tec-nológica e a sua Relação com a Interna-cionalização e a Sustentabilidade em uma Economia de Baixo Carbono (MCT/CNPq)

Projeto de pesquisa com duração de 24 meses, conforme o edital MCT/CNPq14/2009.

Formação em Administração na Era da Globalização e da Tecnologia (FIPSE/CAPES)

O objetivo geral é aumentar os compo-nentes internacionais e interculturais de formação educacional em administra-ção, por meio da parceria de quatro ins-tituições, lideradas pela USP e BENTLEY, e suas respectivas parceiras locais, UFPR e TEXAS. Os focos específicos são:

• Desenvolver um currículo comum de disciplinas e estabelecer uma colabo-ração de pesquisa entre os professores das universidades consorciadas;

• Possibilitar a mobilidade dos estu-dantes de graduação a uma universi-dade estrangeira;

O planejamento desta pesquisa prevê a realização de uma etapa de prospecção de tendências e prioridades em gestão de pessoas para o horizonte temporal de até 2015.

Grupo de estudos sobre Gestão de Carreira e Sucessão

Foram realizados encontros do grupo de estudos em gestão de carreira e suces-são, com foco em produção de artigos e palestras sobre o assunto, além da dis-cussão de conceitos e teorias.

Gestão de Pessoas e Gestão do Conheci-mento nas Organizações

Foram realizados encontros do grupo de estudos com foco em produção de artigos e na organização de um livro sobre ten-dências recentes em gestão de pessoas.

Cursos

MBA Recursos Humanos

• MBA RH (4 turmas).

Especializações

• Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas (5 turmas);

• Especialização em Consultoria de Car-reira (2 turmas).

Curta duração

• Curso Administrando a Remuneração em Ambientes Competitivos (1 turma);

• Programas de Desenvolvimento: Mento-ring, Couseling e Coaching (1 turma);

• Gestão do Conhecimento, Educação Corporativa e Aprendizagem Organiza-cional (1 turma);

• Gestão por Competência (1 turma);• Gestão de Carreira e Sucessão (1 turma);• Modelos e Conceitos para Gestão da Qua-

lidade de Vida no Trabalho (1 turma);• Diagnóstico e Ferramenta BPSO para

Gestão da QVT (1 turma);• Gestão Avançada de Qualidade de Vida

no Trabalho (1 turma).

Extensão à distância

• Curso de Extensão da Educação Corpo-rativa à Distância (1 turma).

In Company

• Programa de Capacitação para a equipe de RH da Magneti Marelli (1 turma);

• Programa de Capacitação para a equipe de RH da FIAT/MG (3 turmas);

• Programa de Desenvolvimento Coaching, Mentoring e Counseling - CPFL (1 turma);

• Curso de Capacitação em Gestão por Competência para os Gestores da Sanofi Aventis (6 turmas);

• Curso Administrando a Remuneração em Ambientes Competitivos - Itaú (6 turmas).

4.9 - PROGESA - Programa de Gestão Estratégica Socioambiental

Coordenador: Prof. Dr. Isak Kruglianskas

8180

4.10 - PROINFO-EDU - Programa de Tecnologia de Informação para Ensino e Trabalho Colaborativo

Coordenador: Prof. Nicolau Reinhard

O Programa de Tecnologia de Informa-ção para Ensino e Trabalho Colaborativo (PROINFO-Edu) tem por objetivo desen-volver e disseminar Tecnologia de Infor-mação na Administração, através de pes-quisa, educação, consultoria, treinamento e desenvolvimento de Sistemas. Ainda que esta área tenha uma longa tradição acadêmica, a popularização recente de recursos como a Internet, comunicação de banda larga, multimídia, inteligência artifi-cial, bem como a integração de múltiplos meios de comunicação, levaram a uma rápida expansão de soluções para suporte ao ensino e trabalho colaborativo.

Áreas tradicionais de pesquisa, como a administração, psicologia, educação e sociologia têm contribuído muito para os seus avanços. No entanto, o componente tecnológico destas soluções, por ser a sua parte mais visível, tem recebido grande aten-ção, tendo se desenvolvido muitos produ-tos nos meios acadêmicos e empresariais.

O PROINFO-Edu propõe-se a pesqui-sar e avaliar estas tecnologias, adaptando e criando soluções adequadas à nossa realidade. A complexidade desta tecnolo-gia e a rapidez do seu desenvolvimento justificam o seu tratamento diferenciado

através de um programa, observando-se, no entanto, que os seus resultados serão insumos para as outras áreas de pes-quisa mencionadas.

As principais linhas de pesquisa do PROINFO-Edu são:

• Gestão de Tecnologia da Informação• Gestão de Mídias Digitais;• Aspectos Organizacionais de Tecnolo-

gia da Informação;• Informática na Administração Pública• Modelagem de Dados;• Gestão da Qualidade da Informação• Metodologia de Desenvolvimento de

Sistemas de Informação;• Informatização de Micro, Pequenas

e Médias Empresas;• Desenvolvimento de sistemas para

Internet (portais empresariais e ambien-tes de educação à distância);

• Inteligência Competitiva;• Sistemas de Apoio à Decisão.

O PROINFO-Edu apóia os professores participantes do programa através de infra-estrutura (operacional e logística), assinaturas de revistas e compra de livros. Também fornece suporte finan-ceiro ao seu corpo técnico e operacio-nal através dos recursos financeiros dos projetos realizados por membros do Programa.

Participam do PROINFO-Edu profes-sores e pesquisadores do Departamento de Administração da FEA/USP, professo-res visitantes e pesquisadores do exte-rior, além de técnicos especializados, os quais têm realizado pesquisas acadêmi-cas e atividades de educação, consultoria e treinamento nas seguintes áreas:

• Promover a sua aptidão cultural em um contexto diferente;

• Capacitá-los na proficiência de um idioma estrangeiro;

• Proporcionar a eles uma participação nas comunidades locais a fim de valo-rizar o empreendedorismo.

XIII Encontro Nacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente

Concessão de auxílio financeiro a projeto de natureza científica, tecnológica ou de inovação/CAPES.

Estratégias Sustentáveis para a Inovação Tecnológica no Ensino e na Pesquisa em Administração e Gestão/CAPES

O objetivo é promover a geração e a dis-seminação do conhecimento voltado para a inovação tecnológica comprome-tida com o desenvolvimento sustentável nos eixos temáticos: modelos de ensino inovadores e desenhos curriculares na graduação e na pós-graduação e forma-ção de professores na pós-graduação e estratégias de educação continuada.

Gestão Socioambiental e da Inovação Tecnológica e a sua Relação com a Inter-nacionalização e a Sustentabilidade em uma Economia de Baixo Carbono/CNPq

O estudo propõe-se a compreender como as práticas de gestão socioambiental e de inovação tecnológica influenciam a inter-nacionalização e a sustentabilidade das empresas industriais brasileiras, em espe-cial do setor químico, no contexto de uma economia de baixo carbono. A pesquisa caracteriza-se como uma investigação de

natureza predominantemente quantita-tiva, envolvendo, em parte, um estudo de natureza qualitativa.

Os resultados da pesquisa devem levar à identificação de elementos impor-tantes para o desenvolvimento dessa área de conhecimento, gerando uma con-tribuição relevante para a produção cien-tífica do país.

Além disso, a vinculação do eixo temá-tico formado pelas práticas de gestão empresarial ao processo de internaciona-lização e de desenvolvimento sustentável em empresas brasileiras do setor químico tem por objetivo entender a interrelação desses temas, uma temática emergente e de reconhecida importância estratégica para o Brasil no momento econômico e tecnológico vigente.

Seu interesse maior é estimular o desenvolvimento de estudos desta natureza no contexto emergente de eco-nomia de baixo carbono e as implicações decorrentes para o futuro do país atuando como global player.

Gestão para o desenvolvimento susten-tável e competitividade/CNPq

Projeto dirigido ao entendimento de como as práticas de gestão tecnoló-gica comprometida com o desenvolvi-mento sustentável relacionam-se com a competitividade em empresas brasilei-ras internacionalizadas ou em processo de internacionalização, visando a desen-volver um ferramental teórico-concei-tual voltado às condições locais, visando apoiar as empresas brasileiras na inten-sificação da participação no mercado internacional e subsidiar a formulação de políticas públicas.

8382

• Vice-Coordenadoria de Pesquisas do Departamento de Administração da FEA/USP;• Membro do Comitê Científico no CONTECSI – Congresso Internacional de Gestão da

Tecnologia e Sistemas de Informação, promovido pelo TECSI Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação da FEA/USP;

• Membro do Comitê Científico do Congresso Anual de Tecnologia de Informação (CATI), realizado pelo Centro de Informática Aplicada (CIA) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP);

• Membro do Conference Committee do Information Resources Management Associa-tion (ConfIRM);

• Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD;

• Coordenação da Comissão de Cultura e Extensão do Departamento de Administração da FEA/USP;

• Membro do Conselho Supervisor da CTI - Coordenadoria de Tecnologia da Informação da USP;• Membros da Comissão de Avaliação de trabalhos do ENANPAD;• Membros da Comissão de Avaliação de trabalhos do ENADI;• Editor de periódicos: RAUSP – Revista de Administração da USP, FACEF Pesquisa

e REGE – Revista de Gestão USP;• Membro do Conselho Editorial de Periódicos: REGE. Revista de Gestão USP, RAE Eletrô-

nica (Online), BASE, E & G. Economia e Gestão e outros;• Revisor de periódicos: RAUSP – Revista de Administração da USP, REAd - Revista Eletrô-

nica de Administração, FACEF Pesquisa, BAR Brazilian Administration Review, Revista ANGRAD, Journal of Global Information Management, RESI : Revista Eletrônica de Sis-temas de Informação etc.

Atividades de Consultoria, Assessoria e Treinamento

Os professores e pesquisadores do PROINFO-Edu têm realizado trabalhos nas seguintes áreas:

• Administração da Função Informática;• Metodologias de Modelagem e Desenvolvimento de Software;• Aplicações de Inteligência Artificial e Redes Neurais;• Sistemas de Apoio à Decisão;• Mercado de Produtos e Serviços de TI;• Informática na Administração Pública;• Prospecção e Avaliação de Novas Tecnologias;• Impactos da TI nas Organizações e Sociedade;• Treinamento Assistido por Computador e Suporte Computacional a Trabalho de Grupos; • Capacitação e Treinamento em Tecnologia da Informação;• Processos de Inteligência Competitiva• Terceirização dos Serviços de TI

• Gestão da Função Tecnologia da Informação;• Automação de Processos Administrativos;• Projeto e Desenvolvimento de Sistemas;• Prospecção, Avaliação e Aplicação de Novas Tecnologias;• Capacitação e Treinamento em Tecnologia da Informação.

Além dessas atividades, os integrantes do PROINFO-Edu participam de grupos de tra-balho, Comissões e Conselhos, de diversas entidades privadas, da USP e da adminis-tração pública estadual e federal, além de sociedades profissionais no País e no Exte-rior, tais como:

• ACM - Association for Computing;• CS/IEEE - Computer Society;• AIS - Association for Information Systems (National Secretary for Brazil);• Membro do Conselho da SIGLead-AIS;• Membro do International Editorial Review Board e também do International Journal

of e-Collaboration;• Associate Editor do e-Service Journal da Indiana University Press;• Membro de Editorial Review Board do Journal of Global Information Technology Mana-

gement (JGITM);• Membro do Conselho Editorial da Revista de Administração Contemporânea;• Associate Editor do e-Service Qu@rterly – A Journal of Electronic Services in the Private

and Public Sector;• Conselho Técnico-Científico (CTC) do Instituto de Tecnologia de Software (ITS);• Comitê Gestor do CONIP – Congresso de Informática Pública;• Associate Editor, Journal of Global Information Management, Idea Group Publishing;•• Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (ABEP);• Membro da Comissão Avaliadora e Julgadora do Prêmio Conip;• Presidência do Conselho Diretor do Programa Pró-Aluno da Pró-Reitoria da USP;• Vice-Diretoria da FEA/USP;• Vice-Presidência da Comissão de Pesquisas da FEA/USP;• Membro da Comissão Científica para avaliação dos trabalhos do SEMEAD – Seminá-

rios em Administração da FEA/USP;

8584

• Prêmio CONIP de Excelência no Judiciá-rio 2011.

• ASUG Impact Awards - Grupo de Usuá-rios da SAP no Brasil 2011

Convênios com outras Instituições

Houve convênio entre FIA e PwC no âmbito do curso de pós em Análise, Pre-venção, Detecção e Riscos de Fraudes Empresariais e com a EGP - Universidade do Porto, também no âmbito do curso pós Análise, Prevenção, Detecção e Riscos de Fraudes Empresariais.

O PROINFO hospeda, mantém e admi-nistra o conteúdo do Observatório de Práti-cas de Tecnologia da Informação e Comu-nicação na Gestão Pública – Observe-gov. O portal tem por objetivo disseminar infor-mações sobre iniciativas de sucesso, incentivar o desenvolvimento de comu-nidades de prática e promover a criação de repositórios de informações e indica-dores para outras fontes de referência na gestão pública. O acesso é público é gra-tuito mediante cadastramento.

4.11 – PROMARK - Programa de Marketing e de Serviços

Coordenador: Prof. Dr. Marcos C. Campomar

O PROMARK, com expertise em gestão de marketing, atua com pesquisa, consultoria e qualificação profissional, principalmente

apresentados os trabalhos que cada um está desenvolvendo, suas metodologias e as principais fontes de pesquisas.

O Grupo de Sistemas de Informação baseia-se na disseminação do conheci-mento através de compartilhamento da informação e de formação de cada partici-pante com intuito de servir como uma fonte de colaboração continua para a gestão do conhecimento na área.

Nesse sentido, o esforço para que essa gestão seja contínuo, nossos colaboradores compartilham e apresentam suas experiên-cias, e também, recebemos pesquisadores de outras universidades que contribuem muito para que o PROINFO esteja atuando na fronteira do conhecimento.

Apresentação de pesquisadores aos nossos colaboradores

Recebemos a visita do prof. Manoel Veras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que apresentou as principais áreas de pesquisas e sobre Datacenter em 25 de outubro de 2011. Também rece-bemos a visita da professora e pesquisa-dora Dra. Marlei Possebon, da HEC Uni-versity, Canadá, sobre pesquisas e temas estudados naquela universidade e pro-postas para pesquisas conjuntos em 01 de novembro de 2011.

Além disso, durante o ano de 2011, os pro-fessores e pesquisadores vinculados ao Proinfo participaram da Comissão Avalia-dora e Julgadora dos Prêmios:

• CONIP 2011 - 17º Congresso de Inova-ção e Informática na Gestão Pública

• E-Gov 2011 - Prêmio Excelência em Governo Eletrônico

O PROINFO-Edu conta, ainda, com a cola-boração de professores visitantes e parcei-ros de pesquisa no Brasil e Exterior, bem como alunos de Pós-Graduação, que atra-vés dele realizam suas pesquisas de tese.

Prêmios e Homenagens Recebidos

Prof. César Alexandre de Souza. Menção Honrosa no 18 SIICUSP com o aluno Renato Cardoso Verdegay, ECA/USP.

Atividades de Consultoria e Assessoria

Abaixo relacionamos as atividades de con-sultoria e assessoria coordenadas pelos docentes vinculados ao PROINFO-Edu:

Projeto 11.102 - Sociedade Bíblica do Brasil

Coordenado pelo Prof. Sergio Luiz de Oli-veira Assis, foi uma consultoria visando agilizar a transferência de todos os con-ceitos apresentados no diagnóstico, atra-vés de trabalhos de “counselling”

Sociedade Bíblica do Brasil

Implementação das recomendações sobre práticas de gestão e de uma nova estrutura organizacional, além de uma nova organização logística para a SBB.

Eletrobrás

Desenvolvimento de Estudos técnicos especializados e pesquisas voltados à Gestão Orientada a Resultados e Geren-ciamento de Projetos, com o foco no cres-cimento e fortalecimento do papel das empresas Eletrobrás no setor Elétrico Nacional e Internacional.

Banco CNH

Diagnóstico com análise funcional e tec-nológica das soluções de sistema atual-mente em uso e pesquisa de alternativas de mercado para as aplicações “core” do Banco CNH Capital.

Atividades de Treinamento

Além das atividades de Consultoria e Assessoria, o PROINFO-Edu coordena o MBA Gestão da Tecnologia de Informação que mais uma vez, recebeu o prêmio de melhor curso de MBA em Gestão de Tec-nologia da Informação da revista Você S.A. O PROINFO-Edu realizou ainda os seguin-tes cursos de pós-graduação lato-sensu e in company:

• Curso Técnicas de Data Mining - Turma 1;• Curso de Modelos de Data Mining -

Módulo 3 - Turma 2;• Pós Graduação Lato Sensu de Espe-

cialização em Análise de Dados e Data Mining - Turma 1 e 2;

• Curso Análise Exploratória de Dados e Amostragem - Turma 2;

• Curso de Pós Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Fraudes Empresa-riais - Turma 1 e 2;

• Formação Profissional para Gestão de Contratos - FIA/Schahin - Turma 1, 2 e 3.

Eventos, Palestras e Outras Atividades

Os professores e pesquisadores do Proinfo participam do Grupo de Sistemas de Informação, onde se discutem, atra-vés de seminários mensais, o estado da arte e as tendências em Sistemas e Tec-nologia de Informação. Além disso, são

8786

Cursos de curta duração

Permitem uma visão geral dos temas em estudo. Carga horária inferior a 80 horas-aula.

Cursos de média e longa duração

Cursos com carga horária superior a 80 horas-aula, que abordam os assuntos de forma mais abrangente e/ou profunda.

Cursos setoriais

Orientam-se para setores específicos, per-mitindo ampliar conhecimentos sobre o seg-mento no que se refere aos aspectos estra-tégicos e operacionais de suas empresas.

Cursos in company

Adaptados às necessidades das organi-zações contratantes (temas, carga horária, local de ensino, datas, horários, material didático, exercícios, número de de partici-pantes etc).

Curso de pós-graduação

Curso de pós-graduação lato sensu desti-nado aos executivos com formação supe-rior, visando ao aprimoramento da gestão dos negócios no varejo.

Pesquisa

A seguir, é apresentada relação das pes-quisas realizadas pelo Programa (algu-mas em parceria com empresas) divididas em Séries anuais, Trimestrais, Mensais e por Estudos do Mercado de Consumo.

Série Intenção de Compra no Varejo

Desde o quarto trimestre de 1999, a Felisoni Consultores Associados e o PROVAR e publica trimestralmente uma série de estudos sobre a demanda de bens de con-sumo duráveis e semiduráveis. O propósito da pesquisa é indicar aos varejistas a inten-ção de compra e de gasto dos consumido-res para o trimestre subsequente.

São investigadas as expectativas com relação à compra de dez categorias de produtos, incluindo: linha branca, eletro-eletrônicos, telefonia e celulares, informá-tica, eletroportáteis, automóveis, informá-tica, cine e foto, material de construção, e cama, mesa e banho. Deve-se ressaltar que, mais do que realizar previsões sobre demanda, o objetivo precípuo do trabalho é apontar tendências.

Série Intenção de Compra na Internet

Em agosto de 2002, foi firmada uma parce-ria entre o PROVAR/ Felisoni Consultores Associados e a E-bit, empresa especia-lizada em informações do comércio ele-trônico, para a realização de uma série de estudos sobre a intenção de compra e de gasto na internet. Denominada ini-cialmente Expectativa de Consumo na Internet, essa série teve seu nome alte-rado para Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra na Internet a partir do quarto trimestre de 2007.

Entre as categorias pesquisadas estão: linha branca, informática, telefonia e celu-lares, viagem e turismo, CDs, DVDs, livros e revistas, cosméticos, perfumaria e saúde, produtos para casa, eletroeletrônicos e uti-lidades domésticas de pequeno porte.

para empresas e organizações do Setor de Serviços está entre os primeiros progra-mas institucionais da FIA. Criado em 1985, dedicou-se ao longo dos anos a projetos de consultoria, pesquisa aplicada e capa-citação na área de marketing para orga-nizações de diferentes portes e setores, além de pesquisas acadêmicas e publica-ções no Brasil e exterior.

No decorrer dos últimos anos as ati-vidades do programa mantiveram uma ênfase em serviços, o que resultou, em 2000, na atualização da denominação para PROMARK Serviços, marca utilizada atualmente. O programa reúne professo-res de diversas instituições de renome, incluindo do Departamento de Adminis-tração da FEA, alunos de cursos de gra-duação, mestrado e doutorado, além de profissionais e especialistas convidados.

4.12– PROVAR - Programa de Administração de Varejo

Coordenador: Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

O Programa de Administração de Varejo - PROVAR foi criado em 1992 com o obje-tivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor, que é um dos maiores do terciário da economia brasi-leira e grande empregador de mão-de--obra. O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos

e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo.

O PROVAR tem o objetivo de promover pesquisas, estudos, publicações, consul-toria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Entre as atividades realizadas pelo programa destacam-se:

• Consolidação como o maior centro aca-dêmico de investigação nas áreas de varejo e mercado de consumo no Brasil;

• 19 viagens internacionais para visitas e estudos sobre o varejo (Estados Unidos e Europa);

• 19 livros publicados;• Envolvimento de alunos do mestrado

e doutorado da FEA e também de outras faculdades;

• Envolvimento regular de mais de cerca de 70 professores;

• Forte presença na mídia (mais de 800 inserções na imprensa por ano);

• Participação de mais de 25 pesquisado-res em caráter permanente;

• Produção de mais de 70 teses sobre o mer-cado de consumo, varejo e distribuição;

• Publicação de mais de 150 artigos;• Realização de mais de 10 mil horas por

ano de programas de treinamento;• Realização de projetos de consultoria e

educação no Brasil, na América Latina (México, Chile, Argentina e Colômbia) e Estados Unidos;

• Treinamento de mais de 7 mil profissio-nais por ano.

Educação continuada

O PROVAR oferece cursos que abrangem as principais áreas de interesse do mer-cado de consumo de bens e serviços.

8988

de Nova York e de Youngstown (Ohio) com a Youngstown State University (www.ysu.edu). Em Nova York procura-se orien-tar as visitas para as operações diferen-ciadas (luxo). A visita a Ohio tem o pro-pósito de apresentar aos participantes as grandes cadeias varejistas americanas.

O programa é composto por aulas, pales-tras e visitas técnicas a empresas varejistas americanas. As visitas são acompanhadas por executivos das empresas visitadas e monitoradas por professores. Ao final de um conjunto de visitas, são discutidas as experiências das empresas visitadas.

Série E-flation

O E-flation – Índice de Inflação na Internet foi concebido pelo PROVAR e Felisoni Consultores Associados com o intuito de monitorar a precificação de produtos con-sumidos de maneira on-line, o que possibi-lita, para consumidores e varejistas, a aná-lise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio desse canal.

Dada a dinâmica do comércio virtual, em que decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos, fica fácil entender que esse canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.

O E-flation, apresenta mensalmente uma análise comparativa dos preços gerais e por categorias: Linha Branca, Viagem e Turismo, Brinquedos, Produtos para Casa, Perfumaria, Telefonia, Informática, Eletroeletrônico, CD e DVD, Livros e Automóveis.

Série Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro

O Grupo de Prevenção de Perdas do PROVAR em parceria com a Felisoni Consultores Associados realiza a Série Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro. O estudo que tem como objetivos forne-cer aos executivos parâmetros setoriais para comparação com os programas de prevenção de perdas adotados por suas empresas, bem como apresentar tendên-cias do setor.

Publicações

Um dos principais objetivos do PROVAR é realizar e fomentar a elaboração de estu-dos e de pesquisas sobre o varejo de bens

e serviços. Dessa maneira, o PROVAR é responsável pela elaboração e publica-ção de 18 livros sobre o varejo e o mer-cado de consumo.

Série Varejo Competitivo

Desde 1996, o PROVAR realiza anualmente um concurso para selecionar artigos sobre varejo que serão editados em livro. O obje-tivo principal é divulgar trabalhos recentes na área, que tenham interesse tanto para o estudioso acadêmico da Administração de Varejo como para o administrador ou empresário que atua profissionalmente no setor. Tipicamente concorrem em cada cer-tame 50 a 60 trabalhos, dos quais serão escolhidos cerca dez que irão compor o volume do ano da série. A escolha é feita por uma comissão formada por professo-res da FIA, da FEA/USP e de outras reno-madas instituições de ensino. Programas Internacionais

Varejo nos Estados Unidos

Os programas internacionais têm como objetivo propiciar aos participantes uma visão crítica das estratégias das empre-sas (americanas e européias) ligadas direta ou indiretamente ao varejo de bens e serviços, por meio da observação e da análise contextualizada dos diferentes formatos de negócios. São direcionados a empresários, diretores, gerentes e pro-fissionais ligados às atividades do varejo de bens e serviços.

O Curso Internacional Intensivo de Extensão no Varejo nos Estados Unidos é composto por duas atividades distintas e independentes: programas nas cidades

Responsabilidade social e Comunicação

Balanço Social FIA / Compromisso Social 5

9392

mínimo por morador e estar na faixa etária de 17 a 23 anos. O processo seletivo é feito por meio de avaliação socioeconômica, prova de conhecimentos gerais e redação, avaliação psicológica e entrevista.

A FIA tem buscado multiplicar esse pro-jeto, estimulando ações de responsabili-dade social na área da educação, a partir de parcerias com organizações em geral para a formação de novas turmas do cursi-nho pré-vestibular. Para isso, o projeto que tem dado excelentes resultados, necessita de apoio e doações para se manter e conti-nuar a realizar os sonhos de jovens caren-tes. As empresas e organizações interes-sadas podem participar adotando uma turma ou contribuindo com cotas de patro-cínio para formá-las.

Em 2011, o projeto atendeu 41 alunos e os resultados obtidos mostram 79% de alunos aprovados em cursos vestibulares. No mesmo ano, como exemplo, o aluno Diogo Cesar dos Santos foi aprovado em medicina da UFRJ.A cada ano os resulta-dos, em consonância com a experiência do programa, atingem resultados expressivos, conforme pode ser observado na tabela 4.

O CAPJOVEM e a Faculdade FIA de Administração e Negócios.

A Faculdade FIA de Administração e Negó-cios foi idealizada e concretizada em 2010, e tem como missão realizar ações educa-cionais, com vistas à formação de profissio-nais com capacidade técnica, autonomia intelectual, senso de justiça e humanidade, a partir da construção do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

A cada semestre a Faculdade FIA de Administração e Negócios possibilita aos alunos concluintes do CAPJOVEM o ingresso no curso de graduação em Administração. Em 2011 foram atendidos quatro alunos oriundos do Projeto Social.

5.3.2 - CAPEXECUTIVO - Programa de Aperfeiçoamento Profissional

O CAP Executivo, realizado em parce-ria com a ABA – Associação Beneficente Anhembi, é um programa social da FIA com a proposta de proporcionar melho-res condições de empregabilidade aos profissionais que aspiram retornar ao

Tabela 4

Ano

2002

2003

2004

2005

2006

34

44

104

24

63

11

21

63

10

44

32%

48%

61%

42%

69%

Alunos %Aprovados Ano

2007

2008

2009

2010

2011

66

32

28

30

41

60

26

26

27

22

91%

81%

93%

90%

79%

Alunos %Aprovados

Porcentagem anual de aprovados no Programa

5.1 - Balanço Social FIA

Diante do consenso quanto ao papel das organizações para a redução das discre-pâncias sociais que limitam o desenvol-vimento da sociedade brasileira, a FIA tem procurado assumir uma responsabi-lidade crescente no sentido de contribuir nessa direção.

Este capítulo sintetiza os esforços empreendidos ao longo de 2011, cujos resultados são verificados nos proje-tos sociais mantidos pela FIA, no contí-nuo aperfeiçoamento de seu corpo de coordenadores, docentes e colaborado-res, na contribuição ao Departamento de Administração da FEA/USP, bem como na ampla produção intelectual apresen-tada nos anexos.

Os dados apresentados neste Balanço Social 2011 corroboram com os ideais de uma organização completa, atuando em harmonia com seus públicos interno e externo e com a sociedade de forma geral.

5.2 - Compromisso Social

Durante o ano de 2011 a FIA deu continui-dade às suas contribuições sociais, que são expressas pelo cumprimento de sua missão, por meio da formação de recursos humanos em suas atividades educacio-nais e para o aprimoramento das políticas públicas, constatados na realização de seus projetos, que devem ser avaliados na sua essência, pois os quadros a seguir demons-tram alguns aspectos relevantes em cum-primento ao exercício da sua missão.

A FIA reafirma seu compromisso no sentido de contribuir para a diminuição das desi-gualdades sociais e para a oferta de novas perspectivas de vida e carreira a jovens e profissionais. Esse compromisso está expresso em iniciativas que contemplam, dentre outros, o apoio financeiro e de infra-estrutura a organizações parceiras, a reali-zação de projetos de assessoria e também à continuidade dos projetos sociais, como o CAPJOVEM e o CAPEXECUTIVO.

5.3 - Projetos Sociais

5.3.1 - CAPJOVEM - Projeto Social de Capacitação Acadêmica e Profissional

O Projeto Social de Capacitação Acadê-mica e Profissional – CAPJOVEM foi ideali-zado em 2002 e, nesse período, já atendeu a 493 jovens de baixa renda. Os números comprovam a sua eficiência com elevados índices de aprovação em vestibulares con-corridos para universidades públicas e par-ticulares, através do ProUni.

O projeto visa preparar o aluno carente para competir, em igualdade de condi-ções, nos concursos de vestibular. Como alternativa a um eventual sistema de cotas para acesso à universidade, a Fundação acredita que o jovem necessita ser pre-parado para a vida acadêmica, possibi-litando a ele ter um bom desempenho e conclua o curso no qual ingressará.

O candidato deve ter cursado o ensino médio integralmente em uma institui-ção da rede pública de educação; possuir renda bruta familiar mensal de um salário

5 - Responsabilidade social e Comunicação

9594

da AMBA-FIA, tais como apoio à organi-zação, divulgação e realização de even-tos; apoio administrativo e assessoria ao desenvolvimento dos diversos projetos executados pela Associação.

Projetos realizados em 2011

GESC Redecard (Turma III)

Foi realizado em parceria com o Instituto Redecard, no período de Março a Junho, curso de capacitação com as disciplinas de Estratégia, Projetos, Marketing e Comu-nicação, Captação de Recursos, Gestão Financeira e Marco Legal. O projeto teve a participação de 10 Organizações Sociais, 2 Consultores da Redecard e 15 Consulto-res do IGESC.

GESC Redecard: Aldeias Infantis SOS

Realizado no período de Agosto a Novem-bro de 2011, em parceria com o Instituto Redcard, com o foco de ampliar e diversificar a Captação de Recursos, com foco do Brasil, bem como ampliar e fortalecer a incidência

das Aldeias junto ao poder público para monitorar, cobrar, criticar e colaborar na for-mação e, principalmente, na aplicação de políticas públicas relacionadas à promoção, defesa e garantia integral das crianças, ado-lescentes e jovens.

Como contexto geral, há a estratégia da organização, considerada em termos de cada localidade onde se encontram localizadas as Unidades de Acolhimento das Aldeias. O projeto está dividido em diversos estados brasileiros, dentre eles Manaus, Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

49° GESC Aberto

Realizado na sede da FIA, no perí-odo de Março a Julho. Participaram 10 Organizações Sociais, 22 Consultores Sociais, 2 Coordenadores Sociais e 11 Instrutores Sociais.

Instituto Jacarandá de Educação Infantil

Realizado nos período de Fevereiro a Agosto de 2011, prestação de serviços do IGESC na

mercado de trabalho. O curso é gratuito e destinado a profissionais em disponibi-lidade no mercado de trabalho há mais de quatro meses, graduados em quaisquer áreas de conhecimento e que atendam aos pré-requisitos do processo de sele-ção de avaliação para o ingresso.

O curso privilegia abordagens práti-cas voltadas para a tomada de decisões no âmbito das empresas e instituições em geral. A revisão da estrutura curricular para a terceira turma ampliou o curso de seis para sete módulos, totalizando 252 horas aula ministradas ao longo de dez meses. O corpo docente é formado por professores da FIA e da FEA/USP, com experiência em treinamento de executi-vos e com vivência empresarial, além de convidados selecionados.

A coordenação é de responsabilidade do Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa e do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Mori Luporini, este representando a Associação Benefi-cente Anhembi, parceira da FIA no desen-volvimento do programa.

A quinta turma do Curso de Aperfeiço-amento Profissional – CAP Executivo teve início em março e conclusão em dezem-bro de 2011, com 37 alunos. A média etária era de 42 anos. Durante o curso 26 alunos conseguiram recolocação.

5.3.3 - Meio Ambiente

A experiência da FIA na área de meio ambiente se expressa em ações de pre-servação e conscientização em relação ao uso de recursos hídricos e energéticos. Em todas as suas unidades são realizadas campanhas para economia no uso de água e cuidados para uso de energia elétrica, com lembretes aos usuários e treinamento

dirigido aos funcionários da Fundação. Outra forma de atuação nessa área é o programa de coleta seletiva, a qual já se tornou hábito na Fundação.

5.3.4 - Coleta Seletiva

O programa de coleta seletiva “FIA Recicla” tem como principal objetivo minimizar impactos ambientais a partir das ativida-des desenvolvidas. A reciclagem e a coleta seletiva têm um papel fundamental, pois diminuem a quantidade de lixo encami-nhada aos aterros sanitários, preservando o meio ambiente e a qualidade de vida.

A equipe responsável pela limpeza das unidades da Fundação recebeu treinamento para fazer a seleção e armazenagem dos recicláveis coletados. A Flacipel — empresa do grupo Multilixo, responsável pelo reco-lhimento do lixo orgânico — foi contratada para retirada, triagem e comercialização dos materiais para a indústria recicladora.

5.3.5 - Apoio institucional à AMBA-FIA

A Associação dos Alunos e Ex-Alunos dos MBAs da FIA é uma organização sem fins lucrativos, formada por empresários, exe-cutivos e profissionais liberais, que desde 1993 atua na transferência de tecnologia de gestão às instituições sociais.

Tem por missão promover o desenvol-vimento pessoal e profissional dos seus associados valorizando a ação voluntá-ria como prática da cidadania e respon-sabilidade social. A Associação trabalha para que o executivo seja um empreen-dedor social, contribuindo na construção de uma sociedade inclusiva.

A FIA oferece diversas formas de apoio ao desenvolvimento das atividades

9796

• Artigo: Cenários para o etanol de segunda geração no Brasil.

Adalberto Américo Fischmann

APEC• Seminário: “Competing in the New

Innovation-Driven Global Economy: interdisciplinary research, experimentation and breakthrough knowledge”.

APTR• Artigo: O Etanol de Segunda Geração

no Estado de São Paulo: Um Estudo de Stakeholder Analysis (revisão e tradução;

• Artigo: A.Freight Transport Industry – Respostas aos Avaliadores; B. Artigo: Scenários for the Brazilian Road Freight Transport Industry – trechos (Revista Internacional Foresight);

• Artigo: The second generation ethanol in Brasil: a study of stakeholder analysis.

Ademir Antônio Ferreira

APEC• Evento: Congresso IAMOT

Alceu Salles Camargo Júnior

APTR• Artigo: Production and supply of biofuels

in sociotechnical transitions: the case of ethanol in Brazil (PICMET).

Alessandra de Ávila Montini

APTR• Artigo: Fatores influentes na perda

financeira após o descumprimento da Basiléia para empréstimos de varejo em instituições financeiras europeias (Latin American Business Review).

Ana Akemi Ikeda

APEC• Veículo: Academy of Marketing Science

Annual Conference.

Ana Cristina Limongi França

APEC• Veículo: I Congresso Lusófono de Com-

portamento Organizacional.

Andres Rodriguez Veloso

APEC • Veículo: Academy Science Annual

Conference.• Veículo: ENEFA e BBR Conference.APTR• Artigo: Fatores que influenciam o com-

portamento de consumo de preservati-vos por adolescentes.

Antônio Carlos Aidar Sauaia

APEC• Veículo: 8TH.• Veículo: XI Colóquio Internacional

sobre Gestão Universitária na América do Sul.

Antônio Cesar Amaru Maximiano

APEC• Veículo: Advanced Topics in Project

Management.

Bernadete de Lourdes Marinho

APTR• Artigo: Costurando a Brasilidade na

gestão da moda (BALAS).

construção de indicadores de desempenho, a partir da caracterização do trabalho reali-zado pelo Instituto Jacarandá e da caracteri-zação do trabalho realizado por instituições similares, trabalhando na construção de um contexto para avaliação qualitativa do tra-balho realização, bem como permitir a apre-sentação de sugestões e recomendações.

Evento Social Grande Oeste

Realizado em 1° de julho de 2011, com a apresentação da palestra “O Setor Privado como Agente Social no Processo de Desenvolvimento e Transformação”. O evento foi realizado no formato de conferência, voltado para o fortaleci-mento das relações entre os três seto-res da sociedade envolvendo os municí-pios que integram a Região Grande Oeste Metropolitana de São Paulo.

Projeto FEASA

Realizado de 18 a 22 de Julho de 2011. Com aulas de Projetos ministradas pelo IGESC (oficina de Projetos).

Projeto Fundação Alphaville

Iniciado em 2011 para a construção de indicadores, de resultados e de impactos junto à Fundação Alphaville, conside-rando os três pilares da sua atuação junto à comunidade.

Ciclo de Palestras

A Associação dos MBAs também deu continuidade em 2011 ao ciclo de pales-tras destinados aos participantes da Associação Ex-Alunos dos MBAs da FIA.

• Talk Show com CEOs Especial: “Os Novos Desafios da Mulher Executiva”, realizado em 30 de agosto de 2011 – Convidada Jurema de Aguiar de Araújo e Márcia Bolé;

• Talk Show com CEOs: “Sustentabi-lidade, Cultura e Valores”, realizado em 30 de Junho de 2011 – Convidada Marise Barroso;

• Talk Show com CEOs: “Gestão Baseada em Confiança”, realizado em 30 de Agosto de 2011 – Convidado Roberto Lima.

5.4 - Relação de Apoio à Pesquisa em 2011

A seguir estão descritas as ações empreen-didas pela FIA como apoio ao Departamento de Administração. As ações estão identi-ficadas conforme o enquadramento dos apoios destinados, quais sejam:

• APCI - Apoio para incentivo à produtivi-dade científica;

• APEC - Apoio para participação de eventos científicos;

• APEF - Apoio para pesquisas financia-das por agências de fomento;

• APTR - Apoio técnico à redação da publicação.

Abraham Sin Oih Yu

APTR• Artigo: Electric Vehicles: Struggles In

Creating a Market / Aliança e Coopera-ção: Uma Análise das Estratégias Tec-nológicas do Set (PICMET);

• Artigo: Alianças e Cooperação: Uma Análise das Estratégias Tecnológicas do Setor Petrolífero no Desenvolvimento de Biocombustíveis (PICMET);

9998

development activities - the 3M Dust Suppressant Project Case. Innovative culture and product development success at Cristália - a Brazilian high technology company of the pharmaceutical sector;

• Artigo: Estratégia de Aquisição de Empresas para a Inovação Tecnológica: Práticas Gerenciais e Fatores Críticos de Sucesso (IAMOT);

• Artigo: Comércio eletrônico e seus impactos na estrutura organizacional: um estudo de caso sobre a descentrali-zação do e-commerce.

APEC• Veiculo: IAMOT.

Eduardo Kazuo Kayo

APEC• Veiculo: ANPAD 2011

Geraldo Luciano Toledo

APTR• Artigo: Luxury and Trading Up: An

Investigation on Brazilian Consumer Profiles in the Luxury and Premium Market;

• Artigo: The triple helix model as a basis for the development of a local productive arrangement (technology cluster) in Brazil (Congresso Triple Helix).

Graziella Maria Comini

APTR• Artigo: Especificidades da Gestão de

Pessoas no Terceiro Setor; Mapea-mento de Competências Individuais em Organizações do Terceiro Setor: um estudo de caso.

APEC • Veículo: 1º Fórum BID para Desenvolvi-

mento de Base da Pirâmide na Amé-rica Latina e Caribe; Enapegs; Colloquim SEKN.

Isak Kruglianskas

APTR• Artigo: The improving environmental

permitting through performance-based regulation: A case study of São Paulo State, Brazil (Journal of Cleaner Production).

APEC• Veículo: Bristish Academy of Management.

José Augusto Giesbrecht da Silveira

APTR• Artigo: As Teorias e a Prática da Interna-

cionalização (Iberoamerican).

João Maurício Gama Boaventura

APTR• Artigo: Resumo – Strategic Manage-

ment Society International Meeting• Artigo: Scenarios for the Brazilian

Road Freight Transport Industry (Journal Foresight).

APEC• Veículo: ANPAD.

José Roberto Ferreira Savoia

APTR• Artigo: Testando o CAPM Condicional

Não-Paramétrico no Mercado Acionário Brasileiro (BALAS).

• Artigo: Agency Theory and the Executive Compensation Program (BALAS).

Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi

APTR• Artigo: The Influence Of Long Term

Involvement Whith The Product In Building an Opinion Leader (IAMOT).

Cesar Alexandre de Souza

APEC• Veículo: Congresso Conf-IRM 2011

(Intenational Conference on Information Resources Management).

Cláudio Antônio Pinheiro Machado Filho

APEC• Veículo: VIII International Agribusiness

PAA-PENSA Conference.

Décio Zylbersztajn

APTR • Artigo: The Role of Empirical Research

for the Study of Complex Forms of Governance in Agroindustrial Systems: Looking Ahead.

• Artigo: Property Rights and Strategy: Rent Appropriation and Contractual Design (10th Wageningen, Holanda).

APEC• Veículo: 21st Annual IFAMA Woeld

Forum and Symposium Frankfurt, Germany June 20-23, 2011.

Edison Polo

APTR• Artigo: Reflexões Sobre a Estratégia do

Oceano Azul: uma comparação com as estratégias de Ansoff, Porter e Hax & Wilde (IAMOT).

• Artigo: Empreendedorismo e Compe-titividade Global: uma análise multiva-riada de dados. O Interesse do Jovem em se tornar Empreendedor: Estudo Quantitativo com Graduandos em Administração.

Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos

APTR• Artigo: Impact of R&D internationalization

on the coordination of new product

101100

Brazilian Multinationals (European Management Journal).

• Artigo: The Role of subsidiaries from emergiang economies – survey involving the largest brazilian multinationals.

• Artigo: Born globals from emerging makets: the Internationalization of Brazilian Technology- Based Firms (Entrepreneurship in Emerging Markets).

Nuno Manoel Martins Dias Fouto

APTR• Artigo: Valoração de Atributos de Qua-

lidade no Preço de Veículos Populares Novos (RAUSP).

• Veiculo: RAM.

Paulo Roberto Feldmann

APEC• Veículo: CASIC – Center for Advanced

Studies in International Competitiveness.

Paulo Tromboni de Souza Nascimento

APTR• Artigo: Production and Supply of

biofuels in sociotechnical transitions: the case of ethanol in Brazil (PICMET).

Roberto Sbragia

APTR• Artigo: Technological Innovation

Strategy: A Case Study In Brazilian Subsidiaries of MNCs (IAMOT).

• Artigo: Proposição de um framework para o processo de desenvolvimento de pro-dutos com inovações radicais (IAMOT).

• Artigo: Artigo Tese (Culture and Per-formance Of Global-Project Teams:

A Study in Brazilian Multinationals) (IAMOT).

APEC• Veículo: IAMOT e ALTEC.

Ronaldo Zwicker

APTR• Artigo: Entendendo as Avaliações

de Sistemas de Informação: uma perspectiva interpretativa (Making Sense of Information Systems Evaluations: an interpretive perspective) (Journal of Strategic Information Systems).

Rosa Maria Fischer

APEC • Veículo: SEKN e EnANPAD.

Sílvio Aparecido dos Santos

APTR• Artigo: Empreendedores corporativos em

empresas de grande porte do sul do Brasil: A associação entre tipos psicológicos e competências empreendedoras (APAS).

• Artigo: Gestão do Conhecimento, Orien-tação para o Mercado, Inovatividade e Resultados Organizacionai: um Estudo em Empresas Instaladas no Brasil (JISTEM).

Tânia Casado

APTR• Artigo: Geraldo Caso, Carreira; Geraldo

Teaching Notes; Estudo Caso José; Teaching Notes José (NACRA - North American Case Research Association).

APEC • Veículo: Academy of Management.

James Terence Coulter Wright

APTR• Artigo: O Posicionamento por Inovação

na Indústria de Vídeo Games: O Caso Nintendo WII (IAMOT).

• Artigo: Scenarios for the Milk Production Chain in Brazil in 2020 (BALAS).

Lindolfo Galvão de Albuquerque

APTR• Artigo: Comprometimento Organizacio-

nal e Satisfação no Trabalho: Quais as Possíveis Relações.

• Artigo: HRM in Brazilian Multinational Companies (MNCs).

Liliana Vasconcellos

APEC• Veículo: IAMOT.

Maria Aparecida Gouvea

APEC• Veículo: XIV Congreso Latino Iberoameri-

cano de Gestión Tecnológica ALTEC 2011.APTR• Artigo: O nível socioeconômico dos alunos

das escolas públicas e as condições de oferta de ensino nos municípios brasilei-ros (Revista Acadêmica. Aape epaa).

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

APTR• Artigo: Resumo (RAC).• Artigo: Inteligência Competitiva: Pes-

quisa Bibliométrica sobre sinais anteci-pativos. Gestão Estratégica da Informa-ção em Pequenas e Médias Empresas:

um estudo qualitativo com pesquisado-res latino-americanos (BALAS).

Maria Sylvia Macchione Saes

APTR• Artigo: Transaction Costs, Embeddedness,

and the ex ante Distribution Of Quase Rent (ISNIE).

• Artigo: The Role of Empirical Research for the Study of Complex Forms of Governance in Agroindustrial Systems: Looking Ahead.

APEC• Veículo: ISNIE

Marcos Cortez Campomar

APEC• Veículo: Academy of Marketing Science

Annual Conference.

Moacir de Miranda Oliveira Júnior

APTR• Artigo: Estratégia de Offshoring em Sub-

sidiárias de Corporações Multinacionais no Brasil (Congresso AIB – Academy of International Business).

• Artigo: Fatores Condicionantes da Res-ponsabilidade Sócio Corporativa (RSC) Internacional em Subsidiárias Estran-geiras no Brasil (Congresso AIB).

• Artigo: Offshoring: Busca por potenciali-dades ou baixo custo? O Caso do Brasil

• Artigo: The Role of Subsidiaries from Emerging Economies – A Survey Involving the Largest Brazilian Multinationals (Thunderbird International Business Review).

• Artigo: The Reverse Transference of Innovation of Foreign Subsidiaries of

Faculdade FIA

Graduação em administração

Secretaria acadêmica: atividades educacionais

Aprimoramento da gestão da área educacional

Biblioteca 6

105104

Além das duas avaliações extremamente positivas, o curso de graduação da Facul-dade FIA de Administração e Negócios, realizou as seguintes ações em 2011:

• Consolidação da marca FIA Graduação como um curso de ponta e entre os melhores do país;

• Abertura da segunda turma (a partir de agosto de 2011) e realização do vestibular para a abertura da terceira turma da gra-duação em dezembro do mesmo ano;

• Participação em feiras de vestibular;• Visitas por parte da coordenação do

curso a colégios e cursinhos pré-vestibu-lar apresentando o curso de graduação e realizando palestras sobre o referido curso e sobre a carreira de administrador;

• Envio de materiais para divulgação para 63 escolas de ensino médio e 29 cur-sinhos pré-vestibulares na cidade de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral do estado;

• Distribuição de material: folders e banner em todas as unidades da FIA;

• Recepção de alunos e pais interessa-dos no curso com visitas direcionadas,

apresentando a instituição, seu histórico, o curso de graduação, seu projeto peda-gógico e demais realizações;

• Visitas orientadas à empresas como Natura e 3M;

• Consolidação da parceria com a Funda-ção Estudar (www.estudar.org.br) objeti-vando a participação dos alunos da gra-duação nos eventos promovidos por aquela instituição, bem como a possibili-dade de obtenção de bolsas de estudos patrocinadas pela referida fundação;

• Realização de diversos eventos com recrutadores e também selecionadores de estagiários e trainees para discus-são das competências necessárias aos futuros administradores;

• Estruturação e consolidação órgãos colegiados:

• Comissão Própria de Avaliação (CPA);• Colegiado;• Núcleo Docente Estruturante (NDE);• Núcleo de Apoio Psicopedagó-

gico (NAP);• Coordenação de atividades acadê-

micas complementares;• Coordenação de estágio.

A criação de uma instituição de ensino superior pela Fundação Instituto de Administração decorreu da legislação determinada pelo Ministério da Educação (MEC) para que a fundação recebesse a outorga de certificação para os seus cursos de pós-graduação e MBA. Diante desse imperativo e percorrendo um cami-nho inverso à suas congêneres, a ins-tituição lançou mão de todo o expertise adquirido em mais de três décadas de atuação, transplantando-o para a recém--criada Faculdade FIA de Administração e Negócios, cujo curso foi modelado para se tornar um dos melhores do país.

6.1 - Graduação em administração

Adequando-se de forma apropriada às exigências da política educacional gover-namental, compatibilizou-as com o seu padrão de qualidade. Estruturada em função de pesquisas de mercado reali-zadas com executivos, visando ser um curso referência no ensino de gradua-ção em nível de bacharelado no cenário nacional, ela iniciou suas atividades em fevereiro de 2011, a partir da formação de sua primeira turma de alunos. Em função disso, ações foram implementadas para que o curso tivesse uma série de diferen-ciais como, por exemplo:

• Disciplinas de resolução de problemas de gestão em seis semestres letivos, buscando a interdisciplinaridade e a inte-gração em casos práticos dos conteúdos discutidos ao longo de cada semestre;

• 4400 horas, divididas em 54 disciplinas, uma carga horária superior em quase 50% às três mil, estabelecidas pelo MEC em suas diretrizes curriculares;

• Realização de estágio curricular supervi-sinado e trabalho de conclusão de curso, visando maior integração entre teoria e práticas desde o primeiro semestre;

• Dedicação integral nos dois anos iniciais e parcial nos demais anos, viabilizando a aprendizagem prática obrigatória;

• Apenas 50 vagas por semestre;• Currículo com orientação inclusive para

atuação internacional;• Disciplinas de formação profissional no

idioma inglês, obrigatórias e eletivas.

Estas e outras ações fizeram com que a Faculdade FIA de Administração e Negócios obtivesse a nota máxima em duas avaliações do MEC: uma institu-cional, em agosto de 2011, e outra do curso de administração em Setembro. Resultado que coloca a faculdade em um seleto grupo de apenas 10 das 2703 escolas de graduação existentes no Brasil: “Considerando ainda os referen-ciais de qualidade dispostos na legisla-ção vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES e neste instrumento de avaliação, este curso de bacharelado em administração apresenta um perfil excelente de qualidade, recebendo con-ceito final 5 (nota máxima) destacando-se no cenário de ensino superior do país”, declararam os relatores da comissão de avaliação institucional.

6 - Faculdade Fia

107106

6.2.2 - Aprimoramento e gestão da área educacional

Acompanhamento e gestão dos sistemas educacionais exigidos pelo MEC relacio-nados ao credenciamento da Faculdade FIA de Administração e Negócios

A partir do credenciamento de uma Instituição de Ensino Superior junto ao MEC, esta se compromete a observar, no mínimo, o padrão de qualidade e as condições em que se deu seu creden-ciamento e a autorização de oferta de seus cursos.

Estas serão verificadas pelo MEC e órgãos competentes anualmente, cujo principal objetivo é zelar pela conformi-dade entre a oferta da educação superior e a legislação vigente.

Desta forma, de acordo com determi-nações legais do MEC, anualmente as IES prestam informações a respeito de seu corpo discente, docente, infraestrutura, condições de ensino, entre outras, por meio de sistemas eletrônicos ou proces-sos avaliativos como:

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimen-tos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O Enade tem como objetivo o acompa-nhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estu-dantes em relação aos conteúdos progra-máticos previstos nas diretrizes curricula-res do respectivo curso de graduação.

O Enade é componente curricular obri-gatório aos cursos de graduação, con-forme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. É aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressan-tes) e último (concluintes) ano do curso.

A instituição de ensino é a única res-ponsável em inscrever todos os estu-dantes ingressantes e concluintes habili-tados ao Enade. Em relação ao curso de

Comparativo de matrículas anuais em Especialização (2007 a 2011)

Gráfico 4

600

1800

1600

1400

1200

1000

800

200

400

0

2007 2008 2009 2010 2011

446

11971030

1778

1468

• Treinamentos didáticos para aperfeiço-amento do quadro docente atual: parti-cipação no curso de didática do ensino superior promovido pelo PROCED e no curso realizado pela Universidade de Harvard para utilização da metodologia de estudos de caso;

• Ampliação do quadro docente por meio de processo seletivo com a coordena-ção do curso e aula-teste para contrata-ção de docentes com elevada formação acadêmica e relevante formação pro-fissional, destinadas, exclusivamente, a mestres e doutores em Administração ou em áreas afins, um diferencial da faculdade, capazes de também atua-rem como executivos ou consultores em projetos empresariais nas áreas de suas disciplinas.

6.2 - Secretaria acadêmica

6.2.1 - Educação Continuada de Executivos

O total de alunos inseridos em projetos de educação continuada em 2011 foi de 14.196, sendo a divisão dos alunos:

• Curso CAPJOVEM: 39;• Curso Graduação: 74;• Cursos abertos de curta duração: 2391;• Cursos fechados de curta duração: 6061;• Cursos abertos de média duração: 229;• Cursos fechados de média duração: 1592;• Cursos abertos de especialização: 1468;• Cursos fechados de especialização: 170;• Cursos fechados consorciados de espe-

cialização: 41;• Cursos abertos de MBA: 751;• Cursos fechados de MBA: 165;• Cursos fechados autofinanciado de

MBA: 344;• Cursos fechados consorciados de MBA: 751;• Cursos abertos de curta duração - Módulo

Internacional: 120.

Durante o ano de 2011 foram oferecidos 51 cursos in-company e 98 cursos aber-tos na modalidade Pós-graduação Lato Sensu Especialização e MBA.

A evolução entre 2007 e 2011 do total de alunos matriculados nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização e MBA abertos pode ser vista através do Gráfico 3 e do Gráfico 4.

Comparativo de matrículas anuais no MBA (2007 a 2011)

Gráfico 3

300

900

800

700

600

500

400

100

200

0

2007 2008 2009 2010 2011

836880

656

589

751

109108

Aprimoramento da Central de atendi-mento aos alunos da Graduação

No decorrer de 2011 a Central de atendi-mento ao aluno da graduação realizou 520 atendimentos, dos mais variados assun-tos, nesta fase de implantação a equipe da Secretaria Acadêmica trabalhou dire-tamente com corpo discente da gradua-ção, além do público externo e em algumas situações com o corpo docente da gradu-ação. Propiciou a este público um espaço adequado para obter informações e reque-rer serviços, além de manifestarem agrado ou insatisfação, e ainda sugestões.

Nesse contexto, para o ano de 2012 o objetivo principal será buscar o aprimo-ramento dos serviços disponibilizados neste setor; facilitar ao aluno o acesso a informações precisas; facilitar seu bom relacionamento com a instituição; pro-porcionar maior transparência dos servi-ços educacionais, e ainda contribuir para o esclarecimento das normas, legislação educacional e procedimentos internos.

Capacitação das equipes da Secretaria Acadêmica e Núcleo de Curso

Atividade permanente, de responsabili-dade da Secretaria Acadêmica, necessá-ria para capacitar as equipes envolvidas no processo educacional da Instituição. No decorrer de 2011 foram desenvolvidos dois programas de treinamento ofertados nos meses de março e setembro, com duração de 3 dias cada, aos profissionais envolvidos na gestão educacional.

Além dos treinamentos programados semestralmente, são realizados diversos atendimentos pontuais diretamente nas coordenações de curso, em decorrência

a demandas de urgência devido à alta rotatividade de funcionários envolvidos no processo educacional.

Aprimoramento do sistema de controle acadêmico

Correção de falhas e aperfeiçoamentos no sistema de Controle Acadêmico com o objetivo de atender às especificidades internas dos cursos oferecidos pela insti-tuição, além das demandas oriundas das constantes alterações na legislação edu-cacional. No ano de 2011 foram realizadas diversas implementações, das quais des-tacamos as de maiores impactos como:

Projetos implementados• Estrutura modular;• Cadastro de necessidades especiais;• Disciplinas optativas e tipos;• Níveis de segurança na liberação de

avaliações e médias.

Projetos em desenvolvimento• Reestruturação do cadastro de aulas;• Avaliação institucional.

Projetos 2011• Adaptação do sistema para atender ao

curso de graduação ;• Nova ficha de inscrição (redução para

facilitar preenchimento);• Reestruturação do cadastro de abertura

de turmas.

Esta atividade exige da Instituição o desafio de se conseguir atender todos os processos decorridos da legislação educa-cional, assim como as ações necessárias para suprir as demandas dos programas de graduação, pos-graduação e Mestrado.

Bacharelado em Administração este será avaliado no ano de 2012, o que exigirá da Instituição uma serie de providências internas junto ao corpo discente e exter-nas junto ao MEC em atendimento a tal exigência educacional.

Censo Educacional

Anualmente, o Inep realiza a coleta de dados sobre a educação superior, com o objetivo de oferecer informações deta-lhadas sobre a situação atual e as grandes tendências do setor, tanto à comunidade acadêmica quanto à sociedade em geral.

Por meio de um questionário eletrônico, disponibilizado no portal do MEC, as IES respondem sobre sua estrutura e cursos. Desta forma, este será mais um processo educacional que exigirá da Instituição, não somente no ano de 2012, mas anual-mente, a observância do período de pre-enchimento do questionário. Apesar de ser de responsabilidade do Pesquisador Institucional, envolverá os principais seto-res da instituição como o Financeiro, RH, Coordenação de curso de graduação, entre outros, necessários para observân-cia da coleta dos dados exigidos.

Posteriormente estes dados são divul-gados pelo Inep e a sinopse estatística é publicada, não podendo mais haver alteração nas informações, pois passam a ser estatísticas oficiais.

Avaliação Institucional Interna

Anualmente, as instituições de educação superior (IES) brasileiras passam pelo pro-cesso de avaliação definido como Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Esta obrigatoriedade

motivará internamente diversas ativida-des necessárias para conduzir os proces-sos de avaliação institucional, bem como de sistematizar e prestar as informa-ções solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais da Educação Superior (INEP).

Apesar de se tratar de um processo de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA) que conduzirá e fará sua gestão, envolverá toda comunidade aca-dêmica, desde dirigentes, professores, funcionários, estudantes até membros da sociedade civil.

SISTEMA e-MEC

Sistema criado pelo MEC que permite a tra-mitação eletrônica dos processos de regu-lamentação das Instituições de Ensino Superior. Pela internet, a instituição faz o acompanhamento de processos que este-jam tramitando no MEC, como o recreden-ciamento da Faculdade FIA e a renovação de reconhecimento do curso Bacharelado em Administração. Por meio deste sistema a Instituição sempre que necessário fará a atualização do corpo docente, estrutura cur-ricular, entre outras informações de âmbito institucional e educacional, que são disponi-bilizadas a outros sistema e processos como FIES e PROUNI. E trata-se ainda do canal de comunicação entre o MEC e a Direção da Faculdade, Direção da Mantenedora e coor-denador do curso de graduação em assun-tos educacionais, jurídicos e financeiros.

O gerenciamento e controle deste sis-tema é de responsabilidade da Secretaria Acadêmica e Assessoria Jurídica na figura do Pesquisador Institucional representando a Instituição de Ensino e Representante Legal representando a Mantenedora.

111110

• Desenvolvimento do Boletim Informa-tivo da Biblioteca FIA com apresentação de novas aquisições e serviços destina-dos aos nossos usuários (Fig. 2);

• O Projeto do formato de exibição FRBR - Função de requisitos para registros bibliográficos, para periódicos aca-dêmicos a partir da customização do

software PHL 8.2, possibilitando a apre-sentação de fascículos e localização de resumos on-line (Fig. 3);

• Aquisição da Base de Dados Eletrônica Euromonitor, disponível em acesso per-sonalizado em nosso Site da Biblioteca FIA, com Inteligência em Países, em Con-sumidores e Inteligência em Indústria.

boletim informativo da biblioteca fia

6.3 - Biblioteca FIA

Inaugurada em 17 de junho de 2003, a Biblioteca FIA busca incentivar os usu-ários ao estudo e à pesquisa como forma permanente de aperfeiçoamento profis-sional contínuo, elevando a qualidade do estudo e da pesquisa. Em 2011 foi nome-ada como Biblioteca Prof. Dr. Ronaldo Zwicker, em homenagem ao importante professora da instituição falecido em março daquele ano.

A Biblioteca FIA está subordinada ao Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, conforme Regimento Interno art. 42 Seção II - Da Biblioteca. Dispõe de um acervo especia-lizado para uso do corpo docente e dis-cente e da comunidade da região.

Em 2011, na avaliação do Ministério da Educação MEC, a área recebeu nota máxima pela infra-estrutura e serviços prestados aos usuários, com destaque para seus recursos tecnológicos, equipe técnica qualificada e capacitada, acesso

remoto as Bases de Dados de Pesquisas, inclusive com apresentação de capas e resumos dos livros facilitando a escolha dos livros por seus pesquisadores.

6.3.1 - Projetos implementados

• Disponibilizados E-Books, com acesso on-line e ilimitado com mais de 2.000 títulos na área de ciências sociais apli-cadas (Fig. 1);

• A criação e disponibilização da página de Periódicos On-line no portal institu-cional, com uma coletânea de revistas científicas e acadêmicas selecionadas pelo Departamento de Periódicos e clas-sificadas pela Qualis/CAPES dentro da área de ciências sociais aplicadas;

• A criação do Twitter e do Facebook, com a interação diária divulgando as novas aquisições de livros e revistas, além do acervo já existente da Biblioteca e tendo como principal objetivo a ampliação dos canais de comunicação e atendimento ao público;

113112

Atendimentos via E-Mail

A estatística no ano de 2011 da quanti-dade de e-mails atendidos para reserva e retirada ou renovação de materiais por alunos, professores e assistentes de curso foi de 25.690.

Atendimento entre Bibliotecas - EEB

Estatística do serviço de emprés-timo entre bibliotecas que permite que o usuário obtenha o empréstimo de uma obra não existente no acervo local, mas que esteja disponível em outra biblio-teca conveniada.

6.3.5 - Acervo Eletrônico

A Biblioteca possui o acervo informati-zado disponibilizado por acesso wireless com computadores e notebooks na Uni-dade Educacional.A Biblioteca possui as seguintes bases de dados eletrônicas:

Executive Briefing

Publicação da Economist Intelligence Unit em parceria com a Harvard Busi-ness School Publishing, apresentando as melhores práticas de gestão.

Euromonitor

O sistema oferece acesso integrado a dados estatísticos, relatórios sobre mer-cados específicos, perfis de empresas e consumidores e demais fontes de referências sendo apresentados em três principais tópicos: Inteligência em Países, Inteligência em Consumidores e Inteligência em Indústria.

EBSCO

A Business Source Premier disponibi-liza duas Base de Dados nas áreas de negócios, inclusive nas áreas de marke-ting, administração, contabilidade, finan-ças, econometria e economia, incluindo textos completos de mais de 2.300 revis-tas especializadas e também de mais de 1.100 publicações analisadas pelos mais diversos especialistas.

O Regional Business News incorpora cerca de 75 revistas especializadas, jor-nais e newswires relacionados a negó-cios de todas as áreas urbanas e rurais nos EUA. Atualmente, esta base de dados é atualizada todos os dias.

The Economist

Revista on-line, artigos e reportagens exclusivas com acesso liberado para alunos dos MBA’s da FIA.

Portal de Periódicos (CAPES)

Portal de títulos de periódicos eletrôni-cos, que oferece acesso aos textos com-pletos de artigos de revistas nacionais e internacionais.

ProQuest

Acesso on-line a aproximadamente 1.800 publicações internacionais de negócios e economia.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Com mais de 13.839 produções científicas da Universidade de São Paulo para down-load completo ou parcial.

6.3.2 - Acervo

A Biblioteca da Faculdade FIA de Admi-nistração e Negócios, possui o acervo informatizado e de livre acesso pro-porcionando disponibilidade de títulos clássicos e contemporâneos, além de periódicos acadêmicos correntes nacio-nais e internacionais que são utilizados pelo corpo discente, docente e comuni-dade acadêmica.

A área técnica utiliza o Sistema Dewey Decimal Classification (CDD) para a classi-ficação de seu acervo. Estando as obras catalogadas segundo as Normas do Código Anglo-Americano (AACR2).

O acervo é composto de livros, perió-dicos, monografias, dissertações, teses, f itas de vídeos, DVD’s e normas téc-nicas. Dando o suporte adequado aos usuários no cumprimento dos objeti-vos dos cursos oferecidos pela Facul-dade FIA de Administração e Negócios. A composição do vasto acervo pode ser vista na Tabela 5.

A biblioteca da Faculdade FIA de Admi-nistração e Negócios, possui um acervo composto de mais de 3.700 títulos e 10.100 exemplares catalogados e tomba-dos segundo as normas do Código Anglo--Americano (AACR2), e sendo gerenciado pelo software de bibliotecas PHL. 8.2.

6.3.3 - Espaço físico

A Biblioteca FIA ocupa uma área de 148 m2 dimensionada com salas de estudos, instalações para o acervo, terminais de pesquisa, videoteca, cabines individuais de estudo e processamento técnico.

6.3.4 - Atendimento

O principal indicador da importância da Biblioteca FIA, considerando o seu obje-tivo de tratar e disseminar informação, é o aumento do volume de atendimento, che-gando, até a data de 30/12/2011, a quanti-dade de 95.312 e 153.049 empréstimos de livros, outros materiais e consulta local.

Tabela 5

Acervo

2.385

48

180

46

167

797

7.205

1.387

220

136

202

811

Títulos Exemplares Acervo

30

11

44

17

46

30

11

46

17

54

Títulos Exemplares

Total de Títulos e Exemplares disponíveis na Biblioteca FIA

3.771 10.119

Dissertação

Teses

Software

Norma Técnica

Digital

Total

Livros

Periódicos

CD

DVD

VHS

Monografia

Produção acadêmica e Publicações

Livros publicados

Capítulos de livros assinados por coordenadores

Trabalhos publicados - 1 coordenador

Trabalhos publicados - 2 ou mais cooordenadores

7

117116

Souza (Org.) ; RUSSO, R. F. S. M. (Org.) ; SOUSA, W. H. (Org.) . Tomada de Decisão nas Organizações. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011. v. 1. 322 p.

7.2 - Capítulos de livros assinados por coordenadores

Alceu Salles Camargo JúniorCAMARGO JUNIOR, A. S. ; YU, A. S. O. ; FACANHA, S. . Sistemas de Apoio a Decisão. In: Abraham Sin Oih Yu. (Org.). Tomada de Decisão nas Organizações: uma Visão Multidisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2011.

Alessandra de Ávila MontiniGestão Estratégica de Estoques e Demanda. Montini, A. A.; Fornazza, J. R. ; Oliveira, M. A. Iesde Brasil S.A. Curitiba.

Ana Cristina Limongi FrançaFRANÇA, A. C. L. ; STEFANO, S. R. ; Dayanne Marciane Gonçalves ; Suelen Schwab . Acidentes do Trabalho e Prevenção de Acidentes. In: Silvio Roberto Stefano. (Org.). Gestão de Pessoas: Fundamentos e Aplicações. 1 ed. Paraná: UNICENTRO, 2011, v. 1, p. 259-287.

Profª Mestra Eloína Maria Ávila Monteiro ; Prof. Doutor Francisco José Lopes de Sousa Diniz ; França, A.C.L. . Análise de Indicadores financeiros para decisão de investimentos em progetos de qualidade de vida no trabalho. In: Carla Suzana Marques & Fernanda Nogueira. (Org.). TÓPICOS AVANÇADOS DE GESTÃO. Vila Real: UTAD, 2011, v. 1, p. -.

VELOSO, E. F. R. ; SCHIRRMEISTER, Renata ; França, A.C.L. . A influência da Qualidade de Vida no Trabalho em situações de transição profissional: um estdo de caso sobre desligamento voluntário. In: Anderson de Souza Sant Anna, Zélia Miranda Kilimnik. (Org.). Qualidade de Vida no Trabalho: Abordagens e Fundamentos. 1 ed. Rio de Janeiro Belo Horizonte: Elsevier e Dom Cabral, 2011.

Antônio Carlos Aidar SauaiaSAUAIA, Antonio Carlos Aidar . Jogos de Empresas na educação superior: o que são e para que servem?. In: Marco Aurélio Bouzada. (Org.). Jogando Logística no Brasil. Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, v. 1, p. 11-36.

RODRIGUES, José de Souza ; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar . Ensino e aprendizagem vivencial em Engenharia: simuladores, jogos, projetos interdisciplinares e ambientes de aprendizagem a distância. In: OLIVEIRA, Vanderli Fava de; CAVENAGHI, Vagner; MÁSCULO, Francisco Soares. (Org.). Tópicos emergentes e desafios metodológicos em engenharia de produção: casos, experiências e proposições. Rio de Janeiro: ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de pPodução, 2011, v. IV, p. 249-320.

Edson CrescitelliOLIVEIRA, B. A. C. ; CRESCITELLI, Edson ; BARRETO, I. F. . Gestão da Comunicação Integrada de Marketing. In: Braulio Oliveira. (Org.). Gestão de Marketing. 1a. ed. São Paulo:

Relação das atividades e produção acadêmica, estudos, teses, livros e demais publicações realizadas pelos coordenadores em 2011.

7.1 - Livros publicados - Organizados por coordenadores

Antônio César Amaru MaximianoMAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru . Administração para Empreendedores. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2011. v. 1. 240 p.

Décio ZylbersztajnZYLBERSZTAJN, Decio . Caminhos da Agricultura Brasileira. 1ª ed. São Paulo: ATLAS, 2011. v. 1. 124 p.

Eduardo Pinheiro Gondim de VasconcellosVASCONCELLOS, E. “Como vencer a concorrência de forma lucrativa: ensinamentos do Google, Intel, Sap, Cielo, Man, Wahler, Petrobrás e outras empresas” (Organizador). Editora Atlas. (prelo)

James Terence Coulter WrightBEHRENS, Alfredo B. Fuzilar Heróis e Premiar Covardes: o caminho certo para um desastre organizacional. São Paulo, 2011. Editora BEI Comunicações, 204 p.

José Augusto Giesbrecht da SilveiraPublicação, como um os dois co-coordenadores, do décimo sexto volume do livro “Varejo competitivo”, pela editora Saint Paul. Foi também co-coordenador dos quinze volumes anteriores (a cada ano se publica um volume).

Maria Tereza Leme FleuryA, F. ; FLEURY, M. T. L. . Brazilian Multinationals - Competences for Internationalization. 1ª ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. v. 1. 420 p.

Marisa Pereira ÉboliEBOLI, M. P. . Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades. 4. ed. São Paulo: Editora Gente, 2011. v. 01. 278 p.EBOLI, M. P. . Educação Corporativa. 01. São Paulo: Ed. Atlas, 2011 em parceria com ed. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011. v. 01.

Paulo Tromboni de Souza NascimentoYU, Abraham Sin Oih (Org.) ; LIMA, A. C. (Org.) ; NASCIMENTO, Paulo Tromboni de

7 - Produção acadêmica e Publicações

119118

TOLEDO, G. L. . Marketing Estratégico. In: Braulio Alexandre Contento Oliveira. (Org.). Gestão de Marketing. 113 ed. São Paulo: Pearson, 2011, v. 1, p. -89.

José Afonso MazzonMAZZON, J. A. . Pesquisa de Mercado e o SIM. In: Oriana Monarca White; Dulce Perdigão; Maximiliano Herlinger. (Org.). Teoria e Praxis da Pesquisa Aplicada. 1 ed. São Paulo: Campus, 2012, v. 1, p. 1-15.

MAZZON, J. A. ; BARROS, Fábio Meletti de Oliveira ; BATISTA, A. M. V. ; NOGUEIRA, Antonio Roberto Ramos ; OLIVEIRA, Edson Bourguignon ; BATALHA, Marenice . Metodologia da Pesquisa: qualitativo e quantitativo, uma abordagem ditada pelo problema de pesquisa (no prelo). In: Francisco José Batista Albuquerque. (Org.). Preconceito, Discriminação e Bullying no Ambiente Escolar. 1 ed. Brasília: Secad/ MEC, 2011, v. 1, p. 1-20.

Marcelo Caldeira PedrosoPEDROSO, M. C. ; MALIK, A.M. . As quatro dimensões competitivas da saúde. Harvard Business Review (Santiago. Edición en portugués), v. 89, p. 58-67, 2011.

Maria Tereza Leme FleuryFLEURY, Afonso Carlos C ; FLEURY, M. T. L. ; Reis, G.G. . Europe in the Internationalization Strategies of the Multinationals. In: Louis Brennan. (Org.). The Emergence of Southern Multinationals. 1 ed. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2011, v. 1, p. 59-78.

Fleury, Maria Tereza Leme ; Thomaz Wood . Creating a Business School Model Adapted to Local Reality: A Latin American Perspective. In: Mette Morsing, Alfons Sauquet Rovira. (Org.). Business Schools and their Contribution to Sociaety. 1 ed. Londres: SAGE, 2011, v. 1, p. 16-23.

ALBUQUERQUE, G. M. ; FLEURY, M. T. L. ; FLEURY, A. L. . Integração vertical nas operadoras de assistência médica privada: um estudo exploratório na região de São Paulo. Produção (São Paulo. Impresso), v. 21, p. 39-52, 2011.

Ana Cristina O. Siqueira ; Fleury, Maria Tereza Leme . Complementarities of human capital and information technology: small businesses, emerging economy context and the strategic role of firm resources. Technology Analysis & Strategic Management, v. 23, p. 639-653, 2011.

Borini, Felipe Mendes ; FLEURY, M. T. L. . Development of non-local competences in foreign subsidiaries of Brazilian multinationals. European Business Review, v. 23, p. 106-119, 2011. Marisa Pereira ÉboliEBOLI, M. P. . Sistema de educação corporativa e a EAD. In: Frederico M. Litto e Marcos Formiga. (Org.). Educação a Distância - O Estado da Arte. 01 ed. São Paulo: Pearson, 2011, v. 02, p. 189-197.

EBOLI, M. P. ; MANCINI, S. . Sustentabilidade, Educação Corporativa e Competências: Desafio das Empresas para Perpetuidade do Negócio. In: Marco Antonio Silveira. (Org.).

Pearson Prentice-Hall, 2011, v. 1, p. 227-251.

Eduardo Kazuo KayoKIMURA, Herbert ; KAYO, Eduardo Kazuo ; BASSO, Leonardo Fernando Cruz . Estratégia, recursos e opções reais. In: Herbert Kimura; Leonardo Fernando Cruz Basso. (Org.). Modelos de tomada de decisão para inovação em empresas. São Paulo: Mackpesquisa, 2011, v. 1, p. 15-42.

KIMURA, Herbert ; KAYO, Eduardo Kazuo ; MARTIN, Diógenes Manuel Leiva ; PERERA, Luiz Carlos Jacob . Análise da dinâmica da adoção de tecnologias na cadeia de valor. In: Herbert Kimura; Leonardo Fernando Cruz Basso. (Org.). Modelos de tomada de decisão para inovação em empresas. São Paulo: Mackpesquisa, 2011, v. 1, p. 43-70.

Eduardo Pinheiro Gondim de VasconcellosWEBER, W.; VASCONCELLOS, E.; RIGON, W. “Estratégias de Internacionalização e Arquiteturas Organizacionais – O caso da MAN Latin America”. In: “Como vencer a concorrência de forma lucrativa: ensinamentos do Google, Intel, Sap, Cielo, Man, Wahler, Petrobrás e outras empresas” (Organizador). Editora Atlas. (prelo)

GOMIDES, A.; VASCONCELLOS, E.; REZELMAN, E. “Internacionalização de P&D – Onde investir? O caso SAP”. In: “Como vencer a concorrência de forma lucrativa: ensinamentos do Google, Intel, Sap, Cielo, Man, Wahler, Petrobrás e outras empresas” (Organizador). Editora Atlas. (prelo)

COIMBRA, A.; VASCONCELLOS, E.; GIÃO, P.R.; ANDRADE, S.M.” “Estratégia internacional, estrutura e competências essenciais: empresa ALFA Engenharia”. In: “Como vencer a concorrência de forma lucrativa: ensinamentos do Google, Intel, Sap, Cielo, Man, Wahler, Petrobrás e outras empresas” (Organizador). Editora Atlas. (prelo)

CIPOLLA, H.J.M.; VASCONCELLOS, E.; WAHLER, D.; MONTEROSSI, J. “Evolução da estrtutura organizacional de uma subsidiária que se internacionalizou – Wahler do Brasil”. In: “Como vencer a concorrência de forma lucrativa: ensinamentos do Google, Intel, Sap, Cielo, Man, Wahler, Petrobrás e outras empresas” (Organizador). Editora Atlas. (prelo)

GATI, A.; VASCONCELLOS, E. “Padronização X customização e Gestão de Empresas globais: O caso de uma empresa de higiene e beleza”. In: “Como vencer a concorrência de forma lucrativa: ensinamentos do Google, Intel, Sap, Cielo, Man, Wahler, Petrobrás e outras empresas” (Organizador). Editora Atlas. (prelo)

VASCONCELLOS, L.;GUEDES, L.F.; VASCONCELLOS, E.; OLIVEIRA JUNIOR, M.M. “Lições aprendidas com o sucesso do Google”. In: “Como vencer a concorrência de forma lucrativa: ensinamentos do Google, Intel, Sap, Cielo, Man, Wahler, Petrobrás e outras empresas” (Organizador). Editora Atlas. (prelo) Geraldo Luciano ToledoRocha, T. V. ; TOLEDO, G. L. ; Almeida, L. F. . Criação e entrega de valor ao agricultor: um estudo na indústria de insumos agrícolas. Informações Econômicas (Online), v. 41, p. 38-51, 2011.

121120

In: XIV SemeAd - Seminários em Administração, 2011, São Paulo. XIV SemeAd, 2011.ARMANDO, Eduardo ; FISCHMANN, Adalberto Americo . Firm Strategy Qualitative

Assessment: A Multiple Case Study In Internationalized Information Technology Companies Of Brazilian Origin. In: Strategic Management In Latin America Conference, 2011, Bogotá. Fourth International Conference on Strategic Management in Latin America, 2011.

ARMANDO, Eduardo ; FISCHMANN, Adalberto Americo . Organizational Strategies and Connection to Global Value Chains: Information Technology Firms Multiple Case Study. In: Strategic Management Society Special Conference Rio, 2011, Rio de Janeiro. Strategic Management Society Special Conference Rio, 2011.

Alceu Salles Camargo JúniorLOPES, A. P. ; NASCIMENTO, P. T. S. ; Marzagão, D. S. ; YU, A. S. O. ; CAMARGO JUNIOR, A. S. ; SILVA, L. L. C. . Oil Corporations Biofuels Technology Strategies: Disregard and Alliances. In: PICMET 2011, 2011, Portland. Proceedings of PICMET-2011, 2011.Chu, C. L. ; SILVA, L. L. C. ; NASCIMENTO, P. T. S. ; CAMARGO JUNIOR, A. S. ; YU, A. S. O. . Electric Vehicles: Struggles in Creating a Market. In: PICMET, 2011, Portland. Proceedings of PICMET, 2011.

Almir Ferreira de SousaSOUSA, Almir Ferreira de, PACE Eduardo Sergio - A mensuração do valor na ação das organizações sem fins lucrativos, apresentado no XVIII Congresso Brasileiro de Custos pela UFSC,Rio de Janeiro,2011.

Ana Cristina Limongi FrançaFRANÇA, A. C. L. ; MARTINEZ, V. P. R. . A Fala das Pessoas com deficiência empregadas sob a lei 8213/91. In: VII Congresso Norte Nordeste, 2011, Salvador. A Fala das Pessoas com deficiência empregadas sob a lei 8213/91, 2011.

Antônio Carlos Aidar SauaiaSAUAIA, Antonio Carlos Aidar ; GERLETTI, Sérgio . Pricing and cognition: a behavioral study in a simulated environment. In: 8th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management, 2011, São Paulo. Anais do 8th CONTECSI. São Paulo, SP : FEA/USP, 2011. p. 1486-1504.

SAUAIA, Antonio Carlos Aidar ; SILVA, Marco Antônio . Informational asymmetry and organizational performance: a laboratory study with Business Games. In: 8th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management, 2011, São Paulo. Anais do 8th CONTECSI. São Paulo, 2011. p. 1505-1523.

SAUAIA, Antonio Carlos Aidar . Regras institucionais e desempenho setorial: um estudo laboratorial com Jogos de Empresas. In: XXXV EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XXXV EnANPAD. Curitiba : Gráfica Editora Pallotti, 2011. p. 1-17.

PALOMBO, Paulo Eduardo Moledo ; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar . Influência das

Gestão da Sustentabilidade Organizacional - Inovação, Aprendizagem e Capital Humano. 1 ed. Campinas: CEDET, 2011, v. 2, p. -.

Martinho Isnard Ribeiro de AlmeidaCorporate Governance – no Espaço Lusófono. Prefácio do livro. José Paulo Esperança; Ana Sousa; Elisabete Soares e Ivo Pereira. Ed. LEYA, Lisboa, 2011.

A internacionalização do etanol e sua transformação em commodity internacional. Capítulo do livro. Economia, Gestão e Saúde: As reações luso-brasileiras em perspectiva. Ed.Colibri, Lisboa, 2011.

Moacir de Miranda Oliveira JúniorGIÃO, Paulo Roberto ; OLIVEIRA JUNIOR, M. M. . Proposal for a Dynamic Value Chain and How it can be Responsible for Internationalization of Firms. Espacios (Caracas) , v. 32, p. 18-31, 2011.

Rosa Maria FischerBrasil: compreender a influência da cultura organizacional no desenvolvimento de alianças. In: SEKN; AUSTIN, James E. (Ed.); FISCHER, Rosa Maria; et al. Parcerias sociais na América Latina: lições da colaboração entre empresas e organizações da sociedade civil. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2005. (versões em português, inglês e espanhol)

Capítulo sobre a participação da população de baixa renda como empreendedora na cadeia produtiva de resíduos sólidos (FISCHER, Rosa Maria et al. Solid Waste Management: Integrating Low Income Sectors in the Value Chain. In: SEKN (Ed.); Socially Inclusive Business in Iberoamerica: challenges and opportunities. David Rockefeller Center for Latin American Studies, HBS; SEKN, 2010. (versões em inglês e espanhol)

FISCHER, Rosa Maria Empreendedorismo Social: apontamentos para um debate In: Políticas Sócias - Ideias e Práticas.1 ed.São Paulo : Editora Moderna, 2011, v.1, p. 183-206.

Organizational culture in social enterprise. In: SEKN; AUSTIN, James E. (Ed.); FISCHER, Rosa Maria; et al. Effective management of social enterprises: lessons from businesses and civil society organizations in Iberoamerica. David Rockefeller Center for Latin American Studies, HBS; SEKN, 2006. (versões em inglês e espanhol)

Tania CasadoCo-autoria com MINELLO, I. Resiliência e Insucesso Empresarial – Um estudo exploratório. São Paulo: Atlas, 2011.

7.3 - Trabalhos publicados em periódicos e anais de congressos, organizados segundo coordenador

Adalberto Américo FischmannFISCHMANN, A. A. ; PORTO, M.C.G. ; Krakauer, Patrícia V. C. ; ALMEIDA, M. I. R. . Estudo da Percepção da Influência da Análise Ambiental para a Implementação de Estratégias.

123122

SHINODA, A. C. ; DANESE, A. M. ; TUMELERO, C. ; MARINHO, B. L. . Um estudo sobre a utlização de andragogia no ensino de pós-graduação em administração. In: XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011. v. 1. p. 1-16

César Alexandre de SouzaHSING, C. W. ; SOUZA, Cesar Alexandre de . Estudo de Caso em Arquitetura de TI: Gestão e Influência sobre as Decisões. In: CONTECSI 2011, 2011, São Paulo. Anais do CONTECSI 2011.

HSING, C. W. ; SOUZA, Cesar Alexandre de . Influências Institucionais e Estratégicas em Decisões de Arquitetura de TI: Estudo de Casos Comparados em Empresas Brasileiras. In: Encontro Nacional de Administração da Informação (EnADI) 2011, 2011, Porto Alegre. Anais do EnADI 2011, 2011.

Décio ZylbersztajnMONTEIRO, G. F. A. ; ZYLBERSZTAJN, Decio . ECONOMIC GOVERNANCE OF PROPERTY RIGHTS: a COMPARATIVE ANALYSIS ON THE COLLECTION OF ROYALITIES IN GENETICALLY MODIFIED SOYBEAN SEEDES. In: ISNIE, 2011, ESCÓCIA. 14th Annual Conference of The International Society for New Institutional Economics, 2011. v. 1.

ZYLBERSZTAJN, Decio . From Contracts to Networks: New Directions in the Study of Agro-Food-Energy Networks. In: IAMA, 2011, FRANKFURT. 21st Annual IFAMA World Forum and Symposium, 2011.

CALEMAN, S. M. Q. ; ZYLBERSZTAJN, Decio . How does the lack of guarantees influence organizational failures? Evidences from a complex food chain. In: 21st Annual IFAMA World Forum and Symposium, 2011. 21st Annual IFAMA World Forum and Symposium, 2011.

Edson CrescitelliCARDILLI, H. ; CRESCITELLI, Edson . Estratégias para redução de conflitos no canal de distribuição. In: XIV SEMEAD - Seminários de Administração, 2011, São Paulo. Estratégias para redução de conflitos no canal de distribuição, 2011.

FIGUEIREDO, Julio Bastos ; CRESCITELLI, Edson . Construção de diagramas com bases em entrevistas com especialistas. In: IX Congresso Latinoamericano de Dinâmica de Sistemas, 2011, Brasília. IX Congresso Latinoamericano de Dinâmica de Sistemas, 2011.

Eduardo Kazuo KayoKAYO, Eduardo Kazuo ; KIMURA, Herbert . Um modelo de pecking order para financiar ativos intangíveis. In: ENANPAD. Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2011, Rio de Janeiro. Anais..., 2011.

KIMURA, Herbert ; KAYO, Eduardo Kazuo ; PERERA, Luiz Carlos Jacob . Difusão de inovações entre consumidores conectados em redes sociais. Revista Brasileira de Inovação, v. 10, p. 73-100, 2011.

instituições na conduta e no desempenho econômico das empresas: um estudo com experimentos no Laboratório de Gestão. In: XXXV EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XXXV EnANPAD. Curitiba : Gráfica Editora Pallotti, 2011. p. 1-16.

PALOMBO, Paulo Eduardo Moledo ; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar . Influência das instituições no desempenho econômico industrial latino-americano: um estudo quantitativo com dados em painel. In: XXXV EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XXXV EnANPAD. Curitiba, 2011. p. 1-16.

BASILIO, Vinicius Biagi ; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar . O presidente como vetor do bom desempenho organizacional: um estudo com Jogos de Empresas. In: XIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2011, São Paulo. Anais do XIV SEMEAD. São Paulo : FEA/USP, 2011. p. 1-18.

ABREU, Marcelo Repacci de ; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar . Projeto leasing em um Jogo de Empresas: a busca de novas fontes de financiamento de longo-prazo. In: XIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2011, São Paulo. Anais do XIV SEMEAD. São Paulo : FEA/USP, 2011. p. 1-20.

OLIVEIRA, Murilo Alvarenga ; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar . Laboratório de Gestão: integrando educação gerencial com pesquisa em administração. In: CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2011, Volta Redonda, RJ. CASI, 2011. p. 1-16.

SAUAIA, Antonio Carlos Aidar ; GAIO, Benhur Etelberto . Parceria interinstitucional com o Laboratório de Gestão. In: XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul e II Congresso Internacional IGLU, 2011, Florianópolis, SC. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul e II Congresso Internacional IGLU, 2011. p. 1-16.

SAUAIA, Antonio Carlos Aidar ; RIBEIRO, Claudia Marinho . Do ensino à aprendizagem: uma difícil mudança estratégica. In: XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul e II Congresso Internacional IGLU, 2011, Florianópolis, SC. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul e II Congresso Internacional IGLU, 2011. p. 1-17.

Bernadete de Lourdes MarinhoCOSTA, R. M. ; FROEHNER, J. ; MARINHO, B. L. ; CHU, C. L. . Intersecção entre Inovação e Propriedade Intelectual: uma Análise Bibliométrica. In: Seminários em Administração (SemeAd), 2011, São Paulo. 14o. Seminário em Administração (SemeAd), 2011. v. 1. p. 1-18.MACHADO, M. C. ; MARINHO, B. L. . Práticas de Gestão de Pessoas em Estúdios de Animação Brasileiros: Primeiros Achados. In: Encontro da ANPAD (EnANPAD), 2011, Rio de Janeiro. 35o. Encontro da ANPAD (EnANPAD), 2011. v. 1. p. 1-18.

SILVA, R. C. ; DIAS, C. A. F. ; SILVA, M. A. G. ; KRAKAUER, P.V.C ; MARINHO, B. L. . Carreiras: Novas ou Tradicionais? Um Estudo com Profissionais Brasileiros. In: Encontro da ANPAD (EnANPAD), 2011, Rio de Janeiro. 35o. Encontro da ANPAD (EnANPAD), 2011. v. 1. p. 1-18.

125124

tradicionais para a internet. In: XXXV Encontro da ANPAD, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2011. p. 1-1.

Silva, A T B ; TOLEDO, G. L. ; Costa, P R ; Silveira, N C . Comunicação integrada de marketing: estudo de caso da campanha “ O maior prazes do mundo”, da marca de sor-vetes magnum da Kibon. In: XIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2011, São Paulo. Anais do XIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2011. p. 1-15.

BRESSAN, Flávio ; TOLEDO, G. L. ; Sugahara, C R ; Souza, J E R . Modelos men-tais e as escolhas estratégicas do empreendedor: uma análise da tipologia de Miles e Snow sob aótica do modelo de temperamentos de Keirsey e Bates. In: XIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2011, São Paulo. Anais do XIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2011. p. 1-16.

Graziella Maria Comini4th Research Colloquium on Social Entrepreneurship hostd. , 2011.

BARKI, Edgard, COMINI, Graziella Maria, AGUIAR, Luciana A Three-Pronged Aproach to Social Business: a Brazilian Legacy: Business for Poverty Alleviation, 2011, San Diego.Multi-Case Analysis 17/09 In: C.K. Pragalad’s

C.K. Pragalad’s Legacy: Business for Poverty Alleviation. , 2011. COMINI, Graziella Maria XIV SemeAd - Artigo 1040, 2011COMINI, Graziella Maria XIV SemeAd - Artigo 1132, 2011COMINI, Graziella Maria XIV SemeAd - Artigo 971, 2011COMINI, Graziella Maria, VIEIRA, Luana, MOREIRA, Selma, SÁ, Silvia Helena Frei de

Brazilian civil society boards: their roles and challenges in the succession process. ILJ International Leadership Journal. , v.3, p.71 - 86, 2011.

LORENZI, G. W., FEITOSA, Mardem, ZELLMEISTER, Laura Martini, COMINI, Graziella Maria O Detabe de Finanças Sustentáveis no Brasil 04/09 In: XXXV EnANPAD 2011, 2011, Rio de Janeiro. XXXV EnANPAD 2011. , 2011.

MOURA, Anita, COMINI, Graziella Maria Key Success in Social Businesses: An International Compartative Study 27/06 In: 4th Research Colloquium on Social Entrepreneurship hostd by Duke’s Center for the Advancement of Social Entrepreneurship (CASE) and Oxford’s Skoll for Social, 2011, Durham.

Guilherme Ary PlonskiGestão de projetos em empresas no Brasil: abordagem “tamanho único”? Artigo publi-cado na Revista Gestão & Produção, v.18, n.1, p.1-12, 2011. (Doc. X-26)

XIV Congresso Latino-Americano de Gestión Tecnológica – ALTEC 2011, com o traba-lho Implementação da Inovação Aberta: os casos da Natura, IBM e Siemens, em co-autoria com ADES, C; SBRAGIA, R; PORTO, G; CELADON,K., FIGLIOLI, A. Lima, Perú, p. 01-16, 2011

XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, com o trabalho Um Modelo para Financiamento de Parques Tecnológicos no Brasil: Explorando o Potencial dos Fundos de Investimento, em co-autoria com GARGIONE, L.A; LOURENÇÃO; P.T.M, Porto Alegre,p. 01-15, 2011.

Kayo, Eduardo K. ; KIMURA, Herbert . Hierarchical determinants of capital structure. Journal of Banking & Finance (Print), v. 35, p. 358-371, 2011.

MARTIN, Diógenes Manuel Leiva ; KIMURA, Herbert ; KAYO, Eduardo Kazuo ; SANTOS . Determinantes da lucratividade de grandes bancos brasileiros: Uma aborda-gem em painel com DEA e MPI. In: ENANPAD. Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2011, Rio de Janeiro. Anais..., 2011.

Eduardo Pinheiro Gondim de VasconcellosBaglierI, E ;BRUNO, M.A.C.; VASCONCELLOS, E.; GRANDO, A. “Innovazione Tecnologica e Multinazionali: GLI Headquarter Contano Ancora?” Submetida a revista italiana”Economia & Management”. Aceito p/publicação em 2012.

COSTA, R. M., BRUNO, M. A. C., VASCONCELLOS, E. P. G. “Strategy of Company Acquisition for Technological Innovation:Management Practices and Critical Success Factors” In: 20th International Conference for Management of Technology - IAMOT, 2011, Miami Beach, Florida.

GUEDES, Liliana Vasconcellos, GUEDES, Luís.F.A., VASCONCELLOS, E. P. G., DEBOM, Roberto, WOOLLEY, Robert Frederic “Innovative Culture and Product Development Success at Cristália - A Brazilian High Technology Company of the Pharmaceutical Sector” In: 20th International Conference for Management of Technology - IAMOT, 2011, Miami Beach, Florida.

GUEDES, Luís.F.A., VASCONCELLOS, E. P. G., SILVA, Laureano, GUEDES, Liliana Vasconcellos “Impact of R&D Internationalization on the Coordination of New Product Development Activities - the 3M Dust Suppressant Project Case” In: 20th International Conference for Management of Technology” - IAMOT, 2011, Miami Beach, Flórida.

OZAKI, Adalton Masalu, JUNIOR, Augusto Melo, SBRAGIA, R., VASCONCELLOS, E. P. G. “Technological Innovation Strategy: A Case Study in Brazilian Subsidiaries of MNCs” In: 20th International Conference for Management Technology - IAMOT, 2011, Miami Beach, Florida.

OZAKI, Adalton Masalu, VASCONCELLOS, E. P. G. The impact of eletronic commerce on organizational structure: a case study of e-commerce decentralization. Journal of Internet Banking and Commerce. , v.16, p.01 - 18, 2011.

Parolin, VASCONCELLOS, E. P. G. “Barreiras e Facilitadores na Gestão colaborativa de Projetos de Inovação Tecnológica” In: XIV Gongresso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011, 2011, Lima. Altec 2011. Lima: , 2011. v.1. p.1 – 15

SUTTER, M.; VASCONCELLOS, E. “Internationalization Strategies Adopted by Natura in Latin America and Europe”Balas 2011.

Geraldo Luciano ToledoRosa, R L ; Bressan, G ; TOLEDO, G. L. . Analysis of surveys services for marketing rese-arch. In: International Conference on Marketing Studies, 2011, Kuala Lumpur. Proceedings International Conference on Marketing Studies, 2011. p. 1-6.

GALHANONE, Renata Fernandes ; Marques, J A ; MAZZON, José Afonso ; TOLEDO, G. L. . O luxo ao alcance do mouse: transferindo a atmosfera das lojas de varejo de luxo

127126

Lançamento da MIPC Informática. In: 8th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2011, São Paulo

CARVALHO, Daniel Estima de; WRIGHT, James Terence Coulter; JUSSANI, Ailton Conde; TOLEDO, Geraldo Luciano . Positioning for Innovation in Video Game Industry: Nintendo WII Case. In: IAMOT - The 20th International Conference on Management of Technology, 2011, Florida. IAMOT - The 20th International Conference on Management of Technology, 2011.

FONSECA, Fernando; OZAKI, Adalton; WRIGHT, James Terence Coulter. Técnicas de avaliação e previsão tecnológica adotadas pelas empresas do setor de TI no Brasil. In: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica – ALTEC, 2011. Lima, Perú

MACEDO, Ana Lucia; BEHRENS, Alfredo; RUIZ, Angela. Attitudinal differences towards severe rainstorms in Brazil as expressed in a Social Media Service, suggest the way to apportion prevention and mitigation funding more effectively. In: 6th European Conference on Severe Storms (ECSS 2011) , 03 - 07 October 2011, Palma de Mallorca, Balearic Islands, Spain

MAMBRINI, Aluisio Broering; CINTHO, Seiji; DATTEIN Erni; MEDINA, Jorge Antonio Arias; MACCARI, Emerson Antonio. Cultura inovadora na pequena e média empresa.Revista de Gestão e Projetos, São Paulo,2011

SILVA, Lydia Lopes Correia; WRIGHT, James Terence Coulter. Future Electromobility in São Paulo City: the Ultra-Small Eletric Vehicle Alternative. In: EEVC European Electric Vehicle Congress, 2011. Brussels, Belgium

TEIXEIRA, Carlos Honorato; CAETANO, M. W. Perspectivas de crescimento do mer-cado ressegurador brasileiro. Future Studies Research Journal, v. 3, p. 2011, 2011

WRIGHT, James Terence Coulter; CARVALHO, Daniel Estima de; AMEDOMAR, André de Azevedo. A curva de concessões rodoviárias: aprendizagem abre caminhos para concessões em outros setores? In: 7º Congresso Brasileiro de Rodovias & Concessões, 2011. Foz do Iguaçú

João Maurício Gama BoaventuraBOAVENTURA, João Maurício Gama ; SILVA, Ralph Santos da . Performance Social Corporativa e Performance Financeira Corporativa: evolução metodológica e contribui-ção teórica dos estudos empíricos. In: V Encontro de Estudos em Estratégia - Anpad 3Es 2011, 2011, Porto Alegre - RS. Anais do V Encontro de Estudos em Estratégia - Anpad 3Es 2011. Rio de Janeiro - RJ : Anpad, 2011

VIEIRA, S. F. A. ; COSTA, Benny Kramer ; BOAVENTURA, João Maurício Gama . Análise de Stakeholders Aplicada em Órgãos Públicos: O Caso da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 13, p. 81-110, 2011.

Alves, P. P. A. ; BOAVENTURA, João Maurício Gama . Estratégia de Internacionalização de firmas brasileiras e desempenho financeiro. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 10, p. 4-21, 2011

SILVA, Ralph Santos da ; BOAVENTURA, João Maurício Gama . Meta-Análise da Relação entre a Performance Social e a Performance Financeira Corporativa. In: EnANPAD 2011,

Hiroo TakaokaREY, A. ; TAKAOKA, H. . Como a aplicação de conceitos de qualidade da informa-ção podem aperfeiçoar o monitoramento da implementação da estratégia usando o Balanced Scorecard. In: III Encontro de Administração da Informação, 2011, Porto Alegre. III Encontro de Administração da Informação, 2011. v. 1. p. 1-13.

Isaías CustódioCODA, Roberto ; CUSTÓDIO, Isaias ; SILVA, Dirceu da ; MANASSIAN, A. . Multidimensional Configurations of the Organizational Climate Construct.. In: EAA - European Accounting Association, 2011, Roma-Siena, 2011, Roma = Siena. 34th Annual Congress of the European Accouting Association,2011, Roma-Siena,, 2011. v. 1. p. 1-30.

Isak KruglianskasGOMES, Clandia Maffini ; KRUGLIANSKAS, I. ; SCHERER, F. L. . ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN PRACTICES OF MANAGING EXTERNAL SOURCES OF TECHNOLOGY INFORMATION AND INDICATORS OF INNOVATIVE PERFORMANCE. International journal of innovation management, v. 15, p. 709-730, 2011.

GOMES, Clandia Maffini ; KRUGLIANSKAS, I. ; SCHERER, Flavia Luciane ; Da Luz Neto ; Uiara Menezes . Strategies for sustainability: an empirical analysis in brazilian companies. In: Brithish Academy of Management, 2011, Aston University, Birmingham. Building and Sustaining High Performance Organisations in a Challenging Environment. Londres : Brithish Academy of Management, 2011. v. 25th. p. 1-1.

GOMES, C. M. ; KRUGLIANSKAS, I. ; SCHERER, F. L. . Innovation management for sustainable development practices in the internalization context. Journal of Technology Management & Innovation, v. 6, p. 110-127, 2011.

GOMES, Clandia Maffini ; KRUGLIANSKAS, I. ; SCHERER, Flavia Luciane ; Da Luz Neto ; Uiara Menezes . Management practices committed to sustainability and its rela-tionship with business performance. In: POM 2011 - Twenty Second Annual Conference, 2011, Reno, Nevada, EUA. Operations Management: The Enabling Link. Reno, Nevada, EUA : Production and Operations Management Society, 2011. v. 22. p. 1-1.

GOMES, C. M. ; KRUGLIANSKAS, I. ; SCHERER, F. L. ; HOURNEAUX JUNIOR, F. . Technological Innovation Management for Sustainable Development and Competitiveness in the Internationalization Context. International Journal of Sustainable Society (IJSSoc), v. 3, p. 312-326, 2011.

James Terence Coulter WrightCARVALHO, Daniel Estima de; SUTTER, Mariana Bassi; POLO, Edison Fernandes, WRIGHT, James Terence Coulter. Construção de cenários: apreciação de métodos mais utilizados na administração estratégica. In: XXXV Encontro da ANPAD – de 04 a 07 de setembro de 2011 – Rio de Janeiro

CARVALHO, Daniel Estima de; WRIGHT, James Terence Coulter; GUIMARÃES, Leandro Fraga. Uma Start-up Brasileira Especialista em Cloud Computing: O Caso de

129128

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo : Intercom, 2011. v. 1. p. 1-15. CARO, Abrão ; MAZZON, J. A. ; CAMMERER, Barbara ; WESSLING, Matthias .

Inovatividade, envolvimento, atitude e experiência na adoção da compra on-line. RAE (Impresso) , v. 51, p. 568-584, 2011

CARVALHO, Hamilton Coimbra ; MAZZON, J. A. . What are you afraid of? The role of emotions in Social Marketing. In: The 2nd World Non-Profit & Social Marketing Conference, 2011, Dublin. The 2nd World Non-Profit & Social Marketing Conference. Dublin : International Social Marketing Association (ISMA) / Ogilvy Public Relations, 2011. v. 1. p. 1-15.

DE TONI, Deonir ; MAZZON, J. A. . Configuração da imagem de preço de produto: pro-posição e teste de um modelo teórico e escala para a mensuração da imagem de preço de produto (E-MIPP). In: XXXV EnAnpad, 2011, Rio de Janeiro. XXXV EnAnpad. Rio de Janeiro : Anpad, 2011. v. 1. p. 1-17.

GALHANONE, Renata Fernandes ; MARQUES, J. A. ; MAZZON, J. A. . O luxo ao alcance do mouse: transferindo a atmosfera das lojas de varejo de luxo tradicionais para a Internet. In: XXXV EnAnpad, 2011, Rio de Janeiro. XXXV EnAnpad. Rio de Janeiro : Anpad, 2011. v. 1. p. 1-17.

GALHANONE, Renata Fernandes ; TOLEDO, Geraldo Luciano ; MAZZON, J. A. . Os estudos do futuro podem realmente prever o futuro? Uma análise retrospectiva de duas abordagens. Future Studies Research Journal , v. 3, p. 3-33, 2011

GALHANONE, Renata Fernandes ; TOLEDO, Geraldo Luciano ; MAZZON, J. A. . Os estu-dos do futuro podem realmente prever o futuro? Uma análise retrospectiva de duas abor-dagens. In: XIV SEMEAD Seminários em Administração FEA-USP, 2011, São Paulo. XIV SEMEAD Seminários em Administração FEA-USP. São Paulo : FEA/USP, 2011. v. 1. p. 1-15.

LAIA, Marconi Martins de ; CUNHA, Maria Alexandra Viegas Cortez da ; NOGUEIRA, Antonio Roberto Ramos ; MAZZON, J. A. . Electronic Government Policies in Brazil: con-text, ICT management and outcomes. RAE (Impresso) , v. 51, p. 1-15, 2011.

SILVA, Marcos Praxedes da ; MAZZON, J. A. . Estudo da associação entre o uso de técnicas de aprendizagem e índices de recall de peças de propaganda veiculadas pela televisão. In: XIV SEMEAD Seminários em Administração FEA-USP, 2011, São Paulo. XIV SEMEAD Seminários em Administração FEA-USP. São Paulo : FEA/USP, 2011. v. 1. p. 1-15.

José Augusto Giesbrecht da SilveiraPublicação, como co-autor, de artigo publicado na RAE, da Fundação Getúlio, de julho/agosto de 2011 (“Análise proposicional quantitativa aplicada à pesquisa em Administração”). Este artigo também apareceu na RAE Eletrônica.

Lindolfo Galvão de AlbuquerqueLEITE, Nildes Pitombo ; Rodrigues, A. C. Ana ; Campos, José G.F. ; ALBUQUERQUE, L. G. . Trabalhadores Militares do Estado da Bahia: Um Estudo Descritivo sobre seus Vínculos com a Organização. In: XXXV Encontro da ANPAD, 2011, Rio de Janeiro. XXXV Encontro da ANPAD, 2011.

ALBUQUERQUE, L. G. ; BIANCHI, Eliane Maria Pires Glavina . Uma Análise sobre

2011, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro : ANPAD, 2011GERTH, F. M. ; BOAVENTURA, João Maurício Gama ; SIQUEIRA, J. P. . Análise da

Competitividade dos Clusters Industriais de Calçados de Franca e Birigui. In: XIV SEMEAD, 2011, São Paulo. Anais do XIV SEMEAD. São Paulo : FEA/USP, 2011

Joel de Souza DutraDUTRA, Joel Souza. Gestores da Saúde no Âmbito da Qualidade. São Paulo, 2011. (Prefácio, Posfácio)

DUTRA, Joel Souza. Seleção por Competências Uma Estratégia Competitiva. Taubaté São Paulo, 2011. (Prefácio, Posfácio/Apresentação)

VELOSO, E. F. R., DUTRA, J. S. Carreiras sem fronteiras na gestão pessoal da transição profissional: um estudo com ex-funcionários de uma instituição privati-zada. RAC Eletrônica. , v.15, p.834 - 854, 2011

VELOSO, E. F. R., DUTRA, J. S., SILVA, R. C.Impressões sobre a transição pro-fissional e sensações sobre o gerenciamento de carreira entre ex-funcionários de uma instituição privatizada In: ENGPR, 2011, João Pessoa.Anais do EnGPR, 2011

Jorge Luiz di BiazziGianesi, Irineu Gustavo Nogueira ; BIAZZI, J. L. . Gestão estratégia dos estoques. Revista de Administração (FEA-USP), v. 46, p. 290-304, 2011

José Afonso MazzonABREU, Yuzuru I. F. de ; ANDRADE, Josmar ; MAZZON, J. A. . Information versus symboli-zation. Examining the discourse differences of national and international advertisers in the brazilian market along 40 years. In: Strategic Management in Latin America Conference 2011 (SMLA), 2011, Bogotá. Strategic Management in Latin America Conference 2011 (SMLA). Bogotá : Universidad de los Andes School of Management - UASM, 2011. v. 1. p. 1-15.

ALMEIDA, Stefânia Ordovas de ; MAZZON, J. A. ; DHOLAKIA, Utpal M. ; MÜLLER NETO, Hugo Fridolino . Os Efeitos da Participação em Comunidades Virtuais de Marca no Comportamento do Consumidor: proposição e teste de um modelo teórico. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso) , v. 15, p. 366-391, 2011

ANDRADE, Josmar ; HEMZO, M. A. ; MAZZON, J. A. . Quatro décadas persuadindo lei-tores: uma aplicação do ELM no estudo do uso de rotas centrais e periféricas em anún-cios impressos de Veja. Comuni@cción: Revista de Investigación en Comunicación y Desarrollo , v. II, p. 16-26, 2011.

ANDRADE, Josmar ; MAZZON, J. A. . More room for more innovative images. A study about 40 years of Brazilian print advertisements. In: BALAS - Business Association of Latin American Studies - Annual Conference, 2011, Santiago. BALAS - Business Association of Latin American Studies - Annual Conference. Santiago : BALAS, 2011. v. 1. p. 1-20.

ANDRADE, Josmar ; MAZZON, J. A. . Os caminhos da persuasão: um estudo sobre o uso de rotas centrais e periféricas em anúncios impressos publicados entre 1968 e 2008. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. XXXV

131130

Maria Tereza Leme FleuryA, F. ; FLEURY, M. T. L. . How do Brazilian Multinationals Manage Organizational Competences to Compete Internationally?. In: AIB Meeting, 2011, Nagoya. Anais do AIB Meeting 2011, 2011.

Marisa Pereira ÉboliDesde de janeiro de 2011 escreve coluna mensal “Batendo Ponto”, no Caderno de Empregos do jornal Estado de São Paulo.

Martinho Isnard Ribeiro de AlmeidaQuais são as prioridades axiológicas dos docentes de ies? Uma survey sobre a hierar-quização de seus valores pessoais. Em co-autoria com Marcello Calvosa; P. Charney e Fernando Serra. Revista de Administração Contemporânea (RAC) (Impresso), 2011.

Inteligência competitiva no Brasil: um panorama do status e função organizacional. Revista Inteligência Competitiva. Abril/Junho, 2011. Em co-autoria com Leonel Cesar Rodrigues, Valéria Riscarolli e Martinho Isnard Ribeiro de Almeida.

Bancarização da população de baixa renda através do uso de telefones celulares: operações financeiras básicas e remittances. Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura – FATEC. Dez/10 e Jan/2011. Em co-autoria com Vivaldo José Breternitz, Antonio César Galhardi e Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Nicolau Reinharddos Santos, E. M., REINHARD, N. Electronic Government Interoperability: Identifying the Barriers for Frameworks Adoption. Social Science Computer Review. , p.1 - 12, 2011.Pozzebon, Marlei, Diniz, Eduardo, Reinhard, Nicolau. Creating a brazilian school in inter-national information systems research: opportunities and challenges. Revista de Administração de Empresas. , v.51, p.10 - 14, 2011.

Prado, Edmir Parada Vasques, Ramalho, Neilson Carlos Leite, SOUZA, Cesar Alexandre de, Cunha, Maria Alexandra, Reinhard, Nicolau. INICIATIVAS DE GOVERNO ELETRÔNICO: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE NÍVEL DE GOVERNO E CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS EM CASOS DE SUCESSO. RESI : Revista Eletrônica de Sistemas de Informação. , v.10, p.5 - , 2011.

REINHARD, N., SUN, Violeta. Adoption and Growth of Corporate Information Infrastructures: The Users’ View In: Electronic Government: 10th IFIP WG 8.5 International Conference, EGOV 2011, 2011, Delft. Anais do Electronic Government: 10th IFIP WG 8.5 International Conference, EGOV 2011. Delft: Trauner Verlag, 2011. v.1. p.189 - 195

SACCOL, A. I. C. Z., BARBOSA, J., BARBOSA, J. L. V., SCHLEMMER, E., REINHARD, N. Mobile Learning in Organizations: Lessons Learned from Two Case Studies. International journal of information and communication technology education. , v.7, p.11 - 24, 2011.

SANTOS, Ernani Marques dos, REINHARD, N. Uso de Serviços de Governo Eletrônico no Brasil: um Estudo Exploratório In: XXXV EnANPAD 2011, 2011, Rio de Janeiro. XXXV EnANPAD 2011. Rio de Janeiro: , 2011. v.1. p.1 – 15

Gestão do Conhecimento nas Organizações à Luz da Construção Social da Realidade. In: XIV SemeAd - Seminários em Administração, 2011, São Paulo. XIV SemeAd, 2011.

PAROLIN, Sonia Regina Hierro ; ALBUQUERQUE, L. G. . The Creativity path to Innovation in three Brazilian Industries. In: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestiín Tecnológica - ALTEC 2011, 2011, Lima. ALTEC 2011, 2011.

FREITAG, B. B. ; FISCHER, André Luiz ; ALBUQUERQUE, L. G. ; AMORIM, W. A. C. ; ALMEIDA, K. N. T. . A Gestão de Pessoas nos Anos 2000 em Organizações Brasileiras: Previsão de tendências e Percepção de Incorporação. In: 7th International Conference “Management in Iberoamerican Countries: Cultural Perspectiva”, 2011, Lima - Peru. Iberoamericam 2011, 2011.

ALBUQUERQUE, L. G. ; LEITE, Nildes R Pitombo . Gestão Estratégica de Pessoas, Comprometimento e Contrato Psicológico: O Caso Vale. Revista de Administração (FEA-USP), v. 46, p. 19-31, 2011.

ALBUQUERQUE, L. G. ; PAROLIN, Sonia Regina Hierro . Gestão estratégica de Pessoas para a Inovação: O Caso da Frimesa Cooperativa Central. Revista de Administração da UFSM, v. 4, p. 105-124, 2011.

Marcelo Caldeira PedrosoKISSIMOTO, K. O. ; MARTINS, D. M. ; GONÇALVES, M. A. ; PEDROSO, M. C. ; LAURINDO, F. J. B. . A criação de espaços virtuais de interação com os clientes como forma de melho-rar a experiência dos consumidores. In: XVIII Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2011, Bauru-SP. Anais do XVIII Simpósio de Engenharia de Produção. Bauru-SP, 2011.

Maria Aparecida GouveaGOUVEA, M. A. ; DOMINGUES, O. . Category management for products concer-

ning personal hygiene and beauty quality noticed by consumers in supermarkets. In: 8o CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2011, São Paulo. 8o CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2011. v. 1. p. 13-30.

GOUVEA, M. A. ; NAKAGAWA, S. S. Y. . Intenção de Comprar Livros, CDs e DVDs pela Internet. In: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica ALTEC 2011, 2011, Lima. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica ALTEC 2011, 2011. v. 1. p. 34-50.

CASTRO, L. A. M. H. DE M. E. ; GOUVEA, M. A. . Os fatores de alavancagem da qua-lidade dos internetbankings. Revista de Administração da UFSM, v. 4, p. 125-143, 2011.

FREZATTI, F. ; AGUIAR, A. B. ; GUERREIRO, Reinaldo ; GOUVEA, M. A. . Does mana-gement accounting play role in planning process?. Journal of Business Research, v. 64, p. 242-249, 2011.

OLIVEIRA, B. A. C. ; GOUVEA, M. A. . A emergência da comunicação das ações de responsabilidade social empresarial. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 8, p. 147-165, 2011.

133132

Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011, 2011, Lima. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Lima, 2011. v. 1. p. 1-1.

Denise Stuart da Silva ; SBRAGIA, Roberto ; Jamile Sabatine Marques . Indicadores de performance para graduação de empresas residentes na incubadora miditecnoló-gico. In: XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XIX Workshop ANPROTEC, 2011, Porto Alegre. XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XIX Workshop ANPROTEC. Porto Alegre, 2011. v. 1. p. 1-15.

GARCEZ, Marcos Paixao ; SBRAGIA, Roberto . A seleção de parceiros em alian-ças tecnológicas: uma abordagem enfatizando a característica dos projetos. In: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011, 2011, Lima. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Lima, 2011. v. 1. p. 1-1.

GARCEZ, Marcos Paixão; SBRAGIA, Roberto. On the selection of partners in techno-logical alliances in the brazilian chemical sector. In: 20th International Conference on Management of Technology, 2011, Miami. 20th International Conference on Management of Technology. Miami, 2011. v. 1. p. 1-1.

Gilberto Martins Santos ; Jaime Peixoto Stecca ; Lorimar Francisco Munaretto ; SBRAGIA, Roberto . Posição inovativa em relação à concorrência: o caso de uma empresa do setor de Fiberglass. In: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011, 2011, Lima. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Lima, 2011. v. 1. p. 1-1.

GOMEL, Marcia May ; SBRAGIA, Roberto . A competitividade da indústria brasileira de software e a influência da capacitação tecnológica no desempenho exportador. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 8, p. 169-195, 2011.

Leonardo A. V. Gomes ; Guilherme Amaral ; SBRAGIA, Roberto ; Mario Sergio Salermo ; Simone Lara . Integration of managerial and sociological perspective of innovation: a fra-mework to the development process of radical innovation product. In: 20th International Conference on Management of Technology, 2011, Miami. 20th International Conference on Management of Technology. Miami, 2011. v. 1. p. 1-1.

RABECHINI JUNIOR, R. ; Marly Monteiro de Carvalho ; RODRIGUES, I. ; SBRAGIA, Roberto . A organização da atividade de gerenciamento de projetos: os nexos com competências e estrutura. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), v. 18, p. 409-424, 2011.

RODRIGUES, I. ; SBRAGIA, Roberto . Culture an performance of global-project teams: a study in brazilian multinational companies. In: PICMET ‘11 Conference, 2011, Portland. PICMET ‘11 Conference. Portland : Portland International Center for Management of Engineering and Technology, 2011. v. 1.

RODRIGUES, I. ; SBRAGIA, Roberto . Gestão de equipes globaise cultura: um estudo em empresas multinacionais barsileiras. In: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011, 2011, lIMA. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Lima, 2011. v. 1. p. 1-1.

Nuno Manoel Martins Dias FoutoFOUTO, N. M. M. D. ; FRANCISCO, E. S. . Valuation of quality attributes in the price of new economy cars. REGE. Revista de Gestão USP, v. 18, p. 245-258, 2011. Paulo Tromboni de Souza NascimentoCAMARGO JR, A. S. ; YU, Abraham Sin Oih ; NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza ; BELINETTI, J. V. ; MARQUES, J. J. ; MORILHAS, L. J. . Option value embedded on the Brazilian flex and sustainable vehicles.. International Journal of Social Ecology and Sustainable Development, v. 2, p. 18-33, 2011.

Costa, D. D. ; NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza . A Gestão do Desenvolvimento de Produtos na Indústria de Materiais de Construção. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 15, p. 1-24, 2011.

NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza . Alternativas e Integração na Crítica do Paradigma da Seleção de Projetos. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011 (Relatório de Pesquisa).

NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza . Estratégia e objetivos na gestão da carteria de projetos. In: XXXV Enanpad, 2011. Anais do Enanpad 2011. Rio de Janeiro : Anpad, 2011.

NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza ; LOPES, A. P. ; MARZAGAO, D. S. ; YU, Abraham Sin Oih ; CAMARGO JR., A. S. ; SILVA, L. L. C. . Oil Corporations Biofuels Technology Strategy: Disregard and Alliances. In: PICMET 2011 Conference, 2011, Portland, Oregon, USA. Proceedings of PICMET 2011 cONFERENCE. Portland, Oregon. USA : PICMET, 2011.

PETRAGLIA, J. ; NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza ; GOZZI, S. ; YOKOMIZO, C. A. . Benefits of Information and Communication Technologies in The Ethanol Supply Chain: an Exploratory Study in The Brazilian Sugarcane ased Industry. In: 8th Internatioy Managementnal Conference on Information Systems and Technolog, 2011, São Paulo. Proceedingsw of .... São Paulo, SP : TECSI, 2011.

YU, Abraham Sin Oih ; SILVA, L. L. C. ; CHU, C. L. ; NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza ; CAMARGO JR., A. S. . Electric Vehicles: Struggles in Creating a Market. In: PICMET 2011 Conference, 2011, Portland, Oregon, USA. Proceedings of the PICMET 2011. Portland, Oregon, USA : PICMET, 2011.

Roberto CodaZUCCO, A. ; CODA, R. . Estilos de Mobilização de Professores Universitários. In: Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7o. Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011. v. 1. p. 1-10.

Roberto SbragiaCláudio Albano,; João Antônio Gomes Pereira ; Paulo Cassanego ; PIRES, V. P. K. ; SBRAGIA, Roberto . Adoção de novas tecnologias: estudo de caso em uma empresa do setor ori-zícola, sob a ótica da inovação, sustentabilidade e competitividade. In: XIV Congreso

135134

perfil dos teletrabalhores do conhecimento. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 17, p. 1029-1052, 2011.

KUNIYOSHI, Marcio Shoiti ; SANTOS, S. A. . Institucionalização e os modelos de maturidade de gestão do conhecimento: um estudo das práticas gerenciais e suas contribuições para o poder de competição das empresas do setor elétrico-eletrônico. In: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica, 2011, Lima - Peru. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica. Lima - Peru : Pontificia Universidad Catolica del Peru, 2011. v. 1. p. 1-15.

KUNIYOSHI, Marcio Shoiti ; SANTOS, S. A. . Institucionalização e os modelos de maturidade de gestão do conhecimento: um estudo das práticas gerenciais e suas contribuições para o poder de competição das empresas do setor elétrico-eletrônico. In: XIV Congreso Latinoi-Iberoamericano de Gestión Tecnológica, 2011, Lima - Peru. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica. Lima - Peru : Pontificia Universidad Católica del Peru, 2011. v. 1. p. 436-436.

LENZI, Fernando Cesar ; SANTOS, S. A. ; RODRIGUES, Leonel Cezar . Manifested competences of corporate entrepreneurs whitin innovative entreprises. In: IAMOT - 20th International Conference for the International Association of Management of Technology, 2011, Miami - EUA. IAMOT - 20th International Conference for the International Association of Management of Technology. Miami - EUA : IAMOT, 2011. v. 1. p. 1-15.

MATTA, Vivian Eugenia da ; SANTOS, S. A. ; TUMELERO . Estudo da ação empre-endedoria de pesquisadores para a criação de spin-offs a partir de uma universidade do Estado de Minas Gerais. In: XIV SemeAD - Seminários em Admnistração, 2011, São Paulo. XIV SemeAD. São Paulo : FEA/USP, 2011. v. 1. p. 1-15.

OLIVA, F. L. ; SOBRAL, M. C. ; SANTOS, S. A. ; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de ; GRISI . How to Measure the Probability of Innovation in Technology-based Companies. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 22, p. 365-383, 2011.

TUMELERO ; SANTOS, S. A. ; MARINS ; CARNAÚBA . Estudo do conhecimento em empreas de base tecnológica incubadas: proposição de um modelo conceitual integra-tivo. Revista Gestão & Tecnologia, v. 11, p. 1-15, 2011

Tania CasadoA 21st Assessment of Values across the Global Workforce, em co-autoria com RALSTON, D. A.; EGRI, C. P.; REYNAUD, E. et al. Journal of Business Ethics, Vol. 104, n. 1, p. 1-31, EUA, 2011. (DOI: 10.1007/s10551-011-0835-8)

Práticas de Gestão e Representações Sociais do Administrador: Algum Problema?, em co-autoria com BORGES, J. F. e MEDEIROS, C. R. de O. Cadernos EBAPE.BR – FGV, Rio de Janeiro, v. 9, p. 530-568 jul. 2011. (Edição Especial)

Samantha doesn’t say no – she’s leaving the company, isn’t she?, em co-autoria com MENEGON, L. F.; ZACCARELLI, L. M. GV Casos - Revista Brasileira de Casos de ensino em Administração, São Paulo, v. 1, n.1, jan./jun., 2011.

Co-autoria com BORGES, J. F. Ficction and Real Life: Applying Critical Management Education In Career Education. In: ADMINISTRATIVE SCIENCES ASSOCIATION OF

Rosa Maria FischerBAPTISTA, Luciene L., FISCHER, Rosa Maria Educação Popular e Emancipação Humana no Ambiente da Economia Solidária In: XXXV EnANPAD Encontro Científico de Administração 2011, 2011, Rio de Janeiro. XXXV EnANPAD Encontro Científico de Administração 2011. , 2011.

FISCHER, Rosa Maria Empreendedorismo Social: apontamentos para um debate. Políticas Sociais: idéias e práticas. v.1, p.183 - 206, 2011.

GODOI, Edileusa, FISCHER, Rosa Maria O Processo Sucessório na Pauta dos Empreendimentos Sociais no Brasil In: XXXV EnANPAD Encontro Científico de Administração 2011, 2011, Rio de Janeiro. XXXV EnANPAD Encontro Científico de Administração 2011. , 2011.

Roy MartelancSANTOS, R. L. P. ; MARTELANC, R. . Proposal to recover small sugarcane plants in a consolidation environment. In: VIII International Agribusiness PAA-PENSA Conference, 2011, Buenos Aires. Anais do VIII International Agribusiness PAA-PENSA Conference. Buenos Aires : PAA, 2011.

SERRA, R. G. ; LIMA, G. A. S. F. ; MARTELANC, R. ; Lima, I. S. . Efeito no preço das ações ingressantes no Ibovespa. Contabilidade Vista & Revista, 2011.

SERRA, R. G. ; LIMA, G. A. S. F. ; MARTELANC, R. ; Lima, I. S. . Efeito no preço das ações ingressantes no Ibovespa. In: 10o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2010, São Paulo. 10o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2010.

Sílvio Aparecido dos SantosGASPAR, Marcos Antonio ; SANTOS, S. A. ; MACHADO FILHO ; DONAIRE, Denis ;

OLIVA, Eduardo . Relações com investidores dos bancos múltiplos listados na Bovespa: um estudo da estratégia de governança corporativa no atendimento virtual. Base (UNISINOS), v. 8, p. 158-172, 2011.

GASPAR, Marcos Antonio ; SANTOS, S. A. ; DONAIRE, Denis ; DERÍSIO, Diana Patricia León . Los gobiernos estatales brasileños y el uso de tecnologías electrónicas - fortale-cimiento del poder y la autonomía del ciudadano. Invenio (Rosario), v. 14, p. 43-55, 2011.

GASPAR, Marcos Antonio ; SANTOS, S. A. ; DONAIRE, Denis ; KUNIYOSHI, Marcio Shoiti ; PREARO, Leandro Campi . A influência das práticas de gestão do conhecimento na eficácia organizacional: um estudo em empresas atuantes na indústria de software no Brasil. In: 3Es - V Encontro de Estudos em Estratégia, 2011, Porto Alegre - RS. 3Es - V Encontro de Estudos em Estratégia. Rio de Janeiro : ANPAD, 2011. v. 1. p.

GASPAR, Marcos Antonio ; SANTOS, S. A. ; DONAIRE, Denis ; KUNIYOSHI, Marcio Shoiti ; PREARO, Leandro Campi . Gestão do Conhecimento em empresas atuantes na indústria de software no Brasil: um estudo das práticas e ferramentas utilizadas. In: EnADI - III Encontro de Administração da Informação, 2011, Porto Alegre - RS. EnADI - III Encontr

GASPAR, Marcos Antonio ; BELLINI, Carlo Gabriel Porto ; DONAIRE, Denis ; SANTOS, S. A. ; MELLO, A. A. A. . Teletrabalho no desenvolvimento de sistemas: um estudo sobre o

137136

uma análise comparativa de técnicas na previsão de vendas do varejo brasileiro. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online), v. 8, p. 1-21, 2011.

GHANI, A. N. A. ; MARTELANC, R. ; LUPORINI, C. E. M. . Evidência Empírica da Relação entre Valoração das Marcas e Variação no Valor das Empresas. In: EnANPAD 2011, 2011, Rio de Janeiro. Anal do EnANPAD 2011. Rio de Janeiro : ANPAD, 2011. p. 1-15.

SERRA, R. G. ; Contani, E. A. R. ; Savoia, J. R. F. ; MARTELANC, R. . Market crash, caracte-rísticas das empresas e retorno uma análise logística e discriminante. In: 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2011, São Paulo. Anais do 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo : Fipecafi, 2011. p. 1-16.

SERRA, R. G. ; MARTELANC, R. ; SECURATO, José Roberto . Does Economic Profit Beat Earnings? Evidence from Brazil. The IUP Journal of Applied Finance, 2011.

TEIXEIRA, Hélio Janny ; PRADO, L. P. C. ; MARTELANC, R. ; Ribeiro, E. M. D. . Willansom, prêmio nobel de economia 2009 e a gestão contratual na administração publica. In: III Congresso Consad de Gestão Pública, 2010, Brasília. Anais do III Consad. Brasília : Consad, 2011. p. 1-25.

2011 – Measuring the probability of innovation in technology-based companies. Journal of Manufacturing Technology Management. Vol. 22, Nº 3, 2011. Em co-autoria com Fábio Lotti Oliva, Maria Cecília Sobral, Silvio Aparecido dos Santos, Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi e Martinho Isnard Ribeiro de Almeida.

Carvalho, D E ; Jussani, A. C ; TOLEDO, G. L. ; Wright, J T C . Positioning for innova-tion in video game industry: Nintendo WII case. In: The 20th IAMOT 2011 - International Conference on Management of Technology, 2011, Miami Beach Florida. IAMOT 2011 - Proceedings, 2011. p. 1-17.

CODA, Roberto ; RICCO, Maria Filomena Fontes ; CUSTÓDIO, Isaias . Assessing Styles of Work Behavior as Indicators of the Human Capital Concept: a Research among Brazilian Managers.. In: Asian Pacific Conference on International Accounting Issues,2011, Beijing., 2011, Beijing. 23rd Asian Pacific Conference on International Accounting Issues,2011,, 2011. v. 1. p. 1-17.

RIBEIRO, Roberto Portes ; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de ; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar . Análise ambiental em um simulador de planejamento estratégico pes-soal. In: XIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2011, São Paulo, SP. Anais do XIV SEMEAD. São Paulo : FEA/USP, 2011. p. 1-15.

GALHANONE, Renata Fernandes ; TOLEDO, G. L. ; MAZZON, José Afonso . Os estudos

CANADA 2011, Montreal, Canadá, 4 jul. 2011. Co-autoria com FERRARI, E. “Now what, José”. In: NACRA – NORTH AMERICAN CASE

RESEARCH ASSOCIATION – 2011, ANNUAL MEETING, St. Anthony/ Texas, EUA, out. 2011.Co-autoria com GOMES, M. T. “Are there boundaries for Geraldo?”. In: NACRA –

NORTH AMERICAN CASE RESEARCH ASSOCIATION – 2011, ANNUAL MEETING, St. Anthony/ Texas, EUA, out. 2011.

7.4 - Trabalhos publicados em periódicos e anais de congressos, assinados por dois ou mais cooordenadores

CAMPOMAR, Marcos Cortez ; IKEDA, Ana Akemi . Marketing Business to Business. In: Braulio Oliveira. (Org.). Gestão de Marketing. 1 ed. São Paulo: Pearson, 2011, v. 1, p. 283-298.

ALBUQUERQUE, L. G. ; FISCHER, André Luiz ; AMORIM, W. A. C. ; PIMENTEL, J. E. A. ; SILVA, L. M. T. ; MORON, C. R. ; SILVA, M. P. ; VELOSO, E. F. R. . Trends in HRM in Brazil: Results and Analysis of a Confirmatory Research. In: 7o. Congresso para as Américas da International Labor and Employment relations Association - ILERA, 2011, São Paulo. IRCA 2011, 2011.

ANGELO, C. F. ; FOUTO, N. M. M. D. ; LUPPE, M. R. . Intenção de Compra na Internet Janeiro - Março. 2011. (Relatório de pesquisa).

FISCHMANN, A. A. ; PORTO, M.C.G. ; Krakauer, Patrícia V. C. ; ALMEIDA, M. I. R. . Estudo da Percepção da Influência da Análise Ambiental para a Implementação de Estratégias. In: XIV SemeAd - Seminários em Administração, 2011, São Paulo. XIV SemeAd, 2011.

GONÇALVES, Paulo César ; BOAVENTURA, João Maurício Gama ; COSTA, Benny Kramer ; FISCHIMANN, Adalberto Américo . Desenvolvimento de Cenários: Um Estudo no Setor Hospitalar no Estado de São Paulo. Revista Alcance (Online), v. 18, p. 448-465, 2011.

Raeli, R. ; BOAVENTURA, João Maurício Gama ; FISCHMANN, Adalberto A . O etanol de segunda geração no Estado de São Paulo: Um estudo de stakeholder analysis. In: V Encontro de Estudos em Estratégia - Anpad 3Es 2011, 2011, Porto Alegre - RS. Anais do V Encontro de Estudos em Estratégia - Anpad 3Es 2011. Anpad, 2011

TEIXEIRA, Hélio Janny ; MARTELANC, R. ; PRADO, L. P. C. ; SALOMÃO, S. M. . Logística de Suprimentos e Gestão de Compras e Contratações na Administração Pública: como fortalecer uma visão integrada. In: IV CONSAD, 2011, Brasília. Anais do IV Consad. Brasília : Consad, 2011. p. 1-18.

ANGELO, C. F. ; ZWICKER, R. ; FOUTO, N. M. M. D. . Séries temporais e redes neurais:

139138

LENZI, Fernando Cesar ; SANTOS, S. A. ; CASADO, Tania ; RODRIGUES, Leonel Cezar . Talentos Inovadores na Empresa: como identificar e desenvolver empreendedores cor-porativos. 01. ed. Curitiba-PR: Editora IBPEX, 2011. 134 p.

MAMANI, E. F. ; LIMA, A. C. ; OLIVA, Fábio Lotti ; GRISI, Celso Cláudio de Hildebrand e . Análise da Competitividade do Sistema Agroindustrial da Truta na Região de Puno, Peru. Gestão.Org, v. 2, p. 359-384, 2011.

OLIVA, Fábio Lotti ; SOBRAL, Maria Cecília ; SANTOS, Silvio Aparecido dos ; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de ; GRISI, Celso Cláudio de Hildebrand e . How to Measure the Probability of Innovation in Technology-based Companies. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 22, p. 365-383, 2011.

CODA, R. ; CUSTODIO, I. ; SILVA, D. ; MANASSIAN, A. . Mutidimensional Configurations of the Organizational Climate Construct. In: European Accounting Association, 2011, Roma. 33th Annual Congress European Accounting Association, 2011. v. 1. p. 1-30

CODA, R. ; RICCO, M. F. F. ; CUSTODIO, I. . Assessing Styles of Work Behavior as Indicators of the Human Capital Concept: a Research among Brazilian Managers. In: Asian Pacific Conference on International Accounting Issues, 2011, Beijing. 23rd Asian Pacific Conference on International Accounting Issues, 2011. v. 1. p. 1-17.

OSAKI, A.; SBRAGIA, Roberto ; VASCONCELLOS, E. P. G. . Technological innova-tion Strategy: a case study in brazilian subsidiares of MNCs. In: 20th International Conference on Management of Technology, 2011, Miami. 20th International Conference on Management of Technology. Miami, 2011. v. 1. p. 1-1.

SANTOS, S. C. ; SBRAGIA, Roberto ; Geraldo Toledo . The Triple Helix model as a basis for the development of a local productive arrangement (technology cluster) in Brazil. In: Triple Helix IX International Conference, 2011, Stanford. Triple Helix IX International Conference, 2011. v. 1. p. 1-1.

SILVA, A. T. B.; WRIGHT, James Terence Coulter; SPERS, Renata Giovinazzo. As capa-cidades dinâmicas como estratégia organizacional no setor de etanol: um estudo de caso baseado na aplicação de cenários. In: XIV SEMEAD, 2011, São Paulo. Anais do XIV SEMEAD Ensino e Pesquisa e Administração. São Paulo, 2011

SILVA, A. T. B.; WRIGHT, James Terence Coulter; SPERS, Renata Giovinazzo. As capa-cidades dinâmicas como estratégia organizacional no setor de etanol: um estudo de caso baseado na aplicação de cenários. In: XIV SEMEAD, 2011, São Paulo. Anais do XIV SEMEAD Ensino e Pesquisa em Administração. São Paulo, 2011.

do futuro podem realmente prever o futuro: uma análise restrospectiva de duas abor-dagens. In: XIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2011, São Paulo. Anais XIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2011. p. 1-15.

SANTOS, Sandra Carvalho dos ; SBRAGIA, Roberto ; TOLEDO, G. L. . THE TRIPLE HELIX MODEL AS A BASIS FOR THE DEVELOPMENT OF A LOCAL PRODUCTIVE ARRANGEMENT (TECHNOLOGY CLUSTER) IN BRAZIL. In: Triple Helix IX International Conference, 2011, Stanford - California. Anais Triple Helix IX International Conference, 2011. p. 1-25.

ADES, C., VASCONCELLOS, E. P. G., PLONSKI, G. A. “O Portfólio de modelos de negó-cios como estratégia de marketing de tecnologia no B2B” In: EnANPAD - XXXV Encontro da ANPAD, 2011, Rio de Janeiro. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração-EnANPAD. Rio de Janeiro: Anais, Rio de Janeiro, 2011. v.1. p.1 - 17

SILVEIRA, F.; VASCONCELLOS, E.; COSTA, D.; SBRAGIA, R., “Estratégia de Entrada em Mercados Emergentes: O caso Intel”. In: “Como vencer a concorrência de forma lucra-tiva: ensinamentos do Google, Intel, Sap, Cielo, Man, Wahler, Petrobrás e outras empre-sas” (Organizador). Editora Atlas. (prelo)

ALBUQUERQUE, L. G. ; SILVA, L. M. T. ; SILVA, M. P. ; FISCHER, André Luiz ; AMORIM, W. A. C. . Temas Emergentes em Gestão de Pessoas: Uma Análise da Produção Acadêmica. Revista de Administração da UFSM, v. 4, p. 215-232, 2011.

CAMPOMAR, Marcos Cortez ; IKEDA, Ana Akemi . Marketing Business to Business. In: Braulio Oliveira. (Org.). Gestão de Marketing. 1 ed. São Paulo: Pearson, 2011, v. 1, p. 283-298.

Cely Ades ; SBRAGIA, Roberto ; PORTO, G. S. ; PLONSKI, G. A. ; Aline Figlioli ; Kleber Celadon . Implementação da inovação aberta: os casos da Natura, IBM e Siemens. In: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011, 2011, Lima. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Lima, 2011. v. 1. p. 1-1.

CODA, R. . 5 pareceres Anpad Divisão GPR - Tema: Trabalho e Identidade. 2011.

Douglas Tokuno ; MAXIMIANO, A. C. A. ; RABECHINI JUNIOR, R. ; SBRAGIA, Roberto . O desempenho do portfólio de projetos de novos produtos e as préticas utilizadas: um estudo de caso. In: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011, 2011, Lima. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Lima, 2011. v. 1. p. 1-1.

FISCHER, Rosa Maria, COMINI, Graziella M. Relacionamento comunidade-empresa, pedra de toque da sustentabilidade. Ideia Sustentável. São Paulo, p.63 - 63, 2011.

141140

SILVA, Antonio Thiago Benedete; WRIGHT, James Terence Coulter; SPERS, Renata Giovinazzo; COSTA, Priscila Rezende. Cenários prospectivos para o comércio internacio-nal de etanol em 2020. In: XIV SEMEAD – Seminários em Administração da FEA/USP, 2011. São Paulo

SOUSA, Almir Ferreira de; NETO, Adelino de Bortoli - Melhores Trabalhos Práticos VI. São Paulo Akademika Editora, 2011, v.1.

SPERS, Renata Giovinazzo ; WRIGHT, James Terence Coulter. The Brazilian wine industry: an analysis of the competitiveness and proposition of strategies for growth. In: Strategic Management in Latin America Conference, 2011, Bogota. Anais Strategic Management in Latin America Conference, 2011

SPERS, Renata Giovinazzo ; WRIGHT, James Terence Coulter. The Brazilian wine industry: an analysis of the competitiveness and proposition of strategies for growth. In: Strategic Management in Latin America Conference, 2011, Bogota. Anais Strategic Management in Latin America Conference, 2011.

TUMELERO ; SANTOS, S. A. ; PLOSNKY, Guilherme Ari . Inovação tecnológica em empre-sas intensivas de conhecimento técnico e científico: um estudo a partir da visão baseada em recursos (RBV). In: XIV SemeAD - Seminários em Administração, 2011, São Paulo. XIV SemeAD - Seminários em Administração. São Paulo : FEA/USP, 2011. v. 1. p. 1-15.

VELOSO, E. F. R., DUTRA, J. S., FISCHER, A. L., PIMENTEL, J. E. A., SILVA, R. C., AMORIM, W. A. C. Relações entre adoção de práticas de gestão de carreira e percepção sobre crescimento profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional. , v.12, p.61 - 72, 2011

WRIGHT, James Terence Coulter Wright; SPERS, Renata Giovinazzo. Mercado popular no Brasil: abordagens para geração de negócios e casos de sucesso. São Paulo, 2011. Editora Blucher, 144 p.

WRIGHT, James Terence Coulter Wright; SPERS, Renata Giovinazzo. Mercado popular no Brasil: abordagens para geração de negócios e casos de sucesso. São Paulo, 2011. Editora Blucher, 144 p.