Robert Nisbet Os filósofos sociais.

2
Primeiro livro a ser escrito em forma de trabalho Nisbet, Robert:Os pensadores Sociais,Ed.UnB. Introdução do livro: A história da filosofia social do Ocidente é basicamente a história das idéias e dos ideais humanos quanto à comunidade.Nisbet utiliza esse termo, comunidade, no sentido mais amplo e mais antigo do termo: relações entre indivíduos que são marcadas por um alto grau de intimidade pessoal, de coesão social ou compromisso moral, e de continuidade no tempo.A base da comunidade pode ser parentesco,religião,revolução,raça,etc não importa o motivo desde que se mantenham durabilidade e coesão social suficientes para interessar um número de pessoas e despertar lealdades e estimular a criação de uma identidade específica. Em íntima ligação com o conceito de comunidade está o conceito de anticomunidade.Esses dois conceitos andaram juntos durante toda a história e está em curso hordieiramente(é isso?). O medo do vazio social foi um dos motores da história do pensamento social.Desde a gênese da civilização ocidental a preocupação com o comunitário baseia os escritos humanos.A perda do sentido comunitário é, para o ser humano, motivo de isolamento e tristeza.De Platão a Santo Agostinho, de Locke a Marx, de Tocqueville a Kropotkin todos, sem exceção, procuram definir o que é comunidade. Os pensadores estudaram e aboradaram outros temas, é obvio, mas a esmagadora maioria dos trabalhos versa o tema da “comunidade”.Eles buscaram a comunidade autêntica, duradoura para isso as idéias de autoridade,poder,status têm importância na descrição destas.A grande preocupação dos filósofos sociais do Ocidente é- como o autor sugere no livro- a busca da comunidade da justiça e da realização pessoal. A gênese do pensamento social do Ocidente surge com as reformas de Clístenes em 509 A.C que leva a aniquilação de tribos,fratrias e clãs( o pensamento de Clístenes mostrou-se revolucionário nesse ponto).Com a queda da antiga comunidade

Transcript of Robert Nisbet Os filósofos sociais.

Page 1: Robert Nisbet Os filósofos sociais.

Primeiro livro a ser escrito em forma de trabalho Nisbet, Robert:Os pensadores Sociais,Ed.UnB.

Introdução do livro:

A história da filosofia social do Ocidente é basicamente a história das idéias e dos ideais humanos quanto à comunidade.Nisbet utiliza esse termo, comunidade, no sentido mais amplo e mais antigo do termo: relações entre indivíduos que são marcadas por um alto grau de intimidade pessoal, de coesão social ou compromisso moral, e de continuidade no tempo.A base da comunidade pode ser parentesco,religião,revolução,raça,etc não importa o motivo desde que se mantenham durabilidade e coesão social suficientes para interessar um número de pessoas e despertar lealdades e estimular a criação de uma identidade específica.

Em íntima ligação com o conceito de comunidade está o conceito de anticomunidade.Esses dois conceitos andaram juntos durante toda a história e está em curso hordieiramente(é isso?). O medo do vazio social foi um dos motores da história do pensamento social.Desde a gênese da civilização ocidental a preocupação com o comunitário baseia os escritos humanos.A perda do sentido comunitário é, para o ser humano, motivo de isolamento e tristeza.De Platão a Santo Agostinho, de Locke a Marx, de Tocqueville a Kropotkin todos, sem exceção, procuram definir o que é comunidade.

Os pensadores estudaram e aboradaram outros temas, é obvio, mas a esmagadora maioria dos trabalhos versa o tema da “comunidade”.Eles buscaram a comunidade autêntica, duradoura para isso as idéias de autoridade,poder,status têm importância na descrição destas.A grande preocupação dos filósofos sociais do Ocidente é- como o autor sugere no livro- a busca da comunidade da justiça e da realização pessoal.

A gênese do pensamento social do Ocidente surge com as reformas de Clístenes em 509 A.C que leva a aniquilação de tribos,fratrias e clãs( o pensamento de Clístenes mostrou-se revolucionário nesse ponto).Com a queda da antiga comunidade familar em Atenas,surgiram no mundo mediterrâneo três tipos diferentes de organização,com modelos de pensamento social condizentes: o Estado militar,o poliíticoe, a seutempo. A religião que conhecemos como Cristianismo( fruto das idéias Judéias, mas fruto de temas e circunstâncias greco-romanas. No livro Nisbet demonstra que, as três comunidades citadas acima, foram geradas pelos conflitos causados entre os valores familiares e os valores diferentes.

Em suma, a idéia de comunidade foi o que movimentou o pensamento social do Ocidente, não obstante foi influênciado também por conflitos, guerras entre pensamento tradicional( no caso o familiar) e as novas concepções.Além das três comunidades acima citadas serão abordadas as comunidades revolucionária, pluralista e ecológica. Essas comunidades não poderiam ser excluídas pelo fato de contribuírem ao pensamento social do Ocidente.Não podemos negar a influência de Kropotkin, Burke,Tocqueville,Marx, dentre outros.

Page 2: Robert Nisbet Os filósofos sociais.

Capítulo 1: A comunidade militar.