ROTARY D.4630 - CARTA MENSAL - JANEIRO 2014

8
Distrito 4630 Gestão Gestão Gestão 2013/2014 2013/2014 2013/2014 Janeiro/2014 - N.º 07 Janeiro/2014 - N.º 07 Janeiro/2014 - N.º 07 MENSAGEM DO GOVERNADOR COMPANHEIRISMO, ALEGRIA E COMPROMISSO COM O ROTARY Para começar bem o ano, o registro de duas recepções muito calorosas: a 63ª visita, ao Rotary Club Boa Esperança e a 71ª, ao Rotary Club Campo Mourão. Fomos recebidos com muito carinho, muita alegria e carinho. Rotary está em todos os lugares e ações. Meus queridos companheiros, estamos começando o segundo semestre rotário e janeiro é o mês dedicado pelo RI para o desenvolvimento da conscientização rotária. Neste mês devemos dar ênfase aos nossos trabalhos rotários, à execução do nosso planejamento e também à divulgação de nossas ações. Precisamos falar quem somos, o que fazemos e qual nosso objetivo. Ser rotariano é um privilégio que temos e que devemos dividir com o maior número de pessoas possível, então vamos aproveitar este reinício de ano para dar a oportunidade às pessoas para participarem de nosso movimento rotário.Vamos começar o ano estimulando e desenvolvendo o crescimento do nosso quadro associativo através da identificação de novos associados em nosso círculo de relacionamento profissional. Temos que nos conscientizar da importância de nossa organização, da importância de cada um de nós em nossos respectivos clubes. Vamos aproveitar o início de um novo ano para repensarmos nosso envolvimento em Rotary. Estamos sendo verdadeiramente rotarianos? Estamos representando nossa profissão com efetividade? Nossa ação rotária está sendo efetiva na nossa comunidade? Para podermos refletir estas questões devemos fazer uma análise da nossa atividade rotária até o momento e, se as respostas forem negativas, ainda nos resta muito tempo para recuperarmos o ano rotário. Se estas respostas forem afirmativas, então estamos preparados para Transformar Vidas, e devemos iniciar pelos nossos próprios companheiros e familiares. Vamos Viver Rotary e Transformar Vidas. Feliz Ano Novo, feliz oportunidade para uma Vida Nova. Antonio Carlos Cardoso GD 2013/14.

description

 

Transcript of ROTARY D.4630 - CARTA MENSAL - JANEIRO 2014

Page 1: ROTARY D.4630 - CARTA MENSAL - JANEIRO 2014

Distrito 4630

Gestão Gestão Gestão 2013/2014 2013/2014 2013/2014 Janeiro/2014 - N.º 07Janeiro/2014 - N.º 07Janeiro/2014 - N.º 07

MENSAGEM DO GOVERNADOR

COMPANHEIRISMO, ALEGRIA E COMPROMISSO COM O ROTARY

Para começar bem o ano, o registro de duas recepções muito calorosas: a 63ª visita, ao Rotary Club Boa Esperança e a 71ª, ao Rotary Club Campo Mourão. Fomos recebidos com muito carinho, muita alegria e

carinho. Rotary está em todos os lugares e ações.

Meus queridos companheiros, estamos começando o segundo semestre rotário e janeiro é o m ê s d e d i c a d o p e l o R I p a r a o desenvolvimento da conscientização rotária. Neste mês devemos dar ênfase aos nossos trabalhos rotários, à execução do nosso planejamento e também à divulgação de nossas ações. Precisamos falar quem somos, o que fazemos e qual nosso objetivo. Ser rotariano é um privilégio que temos e que devemos dividir com o maior número de pessoas possível, então vamos aproveitar este reinício de ano para dar a oportunidade às pessoas para participarem de nosso movimento rotário.Vamos começar o ano estimulando e desenvolvendo o crescimento do nosso quadro a s soc i a t ivo a t r avés da identificação de novos associados em nosso círculo de relacionamento profissional.Temos que nos conscientizar da importância de

nossa organização, da importância de cada um de nós em nossos respectivos clubes. Vamos aproveitar o início de um novo ano para repensarmos nosso envolvimento em Rotary. Estamos sendo verdadeiramente rotarianos? Estamos representando nossa profissão com efetividade? Nossa ação rotária está sendo efetiva na nossa comunidade? Para podermos refletir estas questões devemos fazer uma análise da nossa atividade rotária até o momento e, se as respostas forem negativas, ainda nos resta muito tempo para recuperarmos o ano rotário. Se estas respostas forem afirmativas, então estamos preparados para Transformar Vidas, e devemos iniciar pelos nossos próprios companheiros e familiares. Vamos Viver Rotary e Transformar Vidas.Feliz Ano Novo, feliz oportunidade para uma Vida Nova.

Antonio Carlos CardosoGD 2013/14.

Page 2: ROTARY D.4630 - CARTA MENSAL - JANEIRO 2014

Pag. 02 Janeiro/2014Informativo Rotário 4630

Mensagem do presidente

Costumamos nos referir ao Rotary

c o m o u m a g r a n d e f a m í l i a .

Consideramos os participantes de

programas e alumni como membros

importantes da família rotária e

ressaltamos a importância de ajudar

crianças e famílias. Fazemos isso

porque sabemos que em todas as

famílias, a geração mais jovem é o

futuro. E isso se aplica ao Rotary.

Sabemos que é essencial termos

associados jovens em nosso quadro

associativo e falamos muito sobre

m a n e i r a s d e r e c r u t a r j o v e n s

profissionais. Porém, talvez não

estejamos falando o suficiente sobre a

razão pela qual eles não permanecem

no Rotary.

M u i t o j o v e n s , c o m o o s e x -

participantes de programas, associam-

se ao Rotary. Mas quando começam a

construir suas próprias famílias,

muitos deixam a organização. Não é

difícil entender o motivo: eles são

jovens profissionais que já passam

muito tempo longe de suas famílias.

Eles amam e valor izam nossa

organização, mas não vão colocá-la

acima de seus cônjuges e filhos.

E nem devemos sempre esperar que

eles façam isso. É por esta razão que é

tão importante encontrarmos maneiras

de engajar as famílias no Rotary.

Precisamos tornar os serviços rotários

uma opção viável para quem tem

filhos pequenos.

Quando as famílias são incluídas,

demonstramos que elas não são um

obstáculo às atividades rotárias. Em

vez da mãe ou do pai saírem para

atividades do Rotary e deixarem todo

mundo em casa, o Rotary entra na

agenda familiar. As crianças vão

crescer vendo seus pais envolvidos na

comunidade e também irão se

envolver.

Em todas as fases de nossas vidas e de

nossas carreiras, o Rotary tem algo

para nos oferecer - uma maneira de nos

ajudar a fazer mais, doar mais e ser

melhores. O Rotary é grande o

suficiente para todos nós.

Ron Burton

COMISSÃO DQAFundação de novos clubes

Instalado no dia 9 de dezembro, com vinte e três companheiros, o Rotary Clube de Barbosa Ferraz Celeiro do Paraná, composto por maravilhosos companheiros representando as mais diversas profissões. A assembléia teve 100% de presença, ânimo e motivação para servir a comunidade. O clube nasce forte, com dois padrinhos: Rotary Club Campo Mourão e Rotary Club Fênix, presença de cinco governadores, representação de 11 Clubes, e um ônibus de companheiros de Campo Mourão.Segundo Rotary Club formalizado no distrito 4630 ainda no primeiro semestre, fruto do projeto 5x1 implantado no distrito (cinco Rotary Clubs elegem uma cidade ou região e fundam um novo Rotary Club), desta vez foram as cidades de Lobato e Flórida as agraciados com um grupo de profissionais altamente dispostos a melhorar a vida das pessoas daquela região através do Rotary International.No final de 2013 foram organizados dois Rotary Clubes e a tendência é que mais cinco sejam formados até julho: Iporã, Peabiru, Jussara, Campo Mourão feminino e Indianópolis.

Barbosa Ferraz Florida e Lobato

De 1º a 4 de junho de 2014, junte-se a associados do Rotary de todo o mundo em Sidney, Austrália,

para a Convenção do RI. Lá você ouvirá alguns dos maiores especialistas mundiais em recursos

hídricos, pólio e mídias sociais, ouvirá dicas e ideias de iniciativas humanitárias e até poderá

encontrar um parceiro para seu projeto na Casa da Amizade.Na Convenção do Rotary International você terá a oportunidade de fazer contato com líderes de diversos países e conhecer pessoas que, como você, querem fazer a diferença em suas comunidades e em todo o mundo. Comece a planejar agora e aproveite a viagem para proporcionar férias inesquecíveis à sua família. O preço promocional das inscrições será mantido até 15 de janeiro.Haverá tradução simultânea para a lingua portuguesa.

COMO FAZERComo propor novos associados?

Propor novos associados é fundamental para atingir os objetivos do Rotary em prestação de serviços locais e internacionais. Nossa primeira responsabilidade como rotarianos é identificar e propor novos sócios. Aqui vão algumas dicas para encontrar futuros rotarianos:-Use seu distintivo de lapela para gerar conversas sobre o seu envolvimento com o Rotary. -Conte boas histórias de projetos a colegas, amigos e conhecidos. -Convide amigos e colegas de trabalho para irem com você a uma reunião de clube. -Ofereça informações que falem da história do clube e destaquem os serviços prestados e eventos sociais. -Convide associados potenciais a participar de atividades do clube e projetos de prestação de serviços. -Use a lista de classificações e identifique as profissões que estão vagas no Clube. Quer se informar mais sobre o processo? Acesse: www.rotary.org.

Page 3: ROTARY D.4630 - CARTA MENSAL - JANEIRO 2014

Pag. 03 Janeiro/2014Informativo Rotário 4630

Mensagem da diretora

Comecei o segundo semestre do ano rotário tendo realizado os excelentes e bem-sucedidos Institutos Rotary de Foz do Iguaçu e Buenos Aires e participado, como expositora, dos Institutos Rotary de Mérida, no México, e de Taipé, em Taiwan. Em todas essas e em muitas outras reuniões, encontrei como denominador comum a preocupação com o crescimento do Rotary, com o aumento da eficiência de nossos clubes e com a conclusão do desafio de erradicar a pólio. Ao mesmo tempo, ouvi mensagens de incentivo aos rotarianos.

Em 1930, Paul Harris insistia conosco para que evoluíssemos constantemente e para que fôssemos até mesmo revolucionários em algumas ocasiões, a fim de que o Rotary pudesse alcançar seus objetivos. O fundador entendia que evolução é mudança e progresso ao longo do tempo; o fato de que o Rotary existe há 108 anos demonstra que isso ocorreu.

Uma análise atual desse pensamento de Paul Harris não deve ignorar uma mudança na cul tura do Rotary, construída por seus ideais, seus atos, suas tradições e toda a sua gente, formando assim uma unidade histórica. É evidente que, de tempos em tempos, precisamos rever as práticas e costumes da organização para que ela se mantenha vigente, assim como devemos capacitar os rotarianos para que o espírito do servir continue a inspirar maior compromisso e a desenvolver jovens l í d e r e s q u e n o s a s s e g u r e m a continuidade através das gerações.

Nesse mundo em constante mudança, pergunto-me se nossos clubes têm feito o mesmo, evoluindo e adaptando-se às mudanças que a sociedade tem sofrido. Talvez, ao ler isto, alguns de vocês pensem em seu próprio clube. Este, felizmente, funciona bem, vocês têm um bom senso de companheirismo e a comunidade conhece bem suas ações.

Mas pensem nos outros clubes que não estão nessa situação e pergunte a si mesmo como pode ajudá-los a alcançar a promessa que o Rotary representa e, ao m e s m o t e m p o , a f o r t a l e c e r a organização que escolhemos.

No início deste novo ano convido-os a trabalhar com espírito renovado para fortalecer nossos clubes, porque, meus queridos amigos e amigas, o futuro de nossa centenária organização depende deles.

Célia Giay

Rotary de Colorado na 20ª São Silvestrinha

Crianças e Adolescentes participantes da Associação Arte & Vida (Colorado/PR) compareceram ao estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo, na manhã de sábado, 28 de dezembro, e disputaram a 20ª edição da São Silvestrinha. Luiz Henrique Bezerra e Hugo de Oliveira Moura disputaram 50 metros, Andressa Ap. dos Santos Bezerra disputou 60 metros. Já Iara dos Santos e Isamara Bagately competiram nos 100 metros, Luciano de Farias competiu nos 400 metros e o atleta Vanderlei Bagateli disputou a prova dos 600 metros. A atleta Andressa Aparecida Bezerra dos Santos, 08 anos, conquistou pela segunda vez a 1ª colocação da categoria, deixando sua marca pessoal novamente registrada. Destaque também para a atleta Iara dos Santos, 12 anos, que conquistou o segundo lugar nos 100m, abrilhantando a participação de nossos competidores na Corrida.Agradecemos os patrocinadores: Laboratório Microlab, Metalpar, Instituto Sicoob, Tentação Calçados, Gráfica do Tio, Cincow, Tapeçaria Glória e Usina Alto Alegre, assim como apoiadores e parceiros como o prof. Luciano Andrade, a Prefeitura de Colorado e Rotary Clube de Colorado.

Alimentos arrecadados pelo Rotary CM Lago AzulMais de quatro mil toneladas de alimentos foram arrecadadas em uma parceria entre o Rotary Campo Mourão Lago Azul e o Ópera Hall Eventos nos últimos grandes eventos de 2013 (Luau do Passarinho e show de Pedro Paulo e Alex). A parceria entre Rotary e Ópera funcionou da seguinte forma: a casa de shows divulgou a arrecadação em flyers, convites e outras mídias, além de ceder o acesso direto aos frequentadores para coleta dos alimentos. O Clube Lago Azul entrou com a mão de obra dos rotarianos, coletando os alimentos em frente ao evento e depois direcionando as entidades. Os alimentos foram doados à Comunidade Terapêutica Redenção e ao Lar da Dona Jacira. Com tudo, todos de maneira simples e com muito

companheirismo, colaboramos com aqueles que mais necessitam, desenvolvendo assim um trabalho de "formiguinhas", cada um colaborando um pouquinho para atingir grandes objetivos.

Maringá Novo Centro entrega presentes

O Rotary Club de Maringá Novo Centro promoveu entrega de presentes com a chegada do Papai Noel à ANPR no dia 12 de dezembro. Estiveram presentes na cerimônia Lúcia, Volpato e Nilson, do Rotary, além de diretores da ANPR.

Papai Noel do Rotary Maringá SulCerca de mil crianças de Sarandi receberam presentes doados pelo Rotary Maringá Sul, em Parceria com a GVT, No dia 14 de dezembro, cerca de 300 crianças assistidas pela creche Corrente do Amor foram presenteadas. No dia 21 de dezembro, no salão da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, 700 crianças atendidas pela Pastoral da Criança de Sarandi também foram beneficiadas.Apesar do número alto de doações, ainda sobraram brinquedos. Os excedentes foram encaminhados para a comunidade indígena e para o Conselho Tutelar de Sarandi.

CONFERÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃOReserve um horário na agenda e venha par�cipar conosco. A Conferência da Transformação

acontece nos dias 20 e 21 de junho, no Celebra, em Campo Mourão. Em breve, mais

informações sobre o evento. Agende‐se!

Page 4: ROTARY D.4630 - CARTA MENSAL - JANEIRO 2014

Pag. 04 Informativo Rotário 4630

Boa Esperança

Colorado

Tapejara

Maringá Norte

Cianorte Cinturão Verde

Maringá Horto

Paranavaí Arenito Roncador

Campo Mourão Gralha Azul

Campo Mourão

Mandaguari Família

“Contribuinte desde 2007"

Cianorte Furquim de Castro

MOSCARDI & BALEIROCASA DE LANCHES

POSTOPARANÁ

Janeiro/2014

Campo Mourão Araucária

LAVANDERIA MASTER

Jandaia do Sul CLÍNICA MÉDICAVALE DO IVAÍ

SINDICATO RURALDE CAMPO MOURÃO

MADEIREIRAHANEL ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E

INDUSTRIAL DE CAMPO MOURÃO

Empresa cidadã: recorde de adesões no Distrito 4630Você notou que, a cada edição da Carta Mensal, o espaço destinado para a divulgação das empresas cidadãs só cresce?

Hoje o Distrito 4630 é destaque na ampliação do conceito, com número recorde de empresas que colaboram com a

ABRTF (Associação Brasileira da The Rotary Foundation). Conheça as empresas que aceitaram o desafio de

transformar o mundo, juntamente com o Distrito 4630.

Mamborê

Nova Londrina

Page 5: ROTARY D.4630 - CARTA MENSAL - JANEIRO 2014

Pag. 05 Informativo Rotário 4630

Maringá Aeroporto

Santa Fé Terra Rica

São João do IvaíUmuarama Capital da Amizade Umuarama Despertar

MaringáTerra Boa Loanda

Campo Mourão Verdes Campos Paraíso do Norte

Sarandi Renascer Maringá Cidade Ecológica

Goioerê

SINDICATO DOS EMPREGADONO COMÉRCIO DE MARINGÁ

Araruna

Janeiro/2014

HOSPITAL PARAÍSORua Casemiro de Abreu, 755 - Fone: 3431-1195

Paraíso do Norte - Paraná

DAVIAUTO PEÇAS

Cianorte São Pedro do Ivaí

PRECISÃOPRECISÃOPRECISÃO

MontagensMontagensIndustriaisIndustriaisMontagensIndustriais

Page 6: ROTARY D.4630 - CARTA MENSAL - JANEIRO 2014

Pag. 06 Informativo Rotário 4630 Janeiro/2014

Maringá Colombo

Maringá Sul

www.traco.ind.br - (44) 3031-0640

ES DISTRIBUIDORA DEALIMENTOS LTDA.

VISITAS OFICIAIS DO GOVERNADOR

Campo Mourão Lago Azul

Maringá Parque do Ingá

LUSTOSACENTRO DE

ODONTOLOGIA

CLINICA DE PSICOLOGIA

VANESSA RUSCETTO

Começamos o ano conhecendo de perto quase todos os Rotary Clubes do Distrito 4630. A agenda agora começa a ficar menos intensa, mas as visitas oficiais continuam a acrescentar muito em nossa vivência em Rotary. Veja por onde passamos em dezembro!

62ª Visita oficial:Rotary Club Maringá Leste. Assembleia participativa, almoço de confraternização prestigiado.

Clube estável com planos de crescimento sustentável.

64ª Visita oficial: Rotary Club Marialva. Capital da uva e da cultura fina,

Rotary presente em todas as ações na cidade, liderando líderes e vivendo Rotary.

65ª Visita oficial: Rotary Club Engenheiro Beltrão. Clube forte e participativo. Projetos em andamento,

amizade iniciada, Interact em ação.

66ª Visita oficial: Rotary Club Terra Boa. Não só a Terra é Boa, mas o Clube apresenta o

movimento rotário exemplo do Distrito.

Page 7: ROTARY D.4630 - CARTA MENSAL - JANEIRO 2014

Pag. 07 Janeiro/2014Informativo Rotário 4630

EXPEDIENTE

Acesse:

www.rotary4630.org.br

DOLAR ROTÁRIO R$ 2,32

Quer saber mais sobre asações do distrito 4630 ?

67ª Visita oficial: Rotary Club Maringá Aeroporto.

Clube forte, com projetos estruturados. Exemplo de trabalho rotário para

ser usado como exemplo.

68ª Visita oficial:

Rotary Club Maringá Novo Centro. Crescimento baseado na escolha de

companheiros com qualidade e comprometimento.

69ª Visita oficial: Rotary Club Alto Piquiri. Assembleia participativa.

Homenagem especial, emocionante, novas amizades

para toda a vida.

70ª Visita oficial: Rotary Club Iretama.

Clube reestruturado, participação feminina majoritária

(agora ninguém segura), crescendo com qualidade.

72ª Visita oficial: Rotary Club Campo Mourão Lago Azul.

O clube mais jovem da cidade. Assembleia dinâmica e

posses de novos companheiros.

73ª Visita oficial: Rotary Club Mariluz.

Assembleia instrutiva e reunião de confraternização com a

participação de companheiros de toda a região.

Rotary International

Presidente 2013/14

Ron Burton

[email protected]

SecretárioGeraldo RI

John Hewko

[email protected]

Diretora de RI 2013-15

Celia Elena Cruz de Giay

[email protected]

RI Brazil Of�ice

RuaTagipuru , 209 - Perdizes

CEP: 01156-000 – Sao Paulo – SP

Tel: 55 11 3826-2966

Fax: 11 55 3667-6575

www.rotary.org.br

DISTRITO 4630

Governador 2013/14

Antonio Carlos Cardoso

Res. 3523-2906

Com. 3525-2167

Cel. 9978-0689

[email protected]

Secretária Executiva

Larice Lopes Faustino

Tel: 44 3016-4632

governadoria1314.distrito4630@

hotmail.com

Governador Eleito 2014/15

Francisco Scarpari Neto

[email protected]

Governador Indicado 2015/16

Renato Tavares

[email protected]

Governador Indicado 2016/17

Renato Iurk Ribeiro

[email protected]

Colaboradores Carta Mensal

Oscar Sumio Azuma

David Camargo

Eloi Bonkoski

Marcelo Chiroli

Page 8: ROTARY D.4630 - CARTA MENSAL - JANEIRO 2014

RELATÓRIO MENSAL DE FREQUÊNCIA - DEZEMBRO 2014

PARABÉNS AOS CLUBES QUE SÃO EXEMPLOS NO DISTRITO 4630

QUADRO DE HONRA AOS CLUBES

COM ALTA FREQUÊNCIA – DEZEMBRO/2013

Pag. 08 Janeiro/2014Informativo Rotário 4630

Alto PiquiríCampo Mourão Lago Azul

Diamante do NorteFênixFloraí

IretamaJandaia do Sul

Janiopólis MandaguariMaringá Sul

Nova LondrinaSanta Fé

Santo Inácio

Iretama

� Eurivelton Wagner Siqueira;

Hebe Andreia Perri Pereira de

Godoy;

Helena Fernandes Piazzalunga:

Hilda Veiga;

Luiz Henrique Celante;

Maria Lucia Takasse de Souza

Neide Santos Rodrigues;

Paula Cristina Farinha Celante

Rosa Martins de Oliveira

Siqueira

Jandaia do Sul

� Rodrigo Dias Batista

Maringá Norte

� Marilza Simonetti de Carvalho

Campo Mourão Gralha Azul

Edgar José Rosada

Cianorte

Agnaldo Alberto Toniolo

Deolindo Antonio Novo

Iretama

Jorge Giacometti Junior

Luana T. Freitas Giacometti

Maringá Velho

Antonio Dias Dourado

\

Paranavaí Entre Rios

Manoel P. Neves

Marco Antonio Tiezzi

Pedro Pereira da Silva

Paranavaí Moema

Ailton de Melo

Marilza Simonetti de Carvalho