Roteiro de Aula Prática - Fungos, Algas e Líquens.docx

2
Roteiro de aula prática: Fungos, Algas e Líquens. Introdução Tendo em vista as características evolutivas dos seres vivos, os eucariotes como as algas e os fungos são organismos adaptados a ambientes aquáticos e terrestres, possuindo nas suas estruturas internas e externas características que os diferenciam de outros grupos como protozoários, plantas e animais. Apesar dos fungos possuírem parede celular como as algas e as plantas eles diferem por possuírem uma composição diferente na parede, não ter pigmentos fotossintetizantes, não armazenar amido como substância de reserva e não ter grandes vacúolos. Já as algas são confundidas freqüentemente com vegetais por possuírem estruturas morfológicas semelhantes, mas existem características específicas das algas que diferenciam do Reino Plantae (vegetal), como por exemplo, clorofilas diferentes e estruturas moleculares específicas das suas células,capacidade de locomoção, a formação de colônias e muitas delas ser comumente unicelulares, as algas multicelulares na formam os tipos de tecido vascular encontrados nas plantas. Esta aula tem como objetivo principal observar e diferenciar as principais características de fungos e algas, possibilitando aos alunos um maior conhecimento sobre os mesmos. Materiais e Equipamentos Instrumental - Placa de pétri, microscópio óptico, lâmina, lamínula, papel filtro, conta gotas, pinça, lupa. Químicos - Ácido acético e/ou lático 45%, azul de metileno 1%. Biológicos - Amostra de fungos (pão e/ou outros alimentos embolorados), algas (lodo de riacho, água de estanques sem tratamento) e liquens (encontrados sobre rochas, muros abandonados ou em plantas). Procedimentos A (algas) - Colete uma amostra de alga (em rios e riachos). Obs.: para coletar a alga retire o “lodo” que fica nas margens e superfície dos rios ou riachos. - Com auxílio de uma pinça fina retire um filamento de alga e coloque sobre a lâmina. - Com o auxilio de um conta gotas, pingue uma gota de água sobre a amostra. - Em seguida coloque uma lamínula sobre a amostra. - Retire o excesso de água com o auxilio do papel filtro. - Leve a amostra ao microscópio óptico e observe o material nas objetivas 10x 40x e 100x. Procedimentos B (fungos) - Faça uma cultura de fungo (bolor de pão, extrato de tomate, queijo ou outros alimentos) - Colete uma amostra da cultura. - Com o auxilio de uma pinça, pegue a amostra e coloque em uma placa de pétri. - Em seguida leve a placa de pétri até a lupa. - Observe o material. - Coloque uma sub-amostra (pouco) em uma lâmina adicione uma gota de azul de metileno 1%, azul de toluidina

Transcript of Roteiro de Aula Prática - Fungos, Algas e Líquens.docx

Page 1: Roteiro de Aula Prática - Fungos, Algas e Líquens.docx

Roteiro de aula prática: Fungos, Algas e Líquens.

Introdução

Tendo em vista as características evolutivas dos seres vivos, os eucariotes como as algas e os fungos são organismos adaptados a ambientes aquáticos e terrestres, possuindo nas suas estruturas internas e externas características que os diferenciam de outros grupos como protozoários, plantas e animais. Apesar dos fungos possuírem parede celular como as algas e as plantas eles diferem por possuírem uma composição diferente na parede, não ter pigmentos fotossintetizantes, não armazenar amido como substância de reserva e não ter grandes vacúolos. Já as algas são confundidas freqüentemente com vegetais por possuírem estruturas morfológicas semelhantes, mas existem características específicas das algas que diferenciam do Reino Plantae (vegetal), como por exemplo, clorofilas diferentes e estruturas moleculares específicas das suas células,capacidade de locomoção, a formação de colônias e muitas delas ser comumente unicelulares, as algas multicelulares na formam os tipos de tecido vascular encontrados nas plantas. Esta aula tem como objetivo principal observar e diferenciar as principais características de fungos e algas, possibilitando aos alunos um maior conhecimento sobre os mesmos.

Materiais e Equipamentos Instrumental

- Placa de pétri, microscópio óptico, lâmina, lamínula, papel filtro, conta gotas, pinça, lupa.

Químicos

- Ácido acético e/ou lático 45%, azul de metileno 1%.

Biológicos

- Amostra de fungos (pão e/ou outros alimentos embolorados), algas (lodo de riacho, água de estanques sem tratamento) e liquens (encontrados sobre rochas, muros abandonados ou em plantas).

Procedimentos A (algas)

- Colete uma amostra de alga (em rios e riachos). Obs.: para coletar a alga retire o “lodo” que fica nas margens e superfície dos rios ou riachos.

- Com auxílio de uma pinça fina retire um filamento de alga e coloque sobre a lâmina.

- Com o auxilio de um conta gotas, pingue uma gota de água sobre a amostra.

- Em seguida coloque uma lamínula sobre a amostra.

- Retire o excesso de água com o auxilio do papel filtro.

- Leve a amostra ao microscópio óptico e observe o material nas objetivas 10x 40x e 100x.

Procedimentos B (fungos)

- Faça uma cultura de fungo (bolor de pão, extrato de tomate, queijo ou outros alimentos)

- Colete uma amostra da cultura.

- Com o auxilio de uma pinça, pegue a amostra e coloque em uma placa de pétri.

- Em seguida leve a placa de pétri até a lupa.

- Observe o material.

- Coloque uma sub-amostra (pouco) em uma lâmina adicione uma gota de azul de metileno 1%, azul de toluidina

0,25% ou lugol e cobrir com uma lamínula para observar ao microscópio nas objetivas 10x 40x.

- De uma folha vegetal mofada ou embolorada pegue uma amostra com uma fita adesiva (durex) colocando a fita sobre a folha e retire o material, depois colocar fita sobre uma lâmina contendo uma gota de ácido lático ou acido acético 45% segurando pelos extremos da lâmina, observe ao microscópio nas objetivas 10x 40x.

Procedimentos C (liquens)

- Pegue amostras de diferentes liquens e observe na lupa.

- Com uma pinça retire uma pequena sub-amostra e coloque em uma lâmina, com a pinça e/ou com agulhas finas separe o material em pequenas partes, adicione uma gota de azul de metileno e cobra com uma lamínula, observe ao microscópio nas objetivas 10x 40x, diferencie as células dos fungos e das algas.