Roteiro de Leitura -Literaturas brasileira e portuguesa

5
Projeto de literatura - 2009 Profa. Maria Inês de Souza Vitorino Justino Justificativa: o jovem perdeu o prazer pela leitura, estando motivado nas aulas de literatura por não conseguir se localizar numa determinada época, às vezes, distante e muito diferente de sua realidade de mundo. Objetivo: mostrar ao jovem leitor que a literatura pode se tornar prazerosa e nos transportar para um novo tempo onde há necessidade de confrontar passado/presente de forma crítica, porém com muita sensibilidade, situando-se no tempo e espaço de uma determinada época. Público alvo: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio METODOLOGIA: Desde o início de cada bimestre, em 2009, nas aulas de Língua Portuguesa: literatura, no Ensino Médio, é feita uma abordagem do período histórico da época a ser estudada. Em seguida, os alunos assistem a um documentário ou filme da escola literária em questão. Faz-se uma explanação mostrando a ligação entre período histórico com o movimento literário.. Divide-se a classe em grupos. As obras literárias do período estudado são apresentadas aos alunos, no qual é feito um pequeno comentário, para que cada grupo escolha o livro que mais se identificaram. É entregue a cada grupo os livros a serem lidos. Apresenta-se um Roteiro de Leitura e trabalho a ser realizado, desenvolvendo: linguagem, características da Escola Literária estudada presentes na obra, estrutura da narrativa e contexto sócio-histórico-cultural, fazendo uma ponte entre passado e presente, ficção e realidade. Os grupos pesquisam na Internet sobre a análise do livro, confeccionam os slides usando o programa Power Point, caso haja dúvidas, procuram o professor. Marca-se uma data da

Transcript of Roteiro de Leitura -Literaturas brasileira e portuguesa

Page 1: Roteiro de Leitura -Literaturas brasileira e portuguesa

Projeto de literatura - 2009Profa. Maria Inês de Souza Vitorino Justino

Justificativa: o jovem perdeu o prazer pela leitura, estando motivado nas aulas de literatura por não conseguir se localizar numa determinada época, às vezes, distante e muito diferente de sua realidade de mundo.

Objetivo: mostrar ao jovem leitor que a literatura pode se tornar prazerosa e nos transportar para um novo tempo onde há necessidade de confrontar passado/presente de forma crítica, porém com muita sensibilidade, situando-se no tempo e espaço de uma determinada época.

Público alvo: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

METODOLOGIA:

Desde o início de cada bimestre, em 2009, nas aulas de Língua Portuguesa: literatura, no

Ensino Médio, é feita uma abordagem do período histórico da época a ser estudada. Em

seguida, os alunos assistem a um documentário ou filme da escola literária em questão.

Faz-se uma explanação mostrando a ligação entre período histórico com o movimento

literário.. Divide-se a classe em grupos. As obras literárias do período estudado são

apresentadas aos alunos, no qual é feito um pequeno comentário, para que cada grupo

escolha o livro que mais se identificaram. É entregue a cada grupo os livros a serem lidos.

Apresenta-se um Roteiro de Leitura e trabalho a ser realizado, desenvolvendo: linguagem,

características da Escola Literária estudada presentes na obra, estrutura da narrativa e

contexto sócio-histórico-cultural, fazendo uma ponte entre passado e presente, ficção e

realidade. Os grupos pesquisam na Internet sobre a análise do livro, confeccionam os slides

usando o programa Power Point, caso haja dúvidas, procuram o professor. Marca-se uma

data da apresentação do seminário por grupo na sala de Vídeo. O interessante e que me

chama a atenção é a participação da classe e a curiosidade sobre os acontecimentos e

atitudes dos personagens dos romances lidos. Nas 3ª séries procuro trabalhar as obras

literárias que estão em evidência na maioria dos vestibulares.

Procedimentos:

. Escolas Literárias e movimentos artísticos - Público Alvo:

1ª A e B – Humanismo, Classicismo, Barroco e Arcadismo (durante todo o ano);

2ªA e B– Romantismo, Realismo, Parnasianismo e Simbolismo (durante todo o ano)

3ª A – Pré-Modernismo, Modernismo e Pós-Modernismo (durante todo o ano)

- Língua Portuguesa no período da manhã: Ensino Médio Regular: 1ªs A e B – 2ªs A eB – 3ªs A

Page 2: Roteiro de Leitura -Literaturas brasileira e portuguesa

1ª ETAPA:. Abordagem do período histórico da época a ser estudada. . documentário ou filme do movimento literário em estudo. . Promoção de debates que envolvam as questões histórica, social e religiosa, promovendo a compreensão da relação existente entre período histórico e movimento literário.

2ª ETAPA: - Apresentação das obras literárias daquele período por grupos. Escolha dos livros pelos alunos, porém, não há repetição de títulos. - Apresentação de um Roteiro de Leitura e trabalho a ser realizado por cada grupo, desenvolvendo estilo do narrador, linguagem, estrutura narrativa e contexto sócio-histórico-cultural, valores morais, éticos e religiosos da época, fazendo uma ponte entre passado e presente, ficção e realidade, neste momento, o professor atua como mediador para tirar as dúvidas na realização do trabalho.

3ª ETAPA. Os grupos deverão pesquisar sobre o movimento literário estudado pelo grupo;. Construir slides usando os recursos tecnológicos (Power Point);. Enviar os lides para o professor conferir se está tudo certo para apresentação.

4ª ETAPA: INFERÊNCIA- Apresentação das produções dos alunos, que divididos em grupos, apresentarão para os demais colegas da sala em forma de seminários, usando os recursos tecnológicos da escola (DATASHOW), os resultados de suas pesquisas sobre as obras literárias.

AÇÃO- Utilizar recursos metodológicos diversificados que permitam ao aluno a construção de um conhecimento amplo e concreto sobre escolas literárias, - Pesquisar movimentos literários;- Debates que envolvam questões histórica, social e religiosa, promovendo a compreensão da relação existente entre período histórico, movimento literário e artístico;- O aluno deverá ser capaz de reconhecer o estilo do narrador, linguagem, estrutura narrativa e contexto sócio-cultural;- Rever postura, dicção, tonalidade de voz, domínio da língua culta e expressão oral proferidos pelos alunos na apresentação dos seminários;vivenciar o espírito grupal, despertando a curiosidade e o gosto de aprender, de pesquisar, de investigar e de empreender para buscar soluções para os problemas cotidianos;

Page 3: Roteiro de Leitura -Literaturas brasileira e portuguesa

ROTEIRO DE LEITURA

1. Linguagem: cada obra literária apresenta uma forma singular da linguagem para revelar tramas da história e do cotidiano nelas inscritas. É conveniente que o viajante-leitor observe:

Características de linguagem da obra lida: . Gênero dramático: reconhecer as “artimanhas do narrador (estratégia de fala e tipo de discurso) para perceber os aspectos e formas de narrar que comprometem, particularizam, enriquecem a perspectiva em que o fato é narrado”.

a. Formas inusitadas (nem que sejam apenas em relação ao nosso tempo) de representar/caracterizar a realidade, os sentimentos, o cotidiano: marcar/destacar trechos, frases, expressões pitorescas ou regionais, metáforas significativas, sonoridades, isto é, tudo o que determina a “personalidade” do texto.

2. Contextualização:

Por meio da leitura, o jovem leitor poderá buscar aspectos da realidade ou do momento histórico em que a obra foi produzida.Sugere-se:. localizar a obra no tempo histórico;. apontar aspectos, costumes, formas de relacionamento social, tipos de vestimentas, de alimentação, crenças (característico daquele tempo espaço-temporal);. pesquisar outros dados históricos da época a que o livro remete ou em que o livro foi escrito.. pesquisar dados do momento literário em que a obra se inscreve.

3. Cruzamento de Olhares durante debate e discussão:

É importante que haja interação, troca de idéias e impressões entre os leitores à medida que cada um for abordando seu ponto de vista ao longo da discussão para aguçar seu entendimento.Para isso sugere-se:. fazer slides, à medida que, os dados sobre e na obra forem coletados pelos leitores, de forma que reunidos, possibilitem a ampliação da leitura e confronto de dados e opiniões. Aos poucos, isso irá compor um intertexto histórico e também de formas de representação artística.

4. Observação de Mudanças e permanências:Toda leitura deixa-nos uma bagagem que contribui mais ou menos para compreendermos nosso tempo histórico. O jovem leitor poderá ser convidado para:. analisar ao longo de sua leitura, o que mudou em relação ao cotidiano, à realidade; o que permaneceu como continuidade de um passado cultural, de um imaginário social ou de formas de representar a realidade;

. apontar diferentes sonhos de melhores condições de vida/existência expressas pelas personagens, pelo enredo, pela forma de linguagem.

5. Cruzamento de olhar da obra com a realidade ou com outras produções culturais:

Toda obra, ao dialogar com o contexto histórico-social, dialoga necessariamente com outras manifestações culturais gerais ou locais.

Page 4: Roteiro de Leitura -Literaturas brasileira e portuguesa

É importante que o leitor vá coletando em sua trajetória de leitura, produções culturais diversas que possam enriquecer, questionar, modificar ou ampliar a leitura da obra, contribuindo, pela interação entre os vários leitores, para a construção de um grande intertexto cultural. Sugere-se:. Coletar fotos, pinturas, reportagens, notícias, textos poéticos, músicas, textos publicitários que mantenham relação com as formas da obra lida ou com o cotidiano nela expresso.