Roteiro Para Missa Da Páscoa Dos Militares

8
ROTEIRO PARA MISSA DA PÁSCOA DOS MILITARES RECOMENDAÇÕES GERAIS Recomenda-se que a Páscoa dos Militares seja sempre bem celebrada, o que supõe um planejamento feito com uma NOTA DE SERVIÇO regulamentar, na qual sejam observadas as propostas do Senhor Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil, conforme roteiro descrito abaixo. Sempre que possível usar meios modernos na Missa, como o data show para as músicas. ROTEIRO SUGERIDO PELA ARQUIDIOCESE MILITAR DO BRASIL 1. ANTES DA CELEBRAÇÃO (Atribuições do capelão) a. Entrar em contato com a Cúria da Arquidiocese Militar do Brasil para verificar a possibilidade do Arcebispo Militar presidir a celebração. Caso o mesmo não possa, entrar em contato com o Bispo da Diocese local. Se o Arcebispo militar presidir a celebração, o Bispo da Diocese local deverá ser convidado para o evento. b. Providenciar para que o dia da Páscoa dos Militares seja um dia de festa e de guarda para a guarnição militar. c. Sempre que possível a celebração não deverá coincidir com outras solenidades litúrgicas (Ascensão do Senhor, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus, Natividade de São João Batista, São Pedro e São Paulo Apóstolos, Assunção de Nossa Senhora, Nossa Senhora Aparecida, Todos os Santos, Fiéis Defuntos e Cristo Rei). d. Realizar palestras e confissões nas unidades que participarão da celebração. e. Nas palestras preparatórias inclua-se o ensaio dos cantos litúrgicos que serão entoados no dia da celebração, de modo que todos os conheçam. f. Incentivar a participação de oficiais e praças das OM envolvidas tanto na preparação quanto na celebração. g. Deve haver o engajamento de militares nas funções litúrgicas como comentarista e leitores. Deve-se buscar a devida preparação, pois, a improvisação poderá prejudicar a celebração.

Transcript of Roteiro Para Missa Da Páscoa Dos Militares

ROTEIRO PARA MISSA DA PÁSCOA DOS MILITARES

RECOMENDAÇÕES GERAISRecomenda-se que a Páscoa dos Militares seja sempre bem celebrada, o que supõe um planejamento feito com uma NOTA DE SERVIÇO regulamentar, na qual sejam observadas as propostas do Senhor Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil, conforme roteiro descrito abaixo.

Sempre que possível usar meios modernos na Missa, como o data show para as músicas.

ROTEIRO SUGERIDO PELA ARQUIDIOCESE MILITAR DO BRASIL

1. ANTES DA CELEBRAÇÃO (Atribuições do capelão)

a. Entrar em contato com a Cúria da Arquidiocese Militar do Brasil para verificar a possibilidade do Arcebispo Militar presidir a celebração. Caso o mesmo não possa, entrar em contato com o Bispo da Diocese local. Se o Arcebispo militar presidir a celebração, o Bispo da Diocese local deverá ser convidado para o evento.

b. Providenciar para que o dia da Páscoa dos Militares seja um dia de festa e de guarda para a guarnição militar.

c. Sempre que possível a celebração não deverá coincidir com outras solenidades litúrgicas (Ascensão do Senhor, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus, Natividade de São João Batista, São Pedro e São Paulo Apóstolos, Assunção de Nossa Senhora, Nossa Senhora Aparecida, Todos os Santos, Fiéis Defuntos e Cristo Rei).

d. Realizar palestras e confissões nas unidades que participarão da celebração.

e. Nas palestras preparatórias inclua-se o ensaio dos cantos litúrgicos que serão entoados no dia da celebração, de modo que todos os conheçam.

f. Incentivar a participação de oficiais e praças das OM envolvidas tanto na preparação quanto na celebração.

g. Deve haver o engajamento de militares nas funções litúrgicas como comentarista e leitores. Deve-se buscar a devida preparação, pois, a improvisação poderá prejudicar a celebração.

h. O comentarista, sempre que possível, será um militar da ativa. A sua preparação é de suma importância para o bom andamento da cerimônia.

i. O Grupo de Canto deve ser composto, preferencialmente por militares.

j. Quando existir banda de música na Unidade, é recomendável que a mesma participe da Missa acompanhando o grupo de canto.

k. Caso a Unidade possua uniformes históricos, a presença de militares trajando-os no corredor principal e na entrada da igreja, causará um significativo impacto na comunidade presente. É conveniente um reconhecimento prévio para se verificar a disposição e a quantidade de pessoas necessárias. Faça-se também o devido reconhecimento do local da

Missa, ensaio das funções litúrgicas e a devida preparação do local para receber os fiéis e autoridades.

m. Verificar a quantidade necessária de folhetos litúrgicos Pastoreio Militar próprios para a Páscoa dos Militares.

n. Caso as canções selecionadas para a Missa sejam diferentes daquelas constantes do folheto litúrgico, providenciar a projeção ou a confecção de um folheto de cantos próprio.

o. A Páscoa dos Militares é um evento público, mas estritamente militar, sem ênfase às autoridades civis.

p. Preparar uma relação das autoridades convidadas. Entregar ao Arcebispo a relação de autoridades presentes, antes do início da Missa.

q. Com a chegada da autoridade militar de maior posto, dá-se início à Missa.

r. O Arcebispo e o padre capelão acolhem os participantes da Páscoa na porta de entrada do templo.

s. Se a maior autoridade militar, fizer o uso da palavra, este momento deverá ser previamente ajustado com presidente da santa Missa.

2. DURANTE A CELEBRAÇÃO

a. Ritos Iniciais

1) No comentário inicial deve ser apresentado o objetivo da celebração da Páscoa e o sentido da “Páscoa dos Militares”.

Comentarista: Irmãos e irmãs em Cristo, boa noite! É com muita alegria que nos reunimos aqui no 20º BPMMG para juntos podermos celebrar a Páscoa dos Militares, Páscoa significa passagem, era festa realizada pelos Judeus para comemorar a fuga da escravidão do Egito. Mas para nós Cristão celebramos a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, que nesta Santa Missa Jesus possa ressurgir em nossos corações trazendo em nós e em nossas famílias a esperança da fé.

2) Durante a execução do Canto de Entrada, ocorre a solene procissão até o altar, de onde o Presidente fará os Ritos Iniciais com a devida saudação aos presentes.

Canto de Entrada: Cristo ressuscitou, aleluia! Venceu a morte com amor! (BIS) Aleluia!Tendo vencido a morte, O Senhor ficará para sempre Entre nós / para manter viva a Chama do amor que reside em Cada cristão a caminho do pai.Cristo ressuscitou, aleluia! Venceu a morte com amor! (BIS) Aleluia!Tendo vencido a morte, O Senhor nos abriu horizonte Feliz / pois nosso peregrinar Pela face do mundo terá Seu final lá na casa do Pai.

3) Entrada e posicionamento solene das bandeiras - Observar as Normas de Cerimonial Militar.

4) Hino Nacional – Será executado pela Banda de Música e cantado pelos presentes.

5) O Ato Penitencial cantado.Senhor que viestes salvar Os corações arrependidos. Piedade, Piedade, Piedade de nósPiedade, Piedade, Piedade de nós.Ó Cristo que viestes chamar, Os pecadores humilhados. Piedade, Piedade, Piedade de nósPiedade, Piedade, Piedade de nós.Senhor que intercedeis por nós, Junto a Deus Pai, que nos perdoa. Piedade, Piedade, Piedade de nós, Piedade, Piedade, Piedade de nós.

6) Hino de Louvor -.Glória, glória, ao pai, criador, ao filho, redentor, e ao espírito, glória! (bis)Ao pai, criador do mundo, Ao filho, redentor dos homens, E ao espírito de amor demos sempre glória! E ao espírito de amor demos sempre glória!Glória, glória, ao pai, criador, ao filho, redentor, e ao espírito, glória! (bis)

b. Liturgia da Palavra

1) As leituras serão proclamadas por militares previamente selecionados e preparados. Os leitores serão conduzidos ao ambão pelo cerimoniário ou seu auxiliar.

Primeira Leitura (At 15,7-21)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos:

“Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os

pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os

corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez

nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós

agora pondes Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais e nem nós

mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos

ser salvos, exatamente como eles”.

12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo

contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os

pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-

me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações

pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas,

pois está escrito: 16“Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído;

reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor

com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas

coisas, 18conhecidas há muito tempo’.

19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a

Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões

ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos,

em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que leem todos os sábados nas sinagogas”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

2) O Salmo Responsorial, se possível, seja cantado, ao menos o refrão. Responsório (Sl 95)— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! cantai e bendizei seu

santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do

universo seus prodígios!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável pois os povos ele julga

com justiça.

3) Na Aclamação ao Evangelho o comentarista poderá motivar a assembléia com palavras como: “Fiquemos de pé e, com alegria, cantemos a Aclamação ao Evangelho”.

Canto de Aclamação:Refrão: Aleluia, aleluia, aleluia. (2x)Quando estamos unidos, estás entre nós e nos falarás da tua vida.Este nosso mundo sentido terá Se tua palavra renovar.

Evangelho (Jo 15,9-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei.

Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor,

assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto,

para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Profissão de Fé – Creio em Deus Pai...

Oração da Comunidade:

A nossa antífona será: Senhor Jesus Ressuscitado, atendei as nossas preces...

1 – Senhor Pai de amor, olhai por todos os Militares de Minas Gerais e do Brasil, para que possam realizar com ética e amor a sua profissão de servir e proteger a sociedade mesmo que seja com o sacrifício da própria vida, rezemos ao Senhor!

2 – Deus de misericórdia, olhai pelas famílias de todos os militares, para que possam esperar com fé e afeto a volta do trabalho, sabendo com amor e paciência compreender esta profissão escolhida, rezemos ao Senhor!

3 – Senhor da infinita piedade, olhai pelos Militares que estão enfermos ou inválidos, que o Senhor possa sustentá-los na esperança da cura, seja esta física ou espiritual, rezemos ao Senhor!

4 – Deus todo poderoso, olhai para nossa Igreja, em especial pedimos pelo Bispo de nossa diocese Dom Ricardo Pedro e Padre Nedir que o Senhor possa cobri-los com as bênçãos do céu, para possam permanecer firmes e fiés o bom combate da fé! Rezemos ao Senhor!

c. Ofertório

– As ofertas devem ser conduzidas por militares. Além do pão e do vinho, serão conduzidos os símbolos das Forças. Poderão ser conduzidos objetos que caracterizem ou simbolizem as Forças Militares presentes.

Canto do OfertórioVenho Senhor minha vida oferecer, Como oferta de amor e sacrifício; Quero minha vida a ti entregar, Como oferta viva em teu altar. Pois pra te adorar foi que eu nasci, Cumpre em mim o teu querer, Faça o que está em teu coração, E que a cada dia, Eu queira mais e mais, Estar ao Teu lado Senhor.

d. Oração Eucarística III (Importante, deve ser passado ao Padre no início)

1) As respostas da Oração Eucarística III, Serão rezadas. (Colocar somente as respostas no Slide)

2) Durante a Lembrança dos Mortos, o corneteiro executará o Toque de Silêncio.

Canto do Santo:Santo, Santo, Santo, dizem todos os anjos, Santo, Santo, Santo é o Senhor JesusSanto, Santo, Santo é quem nos redime, Porque meu Deus é Santo, E a terra cheia de Sua glória está (2x)

Céus e terras passarão, mas Sua palavra não passará (x2) Não, não, não passará, Não, não, não, não, não, não passará

Hosana a Jesus Cristo filho de Maria, Bendito o que vem em nome do Senhor, Santo, santo, santo é quem nos redime, Porque meu Deus é Santo, E a terra cheia de Sua glória está (2x)

Rito de Comunhão

1) Abraço da Paz - Não se canta durante o abraço da paz. A saudação deve ater-se às pessoas que estão próximas, direita e esquerda.

2) O Cordeiro de Deus, sempre que possível será cantado.

Canto Cordeiro:Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade, tende piedade, tende piedade, piedade de nos.Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade, tende piedade, tende piedade, piedade de nos.Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz, dai-nos a paz, dai-nos a paz Senhor, a vossa paz...

3) Comunhão – Os concelebrantes ajudam na distribuição da Eucaristia. Na falta de sacerdotes, os Ministros Extraordinários ajudarão na distribuição. O Ministro Extraordinário não pode tomar o lugar do diácono ou do sacerdote.

4) Canto de Comunhão – Poderá ser executado um canto fácil e conhecido. Um segundo canto deverá ser preparado e somente executado se houver tempo para isso.

Canto de Comunhão:Tenho esperado este momento, Tenho esperado que viesses a mim, Tenho esperado que me fales, Tenho esperado que estivesses assimEu sei bem o que tens vivido, Sei também que tens chorado, Eu sei bem que tens sofridoPois permaneço ao teu lado.Ninguém te Ama como Eu, Ninguém te Ama como Eu, Olhe para a cruz, está é a minha grande prova, Ninguém te Ama como Eu.Ninguém te Ama como Eu, Ninguém te Ama como Eu, Olhe para a cruz, foi por ti, porque Te amo, Ninguém te Ama como Eu.Eu sei bem o que me dizes, Ainda que nunca me fales, Eu sei bem o que tens sentido, Ainda que nunca me reveles, "Tenho andado ao teu lado Junto a ti permanecido Eu te levo em meus braços, Pois sou teu melhor amigo."

f. Entrada solene e homenagem a Nossa Senhora

1) Neste momento o padre capelão se manifesta, fala sobre o sentido da presença da Mãe de Deus junto aos seus filhos e faz a animação do momento.

Canto de Nossa:Quem é Esta que avança como Aurora. Temível como exército em ordem de batalha. Brilhante como o sol e como a lua. Mostrando os caminhos aos filhos seus. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor. Meu Espírito exulta em Deus, meu Salvador.

Consagração a Nossa Senhora:Oh, Minha Senhora e também minha mãe, Eu me ofereço inteiramente, todo a vós. E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração.Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca, Tudo o que sou, desejo que a vós pertença, Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me, Como filho muito amado vosso, Amém. Como filho muito amado vosso, Amém.

g. Ritos Finais

- Após a benção final, antes do presidente e concelebrante se retirarem do altar, o comentarista orientará a assembléia para esperar a retirada solene das bandeiras, o que será feito segundo o prescrito no cerimonial militar. Em seguida o presidente se retirará, juntamente com os concelebrantes enquanto a Banda de Música / Grupo de Cantos executam o Canto Final.

Canto Final:O Senhor é Rei , o Senhor é meu pastor e Rei, O Senhor é Rei , o Senhor é meu pastor e ReiO Senhor está no céu , o Senhor está no mar , na extensão do infinito O senhor está no céu , o Senhor esta no mar , na extensão do infinitoEstá no céu , está no mar , extensão do infinito Está no céu , está no mar , extensão do infinitoQuando eu vacilar , eu não temerei , pois o Senhor está comigo Quando eu vacilar , eu não temerei , pois o Senhor está comigoEstá no céu , está no mar , extensão do infinito Está no céu , está no mar , extensão do infinito