Roteiros da liberdade

35
NE25A apresenta 2015

description

Documentário sobre a visita efectuada aos lugares da Revolução, por um conjunto de professores e membros das comunidades de Guimarães. A organização foi da responsabilidade do NE25A

Transcript of Roteiros da liberdade

Page 1: Roteiros da liberdade

NE25A

apresenta

2015

Page 2: Roteiros da liberdade

Roteiros da Liberdade

Page 3: Roteiros da liberdade

O Núcleo de Estudos 25 de Abril (NE25A), grupo independente de professores que funciona desde 2009 como espaço de cidadania, de formação e educação para todas as comunidades e agentes educativos, fomentando e promovendo atividades em prol da democracia, da liberdade e da tolerância, inseriu no seu plano de atividades para o ano letivo de 2014-2015, a atividade “ Roteiros da Liberdade”. Esta atividade consistiu na preparação e realização de uma visita de estudo/trabalho realizada nos dias 27 e 28 de março, de 2015. A originalidade do “Roteiros da Liberdade” é que os seus participantes eram, exclusivamente, docentes (34 de vários dos Agrupamentos/Escolas do concelho e de vários níveis de ensino) e membros das comunidades educativas (autarcas e membros da comunidade - 8), tendo por objetivo conhecer e explorar novas possibilidades de trabalho didático, para serem desenvolvidas nos seus contextos letivos.

Page 4: Roteiros da liberdade

Tendo por base a Revolução de Abril os locais visitados foram: Museu da Resistência Antifascista (Baluarte Redondo / Segredo, Parlatório e Celas de Alta Segurança) na Fortaleza de Peniche, Quartel da Pontinha ( posto de comando do MFA), sede da A25A, Largo do Carmo, Quartel do Carmo e antiga sede da PIDE-DGS ( rua António Maria Cardoso). Todas as visitas foram guiadas e acompanhadas por militares que vivenciaram as experiências de Abril de 1974 (Vasco Lourenço, Aniceto Afonso, Rosado da Luz entre outros), pretendendo-se que os docentes envolvidos recolhessem informação para replicarem esta experiência com os seus alunos (objetivo maior desta visita).

Page 5: Roteiros da liberdade

Este documento pretende ser uma pequena mostra do muito que foi visto. O espirito que nos envolveu aquando da visita a um espaço de tortura e de privação de liberdade (prisão de Peniche), o visualizar e sentir da emoção de um espaço como o Posto de Comando da Pontinha, a emoção que vimos nos olhares e nas palavras de Aniceto Afonso, Vasco Lourenço, Marília Afonso, Rosado da Luz, ou o percorrer de toda a “estrada” da liberdade seguida pelas tropas de Salgueiro Maia até ao ultimo bastião da resistência fascista ( Quartel do Carmo), são momentos que este documento não consegue captar.

Para isso, só estando, sentindo no momento e no espaço próprio, algo que todos fizemos e, com certeza, queremos voltar a fazer.

Page 6: Roteiros da liberdade

Neste contexto é de inteira justiça assinalar a inexcedível colaboração da A25A, muito em particular da Dra. Marília Afonso, que organizou toda a logística de apoio à visita em Lisboa e presença de alguns dos nomes míticos da Revolução dos Cravos, com quem tivemos oportunidade de falar, conversar, questionar… em suma, colocar em prática Abril.

A todos quantos participaram, colaboraram e tornaram possível o nosso “dia inicial e límpido”, o NE25A agradece e reafirma que…“A Liberdade é um Estilo de Vida!”

Page 7: Roteiros da liberdade

DIA 1

27 De Março de 2015

Page 8: Roteiros da liberdade

Fortaleza de PenicheMuseu da Resistência Antifascista

(Baluarte Redondo / Segredo, Parlatório e Celas de Alta Segurança) 11.00 horas

Page 9: Roteiros da liberdade

1ª área visitada na Fortaleza de Peniche: a área dedicada ao mar e às atividades marítimas.

Page 10: Roteiros da liberdade

Entrada para o núcleo prisional

Page 11: Roteiros da liberdade

Refeitório e exemplo de cela

Page 12: Roteiros da liberdade

Cela onde esteve Álvaro Cunhal;Desenho da autoria de Álvaro Cunhal, feito em Peniche

Page 13: Roteiros da liberdade
Page 14: Roteiros da liberdade

←Parlatório↑

Segredo

Page 15: Roteiros da liberdade

Posto de Comando da Pontinha(PC do MFA)

15.00h

Page 16: Roteiros da liberdade

Percurso no antigo quartel do Regimento de Engenharia n.º 1 -Pontinha onde esteve sediado o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas durante a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974

Page 17: Roteiros da liberdade

Vista do exterior do PC da Pontinha (antiga biblioteca da unidade). O PC foi aqui instalado, devido a situar-se numa área recatada, fora de qualquer suspeita e com boas condições para o estabelecimento de comunicações.

Page 18: Roteiros da liberdade

Auditório Capitães de Abril; apresentação do espaço e contextualização histórica a cargo de elementos do MFA e da CM Odivelas.

Page 19: Roteiros da liberdade

Sala do Posto de Comando Esta é a sala onde esteve instalado o Posto de Comando, com mobiliário, telefones, rádio, mapas e todas as caraterísticas que tinha em 25 de abril de 1974. Também estão presentes os "Capitães de abril" através de figuras representativas.

Page 20: Roteiros da liberdade

Sala do Posto de Comando

1º comunicado do MFA

Page 21: Roteiros da liberdade

Material Militar – Exterior do PC do MFA( material utilizado no teatro de operações colonial)

Page 22: Roteiros da liberdade

Sede da Associação 25 de AbrilJantar com Vasco Lourenço e membros da A25A

21.00h

Page 23: Roteiros da liberdade

DIA 2

28 de Março de 2015

Page 24: Roteiros da liberdade

Percurso pedestre10.00h

Na manhã de dia 28 e guiados por Marília Afonso, Aniceto Afonso e Rosado da Luz (elemento de ligação do posto de comando da Pontinha, com as tropas da EPC comandadas por Salgueiro Maia, no dia 25 de Abril de 1974), fizemos o percurso seguido pelas tropas comandadas por Salgueiro Maia (desde o Terreiro do Paço, Rossio, baixa lisboeta rumo ao Largo do Carmo).

É este percurso que, repetido agora pelos participantes dos “Roteiros”, vamos agora documentar.

De realçar que foi visitada também, a antiga sede da PIDE – DGS, na rua António Maria Cardoso  

Page 25: Roteiros da liberdade

Terreiro do Paço

Page 26: Roteiros da liberdade

Rua da Ribeira das Naus e Rua do Arsenal

Page 27: Roteiros da liberdade

Vista do Carmo da zona do Rossio

Page 28: Roteiros da liberdade

Rua António Maria Cardoso – antiga sede da PIDE – DGS (atualmente um condomínio de luxo)

Page 29: Roteiros da liberdade

Largo e Quartel do Carmo

Page 30: Roteiros da liberdade

Outras visitas…13.00h – 16.00h

Page 31: Roteiros da liberdade

Outras histórias…

Page 32: Roteiros da liberdade

Outras histórias…

Page 33: Roteiros da liberdade

O NE25A agradece ao Júlio Borges, Renata Palhares, Mariana Baptista e à Manuela Paredes, a cedência das imagens indispensáveis para a produção deste documento.

Agradecemos também a todos quantos participaram, ajudaram e colaboraram nesta visita (incluindo todos aqueles que não puderam estar connosco por motivos de força maior).

A todos… Obrigado!

E não esqueçam… A Liberdade é um estilo de Vida!

Page 34: Roteiros da liberdade

O NE25A é APOIADO POR…

Page 35: Roteiros da liberdade

2015