Rotina 2013

22
4º Encontro de Coordenadores de Educação Infantil 04/03/2013

Transcript of Rotina 2013

Page 1: Rotina 2013

4º Encontro de Coordenadores de Educação Infantil

04/03/2013

Page 2: Rotina 2013

ROTINA

A rotina é um instrumento para concretizar as intenções educativas, que se revela na forma como são organizados os espaços, os materiais, as propostas e intervenções do professor.Sendo uma sequência de ações que dá condições para que a criança se organize no espaço e no tempo.

Page 3: Rotina 2013

Na Educação Infantil trabalhamos com conceitos e informações que necessitam ser traduzidos em ações educacionais, mas não podemos deixar de considerar a formação pessoal e social das crianças que estão construindo sua identidade e autonomia.

Page 4: Rotina 2013

Critérios para organização de uma rotina:

• Ter intencionalidade educativa;• Clareza na sequência estabelecida;• Marcos que assegurem sua regularidade;• Manter o ponto de equilíbrio, entre

necessidade e constância;• Estimular a autonomia;• Cuidar e educar são ações indissociáveis;• Atender a criança em sua individualidade bem

como no coletivo.

Page 5: Rotina 2013

AcolhidaA acolhida é um momento muito importante para as crianças, funcionários e principalmente para as famílias, devendo-se constituir um espaço de troca de informações entre os responsáveis e a instituição, promovendo o aumento da confiança e o estreitamento entre as relações dos envolvidos no processo educativo. A maneira de acolher pode determinar o desenrolar do dia da criança.

Page 6: Rotina 2013

Atividades / Estimulação

É o momento para se trabalhar as atividades que foram planejadas para o desenvolvimento das habilidades em contextos lúdicos, podendo utilizar os diversos espaços existentes, favorecendo a interação entre os educadores e as crianças.Os ambientes propícios para as atividades são: o pátio, a sala e área externa.

Page 7: Rotina 2013

Higiene

Os momentos da higiene pessoal são tão importantes quanto as demais atividades da rotina, pois contribuem para o bem estar e a saúde das crianças.

Page 8: Rotina 2013

AlimentaçãoNeste momento a presença dos adultos é muito importante para orientar as crianças em suas ações e auxiliá-las no que for preciso, incentivando-as quanto aos bons hábitos alimentares.

Page 9: Rotina 2013

Sono / RepousoOs bebês não possuem uma rotina de horário de sono e acabam tirando vários cochilos em diferentes momentos do dia. Por isso é preciso estar atento para conhecer e satisfazer as suas necessidades.O período de sono das crianças pequenas ocorre por volta de uma hora e trinta minutos durante o dia. A organização deste horário deve estar baseada nas necessidades das crianças.

Page 10: Rotina 2013

Após o RepousoEnquanto as crianças acordam, é necessário planejar atividades que possam realizar com autonomia, pois as educadoras estão neste momento organizando o espaço e trocando outras crianças.

Page 11: Rotina 2013

SaídaO horário da saída deve ser bem planejado, favorecendo um clima de tranquilidade, com atividades que as crianças possam realizar com autonomia, afim de evitar tempo de espera ocioso.

Page 12: Rotina 2013

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Page 13: Rotina 2013

7. Organização de Espaço, Tempo e Materiais

Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem: A educação em sua integralidade, entendendo o

cuidado como algo indissociável ao processo educativo;

Page 14: Rotina 2013

A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;

A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização;

O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade;

O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades;

Page 15: Rotina 2013

Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição;

A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação;

A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.

Page 16: Rotina 2013

Atividade em grupo

Grupos de 4 pessoas:Tendo em vista os aspectos abordados, elaborar uma rotina geral da escola visando:– Socialização das experiências;– Particularidades de cada um;– As atividades essenciais a todas as escolas.

Page 17: Rotina 2013

Período integralRotina

Entrada/Acolhimento

Café da manhã

Atividades/Estimulação

Higiene/Almoço

Higiene/Repouso

Lanche

Atividades/Estimulação

Saída

Page 18: Rotina 2013

ORIENTAÇÕES GERAIS

Para os pequenos, quase tudo na vida é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. Sem abrir mão, é claro, dos cuidados com segurança e saúde.

Page 19: Rotina 2013

A rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionando espaço para a construção diária do desenvolvimento e da aprendizagem.A espinha dorsal da rotina são alguns marcos temporais que quase nunca se alteram como: a chegada, a roda, o lanche, a brincadeira, a saída, e é importante manter constantes os parâmetros principais da rotina, para que as crianças se sintam seguras e não se desorganizem.

Page 20: Rotina 2013

O número de horas que a criança permanece na instituição, os cuidados destinados a ela; os ritmos e diferenças; as especificidades do trabalho pedagógico demandam um planejamento constante da rotina.Não podemos esquecer que as atividades organizadas contribuem, direta ou indiretamente, para a construção da autonomia: competências que perpassam todas as vivências das crianças.

Page 21: Rotina 2013

Quadro Curricular 2013Educação Infantil

Fundamento Legal: LDBEN nº 9.394/96RES CEB Nº 05/ 2009

ÂMBITOS DE CONHECIMENTO ORGANIZAÇÃO DO TEMPO/ESPAÇO

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CONHECIMENTO DO MUNDO

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

6

NATUREZA E SOCIEDADE 4

MOVIMENTO 5

ARTE (PLÁSTICA, MÚSICA,DANÇA, CÊNICA)

5

MATEMÁTICA 5

TOTAL GERAL

25 AULAS SEMANAIS

Page 22: Rotina 2013

Sugestão de Quadro CurricularSegunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

Atividades PermanentesLOE LOE  LOE LOE

  LOE

 LOE MAT  MAT  ARTES  N/S

 MAT  MAT  ARTES  ARTES  N/S

 MAT N/S   ARTES N/S  ARTES 

 MOV MOV  MOV MOV MOV

*exemplo de distribuição dos eixos na matriz curricular