RPBC: novo desafio Manutenção na REVAP · (muita) água para lavar louça. O ideal é retirar o...

4
Boletim Informativo da ESTRUTURAL SERVIÇOS INDUSTRIAIS LTDA Ano XII - Número 62 SETEMBRO/OUTUBRO - 2016 Notícias A Estrutural estará novamente enfrentando um gran- de desafio na refinaria Presidente Bernardes em Cubatão/SP, sob o comando dos Engenheiros Leandro Nogueira e Ricardo Silva. Serão dois contratos distintos durante a parada que irá acontecer no período de 29 de outubro até 22 de novembro, abrangendo 4 unidades de processos. No contrato compartilha- do do “Torva”, a Estrutural será responsável pela manutenção em 85 equipamentos entre Torres, Vasos e Reatores, distribuídos nas unidades UC (Unidade de Destilação Atmosférica), UVC (Unida- de de Destilação à Vácuo), UCP-II (Unidade de Coqueamento) e UFCC (Unidade de Craqueamento Catalítico). O outro contrato em que atuaremos será o de manutenção em Tubulações na unida- de UCP-II (Unidade de Coqueamento). Entre os serviços considera- dos críticos, destacamos a manutenção das torres atmosférica e de vácuo das unidades UC e UVC respectivamente e a substituição de trecho de costado da torre N-8405 da unidade de Coqueamento. Também serão realizados serviços de extrema complexidade nas “dessalgadoras” O-102 e O-127 da unidade UC. A dessalgação de petróleo é considerada uma operação crítica para a refinaria devi- do à importância de se alcançar as especificações de quantidades aceitáveis de sal e água no óleo tratado. Outro grande desafio que iremos encontrar neste even- to é a distribuição das unidades dentro da refinaria, onde teremos trabalhos bastante espalhados necessitando uma perfeita logística e distribuição dos recursos conforme necessidade de cada área. De- sejamos boa sorte à equipe da Estrutural que, sem dúvida, dará o seu melhor para realizar o trabalho com sucesso! RPBC: novo desafio Após a realização de um grande trabalho durante a parada geral das unidades “novas” e “velhas” em meados de 2016, a Estrutural foi convocada novamente para reali- zação de outro evento de manutenção dentro da refinaria Henrique Lage (REVAP), em São José dos Campos/SP, sob o comando do Engenheiro Carlos Dutra. Desta vez, os trabalhos irão ocorrer nas unidades U-262 (HDT-I) e U-294 (UGH). A pa- rada está prevista para segunda quinzena de novembro. O escopo da Estrutural abarca a manutenção em 18 equipamentos entre Re- atores, Filtros, Permutadores e Fornos. Apesar de ser um evento de menor porte em relação ao último realizado, a Estrutural vê este desafio como a oportunida- de de consolidar ainda mais o trabalho de excelência que vem realizando nas paradas dentro da REVAP. Manutenção na REVAP

Transcript of RPBC: novo desafio Manutenção na REVAP · (muita) água para lavar louça. O ideal é retirar o...

Boletim Informativo da ESTRUTURAL SERVIÇOS INDUSTRIAIS LTDAAno XII - Número 62SETEMBRO/OUTUBRO - 2016

Notícias

A Estrutural estará novamente enfrentando um gran-de desafio na refinaria Presidente Bernardes em Cubatão/SP, sob o comando dos Engenheiros Leandro Nogueira e Ricardo Silva. Serão dois contratos distintos durante a parada que irá acontecer no período de 29 de outubro até 22 de novembro, abrangendo 4 unidades de processos. No contrato compartilha-do do “Torva”, a Estrutural será responsável pela manutenção em 85 equipamentos entre Torres, Vasos e Reatores, distribuídos nas unidades UC (Unidade de Destilação Atmosférica), UVC (Unida-de de Destilação à Vácuo), UCP-II (Unidade de Coqueamento) e UFCC (Unidade de Craqueamento Catalítico). O outro contrato em que atuaremos será o de manutenção em Tubulações na unida-de UCP-II (Unidade de Coqueamento). Entre os serviços considera-dos críticos, destacamos a manutenção das torres atmosférica e de vácuo das unidades UC e UVC respectivamente e a substituição de trecho de costado da torre N-8405 da unidade de Coqueamento. Também serão realizados serviços de extrema complexidade nas “dessalgadoras” O-102 e O-127 da unidade UC. A dessalgação de petróleo é considerada uma operação crítica para a refinaria devi-do à importância de se alcançar as especificações de quantidades aceitáveis de sal e água no óleo tratado. Outro grande desafio que iremos encontrar neste even-to é a distribuição das unidades dentro da refinaria, onde teremos trabalhos bastante espalhados necessitando uma perfeita logística e distribuição dos recursos conforme necessidade de cada área. De-sejamos boa sorte à equipe da Estrutural que, sem dúvida, dará o seu melhor para realizar o trabalho com sucesso!

RPBC: novo desafio

Após a realização de um grande trabalho durante a parada geral das unidades “novas” e “velhas” em meados de 2016, a Estrutural foi convocada novamente para reali-zação de outro evento de manutenção dentro da refinaria Henrique Lage (REVAP), em São José dos Campos/SP, sob o comando do Engenheiro Carlos Dutra. Desta vez, os trabalhos irão ocorrer nas unidades U-262 (HDT-I) e U-294 (UGH). A pa-rada está prevista para segunda quinzena de novembro. O escopo da Estrutural abarca a manutenção em 18 equipamentos entre Re-atores, Filtros, Permutadores e Fornos. Apesar de ser um evento de menor porte em relação ao último realizado, a Estrutural vê este desafio como a oportunida-de de consolidar ainda mais o trabalho de excelência que vem realizando nas paradas dentro da REVAP.

Manutenção na REVAP

2016-informativo05.indd 1 28/09/2016 13:57:26

EXPEDIENTEO boletim informativo da ESTRUTURAL é uma publicação bimestral da ESTRUTURAL SERVIÇOS INDUSTRIAIS LTDA. Sede: Rua Gonçalves Dias, 67 - Conj. 305 - Centro, Canoas/RS – CEP: 92010-050 - Coordenação RH/Desenvolvimento: Rua Voluntários da Pátria, 2822 - Porto Alegre/RS - CEP 90230-010 - Fone: (51) 2102.1900 - www.estruturalrs.com.br - Diretor Presidente: Rogério Dal Magro - Jornalista Responsável, Projeto Gráfico e Diagramação: Larissa Dall’Agnese Martins - MTB 9479 - Tiragem: 1300 exemplares - Impressão: Gráfica Odisséia Ltda - (51) 3470.3583

ÁGUA, VAMOS PRESERVAR? A água é o líquido mais importante que há

no nosso planeta: é essencial à vida, cobre 70% da superfície da Terra e representa 70% do peso do corpo humano. Mas, como vere-mos, a água de que precisamos para viver é um bem cada vez mais escasso e mais caro.

Portanto, é fundamental que a poupemos, que a respeitemos, que a protejamos.

Se o nosso planeta tem tanta água, como se pode dizer que ela é escassa? Acontece que 97% da água existente na Terra é do mar, portanto salgada, imprópria para consumo humano ou na indústria. Assim, apenas 3% são água doce e, desses, mais da meta-de (1,75% do total) está congelada, situada nos polos; e outra parte (1,243% do total) é principalmente água subterrânea, cujo aprovei-tamento é bem mais caro. Assim, sobra só uma parcela de 0,007% de água boa e facilmente aproveitável. E este restinho de água está sendo poluído ou desperdiçado. Metade dos rios do mundo já estão poluídos por esgotos, agrotóxicos ou lixo industrial.Escassez de água no BrasilO Brasil é um dos países mais ricos em água do planeta. Cerca de 12% da água doce superficial disponível na Terra estão aqui. Essa água, porém, tem uma distribuição muito desigual. A região Norte, com 7% da população, possui 68% da água do Brasil; enquanto o Nordeste, com 29% da população, possui 3%; e o Sudeste, com 43% da população, conta com apenas 6%. Só a Amazônia tem 80% da água existente no Brasil. Além disso, o desmatamento e a polui-ção dos rios tornam a situação mais séria. Por isso, quase metade dos brasileiros (45%) não têm acesso a serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário. Como se não bastassem esses problemas, os brasileiros ainda desperdiçam 40% da água tratada fornecida aos usuários. Cada pessoa necessita de 40 litros de água por dia, mas os brasileiros consomem 200 litros.Como economizar águaNão deixe a água correndo enquanto estiver escovando os dentes. Uma pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida escovando os dentes com a torneira fechada. Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, esse pinga-pinga de “apenas umas gotinhas” desperdiça, pelo menos, 16 mil litros de água tratada. Canos fura-dos e vazamentos são desperdício de água potável e dinhei-ro. Um buraquinho de 2mm desperdiça 96 mil litros em um mês (praticamente dez carros-pipa de água tratada). A dica é manjada, mas não custa repetir, já que muita gente ainda desperdiça (muita) água para lavar louça. O ideal é retirar o excesso de sujei-ra dos pratos, copos, talheres e panelas a seco e jamais deixar a água correndo enquanto está ensaboando as louças. Sabia que, se cada brasileiro diminuísse em, apenas, um minuto seu tempo de ba-nho no chuveiro, a energia economizada em um ano equivaleria a 15 dias de operação da usina Itaipu em sua geração máxima?

Edição nº 62 - SETEMBRO/OUTUBRO 2016

Rinites e crises respiratórias são mais comuns na estação das flores. Sintomas como coceira e irritação no nariz, coriza e muitos espirros são comuns nesta época do ano, principalmente entre as pessoas que têm rinite alérgica. A explosão de pólen, fenômeno típico da estação, é o gatilho para o início das reações. Alguns cuidados podem ajudar a evitar os efeitos da chegada da primavera: Forre colchão e travesseiro com material impermeável para evitar contato com outros causadores de alergia, como ácaro e mofo; Evite tapetes, carpetes, cortinas e brinquedos de pelúcia no quarto; Diminua o uso de produtos químicos para limpeza, como amaciantes; Opte pelo ar-condicionado para ventilar e a filtrar as partículas alérgicas; Não deixe roupas por muito tempo secando no varal; Lave o cabelo diariamente para tirar o excesso de pólen; Use óculos escuros na rua, para evitar conjuntivite alérgica; Lave o nariz com soro fisiológico diversas vezes ao dia; Evite descongestionantes nasais, pois eles potencializam os efeitos da alergia.

Saiba como se proteger das alergias da primavera

DICAS DE SAÚDE

Eduardo de Jesus da Hora é natural de Santo Amaro/BA, tem 34 anos, é casado e trabalha conosco no quadro efetivo da área de planejamento desde 2015. Finalizado o contrato da FAFEN, Araucária/PR, seu próximo desafio será a RPBC em Cubatção/SP. Dedicado à atividade esportiva desde 2008, Eduardo iniciou com o ciclismo, pois sempre gostou de pe-dalar, participando, inclusive, de grupos de ciclismo na cidade de Ubera-ba/MG. Como viaja muito, às vezes é difícil levar a bicicleta; assim, desde o ano passado, passou a praticar outra modalidade: a corrida. Por ser uma atividade que pode ser realizada em qualquer lugar sem depender de equipamentos, a praticidade do esporte foi facilmente incorporada como hábito de seu estilo de vida. Segue gostando das duas atividades, uma vez que acredita que ambas lhe proporcionam qualidade de vida e condicionamento físico. Eduardo treina em média três vezes por semana. Até o momento, corre apenas como prática esportiva, não atuando em competições. Para ele, o maior benefício que o esporte lhe proporciona é a redução do estresse e ansiedade; sendo a sua aposta para ter quali-dade de vida e saúde. O esporte significa superação, a sensação de ser desafiado por você mesmo e alcançar os objetivos traçados através da persistência e dedicação. E você, qual o seu talento? Entre em contato conosco e participe: [email protected]

O DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS DEFICIENTES

O Dia Nacional de Luta das Pes-soas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Na-cional, em 1982, com todas as entida-des nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das rei-vindicações de cidadania e participa-ção plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Esta data é comemorada e lem-

brada todos os anos desde então em todos os estados; serve de mo-mento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divul-gar as lutas por inclusão social.

ESTRUTURAL NAFEIRA DE OPORTUNIDADES

UFRGS 2016

Mais uma vez, a Estrutural se faz atuante na Feira de Opor-tunidades da UFRGS. O evento ocorre anualmente e tem por fina-lidade aproximar os estudantes do mercado de trabalho, reunindo empresas de diversos segmentos para compartilhar conhecimento e oferecer vagas de estágio e trainee. Também ocorrem painéis, pales-tras e workshops na feira. É uma ótima oportunidade para divulgar a nossa marca, história e realizações.

02 www.estruturalrs.com.br

2016-informativo05.indd 2 28/09/2016 13:57:36

EXPEDIENTEO boletim informativo da ESTRUTURAL é uma publicação bimestral da ESTRUTURAL SERVIÇOS INDUSTRIAIS LTDA. Sede: Rua Gonçalves Dias, 67 - Conj. 305 - Centro, Canoas/RS – CEP: 92010-050 - Coordenação RH/Desenvolvimento: Rua Voluntários da Pátria, 2822 - Porto Alegre/RS - CEP 90230-010 - Fone: (51) 2102.1900 - www.estruturalrs.com.br - Diretor Presidente: Rogério Dal Magro - Jornalista Responsável, Projeto Gráfico e Diagramação: Larissa Dall’Agnese Martins - MTB 9479 - Tiragem: 1300 exemplares - Impressão: Gráfica Odisséia Ltda - (51) 3470.3583

www.estruturalrs.com.br 03

Rinites e crises respiratórias são mais comuns na estação das flores. Sintomas como coceira e irritação no nariz, coriza e muitos espirros são comuns nesta época do ano, principalmente entre as pessoas que têm rinite alérgica. A explosão de pólen, fenômeno típico da estação, é o gatilho para o início das reações. Alguns cuidados podem ajudar a evitar os efeitos da chegada da primavera: Forre colchão e travesseiro com material impermeável para evitar contato com outros causadores de alergia, como ácaro e mofo; Evite tapetes, carpetes, cortinas e brinquedos de pelúcia no quarto; Diminua o uso de produtos químicos para limpeza, como amaciantes; Opte pelo ar-condicionado para ventilar e a filtrar as partículas alérgicas; Não deixe roupas por muito tempo secando no varal; Lave o cabelo diariamente para tirar o excesso de pólen; Use óculos escuros na rua, para evitar conjuntivite alérgica; Lave o nariz com soro fisiológico diversas vezes ao dia; Evite descongestionantes nasais, pois eles potencializam os efeitos da alergia.

Saiba como se proteger das alergias da primavera

DICAS DE SAÚDE

Eduardo de Jesus da Hora é natural de Santo Amaro/BA, tem 34 anos, é casado e trabalha conosco no quadro efetivo da área de planejamento desde 2015. Finalizado o contrato da FAFEN, Araucária/PR, seu próximo desafio será a RPBC em Cubatção/SP. Dedicado à atividade esportiva desde 2008, Eduardo iniciou com o ciclismo, pois sempre gostou de pe-dalar, participando, inclusive, de grupos de ciclismo na cidade de Ubera-ba/MG. Como viaja muito, às vezes é difícil levar a bicicleta; assim, desde o ano passado, passou a praticar outra modalidade: a corrida. Por ser uma atividade que pode ser realizada em qualquer lugar sem depender de equipamentos, a praticidade do esporte foi facilmente incorporada como hábito de seu estilo de vida. Segue gostando das duas atividades, uma vez que acredita que ambas lhe proporcionam qualidade de vida e condicionamento físico. Eduardo treina em média três vezes por semana. Até o momento, corre apenas como prática esportiva, não atuando em competições. Para ele, o maior benefício que o esporte lhe proporciona é a redução do estresse e ansiedade; sendo a sua aposta para ter quali-dade de vida e saúde. O esporte significa superação, a sensação de ser desafiado por você mesmo e alcançar os objetivos traçados através da persistência e dedicação. E você, qual o seu talento? Entre em contato conosco e participe: [email protected]

NOSSO TALENTOEduardo de Jesus da Hora

Edição nº 62 - SETEMBRO/OUTUBRO 2016

Além da própria Estrutural, as equipes lideradas pelos encarre-gados Pablo Machado e Dionata Damasceno Lisboa, orienta-dos pela Técnica de Segurança Viviane Martins, foram reconhe-cidos pelo trabalho seguro em auditoria realizada pela REPAR durante as atividades da parada de manutenção. Foi destacado a excelência em pontos como: Utilização de Epi’s, Limpeza e organização, utilização somente de ferramentas inspecionadas, porte do PBS e conhecimentos da equipe em relação a toques da sirene de emergência, local do ponto de encontro e tema do DDS realizado no dia. Parabéns às equipes pelo reconhecimen-to e o exemplo em relação aos Padrões da Estrutural!

“Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além”. Ayrton Senna

Encarregados: Pablo Machado e Dionata Damasceno Lisboa – Componentes da Equipe: Ailton Gonçalves Pinheiro, Aline Fernanda Lell, Everson Brunatto Olimpio, Juliano da Luz Metzka, Odeneis Soares de Andrade e Tiago Ferreira da Silva; SMS – Everson Bento (Enge-nheiro) e Viviane Martins Viana (Técnica de Segurança).

O DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS DEFICIENTES

O Dia Nacional de Luta das Pes-soas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Na-cional, em 1982, com todas as entida-des nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das rei-vindicações de cidadania e participa-ção plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Esta data é comemorada e lem-

brada todos os anos desde então em todos os estados; serve de mo-mento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divul-gar as lutas por inclusão social.

ESTRUTURAL NAFEIRA DE OPORTUNIDADES

UFRGS 2016

Mais uma vez, a Estrutural se faz atuante na Feira de Opor-tunidades da UFRGS. O evento ocorre anualmente e tem por fina-lidade aproximar os estudantes do mercado de trabalho, reunindo empresas de diversos segmentos para compartilhar conhecimento e oferecer vagas de estágio e trainee. Também ocorrem painéis, pales-tras e workshops na feira. É uma ótima oportunidade para divulgar a nossa marca, história e realizações.

Estrutural é reconhecida pelo trabalho seguro na REPAR

CERTIFICADO

2016-informativo05.indd 3 28/09/2016 13:57:41

Edição nº 62 - SETEMBRO/OUTUBRO 2016

Criado em 1991, o Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos, que atua para aumentar as chances de cura do câncer infan-

tojuvenil. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer proporciona todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento.

Através do ICI, os pacientes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico medicamentos e exames especiais. Suas famílias tam-bém recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos. A Corrida pela Vida em Porto Alegre é um dos mais tradicionais e conhecidos eventos do Instituto do Câncer Infantil, tendo um espaço garan-tido na vida de milhares de pessoas. É uma grande mobilização social que, há muitos anos, simboliza a solidariedade, a saúde, a qualidade de vida e principal-mente um abraço coletivo à causa. A Estrutural está engajada nesta campanha, e conta mais uma vez, com o apoio dos colaboradores que vestem a camiseta e participam desta causa solidária.

CRIANÇA É O QUE A GENTE NUNCA DEVERIA DEIXAR DE SER.

No dia 12 de outubro comemoramos o Dia das Crianças. Por isso, convidamos você a adivinhar quem são as crianças das fotos abaixo. Dica: são seus colegas de trabalho. Repostas: na próxima edição. Feliz Dia das Crianças!!!

A B C

04 www.estruturalrs.com.br

2016-informativo05.indd 4 28/09/2016 13:57:47