Rua Pau do Café, 1552 Jardim Promissão Diadema CEP: …

15
ATIVIDADE 8ª SÉRIE - EJA Ao retornar à escola, vocês deverão trazer os materiais e as atividades realizadas neste período. São lições baseadas no que trabalhamos durante as aulas. Para facilitar esse trabalho, dividimos as tarefas por disciplinas, assim vocês podem manter, em casa, a rotina de estudos da nossa escola. PORTUGUÊS Profª Márcia Santos Objetivos:( Não precisa copiar) -Ler e interpretar o texto informativo: “Quanto tempo resistimos sem comer nem beber” -Localizar e registrar as informações. -Identificar a ideia principal do texto informativo. -Realizar inferências sobre o assunto. Contextualização:( Não precisa copiar) Na aula da semana passada, dando continuidade ao gênero textual jornalístico, vocês tinham que elaborar uma reportagem de autoria. Espero que vocês tenham elaborado, aproveitando as orientações para que a reportagem ficasse com mais coerência e coesão. Nesta semana, vocês vão ler e interpretar um texto informativo publicado na revista: “Superinteressante ”. Você gosta de ler textos sobre curiosidades? Se tiverem dúvidas, iremos esclarecê-las no grupo de whatSapp da turma. Bons estudos! Observe a capa da revista: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO / ESCOLA MUNICIPAL E.M. MINISTRO FRANCISCO DE PAULA QUINTANILHA RIBEIRO Rua Pau do Café, 1552 – Jardim Promissão – Diadema – CEP: 09961 – 040 Telefone: 4055 3202

Transcript of Rua Pau do Café, 1552 Jardim Promissão Diadema CEP: …

ATIVIDADE 8ª SÉRIE - EJA

Ao retornar à escola, vocês deverão trazer os materiais e as atividades realizadas neste

período. São lições baseadas no que trabalhamos durante as aulas.

Para facilitar esse trabalho, dividimos as tarefas por disciplinas, assim vocês podem manter,

em casa, a rotina de estudos da nossa escola.

PORTUGUÊS Profª Márcia Santos

Objetivos:( Não precisa copiar)

-Ler e interpretar o texto informativo: “Quanto tempo resistimos sem comer nem beber”

-Localizar e registrar as informações.

-Identificar a ideia principal do texto informativo.

-Realizar inferências sobre o assunto.

Contextualização:( Não precisa copiar)

Na aula da semana passada, dando continuidade ao gênero textual jornalístico, vocês tinham que

elaborar uma reportagem de autoria. Espero que vocês tenham elaborado, aproveitando as

orientações para que a reportagem ficasse com mais coerência e coesão.

Nesta semana, vocês vão ler e interpretar um texto informativo publicado na revista:

“Superinteressante ”. Você gosta de ler textos sobre curiosidades?

Se tiverem dúvidas, iremos esclarecê-las no grupo de whatSapp da turma. Bons estudos!

Observe a capa da revista:

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO / ESCOLA MUNICIPAL

E.M. MINISTRO FRANCISCO DE PAULA QUINTANILHA RIBEIRO

Rua Pau do Café, 1552 – Jardim Promissão – Diadema – CEP: 09961 – 040

Telefone: 4055 3202

(https://abrilsuperinteressante.files.wordpress.com/2018/07/4daca796b6a44335cd0001aecapa-edicao-1.jpg?quality=70&strip=info&w=250)

Este trecho está abaixo do título da revista: “Mundo Estranho”.

Mistérios históricos ,revoluções tecnológicas,assombros científicos, maravilhas da natureza. As perguntas mais curiosas- e as repostas mais surpreendentes- 14 anos de SUPER.

Quanto tempo resistimos sem comer nem beber?

Há registros de pessoas que suportaram até 200 dias sem comer, mas esse tempo sempre

varia conforme a estatura. Sem água, porém, a resistência é bem menor e o estado de saúde torna-

se bastante grave após cerca de 36 horas. Ficar sem comer por um ou dois dias normalmente não

ocasiona problemas que possam afetar gravemente a pessoa. Essa situação não costuma causar

mais que tonturas e dor de cabeça.

“O jejum não tem indicação para ser usado de forma rotineira sob o ponto de vista médico, mas

tem sido praticado desde a Antiguidade como preceito religioso para a purificação do espírito”, diz

o endocrinologista Danilo Alvarenga de Carvalho. Quando feito sem controle médico, porém, o jejum

pode implicar sérios riscos para a saúde, inclusive levando à morte. Sem a ingestão de alimentos,

o organismo começa a queimar suas reservas de energia, principalmente as gorduras.

Depois delas, consome as proteínas que compõem os tecidos. Ficar muito tempo sem se

alimentar também provoca diversas alterações metabólicas e hormonais, com perda de vitaminas

e sais minerais, alterações da pressão arterial, desmaios e problemas psicológicos. Mas a falta de

água é bem mais grave. Um homem de estatura média contém em seu corpo aproximadamente 40

litros de água, necessária para resfriar o corpo.

Além disso, a água transporta as substâncias tóxicas que sobram da nutrição para serem

eliminadas pelos rins e intestinos. Numa pessoa saudável, existe um equilíbrio entre a quantidade

de líquidos ingeridos e eliminados. A perda desse equilíbrio em poucos dias é o suficiente para

matar.

(Superinteressante Especial: Mundo estranho, ago.2001.)

http://www.blogprofessor Warles

(Não precisa copiar)

Orientações para realização das atividades: Nas questões que têm alternativas, vocês farão um (X) em uma das alternativas. Assim como já fizemos em sala de aula nas atividades de simulados.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ( COPIAR NO CADERNO )

1. No quarto parágrafo, o trecho: “Além disso, a água transporta as substâncias tóxicas que sobram da nutrição...”, a expressão destacada tem o objetivo de:

a) acréscimo de ideia. b) comparação de informações. c) finalidade de uma informação.

2. No segundo parágrafo, o trecho: “O jejum não tem indicação para ser usado de forma rotineira sob o ponto de vista médico, mas tem sido praticado desde a Antiguidade...”, significa que: a ) O jejum faz bem à saúde, mas os médicos não recomendam. b) Os médicos indicam o jejum de forma rotineira desde a antiguidade. c) O jejum de forma rotineira não tem a indicação do médico, mas é praticado desde a antiguidade. 3) Qual a ideia principal do texto? a ) Os benefícios do jejum para a saúde. b) Os prejuízos do jejum para a saúde. c) A importância de fazer jejum diariamente. 4) De acordo com o texto, quais são os riscos do jejum sem orientação médica? O que acontece com o corpo? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 5) O texto tem o objetivo de : a) Informar sobre os riscos do jejum. b) Incentivar as pessoas a realizarem jejum.

6) Em qual revista e em que ano o texto foi publicado ?

_______________________________________________________________

7) Na sua opinião, qual a relação do título da Capa da Revista: “Mundo Estranho” com o

título do texto: “Quanto tempo resistimos sem comer nem beber” ?

__________________________________________________________________________

8) Considerando o momento atual de Pandemia, em que muitos trabalhadores e trabalhadoras estão perdendo suas fontes de renda, você acredita que o jejum possa está sendo realizado por vontade própria? Escreva a sua opinião.

GEOGRAFIA Prof. Volnei Bispo

O arquivo Victor Giudice

No fim de um ano de trabalho, João obteve uma redução de quinze por cento em seus vencimentos. João era moço. Aquele era seu primeiro emprego. Não se mostrou orgulhoso, embora tenha sido um dos poucos contemplados. Afinal, esforçara-se. Não tivera uma só falta ou atraso. Limitou-se a sorrir, a agradecer ao chefe. No dia seguinte, mudou-se para um quarto mais distante do centro da cidade. Com o salário reduzido, podia pagar um aluguel menor. Passou a tomar duas conduções para chegar ao trabalho. No entanto, estava satisfeito. Acordava mais cedo, e isto parecia aumentar-lhe a disposição. Dois anos mais tarde, veio outra recompensa. O chefe chamou-o e lhe comunicou o segundo corte salarial. Desta vez, a empresa atravessava um período excelente. A redução foi um pouco maior: dezessete por cento. Novos sorrisos, novos agradecimentos, nova mudança. Agora João acordava às cinco da manhã. Esperava três conduções. Em compensação, comia menos. Ficou mais esbelto. Sua pele tornou-se menos rosada. O contentamento aumentou. Prosseguiu a luta. Porém, nos quatro anos seguintes, nada de extraordinário aconteceu. João preocupava-se. Perdia o sono, envenenado em intrigas de colegas invejosos. Odiava-os. Torturava-se com a incompreensão do chefe. Mas não desistia. Passou a trabalhar mais duas horas diárias. Uma tarde, quase ao fim do expediente, foi chamado ao escritório principal. Respirou descompassado. — Seu João. Nossa firma tem uma grande dívida com o senhor. João baixou a cabeça em sinal de modéstia. — Sabemos de todos os seus esforços. É nosso desejo dar-lhe uma prova substancial de nosso reconhecimento. O coração parava.

— Além de uma redução de dezesseis por cento em seu ordenado, resolvemos, na reunião de ontem, rebaixá-lo de posto . A revelação deslumbrou-o. Todos sorriam. — De hoje em diante, o senhor passará a auxiliar de contabilidade, com menos cinco dias de férias. Contente? Radiante, João gaguejou alguma coisa ininteligível, cumprimentou a diretoria, voltou ao trabalho. Nesta noite, João não pensou em nada. Dormiu pacífico, no silêncio do subúrbio. Mais uma vez, mudou-se. Finalmente, deixara de jantar. O almoço reduzira-se a um sanduíche. Emagrecia, sentia-se mais leve, mais ágil. Não havia necessidade de muita roupa. Eliminara certas despesas inúteis, lavadeira, pensão. Chegava em casa às onze da noite, levantava-se às três da madrugada. Esfarelava-se num trem e dois ônibus para garantir meia hora de antecedência. A vida foi passando, com novos prêmios. Aos sessenta anos, o ordenado equivalia a dois por cento do inicial. O organismo acomodara-se à fome. Uma vez ou outra, saboreava alguma raiz das estradas. Dormia apenas quinze minutos. Não tinha mais problemas de moradia ou vestimenta. Vivia nos campos, entre árvores refrescantes, cobria-se com os farrapos de um lençol adquirido há muito tempo. O corpo era um monte de rugas sorridentes. Todos os dias, um caminhão anônimo transportava-o ao trabalho. Quando completou quarenta anos de serviço, foi convocado pela chefia: — Seu João. O senhor acaba de ter seu salário eliminado. Não haverá mais férias. E sua função, a partir de amanhã, será a de limpador de nossos sanitários. O crânio seco comprimiu-se. Do olho amarelado, escorreu um líquido tênue. A boca tremeu, mas nada disse. Sentia-se cansado. Enfim, atingira todos os objetivos. Tentou sorrir: — Agradeço tudo que fizeram em meu benefício. Mas desejo requerer minha aposentadoria. O chefe não compreendeu: — Mas seu João, logo agora que o senhor está desassalariado? Por quê? Dentro de alguns meses terá de pagar a taxa inicial para permanecer em nosso quadro. Desprezar tudo isto? Quarenta anos de convívio? O senhor ainda está forte. Que acha? A emoção impediu qualquer resposta. João afastou-se. O lábio murcho se estendeu. A pele enrijeceu, ficou lisa. A estatura regrediu. A cabeça se fundiu ao corpo. As formas desumanizaram-se, planas, compactas. Nos lados, havia duas arestas. Tornou- se cinzento. João transformou-se num arquivo de metal.

Fonte: http://www.releituras.com/vgiudice_arquivo.asp. Acesso em 21/05/2020

Leia o texto, copie e responda às questões no seu caderno:

1. Com suas palavras, escreva o que você entendeu do texto O arquivo. 2. Faça um comentário sobre o trecho do texto: “Chegava em casa às onze da noite,

levantava-se às três da madrugada. Esfarelava-se num trem e dois ônibus para

garantir meia hora de antecedência”. 3. Escreva outro final para esse conto.

ARTE Profª Kend L. Carvalho

OBJETIVOS DA ATIVIDADE:

Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais,

tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a

perspectiva, a partir de narrativas pessoais, sociais e estéticas.

Conhecer, valorizar e respeitar os artistas, tais como: artistas plásticos, ilustradores,

designers, grafiteiros, artesãos e os curadores locais, estabelecendo relações com os

nacionais e internacionais de forma investigativa, crítica e sensível.

CONTEXTUALIZAÇÃO:

A atividade foi elaborada de modo que o aluno conheça algumas obras e artista, que fizeram

parte do movimento Impressionista.

ATIVIDADE (Será necessário o registro dessa atividade no caderno de desenho)

Muitos artistas do Movimento Impressionista no final do século XIX utilizaram a

técnica do Pontilhismo para construírem as suas imagens. Exemplos são Georges Seurat

e Paul Signac. Observe as imagens abaixo, veja como os artistas exploraram os elementos

da linguagem visual e faça os seguintes exercícios:

1- Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatt 2 - Place des Lices, 1893, Carnegie Georges Seurat Paul Signac

https://pt.wikipedia.org/wiki/Uma_Tarde_de_Domingo_na_Ilha_de_Grande_Jatte e

https://br.pinterest.com/pin/297659856601443376/

Elementos básicos da linguagem visual.

Linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e

símbolos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a

matéria-prima de toda informação visual. Entretanto, esses elementos isolados não

representam nada, não tem significados preestabelecidos, nada definem antes de entrarem

num contexto formal. De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como

principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.

1. Descreva a imagem 1. Escreva o que você vê e destaque os elementos da

linguagem visual que foram usados pelo artista:

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

2. Descreva a imagem 2. Escreva o que você vê e destaque os elementos da linguagem

visual que foram usados pelo artista:

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

3. De qual imagem você mais gostou? Por quê?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

As imagens 1 e 2 pertencem a um estilo chamado Impressionista.

VAMOS APRENDER MAIS! MAS O QUE É ESTE ESTILO DE ARTE?

IMPRESSIONISMO _______________________

O Impressionismo foi um movimento que se manifestou, especialmente nas artes plásticas

no fim do século XIX na França. Os impressionistas rejeitavam as convenções da arte

acadêmica vigente na época. As pinturas do Impressionismo captavam as impressões

perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens, por isso pintavam o mesmo

quadro em diferentes horários do dia.

O termo “impressionista” deriva de uma das obras mais significativas obras desse

movimento - Impressão: Nascer do Sol, de Monet. Outra explicação diz que o termo foi

usado pela primeira vez pelos caluniadores do movimento, que consideravam as obras

inacabadas e o nome foi aceito e adotado pelos artistas desse estilo. Paul Cézanne (1839-

1906), Edgar Degas (1834-1917), Claude Monet (1840-1926), Camille Pissarro (1830-

1903), Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) estão entre os principais expoentes do

Impressionismo.

Esses artistas estavam interessados em confinar com a tinta as impressões sensoriais de

cor, luz, som e de movimento, por meio de cores claras e brilhantes bem como pinceladas

mais livres e distintas. Assim como é do conhecimento de todos, as cores da natureza

mudam conforme a luz incidente em determinado horário do dia, e eram essas impressões

que os impressionistas queriam capturar. Os impressionistas estudavam muito sobre os

efeitos ópticos, para isso usavam com frequência recursos fotográficos. Em função disso

preferiam trabalhar ao ar livre, bem como, não se prenderam ao uso da perspectiva e ao

uso de modelos. As figuras representadas não possuíam contornos nítidos, as sombras

deveriam ser coloridas e as cores deveriam ser usadas puras, evitando a mistura de

tonalidades.

Claude Monet, principal expoente do Impressionismo, costumava afirmar que só é possível

conhecer um objeto plenamente se for possível experenciar toda gama de possibilidades e

impressões que ele provoca. Ao pintar a tela Catedral de Rouen, Harmonia em azul, de

1893, o artista pintou a catedral trinta vezes, tentando capturar os as variações de cores

em sua fachada. 3 No Brasil, alguns pintores se destacaram nesse estilo como Eliseu

Visconti, Almeida Júnior, Timótheo da Costa, Henrique Cavaleiro, Vicente do Rego Monteiro

e Alfredo Andersen.

O Impressionismo também teve suas manifestações na música e na literatura. Na música

seus nomes mais marcantes foram Debussy e Ravel. Na literatura destacam-se os

escritores Marcel Proust, Graça Aranha e Raul Pompeia.

Impressionismo: Nascer do Sol, obra de Claude Monet (1872).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Impress%C3%A3o,_nascer_do_sol

CIÊNCIAS Profª Amanda Magnarelli

Contextualização: Conforme orientações recebidas neste período de distanciamento social, esta atividade

visa a revisão de conteúdos já trabalhados em sala de aula, de forma a aprofundar o

conhecimento e as práticas dos educandos.

Objetivos da aula:

➢ Ler textos com autonomia;

➢ Relembrar conteúdos já vistos anteriormente;

➢ Aprofundar conhecimentos já adquiridos.

Sites utilizados: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/substancias.htm

A atividade desta semana é somente de leitura, portanto, leia o texto com bastante atenção para aprofundar seus conhecimentos.

SUBSTÂNCIAS

Dar exemplos de substâncias não é uma missão das mais difíceis, afinal, elas estão presentes em praticamente tudo ao nosso redor. Água, sal, gás carbônico, bicarbonato de

sódio, etc., são alguns exemplos de substâncias. Porém, infelizmente, o termo substância muitas vezes é utilizado de forma errada.

Muitas pessoas dizem que o ar, a gasolina, o sangue, a água da torneira, entre outros exemplos, são substâncias, mas, na verdade, não é bem assim. Vamos neste texto ensinar o que realmente é uma substância para que você não utilize esse termo de forma errônea em nenhuma situação.

O que é uma substância?

Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes.

A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio. Na representação abaixo, temos alguns grupos de moléculas de água. O Hidrogênio está representado pela esfera preta, e o Oxigênio, pela esfera vermelha.

Representação de moléculas da água

Já o gás oxigênio é uma substância simples cujas moléculas são formadas por dois átomos do elemento oxigênio. Na representação abaixo, temos alguns grupos de moléculas do gás oxigênio, representado pela esfera vermelha.

Representação de moléculas do gás oxigênio

A forma mais simples de representar uma substância é por meio do que chamamos de fórmula molecular. Essa fórmula indica a composição das moléculas que formam a substância ao apresentar as siglas dos elementos químicos e números que mostram a quantidade de átomos do elemento por molécula.

Exemplo 1: CO2: gás carbônico

A fórmula indica que cada molécula que forma o gás carbônico é constituída por dois átomos de Oxigênio e um átomo de Carbono. Como são dois elementos diferentes, trata-se de uma substância composta.

Exemplo 2: Cl2: gás cloro

A fórmula indica que cada molécula que forma o gás cloro é constituída por dois átomos de Cloro. Como apenas um elemento forma a molécula, trata-se de uma substância simples.

Exemplo 3: H2S: ácido sulfídrico

A fórmula indica que cada molécula que forma o ácido sulfídrico é constituída por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Enxofre. Como são dois elementos diferentes, trata-se de uma substância composta.

Como vimos, toda substância é representada por uma fórmula molecular. Por isso, sempre que nos depararmos com uma fórmula, estaremos diante de uma substância.

• Misturas

Ao nosso redor, geralmente, não temos contato com uma substância de forma específica, mas sim com misturas.

As misturas são uniões de duas ou mais substâncias, que podem estar dissolvidas umas nas outras ou não. O ar que respiramos, por exemplo, é uma mistura por conter várias substâncias, como:

• Gás Nitrogênio: N2 (substância simples) • Gás Oxigênio: O2 (substância simples)

• Gás Carbônico: CO2 (substância composta) • Vapor de água: H2O (substância composta)

A água que ingerimos diariamente também é uma mistura, já que apresenta várias substâncias, como:

• Água: H2O (substância composta) • Sais minerais (sódio, cálcio, potássio, flúor, magnésio etc.)

Dessa forma, fica evidente que, para classificarmos um material como uma substância ou uma mistura, devemos conhecer a sua composição.

Por Me. Diogo Lopes Dias

O sulfato de cobre é uma substância que atua no combate a fungos na agricultura

HISTÓRIA Profº Edivânio Carlos

Objetivo Geral. Compreender que o Dia do Índio é um resgate da nossa história e de

nossas raízes. Objetivos Específicos. Conhecer e refletir sobre a história ...

Leia:

Por que 19 de abril é Dia do Índio?

Em abril de 1940, os principais líderes indígenas do continente americano se

reuniram para o 1º Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. O objetivo

era discutir ações que zelassem pelos direitos dos índios. Porém, muitos líderes boicotaram

os primeiros dias do evento, acreditando que não teria qualquer efeito. Depois de algumas

reuniões, eles decidiram que o Congresso representava um importante momento histórico,

e resolveram participar.

O Congresso aprovou uma recomendação de delegados indígenas do Panamá,

Chile, Estados Unidos e México, que pedia a adoção do Dia do Índio pelos governos de

todos os países americanos. O dia proposto foi 19 de abril, data em que foi realizada a

reunião.

O Brasil não adotou a data comemorativa imediatamente. Somente em 1943 instituiu

o Dia do Índio em 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso. A data foi ratificada em

2 de junho de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 5.540, e

passou a ser comemorada no ano seguinte.

Desde então, nosso país celebra a data com atividades educacionais e divulgação

sobre o povo indígena. Escolas e instituições culturais promovem ações e palestras para

lembrar a importância desses povos para a formação da cultura brasileira e preservar as

tradições e a identidade dos índios.

Mas a data não colou pelo mundo. Somente Argentina e Costa Rica adotaram. Em

1994, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a

Cultura) instituiu o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto.

Letícia Yazbek. Disponível em: < https://aventurasnahistoria.uol.com.br> .

Questão 1 – Releia:

“Em abril de 1940, os principais líderes indígenas do continente americano se reuniram

para o 1º Congresso Indigenista Interamericano [...]”

No fragmento acima, o termo “para” indica:

( ) o lugar da reunião dos principais líderes indígenas do continente americano, em 1940.

( ) o assunto da reunião dos principais líderes indígenas do continente americano, em

1940.

( ) a finalidade da reunião dos principais líderes indígenas do continente americano, em

1940.

Questão 2 – Em “[...] muitos líderes boicotaram os primeiros dias do evento, acreditando

que não teria qualquer efeito.”, a parte destacada exprime:

( ) o tempo do fato anterior.

( ) a causa do fato anterior.

( ) a consequência do fato anterior.

Questão 3 – No segmento “Depois de algumas reuniões, eles decidiram que o Congresso

representava um importante momento histórico [...]”, o pronome “eles” refere-se a quem?

________________________________________________________________________

Questão 4 – Observe o sujeito do verbo “pedia” nesta passagem do texto:

“[...] uma recomendação de delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e

México, que pedia a adoção do Dia do Índio [...]”.

Agora, identifique o núcleo (a palavra principal) do sujeito do verbo “pedia”:

( ) “recomendação”.

( ) “delegados”.

( ) “indígenas”.

Questão 5 – Segundo a autora do texto, o Dia do Índio passou a ser comemorado no Brasil,

em 19 de abril, no ano de:

( ) 1940.

( ) 1943.

( ) 1944.

Questão 6 – Sublinhe, no período a seguir, os verbos que expressam os objetivos das

ações e palestras, promovidas pelas escolas e instituições culturais do Brasil:

“Escolas e instituições culturais promovem ações e palestras para lembrar a importância

desses povos para a formação da cultura brasileira e preservar as tradições e a identidade

dos índios.”

Questão 7 – Há um vocábulo com sentido figurado na frase:

( ) “O dia proposto foi 19 de abril, data em que foi realizada a reunião.”

( ) “A data foi ratificada em 2 de junho de 1943 [...]”

( ) “Mas a data não colou pelo mundo.”

MATEMÁTICA Prof. José Carlos Brito

OBJETIVO: Exercitar o conceito de fração como divisão de partes.

CONTEXTUALIZAÇÃO: Seguimento de aula com exemplo do cotidiano.

ATIVIDADE: Responder apenas as questões e entregar ao prof.

https://br.pinterest.com/pin/603130575069585309/