s mais famosos textos da literatura Alexandre Dumas...

5
1 PROJETO PEDAGÓGICO OS TRÊS MOSQUETEIROS Rua Tito, 479 – Lapa – São Paulo – SP CEP 05051-000 DIVULGAÇÃO ESCOLAR (11) 3874-0884 [email protected] www.editoramelhoramentos.com.br www.facebook.com/melhoramentos Alexandre Dumas

Transcript of s mais famosos textos da literatura Alexandre Dumas...

Page 1: s mais famosos textos da literatura Alexandre Dumas ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/02/OS-TRÊS... · “O homem da máscara de ferro”), ele é pai de

1

PROJETO PEDAGÓGICO

OS TRÊS MOSQUETEIROS

Rua Tito, 479 – Lapa – São Paulo – SP

CEP 05051-000

DIVULGAÇÃO ESCOLAR

(11) 3874-0884

[email protected]

www.editoramelhoramentos.com.brwww.facebook.com/melhoramentos

Os mais famosos textos da literatura clássica mundial, adaptados para uma

linguagem jovem e dinâmica. Uma maneira fascinante de conhecer

os principais capítulos da história da humanidade, por meio das aventuras

dos grandes heróis e heroínas e das ilustrações ricas em detalhes.

Títulos da coleção:

Os Três MosqueteirosRobin Hood

Os MiseráveisEl Cid

Moby DickQuo Vadis?

O Último MoicanoAs Viagens de Gulliver

Alexandre Dumas

Os tres Mosqueteiros - Capa CP 02ed02.indd 1 10.10.13 10:37:10

Page 2: s mais famosos textos da literatura Alexandre Dumas ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/02/OS-TRÊS... · “O homem da máscara de ferro”), ele é pai de

2

PRO

JETO

PED

AGÓ

GIC

OOs Três Mosqueteiros

10anos

INDICAÇÃO:

Leitor crítico:

a partir de

ensinofundamental

Na França do século XVII, os mos‑queteiros eram valentes espadachins que pertenciam à guarda pessoal do rei e da rainha. Nesta aventura, eles enfrentam inimigos poderosos numa trama que visa à desmoralização da rainha. “Um por todos e todos por um” é o lema que uniu e imortalizou os mosqueteiros.

Resumo

Alexandre Dumas é autor de inú‑meros romances. Escreveu, entre outros, O Conde de Monte Cristo e A Rainha Margot. São incontáveis os idiomas em que seus livros foram tra‑duzidos e os filmes que foram feitos baseados em suas obras. Popularís‑simo ainda em vida, tornou‑se um mestre na arte de escrever grandes histórias, e é admirado até hoje por leitores e escritores de todo o mundo.

O autorAutor: Alexandre DumasAdaptação: Luiz Antonio AguiarTítulo: Os Três MosqueteirosIlustradores: Ricardo de Krishan e FlávioFormato: 13,5 x 20,5 cmN.º de páginas: 56Elaboração: Luiz AntonioAguiar

Ficha

Temas principais: Amizade e aventura Temas transversais: Ética e pluralidade culturalInterdisciplinaridade: História, Geografia, Arte e Música

Quadro sinóptico

Page 3: s mais famosos textos da literatura Alexandre Dumas ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/02/OS-TRÊS... · “O homem da máscara de ferro”), ele é pai de

3

AN

TES

DA L

EITU

RA

Os Três Mosqueteiros é uma das maiores aventuras já es‑critas em todos os tempos. Os personagens principais desse livro – Athos, Porthos, Aramis e D’Artagnan – são modelos de heróis da literatura. Até a vilã, lady Clark (em outras tra‑duções e adaptações também chamada Milady), tornou‑se modelo de personagem cruel, ardilosa, enganadora.

Essa adaptação do grande clássico de Alexandre Dumas, publicado em 1844, na França, pode ser lida por jovens com experiência média de leitura a partir dos dez anos, ou mesmo por mais novos, dependendo do caso.

Este projeto não pretende esgotar as possibilidades de leitura da obra na sala de aula. A proposta é oferecer su‑gestões que permitam explorar certos ângulos e conteúdos de Os Três Mosqueteiros.

Você deve ainda avaliar, de acordo com as possibilidades da escola e dos alunos, quais sugestões aceitar ou quais alternativas criar para incentivar a leitura e estimular refle‑xões sobre a obra.

Palavras IniciaisEm roda, converse com os alunos sobre algumas das ca‑

racterísticas da época e do lugar em que se passa a história.

Segue‑se uma brincadeira que leva as crianças a experi‑mentar as diferenças existentes entre a época atual e aque‑la em que se passa a aventura.

•Pergunte a elas que recursos temos hoje que não existiam naquele tempo, como celulares, computadores, cinema, televi‑são. E até mesmo fábricas, indústrias e tudo o que elas produ‑zem, já que estamos falando de um tempo em que a economia era baseada na produção rural e, nas cidades, em trabalhos feitos à mão, executados pelos artesões.

•Peça aos alunos que elaborem exposições com roupas e outros elementos da época, pesquisando em livros, revistas e na internet. A capa e as ilustrações do livro podem ser uma boa dica e também ponto de partida para essa pesquisa e a realização das exposições.

•Localize num mapa os países onde se desenrola a história: França e a Inglaterra.

•Os Três Mosqueteiros é ambientado no século XVII. Naquele tempo, havia reis e rainhas em vários países da Europa, e as principais nações disputavam a hegemonia sobre o Continente em guerras longas e cruéis.

•Na França, a Igreja era tão poderosa, em certos aspectos, quanto o rei, e havia alguns conflitos entre a coroa e as principais figuras do clero.

•Era também uma época em que as pessoas cruzavam as estra‑das a cavalo e, os mares, de navio. A comunicação era feita por cartas, que levavam semanas ou mesmo meses para chegar. E as armas mais usadas eram as espadas.

Page 4: s mais famosos textos da literatura Alexandre Dumas ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/02/OS-TRÊS... · “O homem da máscara de ferro”), ele é pai de

4

SUG

ESTÃ

O D

E AT

IVID

AD

ESDepois de os alunos lerem Os Três Mosqueteiros, algu‑

mas atividades poderão ajudá‑los a prolongar o prazer da leitura e a estimular a reflexão.

a) Peça aos alunos que procurem no dicionário as pala‑vras romance, romântico e Romantismo e tentem explicar os significados que encontrarem e as diferenças entre eles, como os tiverem compreendido. No caso desse romance, além de pertencer ao período literário denominado Ro‑mantismo, trata‑se de uma história bastante romântica.

b) Hoje há poucos exemplos de folhetins como no tempo de Alexandre Dumas. No entanto, a mídia eletrônica leva to‑dos os dias para dentro das casas o mais típico descendente dos folhetins: as telenovelas. Nessas histórias encontramos amor, intriga, surpresas e principalmente a técnica de narrar em capítulos, que, entre outros truques, tem a característica de terminar cada episódio com um pouco de suspense (cha‑mada hoje em dia de gancho) que leva o espectador a querer ver o capítulo seguinte. Chame a atenção dos alunos para isso e peça a eles que descrevam algum gancho de telenove‑la –, mostrando que eles de fato conhecem os folhetins. Peça aos alunos que inventem uma história nesses moldes, algo simples, com dois ou três capítulos, ligados por ganchos e uma surpresa no final. Se eles precisarem de uma ideia inicial, um mote poderia ser “Um por todos e todos por um!”.

c) Peça aos alunos que pesquisem sobre Alexandre Dumas. Além de autor de grandes obras, muito popular (por exemplo, os heróis de Os Três Mosqueteiros continuam suas aventuras em mais duas histórias: Vinte Anos Depois e O Visconde de Bragelonne, na qual está inserido o conto

“O homem da máscara de ferro”), ele é pai de Alexandre Dumas Filho, autor do clássico A Dama das Camélias.

d) No Brasil, também tivemos escritores muito importan‑tes no Romantismo. Os mais conhecidos foram Joaquim Manuel de Macedo e José de Alencar. Peça a sua turma que pesquise um pouco sobre a vida e a obra desses escritores. Alencar publicou muitos de seus romances em folhetins.

e) Proponha uma discussão sobre heróis. Temos diferen‑tes tipos de herói na literatura. Os filhos dos deuses, na mitologia grega, como Hércules e Perseu, são bem diferen‑tes dos mosqueteiros, que são heróis por suas qualidades dentro dos limites humanos. E temos ainda os super‑heróis das histórias em quadrinhos, do desenho animado e do cinema, tão atuais. Pergunte aos alunos quais as diferenças entre eles e as semelhanças que mais os tocam. Há prefe‑rências por um ou outro tipo? Por quê?

f) A turma sempre aprecia preparar uma versão da histó‑ria lida e encená‑la como no teatro. Sugira essa atividade teatral dando aos alunos toda a liberdade na preparação dos papéis, na adaptação das falas e cenas e na prepara‑ção dos cenários e figurinos.

Page 5: s mais famosos textos da literatura Alexandre Dumas ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/02/OS-TRÊS... · “O homem da máscara de ferro”), ele é pai de

5

TRA

BALH

OS

INTE

RDIS

CIPL

INA

RES

PRO

POST

A D

E AV

ALI

AÇÃO

Os Três Mosqueteiros sugere variadas vivências de leitura, que podem se encaixar em diferentes matérias. Por exemplo:

HistóriaPesquisa

GeografiaPesquisa

Uma obra literária não pode ter, como avaliação de leitura, uma classificação limitada ao certo ou errado. Na leitura de Os Três Mosqueteiros, por exemplo, a imersão na aventura costuma despertar no jovem leitor a vontade de reencon‑trar, em outras obras, a mesma emoção. Há, portanto, um resultado, um ganho que somente vai aparecer mais adiante. Mas, é claro, há diferentes maneiras de vivenciar a leitura desse livro, dependendo, por exemplo, do conhecimento em relação ao tema e ao gênero, que varia de um aluno para outro. Assim, tanto ele pode interpretar de maneira própria o que leu, como assinalar seus próprios destaques. E nessa exploração individua lizada da obra estará demonstrando que tomou posse dela. Que a história e a leitura penetraram em seu íntimo – sempre na medida de suas experiências e habili‑dades de leitura. O que se deve verificar é se o aluno assimilou algo do livro e passou a sentir vontade de ler outras obras do gênero ou do mesmo autor.

•Como era o Brasil do século XVII? O que existia por aqui, um século depois da chegada dos portugueses?

•E como eram os outros países do mundo, na época? A América do Norte, Central e do Sul, a Ásia e a África e suas ligações com o Ocidente europeu? E os demais países da Europa, como a Itália e a Alemanha, entre outros?

•Pesquisem as diferentes monarquias – algumas se mantêm até hoje, como na Inglaterra, Mônaco, Suécia –, suas características e história.

•Pesquisem também a monarquia no Brasil, de 1822 a 1889, ras‑treando o seu percurso e o perfil dos dois monarcas que tivemos.

•Como era o mapa‑múndi naquela época? Que mudanças se observam em relação ao atual? – Apresentar em sala de aula.

•Que tal uma pesquisa sobre pintura, escultura, música e outras mani‑festações artísticas na época dos três mosqueteiros (século XVII)?

•E na época de Alexandre Dumas (século XVIII)?

Arte/MúsicaPesquisa