S. martinho

2
Magusto O Magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas para comer, bebe-se água- ou vinho novo, fazem-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam- se com as cinzas, cantam-se cantigas. O magusto realiza-se em datas festivas: no dia de São Simão , no dia de Todos-os- Santos ou no dia São Martinho . Inúmeras celebrações ocorrem não só por Portugal inteiro mas também na Galiza . Lenda de S. Martinho Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho,percorria o seu caminho mont ado no seu cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e frio. Osoldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a sua cap a e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo omendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe aoutra metade. Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente, comopor milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bomtempo prolongou-se por cerca de três di

Transcript of S. martinho

Page 1: S. martinho

Magusto

O Magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas para comer, bebe-se água-pé ou vinho novo, fazem-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, cantam-se cantigas. O magusto realiza-se em datas festivas: no dia de São Simão, no dia de Todos-os-Santos ou no dia São Martinho. Inúmeras celebrações ocorrem não só por Portugal inteiro mas também na Galiza.

Lenda de S. Martinho

Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho,percorria o seu caminho montado no seu cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e frio. Osoldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo omendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe aoutra metade. Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente, comopor milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bomtempo prolongou-se por cerca de três dias. Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 denovembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar "verão de S. Martinho".