Sacramento do Crisma. - paroquiaz.org · Sacramento do Crisma 2 Igreja celebrou 100 anos de vida do...

4
O ACÓLITO N.º 28 - 8- Escola de Acólitos de S. Miguel Oração para tempo de férias Senhor, seja este o tempo de nos relançarmos em aliança mais pura com o real convictos daquilo que a hospitalidade paciente e fraterna do mundo em nós revela Que saibamos apreciar a imediatez flagrante em que a vida se dá, mas também as suas camadas profundas, escondidas, quase geológicas. Que no instante e na duração saibamos escutar, hoje e sempre, o vivo, o desperto, o fremente e o seu esperançoso trabalho. Recebe, de nós, a aurora e o verde azulado dos bosques. Recebe o silêncio intacto dos espaços. Recebe a música oceânica do vento. Mas recebe igualmente a marcha desencontrada da história, o desenho inacabado da nossa conversa terrena, esta espécie de parto que, entre dor e alegria, nos une. Sejam os nossos quotidianos gestos mergulhados na vivacidade da troca, abertos ao que de todos os pontos da humanidade e do mundo converge, impelido pelo teu Espírito. Que a frágil chama de amor hoje acesa Ilumine tudo por dentro: desde o coração da menor partícula à vastidão das leis mais universais. E tão naturalmente invada cada elemento, cada mola, cada liame, florescendo e amadurecendo toda a vida que em nós vai germinar. José Tolentino Mendonça http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=86510 EDIÇÃO: A redacção deste pequeno jornal é da responsabilidade da equipa animadora dos acólitos da nossa paróquia. Todos os textos publicados que não estejam referenciados são da autoria da nossa equipa jornalística. (Ana Daniela; Carla Pinto; Daniel Marques; Daniel Pereira; Diana Semblano e Ricardo Tavares) Contacto: [email protected] NESTA EDIÇÃO: Paróquia de Oliveira de Azeméis Sacramento do Crisma 2 Igreja celebrou 100 anos de vida do padre mais idoso do país 3 Quem são os sacerdotes? 5 Acampamento das Escolas Litúrgicas 6 S. Pedro Julião 7 Oração para tempo de férias 8 Sacramento do Crisma. No passado dia 4 de Julho, o Bispo D. João Lavrador, presidiu à Celebração do Crisma na nossa paróquia. Veja qual o sentido deste sacramento que culmina a iniciação cristã. »» Página 2 »» Página 5 Acampamento 2011: “Passo a passo, se constrói o caminho para a fé.” Quem são os sacerdotes? Descubra quais as suas principais funções. »» Página 6

Transcript of Sacramento do Crisma. - paroquiaz.org · Sacramento do Crisma 2 Igreja celebrou 100 anos de vida do...

Page 1: Sacramento do Crisma. - paroquiaz.org · Sacramento do Crisma 2 Igreja celebrou 100 anos de vida do padre mais idoso do país 3 Quem são os sacerdotes? 5 Acampamento das Escolas

O ACÓLITO N.º 28

- 8 - Escola de Acólitos de S. Miguel

Oração para tempo de férias

Senhor, seja este o tempode nos relançarmos em aliança mais pura com o realconvictos daquilo que a hospitalidade paciente e fraterna do mundoem nós revela

Que saibamos apreciar a imediatez flagrante em que a vida se dá,mas também as suas camadas profundas, escondidas, quase geológicas.Que no instante e na duração saibamos escutar,hoje e sempre, o vivo, o desperto, o frementee o seu esperançoso trabalho.

Recebe, de nós,a aurora e o verde azulado dos bosques.Recebe o silêncio intacto dos espaços.Recebe a música oceânica do vento.Mas recebe igualmente a marcha desencontrada da história,o desenho inacabado da nossa conversa terrena,esta espécie de parto que,entre dor e alegria, nos une.

Sejam os nossos quotidianos gestosmergulhados na vivacidade da troca,abertos ao que de todos os pontosda humanidade e do mundo converge,impelido pelo teu Espírito.

Que a frágil chama de amor hoje acesaIlumine tudo por dentro:desde o coração da menor partículaà vastidão das leis mais universais.E tão naturalmente invada cada elemento, cada mola, cada liame,florescendo e amadurecendo toda a vida que em nós vai germinar.

José Tolentino Mendonçahttp://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=86510

EDIÇÃO: A redacção deste pequeno jornal é da responsabilidade da equipa animadora dos acólitos da nossa paróquia. Todos os textos publicados que não estejam referenciados são da autoria da nossa equipa jornalística. (Ana Daniela; Carla Pinto; Daniel Marques; Daniel Pereira; Diana Semblano e Ricardo Tavares)Contacto: [email protected]

NESTA EDIÇÃO:

Paróquia deOliveira de Azeméis

Sacramento do Crisma 2Igreja celebrou 100 anos de vida do padre mais idoso do país

3

Quem são os sacerdotes?

5

Acampamento das Escolas Litúrgicas

6

S. Pedro Julião 7Oração para tempo de férias

8

Sacramento do Crisma.

No passado dia 4 de Julho, o Bispo D. João

Lavrador, presidiu à Celebração do Crisma na

nossa paróquia.

Veja qual o sentido deste sacramento que culmina

a iniciação cristã. »» Página 2

»» Página 5

Acampamento 2011: “Passo a passo, se constrói o caminho para a fé.”

Quem são os sacerdotes?

Descubra quais as suas principais funções.

»» Página 6

Page 2: Sacramento do Crisma. - paroquiaz.org · Sacramento do Crisma 2 Igreja celebrou 100 anos de vida do padre mais idoso do país 3 Quem são os sacerdotes? 5 Acampamento das Escolas

O ACÓLITO N.º 28

- 2 - Escola de Acólitos de S. Miguel

Sacramento do Crisma

«Pelo sacramento da Confirmação, (os baptizados) são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma forma especial do Espírito Santo e deste modo obrigados a difundir e defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo». (LG 11)

Nascidos para a vida da graça pelo Baptismo, é pelo Sacramento do Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma. Pelo Baptismo nós nascemos, pelo Crisma nós crescemos na vida da graça.

A matéria do Sacramento da Crisma é o Santo Crisma, o óleo da oliveira (azeite), misturado com um bálsamo perfumado e abençoado solenemente pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Essa matéria é usada pelo Bispo na cerimónia do Crisma, junto com a imposição da mão sobre a cabeça, quando o Bispo traça o Sinal da Cruz com o Santo Crisma na fronte do crismando, dizendo as palavras da Forma.

Após realizar este gesto, o Bispo dá um leve bofetada no rosto da pessoa, para significar que ela é soldado de Cristo, tendo o dever de suportar pacientemente, em nome de Jesus, toda sorte de sofrimentos e de injúrias, defender a Fé quando atacada e conhecer a doutrina.

O crisma, como o Baptismo e a Ordem, exprimem carácter, ou seja, marca de modo

indestrutível a nossa alma, de modo que nunca mais perdemos a marca de crismados. Por essa razão não podemos receber o Crisma mais de uma vez, como também o Baptismo e a Ordem.

No passado dia 4 de Julho de 2011, foi celebrado o Crisma na nossa Paróquia, com a presença solene do Bispo auxiliar do Porto, D. João Lavrador. Foram crismados vários jovens da nossa vigararia. Foi com muito orgulho, mais uma vez, em que a nossa escola de acólitos esteve presente nesta cerimónia tão importante para a formação cristã de uma pessoa.

O ACÓLITO N.º 28

Escola de Acólitos de S. Miguel - 7 -

“Este acampamento foi bastante positivo como sempre. Uma semana cheia de grandes emoções, onde saímos da agitação da vida onde vivemos diariamente e nos retiramos para o sossego de uma aldeia, para uma semana de reflexão e partilha.

Além de estarmos mais perto de Deus, convivemos, conhecemos novas pessoas e reencontramos outras. Ao longo desta semana foram vários os aspectos positivos: a formação foi interessante pois discutimos vários pontos como os valores e a vocação. Os terços embora sempre diferentes foram todos bons e ajudam-nos a pensar na nossa vida e aplicar em casos práticos, onde nos vão ser úteis as mensagens e as ideias-chave que retiramos de lá.

As idas à piscina foram uma maneira de nos divertirmos e convivermos mais. Outro aspecto bastante positivo foi a quarta-feira pois deu para reflectir, confessarmo-nos e adorarmos o Senhor.

O momento mais alto da semana foi a Celebração de grupo, pois houve muita união e alegria e a queima dos compromissos que fizemos após a celebração. Uma semana bastante preenchida, mas sem dúvida inesquecível.”

São Pedro Julião Eymard, Confessor

Grande santo do século XIX, foi inicialmente sacerdote secular zelosíssimo, a ponto de ser comparado ao Santo Cura d'Ars. Tão fervorosa era sua paróquia que, certo ano, conseguiu que cumprissem a obrigação pascal todos os seus fiéis que estavam em idade de a cumprir, sem nenhuma excepção.

Passou, a seguir, 17 anos como religioso na Sociedade de Maria, chegando a ocupar cargos dos mais altos nessa família religiosa. Somente depois recebeu de Maria Santíssima a missão de fundar uma obra dedicada à adoração perpétua da Eucaristia. Efectivamente fundou a Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento.

http://www.lepanto.com.br/Hagio8.html

Page 3: Sacramento do Crisma. - paroquiaz.org · Sacramento do Crisma 2 Igreja celebrou 100 anos de vida do padre mais idoso do país 3 Quem são os sacerdotes? 5 Acampamento das Escolas

O ACÓLITO N.º 28

- 6 - Escola de Acólitos de S. Miguel

Acampamento das Escolas Litúrgicas

De 17 a 24 de Julho, decorreu mais uma edição do habitual acampamento, em Chave, que junta alguns jovens, dos três grupos litúrgicos da paróquia. Este ano marcaram presença 24 jovens, que se uniram para percorrer um caminho de procura e descoberta do Cristo Ressuscitado que toca nos corações daqueles que O procuram.

O tema da semana foi “Passo a passo, se constrói o caminho para a fé.”. Com o evoluir da semana, o grupo reflectiu sobre algumas atitudes que os coloca nos trilhos da fé, tais como “escutar,

mudar, observar, comprometer e agir”.No dia da despedida era bem visível a união de

todo o grupo e a motivação em transparecer os bons frutos que recolheram desta experiência.

Da nossa escola estiveram presentes sete acólitos. Nos tempos de trabalhos litúrgicos, os nossos jovens aprenderam a origem e o fundamento das Missas Vespertinas. Dedicaram muito tempo para aprofundarem a importância do ministério que desempenham e fizeram a habitual revisão ao ano com propostas para o futuro.

Deixamos abaixo algumas palavras dos nossos acólitos sobre o que sentiram nesta semana.

“Esta semana foi maravilhosa já estava à espera dela à muito tempo. Principalmente a quarta-feira pois foi um dia em que eu parei para pensar,

para ver como estava a minha vida, fiquei mais aliviada. Depois aí já senti que podia comungar. Na celebração de grupo senti a união do grupo.”

“Eu adorei tudo, principalmente o dia do silêncio, porque deu para reflectir sobre o que fizemos durante o ano todo. Também gostei da celebração de grupo pois estivemos mais unidos.”

O ACÓLITO N.º 28

Escola de Acólitos de S. Miguel - 3 -

Para terminar, devemos considerar que o Crisma é o Sacramento que aumenta o Amor de Deus em nossos corações. Aos sairmos da cerimónia do Crisma, temos nossos corações dilatados, abertos para muitas novas graças, capazes de amar a Deus com muito mais força. É a acção do Divino Espírito Santo que realiza isso em nós.

Devemos estar atentos em deixá-Lo agir em nós, pois Ele vai nos guiar pelos difíceis caminhos da vida, vai nos encher o coração com muitas alegrias espirituais, com o gosto pela oração, com as forças para vencer as tentações. Só assim poderemos estar cada dia mais próximos do Coração de Nosso Senhor, para servi-Lo e amá-Lo para sempre.

Igreja celebrou 100 anos de vida do padre mais idoso do país

Faro, 21 jul 2011 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve celebrou esta quarta-feira os 100 anos de vida de monsenhor Sezinando Oliveira Rosa, o padre mais idosos em Portugal.

A missa que assinalou o aniversário contou com a presença de boa parte do clero algarvio, religiosos e leigos na igreja paroquial de Alcantarilha, onde o aniversariante foi pároco e reside agora.

À entrada para o local, o sacerdote disse aos jornalistas que não tem “más memórias” e que Pio XI (1857-1939) foi o Papa que mais o marcou, afirmando ainda que a Igreja de hoje é muito diferente da altura em que foi ordenado.

“Hoje é uma Igreja mais viva que acompanhou os tempos”, concretizou, “agora há mais sentido de responsabilidade da fé”.

A celebração foi presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, oprelado evidenciou o sentido daquela celebração que serviu também para “louvar a Deus”, não apenas pelo “dom da vida” que concedeu ao aniversariante, mas também “pelo dom que monsenhor Sezinando foi, é e há de continuar a ser para a Diocese do Algarve”.

Presente na cerimónia esteve também o bispo emérito de Aveiro, D. António Marcelino, com quem trabalhou o sacerdote centenário.

Page 4: Sacramento do Crisma. - paroquiaz.org · Sacramento do Crisma 2 Igreja celebrou 100 anos de vida do padre mais idoso do país 3 Quem são os sacerdotes? 5 Acampamento das Escolas

O ACÓLITO N.º 28

- 4 - Escola de Acólitos de S. Miguel

D. Manuel Quintas destacou que “o importante de vida não é a quantidade de anos que possamos viver”.

“A vida vale, sobretudo, pela intensidade e qualidade de amor que caracteriza os muitos ou poucos anos que vivemos. A vida é, por excelência, esse dom que Deus nos concedeu que depois se multiplica, ramifica e surgem muitos outros dons”, afirmou, referindo a importância da defesa e promoção da vida “em todas as situações e circunstâncias, desde a conceção até à morte”.

O bispo do Algarve quis ainda “louvar a Deus” pelo “dom do sacerdócio” concedido ao cónego monsenhor Sezinando Rosa, o sacerdote mais idoso e simultaneamente o que foi ordenado há mais tempo em todo o país, “pelo ministério que ele exerceu, não apenas ao serviço desta Igreja do Algarve, mas da Igreja em Portugal”.

D. Manuel Quintas lembrou os anos em que o aniversariante foi diretor do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, secretário geral da Universidade Católica Portuguesa, administrador da Rádio Renascença e secretário geral da Ação Católica de Portugal.

“Nestes 11 anos, em que estou no Algarve, vi no

monsenhor Sezinando um estímulo muito grande para o meu ministério, nomeadamente quando ele, já limitado na saúde, se ofereceu a D. Manuel Madureira Dias [bispo emérito] para aquilo que dele quisesse dispor”, testemunhou D. Manuel Quintas, referindo-se à disponibilidade do aniversariante para assumir a paroquialidade da Guia em colaboração com o diácono Luís Galante, em 2002.

Antes do final da Eucaristia, em que se cantaram os parabéns, o aniversariante agradeceu a presença de todos os que se quiseram associar à celebração.

O sacerdote centenário da Diocese do Algarve, membro do Cabido Catedralício da Sé de Faro, é natural de Vila Real de Santo António, onde nasceu no dia 20 de julho de 1911 e foi ordenado a 15 de setembro de 1934, tendo celebrado a sua missa nova no dia 23 do mesmo mês.

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=86649

O ACÓLITO N.º 28

http://www.paroquiaz.org/ (secção de liturgia) - 5 -

Quem são os sacerdotes?

“São os verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento. Com o poder próprio de um sacerdote. Instrumentos vivos de Cristo, eterno Sacerdote. São promovidos para o serviço de Cristo Mestre, Sacerdote e Rei. Exercem publicamente o ofício sacerdotal em favor dos homens e em nome de Cristo. Pelo Sacramento da Ordem são assinalados com carácter especial, configurados com Cristo Sacerdote. Participam da tarefa de Apóstolos. «A finalidade da vida dos sacerdotes é ocupar-se da glória de Deus… Ao dedicarem-se à oração e à pregação, ao pregarem a palavra, ao oferecerem o sacrifício eucarístico e administrarem os demais Sacramentos, ao exercerem as diversas tarefas em favor dos homens, contribuem de um lado, para a aumentar a glória de Deus, e, por outro lado, para levar os homens a adiantarem-se na vida divina.”

Quais são as três grandes missões do Sacerdote?

“A primeira é pregar a Palavra. O povo de Deus congrega-se antes de mais nada pela Palavra de Deus vivo, Palavra que se há-de procurar com pleno direito nos lábios dos sacerdotes… «Ide ao mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda a criatura.» Desta sorte os sacerdotes são devedores de todos, no sentido de terem que partilhar com todos a verdade do Evangelho. É dever dos sacerdotes não ensinar a sua sabedoria, mas a do Verbo de Deus, e convidar com insistência para a conversão e santidade.”

“Segunda missão do sacerdote: celebrar os sacramentos, especialmente a Eucaristia. «Os presbíteros são consagrados por Deus, para nas celebrações sagradas, agirem como Seus ministros. Pelo Baptismo, introduzem os homens no Povo de Deus; pelo sacramento da Penitência reconciliam os pecadores com Deus e a Igreja; pela Unção dos enfermos aliviam os doentes; pela celebração da Missa oferecem, sacramentalmente o sacrifício de Cristo. Por todos os Sacramentos, porém, os sacerdotes unem-se hierarquicamente ao Bispo, e assim, o tornam, em certo sentido, presente em todas as assembleias de fiéis.»”

“Terceira missão: o governo do Povo de Deus. «Os presbíteros reúnem-se, em nome do Bispo, a família de Deus, como fraternidade animada por um só objectivo… Ao edificarem a Igreja, os sacerdotes hão-de tratar todos comgrande bondade, a exemplo do Senhor… Como educadores da fé, cultivam junto do povo a caridade sincera.»”

Em suma, o presbítero “…distribui o Corpo e o Sangue de Cristo como alimentos que fortificam o amor e a paz na comunidade.”

Formar para Servir. SDL, Música e Arte Sacra, Diocese do Algarve