Safra recorde é festejada na Usina São Domingos · projeto musical “Música e Cidadania”,...

8
www.usinasaodomingos.com.br Órgão Informativo da Usina São Domingos Açúcar e Álcool S/A - Edição Especial - fevereiro de 2011 Safra recorde é festejada na Usina São Domingos Os ótimos índices alcançados na safra 2010/2011 diante de adversidades climáticas de 2009 foram festejados por diretores e colaboradores da Usina São Domingos. Com planejamento corporativo e investimentos em sofisticação tecnológica, todos os setores de produção conseguiram obter au- mento nos níveis de rendimento. O resultado é traduzido através dos índices recordes, como a produção de 2,2 milhões de toneladas de cana de açúcar, que se traduziram na produção de 73,4 milhões de litros de álcool, 3,8 milhões de sacas de açúcar e 24,2 mil sacas de levedura. A proeza alcançada pela Usina São Domingos também é conso- lidada através de sua eleição para o Prêmio Cana Invest, pesquisa realizada por consultores de mídia, que coroa de êxito sua “revo- lução tecnológica”. Confira na página 5 mais informações sobre o prêmio “Unidade Destaque no quesito Inovação no Setor Sucroe- nergético”, e que também coloca em destaque o Diretor de Pesqui- sa e Desenvolvimento da Usina São Domingos, Rodrigo Baracat Sanchez, responsável pelo conjunto de ações. Dia 9 de abril de 2010 foi marcado pela cerimônia multi- religiosa no Armazém de Açúcar, celebrado pelo empresário catanduvense e vice-prefeito da localidade, o espírita Roberto Cacciari, pelo pastor evangélico Vacir Miranda Caldeira e pelo Padre Jeová, ambos também de Catanduva. A cerimônia recebeu a presença da grande massa de colabo- radores da Usina São Domingos, dos setores Rural, de Manu- tenção Automotiva, da área Industrial, de Transportes, da área Administrativa e membros da Diretoria. Foram momentos de profunda interação com o plano Divi- no, união de forças e fé em Deus e que foram salutares para a inspiração de todos e para os ótimos resultados obtidos. PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO MENSAL DE PERFORMANCE AGRÍCOLA (PAMPA) - SAFRA 10/11 Elaborado pelo Centro de Tecnologia Canavieira - CTC (Piracicaba/SP) Obs.: as isolinhas representam os valores de t de ATR/ha (TAH). Os pontos mostram a TAH de cada usina, ou seja : (TCH x ATR) / 1000. São Domingos = 14,67 TAH Controle de Produção Agronômica Mensal - Safra 10/11 - Acumulado até dezembro Performance das usinas em toneladas de ATR/hectare (TAH) - Cana Própria 6,0 7,0 8,0 9,0 10,0 11,0 12,0 13,0 14,0 15,0 16,0 17,0 18,0 <---TAH 109,0 119,0 129,0 139,0 149,0 159,0 35 45 55 65 75 85 95 105 115 125 135 145 155 P r o d u t i v i d a d e a g r í c o l a ( t / h a ) A T R TAH Média CS ATR e TCH S.J.Rio Preto São Domingos Safra abençoada desde o início

Transcript of Safra recorde é festejada na Usina São Domingos · projeto musical “Música e Cidadania”,...

www.usinasaodomingos.com.br

Órgão Informativo da Usina São Domingos Açúcar e Álcool S/A - Edição Especial - fevereiro de 2011

Safra recorde é festejada na Usina São Domingos

Os ótimos índices alcançados na safra 2010/2011 diante de adversidades climáticas de 2009 foram festejados por diretores e colaboradores da Usina São Domingos.

Com planejamento corporativo e investimentos em sofisticação tecnológica, todos os setores de produção conseguiram obter au-mento nos níveis de rendimento. O resultado é traduzido através dos índices recordes, como a produção de 2,2 milhões de toneladas de cana de açúcar, que se traduziram na produção de 73,4 milhões de litros de álcool, 3,8 milhões de sacas de açúcar e 24,2 mil sacas de levedura.

A proeza alcançada pela Usina São Domingos também é conso-lidada através de sua eleição para o Prêmio Cana Invest, pesquisa realizada por consultores de mídia, que coroa de êxito sua “revo-lução tecnológica”. Confira na página 5 mais informações sobre o prêmio “Unidade Destaque no quesito Inovação no Setor Sucroe-nergético”, e que também coloca em destaque o Diretor de Pesqui-sa e Desenvolvimento da Usina São Domingos, Rodrigo Baracat Sanchez, responsável pelo conjunto de ações.

Dia 9 de abril de 2010 foi marcado pela cerimônia multi-religiosa no Armazém de Açúcar, celebrado pelo empresário catanduvense e vice-prefeito da localidade, o espírita Roberto Cacciari, pelo pastor evangélico Vacir Miranda Caldeira e pelo Padre Jeová, ambos também de Catanduva.

A cerimônia recebeu a presença da grande massa de colabo-radores da Usina São Domingos, dos setores Rural, de Manu-tenção Automotiva, da área Industrial, de Transportes, da área Administrativa e membros da Diretoria.

Foram momentos de profunda interação com o plano Divi-no, união de forças e fé em Deus e que foram salutares para a inspiração de todos e para os ótimos resultados obtidos.

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO MENSAL DE PERFORMANCE AGRÍCOLA (PAMPA) - SAFRA 10/11Elaborado pelo Centro de Tecnologia Canavieira - CTC (Piracicaba/SP)Obs.: as isolinhas representam os valores de t de ATR/ha (TAH). Os pontos mostram a TAH de cada usina, ou seja : (TCH x ATR) / 1000.São Domingos = 14,67 TAH

Controle de Produção Agronômica Mensal - Safra 10/11 - Acumulado até dezembro Performance das usinas em toneladas de ATR/hectare (TAH) - Cana Própria

6,0

7,0 8,0 9,0 10,0 11,0 12,0 13,0 14,0 15,0 16,0 17,0 18,0 <---TAH

109,0

119,0

129,0

139,0

149,0

159,0

35 45 55 65 75 85 95 105 115 125 135 145 155P r o d u t i v i d a d e a g r í c o l a ( t / h a )

A T

R

TAH

Média CS ATR e TCH

S.J.Rio Preto

São Domingos

Safra abençoada desde o início

Mulheres têm o espaço ‘delas’ garantido no calendário anualProjeto é dividido em duas etapas, uma para atingir as colaboradoras da Usina, e outra destinada às mulheres de comunidades de cidades vizinhas

Através do Projeto Viva Mulher as colaboradoras da Usina conta-ram com o tradicional evento anual, que em 2010 foi realizado entre os dias 8 e 12 de março. As colaboradoras da empresa participaram de diversas atividades educacionais e de diagnóstico preventivo na Sala de Treinamento, como análise ergonômica e palestras sobre o Taba-gismo, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), Cânceres de Mama e de Colo de Útero. Também foram realizadas dinâmicas de grupo, motivacionais e de valorização ao indivíduo.

Divididas em turmas de 50 integrantes por dia, no período da tarde as colaboradoras da Usina participaram da “Sessão de Cinema”, assis-tindo ao filme “Avatar” em cinema de Catanduva.

A segunda edição do Projeto Viva Mulher foi realizada no dia 16 de novembro, no Teatro Municipal Aniz Pachá, em Catanduva. Aberto a mulheres de toda a comunidade, foi animado pelos participantes do projeto musical “Música e Cidadania”, formado por crianças e ado-lescentes de Tabapuã. O público também contou com palestras educa-cionais e de orientação sobre a dengue, sobre finanças e terminou com apresentação do comediante João Elias, interpretando vários dos seus personagens, como o turco “Salim Muchiba”.

O Projeto Viva Mulher é realizado para as colaboradoras desde 2005 e sua edição para a comunidade é realizada desde 2007, atingindo em ambas ótimos níveis de satisfação das participantes.

Direitos e Deveres

ÉTICA PROFISSIONALA ética consiste em um conjunto de valores ou padrões pe-

los quais se consegue diferenciar o certo do errado e tomar decisões.

A adoção de princípios éticos e comportamentais reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e, sendo a ética pró-pria da vida humana, sua importância surge também na vida profissional, pois envolve responsabilidades individuais e so-ciais e, acima de tudo, pessoas.

No dia-a-dia, o fazer e o agir estão interligados: o primeiro diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão; o segundo refe-re-se à conduta profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

Além da ética, outras qualidades são importantes para o exercício de qualquer profissão, tais como: competência, res-ponsabilidade, comprometimento, respeito e transparência.

Segurança do Trabalho, Brigada de Incêndio e Saúde do Trabalhador garantem segurança dos colaboradores

‘Anjos Brigadistas’: preparados para as horas difíceis

Pirâmide de ações traça perfil de empresa obstinada em proteger e melhorar condições de trabalho e de saúde de seus colaboradores

A Usina São Domingos concluiu o ano de 2010 com a agenda de proteção ao trabalhador totalmente dentro de suas metas anuais. Do dia 15 ao dia 19 de junho realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat) nas dependências do Salão Paro-quial de São Sebastião, em Catiguá.

Foram realizadas palestras sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual (Epi’s) e correto uso desses equipamentos na prevenção de acidentes. O grupo “Saúde e Segurança” fez sucesso com os participantes, apontando todos os riscos e prevenções nas

A Usina São Domingos realiza treinamentos mensais para a preparação de uma equipe especializada para diversos atendimentos de socorro e combate a

incêndio. Apesar de voluntários, os cinquenta brigadistas têm papel fundamental na segurança de todos os colaboradores da empresa e de seu patrimônio.

diversas áreas.A abertura foi realizada pelo enge-

nheiro de segurança do trabalho Geral-do Marcondes Meireles Neto. O tenente da reserva do Corpo de Bombeiros José Valter Peres proferiu palestra sobre “Descargas Atmosféricas”, assunto am-plamente discutido por colaboradores.

Projetos Educativos em SaúdeAbordagem sobre Drogas

Acompanhamento por meio de aferição de pressão arterial e diabetesCampanha de Vacinação da Gripe (A1N1)

Viva MulherAbordagem de temas de saúde, educação e entretenimento

Política de justiça corporativa que beneficia colaboradores de todos os setores, a Usina São Domingos fechou o ano de 2010 com ótimos índices de investimento em educação. Segun-do a analista de desenvolvimento profissional Eliana Martão Hernandes, 27 pessoas deixaram o analfabetismo para trás em 2010 com o programa de alfabetização. “Na chegada, na entre-vista social do colaborador, já levantamos a sua situação educa-cional e seu interesse em receber os estudos”, conta a analista.

A diferença de um mundo de letras embaralhadas para um mundo de sílabas e palavra é evidente nos beneficiados pelo programa, como relatou o trabalhador rural Rogério dos Santos, na ocasião de sua formatura. “Estou muito feliz, porque não me considero mais um cego. Agora sei me informar com as placas, decifrar nomes de cidades e entender os preços dos produtos no mercado. Não preciso mais de ajuda”, disse Rogério. E como explica a analista, a questão da mecanização da lavoura favore-ce a absorção de pessoas preparadas para os novos cargos.

O Sol nasce pra todos: Capacitação de pessoal o ano todoDurante todo o ano são oferecidos cursos de capacitação, recolocação e alfabetização aos colaboradores,

inclusive com bolsas para o ensino superior

43 colaboradores foram encaminhados para o Curso de Tratorista

90 Treinamentos em diversos cursos para diversos seto-res, como agrícola, industrial e automotivo.

Bolsas de EstudosSegundo levantamento do setor de Desenvolvimento de

Pessoal, somente em 2010 foram investidos R$ 113 mil em bolsas de estudo. A empresa tem colaboradores em 41 cursos de graduação, com 47 bolsistas.

Projeto Aprendiz RuralDestinado a adolescentes e realizado em parceria com o

Sindicato Rural (Senar) e outras usinas, em 2010 foram for-mados 41 jovens de comunidades vizinhas.

Recolocação ProfissionalCom a eliminação das queimadas em 2017 e conseqüente

extinção do corte manual, um número elevado de colabora-dores participam de programas para engajamento profissio-nal. Hoje, o índice de corte manual está em 50%. O Curso de Olericultura é um dos mais procurados.

Capacitação Profissional em números

Cursos oferecidos pelo projeto Renovação, da Usina, em parceria com a Unica e o Senai

4 Mecânico de Trator4 Motorista Canavieiro4 Eletricista de Colhedora4 Eletricista de Trator4 Soldador4 Mecânico de Colhedora4 Operador de Colhedora4 Eletricista de Caminhão

* Mais da metade dos participantes foram promovidos

A Usina São Domingos obtem a Certificação ISO 9001 da área agrícola no final de 2010

Departamento de Meio Ambiente tem meta de recuperar 100% das Áreas de Proteção Permanente (APPs) até 2017

ÁREA AGRÍCOLA É CERTIFICADA COM O ISO 9001

Ações de reflorestamento e recuperação do Meio Ambiente

A certificação também inclui o setor de manutenção automotiva e, como explica o supervisor de controle de qualidade Gilson José da Silva, “a importância do certifica-do vem nos ajudar em termos de controle e gerenciamento e a padronização de todas as atividades agrícolas, gerando segurança e alto rendimento dos níveis de produção”, explica.

Segundo o responsável pelo setor de meio ambiente Fernando Garcia, diversas medidas e ações foram tomadas em 2010 para garantir o cumprimento de metas e para a prevenção de acidentes ambientais. Além da recuperação e reflorestamento de diversas áreas, já está sendo executado um da Central de Resíduos, com a terraplanagem em execução. O projeto consiste na distribui-ção de recipientes específicos espalhados pelos departamentos. Depois da coleta seletiva, o material é enviado a central, que encaminha esses resíduos através de uma empresa contratada, até o destino final. O projeto é licenciado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secre-taria do Meio Ambiente do governo do Estado.

0

10

20

30

40

50

60

70

5,7 hectares de mataciliar recuperados em

2010

63,12 hectares é o totalda área já recuperada

29,87 hectares é o quefalta ser recuperado até

2017

Ações Ambientais em números

15 mil mudas de árvores produzidas no Viveiro

SAIBA MAIS SOBRE O ISO 9001

A gestão da qualidade na Usina São Domingos pode ser entendida como uma estratégia competitiva cujos objetivos principais são: conquistar mercados e reduzir desperdícios. e para conquistar mercados, é preciso atender aos requisitos dos clien-tes.

Os requisitos do sistema da qualidade ISO 9001 focam exatamente esses princí-pios. Quando a empresa obtém um certificado ISO 9001, significa que ela foi avalia-da por um organismo certificador que constatou que as práticas de gestão da qualida-de da empresa atendem aos requisitos estabelecidos pela norma ISO 9001.

Acaba de ser anunciado na mídia es-pecializada que a Usina São Domingos foi eleita em pesquisa realizada entre profissionais e consultores como “Unida-de Destaque no quesito Inovação no Se-tor Sucroenergético”, por isso, receberá o Prêmio Cana Invest, no dia 2 de março, às 20 horas, em Ribeirão Preto.

O Prêmio Cana Invest é promovi-do pela PC & Baldan Comunicação e Eventos, empresa que edita as revistas CanaMix e Panorama Rural, e faz parte da programação do Congresso Ribeirão Cana Invest.

Segundo Luciana Paiva, editora che-fe das publicações, Rodrigo Baracat

Usina São Domingos recebe prêmio por destaque no quesito “Inovação Tecnológica”

Sanchez, Diretor de Pesquisa e Desen-volvimento da Usina São Domingos, é aguardado para receber a homenagem e conceder entrevista a diversos meios de comunicação, empolgados com o pro-gresso tecnológico alcançado pela em-presa.

Pra Usina, Saúdeestá em primeiro lugar

Alimentação servida aos colaboradores com carinho e atenção

Além da alimentação, a Saúde do trabalhador é uma priori-dade da Usina São Domingos. Como explica a assistente social Alzira Madalosso, a empresa oferece o pagamento de 50% dos custos de plano de saúde junto ao Padre Albino Saúde, tanto dos colaboradores quanto de seus dependentes legais.

Quem não adere ao plano de saúde tem 50% dos gastos bási-cos custeados pela empresa, desde que com autorização prévia, além do custeio de 50% dos gastos com medicamentos. A Usina também paga 50% dos custos com lentes de óculos.

Setor de Alimentação serve alimentos adequados e de qualidade nos diversos horários; prato light estreou com sucesso no cardápioA mesa dos colaboradores da Usina São Domingos é aperfeiçoada a cada dia,

como explica a nutricionista Cristiane Aleixo Simões. Os trabalhadores se alimen-tam no serviço através de quatro refeições diárias (dependendo do turno de trabalho) servidas gratuitamente e produzidas com alimentos de qualidade, inclusive hortaliças fornecidas por horta própria, produzida com adubo orgânico.

O cardápio é balanceado, sendo oferecidas duas opções de saladas, duas de carnes, arroz, feijão e uma guarnição. Além de suco, pão, sobremesa e temperos. “O cardá-pio obedece ao Programa de Alimentação do Trabalhador”, explica a nutricionista da Usina.

O “Prato Light’ é um programa de reeducação alimentar que teve início com sua primeira turma em 2010, e que é oferecido aos colaboradores e consiste na reeduca-ção alimentar para melhorar a saúde do indiví-duo e equilibrar seu metabolis-mo. Quem adere ao programa têm a disposição um cardápio fixo, e que conta com baixo valor caló-rico e rica oferta de nutrientes in-dispensáveis para uma dieta saudá-vel. O programa dura seis meses e está aberto a todos os colaboradores.

300 mil refeiçõesservidas em 2010, entre café da manhã, almoço, jantar e

lanche noturno

SAÚDE EM NÚMEROS2.635 vidas asseguradas pelo plano de saúdeR$ 536 mil em custeio de tratamentos médicos

R$ 285 mil em custeio de medicamentos20 mil atendimentos na Enfermaria do Trabalhador4 veículos para atendimento (duas am-bulâncias de emergência)1 médico do trabalho1 médico do plano de saúdeCheck-up anual de todos colaboradores

MESA FARTA

Prato Light: novidade de2010 no setor de alimentação

Um fim de ano recheado de confraternização

Dia das crianças com todo o merecimento

Café da Manhã do Trabalhador Rural

O Clube Recreativo Higienópolis, de Catanduva, recebeu os colaboradores da Usina São Domingos para sua tradicional confraternização, no dia 27 de dezembro.

Como faz todos os anos, a Usina São Do-mingos fechou 2010 com diversas atividades voltadas aos seus valiosos colaboradores, pe-ríodo de comemorar os bons resultados e rea-firmar os votos de união.

No dia12 outubro, filhos de colaboradores e da comunidade em geral receberam uma justa homenagem, no Clube Social da Usina São Domingos. Diversas brincadeiras promovidas por monitores e brinquedos como pula-pula e cama elástica fizeram da ocasião uma grande festa, regada a quitutes como cachorro quente, refrigerantes e doces. Também teve a participação de DJ e apresentação de pinturas e desenhos.

No dia 18 de dezembro a Usina São Domingos realizou no seu Clube So-cial o tradicional Café da Manhã do Trabalhador Rural, para cerca de 900 pessoas. O evento contou com boa mú-sica, comida, bebida e sorteio de brin-des aos colaboradores, como TV LCD

de 20 polegadas, home theater, câmera digital, celular, porta-retrato digital e relógios. Após o animado café da ma-

nhã, cerca de 700 colaboradores rece-beram seus acertos de final de safra, como de costume.

Confraternização no Clube Recreativo HigienópolisEm ambiente descontraído, regado a boa comida e bebida, brindaram ao sucesso dos resultados obtidos no ano 2010 e rea-firmaram os votos de um próspero 2011.

EXPEDIENTEENERGIATIVA É UM BOLETIM INFORMATIVO DA USINA SÃO DOMINGOS AÇÚCAR E ÁLCOOL S/A

Rodovia Vicente Sanchez, km 7 – Catanduva-SP - PABX (17) 3531-4136 Tiragem – 2.500 exemplares - Distribuição Interna - Produzido por MidiaValejo Edição e Impressão de Jornais

Projeto e Redação: Alex Valejo MTB 29.361 - Supervisão: Marcos Bernardo - Diagramação: Marcus César Gouvea

Balanço Social Anual / 2010Empresa: 1 - Base de CálculoReceita líquida (RL)Resultado operacional (RO)Folha de pagamento bruta (FPB)2 - Indicadores Sociais Internos Valor (mil) % sobre FPB % sobre RL Valor (mil) % sobre FPB % sobre RLAlimentação 4.022.968 8,38% 2,13% 3.620.689 8,40% 2,29%Encargos sociais compulsórios 5.206.765 10,85% 2,75% 4.500.329 10,44% 2,85%Previdência privada 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00%Saúde 1.050.710 2,19% 0,56% 1.006.592 2,34% 0,64%Segurança e saúde no trabalho 485.049 1,01% 0,26% 488.648 1,13% 0,31%Educação 110.816 0,23% 0,06% 107.524 0,25% 0,07%Cultura 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00%Capacitação e desenvolvimento profissional 44.392 0,09% 0,02% 22.942 0,05% 0,01%Creches ou auxílio-creche 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00%Participação nos lucros ou resultados 2.956.928 6,16% 1,56% 2.793.809 6,48% 1,77%Outros 1.162.253 2,42% 0,61% 1.038.869 2,41% 0,66%Total - Indicadores sociais internos 15.039.881 31,35% 7,96% 13.579.402 31,50% 8,60%3 - Indicadores Sociais Externos Valor (mil) % sobre RO % sobre RL Valor (mil) % sobre RO % sobre RLEducação 31.000 0,12% 0,02% 14.800 -0,23% 0,01%Cultura 120.200 0,48% 0,06% 0 0,00% 0,00%Saúde e saneamento 2.910 0,01% 0,00% 0 0,00% 0,00%Esporte 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00%Combate à fome e segurança alimentar 3.389 0,01% 0,00% 8.645 -0,14% 0,01%Outros 107.633 0,43% 0,06% 96.055 -1,52% 0,06%Total das contribuições para a sociedade 265.132 1,05% 0,14% 119.500 -1,89% 0,08%Tributos (excluídos encargos sociais) 18.247.860 72,26% 9,65% 11.383.714 -179,76% 7,21%Total - Indicadores sociais externos 18.512.992 73,31% 9,79% 11.503.214 -181,65% 7,28%4 - Indicadores Ambientais Valor (mil) % sobre RO % sobre RL Valor (mil) % sobre RO % sobre RLInvestimentos relacionados com a produção/ operação da empresa7.040.082 27,88% 3,72% 2.353.774 -37,17% 1,49%Investimentos em programas e/ou projetos externos 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00%Total dos investimentos em meio ambiente 7.040.082 27,88% 3,72% 2.353.774 -37,17% 1,49%Quanto ao estabelecimento de “metas anuais” para minimizar resíduos, o consumo em geral na produção/ operação e aumentar a eficácia na utilização de recursos naturais, a 5 - Indicadores do Corpo Funcional 2010 2009Nº de empregados(as) ao final do períodoNº de admissões durante o períodoNº de empregados(as) terceirizados(as)Nº de estagiários(as)Nº de empregados(as) acima de 45 anosNº de mulheres que trabalham na empresa% de cargos de chefia ocupados por mulheresNº de negros(as) que trabalham na empresa% de cargos de chefia ocupados por negros(as)Nº de pessoas com deficiência ou necessidades especiais6 - Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarialRelação entre a maior e a menor remuneração na empresaNúmero total de acidentes de trabalhoOs projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa foram definidos por:

( ) direção ( X ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) direção ( X) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

Os pradrões de segurança e salubridade no ambiente de trabalho foram definidos por:

( ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( X ) todos(as) + Cipa

( ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( X ) todos(as) + Cipa

Quanto à liberdade sindical, ao direito de negociação coletiva e à representação interna dos(as) trabalhadores(as), a empresa:

( ) não se envolve

( ) segue as normas da OIT

( X ) incentiva e segue a OIT

( ) não se envolverá

( ) seguirá as normas da OIT

( X ) incentivará e seguirá a OIT

A previdência privada contempla:( ) direção ( ) direção e

gerências( ) todos(as)

empregados(as)( ) direção ( ) direção e

gerências( ) todos(as)

empregados(as)

A participação dos lucros ou resultados contempla:( ) direção ( ) direção e

gerências( X ) todos(as)

empregados(as)( ) direção ( ) direção e

gerências( X ) todos(as)

empregados(as)Na seleção dos fornecedores, os mesmos padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela empresa:

( ) não são considerados

( X ) são sugeridos

( ) são exigidos ( ) não serão considerados

( X ) serão sugeridos

( ) serão exigidos

Quanto à participação de empregados(as) em programas de trabalho voluntário, a empresa:

( ) não se envolve

( ) apóia ( X ) organiza e incentiva

( ) não se envolverá

( ) apoiará ( X ) organizará e incentivará

Número total de reclamações e críticas de consumidores(as): na empresa ___0____

no Procon ____0___

na Justiça ___0____

na empresa ___0____

no Procon ___0____

na Justiça ____0___

% de reclamações e críticas atendidas ou solucionadas: na empresa _____100%

no Procon _____100__%

na Justiça ____100___%

na empresa _____100__%

no Procon _____100__%

na Justiça ____100___%

Valor adicionado total a distribuir (em mil R$):

Distribuição do Valor Adicionado (DVA):7 - Outras InformaçõesCNPJ: 47.063.128/0001/68 - Setor Econômico: Sucroalcoleiro e UF: (SP); Antonio Luiz Giro - (17) 3531-4136 - [email protected] - "Esta empresa não utiliza mão-de-obra infantil ou trabalho escravo, não tem envolvimento com prostituição ou exploração sexual de criança ou adolescente e não está envolvida com corrupção"; "Nossa empresa valoriza e respeita a diversidade interna e externamente".

Em 2010: R$-111.047.811 Em 2009: R$-93.025.00016,43% governo 43,21% colaboradores(as) 1,51% acionistas 17,29 % terceiros 21,56% retido

13,95% governo 51,17% colaboradores(as) 0,00% acionistas 30,34 % terceiros 4,54% retido

2010 Valor (Mil reais) Metas 2011

19,77 1982 0

285 3448,59% 3,70%

55 67

393 522112 206

3,91% 9,80%

1.831 1.8700 270 32

47.981.600 43.105.135

( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre de 0 a 50% (x ) cumpre de 76 a 100%

( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre de 0 a 50% (x) cumpre de 76 a 100%

1.568 1.179

2010 Valor (Mil reais) 2009Valor (Mil reais)189.020.185 157.971.86925.253.793 -6.332.599

INDICADORES DE P.L.R.

Or. Indicador Realizado Mínimo Esperado Máximo Aceitável Meta 300:00

1 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO 100,2280 105,00 100,00 85:53

2 TAH (Ton. ART por hectare) tabela 10 14,67 12,00 15,00 33:223 ATR (Açúcar total recuperado) tabela 4 145,33 140,00 154,00 14:164 Disponibilidade de equipamentos 92,00 89,00 94,00 22:30

5 Eficiência Global ART/ART % 85,79 84,00 88,00 16:466 Aproveitamento de Moagem (s/ chuva) 87,52 84,00 88,00 33:00

7 5 s 99,0 90,00 100,00 20:10

Total das horas apuradas conforme programa de metas 226:00 75,34%

Antecipação do PLR realizado em 07/2010 100:00

Saldo em horas quitadas em 02/2011 126:00

2010