SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

12
SAGA Sophia de Mello Breyner Andresen in, Histórias da Terra e do Mar

Transcript of SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

Page 1: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

SAGA

Sophia de Mello Breyner Andresen

in, Histórias da Terra e do Mar

Page 2: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

Onde a história começa

Page 3: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

NORUEGA

Ilha de Vig

Page 4: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

Como começa a história… “O mar do Norte, verde e cinzento, rodeava Vig, a ilha, e as espumas varriam os rochedos escuros. Havia nesse começo de tarde um vaivém incessante de aves marítimas, as águas engrossavam devagar, as nuvens empurradas pelo vento sul acorriam e Hans viu que se estava formando a tempestade…”

Page 5: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

Os espaços

“ A família de Hans morava, no interior da ilha. Ali, o rumor marítimo só em dias de temporal, através da floresta longínqua, se ouvia. “

Page 6: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

“Depois atravessaram as tempestades da Biscaia. “

Page 7: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

“Contornaram a terra, navegaram para o Sul e, ao cair de uma tarde, penetraram sob o arco das gaivotas, na barra estreita de um rio esverdeado e turvo, flutuante de imagens entre as margens cavadas. À esquerda, subindo a vertente, erguia-se o casario branco, amarelo e vermelho, misturado com os escuros granitos…”

Page 8: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

“Assim, desde muito cedo, Hans conhecera as ilhas do Atlântico, as costas de África e do Brasil, os mares da China. “

Page 9: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

A recusa do perdão a Hans por parte do pai leva-o a permanecer preso ao seu sonho de viagens não realizadas que o acompanharão até depois da morte.

Podemos afirmar que Hans, apesar de nunca ter naufragado em nenhuma das suas viagens marítimas, acabou por naufragar na viagem mais importante de todas – a viagem da Vida – o que explica a sua última vontade de ser enterrado sob um navio naufragado, metáfora do seu sonho não realizado.

Page 10: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

Túmulo do avô de Sophia de Mello Breyner Andresen

Page 11: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

O significado das camélias no conto

A vida de Hans vai decorrendo consoante o ciclo da floração das camélias. “Nasceu o seu segundo filho no tempo das primeiras camélias, em Novembro do seguinte ano.”

Page 12: SAGA - agpedrogao-m.ccems.pt

Créditos: Realização: Maria Deolinda Rosa Matos Campos Professora Bibliotecária AEPG Bibliografia: Andresen, Sophia de Mello Breyner, “A saga”, in Histórias da Terra e do mar