Saídas Profissionais de cursos universitários de ciencias

5
Saídas Profissionais --> química Funções técnicas em laboratórios de indústrias e serviços (p.ex. nas áreas de química, ciências farmacêuticas, biotecnologia, ciências alimentares, controlo ambiental, etc.). Investigação científica e desenvolvimento tecnológico; comercialização e demonstração de equipamento e material científico e outras atividades na área da Química e áreas afins. Saídas Profissionais --> bioquímica O Licenciado em Bioquímica estará apto a desempenhar funções técnicas em indústrias e serviços em diversas áreas científicas incluindo não só a Bioquímica, mas também a Biofísica, a Biologia Molecular e Celular, a Fisiologia e a Microbiologia. O plano curricular permite ainda a aquisição de competências em áreas científicas facultadas em regime de opção como a Imunologia, a Química Alimentar e a Ecologia, entre outras. Saídas Profissionais --> Engenharia Alimentar Os licenciados possuem um conjunto de competências específicas que lhes permite intervir na conceção, planeamento e utilização do equipamento das unidades industriais e dos processos tecnológicos, capazes de desempenhar funções nos setores da produção, transformação e comercialização de alimentos. Poderão também prosseguir estudos de 2º ciclo em Engenharia Alimentar, ou em áreas afins, nomeadamente em Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar, Ciências do Consumo e Nutrição, Ciência e Tecnologia Pós-Colheita ou Viticultura e Enologia. Saídas Profissionais Bioengenharia UTAD O futuro licenciado em Bioengenharia poderá aplicar as suas competências profissionais em vários sectores de atividade, tais como: - Criação, desenvolvimento e implementação de novos processos e produtos; - Participação em interfaces entre a Biologia, a Saúde e a Engenharia; - Produção de equipamentos e instrumentação; - Fornecimento e prestação de serviços; - Investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

description

Saídas Profissionais de cursos universitários de ciencias

Transcript of Saídas Profissionais de cursos universitários de ciencias

Page 1: Saídas Profissionais de cursos universitários de ciencias

Saídas Profissionais --> químicaFunções técnicas em laboratórios de indústrias e serviços (p.ex. nas áreas de química, ciências farmacêuticas, biotecnologia, ciências alimentares, controlo ambiental, etc.). Investigação científica e desenvolvimento tecnológico; comercialização e demonstração de equipamento e material científico e outras atividades na área da Química e áreas afins.

Saídas Profissionais --> bioquímica O Licenciado em Bioquímica estará apto a desempenhar funções técnicas em indústrias e serviços em diversas áreas científicas incluindo não só a Bioquímica, mas também a Biofísica, a Biologia Molecular e Celular, a Fisiologia e a Microbiologia. O plano curricular permite ainda a aquisição de competências em áreas científicas facultadas em regime de opção como a Imunologia, a Química Alimentar e a Ecologia, entre outras.

Saídas Profissionais --> Engenharia Alimentar Os licenciados possuem um conjunto de competências específicas que lhes permite intervir na conceção, planeamento e utilização do equipamento das unidades industriais e dos processos tecnológicos, capazes de desempenhar funções nos setores da produção, transformação e comercialização de alimentos. Poderão também prosseguir estudos de 2º ciclo em Engenharia Alimentar, ou em áreas afins, nomeadamente em Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar, Ciências do Consumo e Nutrição, Ciência e Tecnologia Pós-Colheita ou Viticultura e Enologia.

Saídas Profissionais Bioengenharia UTAD  O futuro licenciado em Bioengenharia poderá aplicar as suas competências profissionais em vários sectores de atividade, tais como:- Criação, desenvolvimento e implementação de novos processos e produtos;- Participação em interfaces entre a Biologia, a Saúde e a Engenharia;- Produção de equipamentos e instrumentação;- Fornecimento e prestação de serviços;- Investigação científica e desenvolvimento tecnológico. Os futuros licenciados poderão, igualmente, integrar equipas de trabalho multidisciplinares no domínio da Bioengenharia, bem como prosseguir os estudos num 2º ciclo de formação conducente ao grau de Mestre.

Page 2: Saídas Profissionais de cursos universitários de ciencias

Objetivos Do Curso --> ciência alimentar UTAD  O curso de Licenciatura em Ciência Alimentar é um curso de 1º ciclo (180 ECTS) que se desenvolve em 6 semestres letivos, e que visa a formação de profissionais para a Indústria Alimentar com conhecimentos amplos de gestão da qualidade e da segurança alimentar, e competências adequadas à conceção, planeamento e gestão da produção de produtos alimentares.O curso proporciona um conhecimento integrado dos princípios científicos e tecnológicos que possibilitam a correta interpretação e o controlo adequado dos fenómenos associados às modificações sofridas pelos alimentos, a nível físico-químico, bioquímico e microbiológico, desde as matérias-primas até aos produtos finais. Privilegia um conhecimento aprofundado da natureza dos alimentos, das causas da sua deterioração, dos princípios fundamentais do seu processamento e da melhoria dos mesmos, da seleção dos melhores métodos de conservação, transformação, embalamento e distribuição, por forma a garantir alimentos de elevada qualidade, seguros, nutritivos, e adaptados a novos hábitos alimentares.

Saídas Profissionais --> bioquímica licenciatura UTAD Os Licenciados em Bioquímica destinam-se a integrar os quadros de empresas públicas ou privadas, bem como de determinadas organizações, nomeadamente do setor da Saúde. Entre as principais saídas no domínio profissional, destacam-se as seguintes:- Universidades e instituições de Ensino Superior;- Indústria farmacêutica, química, agroalimentar, agroquímica e biotecnológica;- Gabinetes de projeto e de consultoria; Instituições de ensino e de investigação científica e desenvolvimento tecnológico;- Análises clínicas, agroalimentares e de controlo de qualidade;- Laboratórios de análises de águas e de alimentos Centros médicos e hospitalares; Indústria (Agroquímica, Farmacêutica, Biotecnológica e Alimentar)- Laboratórios de controlo de qualidade e desenvolvimento de produtos (enquadrados nas Ciências da Saúde e do Ambiente, entre outros)- Laboratórios de Faculdades de Medicina, Universidades e Organismos do Estado;- Empresas comerciais, quer de reagentes quer de materiais de laboratório, técnicos ou profissionais na área de vendas e marketing;- Agricultura e ambiente, designadamente, no domínio da biorremediação;- Outras carreiras – Jornalismo em revistas especializadas, Empresas de Material Científico, Organismos e Comissões Reguladoras.

Page 3: Saídas Profissionais de cursos universitários de ciencias

SAÍDAS PROFISSIONAIS --> Biotecnologia e Qualidade Alimentar UTAD Mestres em Biotecnologia e Qualidade Alimentar ficam aptos a desenvolver atividades profissionais em empresas alimentares, em laboratórios responsáveis pelo controlo de qualidade de produtos alimentares, assim como em entidades que se destinem à investigação na área da Qualidade Alimentar e da Biotecnologia. Entre outras, estes mestres ficarão especialistas para o desempenho das seguintes funções: - Implementação e Avaliação de Sistemas de Segurança e Qualidade Alimentar- Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos indispensáveis aos Controlo de Qualidade Alimentar, que a nível da Análise Química quer na Análise Microbiológica.- Conceção e Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentares- Conceção e Desenvolvimento de Novas Tecnologias de Produção de Alimentos- Participar em projetos de Investigação na área da Biotecnologia e Qualidade Alimentar e/ou prosseguir estudos de doutoramento. Os Mestres em Biotecnologia e Qualidade Alimentar poderão exercer funções em empresas de base biotecnológica e agroalimentar ou ainda em serviços públicos. Alguns exemplos de saídas profissionais:- Indústrias Alimentares com processos fermentativos (cerveja, vinho, lacticínios, etc.)- Indústrias alimentares com processos essencialmente físicos ou físico-químicos (bolachas, sumos, óleos alimentares, entre outros)- Empresas de comercialização de material científico e tecnológico- Investigação Científica

Estrutura do CursoO Mestrado em Biotecnologia e Qualidade Alimentar está organizado num ciclo de estudos com a duração de dois anos, correspondendo a 120 ECTS. O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre integra: 1) um curso de especialização composto por um conjunto de unidades curriculares, também denominado curso de mestrado, a que correspondem 52% do total de créditos do ciclo de estudos; 2) uma dissertação de natureza científica, especialmente realizada com este propósito, que corresponde cerca de 48% do total de créditos previstos no presente ciclo de estudos. No final deste ciclo será atribuído um diploma de Mestre em Biotecnologia e Qualidade Alimentar.

Page 4: Saídas Profissionais de cursos universitários de ciencias

O mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar foi criado por iniciativa conjunta da Universidade do Porto, através da Faculdade de Ciências (FC-UP), e da Universidade do Minho (UMinho), através do Departamento de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia (DEB-EEUM).

Este mestrado apresenta uma formação orientada à solução de problemas ligados às indústrias de processo agro-alimentar, bem como ao setor dos serviços para a indústria agro-alimentar. Considera como objetivos principais:

Complementar a formação de licenciados em cursos de ciências, de ciências de engenharia biológica, de ciências de engenharia alimentar, química ou afins, conferindo formação especializada, avançada, em áreas relacionadas com as agroindústrias: lacticínios, vinhos, cerveja, produtos cárneos, cereais e derivados, hortofrutícolas, etc.

Proporcionar a transferência de tecnologia em questões relacionadas com o processamento e a qualidade dos alimentos, o desenvolvimento de novos produtos, tendo em consideração os aspetos nutricionais e sensoriais, assim como a certificação do sistema de gestão da segurança alimentar.

Dinamizar a I&DT em torno do setor agro-industrial, promovendo a qualidade dos produtos, reforçando a segurança e a qualidade alimentares.

Condições de Acesso

Titularidade do grau de licenciado em Engenharia Biológica, em Bioquímica, em Química, em Ciências de Engenharia – Perfil em Eng. Alimentar, ou em área afins, ou titulares de habilitações legalmente equivalentes.

Poderão ser admitidos licenciados noutros cursos/ciclos de estudos ou candidatos possuidores de um grau académico superior estrangeiro equivalente, desde que o currículo demonstre adequada preparação científica de base.

São exigidos conhecimentos a nível de compreensão e expressão, oral e escrita, da Língua Portuguesa.