Sala de aula interativa

5
O hipertexto e o novo O hipertexto e o novo espectador espectador “O termo “interatividade” tem sua origem nos anos 70 e ganha notoriedade a partir do início dos 80 entre informatas e teóricos que com ele buscaram expressar a novidade comunicacional de que o computador “conversacional” é marco paradigmático, diferente da televisão monológica e emissora.” Marco Silva O hipertexto é como uma teia de conexões de um texto com inúmeros textos. Ele garante qualidade no desenvolvimento técnico no campo da informática. “Clicando ícones, o usuário pode saltar de uma ”janela” para outra e transitar aleatoriamente por fotos, sons, vídeos, textos, gráficos, etc.(...) Marco Silva O processo do hipertexto permite ao usuário múltiplas navegações.

description

Essa apresentação tem como objetivo ilustrar e evidenciar as informações mais importantes sobre o livro "Sala de aula interativa", escrito por Marcos Silva. Esta obra é uma contribuição muito importante para uma educação inovadora, baseada na utilização das tecnologias informacionais e comunicacionais.

Transcript of Sala de aula interativa

Page 1: Sala de aula interativa

O hipertexto e o novo O hipertexto e o novo espectadorespectador

“O termo “interatividade” tem sua origem nos anos 70 e ganha notoriedade a partir do início dos 80 entre informatas e teóricos que com ele buscaram expressar a novidade comunicacional de que o computador “conversacional” é marco paradigmático, diferente da televisão monológica e emissora.”

Marco SilvaO hipertexto é como uma teia de conexões de um texto com

inúmeros textos. Ele garante qualidade no desenvolvimento técnico no campo da informática.

“Clicando ícones, o usuário pode saltar de uma ”janela” para outra e transitar aleatoriamente por fotos, sons, vídeos, textos, gráficos, etc.(...)

Marco SilvaO processo do hipertexto permite ao usuário múltiplas

navegações.

Page 2: Sala de aula interativa

O hipertextoO hipertexto• Democratiza a relação do

indivíduo com a informação;

• Permite que o indivíduo ultrapasse a condição de consumidor (expectador passivo);

• O indivíduo torna-se sujeito operativo, participativo e criativo;

• É o grande divisor de águas entre a comunicação massiva e a comunicação interativa.

Page 3: Sala de aula interativa

As novas tecnologias As novas tecnologias hipertextuaishipertextuais

• Coloca o usuário em contato direto com a experiência da complexidade no âmbito da comunicação (ele experimenta a multiplicidade e a junção da emissão e recepção, como hibridação);

• O usuário torna-se menos passivo diante da separação da produção e consumo,da separação da distribuição e comunicação;

• O usuário aprende que dele mesmo depende o gesto instaurador, que cria e alimenta a experiência comunicacional entendida como diálogo com e na multiplicidade (um novo espectador).

• O usuário aprende a não aceitar passivamente o que é transmitido.

• Diante da informação, da mensagem, o usuário pode interferir, modificar, produzir e compartilhar.

Page 4: Sala de aula interativa

O novo espectadorO novo espectador• Vem aprendendo a não seguir

de modo unitário uma transmissão de TV;

• Aprende com a não-linearidade, com a complexidade do hipertexto;

• Aprende com a técnica de “abrir janelas dentro do quadro para nelas invocar novas imagens, de modo a tornar a tela um espaço híbrido de múltiplas imagens, múltiplas vozes e múltiplos textos. Janelas móveis que permitem adentramento e diálogo com seus conteúdos igualmente móveis.

Page 5: Sala de aula interativa

O conhecimento não é mais emitido, emergindo da atividade conexional, abre-se à perspectiva do pensamento complexo. O pensamento que trabalha com interações e interferências, que se dão com as incertezas e indeterminações.