Sala de imprensa - [email protected] E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb...

31
| Atualizado em 21 de setembro de 2020 Sala de imprensa 01 Saeb Diretrizes 02 Saeb Histórico 03 06 Resultados 09 Saeb Matrizes e escalas 10 Aplicação Instrumentos, calendário e público 29 Aplicação Etapas avaliadas 30 07 2019 Aplicação Logística Outros resultados

Transcript of Sala de imprensa - [email protected] E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb...

Page 1: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

| Atualizado em 21 de setembro de 2020

Sala de imprensa

01

SaebDiretrizes

02

SaebHistórico

03

06

Resultados

09

SaebMatrizes e escalas

10

AplicaçãoInstrumentos, calendário e público

29

AplicaçãoEtapas avaliadas

30

07

2019

AplicaçãoLogística

Outros resultados

Page 2: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Para auxiliá-lo(a) na cobertura do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou este press kit com informações essenciais.

Prezado(a) jornalista,

Acesso rápido

Releases Redes Sociais

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/matrizes-e-escalas

Portal do Inep

www.gov.br/inep

O documento será atualizado sempre que forem divulgadas novas informações referentes. Se a informação que você procura não estiver neste material, acesse nossos canais de comunicação.

Acervo de notícias do Saeb

Página do Saeb

[email protected]

E-mail Assessoria de Imprensa

Sala de imprensa 1

Page 3: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa em larga escala, realizado periodicamente pelo Inep.

O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.

Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses níveis estão descritos e organizados, de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa, matemática e ciências, para cada uma das etapas.

Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os testes do Saeb são elaborados a partir de matrizes de referência, com os conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada série e disciplina.

2Diretrizes

Sistema de Avaliação da Educação Básica

O que é? - Avaliação da qualidade da

educação básica brasileira - Maior avaliação educacional do

país - Retrato da educação básica

nacional

Quem? - Estudantes, professores, diretores

e dirigentes da rede pública

Quando? - A cada dois anos, entre outubro e

novembro

Por quê? - Avaliar a qualidade das redes de

ensino e das escolas públicas

Como? - Testes de língua portuguesa,

matemática e ciências (novidade de 2019) – estudantes

- Questionários – estudantes, professores, diretores e dirigentes

Onde? - Nas escolas públicas e privadas

das 27 unidades da Federação, de acordo com agendamento

Page 4: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

O Saeb é a maior e mais longeva avaliação educacional brasileira. Desde 1990, quando foi criado, o sistema teve algumas reestruturações. As mais marcantes ocorreram em 2005, quando o passou a ser composto por duas avaliações; em 2013, quando foi incorporada a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA); em 2017, quando se tornou censitário para o ensino médio e permitiu a adesão de escolas particulares; e, em 2019, com a avaliação da alfabetização no 2º ano do fundamental e a implantação da avaliação da educação infantil.

1990 – Lançamento No ano de sua criação, o Saeb foi aplicado nas escolas públicas, de forma amostral, para alunos da 1ª, 3ª, 5ª e 7ª série (antigo 2º, 4º, 6º e 8º ano do ensino fundamental). As áreas do conhecimento avaliadas foram língua portuguesa, matemática, redação e ciências naturais. A formulação de itens foi realizada por meio de currículos de sistemas estaduais.

1993 – Segunda edição A segunda aplicação seguiu o mesmo formato da primeira edição. O Saeb foi aplicado nas escolas públicas, de forma amostral, para alunos da 1ª, 3ª, 5ª e 7ª série do ensino fundamental. As áreas do conhecimento avaliadas foram língua portuguesa, matemática, redação e ciências naturais. A formulação de itens foi realizada por meio de currículos de sistemas estaduais.

1995 – Adoção da TRI e finais de ciclo

Foi adotada uma nova metodologia de

construção do teste e análise de resultados: a

Teoria de Resposta ao Item (TRI). Dessa

forma, passou a ser possível comparar os

resultados das avaliações ao longo do tempo.

Começou, também, o levantamento de dados

contextuais por meio de questionários. A

avaliação foi aplicada nas escolas públicas e

privadas, de forma amostral, para alunos

da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da

3ª série do ensino médio, com foco nos finais

de ciclo. As áreas do conhecimento avaliadas

foram língua portuguesa (leitura) e

matemática.

1997 – Escalas de proficiência

Em sua quarta edição, o Saeb continuou

avaliando os alunos da 4ª e 8ª série do ensino

fundamental e da 3ª série do ensino médio. A

avaliação envolveu escolas públicas e

particulares, de forma amostral. A análise do

desempenho dos alunos na avaliação foi

realizada por meio dos níveis das escalas de

proficiência. Diversos especialistas das

disciplinas avaliadas estabeleceram

associações ou relações entre momentos dos

ciclos escolares (e os desempenhos mínimos

ou básicos que a eles correspondiam) e os

níveis de proficiência da escala (acrescentei

essas informações). As áreas do

conhecimento avaliadas foram língua

portuguesa, matemática e ciências (física,

química e biologia).

1999 – Nova área do conhecimento Além das disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências naturais, física, química e biologia, o Saeb passou a avaliar também a geografia como área do conhecimento. Foram avaliados os alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. A avaliação envolveu escolas públicas e particulares, de forma amostral. A formulação de itens foi feita por meio das matrizes de referência.

3SaebHistórico

Page 5: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

2001 – Foco em língua portuguesa e matemática Na sexta aplicação do Saeb, foram avaliados os alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio de escolas públicas e particulares, de forma amostral. A formulação de itens aconteceu por meio das matrizes de referência. Língua portuguesa e matemática foram as disciplinas avaliadas.

2003 – 7ª edição A sétima edição não teve novidades em relação à anterior. A avaliação envolveu escolas públicas e particulares, de forma amostral. A formulação de itens foi feita por meio das matrizes de referência. Língua portuguesa e matemática foram as disciplinas avaliadas por meio dos alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

2005 – Reestruturação Reestruturado pela Portaria Ministerial nº 931, de 21 de março de 2005, o Saeb passou a ser composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil. A Aneb manteve os procedimentos da avaliação amostral (atendendo aos critérios estatísticos de no mínimo dez alunos por turma) das redes pública e privada, com foco na gestão da educação básica que já era realizada pelo Saeb. Já a Anresc/Prova Brasil passou a avaliar, de forma censitária, as escolas públicas que atendessem aos critérios de no mínimo 30 estudantes matriculados na última etapa dos anos iniciais (4ª série) e dos anos finais (8ª série) do ensino fundamental, permitindo gerar resultados por escola.

2007 – Base para o Ideb Além das escolas públicas e particulares (amostra), o Saeb abrangeu estratos censitários para o cálculo do Ideb. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, são a base do índice. Foram avaliados alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. A formulação de itens teve como base as matrizes de referência. Língua portuguesa e matemática foram as disciplinas avaliadas.

2009 – 10ª edição A avaliação de 2009 não teve novidades em relação à anterior. Abrangeu escolas públicas e particulares (amostra), além de estratos censitários para o cálculo do Ideb. Foram avaliados alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. A formulação de itens teve como base as matrizes de referência. Língua portuguesa e matemática foram as disciplinas avaliadas.

2011 – 11ª edição A 11ª aplicação do Saeb também manteve as diretrizes das edições anteriores. Foram avaliados os alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. A avaliação ocorreu em escolas públicas e particulares (amostra), além de estratos censitários do Ideb. A formulação de itens se baseou nas matrizes de referência e as disciplinas avaliadas foram língua portuguesa e matemática.

4SaebHistórico

Page 6: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

2013 – Avaliação Nacional da Alfabetização A ANA, prevista no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), passou a compor o Saeb a partir da divulgação da Portaria n.º 482, de 7 de junho de 2013. A avaliação ocorreu em escolas públicas e particulares (amostral), além de estratos censitários do Ideb. A formulação de itens se baseou nas matrizes de referência e as disciplinas avaliadas foram língua portuguesa e matemática. Outra novidade da edição foi a inclusão, em caráter experimental, da avaliação de ciências, a ser realizada com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Foi aplicado, em caráter de estudo experimental, um pré-teste de ciências naturais, história e geografia, que não gerou resultados para a edição.

2014 – 2ª edição da ANA A segunda edição da ANA foi aplicada para os alunos do 3º ano do ensino fundamental de todas as escolas da rede pública.

2015 – Plataformas Devolutivas Pedagógicas Foi disponibilizada a Plataforma Devolutivas Pedagógicas para aproximar as avaliações externas de larga escala e o contexto escolar, tornando os dados coletados mais relevantes para o aprendizado dos alunos. A partir da disponibilização dos itens utilizados na Prova Brasil, descritos e comentados por especialistas, a plataforma trouxe diversas funcionalidades para ajudar professores e gestores a planejar ações e aprimorar o aprendizado dos estudantes. Foram avaliados os alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. A avaliação ocorreu em escolas públicas e particulares (amostral), além de estratos

censitários do Ideb. A formulação de itens se baseou nas matrizes de referência e as disciplinas avaliadas foram língua portuguesa e matemática.

2016 – ANA inclusiva Alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas participaram, de forma censitária, da ANA. Foram avaliados os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa e em matemática, bem como as condições de oferta do ciclo de alfabetização da rede pública. A ANA 2016 foi a primeira a oferecer instrumentos de inclusão para estudantes com necessidades especiais.

2017 – Avaliação censitária Pela primeira vez, todos os estudantes da 3ª série do ensino médio de escolas públicas participaram do Saeb. Outra novidade foi a possibilidade de adesão das escolas da rede privada com oferta do ensino médio. Foram aplicados testes de língua portuguesa e matemática para o 5º e 9º ano do ensino fundamental e para a 3ª e 4ª série do ensino médio. Também foram aplicados questionários contextuais para estudantes, professores e diretores, além do questionário da escola.

5SaebHistórico

Page 7: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Instrumentos de avaliação

Questionários

• Secretarias estaduais e municipais de Educação • Diretores • Professores • Estudantes

Testes

Língua portuguesa e matemática Estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª e 4ª série do ensino médio Censitário

NOVIDADE | Ciências da natureza e ciências humanas Estudantes do 9º ano do ensino fundamentalAmostral

NOVIDADE | Língua portuguesa e matemática Estudantes do 2º ano do ensino fundamental Amostral

Calendário

AplicaçãoDe 21 de outubro a 1º de novembro de 2019

Público-alvo

• Todas as escolas públicas, localizadas em zonas urbanas e rurais, com dez ou mais estudantes matriculados no 5º e 9º ano do ensino fundamental e na 3ª e 4ª série do ensino médio (tradicional e integrado). Censitário

• Amostra de escolas privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, com dez ou mais estudantes matriculados no 5º e 9º ano do ensino fundamental e na 3ª e 4ª série do ensino médio (tradicional e integrado), distribuídas nas 27 unidades da Federação. Amostral

• Amostra de escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, com dez ou mais estudantes matriculados em turmas de 9º ano do ensino fundamental, distribuídas nas 27 unidades da Federação. Amostral

• Amostra de escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, com dez ou mais estudantes matriculados em turmas de 2º ano do ensino fundamental, distribuídas nas 27 unidades da Federação. Amostral

• Amostra de instituições públicas ou conveniadas com o setor público, localizadas em zonas urbanas e rurais, com turmas de creche ou pré-escola da etapa da educação infantil, nas 27 unidades da Federação. Amostral

Referência: Censo da Educação Básica 2019, até 31 de julho de 2019.

6Aplicação Instrumentos, calendário e público

Page 8: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Creche e pré-escola

O estudo sobre a educação infantil foi realizado pela primeira vez, em 2019. Houve aplicação de questionários aos professores de uma amostra de creches e pré-escolas públicas ou conveniadas com o setor público, localizadas em zonas urbanas e rurais. O foco da avaliação foi o processo de ensino e aprendizagem, e não o aluno.

Ensino fundamental

2º ano O primeiro esforço do Inep para aferir os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa (leitura e escrita) e matemática por meio de uma avaliação externa foi em 2013, com a aplicação da primeira edição da ANA. As provas foram aplicadas em 2013, 2014 e 2016 a estudantes do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas, com resultados de desempenho em leitura, matemática e escrita.

Entre os principais objetivos da ANA estavam a avaliação do nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental, a produção de indicadores sobre as condições de oferta de ensino e a contribuição para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Tomando por referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental, que traça objetivos de

aprendizagem para todos os anos escolares e indica que a alfabetização deve estar concluída ao fim do 2º ano, no Saeb 2019, testes de língua portuguesa e matemática foram aplicados a uma amostra de escolas do país, em turmas do 2º ano do ensino fundamental.

A amostra foi composta por escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, com dez ou mais estudantes matriculados em turmas de 2º ano do ensino fundamental, distribuídas nas 27 unidades da Federação.

Conforme método estabelecido e já consolidado, por se tratar de uma aplicação amostral, os resultados obtidos são desagregados em Brasil, Região e UF — não havendo, portanto, divulgação de resultados por município e por escola.

O teste de língua portuguesa aferiu os níveis de alfabetização em português dos estudantes. Para os fins dessa avaliação, a alfabetização foi entendida como a apropriação do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao domínio progressivo de habilidades de leitura e produção de textos com autonomia. Em decorrência disso, a matriz de referência do teste foi estruturada em três eixos temáticos: apropriação do sistema de escrita alfabética, leitura e produção textual, conforme quadro a seguir.

7AplicaçãoEtapas avaliadas

Page 9: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

5º ano Estudantes desta etapa fizeram provas de língua portuguesa e matemática. As provas seguiram as matrizes do Saeb vigentes, preservando a comparabilidade entre as edições e a manutenção da série histórica de resultados tanto do Saeb quanto do Ideb. Foram avaliadas todas as escolas públicas, localizadas em zonas urbanas e rurais, com dez ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental e uma amostra de escolas privadas desse mesmo universo, distribuídas nas 27 unidades da Federação.

9º anoAlunos do 9º ano tradicionalmente realizam provas de língua portuguesa e matemática, elaboradas de acordo com a matriz vigente do Saeb de forma a preservar a comparabilidade histórica entre as edições e a série de resultados. Uma amostra de estudantes do 9º ano fez também provas de ciências da natureza e de ciências humanas, tomando por referência a BNCC.

Foram avaliadas todas as escolas públicas, localizadas em zonas urbanas e rurais, com dez ou mais estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental e uma amostra de escolas privadas desse mesmo universo, distribuídas nas 27 unidades da Federação. No caso das provas de ciências da natureza e de ciências humanas, a aplicação foi amostral.

Ensino médio

3ª e 4ª série Foram avaliadas todas as escolas públicas, localizadas em zonas urbanas e rurais, com dez ou mais estudantes matriculados na 3ª e 4ª série do ensino médio (tradicional e integrado) e uma amostra de escolas privadas desse mesmo universo, distribuídas nas 27 unidades da Federação. Os estudantes fizeram provas de língua portuguesa e matemática.

Legislação

Portaria n.º 366, de 29 de abril de 2019: estabelece as diretrizes de realização do Saeb no ano de 2019.

Portaria n.º 497, de 18 de agosto de 2020: estabelece nova redação aos artigos 20, 21 e 23 da Portaria Inep n.º 366, de 29 de abril de 2019.

8AplicaçãoEtapas avaliadas

Page 10: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

9AplicaçãoLogística

Saeb 2019Por etapa

Estudantes previstos

Estudantes presentes

Escolas previstas

Escolas participantes

Escolas particulares (3)

Escolas com resultados divulgados

5º ano 2.581.685 2.200.934 47.738 47.487 1.061 42.157

9º ano 2.388.931 1.944.574 38.181 37.916 1.125 29.720

Ens. médio tradicional

1.850.283 1.399.960 19.001 18.809 989 11.507

Ens. médio integrado 168.232 114.740 1.564 1.520 34 867

Ensino médio total (1) 2.018.515 1.514.700 20.083 19.853 1.020 12.081

Total Brasil (2) 6.989.131 5.660.208 72.990 72.506 2.117 62.769

1) Existem escolas com ensino médio tradicional e integrado. Por isso, o valor não é a soma das duas linhasanteriores.

2) Existem escolas com mais de uma etapa avaliada, então o Total Brasil não é a soma das linhasanteriores.

3) Quantidade de escolas particulares que compõem a amostra, mas não são avaliadas a fim de gerarresultado individual.

Mais de 5,6 milhões de estudantes presentes e mais de 72 mil escolas envolvidas.

80% dos estudantes brasileiros previstos estiveram de fato presentes na aplicação.

60.597 profissionais envolvidos na aplicação, sendo 58 coordenadores estaduais de logística e 2.316 coordenadores de polo.

162 subcoordenadores estaduais de logística, sendo 54.436 aplicadores e 3.625 apoios logísticos.

Saeb 2019Por região

Estudantes previstos Estudantes presentes % Estudantes presentes

Norte 793.721 627.427 79,05%

Nordeste 2.006.892 1.658.172 82,62%

Centro-Oeste 554.919 441.144 79,50%

Sudeste 2.685.920 2.203.840 82,05%

Sul 947.679 729.625 76,99%

Total Brasil 6.989.131 5.660.208 80,99%

Page 11: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 10Brasil | Língua portuguesa e matemática2º ano do ensino fundamental | amostral

Distribuição dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental nos níveis de proficiências

4,62

2,82

4,22

4,48

6,72

8,62

11,9

14,42

17,8

19,83

21,55

18,16

18,39

14,53

9,76

10,15

5,04

6,99

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

Abaixo do Nível 1 Nível 1 Nível 2

Matemática

LínguaPortuguesa

Resultados divulgados em 4 de novembro de 2020.

Page 12: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 11Unidades da Federação | Matemática2º ano do ensino fundamental | amostral

Proficiência média por unidade da Federação – matemática(2º ano do ensino fundamental)

74

9,4

7

72

5,1

2 74

6,0

9

73

5,9

2

73

2,2

9

73

6,8

9

73

2,0

1

73

8,4

9

73

6,9

5

76

9,3

2

72

5,6

9

74

0,6

3

75

0,7

6

74

6,5

0

73

0,1

5

73

2,7

5

75

1,9

8

74

8,1

3

75

2,3

3

75

9,9

2

75

3,5

2

75

5,2

8

76

7,5

0

75

5,6

0

75

1,2

6

74

1,1

6

73

3,4

8

600

625

650

675

700

725

750

775

800

Acr

e

Am

apá

Am

azo

nas

Par

á

Ro

nd

ôn

ia

Ro

raim

a

Toca

nti

ns

Ala

goas

Bah

ia

Ce

ará

Mar

anh

ão

Par

aíb

a

Pe

rnam

bu

co

Pia

Rio

Gra

nd

e d

o N

ort

e

Serg

ipe

Esp

írit

o S

anto

Min

as G

era

is

Rio

de

Jan

eiro

São

Pau

lo

Par

aná

Rio

Gra

nd

e d

o S

ul

San

ta C

atar

ina

Dis

trit

o F

ed

era

l

Go

iás

Mat

o G

ross

o

Mat

o G

ross

o d

o S

ul

Média Brasil

Resultados divulgados em 4 de novembro de 2020.

Page 13: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 12Unidades da Federação | Língua portuguesa2º ano do ensino fundamental | amostral

Proficiência média por unidade da Federação – língua portuguesa(2º ano do ensino fundamental)

74

4,7

3

71

2,7

4

73

6,8

9

72

6,3

0

73

7,6

2

73

5,0

9

73

1,9

9

73

3,2

8

73

7,7

9

76

5,5

0

72

5,2

1

74

0,8

9

74

3,0

9

74

4,7

4

72

9,4

2

72

8,9

6

75

5,5

0

75

9,4

5

75

3,6

6

75

5,9

9

76

2,0

6

76

0,5

3

76

4,3

3

76

1,4

6

75

7,5

2

74

5,5

8

73

2,9

3

600

625

650

675

700

725

750

775

800

Acr

e

Am

apá

Am

azo

nas

Par

á

Ro

nd

ôn

ia

Ro

raim

a

Toca

nti

ns

Ala

goas

Bah

ia

Ce

ará

Mar

anh

ão

Par

aíb

a

Pe

rnam

bu

co

Pia

Rio

Gra

nd

e d

o N

ort

e

Serg

ipe

Esp

írit

o S

anto

Min

as G

era

is

Rio

de

Jan

eiro

São

Pau

lo

Par

aná

Rio

Gra

nd

e d

o S

ul

San

ta C

atar

ina

Dis

trit

o F

ed

era

l

Go

iás

Mat

o G

ross

o

Mat

o G

ross

o d

o S

ul

Média Brasil

Resultados divulgados em 4 de novembro de 2020.

Page 14: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 13Proficiência média em língua portuguesa – 2019(5º ano do ensino fundamental)

Proficiência média em matemática – 2019(5º ano do ensino fundamental)

Unidades da Federação | Língua portuguesa e matemática

5º ano do ensino fundamental

Resultados divulgados em 15 de setembro de 2020.

Page 15: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 14Proficiência média em língua portuguesa por município – 2019(5º ano do ensino fundamental)

Proficiência média em matemática por município – 2019(5º ano do ensino fundamental)

Sem média total

1º quartil – até 191,10

2º quartil – de 191,11 até 210,61

3º quartil – de 210,62 até 224,30

4º quartil – maior do que 224,31

Sem média total

1º quartil – até 203,85

2º quartil – de 203,86 até 223,38

3º quartil – de 223,39 até 239,66

4º quartil – maior do que 239,65

Municípios | Língua portuguesa e matemática5º ano do ensino fundamental

Resultados divulgados em 15 de setembro de 2020.

Page 16: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 15Proficiência média em língua portuguesa – 2019(9º ano do ensino fundamental)

Proficiência média em matemática – 2019(9º ano do ensino fundamental)

Unidades da Federação | Língua portuguesa e matemática9º ano do ensino fundamental

Resultados divulgados em 15 de setembro de 2020.

Page 17: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 16Proficiência média em língua portuguesa por município – 2019(9º ano do ensino fundamental)

Proficiência média em matemática por município – 2019(9º ano do ensino fundamental)

Sem média total

1º quartil – até 240,71

2º quartil – de 240,72 até 253,23

3º quartil – de 253,24 até 263,27

4º quartil – maior do que 263,27

Sem média total

1º quartil – até 243,39

2º quartil – de 243,40 até 257,10

3º quartil – de 257,11 até 269,05

4º quartil – maior do que 269,05

Municípios | Língua portuguesa e matemática9º ano do ensino fundamental

Resultados divulgados em 15 de setembro de 2020.

Page 18: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 17Brasil | Ciências humanas9º ano do ensino fundamental | amostral

Distribuição dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental nos níveis de proficiências

Resultados divulgados em 4 de novembro de 2020.

16,97 16,59 18,6 17,41 13,37 9,33 4,83

2,17

0,6

0,14

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

Abaixo Nível 1 Nível 1 Nível 2Nível 3 Nível 4 Nível 5Nível 6 Nível 7 Nível 8Nível 9

Page 19: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 18Unidades da Federação | Ciências humanas9º ano do ensino fundamental | amostral

Resultados divulgados em 4 de novembro de 2020.

Proficiência média por unidade da Federação – ciências humanas(9º ano do ensino fundamental)

24

9,4

3

24

5,9

7

24

0,3

1

23

1,7

2 23

6,2

4

23

8,8

5

23

8,8

4

23

3,3

24

3,8

1

25

0,3

8

24

5,6

1

24

3,0

2 24

6,3

5

23

9,4

3

24

4,4

4

24

3,4

6

25

1,6

1

25

8,4

1

24

9,9

3

25

6,1

4

25

5,6

9

26

0,6

3

26

0,0

3

24

6,9

9

24

4,7

2

25

2,8

2

25

7,8

6

215

220

225

230

235

240

245

250

255

260

265

Ro

nd

ôn

ia

Acr

e

Am

azo

nas

Ro

raim

a

Par

á

Am

apá

Toca

nti

ns

Mar

anh

ão

Pia

Cea

Rio

Gra

nd

e d

o N

ort

e

Par

aíb

a

Per

nam

bu

co

Ala

goas

Serg

ipe

Bah

ia

Min

as G

erai

s

Esp

írit

o S

anto

Rio

de

Jan

eiro

São

Pau

lo

Par

aná

San

ta C

atar

ina

Rio

Gra

nd

e d

o S

ul

Mat

o G

ross

o d

o S

ul

Mat

o G

ross

o

Go

iás

Dis

trit

o F

eder

al

Média Brasil

Page 20: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 19Brasil | Ciências da natureza9º ano do ensino fundamental | amostral

Distribuição dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental nos níveis de proficiências

Resultados divulgados em 4 de novembro de 2020.

17,73 16 17,98 16,8 14,02 9,81 5,29

1,87

0,5

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

Abaixo Nível 1 Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 Nível 6 Nível 7 Nível 8+

Page 21: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 20Unidades da Federação | Ciências da natureza9º ano do ensino fundamental | amostral

Resultados divulgados em 4 de novembro de 2020.

Proficiência média por unidade da Federação – Ciências da natureza(9º ano do ensino fundamental)

0

25

0,3

3

24

0,6

2

23

5,1

9

23

0,7

8

23

1,0

5

23

3,0

3

23

5,2

7

22

7,4

24

1,8

8

24

8,4

2

24

3

24

0,2

5

24

0,3

3

23

6,1

1

24

2,4

2

23

8,6

1

25

0,4

3

26

5,3

4

25

4,1

9

25

8,9

5

26

0,0

7

26

4,4

4

26

0,5

1

25

1,0

5

24

3,9

3

25

3,8

7

26

7,6

7

0

50

100

150

200

250

300

UF

Ro

nd

ôn

iaA

cre

Am

azo

nas

Ro

raim

aP

ará

Am

apá

Toca

nti

ns

Mar

anh

ãoP

iau

íC

eará

Rio

Gra

nd

e d

o N

ort

eP

araí

ba

Per

nam

bu

coA

lago

asSe

rgip

eB

ahia

Min

as G

erai

sEs

pír

ito

San

toR

io d

e Ja

nei

roSã

o P

aulo

Par

aná

San

ta C

atar

ina

Rio

Gra

nd

e d

o S

ul

Mat

o G

ross

o d

o S

ul

Mat

o G

ross

oG

oiá

sD

istr

ito

Fed

eral

Média Brasil

Page 22: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 21Proficiência média em língua portuguesa – 2019(3ª e 4ª série do ensino médio tradicional)

Proficiência média em matemática – 2019(3ª e 4ª série do ensino médio tradicional)

271

,0

253

,2

258

,6

258

,0

278

,1

262

,7

266

,2

267

,4

262

,7

275

,3

256,2

270

,3

275

,7

281

,8

264

,6

271

,7

292

,4

290

,8

283

,0

270

,8 293

,0

283

,8

280

,7

286,5

290

,2

289

,3

284

,1

150170190210230250270290310

150170190210230250270290310

AC

AM

AP

PA

RO

RR

TO AL

BA

CE

MA PI

PB

PE

RN

SE

DF

GO

MS

MT

ES

MG RJ

SP

PR

RS

SC

NORTE NORDESTE CENTROOESTE

SUDESTE SUL

Pro

fic

iên

cia

dia

-L

P 3

4E

M Média Brasil: 278,4

Proficiencia Média 2019 Brasil

269

,2

246

,5

252

,0

252

,5 278

,6

260

,5

268

,8

263

,1

260

,2

272

,5

250,0

271

,0

274

,2

280

,8

261

,6

271

,0 296

,1

291

,6

283

,6

270

,4 298

,3

287

,0

280

,3

283,9

292

,7

291

,0

289

,4

150170190210230250270290310

150170190210230250270290310

AC

AM

AP

PA

RO

RR

TO AL

BA

CE

MA PI

PB

PE

RN

SE

DF

GO

MS

MT

ES

MG RJ

SP

PR

RS

SC

NORTE NORDESTE CENTROOESTE

SUDESTE SUL

Pro

fic

iên

cia

dia

-M

T 3

4E

M Média Brasil: 277,3

Proficiencia Média 2019 Brasil

Unidades da Federação | Língua portuguesa e matemática3ª e 4ª série do ensino médio

Resultados divulgados em 15 de setembro de 2020.

Page 23: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 22Brasil | Língua portuguesa5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio

290284

267 262 267258 261

269 269 264 267 268278

256250

233 235 232 232 235244 245 246

252258 260

188 187

171165 169 172 176

184191

196208

215 215

Sae

b 1

995

Sae

b 1

997

Sae

b 1

999

Sae

b 2

001

Sae

b 2

003

Sae

b 2

005

Sae

b 2

007

Sae

b 2

009

Sae

b 2

011

Sae

b 2

013

Sae

b 2

015

Sae

b 2

017

Sae

b 2

019

Ens. Médio

Ens. Fundamental - Anos Finais

Ens. Fundamental - Anos Iniciais

Evolução das proficiências médias dos estudantes em língua portuguesa –1995/2019(5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio)

Resultados divulgados em 15 de setembro de 2020.

Page 24: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 23Evolução das proficiências médias dos estudantes em matemática –1995/2019 (5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio)

282289

280 277 279271 273 275 275

270 267 270277

253 250 246 243 245240

247 249 253 252 256 258263

191 191181

176 177182

193204

210 211219

224 228

Sae

b 1

995

Sae

b 1

997

Sae

b 1

999

Sae

b 2

001

Sae

b 2

003

Sae

b 2

005

Sae

b 2

007

Sae

b 2

009

Sae

b 2

011

Sae

b 2

013

Sae

b 2

015

Sae

b 2

017

Sae

b 2

019

Ens. Médio

Ens. Fundamental - Anos Finais

Ens. Fundamental - Anos Iniciais

Brasil | Matemática5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio

Resultados divulgados em 15 de setembro de 2020.

Page 25: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Resultados 242

78

,4

30

6,7

28

0,5

27

7,3

31

1,1

27

9,8

0,0

50,0

100,0

150,0

200,0

250,0

300,0

350,0

Ensi

no

Méd

io R

egu

lar

Ensi

no

Méd

io In

tegr

ado

Ensi

no

Méd

io T

ota

l

Ensi

no

Méd

io R

egu

lar

Ensi

no

Méd

io In

tegr

ado

Ensi

no

Méd

io T

ota

l

Língua Portuguesa Matemática

Comparativo de médiasEnsino médio

Resultados divulgados em 15 de setembro de 2020.

Page 26: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

25ResultadosSistema Saeb

Resultados disponíveis no portal do Inep

Clique aqui

Sistema Saeb

O Sistema Saeb é a grande inovação para a divulgação e a disseminação dos resultados da edição de 2019.

Nesse ambiente, é divulgado o boletim das escolas e mais informações individualizadas acerca do resultado da escola na avaliação, com a possibilidade de elaboração de relatórios e gráficos, permitindo a comparação e a compreensão de seus resultados.

Sistema Saeb

Page 27: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

26ResultadosBoletim da Escola

Resultados disponíveis no portal do Inep

Clique aqui

Boletim da Escola

O Boletim da Escola é elaborado para cada escola que participa da avaliação no modo censitário. Cada boletim apresenta informações sobre o contexto em que a escola desenvolve seu trabalho educativo, os detalhes sobre a participação da escola na avaliação, bem como os resultados alcançados na referida edição.

Sistema Saeb

Page 28: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

27ResultadosPainel Educacional

Resultados disponíveis no portal do Inep

Clique aqui

Painel Educacional

O Painel Educacional é uma plataforma que apresenta informações do contexto educacional da rede de ensino, da trajetória dos estudantes e do desempenho da rede na avaliação, organizado para cada estado e município que participa da avaliação.

O painel já conta com uma série histórica desde 2013. O Painel Educacional integra o InepData, conjunto de painéis de BI (Business Intelligence), que facilita o acesso da sociedade às informações produzidas pelo instituto.

Painel Educacional

Page 29: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

ResultadosPortal do Inep

28

Resultados disponíveis no portal do Inep.

Confira!

Portal do Inep

A página do Saeb no portal do Inep reúne todos os resultados da avaliação, em todas as suas edições.

Área de resultados | Página do Saeb

Page 30: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

• Narrativas multimídia do Saeb

• Mapas interativos no Painel Educacional

• Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse) e Indicador de Escolas Similares

• Educação infantil e dados dos questionários

• Microdados

• Relatório analítico da edição

29Outros resultadosEm breve

Page 31: Sala de imprensa - INEP...imprensa@inep.gov.br E-mail Assessoria de Imprensa Sala de imprensa 1 Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação somativa

Matrizes de referência

As avaliações do Saeb são elaboradas a partir de matrizes de referência, com os conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada série e disciplina. As matrizes não englobam todo o currículo escolar e não devem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas, já que o recorte da avaliação só pode ser feito com base em métricas aferíveis.

Os descritores são as unidades que especificam o que os itens das provas devem medir. Eles traduzem uma associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelos alunos. Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens de diferentes disciplinas.

Matrizes de referência do Saeb

Escalas de proficiência

A escala de proficiência é uma representação que distribui os resultados das proficiências dos estudantes em uma reta em que a qualidade da aprendizagem é crescente. A escala é uma régua de medida cuja distribuição de pontos e a consequente interpretação permite compreender os resultados e compará-los entre várias edições da avaliação.

Escalas de proficiência

30SaebMatrizes de referência e escalas de proficiência