SALVE O CORREGO DO JACÚ - AGUA BOA MT

125
IDEALIZAÇÃO PROJETO: ESCOLA 9 DE JULHO IDEALIZAÇÃO PROJETO: ESCOLA 9 DE JULHO AUTOR, EDIÇÃO, FOTOGRAFIAS - PROF CIDO AUTOR, EDIÇÃO, FOTOGRAFIAS - PROF CIDO PARTICIPANTES: PROFESSORES 9 DE JULHO PARTICIPANTES: PROFESSORES 9 DE JULHO PESQUISA CIENTIFICA : PESQUISA CIENTIFICA : PROF CIDO, PROF IRACILDA, PROF JOELMA PROF CIDO, PROF IRACILDA, PROF JOELMA TEXTOS EDITADOS - PROF CIDO TEXTOS EDITADOS - PROF CIDO RESPALDO CIENTIFICO: PROF MESTRE RESPALDO CIENTIFICO: PROF MESTRE FORMADO EM BIOLOGIA COM FORMADO EM BIOLOGIA COM ESPECIALIZAÇÃO EM BOTÂNICA NA UNEMAT ESPECIALIZAÇÃO EM BOTÂNICA NA UNEMAT COLABORADORES: PROFESSORES DO 9 DE COLABORADORES: PROFESSORES DO 9 DE JULHO QUE APARECEM NO PROJETO. JULHO QUE APARECEM NO PROJETO. PREFEITURA MUNICIPAL DE AGUA BOA. PREFEITURA MUNICIPAL DE AGUA BOA.

Transcript of SALVE O CORREGO DO JACÚ - AGUA BOA MT

IDEALIZAÇÃO PROJETO: ESCOLA 9 DE JULHOIDEALIZAÇÃO PROJETO: ESCOLA 9 DE JULHO

AUTOR, EDIÇÃO, FOTOGRAFIAS - PROF CIDOAUTOR, EDIÇÃO, FOTOGRAFIAS - PROF CIDOPARTICIPANTES: PROFESSORES 9 DE JULHOPARTICIPANTES: PROFESSORES 9 DE JULHOPESQUISA CIENTIFICA :PESQUISA CIENTIFICA :

PROF CIDO, PROF IRACILDA, PROF JOELMAPROF CIDO, PROF IRACILDA, PROF JOELMATEXTOS EDITADOS - PROF CIDOTEXTOS EDITADOS - PROF CIDORESPALDO CIENTIFICO: PROF MESTRE RESPALDO CIENTIFICO: PROF MESTRE

FORMADO EM BIOLOGIA COM FORMADO EM BIOLOGIA COM ESPECIALIZAÇÃO EM BOTÂNICA NA UNEMATESPECIALIZAÇÃO EM BOTÂNICA NA UNEMAT

COLABORADORES: PROFESSORES DO 9 DE COLABORADORES: PROFESSORES DO 9 DE JULHO QUE APARECEM NO PROJETO.JULHO QUE APARECEM NO PROJETO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AGUA BOA.PREFEITURA MUNICIPAL DE AGUA BOA.

A jornada humana no planeta A jornada humana no planeta Terra provocou uma crise Terra provocou uma crise ambiental sem precedentes. Mas ambiental sem precedentes. Mas ela também pode ser uma ela também pode ser uma chance para darmos um novo chance para darmos um novo salto evolutivo.salto evolutivo.

Trecho da carta do Chefe Índio Seattle ao Trecho da carta do Chefe Índio Seattle ao então presidente dos E.U.A , Franklin então presidente dos E.U.A , Franklin Pierce, em 1854, em resposta à proposta do Pierce, em 1854, em resposta à proposta do Governo norte-americano de comprar as Governo norte-americano de comprar as terras da sua tribo Duwamish, em troca da terras da sua tribo Duwamish, em troca da concessão de uma reservaconcessão de uma reserva

...“Tudo o que ocorrer à Terra ...“Tudo o que ocorrer à Terra recairá aos filhos da Terra. recairá aos filhos da Terra. O homem não teceu a teia da O homem não teceu a teia da vida, ele é meramente um fio dessa vida, ele é meramente um fio dessa teia. teia. O que quer que ele faça à teia, O que quer que ele faça à teia, ele faz a si mesmo.”ele faz a si mesmo.”

SALVE O CÓRREGO DO JACÚSALVE O CÓRREGO DO JACÚ

A preocupação da Escola 9 de A preocupação da Escola 9 de Julho localizada no município Julho localizada no município de Água Boa no estado de de Água Boa no estado de Mato Grosso, com as Mato Grosso, com as nascentes que fazem parte da nascentes que fazem parte da Bacia Araguaia – Tocantins.Bacia Araguaia – Tocantins.

O incidente com o Córrego do JacuO incidente com o Córrego do Jacu......

• No ano de 2000, na estação das chuvas, No ano de 2000, na estação das chuvas, uma represa com grande volume cúbico uma represa com grande volume cúbico de água, localizada na cabeceira desse de água, localizada na cabeceira desse corrego, veio a estourar, liberando uma corrego, veio a estourar, liberando uma tormenta incalculável de água, devastando tormenta incalculável de água, devastando tudo que tinha pela frente causando tudo que tinha pela frente causando estragos de grandes proporções, estragos de grandes proporções, degradando o meio ambiente e acabando degradando o meio ambiente e acabando com uma cascata de extrema beleza que com uma cascata de extrema beleza que era ponto turístico de nossa cidade.era ponto turístico de nossa cidade.

Professores em ação...Professores em ação...

• Em função deste fato, como projeto da escola, Em função deste fato, como projeto da escola, alguns professores se organizaram e foram ao alguns professores se organizaram e foram ao córrego a fim de averiguar a real situação dessa córrego a fim de averiguar a real situação dessa cascata depois de 7 anos do acontecido, e quem cascata depois de 7 anos do acontecido, e quem sabe, alertar nossos cidadãos a se conscientizar sabe, alertar nossos cidadãos a se conscientizar e tentar reparar tal erro, que danificou o leito e e tentar reparar tal erro, que danificou o leito e a estrutura física desse córrego e que hoje ainda a estrutura física desse córrego e que hoje ainda é o responsável pelo abastecimento de água da é o responsável pelo abastecimento de água da cidade.cidade.

Nossa equipe...

em ação...

...vencendo os obstáculos

A visita...A visita...

• Nessa visita ao local tivemos o Nessa visita ao local tivemos o acompanhamento de um Professor Mestre acompanhamento de um Professor Mestre em Biologia com especialização em em Biologia com especialização em Botânica formado pela UNEMAT e dois Botânica formado pela UNEMAT e dois professores de Biologia da nossa escola, professores de Biologia da nossa escola, juntamente com os demais professores, juntamente com os demais professores, cada um executando tarefas cada um executando tarefas preestabelecidas pela equipe.preestabelecidas pela equipe.

Nossa missão...Nossa missão...

• A nossa meta era subir o Córrego do Jacu A nossa meta era subir o Córrego do Jacu onde existia uma belíssima cascata, que onde existia uma belíssima cascata, que por muito tempo foi ponto turístico em por muito tempo foi ponto turístico em nossa cidade. Passar pela estação de nossa cidade. Passar pela estação de captação de água e caminhar pela captação de água e caminhar pela extensão do corrego até cruzar a rodovia extensão do corrego até cruzar a rodovia que liga nosso município a cidade de Nova que liga nosso município a cidade de Nova Nazaré... Nazaré...

Chegando na cascata...

...tivemos uma surpresa

veja!!

O que sobrou da cascata...

A degradação da mata ciliar...A degradação da mata ciliar...

• Próximo a estação de tratamento de água Próximo a estação de tratamento de água do município, a nossa equipe caminhou do município, a nossa equipe caminhou analisando a composição da mata ciliar analisando a composição da mata ciliar local, registrando juntamente com os local, registrando juntamente com os biólogos a intensidade do acidente e suas biólogos a intensidade do acidente e suas conseqüências extremamente danosas ao conseqüências extremamente danosas ao ambiente desse ecossistema.ambiente desse ecossistema.

Márcia ... Essa pedra é basalto

Se não bastasse isto...Se não bastasse isto...

• Ainda tivemos neste ano, um incêndio no Ainda tivemos neste ano, um incêndio no período da seca nesse ecossistema, que período da seca nesse ecossistema, que contribuiu ainda mais para afugentar contribuiu ainda mais para afugentar animais e destruir essa vegetação, animais e destruir essa vegetação, danificando esse importante córrego de danificando esse importante córrego de nossa cidade. Se continuarmos nesse nossa cidade. Se continuarmos nesse ritmo será que num futuro próximo não ritmo será que num futuro próximo não teremos problemas de abastecimento de teremos problemas de abastecimento de água em nosso município?água em nosso município?

O assoreamento...O assoreamento...

• Devido a escassez da mata ciliar em Devido a escassez da mata ciliar em alguns locais próximo a estação de alguns locais próximo a estação de tratamento de água, verificamos a tratamento de água, verificamos a existência em determinados lugares, de existência em determinados lugares, de água barrenta, o que demonstra o água barrenta, o que demonstra o assoreamento do córrego devido assoreamento do córrego devido ausência de vegetação no trajeto do ausência de vegetação no trajeto do mesmo.mesmo.

A poluição...A poluição...

• Em nossa caminhada verificamos muito Em nossa caminhada verificamos muito descaso com o lixo esquecido a beira do descaso com o lixo esquecido a beira do córrego, o que pode vir a contamina-lo. córrego, o que pode vir a contamina-lo. Essa mesma água é consumida por nossa Essa mesma água é consumida por nossa família abastecendo toda a cidade e que família abastecendo toda a cidade e que tem sua captação próximo a esse local.tem sua captação próximo a esse local.

E ainda ossadas de animais...E ainda ossadas de animais...

Além de tudo isso, ainda encontramos Além de tudo isso, ainda encontramos ossadas de animais ao longo de sua ossadas de animais ao longo de sua extensão, o que nos fez pensar, se extensão, o que nos fez pensar, se bebemos ou não essa água, quando os bebemos ou não essa água, quando os animais estavam em estágio de animais estavam em estágio de putrefação.putrefação.

Apesar disso...Apesar disso...

• ...e com tudo que ocorreu no Córrego do ...e com tudo que ocorreu no Córrego do Jacu, a natureza ainda não se dá por Jacu, a natureza ainda não se dá por vencida e mostra toda a sua força vencida e mostra toda a sua força tentando se recompor de forma tentando se recompor de forma exuberante...exuberante...

A vegetação ...A vegetação ...

• Observamos também que após as Observamos também que após as primeiras chuvas da estação, a vegetação primeiras chuvas da estação, a vegetação mostrou sua imponência fazendo a vida mostrou sua imponência fazendo a vida renascer...renascer...

Os animais...Os animais...

• Durante o curto período de tempo que Durante o curto período de tempo que estivemos no local, percebemos uma rica estivemos no local, percebemos uma rica fauna e flora que compõem esse fauna e flora que compõem esse ecossistema, com uma diversidade variada ecossistema, com uma diversidade variada de pequenos animais, e até animais de de pequenos animais, e até animais de médio e de grande porte.médio e de grande porte.

Pegadas...Pegadas...

• Algumas pegadas identificaram a Algumas pegadas identificaram a presença de muitos animais, mesmo após presença de muitos animais, mesmo após o incidente e a modificação do o incidente e a modificação do ecossistema causado pelo impacto ecossistema causado pelo impacto ambiental nesse habitat.ambiental nesse habitat.

ANTA

CACHORRO DO MATO MÃO - PELADA

ONÇA

ONÇA

Tive a sorte de fotografar...Tive a sorte de fotografar...

...a vegetação do cerrado, o córrego e suas ...a vegetação do cerrado, o córrego e suas belezas naturais, o que sobrou da cascata, belezas naturais, o que sobrou da cascata, alguns animais, insetos, roedores e aves alguns animais, insetos, roedores e aves que serviram para fundamentar e dar um que serviram para fundamentar e dar um colorido especial ao projetocolorido especial ao projeto

Tive a sorte de fotografar...Tive a sorte de fotografar...

• Pequenos roedores, insetos, e aves do Pequenos roedores, insetos, e aves do local nessa ida ao corrego e até local nessa ida ao corrego e até marimbondos.marimbondos.

Um grilo camuflado entre os gravetos

E até um jabuti usando outra camuflagem...

Olhe o pássaro camuflado entre as folhagens.

Ninguém é de ferro...Ninguém é de ferro...

• ...era a hora do lanche, dos professores....era a hora do lanche, dos professores.

INDIANA JONES

ESSA COORDENADORA ARRUMA CADA COISA...

BERNARDA

O QUE SERÁ QUE O GENILSON TÁ FAZENDO COM ESSA GARRAFA TERMICA DENTRO DO CORREGO DO JACU ?

GEÓGRAFOS HISTORIADORES

UFA!!

BIOLOGOS SOFREM!!

Esqueci de encolher a barriga...

TUDO QUE AQUI VOCE VIU FORAM TUDO QUE AQUI VOCE VIU FORAM BASEADOS EM FATOS REAIS...BASEADOS EM FATOS REAIS...

LEMBRE-SE: LEMBRE-SE: A NATUREZA TEM O A NATUREZA TEM O DOM DE RECONSTRUIR, MAS VOCE DOM DE RECONSTRUIR, MAS VOCE CIDADÃO, TEM QUE FAZER A SUA CIDADÃO, TEM QUE FAZER A SUA PARTE...PARTE...

Só assim nossos filhos e netos, terão ainda Só assim nossos filhos e netos, terão ainda tempo de ver, caso tenhamos consciência tempo de ver, caso tenhamos consciência ecológica, fotos maravilhosas como estas ecológica, fotos maravilhosas como estas desses lugares paradisíacos. desses lugares paradisíacos.

Pela natureza...Pela natureza...

FIMFIM