Sambaqui arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

15
BREVE HISTÓRIA DA PESQUISA EM SAMBAQUI Alunos: Vitor Marilone Cidral da Costa do Amaral Professora: Marta Regina Heinzelmann Curso: Licenciatura em História Disciplina: História Pré-Colonial

description

Este trabalho busca informar sobre as pesquisas sambaquianas e possibilidades de interpretações, uma forma discursiva em sala de aula.

Transcript of Sambaqui arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

Page 1: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

BREVE HISTÓRIA DA PESQUISA EM SAMBAQUI

Alunos: Vitor Marilone Cidral da Costa do Amaral

Professora: Marta Regina Heinzelmann

Curso: Licenciatura em História

Disciplina: História Pré-Colonial

Page 2: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

Introdução

● A arqueologia é a ciência que estuda as culturas a partir do seu aspecto material […] (GASPAR, Madu. A arqueologia do litoral brasileiro. pg.5.).

Page 3: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

● (1870- 1930) Caracterizava-se a arqueologia brasileira os temas sobre os achados de Lagoa Santa, os sambaquis do sul do país e as culturas do baixo Amazonas.

Page 4: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho
Page 5: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

OS SÍTIOS● Basicamente são caracterizados por

elevações arredondadas, podendo chegar à 30m de altura, sua construção é feita de restos faunísticos, artefatos de pedra, vestígios de fogueiras e fúnebre.

Page 6: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

TENDENCIAS SOBRE A FORMAÇÃO DO SAMBAQUI

● Fenômenos naturais e artificiais;

– Artificialistas: Sustenta a ação humana e propunham diversas explicações sobre o acúmulo de restos faunísticos

– Restos faunísticos, acumulo de concha de ostras,mariscos e frutos do mar, que todavia companhava sua alimentação. A outra, em decorrência da presença de muitos sepultamentos, supõe que são monumentos funerários.

Page 7: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

Observações– Por terem alimentos procedentes do mar como

dieta, os geomorfólogos acham que a distribuição espacial dos sítios, tanto à beira do mar como a quilômetros de distancias, informaria sobre os movimentos costeiros

– Datações radiocarbônicas de amostras provenientes de sambaquis, fornecem referencial sobre o período de construção dos sítios.

Page 8: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

Pesquisas arqueológicas considerada moderna

● Na década de 50, quando foram obtidas as primeiras datações radiocarbônicas e feita as primeiras analises sistemáticas de sítios – Importantes pesquisadores franceses e americanos, como

Anette Emperaire, Joseph Emperaire, Alan Bryan e Wesley Hurt, vieram ao Brasil estudar os dois grandes temas da arqueologia brasileira e colaboraram na formação de especialistas.

– Pesquisadores brasileiros também dedicaram-se a entender a ocupação do litoral: Castro Faria; do Museu Nacional, escavou o enorme sambaqui de Cabeçuda, Santa Catarina; Paulo Duarte, do Instituto de Pré-História de São Paulo e Loureiro Fernandes, da Universidade do Parana.

Page 9: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

1960- Fortalecimento das instituições de pesquisas e conta também com contribuições significativas

de moradores.

Page 10: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

Guilherme Tiburtius

– Acompanhou o desmonte de vários sambaquis e formou a magnifica coleção que hoje integra o Museu do Sambaqui de Joinville, Tiburtius deixou inúmeros croquis que mostram a disposição de objetos encontrados. Alguns desses desenhos são, até hoje as únicas informações existentes sobre certas estruturas. Tiburtius foi vítima da discriminação sofrida pelos amadores quando começou o processo de profissionalização dos pesquisadores.

Page 11: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

Problematização( pesquisadores)

● Abriu-se um abismo entre arqueólogos e interessados em desvendar o passado. Amadores foram proibidos de coletar dados, sítios foram destruídos sem que houvesse qualquer tipo de registro. Arqueólogos desenvolveram uma linguagem restrita a comunidade cientifica, sem qualquer compromisso com a divulgação para sociedade brasileira.

Page 12: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

Exemplos● Outros países resolveram o conflito

entre profissionais e amadores de maneira mais criativa, atraindo o interesse da população, que auxilia na fiscalização de sítios arqueológicos, participar em pesquisas e financia estudos. Em contra partida, há todo um empenho em traduzir o conhecimento para um público maior algo que só na década de 90 começou a ser feita no Brasil.

Page 13: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

Considerações finais– Atualmente a arqueologia brasileira vem se

transformando de maneira significativa, processo que, entre outras coisas, está relacionado com os desdobramentos da globalização.

Page 14: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

Artificialistas Ganha força , os sambaquis parecem ter sido uma espécie de monumento, os sítios são considerados marco paisagísticos, importante referência espacial para seus construtores, que podiam avistá-los a grande distância.

Mista Inicia-se investigações sobre os processos de formação natural que resultam na feição atual dos sambaquis. A idéia é que, após o abandono do sítio pelo grupo que o construiu, o local tenha passado por inúmeros processos naturais e culturais que determinam sua feição atual.

Page 15: Sambaqui  arqueologia do litoral brasileiro- Trabalho

Referências bibliográficas● GASPAR, Madu. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

● Imagem I: http://www.eb.mil.br/image/image_gallery?uuid=2dbe0539-07da-4e55-9334-2cc115f8c294&groupId=10138&t=1373399308217