Sanguineo leno

16
Tecido sanguíneo É um fluído indispensável à vida, que circula pelo coração e vasos sanguíneos levando oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos inúteis para os pulmões, o fígado e os rins, onde são excretados dos rins.

Transcript of Sanguineo leno

Page 1: Sanguineo leno

Tecido sanguíneoÉ um fluído indispensável à vida, que circula pelo coração e vasos

sanguíneos levando oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos inúteis para os pulmões, o fígado e os rins, onde são

excretados dos rins.

Page 2: Sanguineo leno
Page 3: Sanguineo leno

... Medula óssea

A medula óssea dos ossos do esqueleto, consiste em células sanguíneas em diferentes estágios do desenvolvimento e um tecido de suporte conhecido como ESTROMA. É composto por células reticulares semelhantes a fibroblastos, fibras de colágeno e matriz extracelular. Macrófagos fixados, que são forma madura de monócitos, responsáveis pela remoção de células vermelhas velhas da medula. A medulas é um tecido altamente vascularizado, formado por canais preenchidos com sangue que estão ligados às regiões do endotélio. As células do sangue maduras atravessam o endotélio para chegar à circulação

Page 4: Sanguineo leno

Medula óssea, origina células

sanguíneas

Page 5: Sanguineo leno

ERITRÓCITOS

Page 6: Sanguineo leno

Morfologia das hemácias na doença

• Anisocitose: variação no tamanho das hemácias: Macrócitos e micrócitos

• Policromasia: aumento no número de hemácias policromáticas no esfregaço sanguíneo. (apresentam citoplasma azul acinzentado)

• Hipocromasia: diminuição na concentração de hemoglobina (possuem halo maior de palidez

• Poiquilocitose: presença de hemácias com morfologia anormal

Page 7: Sanguineo leno

Hemácias hipocrômicas

Page 8: Sanguineo leno

LEUCÓCITOS

Page 9: Sanguineo leno

Neutrófilo

Nos tecido exercem a fagocitose, nos locais de inflamação ou infecção, onde engolfam, matam e digerem bactérias e danificam ou participam na destruição dos agentes micóticos, algas e vírus. Esta movimentação, quimiotaxia, ocorre em resposta a sinais químicos de diversas células.

Os neutrófilos são eliminados por morte celular programada ou apoptose. Também são destruídos no baço fígado e medula óssea pelos macrófagos residentes.

Os neutrófilos morrem após a fagocitose, suas enzimas são liberadas no meio extracelular, causando liquefação do tecido. O conjunto denomina-se PUS.

Page 10: Sanguineo leno

Neutrófilos

Page 11: Sanguineo leno

Morfologia dos neutrófilos

Tamanho: 12 a 15 µm de diâmetro ou 2 a 2,5 vezes o diâmetro de uma hemácia.

Núcleo lobulado ou parcialmente segmentado com cromatina densa, roxo escura.

Citoplasma – roda claro ou azulado, com granulação fina e delicada.

Poucos neutrófilos bastonetes são observados.

Page 12: Sanguineo leno

Eosinófilo

Núcleo bilobulado, citoplasma azul pálido, com grânulos grandes, cor laranja.Circulam no sangue por 6 horas, antes de migrarem para os tecidos. Preferencialmente pele, pulmões e trato gastrintestinal, penetram por via linfática ou migração direta.Quando há ligação de parasitas ao alergénico à IgE presente na superfície dos mastócitos, ocorre degranulação dos mastócitos, com a liberação de histamina, com efeito quimiotático sobre os eosinófilos. O conteúdo dos grânulos causa sérios danos a parasitas grandes, como trematódeos e nematódeos que possuem IgG na sua superfície. Têm atividade bactericida e fagocítica limitada, podendo desempenhar papel importante nas destruição de células neoplásicas.

Envolvidos nas reações alérgicas.

Page 13: Sanguineo leno

Basófilo

No sangue em pequeno número duram poucas horas, antes de migrar para os tecidos residindo durante várias semanas.Eles têm papel nas respostas alérgicas e inflamatórias.São precursores dos mastócitos, com os quais possuem muitas semelhanças estruturais e funcionais. Os grânulos contêm heparina e histamina.

Page 14: Sanguineo leno
Page 15: Sanguineo leno

Monócito

São as maiores células do sangue normal.

Têm núcleo lobulado e citoplasma abundante, azul acinzentado.

Vida intravascular de alguns dias, funcionam principalmente nos tecidos onde se diferenciam em macrófagos.

Monócitos e macrófagos respondem a estímulo quimiostático e exercem a fagocitose.

São parte das defesas do corpo contra infecção bacteriana e viral, fagocitam e digerem células mortas ou em estado terminal.

Page 16: Sanguineo leno

Plaquetas ou trombócitos

São produzidas nos canais vasculares (sinusóides) da medula óssea, pela fragmentação do citoplasma de megacariócitos. Os megacariócitos são grandes, pois sofrem 7 processos de mitose sem divisão nuclear ou citoplasmática. O resultado é um núcleo poliploide lobulado. As plaquetas são menores que as hemácias e não possuem núcleo. Seu citoplasma contém REL, mitocôndrias e muitos grânulos ricos em proteínas

coagulantes e citocinas.

Média de vida 10 dias. Estão sempre presentes no sangue mas não estão ativas a menos que uma lesão tenha ocorrido ans paredes do sistema

circulatório.