Santificação

14

Transcript of Santificação

Page 1: Santificação
Page 2: Santificação

Definições: Santo – Heb. קודש , Gr. άγιος

Significa, em ambos os casos “separado”, consagrado a alguma coisa ou de alguma maneira, diferente.

Page 3: Santificação

Santificação x Santidade

1) O que é a “Santificação”? 1 Co 1.1-3

Observe o que Paulo diz: “…aos santificados em Cristo Jesus…” (v.2). O verbo “santificar” no grego é hagiázô e o particípio desse verbo aqui é hegiásmènois e o qual está na voz passiva. Isso indica que é uma ação a qual o sujeito da oração sofre e para a qual ele nada faz ou contribui.

2) O que é a “Santidade”?

Então ele diz: “…aos (…) chamados para ser santos…”, que literalmente traduzido fica: “chamados (de fato) santos”, ou “chamados efetivamente para ser santos”. E isso quer dizer: “chamados para uma conduta santa, um comportamento que expresse a santificação que Deus lhes conferiu”.

Enquanto a Santificação é um ato da graça Divina em purificar um pecador, a Santidade é o ato de Deus separar para Si esse pecador o qual Ele purificou para o “Seu uso”. Eis o porque o pecador que foi santificado deve continuar vivendo em santidade diante de Deus, pois, é assim que ele cumpre o propósito da Santificação em sua vida.

Page 4: Santificação

Na história Breve catecismo de Westminster

PERGUNTA 35. Que é santificação?

R. É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, e habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão.

Ref. 1Pe 1.2; Ef 4.20-24; Rm 6.6; 12.1-2.

Page 5: Santificação

Na história A SANTIFICAÇÃO – Confissão de fé batista de 1689 - Londres

Os que estão unidos a Cristo, tendo sido chamados eficazmente e regenerados, possuem agora um novo coração e um novo espírito, criados nele por mérito da morte e da ressurreição de Cristo; e, por esse mesmo mérito, são mais e mais santificados individualmente, pela atuação da Palavra e do Espírito de Cristo neles habitando. O domínio de tudo que é pecado, sobre eles, é destruído; as suas várias concupiscências vão sendo sempre mais enfraquecidas e mortificadas; e os crentes mais e mais são vivificados e fortalecidos, em todas as graças salvadoras, para praticarem toda a verdadeira santidade, “sem a qual ninguém verá o Senhor”.

A santificação abrange o homem todo, ainda que imperfeita enquanto nesta vida. Em toda parte ainda permanecem alguns resíduos de corrupção, dos quais provém uma guerra irreconciliável: a carne militando contra o Espírito, e o Espírito militando contra a carne.

Page 6: Santificação

O que não é santificação?

Usos e costumes: Ser santo não é guardar uma série de regras e normas concernentes ao vestuário e tamanho do cabelo. Não é ser contra piercing, tatuagem, filmes da Disney. Não é só ouvir música evangélica, nunca ir à praia ou ao campo de futebol. Não é viver jejuando e orando, isolado dos outros, andar de paletó e gravata.

Colossenses 2.23

Page 7: Santificação

O que não é santificação?

Manifestações carismáticas: Levantar as mãos, arrepiar-se, chorar... Essas coisas não são sinais de salvação!

Mateus 7.22-23

Page 8: Santificação

O que não é santificação?

Vã ortodoxia: A santidade implica principalmente na mortificação do pecado que habita em nós e em viver de acordo com a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Apesar de regenerados e de possuirmos uma nova natureza, o velho homem permanece em nós e carece de ser mortificado diariamente, pelo poder do Espírito Santo.

Mateus 23.23

Page 9: Santificação

O que não é santificação?

Algo opcional: Quando “sabemos” que fomos crucificados com Cristo (Romanos 6.6), nos “consideramos” mortos para o pecado e vivos para Deus (Romanos 6.11), não permitimos que o pecado “reine” sobre nós (Romanos 6.12) e nem nos “oferecemos” a ele como escravos (Romanos 6.13), experimentamos a vitória sobre o pecado (Romanos 6.14).

Page 10: Santificação

O que não é santificação?

Algo Instantâneo: Ela não se obtém instantaneamente, por meio de alguma intervenção sobrenatural. Deus nunca prometeu que nos santificaria inteiramente e instantaneamente. Na verdade, os apóstolos escreveram as cartas do Novo Testamento exatamente para instruir os crentes no processo de santificação.

II Co 3.18; Fl 2.12; Ef. 4.13; Fl 3.12

Page 11: Santificação

O que não é santificação?

Resistível: Muito embora o verdadeiro crente tropece, caia, falhe miseravelmente, ele não permanecerá caído. Será levantado por força do propósito de Deus, mediante o Espírito. Sua consciência não vai deixá-lo em paz. Ele não conseguirá amar o pecado, viver no pecado, viver na prática do pecado.

Fl 2.13; Lc 15.18

Page 12: Santificação

Santidade e Salvação Qual a relação? Ef. 1.4; Rm 8.29; Ef. 2.8-9

J. C. Ryle: “Precisamos ser santos, porque esse é um supremo fim e propósito pelo qual Cristo veio ao mundo... Jesus é um salvador completo. Ele não retira, meramente, a culpa do pecado do que crê, ele vai além... Rompe o seu poder.”.

A santificação é fim da salvação, de modo que fomos salvos para podermos estar dignos diante do Senhor, na santidade que Ele mesmo nos proporciona e capacita. A santificação é, portanto, SINERGISTA.

Page 13: Santificação

Você é santo?Hb 12.14; Jo 3.16; Rm 8.19-24

“Não ouvimos mais falar de santidade nas pregações e nos livros, não insistimos que nossos líderes devam ser santos, não tocamos na necessidade de santidade pessoal em nossa evangelização.” – Kevin Deyoung

Somos conhecidos por sermos obedientes?

Seu céu é um lugar de santidade? (O céu de Deus é um lugar santo!)

Sua vida cristã é cheia de lutas? Você tem travado uma guerra contra sua carne? Ou você desistiu por achar “difícil demais”?

Page 14: Santificação

Recomendações:Brecha em nossa santidade, Kevin Deyoung – Ed. Fiel

Santidade – Sem a qual ninguém verá o Senhor, J. C. Ryle (Internet).