SAP Exits

2
User Exit ( Customer Exit ) Encontradas em programas standard pela chamada CALL CUSTOMER-FUNCTION. Esse comando funciona de maneira similar à chamada de uma função comum (CALL FUNCTION), porém o nome da função será sempre um número que corresponde a um dos componentes listados nas ampliações da CMOD. São funções que não estão ativas e tem seus includes vazios . Assim, o comando CALL CUSTOMER-FUNCTION é um comando usado em diversos lugares do Standard para chamar funções de User-Exit(Customer-Exit) definidas na transação SMOD e ativadas pela transação CMOD . O nome da função é formado da seguinte forma: EXIT_<nomedoprograma>_<sequencia>. Ao encontrar a User-exit (Customer-Exit), verificar se os valores passados para a função atende às necessidades, pois não temos a opção de incluir novos parâmetros. Veja o exemplo abaixo:

description

User Exits

Transcript of SAP Exits

Nelson da Costa Carneiro Filho

User Exit (Customer Exit )

Encontradas em programas standard pela chamada CALL CUSTOMER-FUNCTION. Esse comando funciona de maneira similar chamada de uma funo comum (CALL FUNCTION), porm o nome da funo ser sempre um nmero que corresponde a um dos componentes listados nas ampliaes da CMOD. So funes que no esto ativas e tem seus includes vazios.

Assim, o comando CALL CUSTOMER-FUNCTION um comando usado em diversos lugares do Standard para chamar funes de User-Exit(Customer-Exit) definidas na transao SMOD e ativadas pela transao CMOD.

O nome da funo formado da seguinte forma:EXIT__.

Ao encontrar a User-exit (Customer-Exit), verificar se os valores passados para a funo atende s necessidades, pois no temos a opo de incluir novos parmetros.

Veja o exemplo abaixo:

Dando um duplo clique nessa linha, voc ir ser levado para a funo EXIT_SAPLMR1M_001 que um componente da aplicao da MM08R002 da SMOD.

Um programador pode criar a Include Z que existe dentro dessa funo e implementar a Exit.

Todas as funes definidas como User-Exits (Customer-Exits) na SMOD so chamadas dessa forma dentro do standard, ou seja, voc pode definir um BREAK-POINT pelo comando CALL CUSTOMER FUNCTION para procurar Exits.

Para checar a existncia da EXIT :

1 - Descobrir o nome do programa em que se deseja verificar a existncia da EXIT.2 - Ir na transao SE16 e informar a tabela INFO_MODS3 - Na tela de seleo informar no campo MEMBER: * + nome_programa + *Exemplo :