SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil...

32
Espelho meu, espelho meu Saiba quais os cuidados a ter para uma pele saudável. SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Lucy Liu será o Watson de Sherlock na TV FAMA & TV PÁGINA 31 A desobediência segundo os A Naifa ARTE & LAZER PÁGINA 22 Varsóvia a sério DESPORTO PÁGINA 12 Portugal enfrenta hoje a Polónia, no 1.º jogo de preparação para o Euro e Paulo Bento quer empenho máximo para desfazer dúvidas. BARTLOMIEJ ZBOROWSKI/EPA Dívidas da Câmara de Lisboa são seis vezes superiores às do Porto ACTUALIDADE PÁGINA 06 Munícipes só podem falar uma vez por ano GRANDE PORTO PÁGINA 02 Quarta-feira 29 Fevereiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1765 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Cidades falham na protecção infantil ACTUALIDADE PÁGINA 10 As despesas por pagar pelos municípios, empresas e serviços municipais subiram 17% em 2010 para quase 10 mil milhões de euros. Lisboa apresenta os valores mais elevados de dívida líquida - 776 milhões de euros -, enquanto o Porto fica na 5.ª posição. As despesas por pagar pelos municípios, empresas e serviços municipais subiram 17% em 2010 para quase 10 mil milhões de euros. Lisboa apresenta os valores mais elevados de dívida líquida - 776 milhões de euros -, enquanto o Porto fica na 5.ª posição. PUB

Transcript of SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil...

Page 1: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

Espelho meu, espelho meu Saiba quais os cuidados a ter para uma pele saudável.

SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20

Lucy Liu será o Watson de Sherlock na TV

FAMA & TV PÁGINA 31

A desobediência segundo os A Naifa

ARTE & LAZER PÁGINA 22

Varsóvia a sérioDESPORTO PÁGINA 12

Portugal enfrenta hoje a Polónia, no 1.º jogo de preparação para o Euro e Paulo Bento quer empenho máximo para desfazer dúvidas.

BARTLOMIEJ ZBOROWSKI/EPA

Dívidas da Câmara de Lisboa são seis vezes superiores às do Porto

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Munícipes só podem falar uma vez por ano

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Quarta-feira 29 Fevereiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1765 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Cidades falham na protecção infantil

ACTUALIDADE PÁGINA 10

As despesas por pagar pelos municípios, empresas e serviços municipais subiram 17% em 2010 para quase 10 mil milhões de euros. Lisboa apresenta os valores mais elevados de dívida líquida - 776 milhões de euros -, enquanto o Porto fica na 5.ª posição.As despesas por pagar pelos municípios, empresas e serviços municipais subiram 17% em 2010 para quase 10 mil milhões de euros. Lisboa apresenta os valores mais elevados de dívida líquida - 776 milhões de euros -, enquanto o Porto fica na 5.ª posição.

PUB

Page 2: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Processo das esplanadas fica concluído em Março

O vereador do Urba-nismo na Câmara do

Porto, Gonçalo Gonçalves, revelou ontem que o pro-cesso das esplanadas da Praça Parada Leitão, cons-truídas no início de 2010, está em fase de audiência prévia, devendo ficar «de-finitivamente» concluído durante o mês de Março. «As esplanadas não foram licenciadas pela Câmara em 2012, mas não estão ile-gais, porque está a decor-rer o processo normal, ou seja, está a decorrer o pra-zo de audiência prévia», ex-plicou Gonçalo Gonçalves.

PRAÇA PARADA LEITÃO

Estruturas receberam ordem de demolição do IGESPAR em 2011

ANDRÉ NACHO

Moradores sem respostas A Câmara do Porto prometeu ontem apre-

sentar em Março um plano para resolver os problemas da ‘movida’ nocturna da Baixa, mas não calou as queixas dos moradores na reunião camarária. A sessão pública acabou com a indig-

BAIXA

nação dos populares perante a falta de respostas e a «injúria» do vice-presidente, levando o presidente Rui Rio a dizer «se não se cala, sai!» a três muníci-pes. Os moradores queriam res-postas da câmara, que há mais de um ano criou um grupo de trabalho para resolver o caso.

O presidente da Câma-ra do Porto revelou on-

tem ter criado uma regra que tira prioridade nas inscrições aos munícipes que quiserem participar mais do que uma vez nas reuniões públicas do executivo em cada ano civil.

«Desde 1 de Janeiro que há uma regra nova, que me pare-ce de elementar bom senso: quando alguém já falou [no pe-ríodo destinado ao público das Novas regras em vigor na autarquia desde o início deste ano

CÂMARA DO PORTO Rui Rio cria regra que tira prioridade nas inscrições aos munícipes

Quem já falou vai para o fim da fila Munícipes só podem falar uma vez por ano nas reuniões. Para voltarem a falar, ficam em último lugar.

LUÍS ANICETO

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

reuniões do executivo] num dado ano civil, sempre que quiser voltar a inscrever-se fica sempre em último lugar na lista, para dar oportunida-de a outros para falar», anun-ciou Rui Rio.

RESULTADOS 2011

STCP com prejuízos de 54,5 milhões A Sociedade de Transpor-tes Colectivos do Porto (STCP) teve, em 2011, um prejuízo de 54,5 milhões de euros, penalizada pelo agravamento em 70% dos resultados financeiros negativos, segundo as contas da empresa.

MATOSINHOS

Feira da Protecção Civil abre amanhã A Câmara de Matosinhos e o NorteShopping pro-movem a partir de ama-nhã a IV Feira da Protec-ção Civil de Matosinhos. Até 11 de Março, o centro comercial acolhe activida-des como demonstrações do suporte básico de vida, exposições, simulações de acidentes rodoviários ou rastreios gratuitos.

TURISMO DO PORTO

Cozinha nacional a património mundial A cozinha tradicional por-tuguesa vai candidatar-se a Património da Humani-dade da UNESCO, avançou a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que vai liderar o processo.

POBREZA

CAIS recebe mais pedidos de ajuda Em 2011, os pedidos de ajuda à Associação CAIS atingiram o valor mais alto de sempre, com um aumento de cerca de 6% face a 2010. No ano pas-sado, a CAIS acompanhou 320 utentes entre os Centros de Lisboa e Porto.

AMBIENTE

Registo de emissões poluentes na Net A Comissão de Coordena-ção e Desenvolvimento Regional do Norte lança amanhã o novo serviço ‘Balcão Electrónico’, onde as empresas do Norte passarão a registar os dados relativos às emissões de poluentes.

10 SEGUNDOS

PUB

O autarca respondia assim às críticas do vereador Pedro Carvalho, da CDU, que, no iní-cio da reunião camarária, aler-tou para o caso de duas pes-soas que, depois de se terem inscrito para participar na reunião camarária, «foram contactadas pelos serviços, que lhe disseram que não po-diam participar».

Rio esclareceu que «o que aconteceu foi que os serviços não cumpriram» a ordem e «inscreveram as pessoas que já tinham falado» durante es-te ano. «Foi um erro dos ser-viços, que não deviam ter acei-te as inscrições [dos muníci-pes que já falaram em reu-niões públicas do executivo de 2012]. É uma pena, porque há alguém que nunca falou que não vai falar», esclareceu.

De acordo com Rui Rio «quem nunca teve oportunidade de falar deve ter preferência»

Vereador do CDS-PP que pediu suspensão de mandato ainda não foi substituído

Page 3: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 4: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 5: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 6: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

vidas da saúde. Na conferên-cia de apresentação da 3ª Ava-liação ao Programa de As-sistência Económica, Gaspar frisou que Portugal passou no exame com «sucesso».

Enfatizando que «o contro-lo da execução orçamental pa-ra 2012» é o objectivo prioritá-rio, o responsável classificou a tarefa como um «desafio», revelando que a previsão de crescimento da economia pa-ra este ano foi revista em baixa. Os números apontam agora para uma contracção de 3,3%, quando as previsões ini-ciais indicavam 3%.

Sobre os números da taxa de desemprego, que no último trimestre de 2011 bateram um recorde máximo, as previsões

Vítor Gaspar anunciou que o Governo vai absorver cerca

de 3 mil milhões de euros por cessão de créditos de entidades públicas aos bancos. A liberta-ção destes montantes permite aumentar os fundos das insti-tuições bancárias para o finan-ciamento da economia real.

O ministro das Finanças confirmou ontem que foi

aprovada pela troika a quarta parcela do pacote de resga- te português. Nos próximos meses Portugal vai receber 14,9 mil milhões de euros (to-talizando 53 mil milhões), dos quais 2 mil milhões são para o fundo de capitalização da ban-ca e 1,5 mil milhões para as dí-

TROIKA Programa de ajuda «está no bom caminho, mas subsistem desafios»

Nova tranche ‘custa’ menos crescimento e mais desemprego

Governo absorve três mil milhões

Taxa de desemprego deve aumentar para 14,5% até ao final do ano e descer ligeiramente em 2013.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

LUSA

apontam para que a situação se agrave para 14,5% ainda este ano, sendo esperada uma ligeira diminuição em 2013. Em relação à venda do BPN ao BIC, esta deve estar con-cluída até ao final de Março.

Aprovado no exame, ministro das Finanças mantém controlo da execução orçamental como prioridade

Clima económico atinge novo mínimo históricoO indicador de clima eco-nómico atingiu um novo

mínimo histórico em Fevereiro, enquanto a confiança dos con-sumidores recuperou ligeira-mente, segundo os dados do Ins-tituto Nacional de Estatística (INE). Para o recuo de -4,7 pon-tos, em Janeiro, para -4,9 pon-

INE

tos, em Fevereiro, contribuíram sobretudo os sectores da indús-tria transformadora e da cons-trução e Obras Públicas, cujos indicadores de confiança tam-bém se deterioraram. Já a con-fiança dos serviços e do comér-cio melhorou, com o comércio por grosso a registar melhorias

enquanto o comércio a retalho voltou a deteriorar-se. Entre os consumidores, a evolução foi po-sitiva, com o indicador de con-fiança a passar de -57,1 pontos, em Janeiro, para -55,8. Esta é a primeira vez, desde o final de 2009, que o indicador de con-fiança regista melhorias.

Festejar o dia do nas-cimento de quatro em

quatro anos é o que 7427 pessoas têm que fazer pelo simples facto de terem nas-cido a 29 de Fevereiro. De acordo com a agência Lusa, os chamados «bebés bissex-tos» representam uma mi-núscula parcela dos 10 milhões de portugueses. De acordo com dados do Insti-tuto do Registo e Notaria-do, nasceram em Portugal 8976 pessoas nesta data, 7427 das quais ainda vivem.

29 DE FEVEREIRO

Mais de sete mil têm aniversário a cada 4 anos

Privatização dos CTT arranca este ano O processo de privatização dos CTT deve arrancar ainda este ano, depois da TAP e da ANA, confirmou ontem a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque.

CLICKLUÍS ANICETO

No maior país católico do mundo, um de cada cinco brasileiros se

diz evangélico, conforme o último censo oficial. Como se sabe, evangélicos não costu-mam se dizer não-pratican-tes: mesmo que o Reino de Deus não seja deste mundo, eles votam com a Bíblia em punho, o que os torna um eleitorado não só muito cortejado como temido.

Se não temos um partido eminentemente evangélico, há uma bancada pentecostal e neopentecostal forte na Câmara dos Deputados, amplamente impulsionada por uma rede de TV, a Record, controlada pela Igreja Universal do Reino de Deus. Nesse cenário, surgiu nos últimos dias um projeto de lei na Câmara que pretende, na prática, legalizar um trata-mento contra a homossexua-

lidade: se aprovado, reverte-ria determinações do Con-selho Federal de Psicologia que proíbem profissionais de “curar“ gays. É outro teste aos congressis-tas laicos, que normalmente temem perder votos quando se manifestam contra as cau-sas evangélicas. É impressio-nante a quantidade de leis de fundo religioso – a maior parte delas inócua, é verdade – que são aprovadas nas casas legislativas brasileiras devido a essa pressão. No ano passado, a Assem-bleia do Estado do Rio apro-vou uma lei que obriga as bibliotecas públicas a terem ao menos uma Bíblia, sob pena de multa. Neste ano, um vereador de Vila Velha, Espírito Santo, ciente de uma superstição de noivas, quis proibir que elas se casassem sem calcinha. Não se sabia, porém, como fiscalizar, e a lei não foi adiante.

Evangelho segundo o Legislativo

D’ALÉM-MÁRVIOMÁRVIO DOS ANJOS Diretor editorial do Destak Brasil [email protected] Twitter: @marvio

Às quartas-feiras, o director do Destak Brasil revela os bastidores de um país que se tornou, de novo, o sonho da emigração portuguesa.

A pedido do Provedor de Justiça, o Tribunal

Constitucional deu provi-mento à fiscalização da constitucionalidade de di-versas normas do Regula-mento Nacional de Estágio, da Ordem dos Advogados. Isto porque impediam, por um período de três anos, a inscrição em curso de es-tágio e, consequentemente, o ingresso na profissão, a quem não obtivesse apro-veitamento nas diversas fa-ses do estágio.

ADVOGADOS

Normas dos estágios vão ser avaliadas

A CGTP-IN promove hoje, em todo o País,

uma jornada de luta euro-peia «contra a austeridade, a exploração e a pobreza». Nesse âmbito, o secretário--geral da CGTP-IN, Armé-nio Carlos, participará num Plenário no Arsenal do Alfeite e na concentração em Lisboa, às 17h30, junto aos armazéns do Chiado. Ao mesmo tempo, o Presi-dente da República recebe, em audiência, a direcção da União Geral de Trabalha-dores (UGT).

PROTESTO

Jornada de luta convocada pela CGTP no País

Page 7: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 8: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 08

ros), embora João Carvalho realce o esforço que tem sido feito para a redução desta dí-vida (-7% entre 2009 e 2010). Já o Porto ocupa a 5ª posição deste ranking com 127 milhões de euros em dívida, o que re-presenta 1,9% do total da dívi-da líquida e é seis vezes infe-rior ao valor da capital.

No entanto, também há exemplos de municípios de grandes dimensões com dívi-das muito reduzidas e quase insignificantes, como é o caso de Almada, Amadora e Vila Franca de Xira.

Apesar da melhoria global dos resultados, o sector em-

presarial local contribuiu em 2010 com uma dívida líquida de 1146 milhões de euros para o endividamento dos 150 muni-cípios que as tutelam. Para fazer face às dívidas, a Associa-ção de Transportes Rodoviários de Passageiros recomenda que seja cobrado bilhete no serviço de transporte escolar.

As despesas por pagar com aquisições de bens

e serviços por parte dos mu-nicípios e empresas e serviços municipais subiram 17% em 2010, sendo que mais de 70% das autarquias tem falta de li-quidez para pagar os valores em dívida. As estatísticas são do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que acrescenta que o montante em falta já ascende a cerca de 10 mil milhões de euros.

De acordo com João Car-valho, que coordenou este es-tudo, «boa parte da dívida co-meça a ser suportada pelos fornecedores, o que prejudica os sectores locais e regionais». «Temos, consequentemente, um aumento do prazo médio de pagamentos, que já ultra-passa neste momento os 120 dias, tendo 109 municípios um prazo médio superior a seis meses para pagar os seus compromissos.»

O município de Lisboa en-cabeça mais uma vez a lista dos mais endividados, com uma dívida de 776 milhões de euros, que representa 12% da dívida líquida de todos os mu-nicípios (6,4 mil milhões de eu-

PODER LOCAL Câmaras têm de apresentar as suas contas e dívidas até dia 15 de Março

Municípios têm uma dívida de quase 10 mil milhões de euros

Empresas locais devem 1146 milhões

Dívida líquida de Lisboa é seis vezes superior à do Porto, mesmo tendo reduzido em 7%.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

ANDRÉ NACHO

Município de Lisboa encabeça a lista dos mais endividados, apesar do esforço feito durante 2010

São vários os vírus que se encontram actual-

mente em circulação, refere ao Destak Isabel Marinho Falcão, da Unidade de Apoio às Emergências de Saúde Pública, da Direcção-Geral da Saúde, «que originam quadros respiratórios semelhantes ao da gripe e que também podem complicar-se e até originar óbito». Embora seja prematu-ro avançar que tanto estes vírus, como os da gripe, pos-sam ter sido responsáveis pelo aumento da mortalidade Francisco George fala numa possível mutação do vírus da gripe

SAÚDE

Autoridades investigam mutação do vírusocorrida na semana de 13 a 19 de Fevereiro (três mil óbitos), sabe-se, refere ainda a Isabel Falcão, que as mortes «ocor-reram ao mesmo tempo que o aumento da actividade gripal e ao mesmo tempo que o frio atingiu o País». Mas certezas só «depois de estudos aprofun-dados sobre as causas dos óbi-tos». No entanto, de acordo com as declarações do Direc-tor-Geral da Saúde à Renas-cença, as autoridades estão a investigar uma possível mutação do vírus da gripe.

SÉRGIO LEMOS/CM

Lisboa é o município mais endividado. Almada e Amadora são exemplos positivos

Cristas toma medidas para minimizar exposição à seca

A ministra da Agricul-tura, Assunção Cris-

tas, anunciou que vão ser disponibilizados 29 milhões de euros para projectos de regadio, em várias zonas do País, para minimizar a expo-sição à seca, e admitiu que há «situações delicadas», no-meadamente relacionadas com o gado. No entanto, garantiu que a tutela está empenhada e a trabalhar há mais de um mês e meio pa-ra combater esta situação. De salientar que a seca atin-ge 75% do território nacio-nal, apesar das albufeiras manterem níveis semelhan-tes a anos anteriores.

REGADIO

Quercus acusa GNR de incentivo a ilegalidades

Em Dezembro, se-gundo a Quercus, o

Comando Geral da Guarda Nacional Republicana deu indicações para o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR suspen-der a recolha de animais selvagens feridos devido a restrições orçamentais. E mais, «está a encaminhar os cidadãos que pretendem en-tregar animais feridos para os centros de recuperação e a incentivar que sejam co-metidas ilegalidades», uma vez que o transporte só po-de ser realizado por agen-tes credenciados.

AMBIENTE

NUNO VEIGA/LUSA

Os animais feridos eram resgatados pela GNR

PEDRO CATARINO/CM

Ministra liberta 29 milhões para combate à seca

ACIDENTE TUA

Investigação vai levar o necessário De acordo com o presi-dente da EDP, prosse-guem as investigações à derrocada nas obras da barragem do Tua que viti-mou três pessoas e que, reforçou António Mexia, vão «demorar o tempo que for necessário».

JUSTIÇA

Gil Martins acusado de falsificação O antigo comandante da Autoridade Nacional de Protecção Civil é acusado dos crimes de peculato e falsificação de docu-mentos. A Investigação do Departamento de Investi-gação e Acção Penal de Lisboa encontrou indícios de que Gil Martins terá desviado verbas «utiliza-das em proveito pessoal e de outros».

IGREJA

Corpo de Deus pode manter-se este ano A Igreja considera que a aplicação da proposta do Governo, que visa a elimi-nação de dois feriados religiosos, pode sofrer atrasos. Como as nego-ciações ainda não termi-naram, o facto de faltar pouco para o feriado do Corpo de Deus, este ano a 7 de Junho, pode forçar a mantê-lo no calendário.

ACP

Pouco foi feito para reduzir acidentes O presidente do Automó-vel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, defende que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária tem «feito muito pouco» para baixar o número de acidentes nas estradas portuguesas.

PORTAGENS

Rede Ibérica quer serviços comuns A Rede Ibérica de Entida-des Transfronteiriças quer compatibilizar os sistemas de cobrança de portagens, criando uma plataforma de correios ibéricos e eliminar o roaming na Península.

10 SEGUNDOS

Page 9: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUBLIREPORTAGEM

Page 10: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 10

PUB

NO

GLOBOCRUZEIRO

Navio Costa Allegra che-ga hoje às Seychelles depois de ser rebocado por um pesqueiro francês. Recorde-se que devido

a um incêndio registado na sala de máquinas, o cruzeiro encon-tra-se sem electricidade e, por-tanto, sem propulsão para conti-nuar a navegar. O Governo não

tem conhecimento de que haja portugueses a bordo, mas um representante da empresa proprietária do navio diz que há dois lusos entre os passageiros.

SÍRIA

Jornalistas que ficaram feridos fugiram para o Líbano, revelou o Comité de Coordena-ção Local Emad Hosari. No mes-

mo dia, o representante sírio na comissão de direitos huma-nos da ONU abandonou a discussão sobre a violência no país, que já fez 7500 mortos.

Adiada decisão sobre barreiras de protecção

A cimeira da Zona Eu-ro, prevista para sex-

ta-feira, foi cancelada e a de-cisão sobre a criação de «ba-rreiras de protecção (‘fi-rewalls’)» deverá ser toma-da até fim de Março, disse à agência Lusa fonte diplomá-tica. Isto no mesmo dia que Durão Barroso, o presiden-te da Comissão Europeia, ad-mitiu que a Europa «não es-tava preparada» para uma crise tão profunda.

UNIÃO EUROPEIA

É a maior vaga de cres-cimento urbano da histó-

ria, refere a UNICEF. O que justifica que cerca de metade das crianças de todo o mundo vivam agora em cidades, si-tuação que cria um sem núme-ro de necessidades que impor-ta identificar. E é este o tema dominante do relatório Si-tuação Mundial da Infância 2012, que alerta para a pobre-za que muitas crianças são obrigadas a enfrentar. E para a necessidade de colocar os mais pequenos no centro do planeamento urbano.

E embora muitos defendam que viver nas cidades é melhor do que habitar nas comunida-des rurais, a UNICEF alerta que a urbanização está a ex-cluir milhões de crianças de serviços vitais, forçando-as a lidar com a violência, a ine-xistência de água limpa ou até o acesso à educação.

MUNDO Relatório da UNICEF alerta para pobreza no meio urbano

Cidades estão a falhar na protecção infantilCerca de metade das crianças do mundo vive em cidades, o que cria desafios e muitas necessidades.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

UNICEF

«Quando pensamos em po-breza, a imagem que tradicio-nalmente nos vem à imagem é a de uma criança num meio rural», referiu, a propósito, Anthony Lake, director-execu-tivo da UNICEF. «Mas hoje um número crescente de crianças que vivem em bairros de lata e favelas estão entre as mais

vulneráveis do mundo, sem acesso aos serviços mais bá-sicos», o que significa que não só elas estão privadas de atingir o seu potencial, mas também as sociedades, já que não podem usufruir «dos benefícios económicos de ter uma população urba-na educada e saudável».

Anthony Lake reforça que

a pobreza também existe nas cidades

Leis para acabar com excessos em Lloret de Mar

A localidade espanho-la de Lloret de Mar,

uma das mais visitadas por estudantes lusos, aprovou ontem novas leis para com-bater o «turismo da bebe-deira», com multas que po-dem ir até aos três mil eu-ros. Aprovadas pela autar-quia local, incluem sanções para combater o balconing, em que jovens se lançam das varandas dos hotéis pa-ra as piscinas.

ESPANHA

Redução na Base das Lajes não vai afectar relações

A anunciada inten-ção dos Estados Uni-

dos reduzirem a presença na Base das Lajes, Açores, é «perfeitamente natural», defendeu ontem o general Loureiro dos Santos. E, mais ainda, não «irá afec-tar» as relações entre os dois países, disse ainda a mesma fonte, citada pela agência Lusa, que acredita que as Lajes «nunca serão abandonadas».

AÇORES

Page 11: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 12: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 201212 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

JUSTIÇA

Boavista quer ser reintegrado na Liga O Boavista recebeu ontem uma notificação do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa conside-rando nula a reunião do Conselho de Justiça da Federação que confirmou a sua despromoção à Liga de Honra. A SAD axadre-zada vai agora pedir a «reintegração na Liga».

LIGA DE CLUBES

Figueiredo propõe ‘liguilha’ a quatro O presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo, anunciou que irá propor aos clubes, a 12 de Março, a disputa de uma “ligui-lha” (entre os dois últimos da Liga e o 3.º e 4.º da Liga de Honra) no final da temporada, para alargar a Liga para 18 clubes na próxima época.

ÓBITO

Adeus ao magriço Jaime Graça Morreu ontem, aos 70 anos, Jaime Graça, um dos pilares do Benfica mais bem-sucedido da história, nos anos 60 e 70, de Eusébio. O médio talentoso, que também jogou no V. Setúbal, foi um dos magriços que levou a Selecção ao 3.º lugar no Mundial de 1966.

ARBITRAGEM

Pedro Proença arbitra o clássico O árbitro Pedro Proença foi o escolhido para apitar o clássico da Luz de sexta--feira. Benfica e FC Porto foram ontem alvo de controlo antidoping.

10 SEGUNDOS

15 golos tornam Lima, que

põe o Sp. Braga como can-didato ao título, o melhor

marcador da Liga.

Mas o seleccionador prefere ser prudente e ir colocando objectivos à medida que se passam fases, até porque «pa-ra chegar à final, é preciso che-gar primeiro aos quartos-de--final» e «ainda temos de dis-putar um mínimo de 270 mi-

A Associação de Clubes Europeus e a UEFA acorda-

ram acabar com os tradicionais compromissos de Agosto das selecções nacionais. O acordo – que falhou com a FIFA, pelo que se manterão os jogos das selecções não europeias – prevê que as fases finais das competições internacionais passem a terminar em meados de Julho.

Portugal entra hoje em campo para inaugurar o

Estádio Nacional de Varsóvia (local do jogo de abertura do Euro 2012) e preparar a pro-va, numa semana em que al-guns jogadores, como Ronal-do e Nani, abriram caminho para o sonho de conquistar o Europeu. Quem garante que Portugal merece ser campeão europeu é Gilberto Madaíl: «esta selecção pode trazer a Portugal uma grande alegria, (...) bem merecemos».

Para Paulo Bento: «todos queremos ser campeões. Ne-nhum dos 10 milhões de por-tugueses dirá o contrário.»

PREPARAÇÃO EURO 2012 Seleccionador quer jogo «como se fosse oficial» para decidir quem vai convocar

Paulo Bento quer desfazer as «dúvidas» em Varsóvia

Selecções europeias ‘param’ em Agosto

Portugal enfrenta hoje (19h45 – RTP1) a Polónia no 1.º jogo do ano, para preparar a participação no Euro.

JOÃO TOMÉ jtome @destak.pt

EPA

Selecção treinou ontem no palco inaugural do

Europeu de 2012

Seleccionador admite que «todos queremos ser campeões», mas prefere ir por fases

O clássico desta sexta- -feira vai disputar-se em

circunstâncias invulgares, já que vários dos titulares de Benfica e FC Porto vão jogar com poucas horas de descan-so e muitas horas de voo. O cansaço dos jogadores vai de-pender também dos minutos jogados ao serviço das selec-ções. Vítor Pereira conta com nove internacionais A ausen-tes, a maioria até quinta-feira e serão os portistas que vão fazer mais quilómetros (qua-se o dobro que os sete “em via-gem” do Benfica).

O técnico portista terá cinco prováveis titulares em trânsito: Rolando, Moutinho, James, Hulk e Janko. O caso mais preocupante é o colom-

CLÁSSICO

Dragões voam para mais longe e chegam mais tarde que águias

biano James, que joga na ma-drugada de quinta-feira em Miami e só chega no dia do jo-go, com dia e meio de descan-so (à semelhança do que já aconteceu esta época com Hulk e Maxi Pereira). O jovem, decisivo na vitória de domin-go (apesar de ter sido suplen-te), é quem vai fazer mais qui-lómetros (14 174) nesta lista de internacionais. Com a lesão de Varela, que tem uma rotura muscular, a sua presença tor-na-se “mais” necessária. Hulk e Alex Sandro podem voltar ao Porto hoje, já que o Brasil jogou ontem com a Bósnia.

Benfica afectado na defesa O Benfica terá sete jogadores a fazer 31 220 km. Os cinco

ROLANDO POLÓNIA-PORTUGAL Lisboa-Varsóvia 5514 KM

FC PORTO 59 154 KM

JOÃO MOUTINHO POLÓNIA-PORTUGAL Lisboa-Varsóvia 5514 KM

JAMES RODRÍGUEZ MÉXICO-COLÔMBIA Porto-Miami 14 174 KM

ALEX SANDRO BRASIL-BÓSNIA Porto-St. Gallen 3180 KM

HULK BRASIL-BÓSNIA Porto-St. Gallen 3180 KM

CRISTIAN RODRÍGUEZ ROMÉNIA-URUGUAI Porto-Bucareste 5666 KM

MARK JANKO ÁUSTRIA-FINLÂNDIA Porto-Klagenfurt 3852 KM

STEVEN DEFOUR GRÉCIA-BÉLGICA Porto-Heraklion 6100 KM

DJALMA ANGOLA-GUINÉ EQUATORIAL Porto-Luanda 11 974 KM

EDUARDO POLÓNIA-PORTUGAL Lisboa-Varsóvia 5514 KM

BENFICA 31 220 KM

NÉLSON OLIVEIRA POLÓNIA-PORTUGAL Lisboa-Varsóvia 5514 KM

GARAY SUÍÇA-ARGENTINA Lisboa-Berna 3252 KM

LUISÃO BRASIL-BÓSNIA Lisboa-St. Gallen 3568 KM

MAXI PEREIRA ROMÉNIA-URUGUAI Lisboa-Bucareste 5946 KM

RODRIGO ESPANHA-EGIPTO Lisboa-Torrelavega 1336 KM

WITSEL GRÉCIA-BÉLGICA Lisboa-Heraklion 6090 KM

Além dos jogadores nas selecções A, Benfica está privado de Mika, André Almeida e Luís Martins

prováveis titulares para o clás-sico que vão estar em viagem, afectam mais a defesa, com Garay, Luisão e Maxi Pereira. No entanto, o brasileiro jogou ontem e pode voltar já hoje (tal como Rodrigo, ao serviço dos sub-21 de Espanha).

Outro pormenor peculiar é o facto de vários jogadores adversários estarem juntos es-ta semana nas selecções. Além dos portugueses, são os casos de Luisão-Hulk e Alex Sandro; Maxi Pereira-Cristian Rodrí-guez; Witsel-Defour.

nutos, depois se verá se temos mais para jogar». O técnico elogiou a qualidade da Poló-nia, sobretudo a atacar, com Obraniak e Lewandowski, em-bora admitisse que não iria “buscar” nenhum jogador po-laco. Paulo Bento quer, para

hoje, uma equipa competitiva e não vai «distinguir um jogo particular de um de compe-tição», até porque «queremos desfazer dúvidas».

Quem está convicto do bom ambiente na Selecção é o director da Federação, João Vieira Pinto, que confessou ontem ter ficado «agradavel-mente surpreendido».

Page 13: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

Ser ou não ser bonito é para muitos a questão. Mas o que não devia perder de vista é que beleza também é sinónimo

de saúde. Conheça os cuidados a ter com a pele, sem esquecer o bem-estar total.

Sau

dáve

l S

audá

vel

Dest

ak

123RF

Dest

ak

Page 14: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

Destak Saudável

Biquínis para crianças com top “push up”, para um peito mais bonito, t-shirts com frases inscritas a dizer “Sou bonita demais para fazer os TPC”, oferta de cheques-cirurgia plástica e ca-pas de revistas para adolescentes, com dicas sobre “como se tornar numa top-model”, são apenas alguns dos sinais exterio-

Isabel Stilwell [email protected]

Sou bonitaou sou feia?

123RF

A beleza feminina não é um requisito de agora, bem enten-dido, nem sequer a depressão ou o bullying, mas nunca a men-sagem foi difundida de forma tão massiva, homogénea e sufo-cante, diz a psicóloga Kathryn Stamoulis, na Psychology To-day. Com a agravante de que os estudos provam que mais do que nunca, a imagem que uma rapariga tem de si mesma determina a sua auto-estima (enquanto para os rapazes a cha-ve está nas competências atléticas), o que significa que se “falhar” o casting aos 12 anos, provavelmente arruma-se a si própria na prateleira. De onde não sai, se os pais continuarem a alimentar a convicção de que aquilo que somos depende das medidas do busto e/ou da cintura. Diz Stamoulis, que as rapa-rigas elogiadas pelas suas capacidades, pelos seus talentos, pela generosidade, solidariedade e capacidade de trabalho, se sentem melhor consigo mesmas e mais felizes. Surpresa? Sin-ceramente não devia ser, mas já não digo nada.

Raparigas, crianças e adolescentes colocam vídeos de si mesmas no YouTube, pedindo a estranhos que lhes digam se são bonitas ou feias. Uma moda perigosa.

res da exigência social de que para ser alguém na vida, uma rapariga precisa de ser bonita e bem feita. Caso contrário, até pode ter uma “carreira”, mas nunca será valorizada enquanto mulher. Mas se o panorama já parecia bastante aterrador, agra-vou-se com uma nova tendência: raparigas muito novas colo-cam agora no YouTube pequenos filmes de si próprias, e pedem a desconhecidos completos que respondam à pergunta: «Sou bonita ou feia?» (Am I pretty or am I ugly?), recebendo depois os elogios, mas também os insultos e os comentários mais ordi-nários de gente anónima. Alguns foram vistos mais de quatro milhões de vezes, e é claro que há variantes de partir o coração, em que adolescentes de borbulhas na cara, ou com peso a mais, fazem vídeos confessionais, em que quase imploram que alguém, algures no mundo, lhes diga o ‘abracadabra’ que as resgate da depressão em que estão mergulhadas. Como se essa palavra salvadora alguma vez pudesse vir de um estranho!

Page 15: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 16: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

Hoje em dia, já pode juntar o útil ao agradável quando vai pas-sar um fim-de-semana fora. Há hotéis e resorts que abordam o corpo, mente, alimentação e beleza de uma forma integrada, que se reflecte na saúde. O Destak mostra-lhe duas opções. O Grupo Ô Hotels & Resorts reabriu o balneário termal nas unidades Ô Fonte Santa e Ô Astoria, nas Termas de Monfor-

Em alguns casos, ir passar um fim-de-semana fora pode ser mais do que relaxar e descansar. Experimente os novos conceitos que juntam ao bem-estar a componente da saúde.

FILIPA ESTRELA [email protected]

Beleza com saúde

em hotéis e resorts

tinho, a 70 quilómetros de Castelo Branco. Integrado numa magnífica paisagem natural, «este espaço termal representa uma oportunidade para quem procura terapêuticas naturais e indolores ou para quem, simplesmente, tem o desejo de usu-fruir de uma experiência calmante em plena sintonia com a na-tureza», explica Pedro Próspero, Director Termal de Monfor-tinho. Com reconhecidas virtudes terapêuticas, as águas da Fonte Santa de Monfortinho são indicadas para tratar quem sofre de doenças crónicas de pele, doenças hepato-vesiculares, doenças gastro-intestinais, doenças reumáticas, doenças das vias respiratórias e litíase renal. Além das terapias medicinais e capacidades curativas das águas, o balneário tem tratamen-tos e programas de beleza, bem-estar e relaxamento, como o duche Vichy a 4 mãos. «Tudo isto, com um acompanhamento permanente de um corpo clínico de excelência composto por 17 médicos em sistema rotativo e 14 terapeutas profissionais com conhecimentos de técnicas tradicionais seculares», acres-centa o responsável. Tel. 277 430 320 | ohotelsandresorts.com

Destak Saudável

Localizado no coração da reserva natural da Serra de Mon-chique, no Algarve, o Longevity Wellness Resort é simultanea-mente um resort de luxo e um espaço onde lhe tratam da saú-de. A abordagem é inovadora e foca-se nas terapêuticas da lon-gevidade e da gestão do envelhecimento, com a missão de o ajudar a preservar a saúde, e de o conduzir numa vida mais saudável, longa e feliz. Imagine um sítio onde pode fazer um check up regular, uma avaliação detalhada, uma consulta de medicina preventiva, uma gestão do envelhecimento, um pla-no alimentar rigoroso e personalizado, uma desintoxicação sa-zonal ou uma avaliação biofísica. Encontra ainda o primeiro SPA médico antienvelhecimento em Portugal, uma parceria com a La Clinique de Paris/Dr. Claude Chauchard. Preparada para estadias de curta, média e longa duração, a oferta inclui também um spa com piscina interior aquecida, centro estéti-co, deck de meditação e restaurante Longevity Cuisine by Oli-vier. Porque um corpo e uma mente saudáveis são belos. Tel. 282 240 100 | longevitywellnessresort.com

Page 17: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

PUB

Porque não ter saúde não devia ser uma alternativa, damos-lhe algumas alternativas para a melhorar. Ataque, resolva e trate alguns males que o incomodam com soluções diferentes. Conheça melhor a energologia e a hipnose clínica. E perceba se alguma o pode ajudar.

Alternativas em vez de medicamentos

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 2012 · 05TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

Energologia – Quando a natureza resolve os problemas da sua saúde

Se alguns males como depressão, perturbações de apetite, fobias ou qualquer tipo de dor o afli-gem, as linhas seguintes são para si. A homeo-patia é indicada para resolver estes e outros problemas e serve para derrotar a doença quando a saúde começa a fraquejar. Com 30 anos de experiência clínica, o Instituto Médico Homeopático Similibus dedica-se à pratica e ao ensino da homeopatia, com enfoque na ener-gologia. Trata-se da associação da homeopatia e da naturopatia, segundo métodos criteriosos desenvolvidos pelo Professor Carvalho Neto. A energologia revela-se particularmente eficaz nas doenças crónicas, doenças auto-imunes, alergias, perturbações emocionais e hormonais e dores. Se anda há meses ou anos sem resultados, a energologia pode ser a resposta.

Similibus - Instituto Médico Homeopático Rua Rodrigues Sampaio, 19 – 4.º D, em Lisboa Tel. 218 4751 60 medicinahomeopatica.com

Hipnose Clínica – Programe o seu subconsciente para ser saudável

Coordenada pelo psicólogo e hipnoterapeuta Miguel Cocco, a BeLiving – HipnoseClínica.com tem sido pioneira no tratamento de vícios. Por um lado ajuda a deixar de fumar, perder peso (através da inovadora banda gástrica virtual), largar a dependência de jogo ou deixar de usar excessivamente da Internet, e por outro lado, reduz o stress, ansiedade ou fobias. No fundo, a hipnose clínica desenvolve hipnoterapias que procuram através da hipnose e auto-hipnose dar resposta a problemas específicos. Criada em 2007, a clínica trabalha a partir de um modelo terapêutico que percebe o funciona-mento do inconsciente, e como se podem apli-car estratégias que levam à mudança. Além de consultas individuais, há também workshops, cursos de hipnoterapia e grupos de hipnose.

Hipnose Clínica Rua Marcos Portugal, n.º 4 - 1.º E, em Algés Tel. 96 169 32 00 hipnoseclinica.com

Aceite as sugestões de Mehmet Oz e Michael Roizen e trate do seu vi-sual, da ponta dos cabe-los à ponta dos pés. Munido do melhor que a ciência tem, o livro YOU - A Sua Beleza en-sina tudo sobre a biolo-gia e a psicologia da be-leza. Receitam-se tratamentos para a pele, bo-ca, unhas e cabelo, indicam-se exercícios pa-ra manter a linha e receitas para dormir bem. Ainda há um capítulo dedicado à felicidade.

YOU - A Sua Beleza

As instruções da beleza saudável

Este guia completo pa-ra o seu bem-estar físi-co, psíquico e social marca o regresso aos livros da médica mais popular da televisão portuguesa. Maria do Céu Santo aborda te-mas fundamentais para o nosso bem-estar glo-bal como a saúde, amor, sexo, envelhecimen-to e imagem. A obra da Oficina do Livro con-ta com Maria João Lopo de Carvalho e Pedro Boucherie Mendes, entre outros.

Guia do bem-estar

‘Sorria com o Corpo Inteiro’

Page 18: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

Destak Saudável

É o maior órgão do corpo humano. E o que serve, não raras vezes, de cartão-de-visita ou não fosse a pele o que acabamos por deixar ver, não só nos tempos mais quentes, quando o ca-lor convida a mostrar o corpo, mas também nos meses mais frios. Razões de sobra para reforçar os cuidados, importantes não só na prevenção do envelhecimento precoce, que preocu-pa muitos, mas essenciais também para afastar os fantasmas das doenças de pele. Porque somos todos diferentes, máxima que se aplica também à pele, há cuidados universais. Mas há outros que são específi-cos, tendo em conta que cada tipo de pele exige uma atenção diferente. Por isso, o primeiro passo será identificar qual o seu tipo e, depois, ter cuidados que valem para todos. Um deles tem a ver com a exposição ao sol. É certo e sabido – e ainda prova-do cientificamente – que o excesso de exposição solar prejudi-ca a pele, acelerando o processo de envelhecimento. E não só. As muitas campanhas serviram para tornar claro que o sol é o principal responsável pelo cancro de pele, doença que tem vin-do a aumentar de incidência. Para evitar os riscos, nada melhor

Olhar para o espelho e gostar do que se vê não implica fazer das tripas coração. Mas obriga a cuidados que, no fundo, são apenas a receita para uma vida que se quer saudável.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

Saúde à flor

do que ter um protector solar sempre à mão e não esquecer os cuidados do costume, como ter atenção às horas de maior calor. O caminho a percorrer para conseguir uma pele saudável é o mesmo que deve trilhar para uma vida sã. E tudo começa com o que comemos. Aqui, há que dar uma especial atenção às gor-duras, até porque estas inimigas da linha contribuem ainda para aumentar a oleosidade da pele. Por isso, mais uma vez o conselho é simples: optar por uma alimentação rica em legu-mes e fruta, afastando da mesa os inimigos da pele e da saúde. O tabaco e as bebidas alcoólicas fazem também parte da lista de proibidos, com efeitos que, ainda que não visíveis de imedia-to, deixam também marcas na pele. De acordo com os especia-listas, tanto os cigarros como o álcool têm impacto na aparên-cia, contribuindo para o envelhecimento precoce e para o apa-recimento de doenças de pele. Finalmente, uma palavra para o stress, escondido por trás da agitação de uma vida que segue um ritmo cada vez mais acele-rado. Um problema ao qual é difícil de escapar mas que, se per-sistir, pode dar origem a vários problemas de saúde e, claro, ao envelhecimento da pele. Por isso, tenha calma, respire fundo e não se esqueça de relaxar.

da pele

123RF

PUB

Page 19: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 2012 · 07TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

Tipos de pele Normal – existe um equilíbrio entre hidratação e oleosidade; Oleosa – o excesso de óleo potencia os pontos negros; Seca – falta de gordura natural, que deixa o rosto opaco; Mista – é um tipo de pele comum, uma mistura entre oleosa e seca.

CUIDADOS

Gestos simples, mas que fazem a diferença

ESPINHAS

Borbulhas: nem os adultos lhes escapam

A limpeza é fundamental pa-ra uma pele que se quer jovem e saudável. Mas cuidado com os excessos. Nos dias mais frios, sabe bem gozar um lon-go e quente banho. Mas se não sabia, fique então com a cer-teza de que a temperatura ele-

Quem nunca acordou com os olhos inchados ou ten-tou disfarçar, muitas vezes em vão, as olheiras que ati-re a primeira pedra. E a culpa é da falta de sono. É que, diz quem sabe, dormir pelo menos oito horas por noite tem impacto também na pele, já que é durante o período do merecido des-

DORMIR

ÁGUA

CONSELHOS & DICAS

vada da água contribui pa-ra retirar a hidratação na-tural da pele, aquela que ajuda a manter a sua saú-de. O conselho aqui é sim-ples: banhos sim, mas mais curtos e com água de pre-ferência morna.

BANHO

Limpeza sempre, mas cuidado com os excessos

Depois de se conviver com elas durante a adolescência, seria de esperar que as borbulhas dessem tréguas na idade adul-ta. Mas nem sempre é assim. Estima-se que um em cada dez adultos seja forçado a enfrentá-las e a culpa pode bem ser das hormonas, no caso de muitas mulheres, e dos genes, respon-sáveis por tornar as glândulas sebáceas mais activas. Mas há boas notícias: são já várias as substâncias que aliviam e redu-zem o aparecimento das malditas borbulhas.

Olheiras apagadas pelo sono

Hidratar para afastar as marcas do tempo

A pele merece uma atenção constante. O que significa cui-dados que devem ser diários, mas não têm que ser compli-cados. Primeiro, a limpeza, de preferência de manhã e à noi-te, que exige um leite ou loção adequada, um passo que con-siste na remoção das impure-zas e das células mortas. De-pois, segue-se a tonificação, também aqui com uma loção que vai ajudar a controlar a oleosidade da pele, deixando--a relaxada e revigorada. O terceiro passo é a hidratação, que vai ajudar a pele a manter a protecção natural e um aspecto mais saudável.

A água é um dos principais ingre-dientes do nosso or-ganismo. O que signi-fica que beber água é essencial para a nossa sobrevivência. E para a saúde da pele, já que con-segue manter a hidra-tação das células e evitar o surgimento de rugas.

canso que as células da pele mortas são removidas e rege-neradas. Mas para isso é ne-cessário tempo. E quando o processo é interrompido an-tes da hora, o resultado é aquele que muitos bem conhecem e tentam apagar: as olheiras e o inchaço.

Doenças de pele São frequentes e variadas as doenças de pele, algumas que não precisam de intervenção terapêutica, enquanto outras podem ter muito impacto na qualidade de vida, cabendo à dermatologia aliviar os sinto-mas e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Ajuda de quem sabe Chama-se dermatologista ao médico especializado nos temas de pele, cabendo-lhe fazer o diagnóstico quando existem problemas e aconse-lhar o tratamento a seguir. Por cá, são cerca de 300 os derma-tologistas, a que se juntam cerca de 50 em formação.

123RF

123RF 123RF

123RF

123RF

Page 20: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 21: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 22: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 201222 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Tiago Rebelo exportadoO romance O Tempo dos Amores Perfeitos,

de Tiago Rebelo, vai ser pu-blicado no Brasil pela LeYa, no próximo mês de Julho, in-formou o grupo editorial. O mesmo livro será também editado este ano na Roménia, com a chancela da Editora

LITERATURA

Allfa. Os livros de Tiago Re-belo estão traduzidos em paí-ses como a Itália, pela Cava-llo di Ferro, e a Argentina, pela Emecé/Planeta. No Brasil, o autor já tinha pu-blicado, em 2009, a obra in-titulada Eu e as Mulheres da Minha Vida.

Sting ao vivo no EDP Cooljazzfest 2012

Está marcado para 29 de Junho, no Parque dos

Poetas - Estádio Municipal de Oeiras, o concerto de um dos músicos mais aclamados do mundo. O compositor, cantor, actor e activista Sting abre as confirmações do Cooljazzfest. Em palco, vai estar com uma banda de cinco elementos, composta pelo guitarrista de longa data Dominic Miller, Vinnie Colaiuta (bateria), David Sancious (teclas), Peter Tickell (violino elétrico) e Jo Lawry (coros). Os bilhetes (de 35 a 60 euros) estão à ven-da a partir de 2 de Março.

CONFIRMAÇÃO

O músico abre o cartaz deste festival da melhor forma

NORMAN JEAN ROY

LIVROS POR FILIPA ESTRELA

O Espião Improvável Daniel Silva Bertrand

É o autor n.º 1 do New York Times e dispensa apresen-tações. Daniel Silva, autor de obras como O Caso Rembrandt traz uma histó-ria clássica de espionagem da segunda guerra. À semelhança dos thrillers anteriores, a história está cheia de suspense, tensão e reviravoltas. Winston Churchill escreveu que «em tempos de guerra a verdade é tão preciosa que deveria sempre ser acom-panhada por mentiras». No caso das operações de con-tra inteligência britânicas, implicava encontrar o mais improvável dos agentes: um professor de história.

A Vida Passou por Aqui Luís Francisco Oficina do Livro

O que une um motorista de táxi, um toxicodependente, um arqui-tecto, uma solteirona e uma rapariga que vive à custa de um homem casado? Descubra os laços entre as personagens.

No Calor dos Trópicos Flávio Capuleto Clube do Autor

A história retrata um Brasil do século XIX, altura de profundas mudanças. Viva a exploração dos negros escravizados e a ambição dos barões do café.

Anatomia de um Desaparecimento Hisham Matar Civilização

O escritor de origem líbia foi finalista do Man Booker Prize 2006 e escreve agora com a mesma mestria, uma história de perda, vazio e morte.

Gare do Oriente Vasco Luís Curado D. Quixote

Cinco pessoas convergem para o mesmo comboio que parte da Gare do Oriente. Estão sozinhos, mas algo des-perta a consciência comum.

Casa das Histórias

A Casa das Histórias Paula Rego, em Cas-

cais, inaugura amanhã, às 18h30, a exposição de Bru-no Pacheco Mar e Campo, com pinturas figurativas de grandes dimensões, desenhos e objectos. A mostra Mood/ Humor de Paula Rego, paten-te de 1 de Março até 24 de Junho, foi concebida a par-tir do empréstimo da série de sete pinturas de Paula Rego intitulada Possession.

LISBOA

Be-dom no CAE Figueira

Os be-dom são um grupo luso de per-

cussão que mistura os sons criados a partir de tudo o que for possível de reciclar com teatro, loucura, dança, insa-nidade e sentido de humor. Já participaram em vários festivais e eventos interna-cionais que os levaram da Inglaterra ao Bahrain! Este sábado, actuam no CAE da Figueira da Foz.

PERCUSSÃO

sempre alguma mudança. De qualquer forma, A Naifa tem uma identidade muito defini-da e forte, e essa mantém-se. Este é um álbum mais introspec-tivo, com temas mais íntimos? Todos os nossos discos são ao mesmo tempo introspectivos e expansivos. Falamos sempre de coisas que parecem insig-nificantes ou muito pessoais à primeira vista, mas que no fundo são estórias do dia-a-dia e assuntos que mexem com o mais íntimo de todos nós. Porquê este título? O que têm contra os corações obedientes? A obediência em si é um mau princípio. Pessoas demasiado

Como foi a experiência de fazer este primeiro disco

sem João Aguardela? O João está sempre presente, sentimos a falta, como é óbvio, mas também sentimos que, pe-lo facto de darmos outra vida à A Naifa, estamos a perpetuar o legado dele e a manter viva a nossa relação com ele. O que mudou de rumo e o que quiseram manter? A Naifa sempre foi um campo de experimentação à volta das canções e continua a sê-lo. Nunca nos interessou fazer dois discos iguais, por isso há

FILIPA ESTRELA [email protected]

São 11 os temas do novo CD, do grupo que actua a 7 de Março, no S. Luiz e a 12 de Abril na Casa da Música

A Naifa ‘Não se Deitam Comigo Corações Obedientes’ é o primeiro disco dos A Naifa sem João Aguardela. Luís Varatojo respondeu às perguntas do Destak sobre o novo trabalho (que chega às lojas no fim de Março em CD e Vinil) e a digressão que se estende de 2 de Março a 5 de Maio.

«A obediência em si é um mau princípio»NUNO CARVALHO

obedientes não têm sentido crítico, nem opinião própria. Sentem que este é um disco que se presta a concertos ao vivo? Os temas ganham outra vida no confronto com o público. Os nossos espectáculos acon-tecem em salas onde é possí-vel ser intimista ou expansivo. O que esperam desta digressão? Estamos a ensaiar um espec-táculo assente neste disco, mas que percorre os outros três. Escolhemos canções que de alguma forma têm a ver com as novas, recuperamos algumas que não tocamos há muito tempo e outras que nun-ca tocámos ao vivo.

«A ideia foi fazer um espectáculo

absolutamente novo, mesmo em relação

à parte visual»

Page 23: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 24: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 201224 ·

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

CARTAS DO LEITOR

Tantos pobres. Porquê?

Dados divulgados pelo Eurostat, um em cada quatro portugueses vivia em 2010 em pobreza ou ex-clusão social. Um número superior à média europeia. O presidente da EAPN Portugal/Rede Europeia AntiPobreza disse: “A tendência é para aumentar” [...]. Em Junho de 2011, 55% dos desempregados não recebiam subsídio de desem-prego. Num ano, 595 mil crianças e jovens perderam o abono de fa-mília. O valor médio do Rendimen-to Social de Inserção baixou de 198,3€ para 89,7€, menos de me-tade...

Para combater este flagelo, o governo, numa lógica assistencia-lista e sem atacar as causas da pobreza, cria o denominado Pro-grama de Emergência Social a pensar nas IPSS, Instituições Parti-culares de Solidariedade Social. Estes privados não actuam com critérios de cidadania, mas sim com critérios de assistenciazinha e caridadezinha, havendo um factor

adicional de anticidadania: a pre-sença maciça da Igreja Católica nas IPSS faz destas um instrumen-to de evangelização conservador, sendo financiado pelo Estado lai-co... [...]

Vítor Santos S. J. LAMPAS

Portugal a arder

Sempre que o tempo aquece os incendiários entram em acção, im-punemente. Portugal está a deser-tificar-se e os incêndios são para isso uma grande ajuda. São uma tragédia económica, ambiental e social. É inaceitável que em Portu-gal a área ardida e o número de fogos se aproximem da totalidade de todos os outros países euro-peus mediterrânicos juntos!

Ao contrário do que têm feito os governantes, os incêndios não se combatem. Evitam-se. E neste evitam-se estão sobretudo os in-cendiários. Um incendiário conse-gue queimar uma floresta limpa, mas dificilmente uma floresta não limpa arderá sem a mão do ho-

mem. Já em 1995 o jornal espa-nhol El País afirmava que Portugal continuava a arder porque o go-verno não conseguia controlar os incendiários.

Entretanto nada foi feito para controlar os incendiários e Portu-gal continua a arder. [...]

Cândido Morais BRAGA

Fezadas

A ministra Assunção Cristas, em período de seca meteorológica, tem fé em que chova para solucio-nar os problemas da agropecuária e para Duarte Marques, líder da JSD, o combate ao desemprego dos jovens «sobretudo é uma questão de fé», (jornal Público).

Haverá que pedir ao padre Fontes de Montalegre uns exorcis-mos para o aumento de emprego dos jovens e umas procissões pro-piciatórias para que haja chuva. E perante estes bruxos que nos têm governado porque não é o padre Fontes o nosso primeiro-ministro.

José Raimundo ST.º ANT.º CAV.

BRAGA

AMANHÃ 3º MÍNIMA

18º MÁXIMA

HOJE 7º MÍNIMA

20º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 8º MÍNIMA

19º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

16º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 3º MÍNIMA

21º MÁXIMA

AMANHÃ 3º MÍNIMA

17º MÁXIMA

FARO

HOJE 7º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 8º MÍNIMA

17º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 7º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

16º MÁXIMA

PORTO

HOJE 8º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

15º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE*** Pr

eenc

ha a

gre

lha

de m

odo

a qu

e ca

da

linha

, cad

a co

luna

e c

ada

quad

rado

de

3x3

cont

enha

todo

s os

núm

eros

de

1 a 9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Puro, sem mescla. Banho de chuveiro. 2. Cheiro agradável. Notícia. 3. Sinal para começar alguma coisa. Nojo. 4. Fluido gasoso, transparente e invisível que constitui a atmosfera. Mais mau. Altar cristão. 5. Prejudicar a nutrição. 6. Cova pouco profunda, geralmente com água. Planta fagá-cea. 7. Frigorífico (Brasil). 8. Nome da letra L. O homem de estatura muito mais baixa que a normal. Designa dor, admi-ração, repugnância (interj.). 9. Torna são. Curral de gado bovino. 10. Apodere-se de. Abertura na terra. 11. Muito gordo. Tratamento dado às freiras Verticais: 1. Grudar. Sulfato de cal hidratado. 2. Dar asas a. Contr. da prep. por com o art. def. a. 3. Emissão de voz. Pun-gente. 4. Banco com três pés. Contr. da prep. a com o art. def. os. 5. Gargalhada. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o. 6. Elemento nº 10 da classificação periódica, de sím-bolo Ne. Pessoa. 7. Contr. da prep. de com o art. def. o. Aquele que se envolve em questões. 8. Bago do cacho da videira. Apatetado. 9. Série, fileira ou agrupamento de casas. Grande porção. 10. Animal recém-nascido. Grito prolongado e lamen-toso do cão. 11. Soar. Agarrar à força

CRUZADAS Horizontais: 1. Casto, Duche. 2. Olor, Nova. 3. Lamiré, Asco. 4. Ar, Pior, Ara.

5. Desnutrir. 6. Poça, Faia. 7. Geladeira. 8. Ele, Anão, Ui. 9. Sana, Touril. 10. Tome,

Cova. 11. Obeso, Soror Verticais: 1. Colar, Gesso. 2. Alar, Pela.

3. Som, Dolente. 4. Tripeça, Aos. 5. Risada, Mo. 6. Néon, Ente. 7. Do,

Rufião. 8. Uva, Tarouco. 9. Casaria, Ror. 10. Cria, Uivo. 11. Ecoar, Filar

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

PUB

Page 25: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 26: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 201226 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptViagens

Um manto branco marca a chegada da Primavera no Douro

DR

Um ‘hotel design’ de quatro estrelas, que

roda 35 graus, deve abrir portas em Abril, em Cami-nha, após um investimento superior a 4 milhões de eu-ros. Segundo os promoto-res do investimento, o ob-jectivo passa por realizar uma ‘pré-abertura’ do novo equipamento, já totalmen-te concluído, em Abril. «Es-tamos a apostar tudo para aproveitar a época da Pás-coa que, por natureza, leva muitos turistas a Caminha», disseram à agência Lusa.

CAMINHA

DR

Hotel design roda 35 graus

A Bolsa de Turismo de Lisboa, que decor-

re entre 2 e 4 de Março, é um lugar onde sonhos, la-zer, actividades e turismo têm um lugar especial. A Entidade Regional de Tu-rismo do Porto e Norte de Portugal estará presente no certame com uma reno-vada aposta na interactivi-dade e nos conteúdos digi-tais disponibilizados pelos Municípios e Parceiros re-gionais através de uma pla-taforma interactiva inova-dora.

BOLSA DE TURISMO

DR

Norte marca presença

tivo das cerejas é mais eviden-te. Durante o percurso, uma técnica mantém o diálogo com os visitantes e explica o desen-volvimento do ciclo da cereja. As inscrições encontram-se abertas para grupos com o mínimo de 20 pessoas. Mais informações através de cm-re-sende.pt e do telefone 254 877 200.

Festival da cereja à vista Depois da Rotas das Cerejei-ras em Flor, o Município de Resende celebra a sua afama-da cereja. O habitual Festival da Cereja decorre este ano, entre os dias 2 e 3 de Junho, A mostra que apresenta o de-licioso fruto, sempre acom-panhado de animação e mú-sica popular.

Com a Primavera à por-ta, a Câmara Municipal

de Resende aproveita o cená-rio que a Natureza proporcio-na e promove pelo segundo ano consecutivo, visitas guia-das pela Rota das Cerejeiras em Flor. Durante os meses de Março e Abril, as encostas do rio Douro são pintadas de branco, oferecendo um cenário único e inspirador a descobrir.

Do programa faz parte uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende e uma viagem pelas freguesias de São João de Fontoura, São Pe-dro de Paus e São Martinho de Mouros e Barrô, onde o cul-

PASSEIO Descubra o cenário maravilhoso das cerejeiras em flor no Douro

Na rota das cerejeiras

PUB

FILIPA ESTRELA [email protected]

Page 27: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 28: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB

Page 29: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil
Page 30: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

Classificados · www.Destak.pt · 30 4ª Feira · 29 de Fevereiro de 2012

Page 31: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

4ª Feira · 29 de Fevereiro de 2012 · 31

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

o argumentista e produtor de serviço.

A mítica personagem do detective vive um novo fenó-meno de culto por estes dias, muito por culpa da série

AUTODESTRUIÇÃO

Anne Hathaway diz que fez erros na juventude A actriz Anne Hathaway, uma espécie de “namoradinha da América”, comentou ao jornal britânico The Sun que, ao con-trário do que se possa pensar, também fez erros na juven-tude a exemplo de outras celebridades. «A Lindsay Lohan e eu temos mais em comum do que as pessoas pensam. Ambas fizemos coisas que não deveríamos ter feito. A única diferença é que eu fiz essas coisas enquanto estava na faculdade e nin-guém sabia de nada. Passei muito tempo a autodestruir- -me. Já passei essa fase, estou concentrada e saudável», diz.

BOATOS

Gianecchini esclarece que não sofre de sida

À revista brasileira Época, Reynaldo Gianecchini explicou que o autotransplante de medula foi o único momento em que pensou «caramba, será que aguento isto?». O galã da Globo esclarece tam-bém os boatos de que seria portador do vírus da sida. «Primeiro checkei todos os

vírus e bactérias, para che-gar ao cancro. Posso dizer com toda a alegria do meu coração para quem se preo-cupa realmente comigo: Eu não tenho sida.» ACTRIZ DE 41 ANOS

Uma Thurman está grávida pela 3.ª vez

A actriz Uma Thurman está grávida do seu terceiro filho. A boa-nova acaba de ser confirmada pelo próprio representante da artista à revista norte-americana People. O bebé é fruto da relação de quase cinco anos da actriz de 41 anos com o magnata francês Arpad Busson, oito anos mais velho. Thurman já é mãe de Maya (13 anos) e Levon (10 anos), ambos nascidos do casamento com o actor Ethan Hawke.

COSTA CONCÓRDIA

NGC exibe imagens inéditas do naufrágio

Dois meses após o trágico acidente do Costa Concór-dia, o National Geographic Channel (NGC) traz-lhe tes-temunhos e imagens inédi-tos sobre o naufrágio do cruzeiro num documentário esta noite em estreia quando forem 22h15.

NAS

ESTRELASSala regressa à TVI

No domingo, António Sala regressa ao júri do ‘A Tua

Cara Não Me Estranha’ após a cirurgia a um tumor.

«Não gostaria de fazer

uma novela» JOÃO MANZARRRA

APRESENTADOR

A série O Último a Sair, criada por Bruno No-

gueira, Frederico Pombares e João Quadros, realizada por Sérgio Graciano e produzida pela Até ao Fim do Mundo, recebeu o Prémio de Melhor Programa de Ficção 2011 da Sociedade Portuguesa de Au-tores. Na categoria de Melhor Programa de Entretenimen-to, venceu Cuidado com a Lín-gua, outra aposta da RTP, de autoria de José Mário Costa e Ricardo Freitas. Linha da Frente, de novo um produto do canal estatal, uma ideia de Mafalda Gameiro, foi eleito Melhor Programa de Infor-mação. No Cinema distingui-

FICÇÃO, ENTRETENIMENTO E INFORMAÇÃO

RTP arrebata prémios da Sociedade de Autores

ram-se João Canijo, Rita Blan-co e Nuno Melo. Na Música Fausto venceu nas categorias de Disco e Canção. A Cader-neta de Cromos de Nuno Marlk foi considerado o Mel-hor Programa de Rádio.

Quem disse que o caro Watson, o fiel e pacien-

te amigo de Sherlock Holmes teria de ser obrigatoriamente um homem? Em breve, num remake da história para a televisão norte-american, a exótica Lucy Liu abraçará tal personagem dos contos de Arthur Conan Doyle. No pro-jecto intitulado Elementary, a actriz de 43 anos será Joan Watson, num papel tradicio-nalmente masculino, mas que ali ganhará uma nova nuance.

De momento ainda não se sabe em que livro policial se-rá inspirada a nova história. Apenas é certo que Watson e Holmes viverão juntos, em Nova Iorque, no tempo pre-sente. Se o episódio piloto for do agrado do público, o pro-jecto resultará numa série com estreia nos EUA no Ou-tono. No papel do protagonis-ta estará o britânico Jonny Lee Miller. Robert Doherty é

EUA Exótica actriz de 43 anos será a fiel companhia de Sherlock Holmes numa série em pré-produção

Lucy Liu será Joan Watson, num papel tradicionalmente masculino. O projecto estreia no Outono.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

Crystal não agradou com prestação morna

A gala dos Óscares foi acompanhada por

39,3 milhões de telespecta-dores nos EUA, via ABC, o que representa uma subi-da de 4% face às audiências do ano passado. Este ano o comediante Billy Crystal foi o anfitrião da festa pela 9ª vez, arrecadando duras crí-ticas. O Washington Post comentou que mais pare-cia «o anfitrião de um jan-tar num cruzeiro para cin-quentões». O Hollywood Reporter definiu a perfor-mance como «sem riscos, pouco divertida, pensada para uma gala sem ritmo». O New York Daily News

ÓSCARES VISTOS POR 39,3 MILHÕES NOS EUA

comentou que «recuperou com inteligência a fórmula do passado: uma montagem rá-pida como abertura, um nú-mero de canto/dança e meia--dúzia de piadas acutilantes mas sem ferir ninguém».

Elementar minha cara Lucy

‘O Último a Sair’ foi eleito o Melhor Programa de Ficção

A gala não surpreendeu e recorreu a fórmulas de sucesso

EPADR

britânica Sherlock (com Be-nedict Cumberbatch como es-trela) e da saga cinematográ-fica protagonizada por Robert Downey Jr. e Jude Law, numa visão de Guy Ritchie.

No projecto ‘Elementary’

as personagens vivem em Nova

Iorque na actualidade

Page 32: SAUDÁVEL PÁGINA 13 A 20 Espelho meu, espelho meu · Diretor editorial do Destak Brasil marviodosanjos@gmail.com Twitter: @marvio Às quartas-feiras, o director do De stak Brasil

PUB