Saúde & Beleza

9
Feira de Santana (BA) - Ano I . Edição 1 . Julho/2012 Dez respostas sobre as dores na coluna 05 de gosto. Dia Nacional da Saúde. Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. A popularmente chamada dor na coluna pode vir de músculos, nervos, ossos, articulações ou outras es- truturas na coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, restrita a um local ou irradiar para ou- tras áreas. A dor pode ser sentida no pescoço (po- dendo irradiar para os braços), coluna superior, ou na região lombar (podendo irradiar para as pernas). Confira, na página 05, respostas para 10 questões relacionadas às dores na coluna. Sorriso Saudável Veja nesta edição duas dicas que buscam valorizar ainda mais o seu sorriso: a corrreta utilização da esco- va de dentes e a prevenção contra o tártaro. Confira.

description

Edição do mês de julho / 2012.

Transcript of Saúde & Beleza

Page 1: Saúde & Beleza

Feira de Santana (BA) - Ano I . Edição 1 . Julho/2012

Dez respostas sobreas dores na coluna

05 de gosto.Dia Nacional da Saúde.

Saúde é um estado decompleto bem-estar físico,

mental e social, e não apenas aausência de doenças.

A popularmente chamada dor na coluna pode vir demúsculos, nervos, ossos, articulações ou outras es-truturas na coluna vertebral. A dor pode ser constanteou intermitente, restrita a um local ou irradiar para ou-tras áreas. A dor pode ser sentida no pescoço (po-dendo irradiar para os braços), coluna superior, ou naregião lombar (podendo irradiar para as pernas).

Confira, na página 05, respostas para 10 questõesrelacionadas às dores na coluna.

Sorriso SaudávelVeja nesta ediçãoduas dicas quebuscam valorizarainda mais o seusorriso: a corrretautilização da esco-va de dentes e aprevenção contra o tártaro. Confira.

Page 2: Saúde & Beleza

2 SAÚDE & BELEZA . Julho/2012

Câncer de PeleProtetor solar deve ser usado no inverno

Os cuidados com apele na estação mais friado ano não devem serdeixados de lado. A açãodos raios ultravioleta épraticamente a mesma eas nuvens filtram de 10 a15% da radiação

A exposição excessivaao sol é o principal fatorde risco para osurgimento dos cânceresda pele

Diferenças entrecarcinomas emelanomas

Os mais conhecidostipos de câncer de pelesão carcinomas emelanomas.

Os primeiros têmcrescimento lento, sãolocalmente invasivos eraramente resultam emóbitos. Apresentam altastaxas de cura se tratadosde forma precoce.

Já no segundo casosão menos frequentes,porém considerados maisgraves por geralmenteresultarem em metástase.

A primeira forma deproteção é evitar o sol,usar bloqueador solarvárias vezes ao dia,mesmo quando expostoapenas à luz artificial e napraia dar preferência aoschapéus e roupas especi-ais que obstruem os raiosultravioletas.

Um dos principaisgrupos de risco para o

melanoma são os de pele eolhos claros, assim comoquem possui muitas pintase sardas. Também deveser levado em conta ohistórico familiar, quantomaior for o grau deparentesco, maiores aschances de desenvolver adoença.

Prevençãoe Tratamento

No Brasil cerca de 20 a25% dos casos o pacienteapresenta a doença naforma metastática. Omelanoma tem essacapacidade de invadiroutros órgãos comopulmão, fígado e até océrebro.

Mesmo em situações dedoenças metastáticas comterapêuticas bastantecomplexas é possívelcurar uma parcela dessespacientes. São tratamentosde alta complexidade, oschamados tratamentosimunoterápicos, comsubstâncias que o nossopróprio organismo produzà base de interleucina-2em altas doses, comoexplica o oncologista.

FIQUE ATENTOCarcinomas – lesões

rosas, com borda ligeira-mente elevada. Pode serainda um nódulo brilhante,mancha avermelhada, ouaté mesmo uma feridaaberta que sangra.

Melanomas – apresen-ta-se em forma de pinta édiferente das outras. Émaior, tem a bordaassimétrica e o fator maisimportante é o crescimen-to. Se a pinta está cres-cendo, precisa ser avaliadaimediatamente.

Primeiro Contato A Arsus Editora, empresa

feirense criada com o objeti-vo de oferecer ao mercadomais uma opção para a publi-cação de impressos em geral,lança a primeira edição do jor-nal SAÚDE & BELEZA.

Todas as matérias divulga-das nesse periódico têm oobjetivo de esclarer dúvidase alertar o leitor sobre a im-portância da prevenção emsaúde. No futuro, divulgare-mos também artigos científi-cos e trabalhos médicos, mas,nas primeiras edições, nossameta é realizar um trabalhopreventivo.

Em caso de qualquer sinto-ma ou dúvida sobre algumadoença ou medicamentosapresentados nesse Jornal,procure um médico ou pro-fissional de saúde indicadopara cada caso.

É importante destacar tam-bém que os leitores podemparticipar do projeto, envian-do-nos dicas e sugestões de

reportagens. Para isso bastaentrar em contato através donosso e.mail:[email protected] nós, será uma honrapoder contar com sua cola-boração.

Para os profissionais dosetor, o jornal SAÚDE & BE-LEZA reservou também espa-ços especiais para a divulga-ção de suas clínicas, equipa-mentos e prestações de ser-viços. Além do e.mail citadoacima, dispobilizamos tam-bém o tel: (75) 8291-2500. Ésó entrar em contato conos-co solicitando informaçõessem compromisso.

Boa leitura, um abraço e atéa próxima.

Page 3: Saúde & Beleza

3SAÚDE & BELEZA . Julho/2012

Para enviar matérias, sugestões ou anúncios utilize nossoemail: [email protected]

Ronco e problemas para dormir podemaumentar risco de doenças cardíacas

Segundo um novo estudo,o ronco não é só desagradá-vel, mas também podetrazer problemas de saúde.Pessoas que roncam muitoalto, têm dificuldade emadormecer ou acordamfrequentemente se sentindocansados podem ter umrisco aumentado de desen-volver doenças cardíacas eoutros problemas de saúde.

O estudo incluiu mais de800 pessoas entre as idadesde 45 e 74 anos. Os pesqui-sadores perguntaram a cadaum sobre a qualidade de seusono. Três anos depois, aspessoas que disseramroncar alto foram mais deduas vezes mais propensasa ter síndrome metabólica,um conjunto de fatores derisco para doenças cardía-cas, diabetes e derrame, queincluem pressão alta, açúcarelevado no sangue, baixonível de bom colesterol,triglicerídeos elevados, eexcesso de gordura (trêsdos cinco fatores de riscoconfiguram um diagnósticode síndrome metabólica).

Globalmente, 14% dosparticipantes do estudodesenvolveram a síndromemetabólica. Os afro-ameri-canos e os sedentáriosforam mais suscetíveis doque os brancos e fisicamen-te ativos, respectativamente,a ter a condição.

Segundo os pesquisado-res, as pessoas que tinhamdificuldade em adormecerou que levantavam sentindo-se cansadas pelo menos trêsvezes por semana foramcerca de 80 e 70% maisprováveis, respectivamente,

a desenvolver três ou maisdesses fatores de risco.

Os cientistas afirmam quea privação do sono é uma“epidemia” que está quaseem paralelo com a epidemiada obesidade e o aumentogeneralizado dos fatores derisco para doença cardíaca ediabetes. Segundo ospesquisadores, as ligaçõesentre obesidade e síndromemetabólica são bem conhe-cidas, mas o papel que osono desempenha é menosevidente.

A pesquisa não podeprovar que o ronco ouqualquer outro problema desono realmente provoca asíndrome metabólica.Embora os pesquisadorestenham feito o controle paraatividade física, consumo deálcool e outros fatores, épossível que a obesidadeseja parcialmente responsá-vel pela ligação entre proble-mas de sono e síndromemetabólica.

No entanto, os pesquisa-dores acreditam que osproblemas de sono podemcontribuir diretamente emfatores de risco para doen-

ças cardíacas e diabetes.Distúrbios crônicos do sonopodem produzir altos níveisde hormônio do estresse e“exagerar” respostascardiovasculares, o quepoderia levar a mudanças napressão sanguínea, nometabolismo da glicose e nopeso.

Até mesmo a física doronco em si poderia ser aculpada pela ligação. Osexperimentos sugerem queas vibrações do corpo,causadas pelo ressonar doronco, podem aumentar ainflamação potencialmenteprejudicial nos forros dasartérias.

Por enquanto, o conselhodos pesquisadores é que osmédicos perguntem aosseus pacientes sobre suaqualidade de sono, a fim deavaliar o risco de doençascardíacas e diabetes. Damesma forma que elesperguntam sobre tabagismo,histórico de doenças, eoutros fatores de risco, aquestão do ronco e deproblemas de sono deveriaser levantada com novospacientes. (CNN).

Tomarvitamina C

evitaresfriado?A vitamina C, tem

como principalfunção fortalecer osistema imunológico,aumentando a resis-tência a infecções,gripes e resfriados; efavorecendo a absor-ção do ferro, ajudan-do a evitar anemia.Mas o que poucagente desconfia é queo nutriente é capazaté de beneficiar asaúde do coração eretardar o processode envelhecimento,bem como o apareci-mento de rugas eflacidez.

Por sorte, a quanti-dade de vitamina Cnecessária para tertodos esses benefíci-os é facilmenteatingida ao se comerentre três e cincofrutas por dia, já queo organismo tem umlimite de absorção donutriente. Daí aexplicação porque nãoadianta exagerar nadose e tomar de umasó vez suplementosque contêm 1 ou 2 grde vitamina C.

Junto com umaalimentação rica emhortaliças, asuplementação éindicada, como nocaso de atletas,praticantes de ativida-des físicas intensas,doentes crônicos,pessoas que têmgripes e resfriadosrecorrentes e quemfuma, bebe demais,se alimenta mal ouvive em lugarespoluídos.

Os afro-americanos e os sedentários foram mais suscetíveis do que os brancos e fisicamenteativos, respectativamente, a ter a condição.

Page 4: Saúde & Beleza

4 SAÚDE & BELEZA . Julho/2012

O Ministérioda Saúde (MS)vai incorporar oTrastuzumabe,um dos mais efi-cientes medica-mentos de com-bate ao câncer demama, no Siste-ma Único deSaúde (SUS).Essa iniciativa faz parte doPlano Nacional de Preven-ção, Diagnóstico e Trata-mento do Câncer de Colodo Útero e de Mama, es-tratégia para expandir a as-sistência oncológica nopaís. O ministério investi-rá R$130 milhões/ano paradisponibilizar o medica-mento à população.

Segundo lugarO câncer de mama é o

segundo mais comum nomundo e o mais frequenteentre as mulheres, comuma estimativa de mais1,15 milhão de novos ca-sos a cada ano, e respon-sável por 411.093 mortesa cada ano. No Brasil, esti-mam-se 52.680 novos ca-sos em 2012/2013.

A expectativa é que oTrastuzumabe beneficie20% das mulheres comcâncer de mama em está-gio inicial e avançado.

A medida já foi publica-da no Diário Oficial daUnião (DOU). A partir deagora o SUS tem prazo de180 dias para efetivação desua oferta á população bra-sileira. O novo medicamen-to reduz as chances dereincidência do câncer.

INCLUSÃO - O Trastu-zumabe é um dos primei-ros medicamentos incorpo-rados no SUS a partir da Lei12.401, de 2011. O decre-to, que cria uma ComissãoNacional de Incorporaçãode Tecnologias (Conitec),define regras que garantema proteção do cidadão quan-to ao uso e eficácia dessesmedicamentos, que devemter registro nacional e se-rem reconhecidos pelaAgência Nacional de Vigi-lância Sanitária (Anvisa).

O documento estabelecetambém que seja publicadoum protocolo de como equais as situações que omedicamento deve ser uti-lizado.

O medicamento é um dosmais procurados. Em 2011,o ministério gastou R$ 4,9milhões para atender a 61pedidos judiciais. Esse anojá foram gastos R$ 12,6 mi-lhões com a compra doTrastuzumabe por deman-da judicial.

A aquisição só foi possí-vel devido à economia decustos gerada por inovaçãotecnológica, parcerias pú-blico-privadas, comparaçãode preços internacionais ea centralização de compras.

Novo medicamentopara câncer de mama será

incorporado no SUSO medicamento de alto custo, Trastuzumabe, reduz as

chances de reincidência da doença. Ministério daSaúde investirá R$130 milhões/ano para

disponibilizá-lo à população.

Amamentação reduz riscos deinfecções respiratórias

Os envolvidos em processos educativos e formativos, comoprofessores de todas as disciplinas, gestores de escolas,entre outros devem estar atentos à questão da obesidade

infantil que, além de trazer grandes riscos para a saúde, levao jovem a se sentir excluído, provocando perda de auto-

estima e quadros de depressão.

A valorização das atividades físicas e esportivasorientadas por profissional de Educação Física é uma

questão de responsabilidade social.

Conselho Federal e Regionais de Educação Física

Com obesidade infantilnão dá para brincar

A boa orientação faz a diferença

Os benefícios daamamentação são variados,porém, o mais significativoestá no combate à mortali-dade infantil. O aleitamentomaterno protege o bebê dedisfunções como diarreia,desidratação e reduz aincidência de infecçõesrespiratórias. O aleitamentomaterno é aconselhadoprioritariamente até os seismeses de vida. “Nesta fase,a mão vai muito para o chão

e muito para a boca e a mãepassa anticorpos para acriança”, explicou a gerentedo departamento de enfer-magem de um hospitalmaternidade, de Curitiba,Vivian Crudo. A experiênciada enfermeira aponta quecrianças que mamam nopeito estão menos sujeitas àicterícia, doença conhecidapopularmente de amarelão.

Identificar se o filho estáou não mamando o suficien-te é delicado, portanto, aorientação é ficar de olho. Acriança que chora muitasvezes é por fome. Por isso,a mãe deve adotar a “livredemanda” e oferecer o seiosempre que a criançachorar.

Page 5: Saúde & Beleza

5SAÚDE & BELEZA . Julho/2012

1 - Quais são os motivospara consultar um médicoespecializado em ColunaVertebral?

A primeira consulta com oortopedista especializado emcoluna vertebral pode ser de-vido a duas situações:

1º - por uma deformidade.A deformidade pode ser

observada pelo próprio paci-ente ou por um familiar queidentifica alteração no níveldos ombros, da bacia ou daprópria coluna.

2º - pela presença de dor.No caso da dor ela é um

sinal de que algo não esta bemcom o nosso organismo.

2 - Por quê acontece aruptura dos discosintervertebrais?

Os discos intervertebraissão estruturas que se encon-tram localizada entre as vér-tebras. O disco é formadopor um anel fibrocartilagino-so, uma estrutura gelatinosaque recebe o nome de núcleopolposo e muita água. Elepode em determinadas situa-ções sofrer traumatismo oumesmo um envelhecimentopodendo ocorrer uma ruptu-ra do anel fibroso e o núcleopolposo extravasar de seu lo-cal original, instalando-se oquadro de dor nas costas.

3 - Qual a posição corre-ta de equilíbrio da Coluna?

Ao olharmos uma pessoacom uma postura correta eladeverá, quando vista de fren-te, estar com os ombros e abacia nivelados com o chão,correspondendo à coluna aforma de um eixo retilíneo.

Ao examinarmos uma pes-soa de lado (perfil) ela apre-sentará curvaturas ditas fisi-ológicas (normais) que garan-tem a boa distribuição depressão através dos discosintervertebrais. No perfil te-

mos uma lordose cervical(convexidade posterior dopescoço), cifose dorsal (con-vexidade anterior do dorso),lordose lombar (convexidadeanterior da região lombar), euma cifose sacrococcígea(convexidade anterior da re-gião do sacro e coccis).

4 - Em que casos éindicada a discectomiaendoscópica?

A cirurgia de hérnia de dis-co é um procedimento im-portante nos casos de dorlombar com comprometimen-to do nervo ciático que nãoalivia após oito semanas detratamento, piora da funçãoneurológica dos membros in-feriores ou ate mesmo de umprocedimento de emergênciaquando correr uma compres-são da medula. A técnica deremover o disco com umaincisão mínima esta indicadapara casos específicos dehérnia de disco, localizada emum determinado nível.

5 - Qual a relaçãoentre fator emocionale dor lombar?

Usam-se vários instrumen-tos que medem os diferentestipos de alterações da perso-nalidade. Um dos mais sim-ples e amplamente usado cha-ma-se de questionário SF-36que mede a qualidade de vidado paciente com lombalgia(dor lombar) através de 10perguntas. Deste modo pode-mos ter uma analise sobre ocomportamento da dor e a sua

interferência na qualidade devida do paciente.

6 - A má postura podeprejudicar a coluna?

Sim. Olhando uma pessoade frente a sua postura seránivelada, mas olhando de per-fil (de lado) observaremos queexistem curvaturas ditas fisi-ológicas: lordose cervical, ci-fose dorsal, lordose lombar ecifose sacrococcígea. Sem-pre que ocorrer um exagero,uma retificação ou ate mes-mo uma inversão dessas cur-vaturas teremos o que se cha-ma de uma má postura.

7 - Alongar-se pelamanhã pode aliviardores nas costas?

O de alongar-se ele é bemvindo e deve ser realizado nãosó ao acordar com antes eapós atividade física.

8 - O que é dor lombar(como se trata)?

A lombalgia (dor lombar) éa segunda causa de ausênciaao trabalho em pacientes abai-xo de 45 anos. A coluna ver-tebral é um eixo retilíneoquando visto de frente e de-sempenha a função de supor-te para o tórax e os braçosassim como para a bacia e aspernas. Os segmentos cervi-cais e lombares são os maismoveis e permitem movimen-tos amplos em todas as dire-ções. Porem a coluna verte-bral não suporta o exagero demovimentos de rotação, hi-perflexão e hiperextensão. A

correta utilização da colunavertebral prevenirá as pesso-as de sentirem dor em suacoluna. Na presença de dorocorrerá uma diminuição demovimentos implicando empiora na qualidade de vida.

9. Escoliose e nataçãoÉ uma boa atividade física

para manter a musculatura emcondições e exercitar a respi-ração A escoliose é toda equalquer deformidade lateralda coluna quando o pacienteé examinado de frente. A es-coliose tem diversas causas:neurológicas, congênitas,traumática e idiopática (semum causa conhecida). Este éo tipo de escoliose a mais fre-quente.

10. Quando a dor lombarse torna crônica?

Se não intervirmos na eli-minação ou atenuação dosproblemas que desencadeiama lombalgia. As situações quepodem gerar dor lombar são:

1- Estiramentos na muscu-latura de suporte da coluna.Em geral essa situação ocor-re quando a musculatura estámal condicionada para a pra-tica de atividades físicas, sejano esporte ou no trabalho Alesão do músculo ou ligamen-to ocorre rapidamente em si-tuações de estresse muscularou ligamentar.

2- Efeito do envelhecimen-to do corpo humano, basica-mente, relacionado com a os-teoporose, perda da flexibili-dade e elasticidade dos mús-culos e ligamentos.

3- Lesão do disco interver-tebral, com o envelhecimen-to o disco intervertebral per-de a sua resistência ocorren-do fissuras na sua periferia.

Fonte:Dr. Sérgio ZylbersztejnOrtopedista

Conheça melhor sua coluna vertebral“A dor localizada na região lombar pode se tornar crônica se não intervirmos na eliminação ou

atenuação dos problemas que desencadeiam a lombalgia”

Page 6: Saúde & Beleza

6 SAÚDE & BELEZA . Julho/2012

Quer aproveitar aomáximo as vitaminas,minerais e fibras dosalimentos? Então, consumaprodutos in natura, ouseja, no seu estado natural,sem terem passado portransformação ouprocessamento. Frutas e verduras devemser lavadas em águacorrente para eliminar asimpurezas e deixadas demolho em solução clorada,isto é, com produtos àbase de hipoclorito desódio ou água sanitária,para eliminar os micro-organismos. Deve-se secá-las antes de seremconsumidas ou guardadas,orientam os nutricionistas Vale lembrar que alimen-tos de origem animalprecisam ser cozidos ouassados, para evitar acontaminação por parasi-tas. Mas quem gosta decomida japonesa pode ficartranquilo: os peixes crusservidos no Brasil geral-mente têm boa procedên-cia, segundo os especialis-tas. Veja a seguir algumasdicas de como aproveitarao máximo os nutrientesdos alimentos.

SUCOSConsuma com moderação,pois apesar de conserva-rem bem os nutrientes, são

Saiba como preparar osalimentos e aproveitar aomáximo seus nutrientes.

mais calóricos. Issoporque a mastigação e oprocessamento dosalimentos pelo aparelhodigestivo consomemcalorias do organismo.Além disso, alimentossólidos dão maior sensa-ção de saciedade, contri-buindo para a manutençãodo peso.

USE TEMPEROSNATURAISAlho, cebola e ervasdesidratadas ou frescascomo salsinha, cebolinha,manjericão, orégano ealecrim, entre outras, sãorecomendados porque nãoalteram o aproveitamentodos nutrientes dosalimentos pelo organismo.Já temperos industrializa-dos contêm sódio,conservantes, corantes e/ou realçadores de sabor,que podem causar alergiasou reações indesejadas.

PANELAS Escolha o modelocorreto. Panelas de ferro,alumínio e inox podemliberar metais na comida,especialmente quando sãoarranhadas por colheresou outros utensílios.Prefira as de vidro, mastome cuidado para nãoqueimar os alimentos, poisesquentam rapidamente.Fonte: (UOL).

29 de agosto.DIA NACIONAL DE COMBATE

AO FUMO.

No próximo dia 29 deagosto, serão realizadas emem todo o País diversas ati-vidades em comemoraçãoao Dia Nacional de Com-bate ao Fumo.

No Brasil, cerca de 200mil mortes por ano são de-correntes do uso de cigar-ro. Segundo dados do Ins-tituto Nacional do Câncer(INCA), o tabagismo é di-

retamente responsável por30% das mortes por cân-cer, 90% das mortes porcâncer de pulmão, 25% dasmortes por doença corona-riana.

Outras doenças que tam-bém estão relacionadas sãoaneurisma, trombose, úlce-ra do aparelho digestivo, in-fecções respiratórias e im-potência sexual no homem.

“Não seja escravo da nicotina. Sua saúde é muitomais importante que a simples ilusão de um prazer.

Pare de fumar, o cigarro mata.”

5 segredos para emagrecer1 - Comer fibras: As fibrasajudam o trânsito intestinal econferem uma sensação desaciedade, que tira a fome,coma alimentos ricos em fi-bra.2 - Comer 1 ovo cozido,sempre no café da manhã. Agema ajuda aregularizaros níveis deaçúcar nosangue, di-minuindo avontade decomer do-ces, e a cla-ra combate aflacidez.3 - Beber 2litros de

água por dia entre as refei-ções, vai hidratar o corpo etirar um pouco da fome, semconsumir nenhuma caloria.4 - Comer frutas como so-bremesa: elas são ricas emfibras solúveis que formamuma espécie de gel no estô-

mago, diminu-indo a fome.5 - Não dormirapós comer: aodeitar-se, o cor-po começa arelaxar, diminu-indo seu ritmo eaumentando aschances deacumular gor-dura no orga-nismo.

Page 7: Saúde & Beleza

7SAÚDE & BELEZA . Julho/2012

Os tratamentos comlaser para depilação têmse tornado cada vez maispopulares. O princípiode ação do laser é o ca­lor; na depilação defini­tiva, o laser é “atraído”pelos pigmentos escurosdo pêlo e penetra napele, atingindo a raiz,destruindo­a. Com isso,é interrempido o nasci­

Embora eficaz,depilação a laser tem

prós e contras; conheçamais sobre o método.

mento de no­vos pêlos.Uma aplica­ção realizadapor profissio­nais não qua­l i f i c a d o sou aparelhoinadequadopode levar aqueimaduras,manchas e ci­

catrizes. É recomendávelagir com cautela antes dese submeter a tratamen­tos com laser.

O consumidor tem quetomar cuidade e não en­trar simplesmente em umestabelecimento qual­quer sem antes ter infor­mações sobre o profissi­onal, aparelho e higieni­zação.

O mecanismo de ação da depilação a laseré simples, porém delicado, e pode ter

consequências como manchas equeimaduras.

Podologia éuma área espe-cializada em tra-tar afecçõesdos pés comocalos, calosida-des, unhas en-cravadas, fissu-ras nos calca-nhares, entreoutros. Nessaárea atuam po-dólogos, pedicuros e téc-nicos em podologia.

Seu foco é mostrar comoas pessoas devem cuidar deseus pés, preenchendo umalacuna entre a pedicura e asequipes da área de saúde:

Sobrancelha definitivaA técnica garante uma sobrancelha

perfeita por um longo período

Grossas, fininhas, curva-das, as sobrancelhas são asmolduras naturais dos olhose podem fazer toda a diferen-ça no visual. Sobrancelhasbem delineadas são fundamen-tais para harmonizar e valori-zar as formas do rosto. Quan-do as sobrancelhas apresen-tam imperfeições leves, osconhecidos truques de maqui-agem com lápis ou sombraajudam a disfarçar.

Mas nos casos em que háfalhas acentuadas, perda ouaté ausência de fios, a maqui-agem definitiva pode ser umaboa opção para acabar com oproblema. Além de devolvera simetria e garantir a sobran-celha perfeita por um longoperíodo, a técnica facilita odia-a-dia da mulher moderna,poupando aquelas horas per-didas em frente ao espelho.

Para uma sobrancelhaperfeita

A técnica utilizada para asobrancelha definitiva é se-melhante à da tatuagem, po-rém é mais superficial.

Com um aparelho em for-

ma de caneta eque faz peque-nos furinhos napele, são aplica-dos pigmentossob a região sub-cutânea, ou seja,entre a primeirae a segunda ca-

madas da pele.As imperfeições são corri-

gidas fio a fio, para que o de-senho da sobrancelha seja re-produzido com o máximo denaturalidade e sejam molda-das em um novo formato.

Assim como qualquer ou-tro procedimento estético, amaquiagem definitiva deve serfeita por um profissional ex-periente e capacitado. Cadatipo étnico tem suas caracte-rísticas, portanto cada colo-ração de pele pede um tipo depigmento e o profissionaldeve ter conhecimento parafazer a opção correta em cadacaso.

É preciso fazer um teste,em outra parte do corpo emque a pele tenha a mesma to-nalidade do rosto para verifi-car a reação do pigmento. Ospigmentos utilizados na ma-quiagem definitiva, principal-mente de cor preta, tendem aficar azulados ou esverdeadoscom o passar do tempo. Porisso, a sobrancelha definitivaprecisa ser retocada após al-guns anos para manter a to-nalidade desejada.

ortopedia, dermatologia,angiologia e reumatologia.O objetivo é desenvolverum trabalho multidiscipli-nar na assistência e trata-mento dos pés para garantira saúde deles.

O que é podologia?

Para enviar matérias, sugestões ouanúncios utilize nosso email:

[email protected]

O JORNAL SAÚDE & BELEZA FOICRIADO TAMBÉM PARA DIVULGAR

AS EMPRESAS E PROFISSIONAIS DOSETOR. APRESENTE-SE AQUI.

Page 8: Saúde & Beleza

8 SAÚDE & BELEZA . Julho/2012

O que é tártaro?Tártaro, as vezes

também chamadode cálculo, é a pla-ca bacteriana oubiofilme dental queendurece na super-fície dos dentes. Otártaro tambémpode se formar sob a gengi-va e irritar os tecidos gengi-vais. Além disso, o tártaro dáà placa bacteriana um espaçomaior e propício para o seucrescimento, o que pode le-var a problemas mais sérioscomo as cáries e gengivite.

O tártaro não só prejudicaa saúde dos seus dentes egengivas, mas também é umproblema estético. Substânciaporosa, o tártaro absorve asmanchas com mais facilida-de. Assim, para aquelas pes-soas que fumam ou tomamchá ou café, é ainda mais im-portante que evitem a forma-ção do tártaro.

Como saber setenho tártaro?

Ao contrário da placa bac-

teriana que é umapelícula incolor, otártaro é uma forma-ção mineral facilmen-te visível, se estiveracima do nível dagengiva. O sinal maiscomum é uma cormarrom ou amarela

nos dentes na região da mar-gem gengival.

Como evitar a formaçãodo tártaro?

Somente a escovação cor-reta, especialmente se feitacom a ajuda de um cremedental antitártaro e o uso dofio dental podem reduzir aformação da placa bacterianae do tártaro.

DentistaDepois de formado, só o

dentista pode retirar o tártarodos dentes. O processo deretirada, feito com instrumen-tos especiais, é conhecidocomo "raspagem".

Quanto antes realizar o tra-tamento mais fácil fica a re-moção do tártaro.

Como posso cuidar daminha escova dental?

Para preservar a suaescova dental e a suasaúde, certifique-se dedeixá-la secar completa-mente entre um uso eoutro. As escovas podemser meios de cultura paragermes, fungos e bacté-rias, que depois de umtempo podem se multipli-car em níveissignificantes. Depois deusar sua escova, agite-avigorosamente sob águacorrente e guarde-a empé, de forma que possasecar.

Para evitar que osvírus da gripe e resfriadose propaguem de umaescova para outra, tenteevitar que sua escova seencoste em outrasquando guardada. Umporta-escovas tradicionalcom fendas para manterdiversas escovas em pé éum investimento valiosopara a saúde de suafamília.

Com que freqüênciadevo trocar minhaescova dental?

A maioria dos dentistasconcorda que você devetrocar sua escova dentala cada três meses.Estudos mostram queapós três meses de usonormal, as escovas sãomuito menos eficientes

Cuidados com a escovadental e sua substituição

Saiba como evitar aformação do tártaro

A escovação correta, feita com a ajuda de um cremedental e o uso do fio dental podem reduzir a formação

da placa bacteriana e do tártaro. A orientação dodentista é muito importante.

na remoção da placa dosdentes e gengivas emcomparação com escovasnovas. As cerdas sedeformam e perdem aeficiência para limpartodos aqueles cantinhoscapciosos ao redor dosdentes.

Também é importantetrocar de escova apósresfriado, gripe, infecçãona boca ou dor degarganta. Isso porque osgermes podem se alojarnas cerdas da escova elevar à reinfecção.Mesmo se você nãoesteve doente, fungos ebactérias podem sedesenvolver nas cerdasda sua escova - outrarazão para trocar suaescova regularmente.

Como posso protegerminha escova duranteviagens?

Uma caixa plástica paraescova evitará que ascerdas fiquem espremi-das ou achatadas no seukit de viagem. Após aescovação, no entanto,você deve deixar aescova secar exposta aoar, para ajudar a reduzir aproliferação de germes.

InformaçõesSolicite ao seu dentista

mais inforjmações sobrea correta utilização daescova e do fio dental.

VOCÊ RANGE OS DENTES?SUAS RESTAURAÇÕESFRATURAM COM FREQUÊNCIA?

Próxima Edição

Se isso acontece, vocêpode ser um portador doBruxismo. Confira, napróxima edição, reporta-gem completa elaboradacom o apoio deprofissionais de Feirade Santana.

Page 9: Saúde & Beleza

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������