Saúde na Comunidade

4
Rio Branco – Acre, TERÇA-FEIRA, 15 de março de 2011 9 Página 20 www.pagina20.com.br Saúde CADERNO ESPECIAL O prefeito Raimundo An- gelim e o senador Jorge Viana iniciaram no último domingo, 13, o programa Saúde na Co- munidade, que desde 2005 ga- rante atendimento em saúde nos locais de difícil acesso de Rio Branco. A ação envolve mais de 50 profissionais para atender cerca de 400 famílias no Riozinho do Rôla. Angelim ressaltou que a parceria com o ex-governador Binho Mar- ques foi muito importante e agora, com o governador Tião Viana, o esforço conjunto ga- rantirá avanços importantes no município de Rio Branco, tanto na área urbana quanto na zona rural. Neste mês de março, o foco é a saúde da mulher tra- balhadora rural, que não re- cebe apenas atenção médica com exames como o preven- tivo do câncer de colo, mas também orientações de cida- dania, como direitos legais e planejamento familiar. Até o dia 4 de abril são esperados mais de 26 mil procedimentos, com distri- buição gratuita de 202 itens de medicamentos. na Saúde Comunidade ANGELIM e Jorge Viana visitam tenda onde é realizado o atendimento odontológico

description

Encarte Especial - Jornal Página 20

Transcript of Saúde na Comunidade

Page 1: Saúde na Comunidade

Rio Branco – Acre, TERÇA-FEIRA, 15 de março de 2011 9Página 20www.pagina20.com.br

Saúde

CADERNO ESPECIAL

O prefeito Raimundo An-gelim e o senador Jorge Viana iniciaram no último domingo, 13, o programa Saúde na Co-munidade, que desde 2005 ga-rante atendimento em saúde nos locais de difícil acesso de Rio Branco. A ação envolve mais de 50 profissionais para atender cerca de 400 famílias no Riozinho do Rôla. Angelim ressaltou que a parceria com o ex-governador Binho Mar-ques foi muito importante e agora, com o governador Tião Viana, o esforço conjunto ga-rantirá avanços importantes

no município de Rio Branco, tanto na área urbana quanto na zona rural.

Neste mês de março, o foco é a saúde da mulher tra-balhadora rural, que não re-cebe apenas atenção médica com exames como o preven-tivo do câncer de colo, mas também orientações de cida-dania, como direitos legais e planejamento familiar.

Até o dia 4 de abril são esperados mais de 26 mil procedimentos, com distri-buição gratuita de 202 itens de medicamentos.

naSaúde

Comunidade

ANgELIm e Jorge Viana visitam tenda onde é realizado o atendimento odontológico

Page 2: Saúde na Comunidade

Rio Branco – Acre, TERÇA-FEIRA, 15 de março de 2011 10Página 20www.pagina20.com.br

CADERNO ESPECIAL

O Saúde na Comunidade montou uma farmácia com todos os itens distribuídos nas unidades da capital. São 202 itens de medicamentos que resolvem a grande maio-ria dos problemas diagnosti-cados pelos médicos. A dis-tribuição é possível através da parceria com o Estado e

o Ministério da Saúde. Maria Peixoto de Andrade, 60, re-cebeu a medicamento pouco tempo após ter sido consulta-da. Moradora do Barro Alto, há quinze minutos de Caja-zeira, Maria avalia o programa Saúde na Comunidade: “Mui-to bom. Fui bem atendida, graças a Deus”.

Saúde na comunidade, onde quer que ela esteja

O prefeito Raimundo Angelim e o senador Jorge Viana estive-

ram neste último domingo, 13, na comunidade Cajazeira no Riozinho do Rôla, onde deram início a mais uma eta-pa do programa Saúde na Comunidade, que em 2011 chega ao sétimo ano de rea-lização. Nada menos que 54 profissionais de diferentes áreas - de piloto de barco a cozinheira, de enfermeiros a microscopista e de agentes de endemias a médicos - estão desde o último sábado, 12, percorrendo as comunidades do Barro Alto para levar aten-dimento em saúde a cerca de 400 famílias de trabalhado-res rurais que vivem naquela região, também importante polo de produção agrícola e extrativista.

Uma grande comitiva acompanhou o prefeito e o senador, incluindo os secre-tários Osvaldo Leal (Saúde), Mário Jorge Fadel (Floresta e Agricultura), Oly Duarte (Comuicação Social), além do coordenador municipal de Defesa Civil, Gilvan Vascon-celos, e o major George San-

tos, também da Defesa Civil. Angelim, Jorge e a comitiva foram calorosamente rece-bidos pelos líderes do Barro Alto, como Diogo Silva, o “Barbudo”, Dário Gomes de Souza e Rosalina Queiroz Leite - os dois últimos res-pectivamente presidentes das associações Deus é Por Nós, da comunidade Cajazeira, e Fé em Deus, da comunida-de Barro Alto. “Estou muito orgulhoso e contente com nossos profissionais”, disse o prefeito, ao ressaltar o traba-lho desenvolvido pelas equi-pes do município e a parceria com o governo do Estado.

Duas tendas tipo iglu fo-ram montadas em Cajazeira para receber a multidão que se desloca de outras grandes comunidades (Barro Alto, Floresta, Invasão, São Ber-nardo e Água Preta) em busca de atendimento médico. São quatro médicos, dois cirur-giões-dentistas, quatro en-fermeiros, oito técnicos em enfermagem, um microspista e nove agentes de endemias, apenas diretamente na área médica. As tendas foram ins-taladas na sexta-feira passada.

Neste ano, o foco é a saúde da mulher ribeirinha. “Além das consultas e exames normais, as mulheres estão recebendo ação de cidadania que vão desde informações sobre direitos legais a plane-jamento familiar”, disse Ro-sângela Farias, coordenadora municipal do programa.

Atendida pela enfermeira Alexandra de Assis, a jovem Sabrina Tatiana Ferreira Lo-pes realizou pela segunda vez o exame PCCU, de prevenção ao câncer do colo do útero. “A primeira vez que fiz o preven-

tivo também foi por este pro-grama, aqui na comunidade”, relata Sabrina, declarando--se satisfeita com o trabalho desenvolvido pela Secreta-ria Municipal de Saúde. “As ações chegam com profissio-nais, exames e remédios em um trabalho de garantir saúde a todos”, disse Osvaldo Leal, secretário de Saúde.

São esperados trinta mil procedimentos até o encer-ramento da operação. No la-boratório estão sendo realiza-dos exames de leshmaniose e malária, duas moléstias ainda

bastante incidentes na região da Estrada Transacreana. No entanto, o número de exames até o dia 13 foi baixo (apenas seis) e o resultado deu nega-tivo para todos. No ano pas-sado foram realizados pouco mais de 26 mil procedimentos, nos quais se inclui a distribui-ção de medicamentos, que em 2011 alcança número recorde de itens: são 202 tipos diferen-tes de remédios, fazendo com que para a grande maioria dos problemas diagnosticados a medicação seja obtida na pró-pria comunidade.

Saúde e cidadania para a mulher trabalhadora rural

Mais de 200 remédios de graça

JuCELENE Almeida leva para casa vários remédios

PREfEItO Angelim e senador Jorge Viana com profissionais de saúde visitam a comunidade

fotos: marcos Vicentti

Page 3: Saúde na Comunidade

Rio Branco – Acre, TERÇA-FEIRA, 15 de março de 2011 11Página 20www.pagina20.com.br

CADERNO ESPECIAL

é a estimativa de redução do desmata-mento na região do Barro Alto desde 2005, por conta das políticas estaduais e municipais de enfrentamento à devastação da flores-

ta. Nesse mesmo período, informa a Safra, a produção de alimentos cresceu 100%. Ou seja: ampliou-se a produtividade sem a neces-sidade de derrubar novas áreas de cultivo.

“Virá muito mais”, diz Angelim sobre investimentos no Barro Alto

Os desmatamentos são cada vez menores na re-gião. O uso da mucuna, apesar das dificuldades encontradas pelos comu-nitários, é cada vez mais comum. A planta recupera o solo, fixando nitrogênio na terra e combatendo er-vas daninhas. “A cada ano a gente oferece novas al-ternativas ao uso do fogo e ao desmate”, disse Jorge Rebouças, diretor da Safra.

Sobretudo, aponta Jor-ge Fadel, titular da Safra, as políticas municipais, as quais receberam o apoio do governo do Estado e do então presidente Lula, permitiram a regularização fundiária com a consequen-te valorização dos imóveis e a fixação do homem à ter-ra. Em média, apenas com o trabalho na agricultura, os colonos têm renda mensal de dois salários mínimos.

O Barro Alto é de fato uma região privilegiada. Localiza-do na região da Estrada Tran-sacreana na fronteira com a reserva extrativista Chico Mendes, há 32 quilômetros da capital, guarda bom potencial de produção de castanha-do--brasil nas florestas remanes-centes e, com o programa de mecanização coordenado pela Secretaria Municipal de Floresta e Agricultura (Safra), com apoio do governo do Es-tado e da comunidade, a pro-dução de milho, arroz, feijão e macaxeira, a pecuária e cria-ção de pequenos animais do-braram desde que Raimundo Angelim assumiu a prefeitura de Rio Branco. “O governa-dor Binho Marques nos aju-dou com o Pacto pela Saúde, que continua agora com o governador Tião Viana. Só temos a agradecer”, disse An-gelim.

“Hoje, 90% da nossa re-

gião tem o Luz Para Todos”, lembrou Raimundo Santos, o Raimundinho, um dos mais reconhecidos líderes da comu-nidade, atualmente presidente do Sindicato dos Pequenos Agricultores, Extrativistas e Assalariados do Acre (Sinpa-sa). “Mas não é só isso: vieram a luz, a saúde, e vai vir muito mais”, garantiu o prefeito. An-gelim deu alento à comunidade ao assegurar que irá trabalhar de modo efetivo para obtenção de recursos para construção da ponte sobre o Riozinho do Rôla, o que irá encurtar dis-tâncias e faciltar o escoamen-to da produção. A ponte está orçada em R$ 1,5 milhão e sua execução depende do aporte fi-nanceiro dos governos federal, estadual e municipal.

Desde 2005, a prefeitura já distribuiu mais de 150 equipa-mentos agrícolas para as co-munidades que compõem o Barro Alto. Com o fomento

do Estado, colonos deram iní-cio ao projeto de piscicultura, e a mecanização deve avançar ainda mais: em reunião com os trabalhadores, o senador Jorge Viana propôs lutar para que a oferta de área mecanizada pos-sa ser ampliada de um hectare para dois ou três hectares. Esse trabalho irá contar com o apoio das secretarias estaduais de Ex-tensão Rural e Produção Fami-liar (Seaprof) e de Agricultura e Pecuária (Seap). Em 2010, o Riozinho do Rôla transbordou, alagando plantações. A prefei-tura interveio realizando gratui-tamente a mecanização de um hectare de terra para facilitar a recuperação dos ribeirinhos.

A produção de macaxeira, um dos carros-chefes da eco-nomia local, agora tem uma cadeia produtivida consolida-da com a implantação de uma casa de farinha construída dentro do padrão adequado à fabricação de alimento.

Menos desmate, mais produção

O NÚMERO

PREfEItO cumprimenta colaboradores do projeto no seringal Barro Alto

50%

Page 4: Saúde na Comunidade

Rio Branco – Acre, TERÇA-FEIRA, 15 de março de 2011 12Página 20www.pagina20.com.br

CADERNO ESPECIAL

O senador Jorge Viana disse que o momento atual é de unir esforços em torno do projeto de desenvolvi-mento do Estado do Acre, que alcança uma nova fase, de investimentos na produ-ção e industrialização.

Ele lembrou o período em que foi prefeito e governa-dor, das caravanas que con-duziu subindo e descendo rios, estradas e varadouros - de barco, a cavalo, carro ou mesmo a pé. Pedindo aplau-sos à equipe do programa Saúde na Comunidade, Jorge Viana lembrou também que quando iniciou o mandato de prefeito não havia centros de saúde da prefeitura em Rio Branco e que Raimundo Angelim deu grandes saltos

de qualidade nos serviços de saúde. A pequena escola de madeira e o posto de saúde de Cajazeira foram construí-dos ainda quando era gover-nador. A escola foi desenhada pelo ex-governador e o então secretário de Educação Binho Marques.

Viana fez essas citações para declarar o sentimento de afetividade que o liga às comunidades do Barro Alto e que o Acre vem apresentando sucesso em seus projetos. “A gente veio para visitar outra família nossa, que são vocês”, disse o senador, pedindo que as conquistas do atual projeto político no Estado e na pre-feitura de Rio Branco sejam motivo de alegria e júbilo. “Se não comemorarmos o que

conquistamos, não somos merecedores de algo maior”, afirmou, ao resgatar o apre-ço que o presidente Lula tem pelo Acre, garantindo as mais importantes conquistas como o asfaltamento e a construção das grandes pontes da BR-364 de Rio Branco a Cruzei-ro do Sul, além de ramais e eletrificação rural através do programa Luz Para Todos. A presidente Dilma Rousseff, disse Jorge Viana, será, assim como Lula, grande parceira do Acre.

O agricultor Carlos Alber-to fez questão de agradecer a visita de Jorge Viana, Raimun-do Angelim e toda a comitiva, afirmando que a comunidade estará sempre de portas aber-tas para o grupo.

Jorge Viana: um novo tempo para as

comunidades

“Fico feliz em estar aqui. Tenho uma relação afetiva com esta comunidade.”

Jorge VianaSenador da República

O QUE ELES DISSERAM

“O prefeito Raimundo Angelim

tem demonstrado que é um grande administrador.”

Dário GomesPresidente da Associação

Deus é Por Nós

“Temos muito a agradecer à prefeitura

e ao governo do Estado, que têm

sido nossos grandes parceiros aqui no

Barro Alto.”

RaimundinhoPresidente do Sinpasa

“Quero dizer muito obrigado em meu nome e em nome da minha comunidade. Vamos

estar sempre à disposição de vocês.”

Carlos AlbertoLíder comunitário

“Foi graças ao trabalho da prefeitura

e do governo do Estado, dessas

equipes que estão sempre conosco, que hoje podemos dizer que nossa vida está

melhor.”

Rosalina LeiteLíder da comunidade Barro Alto