Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

16
TEMPORADA DAS INFECÇÕES: SAIBA COMO SE PROTEGER DAS DOENÇAS DA ESTAÇÃO E BUSCAR O MELHOR ATENDIMENTO POR DENTRO DE UM PRONTO-SOCORRO: COMO FUNCIONA E QUANDO BUSCAR ESSE TIPO DE SERVIÇO TEMPORADA DAS INFECÇÕES: SAIBA COMO SE PROTEGER DAS DOENÇAS DA ESTAÇÃO E BUSCAR O MELHOR ATENDIMENTO POR DENTRO DE UM PRONTO-SOCORRO: COMO FUNCIONA E QUANDO BUSCAR ESSE TIPO DE SERVIÇO AGENDAMENTO ON-LINE FERRAMENTA FACILITA ACESSO A CONSULTAS MÉDICAS Informativo Unimed-BH | Ano 2 | Jul, ago e set de 2011 | Número 6 saúde sempre Com tranquilidade, a cliente Juliana Flister agenda consulta via web para o filho Francisco, de 4 anos

description

Newsletter edição 6

Transcript of Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

Page 1: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

❚ TEMPORADA DAS INFECÇÕES: SAIBA COMO SE PROTEGER DAS DOENÇAS DA ESTAÇÃO EBUSCAR O MELHOR ATENDIMENTO

❚ POR DENTRO DE UM PRONTO-SOCORRO:COMO FUNCIONA E QUANDO BUSCAR ESSE TIPO DE SERVIÇO

❚ TEMPORADA DAS INFECÇÕES: SAIBA COMO SE PROTEGER DAS DOENÇAS DA ESTAÇÃO EBUSCAR O MELHOR ATENDIMENTO

❚ POR DENTRO DE UM PRONTO-SOCORRO:COMO FUNCIONA E QUANDO BUSCAR ESSE TIPO DE SERVIÇO

AGENDAMENTOON-LINEFERRAMENTA FACILITA ACESSO A CONSULTAS MÉDICAS

Informativo Unimed-BH | Ano 2 | Jul, ago e set de 2011 | Número 6

saúdesempre

Com tranquilidade, a clienteJuliana Flister agendaconsulta via web para o filhoFrancisco, de 4 anos

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 1

Page 2: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

02| CONECTADOS

Na CENTRAL DO CLIENTE, você tem acesso rápido a canais que facilitam o dia a dia, como agendamentode consulta on-line, boletos, documentos e formulários.

Pelo canal FALE CONOSCO, tire suas dúvidas e exponha suas sugestões. Entraremos em contato, pararetorno, em 48 horas.

Pelo ATENDIMENTO ON-LINE, converse com nossos atendentes em tempo real. Tudo isso em: www.unimedbh.com.br

SAÚDE SEMPRE ON-LINEConsulte a agenda dos eventos dos Centros de Promoção da Saúde, além de dicas e informações sobrecomo prevenir doenças e manter uma vida saudável: www.saudesempreonline.com.br

SAÚDE NA TELEVISÃOMédicos da Unimed-BH debatem temas relacionados à saúde e dão dicas de como viver melhor. Acompanheo programa Pense Saúde, toda segunda-feira, às 21h, na TV Horizonte. Reprises às quartas-feiras, 16h; sábados,7h e domingos, 3h30.

CENTROS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (CPS) - Além de consultas clínicas, as unidades do Barro Preto eContagem oferecem palestras com especialistas, cursos e grupos voltados a cuidados preventivos, incluindogestantes, atenção ao diabético, cessação de tabagismo, atenção ao hipertenso e reeducação alimentar.Inscreva-se pelo Unidisk: 08000 30 30 03.

UNIDISKServiço de ambulância,autorizações, marcaçõesde consultas e exames.08000 30 30 03

ALÔ SAÚDEOrientações médicas por telefone 24 horas pordia, dadas por especialistas. Tome a melhor atitudeem relação à sua saúde, disque 4002-3100.

SITE UNIMED-BHAcesse e fique por dentro das novidades daUnimed-BH, obtenha informações sobre planos,serviços e muito mais.

ESPAÇO DO LEITORA revista Saúde Sempre está de cara nova, com mais páginas, informações e seções atrativas aos clientes daUnimed-BH. Opine, faça sugestões, contribua para a publicação melhorar cada vez mais. Envie e-mail para:[email protected]

EXPEDIENTEDiretor-presidente: Helton Freitas; Diretor de Provimento de Saúde: Luiz Otávio Andrade; DiretorAdministrativo-financeiro: Paulo Pimenta de Figueiredo; Diretor Comercial: Orestes Miraglia Júnior.Coordenação: Gestão de Marketing Unimed-BH - Analista responsável: Harlem William Patrício de Queirós.Produção Editorial: BH Press Comunicação - jornalista responsável: Brígida Alvim (MG 12.015 JP). Fotos:Fernando Lutterbach e Alexandre Mota. Projeto Gráfico: Brava Design. Impressão: Imprimaset.

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 2

Page 3: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

VOCÊ E A UNIMED-BH |03

EXPANSÃO NOSCUIDADOSNEONATAISA Unidade de CuidadosProgressivos Neonatais doHospital-Dia e MaternidadeUnimed-BH ampliou suacapacidade de atendimento.Desde abril, o número deleitos para cuidadosintensivos e semi-intensivospassou de 21 para 30 econta com andar exclusivo.Com estrutura moderna eprofissionais especializados,a unidade é capaz deatender todos os níveis decomplexidade de assistênciaao recém-nascido, comqualidade e segurança.

CENTRO CLÍNICO EMVENDA NOVAPara maior comodidade de quem mora ou trabalha em Venda Nova, Pampulha eadjacências, a Unimed-BH credenciou o Centro Clínico Venda Nova. A unidade oferece área de urgência e emergência, com serviços de apoio em diagnósticos, }como raios-x, ultrassom, tomografiacomputadorizada e laboratório de patologiaclínica. Há também pronto-atendimento em Clínica Médica e Pediatria, e ambulatório em 16 especialidades.

Centro Clínico Venda NovaRua Doutor Álvaro Camargo, 2.400, bairro SãoJoão Batista, Venda Nova. Fone: (31) 3115-4700.

FACILIDADE NO ENVIO DELAUDOS E RELATÓRIOS

Agora você pode enviar laudo de exames e relatórios médicos solicitados pela AuditoriaMédica da Unimed-BH por fax: (031) 3229-6209ou por e-mail:[email protected]. Lembre-se de identificar o documento enviadocom o seu nome e o número do seu cartão decliente. Tudo de forma simples, prática e rápida.

Para envio da documentação via e-mail oufax, a guia de perícia deve estar previamentecadastrada, por meio do Unidisk, Autweb oupessoalmente.

MAIS ESPECIALISTAS ÀDISPOSIÇÃO

A rede de cooperados da Unimed-BHganhou, em fevereiro, 147 novos integrantes, de35 especialidades médicas. Com isso, aCooperativa passa a contar com um corpoclínico de cinco mil profissionais à disposiçãodos clientes.

RELEVÂNCIA EMDIAGNÓSTICOS

As decisões médicas estão cada vez maisapoiadas em exames de imagens. Astecnologias atuais são capazes de investigar,identificar e acompanhar alterações em diversaspartes do corpo, de forma a elevar a precisão ea segurança de diagnósticos e tratamentos. DoisCentros de Radiologia e Exames (CRE) estãodisponíveis na Rede Própria da Unimed-BH, emContagem e Belo Horizonte. As unidadesfornecem exames de raios-X, ultrassonografia,ecocardiografia, tomografia computadorizada,ressonância magnética, mamografia, endoscopiadigestiva alta, colonoscopia e broncoscopia.

Centro de Radiologia e Exames ContagemAv. Babita Camargos, 1.695, Cidade IndustrialContagem.

Centro de Radiologia e Exames Hospital UnimedRua Ponta Porã, 45, Santa EfigêniaBelo Horizonte.

Tendo o pedido médico à mão, agende seuexame pelo Unidisk: 08000 30 30

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 3

Page 4: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

04| ACESSO

BASTA UM CLIQUEProximidade | Agendamento on-line reduz caminho para

marcar consulta com especialistas

urante 40 anos, o Guia Médico foi oprincipal canal para levar os clientes daUnimed-BH até os médicos e outrosprofissionais cooperados. Agora, a Coo-

perativa disponibiliza um novo recurso que tornaesse caminho bem mais prático e eficiente: oAgendamento On-line de Consultas. Com ele, ocliente pode marcar consulta conforme sua esco-lha pelo profissional, dia, horário, localização e ou-tras preferências.

O agendamento on-line está disponível na pá-gina principal do site da Unimed-BH (www.uni-medbh.com.br). Basta acessar e cadastrar-se parautilizá-lo. O sistema de busca oferece diversas for-mas de pesquisa, que permitem encontrar com fa-cilidade um profissional disponível nas diversas

especialidades médicas. “Há muito tempo eu es-tava tentando marcar uma consulta, mas tinha queficar ligando para todas as possibilidades do catá-logo médico. Agora, todos os dados estão na telae posso escolher a opção que melhor me atende.Muito bom, o serviço é perfeito”, comemora acliente Iara Amorim Figueiredo.

“Há pouco tempo, precisei agendar consultacom um hepatologista, então entrei no site daUnimed-BH para pesquisar no Guia Médico. Vi umanúncio sobre o agendamento on-line e resolviexperimentar. Fiquei surpreso com a eficiência dosistema. Agendei, recebi a confirmação e fiz a con-sulta. Como ficou mais fácil, até aproveitei paraagendar outras consultas de rotina”, conta ocliente Artur Henrique Dias.

D

“Achei o sistema deagendamento on-linemuito fácil. Usei mais deuma vez e deu tudocerto. O sistema funcionamuito bem, não tivedificuldade nenhuma.”

Artur HenriqueCliente da Unimed-BH

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 4

Page 5: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

|05

MAIS OBJETIVIDADE

A ferramenta on-line foi criada para apresentarao cliente oferta de vagas em consultórios, e fa-cilitar seu acesso à consulta médica. A necessi-dade foi percebida pela Cooperativa, com baseem queixas de clientes sobre a dificuldade em en-contrar horários vagos para consultas, mesmoquando havia médicos com horários disponíveis.

Para descobrir as causas e propor soluções,em 2010 a Unimed-BH realizou uma pesquisa te-lefônica para avaliar a capacidade de busca ofe-recida pelo Guia Médico. Percorrendo os nomesregistrados no catálogo, um a um, verificou-se queem todas as especialidades encontrava-se con-sulta para o dia seguinte. O trabalho mostrou queo meio para se chegar às consultas não era omais eficiente. “O catálogo é limitado, não indicadisponibilidade de consultas por médico, então apessoa acaba perdendo a paciência se não en-contra logo nos primeiros nomes. Além do mais,ele torna-se obsoleto rapidamente, pois não écapaz de acompanhar as atualizações”, ressaltaLuiz Otávio Andrade, Diretor de Provimento deSaúde da Unimed-BH.

O Agendamento On-line corrige as limita-ções do Guia Médico e oferece ao cliente um

leque de opções para agendar consultas con-forme critérios pessoais, como data, horário, pro-fissional e localidade. A ferramenta começou aser utilizada em novembro de 2010 e já registraum grande número de adesões, tanto de clien-tes, quanto de cooperados. “Essa será a formamais frequente de marcar consultas. As pessoasestão passando a confiar nos serviços on-line ea recorrer a eles. Assim como ocorreu com avenda de passagens aéreas via web, no iníciohouve muito estranhamento, mas logo os clien-tes se acostumaram com a comodidade”, com-para Luiz Otávio Andrade.

MÉDICOS TAMBÉM TÊM VANTAGENS

Para os médicos, o agendamento on-line temtrazido benefícios como praticidade e aproxima-ção com clientes. “É excelente, muito adequadapara uso em consultório. Proporciona ao pacientea facilidade em marcar a consulta, mesmo fora dohorário comercial”, diz o psiquiatra ProtógenesSidney de Faria. A ginecologista e obstetra ElaineMaia Costa da Silveira tem percebido a chegadade novos clientes no consultório. “É uma formade divulgar as vagas disponíveis e oferecer maishorários aos clientes”, diz.

“Agendei consultas com dois especialistas diferentes e o serviço funcionouperfeitamente. Tenho que parabenizar a Unimed-BH pela iniciativa, que é 100%.” Iara Amorim

Cliente Unimed-BH

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 5

Page 6: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

06| ESTAÇÃO SAÚDE

AATCHIM... SAÚDE!Ameaça | Inverno requer mais atenção e cuidado à saúdeSaiba como evitar e tratar as infecções respiratórias

INFECÇÕES RESPIRATÓRIASMAIS COMUNS NO INVERNOGripes, resfriados, rinites, sinusites, amidalites,faringites, otites, asma, bronquite, pneumonia.

Como preveni-las:❚ Manter hábitos saudáveis❚ Evitar exposição a ambientes frios e poluídos❚ Lavar as mãos com frequência❚ Evitar locais de aglomeração de pessoas, com

pouca ventilação❚ Evitar mudança de ambientes com diferença

de temperatura brusca❚ Manter controle e tratamento adequados de

doenças crônicas respiratórias pré-existentescomo asma, bronquite e enfisema

❚ Evitar compartilhar utensílios e ter contatopróximo com pessoas possivelmenteinfectadas.

Como identificá-las (principais sintomas):❚ Congestão nasal ❚ Corisa❚ Cefaleia❚ Tosse❚ Aumento da expectoração❚ Dor de garganta ❚ Dor de ouvido❚ Falta de apetite ❚ Dificuldade de respirar❚ Prostração❚ Dores musculares❚ Febre

Primeiros cuidados, ao sentir os sintomas:❚ Fazer repouso❚ Manter alimentação adequada, apesar da falta

de apetite ❚ Ingerir bastante líquido (água, sucos, chás)❚ Buscar orientações médicas precocemente.

stá aberta a temporada das doenças deinverno, infecções respiratórias nas quaisse enquadram gripes, resfriados, rinites, si-

nusites, bronquites, pneumonias e outras. A maiorincidência dessas enfermidades neste períodoocorre principalmente porque o ar seco e o climafrio alteram as condições das mucosas das vias aé-reas, reduzindo a capacidade de defesa e predis-pondo o organismo às infecções. Portanto, ocuidado e a atenção à saúde devem ser redobra-dos, especialmente em crianças e idosos, que pos-suem defesa imunológica mais frágil.

Segundo o pneumologista Flávio MendonçaAndrade da Silva, há dois tipos de infecções respi-ratórias agudas: as de vias aéreas superiores e in-feriores. Ambas podem ser contraídas por bactériasou vírus e requerem cuidados para que não hajacomplicações. Rinites, sinusites, amigdalites, otites,faringites, laringites são as infecções mais comunsdas vias áreas superiores. Já as infecções das viasáreas inferiores são as que acometem os brônquiose o pulmão, causando bronquite e pneumonia, quepodem resultar em quadros mais graves.

“Processos alérgicos também favorecem a en-trada de infecções, assim como a pré-existênciade alguma doença pulmonar como asma, bron-quite ou enfisema. Nesse caso, a infecção piora ossintomas e pode trazer consequências mais gra-ves”, acrescenta o especialista.

ALERTA AOS SINTOMAS

Ao identificar o início dos sintomas, a recomen-dação do pneumologista Flávio Mendonça é pro-curar atendimento médico precocemente paraobter a correta avaliação e indicação de trata-mento adequado. “Não se deve, de forma alguma,praticar a autome¬dicação. O uso indiscriminadode antibiótico, por exemplo, pode gerar resistênciabacteriana e até promover efeitos colaterais quepioram o estado do paciente”, alerta.

E

Para controlepreventivo, MariaMônica consultaperiodicamente com o médicoFlávio Mendonça

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 6

Page 7: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

|07

“Ao buscar o recursoadequado, tendo adevida orientação, opaciente ganha tanto em rapidez quanto emmelhor resolução docaso.”

Valéria MaakarounDiretora Clínica do Alô Saúde

o identificar sintomas de possíveis in-fecções das vias respiratórias, qual amelhor atitude a tomar: procurar umaunidade de urgência ou marcar con-

sulta eletiva? A resposta certa é: nenhuma das op-ções anteriores. Para esclarecer dúvidas e orientarquanto a medidas assertivas nos cuidados à saúde,a Unimed-BH disponibiliza, via telefone, o AlôSaúde. Afinal, ninguém melhor para essa consultaque uma equipe médica disponível a qualquerhora do dia ou da noite.

A médica Valéria Maakaroun, diretora clínica doAlô Saúde, relata que neste período do ano,grande parte das ligações está relacionada àsdoenças respiratórias. “Apuramos o maior númeropossível de informações com o paciente. Pergun-tamos sobre as características da tosse, cor das se-creções, febre e outros sintomas. A partir daí,sabemos se é um quadro grave ou de potencialagravamento, em que se deve buscar recurso mé-dico de urgência, ou se podem ser tomadas me-didas em casa, como incrementar a hidratação,fazer repouso e evitar choque térmico, até que sepossa fazer uma consulta com o médico de refe-rência”, explica.

O cliente é atendido por um colaborador quepergunta dados para identificação e os encami-nha ao médico. O profissional acessa a ficha dopaciente, por meio de cruzamento de dados como sistema da Unimed-BH, que lhe permite conhe-cer o perfil e sugerir o melhor caminho. As orien-tações prestadas seguem protocolos daMcKesson, instituição norte-americana líder emdefinição de protocolos clínicos. O Alô Saúde tema aprovação e o reconhecimento do ConselhoRegional de Medicina (CRM-MG).

Sheila Barbosa Queiroz recentemente recorreuao Alô Saúde para buscar orientações para o filhoVictor, de 1 ano. “Ele estava irritado e com o narizcoberto por bolhinhas de pus. Pensei que nãofosse nada demais, até ele ter febre. Fiquei preocu-pada e liguei para o Alô Saúde. A médica orientoua levá-lo logo a um pronto-atendimento”, relata.

No Hospital Unimed, Victor foi diagnosticadocom impetigo, infecção bacteriana que afeta a ca-mada superficial da pele, e recebeu prescriçãopara tratamento com antibiótico. “Graças ao AlôSaúde, corri com meu filho para o hospital e emtrês dias ele estava totalmente recuperado. Agora,a qualquer alteração que percebo nele, ligo parao Alô Saúde”, conta Sheila.

Segundo estatísticas do Alô Saúde, a procurapelo serviço tem aumentado gradativamente. Emmaio de 2009, quando foi criado, prestou 604aconselhamentos médicos. Em maio de 2010,foram 2.077 e, em maio de 2011, 7.315 aconselha-mentos.

Sheila tira dúvidas quanto à saúde do filho

DIRECIONAMENTO ADEQUADO

AALÔ SAÚDE AUXILIA NA MELHOR ESCOLHA

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 7

Page 8: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

08| NA REDE

ATITUDES CERTAS NOTEMPO EXATOPronto-atendimento | Recursos necessários para salvar

vidas e reduzir sequelas

asos clínicos que configuram emergên-cia médica e requerem ação imediata,como infarto do miocárdio, paradas car-diorrespiratórias, acidente cardiovascular

(AVC), fraturas e politraumas, encontram o melhorencaminhamento possível nas unidades depronto-atendimento (ou pronto-socorro). Elasestão aptas a receber os mais diversos tipos de ur-gência e emergência, com tecnologia para diag-nóstico e tratamentos, equipe médica e corpo deenfermagem especializados.

Além de recursos técnicos e humanos, otempo é essencial para salvar vidas em momentoscríticos. Qualquer minuto faz diferença e pode de-terminar a sobrevida e recuperação do paciente.Levando-se em conta a complexidade dessesatendimentos, as equipes seguem fluxos e proto-colos que asseguram as melhores práticas e fazemcom que as unidades de pronto-atendimentocumpram com seus principais propósitos: salvarvidas e reduzir danos à saúde dos pacientes.

A Unimed-BH dispõe de 36 unidades depronto-atendimento, incluindo serviços próprios econtratados. O Hospital Unimed, inaugurado em de-zembro de 2009, foi planejado para ser uma dasmaiores instituições privadas voltadas paraemergência e urgência de Minas Gerais. Ela contacom pronto-socorro com várias especialidadesmédicas disponíveis, juntamente com toda a estru-tura hospitalar, 24 horas por dia. Em plantão contí-nuo, estão profissionais de clínica médica, pediatria,ortopedia, cirurgia geral, neurologia e neurocirurgia.

Para apoio a diagnósticos, aparelhos de raios-X eultrassom digital, tomografia computadorizada, resso-nância magnética e exames laboratoriais estão à dis-posição das equipes médicas. O hospital conta aindacom unidades de hemodinâmica, centros cirúrgico ede terapia intensiva (CTI) para tratamentos médicos.A interação entre as áreas contribui para o sucessode uma assistência completa, precisa e imediata.

Na composição também está incluído o aten-dimento pré-hospitalar, como são chamadas asambulâncias, acionadas pelo Unidisk (08000 3030 03). Algumas são de suporte avançado e con-têm equipamentos como respirador, bombas deinfusão e cardiodesfibrilador.

C

URGÊNCIA E EMERGÊNCIAURGÊNCIA - ocorrência imprevista de agravo àsaúde, com ou sem risco potencial de vida, cujoportador necessita de assistência médicaimediata.

EMERGÊNCIA - constatação médica decondições de agravo à saúde que impliquemrisco iminente de vida ou sofrimento intenso,exigindo tratamento médico imediato.

Fonte: Conselho Federal de Medicina. Site CFM,resolução nº 1451/95.

Atendimento pré-hospitalar de urgência

O paciente grave é imediatamente socorrido

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 8

Page 9: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

O Hospital Unimed aplica sistema de estrati-ficação com o objetivo de identificar pacientesque necessitam de tratamento imediato, deacordo com o potencial de risco, agravos à saúdeou grau de sofrimento. A estratificação é ampla-mente utilizada no mundo e na rede pública desaúde brasileira.

ATENDIMENTO PRECISO PRESERVA VIDA

Hercília Fonseca Macedo comprovou a efi-ciência de um pronto-socorro. O marido dela,Nilson Macedo, de 85 anos, sofreu um AVC he-morrágico e foi atendido no Hospital Unimed. Osriscos eram altos, mas o atendimento de emer-gência fez com que a trajetória de Nilson fossebem-sucedida.

Aliviada e surpresa com a evolução do ma-rido, Hercília conta como ocorreu a emergência.“No dia 7 de abril, tínhamos acabado de jantar eestávamos na sala assistindo jornal. Fui até a cozi-nha recolher os pratos e quando voltei, depois dealguns segundos, vi que ele tinha caído da pol-trona. Bateu com a cabeça e cortou o supercílio.Chamei meus filhos e fomos depressa para oHospital Unimed. Assim que chegamos, os funcio-nários nem pediram para fazer a ficha, já o enca-minharam direto à sala de emergência, ondeforam tomadas as providências”, lembra.

Hercília calcula que, do momento em que ovaso rompeu, causando o acidente cardiovascularhemorrágico em Nilson, até o instante em que foiatendido, devem ter se passado cerca de 15 mi-nutos. A proatividade da família em levá-lo ime-diatamente ao Hospital somada à presteza daequipe que o atendeu foram determinantes paraa sobrevida e a rápida recuperação de Nilson.Agora, ele já está em casa e recebe acompanha-mento médico cardiológico, fisioterápico e neu-rológico.

“Fiquei muito satisfeita com o tratamentodado ao meu marido. Ele está se recuperandomuito bem e tenho certeza de que o atendi-mento fez toda a diferença”. Certa da gradativarecuperação de Nilson, Hercília já prepara, juntocom os filhos, a celebração dos 60 anos de ca-samento, prevista para novembro.

Hercília e Nilson sebeneficiaram daeficiência do serviço

Exames auxiliam diagnósticos e tratamentos

O pronto-socorro reúne os melhores recursos, aliados à rapidez e qualificação do atendimento

A humanização é característica da assistência

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 9

Page 10: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

10 | NA REDE

ara se ter a adequada priorização dosatendimentos, com gerenciamento derisco, é feita segmentação de pacientes,de forma que os casos mais graves te-

nham prioridade sobre os menos graves. Na en-trada do pronto-atendimento, a classificação édemarcada por cores: vermelho para casos deemergência; laranja para casos muito urgentes;amarelo, urgente; verde, pouco urgente; e azul,não urgente.

As cores são impressas em pulseiras colocadasnos pacientes. A classificação é feita por profissio-nais da enfermagem capacitados na identificaçãode prioridades de atendimentos clínicos. Deacordo com o protocolo seguido, pacientes compulseira vermelha e laranja têm maior potencialde agravamento e por isso são atendidos comprioridade.

ESTATÍSTICAS APONTAM MAU USO DOS RECURSOS

Estatísticas da Unimed-BH apontam que nosúltimos 12 meses, de junho de 2010 a maio de2011, foram realizados 365 mil atendimentos nospronto-socorros do Hospital Unimed e da UnidadeContagem. Os pacientes com classificação Verdeou Azul, casos menos graves e de menor comple-xidade, que poderiam ser assistidos no consultório,representaram 74% dos atendimentos nas duasunidades, durante o período.

ALTERNATIVAS GERAM SOLUÇÕES

Para pacientes classificados como Verde ouAzul, caso não possam aguardar uma consultaprogramada, é oferecida a Agenda Livre, opção deatendimento nos serviços próprios da Unimed-BH,nas especialidades de Pediatria, Clínica Médica eOrtopedia. Na unidade de Contagem, além des-sas especialidades, há agenda para consultas deGinecologia.

O Alô Saúde, serviço de aconselhamento mé-dico via telefone, oferecido gratuitamente a clientes

da Unimed-BH, tem se mostrado boa alternativapara redirecionar o percurso assistencial dos pa-cientes. Isso fica claro nas pesquisas de intençãofeitas pela equipe. Os resultados mostram que, emmédia, 59% das pessoas que buscam o Alô Saúdetêm intenção de se dirigir à uma unidade depronto-atendimento. Após o aconselhamento mé-dico, apenas 13% delas são orientadas a buscaratendimento de urgência. As demais têm como re-comendação procurar seu médico de referênciaou solucionar o problema no próprio domicílio.

O redirecionamento traz amplos benefícios,por apontar caminhos mais coerentes. Não ha-vendo a necessidade de estrutura hospitalar, oideal é que o paciente procure atendimento mé-dico em consultório, para ter atenção mais perso-nalizada. Para encontrar vaga com facilidade, ocliente pode utilizar o Agendamento On-line deConsultas, que oferece mais possibilidades paramarcação de consulta em curto prazo.

AGENDA LIVRE – disponível nos serviços próprios para realização de consultas.

ALÔ SAÚDE – aconselhamento médico 24h por dia. Fone: 4002-3100

AGENDAMENTO ON-LINE DE CONSULTAS - Acessível pelo site: www.unimedbh.com.br

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

P

VERMELHO EMERGENTE

LARANJA MUITO URGENTE

AMARELO URGENTE

VERDE POUCO URGENTE

AZUL NÃO URGENTE

A classificação é feita por profissionais capacitados

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 10

Page 11: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

VOCÊ SAUDÁVEL| 11

os primeiros anos de vida, é fundamen-tal que a criança tenha acompanha-mento médico. A vinculação a umpediatra de referência é ideal para tran-

quilizar a família, que pode contar com quem co-nhece o histórico da criança e é capaz deidentificar condições de risco. “O relacionamentoestabelece um vínculo nosso com a criança e coma família, gerando segurança para todos”, diz a pe-diatra neonatologista Margarida Delgado.

Maria Aparecida Carvalho de Castro tem a tran-quilidade de ter o filho Lucas, de quatro anos, noprograma de puericultura, com vinculação à pedia-tra. “A doutora Margarida acompanha o desenvol-vimento do Lucas desde antes do nascimento. Porisso ela se tornou uma referência, tenho plena con-fiança nos diagnósticos, orientação e encaminha-mentos passados por ela”.

A confiança se estende à criança. “Quando oLucas se sente mal, me pede para levá-lo à DrªMargarida. Quando vamos ao consultório, ele ficatão à vontade que é difícil leva-lo embora”, contaAparecida, entre risos.

PASSO A PASSO

O programa de Puericultura da Unimed-BHprevê o acompanhamento pediátrico desde a ges-tação até os 19 anos de idade, possibilitando aomédico acompanhar o desenvolvimento em cadaetapa da vida.

Na fase pré-natal, o pediatra orienta sobre a im-portância da amamentação e dos primeiros cuida-dos com o bebê. Já no primeiro ano de vida, acriança é levada ao consultório mensalmente, porser um período em que ocorrem transformações

rápidas e significativas. “Nessa etapa, o bebê triplicade peso – geralmente, nasce com cerca de 3 kg e,ao fim do primeiro ano, chega a 9kg. Em compri-mento, ganha quase 50% – a medida inicial é emmédia 48 a 50 cm e pode chegar a 75 cm. Outrofator considerável é o crescimento do perímetrocefálico, que passa de 35 a 48cm, em média, e estárelacionado ao desenvolvimento cerebral”, explicaMargarida Delgado.

A partir do segundo ano, as consultas progra-madas passam a ter intervalo de três meses. Aolongo do tempo, o espaçamento entre as consultasaumenta, mas é importante que seja mantido oacompanhamento médico. Até mesmo na adoles-cência é relevante, pois o especialista pode atuarem questões preventivas relacionadas ao consumode álcool, drogas ou gravidez precoce.

VALORIZAÇÃO DO PEDIATRA

Para incentivar o vínculo com o paciente, aUnimed-BH desenvolve iniciativas de valorizaçãodo trabalho médico. Em março de 2011, a Coope-rativa incrementou o valor das consultas de geren-ciamento à saúde de crianças e adolescentes em25%, para agregar mais valor à atuação do pediatra,sem repassar o custo aos clientes.

AMIGO DA FAMÍLIARelacionamento | Vínculo com um médico dereferência influencia no desenvolvimento da criança

N

CONSULTAS MÉDICAS PERIÓDICAS1º mês de vida 2 a 3 vezes1º ano 1 vez por mês2º ano a cada 3 meses3 a 4 anos a cada 6 meses4 anos em diante 1 vez ao ano

Lucas, de quatro anos, é acompanhado pela médica Margarida Delgado em consultas periódicas

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 11

Page 12: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

12 | SUA UNIMED

40 ANOS DO SEU LADOLealdade | Quatro décadas oferecendo soluções

em prol da saúde dos clientesA marca de um milhão de clientes recente-

mente conquistada é reflexo da longa trajetóriaseguida pela Unimed-BH em defesa da valoriza-ção e qualidade da assistência médica. “Tornamosreferência e queremos oferecer soluções cadavez mais qualificadas aos nossos clientes” declaraHelton Freitas, diretor-presidente da Unimed-BH.

Ao completar 40 anos, a Cooperativa reafirmaseu compromisso nos cuidados com a saúde dapopulação da cidade, executando o maior planode investimentos do Estado em saúde privada. Ini-ciado em 2010 e com conclusão prevista para2014, o plano prevê a injeção de mais de R$ 500milhões em recursos próprios e contratados, naGrande Belo Horizonte.

Serão abertos dois novos centros de promo-ção da saúde, uma central de consultórios médi-cos, um hospital geral com 280 leitos e mais 300leitos no Hospital Unimed (que já possui 250). “Noconjunto dos projetos, a iniciativa significa elevarnossa rede própria dos atuais 350 leitos para 900leitos até 2014”, afirma o diretor-presidente. Ainda,em linha com o desafio de inovação, será abertoum instituto de ensino e pesquisa em saúde, pio-neiro em Minas Gerais.

TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO

A confiança e a união fizeram nascer, há 40anos, uma proposta ousada no campo da Medi-cina em Belo Horizonte. Em busca de alternativaao sistema corporativo no qual o trabalho mé-dico estava sendo direcionado, no início da dé-cada de 1970, um grupo de médicos, com apoioda Associação Médica de Minas Gerais, decidiumontar uma cooperativa para assegurar a auto-nomia, valorização e qualidade da assistênciamédica. Foi aí que surgiu a Unimed-BH, entãochamada Mediminas.

Inicialmente, a Cooperativa foi instalada nasede da Associação Médica, mas ainda em 1971mudou-se para uma casa alugada na Rua daBahia. Sete anos depois, em 1978, já contava commais de 42 mil clientes e tinha sede própria, narua Rio de Janeiro.

“Foi uma fase, sobretudo, de aprendizado e di-vulgação do negócio”, lembra Benedito AfonsoRodrigues, um dos médicos fundadores, que par-ticipou da gestão nesse período. Estavam lança-das, a partir daí, as raízes que possibilitariam àinstituição crescer nos anos seguintes.

COM VIGOR AOS 40 ANOS, A UNIMED-BH ALCANÇOU:

1milhãode clientes

R$ 500milhõesinvestimento em abertura e expansão de serviçospróprios

76%das internações são realizadasem instituições com qualidadereconhecida por acreditação hospitalar,obtidas com incentivo da Unimed-BH

5.000médicoscooperados

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 12

Page 13: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

| 13

Em gratidão ao acolhimento e apoio recebidopela cidade, a Cooperativa realizou um grandeshow na Praça do Papa, com acesso gratuito.Cerca de quatro mil pessoas prestigiaram a apre-sentação de Milton Nascimento, que teve a aber-tura de Vander Lee e participação do quartetoCobra Coral, formado pelos músicos Flávio Henrique,Kadu Vianna, Mariana Nunes e Pedro Morais.

Para marcar o aniversário da cooperativa, du-

rante o mês de abril foi desenvolvida campanhacom o tema “A vida inteira do seu lado”, com ví-deos, hotsite, banners, concurso cultural e umasérie de intervenções artísticas chamadas de FlashMob Dance (mobilização rápida, instantânea). Combase na dança, as intervenções surpreenderam edivertiram quem passava pela Praça Sete, pelo ItaúPower Shopping, e pelo Aeroporto InternacionalTancredo Neves (Confins).

COMEMORAÇÕES

6milhõesde consultasmédicas

1,79bilhãode receita bruta

10milhõesinvestidos emresponsabilidadesocial

120milinternaçõeshospitalares

mais de12milhõesde exames / terapiascomplementares

No último ano (2010):

Milton Nascimento foio artista escolhido paracelebrar o aniversárioda Unimed-BH

O show atraiu quatro mil pessoas à Praça do Papa Intervenções em espaços públicos surpreenderam apopulação

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 13

Page 14: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

14 | VOCÊ SUSTENTÁVEL

PRESENTE À POPULAÇÃOPara todos | Praça da Saúde é novo espaço para

atividades físicas e de lazer, no bairro Grajaú

Belo Horizonte tem agora mais um espaço deconvivência: a ‘Praça da Saúde’, inaugurada nobairro Grajaú, em abril desse ano. “Fomos além dodesafio colocado pela Regional Oeste da Prefei-tura de nos tornarmos responsáveis pela preser-vação e manutenção da área verde do local.Optamos por construir um espaço comunitáriovoltado à promoção da saúde, destinado à práticade atividades físicas, lazer e cultura”, explica HeltonFreitas, diretor-presidente da Unimed-BH.

Além de aparelhos e área adequada para prá-tica de atividades físicas, outro destaque do pro-jeto é o foco na inclusão. Há rampas, pisos táteise rebaixados, que facilitam o acesso a deficientesvisuais. Para os idosos, há aparelhos para alonga-mento corporal de baixo impacto, com orienta-ções de uso impressas.

Na área das crianças, há um brinquedo proje-tado especialmente para cadeirantes, de acordocom a Lei Municipal nº 10.142, de março de 2011,que normaliza a instalação de brinquedo inclusivoem locais de diversão abertos ao público. Anteci-padamente, a Unimed-BH tomou a iniciativa,quando revitalizou a Praça Floriano Peixoto, entre-gue ao final de 2010. Além disso, a área infantil daPraça da Saúde foi projetada para diminuir riscosde acidentes e traumas graves às crianças; compiso feito a partir de pneu reciclado, para amorte-cer quedas e colaborar com a higiene do local.

Pensando na segurança dos frequentadores, aUnimed-BH firmou parceria com a Guarda Muni-cipal e a Polícia Militar, que monitoram a Praça daSaúde 24h por dia.

CIRCUITO CULTURAL

A Praça da Saúde recebe a programação doCircuito Unimed-BH, que oferece atividades decultura e lazer, com foco em qualidade de vida.Apresentações musicais e teatrais ocupam onovo teatro de arena, com acesso gratuito. APraça Floriano Peixoto, do bairro Santa Efigênia, foio primeiro espaço revitalizado pela Unimed-BH, etambém recebe atividades de promoção da saúdee apresentações culturais (veja programação dasduas praças na página 15).

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

A Rede de Amigos da Praça Floriano Pei-xoto é exemplo de cidadania. O grupo foicriado com o apoio do Instituto Unimed-BH,da Prefeitura e do 1° Batalhão da Polícia Mi-litar. Com cerca de 50 integrantes - entrecooperados da Unimed-BH, moradores ecomerciantes da região –, a Rede de Ami-gos realiza reuniões periódicas para discutirproblemas da região e promove ações paraconservar o local, como mutirões de lim-peza e atividades de combate ao vanda-lismo. Seguindo o exemplo, a comunidadeque reside e trabalha próxima à Praça daSaúde já formou uma rede de amigos afavor da preservação do local.

Área foi projetada para acolher pessoas de todas as idades

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 14

Page 15: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

Alimentar-se bem é fundamental para mantera saúde durante o inverno. A sugestão fica melhorainda quando se reúne a família para saborearuma sopa leve, nutritiva e deliciosa. Confira a re-ceita da nutricionista Sheyla Cordeiro, do Centrode Promoção de Saúde da Unimed-BH.

INGREDIENTES:

1 colher de sopa de margarina light1 cebola cortada em cubos.½ xícara de chá de alho poró picado1 tablete de caldo de galinha¾ xícara de chá de iogurte natural desnatadoSal a gostoPimenta-do-reino preta a gosto, moída na hora2 ramos de salsa picada3 xícaras de chá de abóbora cortada em

cubos3 batatas pequenas cortadas em cubos3 xícaras de chá de leite desnatado

PREPARO:

Refogue a cebola e o alho poró, com marga-rina. Acrescente na panela a abóbora, a batata, oleite e o caldo de galinha dissolvido em 3 xícaras(chá) de água fervente. Quando levantar fervura,

tampe, abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos,mexendo sempre. Bata os legumes cozidos no li-quidificador. Adicione o iogurte e reserve umaparte para decorar.

Aqueça a mistura, sem deixar ferver, e temperecom sal e pimenta. Por cima da sopa, ao centro,coloque o iogurte reservado. Com um palito demadeira, espalhe o iogurte até as bordas do prato,mesclando-o com as cores da sopa. Salpique salsae sirva.

Rendimento: 6 porções

VIVA COM SAÚDE | 15

SOPA DE ALHO PORÓ EABÓBORA

JUNHODia 5 DomingoEspetáculo teatral Mais alto que a lua, do ProjetoPé na Rua (Galpão Cine Horto)Horário: 16h.Classificação: Livre.Local: Praça da Saúde

Dia 11 SábadoShow do grupo de samba e choro Flor deAbacateHorário: 11hClassificação: LivreLocal: Praça da Saúde

Dia 25 SábadoEspetáculo teatral Brincante na Roda, do ProjetoPé na Rua (Galpão Cine Horto)Horário:11hClassificação: LivreLocal: Praça Floriano Peixoto

JULHODia 2 SábadoEspetáculo teatral Brincante na Roda, do ProjetoPé na Rua (Galpão Cine Horto)Horário: 16hClassificação: LivreLocal: Praça da Saúde

Dia 8 Sexta-feiraShow de música instrumental com grupo PauBrasil, participação de Renato BrazHorário: 20h Classificação: LivreLocal: Praça Floriano Peixoto

Dia 30 SábadoEspetáculo teatral Espreme que sai sangue, daCia. MalarrumadaDia: 30 de julhoHorário: 16hClassificação: LivreLocal: Praça Floriano Peixoto

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CIRCUITO UNIMED-BH

Praça da Saúde: Avenida Silva Lobo, esquina com Rua Viamão, bairro Grajaú.Praça Floriano Peixoto: Avenida do Contorno, esquina com Rua Manaus, bairro Santa Efigênia.

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:02 Page 15

Page 16: Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:02 Page 16