SAUDÁVEL EMAGRECIMENTO ... emagrecimento para a vida, não momentâneo (o...

Click here to load reader

  • date post

    21-Jun-2021
  • Category

    Documents

  • view

    1
  • download

    0

Embed Size (px)

Transcript of SAUDÁVEL EMAGRECIMENTO ... emagrecimento para a vida, não momentâneo (o...

Como mudar pequenas coisas que atrapalham seus resultados
Mudando seus conceitos para alcançar resultados
O papel do exercício físico no emagrecimento
05 CHECK LIST PARA EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL
06 VISÃO GERAL
ENTENDENDO O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO
Vamos direto ao assunto! Sem rodeios... Não tem fórmula mágica! Não tem como você ser “tele transportado” para o final do caminho do emagrecimento saudável.
Você tem que percorrer esse caminho com disciplina e consistência. Para uns o caminho será mais longo, para outros, mais curto. Tudo dependerá do almejado, da disciplina, da consistência e determinação. Além, é claro, de um bom acompanhamento que fará toda a diferença. Um profissional para te orientar fará com que o caminho fique mais leve, afinal ele sabe quais distrações podem aparecer e quais são as soluções para você manter o foco. O processo de emagrecimento saudável passará por algumas etapas da máxima importância, tais como: redução e/ou adequação da ingestão calórica e aumento do gasto calórico proporcionado pelo exercício físico direcionado.
02
Como mudar pequenas coisas que atrapalham seus resultados
02 – Como mudar pequenas coisas que atrapalham seus resultados Nesse caminho que é o emagrecimento saudável, muitas distrações surgirão. Mas calma, com o devido direcionamento é possível não “cair nas tentações” que atrapalham e retardam seu objetivo. Quando se está em um processo de emagrecimento saudável, ou seja, um emagrecimento para a vida, não momentâneo (o tão conhecido “efeito sanfona”), o caminho será mais longo e mais difícil, mas o resultado será para a vida. Fazendo uma analogia, seria como fazer bem feito da primeira vez para não ter que refazer o trabalho. Isso vale para qualquer coisa que você faça na vida. Faça bem feito da primeira vez, ainda que demore mais, dê mais trabalho, pois muito provavelmente você terá que apenas manter e não refazer de tempos em tempos. E isso, claro, vale muito para o emagrecimento saudável! Bom, voltando às distrações no meio do caminho... Infelizmente elas podem e, provavelmente, acontecerão. Lembra quando eu escrevi no começo sobre disciplina? Então, ela, entre outros momentos, entra aqui. Sabe quando você vai a uma loja comprar uma roupa e você se pergunta: - Mas eu preciso mesmo disso? - Eu já estava mesmo querendo ou estou empolgada pelo momento, pela oportunidade? - Se eu consumir isso agora, atrapalhará meu objetivo maior? (ex: uma viagem que você quer muito fazer e está economizando) - Entre outras perguntas que te ajudarão na decisão de consumir ou não (no caso do exemplo aqui, aquela roupa). Essas mesmas perguntas podem te ajudar a decidir com relação às distrações que cruzarão seu caminho na busca pelo emagrecimento saudável. Essas distrações aparecerão de diversas formas: com relação à alimentação, com aquela indisposição para treinar, aquele dia que dá aquela preguiça, pois está chovendo ou então muito calor e o calor tirou seu ânimo, enfim distrações terão, aos montes, cabe a você se manter firme no seu propósito. O que ajuda demais a não cair nas tentações (distrações) é ter tudo previamente pensado. Se você tiver uma rotina organizada, muito provavelmente não se distrairá com as tentações que aparecerão. Pensar no cardápio da semana e preparar tudo previamente ajudará demais. É libertador, de fato, uma mudança que você perceberá os benefícios logo na primeira semana. Mas como dito anteriormente, no dia em que você for pensar e preparar tudo, terá claro, mais trabalho, mas isso será só nesse dia, pois no resto da semana já estará tudo organizado.
Com tudo organizado ficará muito mais difícil cair nas tentações. Além da organização da sua rotina, claro que se preparar para eventos em família e festividades corporativas, ocasiões em que costumam aparecer muitas distrações também ajudará muito a você se manter no seu caminho. Você pode levar seu lanche saudável, adiantar ou adiar sua refeição principal se entender que o será servido no evento não está em linha com seu objetivo. Existem ainda outras estratégias que podem ser trabalhadas, com acompanhamento, para que você possa comer no evento, sem comprometer sua alimentação / seus resultados. Mesma coisa em relação ao treino durante uma viagem, por exemplo. Tudo é possível quando há disciplina. Basta se organizar e querer!
Mudando seus conceitos para alcançar resultados
03
03 – Mudando seus conceitos para atingir resultados Nada cairá do céu! Como já dito, não há fórmula mágica. Se você perguntar para pessoas que conquistaram o corpo dos sonhos elas poderão atestar... foi um processo que levou anos de disciplina, determinação e dedicação. Não pense que ao longo desses anos essas pessoas não escorregaram... Claro que sim, mas elas se levantaram e continuaram de onde caíram. O que normalmente acontece é que as pessoas, às vezes, tropeçam e acabam desanimando, voltando ao início do caminho, perdendo tudo o que já havia sido conquistado (nem sempre ainda visível, mas que internamente já houve mudança na composição corporal com aumento de massa muscular e redução de gordura, visível no formato do corpo – quem me segue no Telegram deve ter visto sobre o bambu chinês e saberá do que estou falando). Tudo bem cair, tropeçar, mas lembre-se de continuar a partir dali. Se tudo o que você tentou até hoje não funcionou como você imaginava, mas você ainda quer alcançar seu objetivo, já pensou em mudar a forma, abraçar novos conceitos que sabidamente são eficientes e dão resultado? Como já adiantado nos tópicos anteriores, a organização, disciplina e consistência são seus maiores aliados na busca pelo que deseja. Deixe-se levar pelo novo, pelo diferente que funciona, buscando novas estratégias para conquistar seu objetivo.
O papel do exercício físico no emagrecimento
04
04 – O papel do exercício físico no emagrecimento Já é pacífico o entendimento que o exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde, promovendo diversas alterações metabólicas durante e após uma sessão de treino. Liberações hormonais importantes acontecem em resposta ao estímulo, as quais interferem positivamente no aumento do metabolismo basal, fazendo com que o corpo comece a gastar mais calorias apenas para manter suas funções vitais. O exercício físico, além de promover aumento no gasto calórico (o que auxilia no emagrecimento), promove aumento de (i) força, (ii) massa muscular, (iii) autoestima e (iv) capacidade cardiorrespiratória, bem como a (i) diminuição dos níveis de estresse, (ii) ansiedade, entre outros. Todos esses fatores são responsáveis por uma “harmonia metabólica”, resultando em melhora física, mental e emocional. Quem segue meu Instagram, deve ter visto que há alguns dias liberei o seguinte post: Para emagrecer qual é o melhor exercício? Aeróbio ou musculação? Lá, expliquei que para emagrecer é necessário gerar um aumento no gasto calórico e que os fatorem que possibilitam isso durante e após a sessão de treino são: - Volume de treino; - Cadência do exercício enfatizando fase excêntrica; - Intensidade alta (adaptada individualmente); - Frequência de treino; - Intervalo de descanso; - Combinação de estímulos, entre outros. Assim, é possível concluir que tanto na musculação quanto no aeróbio é possível otimizar o gasto calórico. Nesse sentido, ambos podem ser ajustados às preferências do aluno, podendo ele decidir se prefere a musculação ou o exercício aeróbio. Lembrando sempre que exercício bom é o exercício que você gosta de fazer, pois assim terá consistência e dificilmente as distrações atrapalharão.
Para finalizarmos esse tópico, apresento alguns benefícios do  emagrecimento saudável,  que vai muito além da perda de peso, entre eles: - Importante diminuição dos riscos de diabetes; - Melhora do colesterol e suas frações; - Diminuição da pressão arterial; - Controle da fome; - Aumento dos níveis de energia e disposição; - Fortalecimento do sistema imunológico (defesa do corpo).
Check list para emagrecimento saudável
05
05 - Check list para emagrecimento saudável - Acompanhamento de profissional capacitado; - Organização da sua rotina; - Busca/aceitação de novas estratégias para alcançar seu objetivo; - Redução e/ou adequação da ingestão calórica; - Gasto calórico potencializado, decorrente de um treino preparado para suas necessidades; - Evitar distrações / eliminar interferências; - Disciplina (se você não tem, te ensino como ter, pois a disciplina é treinável); - Consistência.
06
Visão geral