Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação...

12
Nov / Dez / Jan 2015 - 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág. 8 Voluntariado: ajudar o próximo para ajudar a si mesmo pág. 12 Se aposentar sim, parar jamais! pág 4 FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT

Transcript of Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação...

Page 1: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social

Valorizar 2014 garante diversão e informação pág. 8

Voluntariado: ajudar o próximo para ajudar a si mesmo pág. 12

Se aposentar sim,parar jamais! pág 4

FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT

Page 2: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

pág

.2J

orn

al C

elp

os |

N

ov /

Dez

/ J

an

EXPEDIENTE

Conselho Deliberativo

Titulares José Carlos Medeiros Leite (Presidente)Alessandro Henrique de Oliveira CabralGerivaldo Rodrigues da Silva Júnior Aldo Moreira FormigaFrancisco Ramos Freire de AndradeAndré Luiz dos SantosHumberto Cardim de Oliveira Melo

SuplentesBruno da Silveira Lobo Edmilson Freires GalindoLuiz do Rêgo Bezerra Roberto MarinAlmir Adnilton Duarte PercilianoDeyse Lúcia de Carvalho LealFábio Henrique Cavalcanti de Azevedo

Conselho Fiscal

TitularesAlberto Henrique de Lima OliveiraEdna Maria Pereira FerreiraRoberto Paes de Lima

SuplentesCristiane Mª Lott OliveiraPatrícia Maria Santana Fidelis dos SantosSilvano Morais da Silva

Diretoria Executiva

Presidente Sérgio Fernandes de Magalhães Filho

Diretor Administrativo-Financeiro Marcílio Quintino Correia da Silva

Diretor de Benefícios Pompeu Henrique Cavalcanti Neto

Fundação Celpe de Seguridade Social – Celpos

Setor Responsável

Assessoria de Comunicação – ASCOMCoordenação, edição e revisão: Rakel AzevedoProdução e textos: Caroline AraújoDiagramação, textos, edição e revisão: Impressão: CentauroTiragem: 4500

Colher bons resultados com novas perspectivas no horizonte é o que caracteriza o começo de um novo ano para a Celpos e seus Participantes. Sempre com foco em promover uma cultura financeira e previdenciária, a chegada de mais uma fase é a época ideal para fazer um balanço das ações e planejar iniciativas que levem adiante e melhorem a relação com os seus Participantes.

O programa EDUCACelpos e suas ferramentas tiveram um papel fundamental nesse cenário, aumentando a interação com os Participantes e trazendo novidades. Foram concluídas 21 ações que constavam no planejamento, além de três que não tinham sido previstas, dentre treinamentos, novos veículos de comunicação e eventos presenciais. Já o Valorizar 2014, realizado em dezembro, foi um momento importante de confraternização, sem deixar de lado a proposta educativa presente nas ações da Fundação.

Para construir um planejamento para 2015 e aperfeiçoar o atendimento da Celpos, foi necessário evidenciar as necessidades dos Participantes por meio de uma Pesquisa de Satisfação. Além de ficar atenta às demandas, reveladas com a sondagem, a Fundação também comemora bons resultados referentes à sua atuação no último ano, com 99% das indicações nos conceitos excelente e bom para o quesito satisfação geral.

Com a entrada de uma nova gestão, entrevistamos Marcílio Quintino, que acaba de assumir a diretoria administrativa financeira da Celpos. Na entrevista, ele explica suas atribuições, além de falar sobre os desafios da Fundação e as ações que pretende colocar em prática durante seu mandato como diretor.

Boa leitura!

A Diretoria

EDITORIAL

Bons resultados e novas perspectivas

Conforme divulgamos na edição nº 28 do Jornal Celpos e no site da Entidade, foram submetidas à Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, as alterações propostas no Estatuto Social da Fundação, aprovadas através da Portaria nº 586 de 10 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União de 11 de novembro de 2014.

As principais mudanças promovidas foram a inclusão de mais um membro eleito no Conselho Deliberativo da Entidade e a adaptação ao art. 46 do Código Civil de 2002, que determina que devam constar nesse documento, a denominação, os fins e o endereço da sede da Fundação. O documento vigente está disponível para acesso no site da Entidade, www.celpos.com.br.

ALTERAÇÃO DO ESTATUTO

Page 3: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

pág

.3J

orn

al C

elp

os |

N

ov /

Dez

/ J

an

RENDA FIXA

RENDA VARIÁVEL INVESTIMENTOS ESTRUTURADOSINVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

EMPRÉSTIMOS AOS PARTICIPANTES

OPERAÇÕES COM PATROCINADORA

CELPOS CD

dos Planos

Acumulada atéJan/2015

PLANO BD

-0,42%

MetaAtuarial

Acumulada atéJan/2015

1,04%

A rentabilidade dos planos apresentada traz os resultados obtidos por um investimento em determinado período de tempo. Enquanto a meta atuarial é o valor estabelecido para garantir o cumprimento dos compromissos futuros da Fundação junto aos seus Participantes. Ou seja, para que um investimento seja satisfatório para a Celpos, ele deve apresentar uma expectativa de retorno no mínimo igual à meta atuarial.

Renda Fixa – Tipo de aplicação na qual a lucratividade é contratada previamente ou que segue taxas de mercado.

Renda Variável – Tipo de investimento no qual a lucratividade não é contratada e depende de cotação dos mercados organizados.

Investimentos estruturados – Também denominados de alternativos, reúnem os fundos de investimentos em participação (FIPS), fundos de empresas emergentes, fundos imobiliários e, por último, em fundos multimercados que possuem características próprias, dentre as quais a possibilidade de realizar

operações fora dos segmentos de renda fixa e renda variável.

Investimentos imobiliários – São investimentos decorrentes da aquisição de imóveis e/ou participações em shopping center para obtenção de aluguel e renda.

Empréstimos a Participantes – Recursos disponíveis para empréstimos aos seus Participantes.

Operações com Patrocinadora – Saldo dos recursos financiado à Patrocinadora decorrente de Parcelas do débito dos benefícios a conceder.

DICIONÁRIO DE TERMOS

PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

COMPOSIÇÃO PATRIMONIAL

RENTABILIDADE E META ATUARIAL

O Plano de Gestão Administrativa (PGA) da Celpos tem como finalidade estabelecer regras, normas e critérios para a gestão administrativa dos planos de benefícios previdenciais de responsabilidade da Entidade.

Até o mês de janeiro, a composição patrimonial da Celpos era de R$ 806 milhões da qual o segmento de renda fixa é o maior representante, com 65,40%. Os investimentos são feitos em aplicações com retornos financeiros pré-estabelecidos como, por exemplo, os títulos públicos que têm taxas de retorno fixadas pelo Governo Federal.

0,76%Rentabilidade

65,40%

9,87%

1,06%0,50%4,89%

2,02%

65,40%

9,87%

1,06%0,50%

4,89%

2,02%

16,26%

INVESTIMENTOS NO EXTERIOR

-

50

100

150

200

250

300

Pessoal eEncargos

Treinamento Serviços deTerceiros

DespesasGerais

266

2

98 111

180

13

78 98

ORÇADO

REALIZADO

Prestação de Contas

NA PONTA DO LÁPIS

Até Janeiro/2015

R$ mil

Page 4: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

pág

.4J

orn

al C

elp

os |

N

ov /

Dez

/ J

an

EDUCACELPOS

SÉRIE

Novos rumos para uma Aposentadoria ProdutivaSe aposentar sim, parar jamais!

Com o tempo cada vez mais corrido e o foco voltado para o “agora”, as pessoas têm vivido em função do trabalho e dos compromissos, e quase não há espaço para pensar no futuro. É preciso lembrar, no entanto, que para chegar a tão sonhada aposentadoria, deve haver planejamento para que o sonho não se transforme em pesadelo. Segundo Márcia Cardim, analista de RH da Companhia

Energética de Pernambuco (Celpe), o momento de preparação é muito importante. “A maioria dos trabalhadores está acostumada

a uma rotina agitada, com diversas atividades, e quando chega a hora de se aposentar, sente muita dificuldade de se adaptar à nova fase”, explica. Aposentar-se é romper bruscamente com uma das etapas mais longas da vida, pois desvincula imediatamente o trabalhador do seu

Para encerrar a série “Novos rumos de uma aposentadoria produtiva”, apresentamos o olhar da analista de RH Márcia Cardim, que ensina como enxergar a aposentadoria como um novo projeto de vida e traz dicas de

como se planejar financeira e psicologicamente para essa nova fase. Além disso, trazemos o depoimento inspirador do Participante João Bosco Menezes do Rêgo, que após 32 anos como empregado da Celpe, ingressou no curso de Direito e hoje mantém-se na ativa, no comando de um escritório de advocacia, onde é sócio de dois colegas de turma.

Page 5: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

pág

.5J

orn

al C

elp

os |

N

ov /

Dez

/ J

an

ambiente de trabalho, dos colegas e dos afazeres de forma definitiva. Por isso, é tão importante planejar esta fase para que o ócio não dê margem à depressão e outras doenças. Ainda de acordo com Márcia, é preciso entender que a aposentadoria não é o fim, mas o começo de um novo projeto de vida. E, para isso, é importante se preparar financeiramente, para que não haja uma queda no padrão de vida, mas, sobretudo, psicologicamente, já que com a aposentadoria tudo se altera: a motivação, o convívio e os horários.

As pessoas que estão prestes a se aposentar ou já se aposentaram devem manter uma rotina com várias atividades físicas e cognitivas que ajudam a manter a mente e o corpo saudáveis. Outro fator relevante é que todas as dimensões da chamada “roda da vida”, como emoções, trabalho, saúde, finanças, cultura e espiritualidade estejam em equilíbrio, para garantir tranquilidade. Também é importante contar com um apoio psicológico e social por parte da empresa em que se presta serviço. “Dessa forma, é possível estimular a reflexão individual e mostrar que a aposentadoria é um direito e todos devem vivenciá-la da maneira mais saudável possível”, revela Márcia. Pautada nesta premissa, a Celpe conta com o Programa Meu Momento, desde 2011, cujo principal objetivo é abordar informações

sobre aposentadoria, previdência privada e planejamento financeiro, além de apontar oportunidades de turismo e lazer para os futuros aposentados.

VIDA ATIVAAposentado há nove anos, João Bosco Menezes do Rêgo, empregado da Celpe por 32 anos, conta que foi sócio fundador da Fundação e que, desde aquela época, já sabia que a renda do INSS não seria suficiente para ter uma vida confortável. “Por isso, sempre enxerguei a Celpos como uma garantia de um futuro tranquilo para mim e minha família, e agora usufruo desse investimento”, revela. Foi como diretor de benefícios da Celpos, no entanto, que Bosco aprendeu ainda mais sobre a importância de se investir em previdência complementar e a trabalhar em benefício do próximo.

Após três meses de aposentado, o então administrador ingressou na faculdade de direito, de onde saiu formado para fazer o que chama de “trabalho social”,em um escritório de advocacia que abriu com dois colegas de turma. “A ideia não é ganhar dinheiro, nem ficar rico; mas ajudar pessoas que muitas vezes só precisam de alguém que tenha um conhecimento específico”, diz orgulhoso. Essa foi a maneira que encontrei de me realizar como pessoa e de me manter na ativa. “Eu acho que não podemos ficar parados no tempo e no espaço, mente vazia não traz coisa boa”!

“Sempre enxerguei a Celpos como uma garantia de um futuro tranquilo para mim e minha família, e agora usufruo desse investimento. “

João Bosco Menezes do Rêgo

Page 6: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

pág

.6J

orn

al C

elp

os |

N

ov /

Dez

/ J

an

26%

ENTREVISTA

Celpos tem novo diretor administrativo financeiro

JORNAL CELPOS - Quais os desafios ao assumir o cargo de Diretor da Celpos? MARCILIO QUINTINO - Fui convidado pela Diretoria de Gestão de Pessoas para assumir a Celpos no final do ano passado (2014), pelo meu perfil profissional e conciliador, o qual se encaixa com o cargo. Este foi um dos maiores desafios profissionais que eu já tive, e eu adoro desafios, então entrei de corpo e alma para ajudar na gestão da Fundação. Tenho uma relação anterior a esta com a Celpos. Fui presidente do Conselho Fiscal por dois mandatos e participei do Conselho Deliberativo, e essas experiências me deixaram com bastante identificação com a Fundação. JC - Quais as atribuições do seu cargo no dia a dia da Fundação?MQ - Entre as competências do diretor administrativo financeiro está a coordenação

das ações para o cumprimento da missão da Fundação, proporcionando-lhe atingir seus objetivos institucionais, através do contínuo aperfeiçoamento organizacional, como também pelo estabelecimento de políticas e normas inerentes à gestão de pessoas, financeira, de contratos administrativos, compras, infraestrutura, documentação corporativa, dentre outras atribuições.

JC - Nesse momento de cenário econômico conturbado para os investimentos no Brasil , qual o desafio para a gestão da Celpos ?

MQ - Pode-se dizer que o ambiente econômico brasileiro foi dos mais conturbados em 2014, apresentando um quadro de baixo crescimento, mediante uma série de fatores que impactaram no desenvolvimento do país, tais como: a ameaça de apagão e de falta de água, ajustes na política monetária , dentre outros.

Com passagens pelo Conselho Fiscal, como presidente, por dois mandatos, e no Conselho Deliberativo, como conselheiro, Marcílio Quintino Correia da Silva é o novo diretor administrativo financeiro da Celpos. Na entrevista desta edição, ele conta sua trajetória na Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e fala sobre o convite para assumir a Fundação. O novo diretor também traz uma mensagem de comprometimento aos Participantes. Confira.

Page 7: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

pág

.7J

orn

al C

elp

os |

N

ov /

Dez

/ J

an

RECERTIFICAÇÃO ISO 9001:2008No final de 2014, através de uma auditoria externa, conduzida pela Fundação Vanzolini, a Celpos recebeu mais uma vez a recertificação nos requisitos da norma ISO 9001:2008. Certificada desde 2006 e tendo como finalidade a “Prestação de Serviço de Previdência Complementar”, a Celpos assegura melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), com boas práticas de gerenciamento de processos e foco na satisfação dos seus Participantes.Esse resultado representa mais uma grande conquista para a Fundação que, ao longo dos anos, tem prezado pelo bem estar de todos os seus Participantes e colaboradores.

ENTREVISTA

Todos esses episódios contribuíram para ocorrência de uma desaceleração na economia, afetada também por um processo eleitoral desgastante e a alta dos juros. Diante disso, os economistas acreditam que o ano de 2015 será um ano de ajustes, para viabilizar um crescimento mais consistente em 2016. Nosso desafio será maximizar os investimentos, de forma a garantir a rentabilidade, com menor risco possível, e com isso atingir a meta atuarial estabelecida em nossa política de investimento. Para tanto, temos buscado uma maior diversificação dos nossos investimentos e acompanhado de perto os novos rumos do cenário econômico, traçando estratégias que visam garantir um retorno satisfatório. JC - Como suas experiências na Celpe e como conselheiro da Celpos vão ajudá-lo a exercer esse novo cargo? MQ - A minha experiência na Celpe vai ajudar muito nesse novo cargo, pois, na Celpe ocupava o cargo de gerente de contabilidade, coordenando a área responsável pelo registro de todos as movimentações econômicas da empresa, onde precisamos conhecer todas as fontes de informações antes de termos a certeza do registro. Um dos itens que precisávamos conhecer para efetuarmos os registros

das provisões atuariais da Celpos, era a avaliação atuarial*, portanto, o contato com o atuário era constante, dando uma excelente visão sobre o Celpos.

A experiência nos conselhos da Celpos me fez adquirir um conhecimento mais aprofundado sobre a Celpos, uma vez que passamos a conhecer cada processo e como a Fundação está sendo administrada. No Conselho Fiscal você adquire um a visão de controle, pois este é o órgão que valida as ações

administrativas da Diretoria Executiva. No Conselho Deliberativo você ganha a experiência de definir os objetivos e as políticas dos planos de benefícios e de investimentos, aprendendo diretrizes fundamentais de organização, operação e administração. JC - Qual a mensagem que você deixa para os Participantes da Fundação? MQ - A minha mensagem aos Participantes é que prometo total comprometimento e dedicação na direção administrativa e financeira da Celpos, contribuindo para que a Fundação continue avançando na sua missão de administrar com excelência seus planos de benefício. Quero declarar o meu compromisso com a transparência e a manutenção de um canal de comunicação aberto com os Participantes.

*AVALIAÇÃO ATUARIAL - Estudo técnico baseado em levantamento de dados estatísticos, no qual o atuário procura mensurar os recursos necessários à garantia dos benefícios oferecidos pelo Fundo de Pensão, bem como analisar o histórico e a evolução da entidade como um todo.

Nosso desafio será maximizar os investimentos, de forma a garantir a rentabilidade, c o m m e n o r r isco poss íve l

Page 8: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

pág

.8J

orn

al C

elp

os |

N

ov /

Dez

/ J

an

CELPOS E VOCÊ

Valorizar 2014 garante diversão e informação

C om o tema “Qualidade de vida hoje, bem-estar no futuro”, o Valorizar 2014, realizado

no dia 10 de dezembro, na Villa Ponte D’Uchoa, reuniu mais de 450 Participantes. O evento, além de ser um momento de integração entre os Participantes, trouxe muita informação através de brincadeiras educativas, como caça-palavras e roleta, e ainda contou com o animado show do cover de Roberto Carlos.

O público presente dançou e se divertiu do início ao fim, participando das brincadeiras, sorteios e pôde

levar para casa uma foto-lembrança personalizada do evento. Uma das novidades dessa edição foi o lançamento do “Jogo das Escolhas”, que trouxe dicas sobre como organizar o orçamento e fazer melhores escolhas financeiras. Trata-se de uma ótima ferramenta de aprendizado e, ao mesmo tempo, diversão, que descreve o perfil do jogador para verificar em qual categoria ele se encaixa. O melhor: o jogo está disponível no portal EDUCACelpos e pode ser acessado através do endereço www.educacelpos.com.br

Page 9: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

pág

.9J

orn

al C

elp

os |

N

ov /

Dez

/ J

an

O evento teve o apoio da empresa de dermocosméticos La Roche-Posay, que trouxe a dermatologista Marina Coutinho. A médica deu dicas de como cuidar da pele e dos cabelos, principalmente no verão.Todos os Participantes ganharam um kit da Celpos, com uma bolsa-saco, boné, produtos La Roche-Posay, caneta, caderno de bolso para controlar os compromissos do dia a dia e otimizar o nível de organização pessoal, familiar e financeira, além de um panfleto com informações sobre cuidados com a saúde.

Quem participou do Valorizar teve a oportunidade de conhecer melhor os ser v iços da Associação dos Aposentados da Celpe-AAC, que estava com um quiosque para cadastro de novos associados e realizando aferição da pressão arterial. A festa, que em 2015 chegará à 10ª edição, foi encerrada com o sorteio de diversos brindes, oferecidos pela Fundação.

CLUBE CELPOS

Os Participantes da Celpos agora têm mais uma vantagem com o Clube Celpos. Trata-se de mais uma parceria firmada, desta vez com a empresa PC DOMUS, especializada em treinamentos e cursos de informática. Assim, os Participantes têm desconto de 15% por hora/aula em qualquer modalidade de serviços oferecidos pela empresa, que podem ser realizados em domicílio e moldados de acordo com a necessidade do aluno.

Para mais informações, basta ligar para (81) 9945-5789 ou 3048-3207 ou enviar email para [email protected].

Page 10: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

pág

.10

Jor

nal

Cel

pos

|

Nov

/ D

ez /

Jan

20142014: Programa EDUCACelpos supera metas

CELPOS E VOCÊ

O s resultados do ano de 2014 são motivo de alegria para a Celpos. Com foco na interação com os

Participantes, a Fundação aumentou os eventos presenciais, criou novas fer ramentas onl ine , o t imizou o atendimento com maior qualificação e esteve em constante relação com seus Participantes. O EDUCACelpos* teve um papel fundamental nesse processo para promover uma cultura financeira e previdenciária junto aos Participantes com a realização de ações presenciais e através da internet.

A Celpos concluiu as 21 ações planejadas n o p r o g r a m a E D U C A C e l p o s , além de concretizar mais três. O lançamento do portal EDUCACelpos foi destaque, representando uma ferramenta moderna com informações sobre finanças e previdência.O novo veículo de comunicação contribuiu significativamente para divulgar as ações desenvolvidas pela Fundação online ou offline, reunindo, ao longo de 2014, cerca de 15 mil visualizações.

C o m f o r t e i n v e s t i m e n t o e m comunicação, os materiais informativos ficaram em evidência, com a produção de oito informes, dentre cartilhas, jornais e folders. Também foram produzidos cinco vídeos informativos, quatro programas de áudio, dois jogos online, e mais três promoções. No mês de abril de 2014, foi lançado o Boletim EDUCACelpos, uma ação não prevista no Programa, que destaca as notícias do Portal EDUCACelpos e

aborda informações relevantes sobre os planos de benefícios e a Celpos.

O n o v o c a n a l c o n t r i b u i u p a ra apresentar de forma imediata as ações desenvolvidas.Para os assist idos residentes no interior, foram realizadas três ações, nas cidades de Vitória de Santo Antão, Serra Talhada e Garanhuns. A agenda do último ano incluiu 14 palestras sobre perfis de investimento e 30 palestras sobre previdência no Recife e em munícipios

onde estão localizadas as regionais da Celpe. De olho na qualificação d o a t e n d i m e n t o , a Celpos real izou cinco treinamentos, com foco na capacitação dos seus

Colaboradores e membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimento.

O ano de 2015 segue adiante com a tendência de construir uma cultura previdenciária e financeira capaz de garantir um futuro tranquilo para todos. Ampliar o alcance da informação para os Participantes será a meta deste ano, com maior interação e aproximação com a Celpos.

Para interagir mais com os Participantes, a Celpos

concluiu 21 ações mais três não previstas.

*Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Celpos

2014

2013

2012

2011

201

Page 11: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

11J

orn

al C

elp

os |

N

ov /

Dez

/ J

an

Pesquisa de Satisfação

A Celpos realizou por mais um ano sua Pesquisa de Satisfação e comemora bons resultados:

no item satisfação geral, a Fundação obteve 99% das indicações nos conceitos excelente e bom, A sondagem refletiu a opinião dos Participantes acerca do trabalho da Celpos e foi realizada por meio do site www.celpos.com.br e de formulários entregues na área de atendimento e no evento Valorizar. No item Comunicação, a confiança nas informações enviadas foi considerada excelente por 91% dos Participantes, enquanto a clareza nas informações enviadas teve conceito excelente por 89% dos que responderam à pesquisa.

Para avaliar a Fundação, os Participantes Ativos, aposentados e pensionistas utilizaram uma escala de classificação através de notas, considerando os conceitos: excelente, bom e regular. O s a t e n d i m e n t o s p r e s e n c i a l e telefônico também obtiveram conceito excelente. Dentre os principais motivos de contato com a Celpos constam a atualização cadastral, a concessão e a simulação de empréstimo, totalizando mais de 70% das respostas.

Dentre os canais de comunicação que despertam o interesse do Participante, o Jornal Celpos e o Site da Celpos lideraram as indicações. O principal motivo de acesso ao site é a consulta de informações (extratos, contracheque, ca lendár io de pagamento , e tc ) , seguida pela leitura do Jornal Celpos e notícias, e na terceira indicação, para participar de promoções e eventos. A pesquisa ainda avaliou a confiança dos Par t ic ipantes na gestão da

ent idade, baseada na conf iança em receber o benefício futuro e na confiança nos gestores, tendo 89% das respostas concentradas no conceito excelente. O objetivo da sondagem é analisar o desempenho da Celpos sob o ponto de vista do Participante para levantar melhorias.Além de contribuir com o constante a p e r f e i ç o a m e n t o d o s s e r v i ç o s prestados pela Fundação, todos os Participantes concorreram a uma TV de 32’. O sorteado foi o aposentado Eurípedes José da Silva.

CELPOS E VOCÊ

Pág

. 11

Jor

nal

Cep

os |

Ag

o/ S

et /

Ou

t

Excelente l

89%

Exce ente

Resolução do problemada solicitação

Respostasprecisas e claras sobre as dúvidas

Excelente

89%

COMUNICAÇÃOl

91%

Exce ente

Clareza nasinformações

Confiança nasinformações

90%

Atendimento Presencial

Page 12: Se aposentar sim, parar jamais! · Nov / Dez / Jan 2015 - nº 31 - ano 10 Informativo da Fundação Celpe de Seguridade Social Valorizar 2014 garante diversão e informação pág.

Pág

. 12

Jor

nal

Cep

os |

m

ai /

ju

n /

ju

l Ajudar o próximo é a melhor forma de ajudar a si mesmo. Pode parecer um paradoxo, mas faz sentido. O

voluntariado tem efeitos sobre a mente, mas também sobre o corpo, auxiliando, por exemplo, na melhoria da qualidade de vida de quem se coloca à disposição dos outros. E ajudar não significa necessariamente se engajar em caridade. Fazer a diferença na sociedade é o primordial – e, para isso, existem ONGs e instituições prontas para receber uma pessoa disposta a “dar uma mão” ao próximo. Em uma pesquisa, realizada durante 10 anos por professores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, envolvendo cerca de 2.700 pessoas, concluiu que o trabalho voluntário é um ótimo remédio. O resultado apontou que ser voluntário faz bem ao coração e ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida e a vitalidade.“O voluntariado está associado a um maior desenvolvimento no contato social tornando a pessoa mais ativa mentalmente e fisicamente ”, explica a neurologista Sônia Brucki, do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia. Segundo ela, estudos associam o contato social com retardo no

aparecimento do Alzheimer, além de auxiliar na prevenção da demência. A especialista ainda indica que o voluntariado proporciona aumento da endorfina, hormônio associado ao bem-estar; da dopamina, que atua no sistema de recompensa do cérebro; e da ocitocina, substância envolvida no sentimento de empatia. No Brasil, segundo pesquisa do Ibope, 25% da população com mais de 16 anos faz ou já fez trabalho voluntário, o que totaliza 35 milhões de pessoas, com idade média de 39 anos. Para Romildo Santos de Aguiar, aposentado da Celpos, o voluntariado surgiu na vida dele de repente. “Recebi ajuda de um voluntário na Instituição Altino Ventura há cinco anos. Fiquei encantado e resolvi que, a partir daquele momento, também iria me dedicar ao próximo”, comenta Aguiar. Desde então trabalha como voluntário em duas instituições no Recife: Pronto Socorro Luis

Tavares da Silva (PROCAPE) e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).“Melhorou minha vida em 90% e me sinto uma pessoa mais realizada e feliz”, destaca Aguiar. “Mais de 30 colegas conheceram o voluntariado através da minha experiência e hoje também ajudam instituições”, comenta.

Voluntariado: ajudar o próximo para ajudar a si mesmo

VIDA LEVE

Ser voluntário faz bem ao coração e ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida.

Benefícios em ser voluntário

- Você é quem define o tempo de dedicação, assim fica fácil conciliar com outras atividades.

- É um bom momento para treinar o que você aprende e, por isso, escolher uma atividade ligada à sua área é a melhor opção.

- Possibilidade de desenvolver projetos e colocar ideias em prática: em uma entidade, é muito mais simples colocar em prática novas ideias. Grandes empresas possuem processos decisórios mais longos e nem sempre estão abertas a inovações experimentais.

CELPOS IN_DICA

Fonte: Sonia Maria Dozzi Brucki CREMESP: 62916