SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO...

30
1 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO C.M. DR. CLÁUDIO MOACYR DE AZEVEDO ATIVIDADE COMPLEMENTAR ENSINO FUNDAMENTAL - EJA ETAPA VI COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA Unidade Escolar: ________________________________________________________ Disciplina: Língua Portuguesa e Produção Textual Nome do aluno: _________________________________________________________ Turma: _____________ Datas: 24/08 a 04/09 / 2020 Atividade 1 Língua Portuguesa: 24/08/2020 (segunda-feira) I. Leia o texto e veja os vídeos para responder as questões abaixo. Vida e morte severina O poema “Morte e vida severina” começa com o nor destino Severino contando sua história que se inicia com a saída de seu lar até o Recife na esperança de uma vida melhor. Interessante atentar que o poema se trata da morte e vida severina de Severino. Nota-se que a diferença entre severina e Severino estabelece a diferença do significado de ambas as palavras. Isto é, a palavra severina com letra minúscula é um adjetivo e a palavra Severino com letra maiúscula é um nome de pessoa (substantivo próprio). Aqui temos o ADJETIVO e o SUBSTANTIVO. Portanto, severina é uma palavra que qualifica a vida dura que leva a morte prematura porque o adjetivo dá qualidade negativa ou positiva as palavras. Neste caso, vida se- verina nos mostra a dureza da vida no sertão; e Severino se trata do nome de uma pessoa que é classificado como substantivo próprio. Substantivo é o nome que se dá as coisas e próprio se refere aos nomes de pes- soas, ruas, cidades etc.; por isso, Severino é um substantivo próprio ou nome próprio porque se trata do nome de uma pessoa. Há também outras classificações do nome como o nome abstrato que se refere aos sentimentos que sabemos que existem, mas não po- demos pegar; o nome concreto que é um objeto que sabemos existir e podemos pegar como a pedra; mas se tivermos uma pedreira será um nome derivado porque deriva (nas- ceu) do nome concreto pedra que também é um nome primitivo porque dá origem a outros nomes como pedreira, pedregulho etc.; o nome comum onde um objeto representa todos da espécie como a caneta que apesar de modelos e cores diferentes serão sempre uma caneta; como uma coleção onde muitos cães formam o nome coletivo matilha; o nome simples que formado por uma única palavra pode ser chuva, mas será um nome com- posto se formado por duas palavras como guarda-chuva. Damos nomes as coisas e estes nomes (ou substantivos) podem ser próprios, abstra- tos, concretos, derivados, primitivo, comum, simples, composto ou coletivo como explica- dos acima. O poema é narrado na 1ª pessoa do singular (eu) com o próprio Severino contando sobre a seca que assola o Nordeste causando fome, desemprego e morte e que atinge sua vida, seus sonhos e suas perspectivas. EDUCAÇÃO NÃO PARA!

Transcript of SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO...

Page 1: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

1

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO C.M. DR. CLÁUDIO MOACYR DE AZEVEDO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

ENSINO FUNDAMENTAL - EJA ETAPA VI COMPONENTE CURRICULAR:

LÍNGUA PORTUGUESA

Unidade Escolar: ________________________________________________________ Disciplina: Língua Portuguesa e Produção Textual Nome do aluno: _________________________________________________________ Turma: _____________ Datas: 24/08 a 04/09 / 2020 Atividade 1 – Língua Portuguesa: 24/08/2020 (segunda-feira) I. Leia o texto e veja os vídeos para responder as questões abaixo.

Vida e morte severina O poema “Morte e vida severina” começa com o nordestino Severino contando sua

história que se inicia com a saída de seu lar até o Recife na esperança de uma vida melhor. Interessante atentar que o poema se trata da morte e vida severina de Severino.

Nota-se que a diferença entre severina e Severino estabelece a diferença do significado de ambas as palavras. Isto é, a palavra severina com letra minúscula é um adjetivo e a palavra Severino com letra maiúscula é um nome de pessoa (substantivo próprio). Aqui temos o ADJETIVO e o SUBSTANTIVO.

Portanto, severina é uma palavra que qualifica a vida dura que leva a morte prematura porque o adjetivo dá qualidade negativa ou positiva as palavras. Neste caso, vida se-verina nos mostra a dureza da vida no sertão; e Severino se trata do nome de uma pessoa que é classificado como substantivo próprio.

Substantivo é o nome que se dá as coisas e próprio se refere aos nomes de pes-soas, ruas, cidades etc.; por isso, Severino é um substantivo próprio ou nome próprio porque se trata do nome de uma pessoa. Há também outras classificações do nome como o nome abstrato que se refere aos sentimentos que sabemos que existem, mas não po-demos pegar; o nome concreto que é um objeto que sabemos existir e podemos pegar como a pedra; mas se tivermos uma pedreira será um nome derivado porque deriva (nas-ceu) do nome concreto pedra que também é um nome primitivo porque dá origem a outros nomes como pedreira, pedregulho etc.; o nome comum onde um objeto representa todos da espécie como a caneta que apesar de modelos e cores diferentes serão sempre uma caneta; como uma coleção onde muitos cães formam o nome coletivo matilha; o nome simples que formado por uma única palavra pode ser chuva, mas será um nome com-posto se formado por duas palavras como guarda-chuva.

Damos nomes as coisas e estes nomes (ou substantivos) podem ser próprios, abstra-tos, concretos, derivados, primitivo, comum, simples, composto ou coletivo como explica-dos acima.

O poema é narrado na 1ª pessoa do singular (eu) com o próprio Severino contando sobre a seca que assola o Nordeste causando fome, desemprego e morte e que atinge sua vida, seus sonhos e suas perspectivas.

EDUCAÇÃO

NÃO PARA!

Page 2: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

2

O uso da 1ª pessoa do singular se apresenta no trecho “- O meu nome é Severino, não tenho outro de pia (batismo)” e o uso do travessão indica o discurso direto que eviden-cia a própria fala da personagem.

Severino, em sua autobiografia poética, se dirige aos leitores para contar a sua história como podemos ver no trecho, “Mas, para que me conheçam / melhor Vossas Senhorias”. Vossas Senhorias somos nós, os leitores, a quem ele se dirige, para que “melhor possam seguir / a história de minha vida,” e compreender por que “passo a ser o Severino / que em vossa presença emigra.”

Então, Severino sai de sua terra (emigra) devido a seca que castiga o nordestino e que se evidencia no trecho “Somos muitos Severinos / iguais em tudo na vida: / na mesma cabeça grande / que a custo é que se equilibra, / no mesmo ventre (barriga) crescido / sobre as mesmas pernas finas, / e iguais também porque o sangue / que usamos tem pouca tinta.” Nestes versos fica claro que a fome, causada pela seca, abate a saúde dos nordestinos na magreza dos corpos “sobre as mesmas pernas finas” e na anemia do “sangue / que usamos tem pouca tinta.”

Enfim, os versos “morremos de morte igual, / mesma morte severina (dura): / que é morte que se morre antes dos trinta...” revelam que a vida severina (severa, dura) os leva a uma morte prematura e igualmente severina.

Severino representa todos os nordestinos quando afirma que “Somos muitos Severi-nos / iguais em tudo na vida:” em sua saga pela seca no sertão contando “a história de minha vida,” e explicando por que “passo a ser o Severino / que em vossa presença emigra (sai de sua terra).”

Então, a autobiografia é um gênero textual que relata acontecimentos, muitas vezes em ordem cronológica, da vida de uma pessoa. Neste poema, “Vida e morte severina”, Severino narra a própria história de vida.

RESPONDA

I. Veja o vídeo do poema Vida e morte severina do poeta João Cabral de Melo Neto produ-

zida pelo canal Futura e ouça a música Súplica de cearense interpretada pelo grupo O

Rappa para realizar as atividades.

LINKS:

Morte e vida severina: https://www.youtube.com/watch?v=clKnAG2Ygyw

Súplica de cearense: https://www.youtube.com/watch?v=F19PnbWigSA

Page 3: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

3

1. Leia os trechos do poema “Morte e vida severina” de João Cabral de Melo Neto e a música “Súplica de cearense” interpretada pelo grupo O Rappa e responda.

Poema: “Morte e vida severina (dura e se-

vera)”

- O meu nome é Severino,

não tenho outro de pia (batismo). (...)

Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida:

na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra,

no mesmo ventre (barriga) crescido sobre as mesmas pernas finas,

e iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta.

(...) morremos de morte igual,

mesma morte severina (dura): que é morte que se morre antes dos trinta, ...

(...) Mas, para que me conheçam

melhor Vossas Senhorias e melhor possam seguir a história de minha vida, passo a ser o Severino

que em vossa presença emigra (sai de sua terra).

Música: “Súplica de cearense”

Oh! Deus

Perdoe esse pobre coitado Que de joelhos rezou um bocado

Pedindo pra chuva cair Cair sem parar.

(...) Oh! Deus

Oh! Senhor Pedi pro sol se esconder um pouqui-

nho Pedi pra chover

Mas chover de mansinho Pra ver se nascia uma planta

Uma planta no chão. Oh! Meu Deus

Se eu não rezei direito A culpa é do sujeito

Desse pobre que nem sabe fazer a oração.

(...)

1. Qual o tema (assunto) dos dois tex-tos? a. ( ) A seca. b. ( ) O sol. c. ( ) A neblina. d. ( ) O desemprego.

2. Quem conta a história nos dois tex-tos? a. ( ) O mineiro. b. ( ) O nordestino. c. ( ) O macaense. d. ( ) O paulista.

Page 4: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

4

3. Nos versos “Somos muitos Severinos /iguais em tudo na vida:” Como são descritos os

Severinos no poema?

R.: ____________________________________________________________. 4. O que se entende quando ele afirma no verso “o sangue que usamos tem pouca tinta”? a. ( ) Anemia . b. ( ) Vermelho. c. ( ) Forte. d. ( ) Azul. 5. Nos versos, “Mas, para que me conheçam melhor Vossas Senhorias e melhor possam seguir a história de minha vida...”, a quem ele se refere ao falar com Vossas Senhorias? a. ( ) A ninguém. b. ( ) A nós (leitores). c. ( ) Ao poeta. d. ( ) Ao escritor. Atividade 2 – Língua Portuguesa e Produção Textual: 26/08/2020 (quarta-feira)

O poema Morte e vida severina escrito por João Cabral de Melo e a canção Súplica de cearense interpretada pelo grupo O Rappa relatam a história de vida de muitos nordestinos contada através das vivências de Severino em sua narrativa autobiográfica. Então, temos aqui três gêneros que veremos, resumidamente, a seguir: poema, canção e autobiografia. Poema O poema pertence ao gênero da poesia e se apresenta em forma de versos, estrofes ou prosa, revelando sentimento e sensibilizando o leitor. O texto poético se relaciona forte-mente com a música e pode se tornar uma canção bastando acrescentar música aos ver-sos. No entanto, originalmente, o poema lírico era assim denominado por ser cantado ao som do instrumento musical chamado lira. Música ou canção A música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de forma prazerosa ao ouvido, expressando sentimentos assim como o poema. Autobiografia A palavra autobiografia é a história da vida de uma pessoa contada por ela própria. O pre-fixo auto significa a si mesmo, bio significa vida e grafia significa escrita. Se estrutura em contar a sua história de vida utilizando a 1ª pessoa do singular (eu), visto que é a própria pessoa que fará a narrativa, relatando os fatos em ordem cronológica, ou seja, contando os fatos na ordem do tempo em aconteceram como, por exemplo: nasci, cresci, vivi e morri RESPONDA I. Leia o texto Autobiografia constante desta apostila e responda as questões abaixo: 1. Conceitue autobiografia de acordo com o texto, Autobiografia: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________.

Page 5: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

5

2. Faça uma autobiografia de sua vida. Conte a história de sua vida.

Autobiografia de __________________.

(Coloque seu nome)

Meu nome é ______________________________, nasci na cidade de

____________________ e moro no bairro _______________________.

Quando era pequeno (a) gostava de brincar de _____________________ e de conversar

com meus amigos ______________ e ________________ durante os intervalos da escola

_________________________ que eu estudava.

Sempre gostei de passear e nos finais de semana aproveitava para ir a ________________

que é meu divertimento preferido.

Quando crescer pretendo seguir a profissão de _________________________. Gosto

desta atividade e pretendo exercê-la no futuro senão mudar de ideia. Mas ainda tenho muito

para me decidir.

Atualmente, estou estudando na escola _______________________________ e tenho

____________ anos de idade.

Atividade 3 – Língua Portuguesa: 31/08/2020 (segunda-feira) Responda: I. Leia o texto Morte e vida severina constante desta apostila. Baseado neste texto responda as questões marcando uma única resposta. 1. No verso “- O meu nome é Severino”, Severino é um nome de pessoa, portanto é um nome... a. ( ) coletivo. b. ( ) próprio.

c. ( ) abstrato. d. ( ) comum.

2. No verso “- O meu nome é Severino”, o traço que inicia o verso é chamado de travessão e indica que é... a. ( ) outra pessoa falando. b. ( ) a própria pessoa que fala. c. ( ) ninguém falando. d. ( ) nenhuma das respostas acima.

Page 6: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

6

3. No verso “mesma morte severina (severa, dura)”, a palavra severina é uma palavra que qualifica a morte, ou seja, dá_____________ a palavra morte. a. ( ) números. b. ( ) nome. c. ( ) qualidade. d. ( ) nenhuma das respostas acima.

Atividade 4 – Língua Portuguesa e Produção Textual: 02/09/2020 (quarta-feira)

Declaração Universal dos Direitos Humanos Eleanor Roosevelt segurando a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A evolução histórica dos Direitos Humanos se carac-teriza pela Declaração Universal dos Direitos Huma-nos em 1948 depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial. A Declaração está composta de uma introdução e trinta artigos que declaram os direitos fundamentais a todos os seres humanos: vida, liberdade, trabalho, educação, saúde e moradia e estes direitos se fun-damentam no respeito a dignidade e no valor da pes-soa humana. O artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta a ideia de que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” O artigo 2º declara que “Toda pessoa tem todos os direitos e liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. E finalizando com o artigo 25°- 1 que diz que “Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica (...) RESPONDA

I. Leia os textos Morte e vida severina e a Declaração Universal dos Direitos Humanos constantes desta apostila e responda as questões abaixo: 1. A Declaração Universal dos Direitos humanos está composta de uma introdução e trinta artigos que declaram os direitos fundamentais a todos os seres humanos. Quais são estes direitos? a. ( ) Vida, liberdade, trabalho, educação, saúde e moradia. b. ( ) Morte, escravidão, desemprego e doença. c. ( ) Todos os direitos da letra b. d. ( ) Nenhum direito da letra a.

Page 7: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

7

2. De acordo com o texto a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o artigo 1º apre-senta a ideia de: a. ( ) liberdade e igualdade; b. ( ) desigualdade e distinção; c. ( ) distinção e discriminação; d. ( ) escravidão e servidão. 3. Segundo o artigo 2º, a igualdade entre os homens compreende: a. ( ) a discriminação social; b. ( ) o racismo social; c. ( ) a inclusão social; d. ( ) a exclusão social. 4. Leia o artigo 25º-1 e a charge ao lado e marque a única opção correta: a. ( ) O que diz o artigo 25-1 é o contrário do que mostra a charge. b. ( ) O que diz o artigo 25-1 confirma o que mostra a charge. c. ( ) Todas as respostas acima. d. ( ) Nenhuma das respostas acima 5. Responda. a. Os direitos fundamentais a todos os seres humanos - vida, liberdade, trabalho, educação, saúde e moradia – são respeitados diante da dureza da vida no sertão como nos mostra o poema Morte e vida severina? Sim ou não. ______________________________________________________________. b. Pesquise no dicionário o significado da palavra cidadão e escreva aqui: ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . c. Explique com suas palavras se Severino do poema Morte e vida severina pode ser con-siderado um cidadão. ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

Elaborado pela professora Georgiana S. Ferraz C.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo

Page 8: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

8

ENSINO FUNDAMENTAL - EJA ETAPA VI COMPONENTE CURRICULAR:

ARTE

Atividade 1 – Arte: 24/08/2020 (segunda-feira) / I. Leia o texto atentamente. 1. Leia o texto e responda as questões.

ARTE

Arte se origina do latim ars e é o conceito que en-globa todas as criações feitas pelo ser humano para expressar uma visão sensível sobre o mundo, seja real ou imaginário. Através de recur-sos plásticos, linguísticos ou sonoros, a arte per-mite expressar ideias, emoções, percepções e sen-sações. A história indica que, com o surgimento do Homo Sapiens, a arte teve um ritual e uma função má-gico-religiosa, que estava mudando com o tempo. Em qualquer caso, a definição de arte varia de acordo com o tempo e a cultura. Com o Renascimento italiano, no final do século XV, começa a distinguir entre artesanato e artes plásticas. O artesão é aquele que se dedica à produção de obras múltiplas, enquanto o ar-tista é o criador de obras únicas. É precisamente na Renascença italiana que encontramos uma das etapas mais importan-tes da História da Arte, tanto para os magníficos artistas que nela trabalharam como para as obras surpreendentes que realizaram e que hoje são elogiadas em todo o mundo. Assim, por exemplo, teríamos que destacar figuras como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello, Ticiano ou Rafael. E quanto às obras, destacamos, por exemplo, "La Gioconda", "A Capela Sistina", "Gattamelata", "Vênus de Urbino" e "O noivado da Virgem", respectiva-mente. A classificação usada na Grécia antiga incluía seis disciplinas dentro da arte: arquite-tura, dança, escultura, música, pintura e poesia (literatura). Mais tarde, ele começou a incluir o cinema como a sétima arte. Há também aqueles que nomeiam a fotografia como a oitava arte (embora se diga que ela é uma extensão da pintura) e a caricatura como a nona (seus detratores indicam que ela é, na verdade, uma ponte entre a pintura e o ci-nema).Televisão, moda, publicidade e videogames são outras disciplinas que às vezes são consideradas artísticas. Nesse sentido, deve-se notar que a UNESCO se dedica a catalogar aquelas obras e mo-numentos artísticos que têm um valor incalculável e uma beleza incomparável. Neste caso

Page 9: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

9

poderíamos falar, por exemplo, da Mesquita de Córdoba, a Alhambra de Granada, a Cate-dral de Sevilha ou o Sítio Arqueológico de Atapuerca. No entanto, em todo o mundo existem monumentos que recebem essa mesma cataloga-ção. Entre eles estão o Templo de Tiwanaku na Bolívia, as igrejas de Chiloé no Chile, o centro histórico de Lima ou o Castelo de San Pedro de la Roca em Santiago de Cuba. E tudo isso sem esquecer os Palácios Reais de Abomey em Benin, o Chichen Itza no Mé-xico, a Estátua da Liberdade dos Estados Unidos, a necrópole do Egito, a Igreja da Nativi-dade na Palestina ou o Castelo de Durham no Reino Unido. Com o passar do tempo, as criações artísticas tendem a sofrer uma deterioração significa-tiva. Portanto, o conjunto de processos dedicados à preservação desses bens culturais para o futuro é conhecido como conservação e restauração de obras de arte. Além de todos os itens acima, temos que enfatizar que o termo arte também é usado para se referir à habilidade ou astúcia que uma pessoa tem para executar uma tarefa específica. RESPONDA: 1. Qual a origem da palavra arte? a. ( ) Do latim ars. b. ( ) Do grego ars. c. ( ) Do italiano ars. 2. Qual o conceito de arte? a. ( ) Todas as criações modernas. b. ( ) Todas as criações feitas pelo ser humano. c. ( ) Todas as criações. 3. O que a arte expressa? a. ( ) Recursos linguísticos verbais e não verbais. b. ( ) Recursos plásticos, linguísticos ou sonoros. c. ( ) Ideias, emoções, percepções e sensações. 4. Qual a função que a arte teve com o surgimento do Homo Sapiens? a. ( ) Mágico-religiosa. b. ( ) Mágico-social. c. ( ) Mágico-cultural. 5. A definição de arte varia de acordo com... a. ( ) o tempo e o social. b. ( ) o tempo e a cultura. c. ( ) o tempo e a economia.

6. Qual a distinção que ocorre com o Renascimento italiano no final do sé-culo XV? a. ( ) Entre artesanato e artes sociais. b. ( ) Entre artesanato e artes econômi-cas. c. ( ) Entre artesanato e artes plásticas. 7. Qual a diferença entre o artesão e o artista? a. ( ) O primeiro se dedica à produção de obras múltiplas, enquanto o segundo é o criador de obras únicas. b. ( ) O primeiro se dedica à produção, enquanto o segundo a criação. c. ( ) O primeiro se dedica a várias obras, enquanto o segundo as suas obras. 8. Quais eram as seis disciplinas clas-sificadas como arte na Grécia Antiga? a. ( ) Arquitetura, dança, engenha-ria, música, pintura e poesia (literatura). b. ( ) Arquitetura, dança, escultura, mú-sica, pintura e poesia (literatura). c. ( ) Arquitetura, dança, escultura, mú-sica, pintura e língua (literatura).

Page 10: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

10

9. Mais tarde, incluíram uma classifi-cada como sétima arte. Qual foi? a. ( ) Poesia. b. ( ) Fotografia. c. ( ) Cinema.

10. Qual o critério utilizado pela UNESCO para cataloga obras e monu-mentos artísticos? a. ( ) Pelo valor incalculável e beleza incomparável. b. ( ) Pelo valor descritivo e beleza so-cial. c. ( ) Pelo valor econômico e beleza cul-tural.

Atividade 2 – Arte: 31/08/2020 (segunda-feira) I. Leia o texto e veja os vídeos para responder as questões abaixo. 1. Leia o texto e responda as questões.

A arte e suas manifestações

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de vá-rias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela fun-ciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos gru-pos da sociedade.

Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atu-almente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.

A arte e suas manifestações culturais

A arte brasileira surgiu da mistura de outros es-tilos e se inicia desde o período da Pré-História há mais de 5 mil anos, até a arte primitiva. Ela também foi influenciada pelo estilo artístico de outras socie-dades como a europeia, a africana e a indígena.

Dentre elas, temos a arte da Pré-História brasi-leira, com vários sítios arqueológicos espalhados pelo território e tombados pelo Instituto do Patrimô-nio Histórico e Artístico Nacional.

Outra a ser citada é a arte indígena, na época do descobrimento do Brasil, quando no início, havia

Page 11: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

11

cerca de 5 milhões de índios. Atualmente, esse número foi reduzido, assim como parte de sua cultura.

Podemos citar também a arte africana que chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugue-ses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnífica arte afro-brasileira.

Outra arte brasileira a ser citada é a do Período Colonial. O Brasil transformou-se em colônia de Portugal, depois da chegada de Cabral e eram feitas construções simples, como as feitorias, várias vilas, engenhos de açúcar como representação da arte. Após a divisão do Brasil em capitanias hereditárias, foi necessária a construção de casas para os coloni-zadores.

Na invasão dos holandeses que ficaram no nordeste do Brasil por quase 25 anos, no início de 1624, se instalou uma cultura vinda dos povos holandeses. Apesar dos portugue-ses terem defendido o Brasil de invasores, estes ainda conseguiram instalar-se. Artistas e cientistas vieram para o Recife, trazendo a cultura holandesa conhecida como Missão Ho-landesa.

Outro estilo que surgiu foi o Barroco, ligado ao catolicismo. A influência da Missão Artística Francesa, no início do século XIX, quando a família real veio ao Brasil foi intensa. A população começou a imitar a cultura europeia. Eram pintados retratos da família real e algumas imagens dos índios brasileiros.

A Pintura Acadêmica, também no século XIX, na arte brasileira, retrata a riqueza clás-sica, sendo que era refletido um padrão de beleza ideal (padrões propostos pela Academia de Belas Artes).

Já no início do século XX, presenciamos o Modernismo Brasileiro, marcado inicial-mente pela Semana de Arte Moderna. E, antes disso, o Expressionismo já começa a chegar ao Brasil e fazer história com Lasar Segall (1891-1957) que contribui para o Modernismo. RESPONDA: 1. Qual a forma que o ser humana ex-pressa a suas emoções, sua história e sua cultura? a. ( ) A arte. b. ( ) A história. c. ( ) A beleza. 2. A arte se expressa através de quais valores? a. ( ) Valores econômicos. b. ( ) Valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. c. ( ) Nenhum valor. 3. A arte pode ser representada através de várias formas. Quais são elas? a. ( ) Não há formas que as expresse. b. ( ) Formas econômicas. c. ( ) Música, escultura, pintura, cinema, dança etc. .

4. Como a arte é dividida atualmente? a. ( ) Clássica e moderna. b. ( ) Econômica e social. c. ( ) Mágica e econômica. 5. A arte é uma mistura de... a. ( ) tempo. b. ( ) estilos. c. ( ) economia. 6. A arte brasileira foi influenciada pelo estilo artístico de outras sociedades. Quais são? a. ( ) A europeia somente. b. ( ) A indígena e a africana. c. ( ) A europeia, a africana e a indígena.

Page 12: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

12

7. Qual foi o marco inicial da influência da arte indígena? a. ( ) Na época do descobrimento do Brasil. b. ( ) Na época do descobrimento da China. c. ( ) Na época do descobrimento do Chile. 8. Qual foi o marco inicial da influência da arte africana? a. ( ) Com a chegada ao Brasil de pro-fessores africanos. b. ( ) Com a chegada ao Brasil dos escra-vos trazidos pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. c. ( ) Com a chegada ao Brasil de artis-tas africanos.

9. Quais os povos europeus que influ-enciaram a arte brasileira? a. ( ) Os portugueses e holandeses. b. ( ) Os portugueses e franceses. c. ( ) Os portugueses, holandeses e fran-ceses. 10. A arte afro-brasileira é uma fusão... a. ( ) dos elementos artísticos africanos, indígenas e portugueses. b. ( ) dos elementos artísticos africanos e indígenas. c. ( ) dos elementos artísticos indígenas e portugueses.

Elaborado pela professora Georgiana S. Ferraz C.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo

Page 13: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

13

ENSINO FUNDAMENTAL - EJA ETAPA VI COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA

Questão 1

A cidadania da Grécia Antiga estabelecia os direitos dos indivíduos que viviam nas ci-

dades. Os indivíduos/cidadãos eram iguais perante as leis, e considerados aptos para co-

laborar com os rumos da sociedade. Todos os cidadãos participavam diretamente das de-

liberações políticas do governo da polis*. Desta forma, a cidadania grega se fundamen-

tava nos direitos políticos.

Nem todos os homens poderiam ser cidadãos, havia restrições que reduzia a um pe-

queno número o privilégio, que, praticamente, era concebido para os proprietários de terras

– homens livres para os negócios públicos nascidos na cidade. Eram excluídos as mulhe-

res, escravos, crianças, velhos, comerciantes, artesãos e estrangeiros.

Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/

Sobre a questão da cidadania grega, assinale a alternativa correta: A- Todos eram considerados cidadãos. B- Somente os escravos eram considerados cidadãos. C- Somente os estrangeiros eram considerados cidadãos. D- Os proprietários de terras, nascidos na cidade, eram considerados cidadãos. Questão 2 Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila. Disponível em: http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo São elementos que caracterizam a cidadania, exceto: A- direito à liberdade B- direito educação C- direito a votar e ser votado D- direito de espalhar notícias falsas Questão 3 TEXTO I Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na pre-sente Declaração, sem distinção alguma. Todas as pessoas têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. DECLARAÇÃO Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: www.humanrights.com

Page 14: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

14

TEXTO II Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liber-dade, à igualdade, à segurança e à propriedade. BRASIL. Constituição da República Fe-derativa do Brasil. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 21 set. 2015. Mesmo inseridas em contextos diferentes, as duas cartas destacadas cumprem a mesma função social, que é a de garantir o(a): A- soberania da nação. B- dignidade dos indivíduos. C- desenvolvimento dos estados D- fortalecimento da democracia Questão 4 Democracia vem das palavras gregas demos e kratia, que significam povo e poder. É o governo da maioria. A democracia é um sistema político baseado em dois grandes princí-pios: a soberania do povo, exercida por meio dos poderes Executivo e Legislativo, eleitos periodicamente por sufrágio universal; e o debate público, garantido pela liberdade de ex-pressão e organização da sociedade civil. Que imagem resume de modo adequado a ideia de democracia expressa pelo texto?

A B

C

Elaborado pela professora Monica Machado Gomes C.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo

Page 15: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

15

ENSINO FUNDAMENTAL - EJA ETAPA VI COMPONENTE CURRICULAR:

GEOGRAFIA

Conceitos geográficos:

A Geografia é uma ciência humana que estuda o espaço geográfico e suas composições, ana-

lisando a interação entre sociedade e natureza. … trata-se das chamadas categoria da Geogra-

fia os principais conceitos da geografia, nesse sentido, são: lugar, paisagem, região e território.

Espaço Geográfico

É o espaço habitado, transformado e ultilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre

que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extração

de recursos naturais.

Paisagem

Quando se fala em paisagem, muitas veses o que vem a mente é a vista dos elementos da na-

tureza – céu, rio, vegetação, montanha, animais etc. – ou de uma cidade, de campos de cultivo

ou ainda de outros ambientes, como se veem em fotografias, gravuras e pinturas.

Paisagem natural e cultural

Para a Geografia, o conceito de

paisagem tem o significado mais

amplo. Segundo o geógrafo Mil-

ton Santos, paisagens geográfi-

cas é tudo aquilo que a nossa vi-

são alcança, ou seja, tudo o que

esta presente no espaço e sendo

observado. Assim, paisagem

pode conter tanto elementos na-

turais – aqueles formados pela

natureza (montanha, vegetação

natural, rio) quanto elementos

culturais aqueles construídos pelos seres humanos por meio do trabalho (estradas, cidades

e campos de cultivos).

Page 16: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

16

Agora vamos praticar?

1. Marque a resposta correta:

A Geografia é?

a) ( ) A Geografia não é uma ciência que estuda as características da superfície do

planeta terra.

b) ( ) A Geografia é uma ciência humana que estuda o espaço geográfico e suas com-

posições, analisando a interação entre sociedade e natureza.

2. Marque a resposta incorreta:

O espaço Geográfico é?

a) ( ) É o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano.

b) ( ) É o espaço que não foi habitado pelo ser humano.

3. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas questões abaixo:

a) ( ) A paisagem é tudo aquilo que a nossa visão alcança, ou seja, tudo o que está

presente no espaço e sendo observado.

b) ( ) A paisagem é apenas o que vimos em fotos.

c) ( ) Paisagem natural aqueles formados pela natureza (montanha, vegetação natu-

ral, rio)

Lugar É o meio no qual vivemos, trabalhamos, produzimos e modificamos. Enfim, é o espaço das nossas relações sociais, e no qual mantemos relações de afetividade com a nossa “terra”. Território Formados essencialmente a partir das relações de poder. Estabelece-se então as fronteiras territoriais. É a base física sobre o qual o Estado exerce a sua soberania. O território e delimitado por frontei-ras políticas (naturais ou artificiais). O território é o espaço que sofre o domínio do “poder” ou influência dos agentes (políticos econômi-cos e sociais). Fronteiras Limites do território de um Estado. Atualmente, existe no mundo mais de 190 países ou Estados, que são delimitados por fronteiras.

Page 17: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

17

Região

Região é a divisão do espaço Geográfico. O conceito de região esta correlacionado com continui-

dade e contiguidade (vizinhança), possuindo delimitação e características semelhantes.

Vamos praticar?

1) Defina o conceito de lugar e escreva o seu lugar favorito.

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

2) Dê o conceito de Região.

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

3) Marque as respostas corretas:

a) ( ) Território é formado essencialmente a partir das relações de poder.

b) ( ) É a base física sobre o qual o Estado exerce a sua soberania. O território é delimitado por

fronteiras políticas (naturais ou artificiais).

c) ( ) O território é o espaço que não sofre o domínio do “poder”.

Elaborado pela professora Simone Ribeiro

C.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo

Page 18: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

18

ENSINO FUNDAMENTAL - EJA ETAPA VI COMPONENTE CURRICULAR:

CIÊNCIAS

O que é atmosfera? A atmosfera terrestre estende-se por cerca de 1000 km acima da superfície, sendo majori-tariamente composta por Nitrogênio e Oxigênio.

A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar for-

mada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. Trata-se de um dos principais ele-mentos responsáveis pela difusão e manutenção das formas de vida da Terra. Ela é com-posta predominantemente por nitrogênio, responsável por 78% de seu volume, somado a 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como o argônio, o hélio, o neônio e o dióxido de carbono. Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.

Camadas da atmosfera

Assim como o próprio Planeta Terra, a atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Observe a ilustração a seguir.

Esquema da divisão das camadas atmosféricas

Page 19: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

19

A Troposfera é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de 15 km.

Acima da Troposfera, encontra-se a Estratosfera, que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja compo-sição tem a importância de filtrar os raios solares.

A seguir vem a Mesosfera, que se estende a até 80 km de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores temperaturas atmosféricas.

Depois da Mesosfera vem a Termosfera, que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases ionizados que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio. Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a Exosfera, camada onde os sa-télites artificiais costumam se posicionar. Pressão atmosférica

Pressão é uma força exercida sobre uma determinada área. a unidade de medida da pressão é N/m2, também chamada de Pascal (pa).

As facas podem funcionar como um exemplo da relação entre força, pressão e a área. Quando mais fina for a faca (ou seja, quanto mais ela for afiada), melhor será o seu corte. Isso ocorre porque a superfície de contato (área) passa a ser menor e, por isso, a força exercida pela pressão fica maior.

Dessa forma, considerando que o ar possui massa, percebemos que ele também exerce pressão sobre a superfície, o que denominamos de pressão atmosférica. A única diferença com o exemplo acima explicitado é que a atmosfera não altera a sua superfície de contato, mantendo-se constante em regiões com a mesma altitude.

Porém, à medida que as altitu-des se alteram, altera-se também a pressão. Isso porque as regiões mais baixas sentem mais o peso do ar e as regiões mais altas sentem menos o peso do ar. Portanto, quanto maior for a altitude, menor será a pressão at-mosférica.

Nas altitudes em nível do mar, a pressão é de aproximadamente 1,023pa, que, por convenção, equi-vale a 1 atm. Isso explica, por exem-plo, por que as regiões mais altas cos-tumam ser mais frias, pois, quanto menor a pressão, mais afastadas as moléculas estarão e, consequente-mente, menores serão as temperatu-ras. Referências PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é atmos-fera?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geo-grafia/o-que-e-atmosfera.htm. Acesso em 11 de agosto de 2020.

Figura 1: Atmosfera terrestre vista do espaço

Page 20: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

20

Atividades

1 - (UNIFEI) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslo-camentos de massas de ar, ocorre na:

a) estratosfera. b) troposfera. c) mesosfera.

d) termosfera. e) exosfera

. 2 - (MACK modificado) Foi da junção de duas palavras gregas, atmós (vapor) e sphaîra (es-fera), que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados aos distúrbios climá-ticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro. A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV. I. A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenôme-nos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas. II. A camada de ozônio (O3) concentra-se na termosfera. Formada há cerca de 400 mi-lhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à vida, emitidos pelo Sol. Sabemos, porém, que, em decorrência da emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios. III. A mesosfera estende-se da estratosfera a até, aproximadamente, 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capa-zes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C. Estão corretas: a) I e II, apenas b) I, II e III, apenas c) II,e III, apenas d) I, e III , apenas e) I, II, e III 3-Em relação às camadas da atmosfera, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas: ( ) Exosfera é a camada mais extensa da atmosfera. Nessa camada, orbitam os satélites artificiais. ( ) Troposfera é a primeira camada da Terra. Nela, ocorrem os fenômenos climáticos. ( ) Termosfera é a última camada da atmosfera. Nela, o ar é muito rarefeito. ( ) Estratosfera inicia-se a partir da troposfera. Nela, quase não há umidade.

Page 21: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

21

Assinale a alternativa correta: a) VFVF b) FVVF c) FVFV d) VVFV 4- (UFES) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É correto afirmar que o aumento da altitude causa a) aumento da longitude. b) diminuição da latitude. c) aumento da densidade do ar. d) diminuição da pressão atmosférica. e) diminuição dos valores de insolação. 5-Pressão atmosférica refere-se ao peso que o ar exerce sobre determinada superfície. Sobre pressão atmosférica, assinale a alternativa incorreta: a) A pressão atmosférica varia de acordo com três fatores climáticos: altitude, latitude e temperatura. b) A pressão atmosférica aumenta proporcionalmente ao aumento da temperatura. c) A pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. d) As variações da pressão atmosférica são responsáveis pela ocorrência de ventos.

Elaborado pela professora Maryellen Soares C.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo

Page 22: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

22

ENSINO FUNDAMENTAL - EJA ETAPA VI COMPONENTE CURRICULAR:

MATEMÁTICA

Os Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...} são números inteiros po-sitivos (não-negativos) que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de um número ilimitado de elementos. Se um número é inteiro e positivo, podemos dizer que é um número natural.

Ao estabelecer uma relação entre dois ou mais números, acabamos ordenando-os. Os nú-meros que compõem o conjunto dos números naturais estão ordenados, e alguns termos podem ser utilizados para descrever essa ordem:

Antecessor:

Dizemos que o antecessor de um número é aquele que é imediatamente anterior a ele. Por exemplo, o número 3 é antecessor de 4; 2 é antecessor de 3; 1 é antecessor de 2; 0 é an-tecessor de 1 e o 0 não possui um antecessor natural.

Sucessor:

Se o antecessor é o que vem antes, o sucessor de um número é aquele que vem imedia-tamente depois. Temos que 1 é sucessor de 0; 2 é sucessor de 1; 3 é sucessor de 2; 4 é sucessor de 3 e assim por diante.

Consecutivos:

Dizemos que determinados números são consecutivos se não faltar nenhum número entre eles. Por exemplo: 1, 2 e 3 são consecutivos, 4 e 5 são consecutivos e 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 são consecutivos.

1) Encontre o sucessor dos números abaixo: a) 2534_______________________ b) 387________________________ c) 789 _______________________ d) 3900 ______________________ e) 900 _______________________

2) O antecessor de 5.337 é? ____________________

3) Quais os números do conjunto abaixo, pertencem ao conjunto dos Números Natu-

rais? N = {-3, -2, -1, O, 1, 2, 3, 4, 5...}

Operações fundamentais com números naturais Adição A reunião de dois conjuntos A e B disjuntos ( sem elementos comuns ) é constituída pelos elementos que pertencem a A ou a B. Sejam : n(A) = 6 – número de elementos do conjunto A n(B) = 5 – número de elementos do conjunto B Daí resulta: n(A U B ) = 11 número de elementos do conjunto reunião.

Page 23: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

23

Vemos que: n(A) + n(B) = n (A U B ou 6 + 5 = 11 A operação que fizemos chama-se adição, 6 e 5 são as parcelas e o resultado da operação , 11 , é a soma . A adição faz corresponder a dois números dados em certa ordem (par ordenado) um único número que é a soma do primeiro com o segundo.

Atividade de Classe 1. Responda: a) Como se chamam os termos de uma adição? ________________________________________________________________________ b) Na igualdade 36 + 64 = 100, como é chamado o número 100? ________________________________________________________________________ c) Na igualdade 21 + 69 = 90, como se chamam os números 21 e 69? ________________________________________________________________________

2 – O C. M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, que fica no município de Macaé fez uma pesquisa entre as duas turmas da Etapa VI da EJA no turno da noite e apresentou um gráfico com os números de livros lidos durante último semestre de 2019.

Ao analisar o gráfico o que podemos concluir:

a) Qual o total de alunos que há nas 2 turmas? __________________________________

b) Qual a quantidade de livros lidos pela a maioria dos alunos? _____________________

c) Qual o total de alunos que leram apenas 2 livros nesse semestre? ________________

d) Quantos alunos ao todo leram 5 livros? ______________________________________

e) Na sua opinião, como anda à prática de leitura dessas duas turmas? _______________

________________________________________________________________________

PROPRIEDADE ESTRUTURAIS

a) Fechamento: A soma de dois números naturais é um número natural . 5 ∈ N , 6 ∈ N ⇒ (

5 + 6 ) ∈ N

b) Comutativa: A ordem das parcelas não altera a soma. 4 + 8 = 12 8 + 4 = 12

Page 24: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

24

c) Elemento neutro: No conjunto dos números naturais, zero é chamado elemento neutro

da adição. 5 + 0 = 5; 0 + 7 = 7

d) Associativa: A adição de três parcelas pode ser feita associando–se as duas primeiras

ou as duas últimas parcelas indiferentemente. ( 5 + 13 ) + 4 = 5 + ( 13 + 4)

1) Nas relações abaixo, diga qual é a propriedade estrutural que está sendo empregada:

a) 9 ∈ N, 15 ∈ N ⇒ (9 + 15 ) ∈ N ___________________________________________ b) 8 + 7 = 7 + 8 ________________________________________________________ c) 18 + 0 = 18 _________________________________________________________ d) (22 + 15) + 17 = 22 (15 + 17) ___________________________________________

2) Copie as sentenças seguintes, completando-as para que fiquem verdadeiras:

a) Numa adição, a ordem das parcelas não altera a _______________________________

________________________________________________________________________

b) O elemento neutro da adição é o número _____________________________________

________________________________________________________________________

c) A soma de dois números naturais é um número _________________________________

________________________________________________________________________

MULTIPLICAÇÃO PRODUTO DE DOIS NÚMEROS

Consideremos a soma de 5 parcelas iguais a 3. 3 + 3 + 3 + 3 +3 = 15.

Esta soma pode ser indicada por 3 x 5 = 15 ( ou 3 . 5 = 15 ) que se lê : “3 vezes 5 igual a

15”, e recebe o nome de produto. Pode-se dizer que produto é a soma de parcelas iguais

e a operação é a multiplicação. Então: MULTIPLICAR É SOMAR PARCELAS IGUAIS A

parcela que se repete, chama-se multiplicando; o número de parcelas repetidas, multiplica-

dor e o resultado, produto.}⇒ 4 + 8 =8 + 4 4 3 x 5 = 15 produto multiplicador são também

chamados fatores multiplicador Não se pode falar em produto, se o multiplicador for 1 ou 0

. Entretanto, se aceita que a multiplicação de qualquer número por 1 dá o próprio número

e a multiplicação de qualquer número por zero dá zero. Assim: 3 x 1 = 3; 3 x 0 = 0 Pode-se

dizer que a multiplicação faz corresponder a dois números dados em certa ordem ( par

ordenado ) um terceiro número que é o produto do primeiro pelo segundo. Assim: (3, 5) 15

Page 25: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

25

ao par ordenado (3, 5), a multiplicação faz corresponder o número 15 qual é o produto de

3 por 5 3. ______________________________________________________________

1) Calcule:

a) 83 x 35 = ______________________________________________________________ b) 123 x 42 = _____________________________________________________________ c) 75 x 39 = ______________________________________________________________ d) 209 x 78 = _____________________________________________________________ f) 625 x 25 = ______________________________________________________________

2) Resolva os problemas:

a) Em junho de 1983, o litro de álcool hidratado custava R$ 178,00. O tanque de um Volks-

wagem Voyage comporta 52 litros. Quanto se gastava para encher o tanque de um Vo-

yage?

b) Sabemos que 1 minuto tem 60 segundos. Quantos segundos há em 15 minutos

c) O salário família recebido por um trabalhador é de R$ 738,00 por filho menor de 14 anos.

Quanto receberá um operário que tem 6 filhos nessas condições?

Elaborado pela Professora Izabel Magalhães C.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo

Page 26: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

26

ENSINO FUNDAMENTAL - EJA ETAPA VI COMPONENTE CURRICULAR:

INGLÊS

PROFESSIONS (PROFISSÕES)

Carpenter: carpinteiro Dentist: dentista Mechanic: mecânico Doctor: médico,médica Nurse: enfermeira Maid: doméstica Teacher: professor, professora Engineer: engenheiro

Housewife: dona de casa Barber: barbeiro Baker: padeiro Hairdresser: cabeleireira Bricklayer: pedreiro Electrician: eletricista Painter: pintor Student: estudante

Exemplos. - My father is a mechanic. ( Meu pai é mecânico ) - Paul and Carlos are Carpenters. ( O Paul e o Carlos são carpinteiros ) - Is your brother an electrician ? ( seu irmão é eletricista ? ) -No. He isn´t. He is a painter. Não. Ele é pintor. -what´s your profession ? ( qual é sua profissão ? ) - I`m a housewife. ( Sou dona de casa ) How old are you ? (Quantos anos você tem? ) - Quando queremos falar de idades em inglês usamos o verbo To Be + idade + years old. Ex. I am 15 years old. ( tenho 15 anos) I am not 16 years old. ( não tenho 16 anos ) Are you 17 years old ? ( você tem 17 anos ? )

Page 27: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

27

-Quando queremos perguntar a idade de alguém ou alguma coisa, usamos How old + verbo to be ( na forma interrogativa) Ex:- How old are you ? ( Quantos anos você tem ? ) - How old is she ? ( quantos anos ela tem ? ) - How old are we ? ( quantos anos nós temos ? ) - How old is your dog ? ( quantos anos tem seu cachorro ? ) Exemplos: - How old is your sister ? ( Quantos anos tem sua irmã ? ) - She is 12 years old. ( Ela tem 12 anos ) - Is your brother 20 years old ? ( Seu irmão tem 20 anos ? - No. He isn´t. He is 19 years old. ( Não, ele não tem. Ele tem 19 anos ) - Are Paul and Mary 21 years old ? ( O Paul e a Mary tem 21 anos ? ) - No. They aren´t. Paul is 20 years old and Mary is 22 years old and Mary is 22 years old . ( Não. Eles não tem. Paul tem 20 anos e Mary tem 22 ) Activities ( atividades)

1. Answer the questions below: ( Responda às perguntas abaixo)

a) Are you a student? ( Você é um estudante ?) ________________________________________________________________________

b) What is your profession? ( Qual é sua profissão ? ) ________________________________________________________________________

c) Is your brother a mechanic? ( Seu irmão é mecânico ? ) ________________________________________________________________________

d) What is your mother profession? ( Qual é a profissão da sua mãe ?) ________________________________________________________________________

e) How old are you? (Quantos anos você tem?) _______________________________________________________________________

f) How old is your mother? (Quantos anos tem sua mãe ?) ________________________________________________________________________

2. Change the sentences to Interrogative and negative forms. (transforme as frases em interrogativas e negativas)

a) Peter is a very good mechanic. ( Peter é um ótimo mecânico) Int.____________________________________________ Neg. ___________________________________________ b) My aunt is a nurse. ( Minha tia é emfermeira ) Int._____________________________________________ Neg. ____________________________________________

Elaborado pelo professor Cláudio Gomes C.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo

Page 28: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

28

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO C.M. DR. CLÁUDIO MOACYR DE AZEVEDO

PROJETO DE TRABALHO

ENSINO FUNDAMENTAL - EJA ETAPA VI COMPONENTE CURRICULAR:

CIÊNCIAS

Unidade Escolar: ________________________________________________________ Nome do aluno: _________________________________________________________ Turma: _____________

Atividade 1 TEXTO ORIENTADOR:

Estamos enfrentando uma grave pandemia nunca vivida neste século, a Covid-19. Por conta disso, precisamos manter o isolamento social que nos obrigou a modificar toda a nossa rotina.

Está difícil ter que viver em isolamento, não é verdade? Deixar de ter liberdade para brincar, sair à rua, bater papo com os amigos à vontade é bem ruim, não é mesmo? Eu não sei você, mas eu sinto muita falta de abraçar as pessoas que eu amo! E os parentes que estão precisando trabalhar? Dá medo deles pegarem a doença e levar para casa, não é? O quê? Você não está acreditando na doença e não está cumprindo a quarentena? Poxa, devo lhe dizer que a sua atitude está errada e aumenta o risco de contrair a doença e de colocar os profissionais da saúde e as pessoas que você ama em risco. Quanto menos nos isolarmos mais vai demorar para essa pandemia acabar...

Uma pandemia como essa escancara os graves problemas sociais do nosso país e nos coloca diante de um conceito muito importante, mas pouco cumprido no cotidiano: a cidadania. Você sabe o que é Cidadania? Cidadania é o equilíbrio entre direitos e deveres que cada um de nós devemos ter como indivíduos e como coletivo. Num contexto como esse de pandemia, ser cidadão requer antes de tudo que nossas atitudes e comportamen-tos individuais não prejudiquem os direitos da coletividade. Exercer a cidadania não é ape-nas em época de eleições. Deve ser no dia-a-dia, exigindo dos políticos que nos represen-tam condições de vida e trabalho mais justas e dignas para todos, que não exponha nin-guém ao vírus que ainda circula na população. É exigir proteção às pessoas em vulnerabi-lidade social. Cidadania é também cumprir com nossos deveres de preservar nossa saúde e a dos outros. Agora pense comigo. Se o tempo é de isolamento social, quem está promo-vendo festas e outras formas de aglomerações está pensando na coletividade ou no seu lazer individual? Pense no transporte coletivo, nas ruas cheias, em como os comércios es-tão funcionando, no atendimento nos serviços de saúde, na dificuldade de acesso à edu-cação, enfim em tudo o que envolve as relações humanas. E você, como tem se compor-tado? Você se considera um cidadão responsável em tempos de pandemia?

EDUCAÇÃO

NÃO PARA!

Page 29: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

29

TEXTO COMPLEMENTAR I

(Painel informativo sobre a Covid-19 na região norte fluminense do RJ, produzido pela UFRJ

e UFF, atualizado diariamente. Observe o crescimento do nº de casos. Dos 22 municípios dessa região, Macaé está em 1º lugar, com 6.880 casos confirmados e 125 mortes, até o dia 20/08/2020)

TEXTO COMPLEMENTAR II

CIDADÃO Emicida

Os moleques frio no asfalto quente, igual eu

Tossindo e comentando sobre os amigos da gente que morreu

(Foi!) Virou passado, por não tá mais presente

Igual os valor esquecido por não ter cifrão na frente

Mó friaca, tio. Deixa eu botar meu moletom

Vendo os gambé zoando os que é menino bom

Ponho o boné e sigo na fé, nego nem óia

Atravesso a rua pois se passa perto móia

Trago no olhar a luz do poste fria, sem esperança

Me guia, teus holofote é que cria minha temperança

Minhas lembrança é trote, eu via

Que a nossa herança é um cobertor na calçada que ia envolvendo as criança

É embaçado, eu vou levar como carma

Meus vizinhos saber menos nome de livro que de arma

E a máquina que faz Bin Laden, trabalha a todo vapor

Solta na Babilônia, ensina a chamar rato de senhor

Nós tá na fila do emprego, mantimento, visita

Vive pra ser feliz e morre triste, ó que fita

As pessoas se esbarra, se olha, se cala

Não pede ou cobra desculpa, porque ninguém mais se fala (memo)

Joga lixo no chão, como se fosse um lugar à esmo

Aí da enchente, os mesmos reclamam do governo

Que não governa nada, tá nem pro mal nem pro bem

Ia governar como, se aqui ninguém ouve ninguém?

Minha cidade trampa 24 horas por dia

Saca só essa letra! Se liga na mensa-

gem! Veja como o ar-tista, o rapper

Emicida, conseguiu falar de cidadania a partir das injustiças sociais pelas quais

um imenso grupo so-cial vive todos os

dias. Aproveite essa letra, o texto orienta-

dor e o gráfico do Painel Covid-19 para te ajudar a produzir

um texto!

Page 30: SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO ...educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/Apostila...e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

30

Os que não morrer de tédio, morre de asfixia

A CIA monitora isso que cê faz agora

Mas não interfere, só fere, o pai da criança que chora

Nosso sofrimento dá prêmio pra quem se esconde em bairro nobre

Tô cheio disso, igual as cadeias é cheias de pobre (porra!)

Cidadania onde? Nós cuspiu na lei de Gandhi

É quente memo, cidadão é uma cidade grande

TAREFA: Escrever é um excelente exercício para mantermos as memórias de algo que vive-

mos, além de ser uma forma de expressão daquilo que pensamos sobre um determinado assunto. Escrever é uma forma de expressão muito potente. Portanto, produza um texto de 20 a 30 linhas no qual você possa argumentar sobre como você tem exercido a sua cida-dania nesses últimos meses ou a partir de quais atitudes cotidianas você se torna um cida-dão capaz de fazer a diferença em meio à pandemia. _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Elaborado por: Professora Roberta Cristina Moysés dos Santos Cunha Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo