Seg, 20/05/2013

16
Pesquisa feita no primeiro trimestre deste ano avalia terminais de todas as cidades-sede da Copa do Mundo. Estudo leva em conta critérios como cordialidade, eficiência, preço dos estacionamentos e restaurantes. PÁGINA 4 DURANTE OS TRÊS DIAS DA FESTA DE PENTECOSTES, MAIS DE 2 MILHÕES DE PESSOAS LOTARAM O TAGUAPARQUE, EM EVENTO IDEALIZADO PELO PADRE MOACIR ANASTÁCIO CELEBRAÇÃO DA FÉ BRASÍLIA TEM O QUARTO PIOR AEROPORTO DO PAÍS BRASÍLIA ALO ANO 4 - Nº 1102 SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013 www.alo.com.br D ISTRIBUIÇÃO G RATUITA ESPORTES SEM A AJUDA DO ÁRBITRO É DIFERENTE CORINTHIANS VENCE SANTOS E CONQUISTA TÍTULO DO PAULISTÃO APÓS SER PREJUDICADO EM DUELO PELA LIBERTADORES. GALO CONFIRMA FAVORITISMO MESMO SAINDO DERROTADO DO CAMPO, ATLÉTICO-MG MOSTRA QUE É UM DOS TIMES MAIS FORTES DA TEMPORADA E LEVA O ESTADUAL. PÁGINA 14 PÁGINA 3 Investimentos em transporte, obras de urbanização e construção de UPA’s devem ser priorizados no próximo ano. Certame que havia sido suspenso no ano passado reabre seleção para delegado, perito criminal e escrivão. PÁGINA 4 PÁGINA 5 PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PARA 2014 CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL É REABERTO Roberval Eduão Rodrigo Ramthum Reprodução Reprodução

description

Edição de Segunda-feira, 20/05/2013 do Jornal Alô Brasília

Transcript of Seg, 20/05/2013

Page 1: Seg, 20/05/2013

Pesquisa feita no primeiro trimestre deste ano avalia terminais de todas as cidades-sede da Copa do Mundo. Estudo leva em conta critérios como cordialidade, efi ciência, preço dos estacionamentos e restaurantes.

PÁGINA 4

DURANTE OS TRÊS DIAS DA FESTA DE PENTECOSTES, MAIS DE 2 MILHÕES DE PESSOAS LOTARAM O TAGUAPARQUE, EM EVENTO IDEALIZADO PELO PADRE MOACIR ANASTÁCIO

CELEBRAÇÃO DA FÉ

BRASÍLIA TEM O QUARTO PIOR AEROPORTO DO PAÍS

BRASÍLIABRASÍLIABRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

ANO 4 - Nº 1102SEGUNDA-FEIRA, 20DE MAIO DE 2013

www.alo.com.br

DIS

TR

IBU

IÇÃ

O G

RA

TU

ITA

ESPORTES

SEM A AJUDA DO ÁRBITRO É DIFERENTECORINTHIANS VENCE SANTOS E CONQUISTA TÍTULO DO PAULISTÃO APÓS SER PREJUDICADO EM DUELO PELA LIBERTADORES.

GALO CONFIRMA FAVORITISMOMESMO SAINDO DERROTADO DO CAMPO, ATLÉTICO-MG MOSTRA QUE É UM DOS TIMES MAIS FORTES DA TEMPORADA E LEVA O ESTADUAL.

PÁGINA 14

PÁGINA 3

Investimentos em transporte, obras de urbanização e construção de UPA’s devem ser priorizados no próximo ano.

Certame que havia sido suspenso no ano passado reabre seleção para delegado, perito criminal e escrivão.

PÁGINA 4

PÁGINA 5

PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PARA 2014

CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL É REABERTO

Roberval Eduão

Rodrigo Ramthum

Reprodução Reprodução

Page 2: Seg, 20/05/2013

pontopontopontodededepontopontopontodepontopontopontodepontopontopontodepontopontoponto vistavistavistadededevistadededevistadededevistadedede S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 32

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Gerente de Circulação / Paulo Sérgio / [email protected]

O Alô circula diariamente em todo o

Distrito Federal - As edições impressas estão disponiveis diariamente

no portal: www.alo.com.br

Matriz / Setor Comercial Sul (SCS), quadra 05 bloco B, número 73.

Edifício Farah Brasília - DF / CEP: 70.305-000 Fone: 3335-9200

Alô Brasília Comunicação Ltda.CNPJ: 09612937/0001-92

O Alô Brasília é auditado pela Moore Stephens InternationalPRESIDENTE / Hélio QueirozDIRETORA EXECUTIVA / Ivanilda [email protected] / ( 61) 3335 - 9232e-mail: [email protected]

EDITORA-CHEFE Lilian Magalhã[email protected]

SUBEDITORJoão [email protected]

TELEFONES:(61) 9972-7804(61) 9249-8324

REDAÇÃO (61) 3335-9200 e-mail - [email protected] CIRCULAÇÃO (61) 3335-9235 IMPRESSÃOGRÁFICA ALÔ BRASÍLIA

Quadra 10 Lote 25 / 26,São Sebastião - DF Fone (61) 3224-6049 / 3335-3600

TIRAGEM:45.000 exemplares (de segunda à sexta)10.000 exemplares(sábado e domingo)

BRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

COMERCIAL

EDITOR DE ESPORTES

Ádamo [email protected]

REVISOR

Rodrigo Ramthum

VALTER LUIS

Ed

it

or

ia

l

IMAG

EM D

O DI

A

O DECRETO que reconhece a Festa do Divino Espírito Santo

de Planaltina como Patrimônio Cultural Imaterial do DF foi assinado ontem (19) pelo

governador Agnelo Queiroz, durante o último dia de celebrações

da festa, que completou 153 anos.

CARROS ESTACIONADOS proximos às obras no Aeroporto Internacional de Brasília.

Foram quase R$ 2 bilhões empenhados, alguns setores da administração pública poderiam até precisar mais, muitas discussões junto ao MPU e ao TCDF, mas o gigante está de pé. Ainda há muito o que fazer até a conclusão total da obra, existem algumas adequações de logísticas e organização, mas o gigante está de pé. O gramado ainda não apresenta plenas condições, muito material aparece espalhado pelos corredores e o tempo está acabando, mas o gigante fi nalmente está de pé.

Após quase três anos, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, mostrou que está apto e reúne todas as condições de figurar entre as melhores arenas futebolísti-cas do mundo. Voltar ao estádio é uma emoção indescri-tível. Em nível de comparação, o Camp Nou (Barcelona), Santiago Bernabéu (Madrid), Stade de France (Paris) e muitos outros vão ter que se esforçar para não serem ultra-passados em qualidade pelo gigante do Cerrado.

Quem conheceu bem o antigo Mané não identifi cou nada que fi zesse qualquer menção à fi ndada estrutura. Pilotis, cobertura e uma estrutura de banco de reservas inovadores, sem falar de um gramado que fi ca tão próximo do público que se alguém resolver xingar a mãe do árbitro, é bem capaz de levar a resposta imediatamente e quase olho no olho.

Depois do octacampeonato candango do Brasiliense, cariocas e paulistas já pensam em mandar jogos do Cam-peonato Brasileirão no novo Mané, o que é ótimo, mas não é o suficiente. Beyoncé vai abrir a agenda cultural da nova arena e o pensamento tem que ser sempre impo-nente para fazer jus à grandiosidade desse gigante que está de pé. Paul McCartney, Metallica, Madona, enfim, as sugestões de nomes de peso que podem ter a honra de se apresentar no Estádio Nacional são infinitas.

O gigante está de pé

Rob

erva

l Edu

ão

Rob

erto

Bar

roso

GERENTE COMERCIAL Keila [email protected]

Em decisão unilateral, sem consultar nem mesmo a categoria que vai ser afetada pela medida, os organizadores dos eventos da copa do Mundo de 2014 determinaram que os taxistas devam usar os estacionamentos do Parque da Cidade como ponto de apoio. Ou seja, segundo o governo, os táxis deverão fi car estacionados lá, aguardando ordem para descer até a cidade para atender aos passageiros.

Essa é a pior logística que poderíamos imaginar. O Parque da Cidade fi ca longe de onde haverá demanda de passageiros e fi ca difícil imaginar como funcionará esse mecanismo, ao passo que o fl uxo de taxistas e o atendimento aos turistas fi carão prejudicados.

Só mesmo quem não conhece a infraestrutura de transporte público individual por dentro poderia tomar uma decisão dessas. Em nossa opinião, o lugar ideal para fazer um ponto de apoio de taxistas durante grandes eventos são os estacionamentos que existem próximos ao Centro de Convenções, onde há espaço sufi ciente para estacionar aproximadamente 600 táxis e sair com brevidade aos destinos, aos lugares onde o povo estará.

Infelizmente, essa medida ignora a necessidade da população uma vez que para ter acesso ao estádio o táxi deverá parar cerca de 2 km a 3 km de distância do local, pergunto como fi carão as gestantes,

os cadeirantes, os idosos, as pessoas portadoras de necessidades especiais e as pessoas com crianças de colo ou com pouca idade? Elas deverão caminhar essa distância toda para ir e voltar do estádio?

Nos últimos dois anos, a categoria dos taxistas esteve se preparando para os eventos da Copa do Mundo de 2014. Todavia, todo esse esforço pode ser jogado no lixo, por causa dessa medida infeliz.

O primeiro grande teste já está bem próximo. É a Copa das Confederações, que começa daqui a um mês. Aos poucos, a cidade vai tomando os contornos dessa realidade, que vai mudar nossas vidas. Todavia, se não houver uma reavaliação dessa medida, irá mudar nossas vidas para pior.

Como eu disse, os taxistas se preparam por um longo período, para chegar a essa ocasião com todas as condições de atender bem aos turistas e à comunidade local. Nós investimos em veículos novos, fi zemos cursos de idiomas, aprendemos novas técnicas de atendimento aos turistas e nos organizamos como categoria para estar nas ruas, onde o povo está e precisa de nós.

Torço para que haja sensibilidade por parte dos organizadores para voltar atrás nessa decisão. Nós estamos preparados o sufi ciente para isso. Será que o GDF também está?

conceitoconceitoQuem está preparado?

MARIA DO BONFIM, presidenta do Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi) e vice-presidenta da Federação Nacional dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros (Fencavir)

Page 3: Seg, 20/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

cidadescidadescidades&&&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidadesNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

BrasíliaBrasíliaBrasília&&&Brasília&&&Brasília&&&Brasília&&& S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 33 PARTICIPANTES DA I Semana

Nacional dos Povos Ciganos, que acontece de 20 a 24

de maio na Granja do Torto, terão a oportunidade de obter

documentos de identifi cação, em mutirão realizado pela Secretaria

de Justiça do DF www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Rep

rodu

ção

O Aeroporto Inter-nacional de Bra-sília teve a quarta pior avaliação de

desempenho em levanta-mento realizado pela Se-cretaria de Aviação Civil da Presidência da Repúbli-ca sobre terminais que vão atender às 12 cidades-se-de da Copa do Mundo de 2014. Juntos, esses aeropor-tos atendem 81% da movi-mentação de passageiros do Brasil. A pesquisa avaliou 15 terminais de passagei-ros, que receberam nota dos passageiros entre 0 e 5. Os

resultados apresentados são relativos ao primeiro trimes-tre deste ano, mas os dados continuarão a ser apurados durante todo o ano de 2013

A pesquisa será utiliza-das pelas autoridades Aero-portuárias brasileiras para estipular metas de efi ciên-cia e melhorias dos aeropor-tos de todo o país para que os serviços prestados atendam à demanda do mercado. “Es-ses dados são uma ferramen-ta para melhorar a gestão dos aeroportos no país”, afi rma o ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco.

Cerca de 21 mil passa-geiros avaliaram 41 itens co-

mo cordialidade e a efi ciência dos funcionários aeroportuá-rios, que registraram a melhor avaliação na pesquisa. Já cri-térios como os preços cobra-dos pelos estacionamentos e estabelecimentos de alimen-tação e de comércio tiveram as piores avaliações na opi-nião dos passageiros. “O es-tacionamento do aeroporto de Brasília é reduzido, falta abrigos para quem estaciona lá em dias chuvosos, o preço do táxi chega a ser abusivo”, lamenta o estudante Edvaldo Guimarães, 25 anos.

O Aeroporto Internacio-nal Afonso Pena, em Curiti-ba/PR, foi eleito o melhor.

AVALIAÇÃO Pesquisa feita no primeiro semestre deste ano avalia aeroportos de todas as cidades-sede da Copa do Mundo

JK entre os piores do BrasilMARCUS FOGAÇA

DADOS DO ESTUDO servirão para mostrar em quais aspectos os terminais precisam melhorar

Roberval Eduão

Page 4: Seg, 20/05/2013

etcetc...

“Diziam que não iríamos conseguir

construir os estádios. Hoje, tenho extremo orgulho de provar a qualidade das instalações, a

modernidade e o critério de fazer

construções sólidas, mas simples. O

estádio é a prova da capacidade de nós, brasileiros, de realizarmos o que

muitos pessimistas diziam que não éramos

capazes”

DILMA ROUSSEFFPRESIDENTE

COMEÇAM HOJE (20), as obras de pavimentação da Quadra 33, da Vila São José, em Brazlândia, última região residencial da cidade sem infraestrutura de asfalto e águas pluviais. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$3 milhões nas obras.

A CEB REALIZARÁ hoje (20) manutenção nas redes de oito regiões administrativas do Distrito Federal. Entre as ações previstas estão substituição de transformador e de postes em São Sebastião, Recanto das Emas, Samambaia, Brazlândia, Riacho Fundo I e II, Planaltina e Gama.

O ACERVO da Biblioteca da Nacional de Brasília ganhará amanhã 34 caixas de livros doados por servidores da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), como parte do Plano Distrital do Livro e da Leitura (PDLL), elaborado em 2012 pelo Governo do Distrito Federal.

Conclusão do asfalto em Brazlândia

CEB executa serviços de manutenção

Biblioteca Nacional ganha novos livros

ALÔ BRASÍL IA 4 S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 4 S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 3cidades&Brasília

A cada ano, a festa de Pentecostes, uma celebração cristã que marca o nasci-

mento ofi cial da Igreja, mobi-liza milhares de fi éis ao longo da semana de comemoração da data, no Taguaparque, em Taguatinga. De acordo com dados ofi ciais, cerca de 1 mi-lhão e 400 mil pessoas pas-saram pelo local somente nos dois primeiros dias – sexta e sábado. Ontem (19), durante a Missa de Cura, ponto alto da festa, o público estimado foi de 1 milhão católicos.

O evento foi idealizado pelo Padre Moacir Anastá-cio, responsável pela Paró-quia São Pedro, localizada em Taguatinga Sul, e é reali-zado desde 1999. De lá pa-ra cá, diversos locais foram utilizados para recepcionar o crescente público da fes-ta. Desde 2011, ela ocorre no Taguaparque. O tema des-te ano foi “Eu vou com Cris-to, por Cristo e em Cristo” e a estrutura contou com no-ve telões, praça de alimenta-ção, livrarias e mais de 300 banheiros para atender aos participantes. Além disso, o metrô teve seu horário de funcionamento alterado e um esquema especial de trânsito

foi montado na região.Este é o quinto ano que

Cláudia Rocha Vieira, mo-radora de Taguatinga, parti-cipa da festa com a família. “Nós acompanhamos a ce-lebração do Pe. Moacir des-de quando era realizada na Facita”, lembra. A mãe de Cláudia, dona Maria Ana, de 68 anos, também mantinha a animação. “A gente vem pa-ra louvar a Deus”, afi rmou.

A programação para o último dia contou com o Ce-náculo com Maria, ainda pe-

la manhã, e, já na parte da tarde, com os shows de Pau-linho Sá, Crícia & Gláucia Martins e a banda São Rafa-el. Vários jovens marcaram presença no evento. O ca-sal Luiza Castro e Marcello Castro, de Águas Claras, se encantaram com a celebra-ção. “Esse é o nosso primei-ro ano e estamos adorando tudo, literalmente. Com cer-teza voltaremos no ano que vem”, disse Marcello.

O encerramento fi cou a cargo do Pe. Moacir, com a

Missa de Cura. O pároco lem-brou aos fi éis a importância de agradecer e louvar a Deus. Ao pedir aplausos após um cântico de adoração, o padre brincou com o público. “Va-mos aplaudir mais forte, meu povo, pois vocês estão sendo libertados hoje!”, afi rmou.

Integrante da Comuni-dade Renascidos em Pen-tecostes, Maria Lúcia, 50 anos, resumiu bem o pro-pósito do evento. “Tanto o público como nós, que tra-balhamos na organização,

estamos aqui entregues ao Senhor. Nosso dever é servir ao Pai, e é isso que estamos fazendo hoje”, concluiu.

Como era de se esperar, nenhuma ocorrência poli-cial grave foi registrada nos três dias de evento.

PENTECOSTES Durante três dias, mais de 2 milhões de cristãos celebraram em Taguatinga

Fé e devoção reúnem milhões no Taguaparque

O Pentecostes é celebrado 50 dias de-pois do domingo de Páscoa. O dia de Pen-tecostes ocorre no sé-timo dia depois da Ascensão de Jesus. Isto porque Ele fi cou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, so-mando aos três dias em que fi cou na se-pultura somam qua-renta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da pás-coa até o último dia da grande festa de Pen-tecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discí-pulos permaneceram no cenáculo até a des-cida do Espírito Santo, no dia de Pentecostes.

Saiba mais

Câmara Legislativa do Distrito Federal deve ana-lisar, nos próximos dias, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). O objetivo do governo do DF é que, em 2014, sejam prio-rizados investimentos em transporte e obras de urba-nização, como saneamento, mobilidade e tratamento de resíduos sólidos, e constru-ção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A estimativa do GDF é que o investimento nas duas áreas sejam orçadas em pelo menos R$ 19,4 bi-lhões. Além da verba que será destinada à unida-

de da federação por meio do Fundo Constitucional do DF, deve ser na ordem de mais R$ 12,1 bilhões.

Com isso, o governo lo-cal teria a sua disposição mais de R$31,5 bilhões para investir em transpor-

te e urbanização no próxi-mo ano. “Continuaremos com a política de redu-ção das despesas e eleva-ção dos investimentos na cidade”, afi rma o secretá-rio de Planejamento, Luiz Paulo Barreto.

O PLDO foi encami-nhado aos deputados dis-tritais no dia 15 de maio e precisa ser aprovado até o último dia de junho. O projeto servirá de pa-râmetro para a formula-ção da Lei Orçamentária Anual (LOA). “O proje-to de lei é importante pa-ra apontar como o governo local pretende gastar os recursos captados. Nele há uma prévia das recei-

tas e despesas do GDF pa-ra o próximo ano”, explica o subsecretário de Orça-mento Público da Secre-taria de Planejamento e Orçamento, Caio Abbott.

Para o servidor públi-co Wander Sampaio, o go-verno tem que priorizar bastante o transporte pú-blico da cidade, mas tam-bém não pode esquecer de dar atenção às segu-rança, saúde e educação. “Urbanização e investi-mento é ótimo, mas ter uma população saudável e inteligente é essencial. É preciso encontrar um equilíbrio para não deixar uma dessas áreas em se-gundo plano”, observa.

Transporte e urbanização são prioridadesINFRAESTRUTURA

PADRE MOACIR é o responsável por organizar o evento e comandar a celebração anual

GDF espera fazer um investimento de cerca de R$ 19,4 bi

MARCUS FOGAÇARoberval Eduão

Rodrigo Ramthum

Reprodução

RODRIGO RAMTHUM

Page 5: Seg, 20/05/2013

ALÔ BRASÍL IA 5 S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 5 S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 3cidades&Brasília

Inicia-se hoje (20), o prazo para as inscrições para o concurso respon-sável por selecionar e preparar 520 jovens pa-ra o ingresso no Curso de Formação de Ofi ciais das Armas, do Quadro de Ma-terial Bélico e do Serviço de Intendência.

Para se candidatar, é necessário ser do sexo masculino, ter concluído o ensino médio, ter altura mínima de 1,60m e ida-de entre 17 e 22 anos até 31 de dezembro de 2014.

As inscrições vão até 19 de junho, no site www.espcex.ensino.eb.br. A taxa é de R$ 80.

O concurso é com-posto por exame intelec-tual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requi-sitos biográfi cos e ave-riguação de idoneidade. Aprovado, o candidato é matrículado e passa a ser militar da ativa.

Exército abre 520 vagaspara jovens

ESPCEX

O concurso públi-co para as áre-as de delegado, escrivão e pe-

rito criminal da Polícia Federal foi reaberto. Por não cumprir a exigência de que fosse permitida a inscrição de pessoas com necessidades especiais, a seleção foi suspensa em julho de 2012 pelo Supre-mo Tribunal Federal (STF).

Segundo a gestora de produto e conteúdo da Vestcon Concursos, Ce-cília Santos, muitas pes-soas buscaram o curso preparatório para a pro-va, mas que provavel-mente são os mesmos inscritos anteriormen-te, já que o cancelamento diminuiu o interesse dos candidatos. "Eu diria que devido ao tumulto e à de-

mora, a busca pelo con-curso esfriou em relação ao ano passado. Mas hou-ve procura, e já temos du-as turmas formadas para a semana que vem", afi rma.

Com editais reformula-

dos, a Polícia Federal reto-ma o concurso que oferece 600 vagas, sendo 34 de-las reservadas para can-didatos com necessidades especiais. As fases do pro-cesso será igual para todos,

o que vai defi nir a aptidão para assumir os cargos se-rá a avaliação médica, que tem caráter eliminatório.

A maior parte das va-gas está destinada pa-ra o cargo de escrivão, 350, com remuneração de R$ 7.514,33. O candida-to interessado deve pos-suir formação superior em qualquer área. Já pa-ra o cargo de delegado, estão destinadas 150 va-gas com remuneração de R$ 14.037,11, e o candi-dato precisa ter formação superior em direito. A re-muneração para o cargo de perito criminal é a mes-ma que para delegado. As 100 vagas destinadas pa-ra o cargo de perito estão distribuídas em 13 áreas de formação superior que estão listadas no edital do concurso. Todos os cargos exigem carteira de habili-

tação, categoria B.O concurso será rea-

lizado pelo Centro de Se-leção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília, o CESPE. As inscrições iniciadas no dia 17 de maio, encerrando no dia 3 de junho, e deverão ser feitas exclusivamen-te pela internet no site da examinadora (www.cespe.unb.br), onde também es-tão disponíveis os editais. As taxa de inscrição é de R$ 125,00 para escrivão e R$ 150,00 para perito cri-minal e delegado.

Os candidatos inscritos em 2012 terão o prazo de inscrições disponível para mudar locais de provas ou se apontar como candidato com defi ciência, caso quei-ram. Se optarem por desis-tir do concurso, terão os dias 23 e 24 de maio para solicitar o reembolso.

INSCRIÇÕES ABERTAS Serão 600 vagas para as áreas de escrivão, perito criminal e delegado

Reaberta seleção da PFRAIANE SAMARA

DEMORA diminuiu o interesse de muitos candidatos

Roberval Eduão

Page 6: Seg, 20/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

UMA GUITARRA que foi usada por John Lennon e por George Harrison

nos Beatles foi vendida por US$ 408 mil (cerca de R$ 826 mil) em

um leilão. O instrumento feito sob medida em 1966 pela empresa

VOX foi vendido a um comprador não identifi cado de Nova York

S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 36

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

BizarroBizarroBizarro.com.com.com

Não apenas uma inovação de mer-cado mas tam-bém um serviço

à sociedade, uma empresa de roupas íntimas lançou recentemente uma linha de produtos que se dispõe a acabar com a indesejável

exibição do famoso “cofri-nho”. As Polypants, cria-das pela Polyfi lla, têm uma cintura mais larga na par-te de trás, para evitar a ex-posição desnecessária das nádegas das pessoas.

Segundo o Orange News, para justifi car o investimen-

to, a empresa até realizou uma pesquisa sobre o as-sunto na Inglaterra. Apa-rentemente, os britânicos são expostos ao traseiro de alguém, em média, três ve-zes por semana – 24% dos entrevistados disserem sen-tir nojo com a cena, enquan-

to 18% afi rmaram fi carem apenas irritados.

Trabalhadores de cons-trução foram apontados co-mo os maiores culpados pelos “cofres”, seguidos de homens com calças muito largas e mulheres que usam jeans apertados.

TUDO ESCONDIDO Linha de roupas íntimas pretende dar fi m aos ‘cofrinhos’

Sem medo de se agachar

Funcionários de um brechó benefi cente na ci-dade de Pomona, na Aus-trália, fi caram surpresos ao descobrir que uma maleta velha, que estava à venda na loja pelo equivalente a R$ 10, continha cerca de US$ 100 mil em dinheiro.

A grana foi encontra-da por um consumidor, que vasculhava o local atrás de uma barganha e jamais imaginava que fa-ria um negócio tão bom. No entanto, os funcio-nários não permitiram a venda e acionaram as au-toridades para tentar ras-trear o dono.

Acredita-se que a bo-lada pertença a uma ido-sa, que depois de duas semanas de investigação foi capaz de descrever com exatidão alguns deta-lhes do objeto. Ela afi rma que a maleta foi doada por engano, e que a confusão teria acontecido duran-te uma mudança. Os tiras ainda trabalham no caso.

Em dezembro de 2012, João Thalles Queiroz, 23 anos, resolveu abandonar a faculdade de direito no sétimo semestre, em Cam-po Grande, para apostar em um sonho profi ssional da adolescência: o de seguir a carreira de manicuro. Ele garante que sempre contou com o apoio da família, que não se arrepende da deci-são e que faz planos para se profi ssionalizar na área.

“Pensei, repensei e falei pra mim mesmo que eu não seria mais um for-mado em direito só com a formação superior. Por is-so, decidi investir no meu talento, que é a unha. Acho que obteria mais re-sultados, mais respostas, tanto na questão de satis-fação no trabalho, quanto fi nanceiramente”, explica o manicuro.

João Thalles relatou que sempre se dedicou aos estudos, mas que não pen-sava em exercer a profi ssão de advogado.

Dinheiro é doado por engano

Jovem deixa o direito para virar manicure

GENEROSIDADENOVOS RUMOS

VÁRIOS assessórios já estão à disposição para evitar a exposição em excesso da parte superior das nádegas

País africano impõe restrições aos voos de bruxas

Grávida toma todas e fi lho nasce embreagado

SOGRAS MUDARÃO DE TRANSPORTEBABY BEBUM

Se você adora passe-ar por aí com sua vassoura voadora, atenção ao cruzar o espaço aéreo da Suazi-lândia. O pequeno país lo-calizado entre a África do Sul e o Moçambique apro-vou recentemente uma lei que prevê multa às bruxas que excederem o limite de altitude de 150 metros. As informações são do “Me-tro UK”.

E a pena não é leve: quem for fl agrado terá que pagar o equivalente a R$ 110 mil. A Autoridade de Aviação Civil anunciou nes-ta semana que as vassouras voadoras são consideradas como meio de transpor-te, portanto estariam sujei-tas às regras. A lei também se aplica a outros objetos, como pipas e aeronaves de brinquedo.

A ideia para a restrição surgiu depois que um inves-tigador particular foi pre-so usando um helicóptero de controle remoto equipa-

do com câmeras para reco-lher informações sigilosas. Segundo o jornal, a bruxaria é levada a sério na Suazilân-

dia, país em que a maioria dos habitantes acredita em magia negra. Daí a peculiar ressalva na lei.

Uma grávida da Polô-nia bebeu tanto que che-gou a passar mal. Por isso, os médicos precisaram fazer uma cesariana de emergência para salvar o bebê, que já nasceu bêba-do. A mulher de 24 anos, que não teve o nome reve-lado, teve um colapso en-quanto tentava comprar mais bebida em uma loja de Tomaszow.

O menino nasceu duas semanas antes do previsto, e já veio ao mundo lutando por sua vida. Devido à ele-

vada concentração de goró no corpo da mãe, médicos constataram que a crian-ça tinha 4,5g de álcool em seu sangue. Para efeitos de comparação, o volume é 23 vezes maior do que o limite legal para motoristas, que na Polônia é de 0,2g.

De acordo com um porta-voz da polícia, pro-motores locais estudam o caso e podem indiciar a mãe por colocar em risco a vida de um menor. O bebê se recupera em uma UTI neonatal da cidade.

Não é só no Brasil que o povo reclama da supos-ta “indústria da multa”. De acordo com uma investiga-ção da afi liada da emissora CBS em Tampa, na Flóri-da, EUA, uma sutil e qua-se imperceptível alteração nos semáforos da cidade foi feita com o objetivo de pe-gar no fl agra aqueles mo-toristas que aceleram ao invés de diminuir a velo-cidade com a luz amarela.

Investigadores da emissora acusam o Depar-tamento de Transportes da Flórida de recalcular de forma ilegal o tempo de acionamento do sinal de alerta em toda a cidade, mas em especial nos cru-zamentos equipados com câmeras que fl agram aque-les que infringem a lei. A duração estaria abaixo dos parâmetros estabelecidos por órgãos federais, a renda de US$ 100 mil gerada pe-los “pardais” no ano passa-do deve fechar em 120 mil dólares em 2013.

Cidade altera semáforos para multar

INFRAÇÕES

SUAZLÂNDIA não quer vassouras a mais de 150 metros

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Rep

rodu

ção

Page 7: Seg, 20/05/2013

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

LazerLazerLazer&&&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazerCULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

VidaVidaVida&&&Vida&&&Vida&&&Vida&&&www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 37

[email protected]

ROTEIRO CULTURAL Quer divulgar seu evento no roteiro do Alô? Envie sua programação (música, dança, teatro, shows e outras manifestações artísticas) informando horário, local, classifi cação indicativa, fotos, valor do ingresso e contatos para: [email protected], aos cuidados de Rogério Avellar

CINEMA O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua – 1974, uma pequena cidade no interior do Texas. Uma garota escapou de um massacre que matou cinco pessoas e é cria-da sem saber a verdade sobre seu passado. Já adulta, Heather Mills (Alexandra Daddario) é surpreendida ao ser informada que é a be-nefi ciária da herança de uma avó que nem sabia existir. Ao lado dos amigos Nikki (Tania Raymonde), Ryan (Trey Songz) e Kenny (Kerum Milicki-Sanchez), Hea-ther viaja ao Texas para conhecer a mansão que herdou. Entretanto, ela tem duas regras a se-guir: não pode vender a mansão e precisa se-guir à risca as instruções deixadas pela avó em uma carta. O problema é que, antes mesmo de abrir esta carta, Heather é surpreendida por ou-tro parente que também sobreviveu ao massacre de décadas atrás. Ter-ror. Classifi cação: 18 anos. Direção: John Luessenhop Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 1 – 14h50 - 17h10 - 19h35 - 22h20 - 00h30

Finalmente 18 – Jeff Chang, um estudante sé-rio e inteligente, está pres-tes a comemorar 21 anos de idade, na véspera de uma importante prova para entrar na escola de medicina. Ao invés de descansar e se pre-parar, ele decide tomar

uma cerveja com seus dois amigos. Mas a noite toma rumos inesperados, e sai completamente do controle de Jeff. Comé-dia. Classifi cação: 16 anos. Direção:Jon Lucas, Scott Moore Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 7 – 11h20 - 13h40 - 16h10 - 18h30 - 21h00 - 23h30

Somos Tão Jo-vens – O jovem Rena-to Russo não tem tempo a perder: sonha ser um astro do rock. Mas ainda é cedo. Ele pre-cisa estudar dar aulas de inglês tranquilizar os pais curtir a turma curar dores de amor e principalmente arrumar quem toque na sua ban-da. Do Aborto Elétrico à Legião Urbana Somos Tão Jovens apresenta os primeiros acordes do mito Renato Russo e da turma do Rock Brasília criadores de sucessos como “Que País é Este”, “Geração Coca-Cola”, “Eduardo e Mônica” e muitas outras músicas que marcam e transfor-mam fãs geração após geração iniciando a trajetória que a tornará a maior banda do Rock Brasil e Renato Russo o porta-voz da juventude urbana do país inteiro. Drama. Classifi ca-ção: 14 anos. Direção: Antonio Carlos da Fon-toura.Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 12 – 13h50 - 16h30 - 19h00 - 21h20 - 23h50

Experimento que já ganhou a simpa-tia do público bra-siliense, o projeto

“Encontros Improváveis – Território de Risco” come-ça a temporada de 2013 com força total. Com a proposta de promover o contato entre artistas de diferentes lingua-gens e formações, o Encon-tros Improváveis reúne o cineasta Érico Cazarré com o bonde de funk lésbico Sa-pabonde, em um processo colaborativo de criação que será mostrado ao público hoje (20) e amanhã (21), às 21h, no Espaço Cena. Érico Cazarré é formado em

Audiovisual pela UnB. Fun-dou o grupo Lumiô Filmes em 2002 e, em 2007, seguiu caminho independente, fundando a produtora Ca-za Filmes. Paralelamente, foi Repórter cinematográ-fi co ofi cial da presidência da República entre 2008 e 2010. Em 2013, tornou-se Coordenador de Conteúdo do Grupo Clara, onde super-visiona produção de vídeos especiais e documentários. No total, Érico foi produtor executivo de 14 curtas e di-retor de fotografi a em 17 fi l-mes. No último Festival de Cinema de Brasília, Érico suscitou grande repercus-

são no público com a exibi-ção do fi lme 'Véi', com uma temática adolescente, reali-zado em parceria com o ir-mão Juliano Cazarré, na Mostra Brasília. Já o Sapabonde é um cole-tivo de seis MCs lésbicas que surgiu no contrafl uxo da produção do funk cario-ca. Com rimas escrachadas, elas fazem sucesso pela ori-ginalidade e pela forma des-contraída com que cantam assuntos polêmicos, como a vivência da sexualida-de lésbica. Após o suces-so de um vídeo no Youtube e a gravação de algumas fai-xas, as músicas do bonde co-

meçaram a se espalhar pelo Brasil. Algumas das rimas foram remixadas por DJs na Europa e por grandes nomes da World Music. João Bra-sil, Blood Shake, Dj Edgar, Hungry Sam, Ophex, El Su-per Gummi, Barletta são al-guns dos nomes da música eletrônica impactados pelo som das meninas.

SERVIÇOTERRITÓRIO DE RISCO: Encontros Improváveis, com Érico Cazarré e Sapabonde, acontece hoje (20) e amanhã (21), às 20h, no Espaço Cena. INGRESSOS: entrada franca. CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos.

MISTURA Cineasta e funkeiras juntos em processo de criação colaborativa

Quando a batida do funk chega às telas

A PROPOSTA do evento é a de reunir artistas de diferentes seguimentos em favor de uma construção conjunta

Continua na página 8

Page 8: Seg, 20/05/2013

Lazer&Vida A L Ô B R A S Í L I A 8 S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 3

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS – [email protected]

CINEMARK IGUATEMI (61) 3577-5140

CINEMARK PIER 21(61) 3352-4708

MÚSICA

CINEMARK TAGUATINGA(61) 3481-8283

KINOPLEX PARKSHOPPING(61) 3223-1617

EXPOSIÇÕES

Voto no Brasil: Uma História de Exclusão e Inclusão – reúne documentos his-tóricos e objetos secula-res, a mostra acontece até 19 de dezembro, se-gunda a sexta das 12h as 19h, no Museu do TSE. Entrada: franca. Classifi cação indica-tiva: livre.

Amores Perros – Em sua primeira mostra individual, Alice Lara explora metáforas uti-lizadas por rinhas e fi l-mes hispano-americano. A mostra acontece até 25 de maio, de segun-da a sexta, das 11h às 21h; e sábados, às 14h. Endereço: no Es-paço Cultural Instituto Cervantes – 707/907 Sul. Entrada: franca. Informações: 3242-

Homem de Fer-ro 3 – Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Robert Downey Jr.) vem en-frentando difi culdades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Para enfrentá-lo Stark precisará res-surgir do fundo do mar, para onde foi levado junto com os destroços da mansão, e superar seu maior medo: o de fracassar. Ação. Clas-sifi cação: 12 anos. Di-reção: Shane Black.Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 2 (3D) – 19h10 - 22h00

Terapia de Ris-co – A história gira em torno de Emily Hawkins (Rooney Mara), uma jo-vem mulher que busca a ajuda de medicamentos prescritos para conter a ansiedade pelo fato de que o marido (Channing Tatum) está prestes a ser libertado da prisão em que se encontra. Ela também busca amparo num tratamento psicoló-gico, lidando com dois profi ssionais (Jude Law e Catherine Zeta-Jones). Drama / Suspense / Policial. Classifi ca-ção: 14 anos. Direção: Steven Soderbergh Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 6 – 13h20 - 15h40 - 18h10 - 21h10 - 23h40

O Último Exorcis-mo: Parte II – Após escapar do ritual reali-zado por um culto, que desejava que ela desse a luz a um fi lho demo-níaco, a jovem Nell Sweetzer (Ashley Bell) é encontrada suja e com-pletamente aterrorizada na fl oresta. Apesar de ser examinada por uma equipe médica, Nell não se lembra bem do que lhe aconteceu. Ela decide se mudar para a pequena cidade de Davreaux, onde tenta recomeçar a vida. Entre-

CINEMA

tanto, não demora muito para que o demônio vol-te a atormentá-la, desta vez com novos planos. Terror. Classifi ca-ção: 14 anos. Direção: Ed Gass-Donnelly .Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 4 – 19h50 - 21h50

Uma Ladra Sem Limites – Sandy Pat-terson (Jason Bateman) é um paizão, trabalha-dor e anda louco por uma promoção para melhorar a saúde fi nan-ceira da família que vai crescer ainda mais, já que sua esposa (Aman-da Peet) está grávida. Quando ele estava pres-tes a dar um salto pro-fi ssional signifi cativo, descobre que seu nome está sendo usado inde-vidamente por alguém em outro estado. Com a polícia de mãos ata-das para resolver o seu caso, ele resolve viajar para convencer a pilan-tra (Melissa McCarthy) a se entregar. Só que a missão fi ca ainda mais complicada na medida

A gente faz, a gente canta – Na última edição do mês de maio, o Brasília Bossa Show abre espaço para músicos da cidade apresenta-rem suas composições próprias. O projeto “A gente faz, a gente canta” é um movimento musical coordenado por Vinícius de Oliveira e Dudu 7 Cordas que tem o objetivo de valorizar o material de compositores des-conhecidos. O show acontece hoje (20), às 19h30, no Teatro do Brasília Shopping. Em versos ritmados os dois ainda brincam e conta um pouco do projeto. “A gente faz, a gente canta, porque não temos ninguém para cantar por nós. Vocês desculpem, não levem em conta, se não beleza, nem força em nossa voz. Somos apenas e tão somente compositores, autores e nada mais, e o que queremos é simplesmente mostrar a todos as coisas que a gente faz. É por isso que a gente canta”.Serviço – Projeto Brasília Bossa Show – A gente faz, a gente canta, acontece hoje (20), às 19h30, no Teatro do Brasília Shopping. Ingressos: R$ 10 (meia). Classifi cação indicativa: livre.

Divulgação

que outras pessoas, en-tre eles um caçador de recompensas, também querem a cabeça dela. Comédia . Classifi -cação: 12 anos. Dire-ção: Seth Gordon.Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 4 - 14h20 - 17h05

0603. Classifi cação indicativa: livre.

Movie-se – Uma ex-posição que traz um pa-norama dos 150 anos desse tipo de produção cinematográfi ca. Crian-ças e adultos se encan-tarão com a mostra que exibe desde os primei-ros projetos ligados a imagem em movimento, até a recente produção criativa de estúdios e fi lmes experimentais. A mostra ocorre até 7 de julho, terça a domingo, das 9h às 21h. Ende-reço: no CCBB Brasí-lia. Entrada: franca. Informações: 3108-7600. Classifi cação indicativa: livre.

Abraham Palat-nik – A mostra traz uma retrospectiva inédita das obras do artista, com desenhos, pinturas, mó-veis, aparelhos e objetos cinéticos e uma réplica de seu ateliê. A exposi-ção acontece até 14 de Julho, de terça a domin-go, das 9h às 21h, na Galeria I do CCBB Bra-sília. Entrada: franca. Informações: 8404-

6069. Classifi cação indicativa: livre.

12º Mostra do fi lme livre aconte-ce até 26 de maio, de terça a domingo, no Teatro I do CCBB Brasí-lia. Entrada: franca. Informações: 3108-7600.

Vinte anos de vanguarda – As pri-meiras décadas do sé-culo 20 foram profícuas no avanço das várias linguagens e de todo tipo de fazer artístico nas mais diversas áre-as. A Argentina não fi cou longe dessa infl u-ência. O refl exo disso na produção literária do país é o tema da exposição Vanguardas literárias argentinas: 1920-1940, que ocupa o Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios) entre 9 e 29 de maio. A expo-sição faz parte da série de eventos Cultura Azul e Branca, em comemo-ração à data nacional argentina. Entrada: franca. Classifi cação indicativa: livre.

Page 9: Seg, 20/05/2013

A L Ô B R A S Í L I A 9 S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 3Lazer&Vida

MarleneGaleazzi

[email protected] Guilherme Campelo retornando do Rio de Janeiro, onde foi passar o aniversário com a avó e as tias. Por lá encontrou também com a irmã Andréia, que mora em Fortaleza. Depois de matar a saudade da família materna, agora chegou a vez de brindar a nova idade com os amigos aqui da cidade. Na foto, ele com a noiva Carolina Frota e Soraya Dutra

A Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, que nasceu em Brasília, mais precisamente na Asa Norte, está comemorando conquistas. Depois de 18 anos de estrada, hoje estreia em Nova York, com o espetáculo “Sexo- A comédia”, no Centro Cultural da New World Stage.

Sábado, Silvinha Adriano, recebeu na fazenda da família para um almoço em torno do aniversário da nora Cristiane. As convidadas, a maioria integrante do grupo Zumba, amigas que dançam na Academia Bodytech , chegaram de ônibus e passaram o dia por lá. Em clima de muita alegria, confraternização e dança, muita dança, pilotada pelo professor Bruno.

Depois de alguns dias em São Francisco, Califórnia, Paulo Rubens Brandão e Graci Franco fi caram uma semana em Las Vegas, hóspedes do fantástico hotel Wynn. Lá, eles puderam constatar que triplicou a presença brasileira na badalada cidade. Só perdendo pelos japoneses e russos. O casal desembarcou sábado em Brasília.

O Hípica Hall, mais novo espaço para festas e eventos corporativos da cidade, será inaugurado no próximo dia 28. Data em que o empresário Rômulo Mendonça receberá 2.5mil convidados para uma noite com show de Luiza Possi. Localizado próximo ao Zoológico de Brasília, o empreendimento da empresa Multiplus contou com o investimento de R$ 7 milhões e projeto do arquiteto Ednilson Lazzeri.

Depois da verdadeira guerra que as ministras Gleisi Hoffman e Ideli Salvate enfrentaram e ganharam na votação dos portos, ninguém tem mais dúvidas. As mulheres do governo Dilma são mesmo de se tirar o chapéu. Brinca com elas, brinca pra ver.

O nome do novo ministro do Supremo, que será indicado pela presidente Dilma Rousseff, dever ser conhecido nos próximos 10 dias. A informação, quem dá, é José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça. O próximo ministro vai ocupar a vaga deixada por Carlos Ayres Brito, que se aposentou compulsoriamente em novembro do ano passado.

Como é que não vão considerar o Aeroporto de Brasília dos piores do Brasil? Quem desembarcou de vôo internacional, no último fi nal de semana, tanto homem quanto mulher, foram testemunhas do péssimo atendimento por parte dos funcionário que fi zeram o atendimento. Sequer disseram bom dia, boa tarde, boa noite, e nem olharam para o rosto dos passageiros. Tão diferente dos outros países onde a amabilidade faz parte parte do atendimento ao turista.. Tem que treinar esta gente, já que a Copa das Confederações está chegando, para a gente não passar vergonha.

Festejando no Rio

De Brasília para o mundo

Niver na fazenda

From Las Vegas

Novo Espaço

Elas são a força

Novo ministro

Atendimento nota zero

João Victor, no dia de sua formatura pela universidade de Pensilvânia, Estados Unidos, com o pai João Elias Mokdissi, a mãe Rosana e a irmã Tamine

Taina Frota e Raquel Salaio comemorando as bodas de couro do Chá das Duas, com participação no evento Luxo de Festa

Divulgação

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Page 10: Seg, 20/05/2013

1010minutos10Lazer&Vida

Horó

scop

o

Cruzadas Diretas

ÁRIESMomento para cuidar da saúde. Melhore seus relacionamentos. Se estiver sozinho(a), invista em uma conquista. Cor: creme.

TOURONovo ânimo para dar conta das responsabilidades. Aposte em seus talentos, invista em seu próprio esforço e realização. Cor: vermelho.

GÊMEOSTrace prioridades para a semana que vai começar. Este é um excelente momento para fazer exames de rotina. Cor: verde-escuro.

CÂNCERRefaça planos a fi m de melhorar sua qualidade de vida. Com isso, chegará a soluções que deixarão sua rotina mais leve. Cor: azul-escuro.

LEÃOSua autoconfi ança estará em alta, indicando uma fase de renovação de valores pessoais. No roman-ce, momentos de harmonia. Cor: preto.

VIRGEMReveja seus contatos, pois talvez algum ofereça dicas profi ssionais. Aproveite para fazer amigos e se relacionar com gente infl uente. Cor: preto.

LIBRAAproveite o dia para fazer planos a longo prazo. Apesar de estar sonhando com o futuro, consegui-rá manter os pés no chão. Cor: branco.

ESCORPIÃOÉ um dia de revisão de valores. No campo afetivo, sua sensualidade estará a mil. Se está em busca de um amor, é hora de investir. Cor: azul-claro.

SAGITÁRIOPense em ações que tragam conforto para sua vida e das pessoas com as quais convive. Sonhe e faça planos com familiares. Cor: vinho.

CAPRICÓRNIOPermita-se um pouco de tempo para cuidar de você. No relacionamento amoroso, aposte em um programa romântico. Cor: amarelo.

AQUÁRIOÉ um dia para organizar seus pensamentos e traçar novos objetivos para sua carreira. No amor, seja mais constante. Cor: roxo.

PEIXESInvista em uma nova etapa em seu relacionamen-to com os seus parentes. Na área sentimental, ofereça estabilidade. Cor: pink.

Refaça planos a fi m de melhorar sua qualidade de

A L Ô B R A S Í L I A 1 0 S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 3

nemnemnemtetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContoContoContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemteteteContoteteteContoteteteContotetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnem

O estilo dos anos 80 está fazendo a ca-beça de muitas jovens famosas. Nos últi-mos dias, Rihanna, Miley Cyrus e Amanda Bynes entraram na tendência. No Brasil, Sophia Abrahão adotou a moda logo de-pois que seu namorado, Fiuk fez um corte semelhante. A atriz divulgou uma imagem mostrando seu novo visual, na legenda es-creveu: "Simmmmmm! Mas não surtem! hahaha! Dá pra jogar o cabelo pro lado! Sou duas em uma agora! Meus tirus amados! Não se apavorem! Tá tudo sob controle".

A funkeira que chegava a gastar cerca de R$ 10 mil por mês em salão de beleza, resolveu mudar radicalmente seu estilo de vida ao ver a quantidade de shows di-minuída. No início desse ano, Melão mo-rava em um apart hotel luxuoso com vista de frente para o mar, na Barra da Tijuca e voltou a morar na Vila Valqueire, com um amigo. No entanto, informa que não está com problemas sérios com dinheiro, a decisão de mudança de vida não altera o desejo de menina de morar em um ho-tel cinco estrelas, mas diz que não pode viver de aparências. E diz ainda que não importa onde a pessoa vive, ela precisa ser feliz em qualquer lugar.

A morena pousou para o ensaio sensual da revista sexy e resolveu divulgar uma das fotos em seu instagram na manhã da última sexta (17). As fotos foram feitas na cidade de Paraty, na Costa Verde do Rio. A negociação demorou cerca de três meses até chegar a um acordo que agradasse às duas partes. A moça explicou o motivo da demora “Não vejo o nu como algo para me dar visibilidade. Isso a ex-posição no ‘BBB’ já faz por si mesmo. Penso literalmente no dinheiro e conseguimos che-gar a um valor desejado”. Maroca, disse ain-da que não tem tempo para namorar, pois está focada em ganhar dinheiro.

Sophia adota a moda do cabelo raspado na lateral

Mulher Melão reduz shows e muda seu estilo de vida

Anamara posta foto de ensaio sensual na web

ESTILOSA

FUNKEIRA

ENSAIO

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Page 11: Seg, 20/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

TODA MULHER que está amamentando pode ser uma

doadora de leite. Para estimular a prática, será lançada na

quarta-feira (22), pelo Ministério da Saúde, a campanha “Doe

leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças”

S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 311

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

BrasilBrasilBrasil&&&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil MundoMundoMundo&Mundo&&&Mundo&Mundo&Mundo&&&Mundo&

Rep

rodu

ção

Morre mais uma vítima de incêndio em boate

Câmara quer educação fi nanceira nas escolas

CASO KISS

EDUCAÇÃO

Morreu na madrugada de ontem, em Porto Ale-gre, a 242ª vítima do in-cêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS). A Se-cretaria de Saúde de Por-to Alegre confirmou a morte de Mariane Wallau Vielmo, 25 anos, às 5h15, no Hospital das Clínicas da capital gaúcha. Se-

gundo a assessoria de co-municação da secretaria local, a família pediu que não fossem divulgadas quaisquer informações médicas sobre a paciente.

De acordo com a as-sessoria de comunicação, quatro vítimas do incên-dio continuam internadas no Hospital das Clínicas.

Um projeto de lei tramita no Congresso Nacional para incluir ofi -cialmente a educação fi -nanceira no currículo escolar nos ensinos funda-mental e médio. O projeto propõe que o tema integre o currículo de matemática. Especialistas no assun-to, no entanto, defendem

que a educação fi nancei-ra seja trabalhada de forma transversal, incluída em diversas disciplinas. Em tramitação desde 2009, o Projeto de Lei Nº 171/09, apresentado na Câma-ra dos Deputados, está na Comissão de Educação do Senado e aguarda para en-trar na pauta.

A Sociedade Brasi-leira de Urologia (SBU) vai contar com o apoio da Co-

missão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado na promo-ção das campanhas Câncer de Pênis Zero e Novembro Azul, sobre câncer de prós-tata. A parceria fi cou acerta-da em audiência pública na quinta-feira (16). A urgên-cia dos alertas para que os homens comecem a dar mais atenção à saúde é necessá-ria, segundo o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi.

“Em 2007 houve 16 mi-lhões de consultas ao gineco-logista, enquanto 2 milhões de pessoas foram atendidas pelos urologistas, que tam-bém atendem mulheres. O homem tem medo de diagnos-ticar doenças, então não faze acompanhamento regular de sua saúde. Um a cada seis ho-mens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doen-ça,” explicou Nardi.

O coordenador da área técnica de Saúde do Ho-mem, do Ministério da Saúde, Eduardo Chako-ra, disse que muitas doen-ças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os centros de saúde com frequ-ência, mas eles resistem em buscar ações preventivas.

Uma das principais barrei-ras para o tratamento vem da ideia de que ser homem é ser forte, e que doença é si-nal de fragilidade.

Em sua apresentação aos parlamentares, Nardi re-velou que 43% dos homens nunca foi ao urologista e que o câncer de pênis provoca

mil amputações por ano no Brasil. “A comissão chama a responsabilidade de, junto com o Ministério da Saúde e a sociedade organizada, tra-balhar na conscientização do câncer de pênis. Esses dados são uma vergonha”, afi rmou o senador Waldemir Moka (PMDB-MS).

SAÚDE Campanhas contra câncer masculino ganham apoio do Senado

Prevenção é o melhor remédio

AGUINALDO NARDI alerta que um em cada seis homens terá problemas na próstata

Reprodução

Page 12: Seg, 20/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

PoderPoderPoder&&&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoderPoderPoderPoder&&&Poder&&&Poder&&&Poder&&&NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 312 O PRESIDENTE do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL),

disse que vai formalizar, ainda esta semana, a decisão de que

a Casa não vai mais apreciar nenhuma medida provisória que chegar com menos de sete dias

para o prazo fi nal de votaçãowww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Editais

Wils

on D

ias/

AB

r

Novo presidente do PSDB

AÉCIO NEVES

Neste fi nal de sema-na, lideranças, militantes e parlamentares do PSDB comemoraram a eleição do senador Aécio Neves (MG) como o novo presidente na-cional do partido. O sena-dor foi eleito com mais de 97% dos votos dos delega-dos tucanos.

O senador disse, du-rante seu discurso, que é hora de construir uma no-va trajetória para o PSDB e para o país. “A nossa his-tória vai recomeçar e só te-rá êxito se devolvermos ao Brasil uma administração séria, responsável e efi -ciente”, afi rmou.

Aécio Neves ressaltou

a importância da união das frentes do partido, concla-mando a militância a per-correr a estrada.

“Assumo um partido unido como nunca. Essa unidade responde pelo no-me do companheiro Sérgio Guerra”, reconheceu.

A nova Comissão Exe-cutiva Nacional terá como secretário-geral o deputa-do federal Mendes Thame (SP), e como vice-presiden-tes Alberto Goldman (SP), os senadores Alvaro Dias (PR), Cássio Cunha Lima (PB) e Cyro Miranda (GO), o deputado federal Bruno Araújo (PE) e o ex-senador Tasso Jereissati (CE).

ELEITO presidente do PSDB, Aécio discursou em evento

Ontem (19), a mi-nistra do Desen-volvimento Social e Combate à Fo-

me, Tereza Campello, pediu para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Pro-grama Bolsa Família e não procure as agências da Cai-xa Econômica Federal e dos Correios antes da data.

Para a ministra, o boa-to de que o programa seria suspenso não prejudica o governo, mas sim a popula-ção. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bol-sa Família já está consoli-dado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse à Agência Brasília.

Teresa Campello decla-rou desconhecer relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data e que demonstraram temor de que isso sinalizas-se uma interrupção futura do programa.

“Se a pessoa conseguiu sacar antes, é mais um mo-

tivo para não se preocupar, pois o dinheiro estava lá”. Segundo Tereza Campello, os recursos para o paga-mento dos benefícios estão garantidos, mas é preciso obedecer ao cronograma. “Começamos a pagar sexta-

feira [17], como previsto, e amanhã [20] segue normal-mente”, disse.

Segundo a ministra, a president e Dilma Rousseff está monitorando o assunto e sua principal preocupa-ção é que as famílias se-

jam tranquilizadas quanto à continuidade do pagamento do benefício.

Em outubro deste ano, o Bolsa Família completará dez anos. Atualmente, aten-de a 13,8 milhões de famí-lias no país.

RENDA Após o boato de que o programa social havia sido suspenso, ministra Tereza Campello faz apelo para que população siga o calendário

Bolsa Família garantido

Após a circulação da falsa informação de o bolsa Família poderia ser sacado apenas até o dia 18, o minis-tro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inqué-rito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do benefício, segundo o Minis-tério do Desenvolvimento Social (MDS).

O boato levou muitas pessoas às agências da Cai-xa Econômica Federal e dos Correios. A Presidência da República detectou a infor-mação em estados como a Paraíba, o Amazonas, o Ma-ranhão e o Rio de Janeiro. A mentira se espalhou pelas redes sociais e há benefi ci-ários perguntando se o Bol-sa Família será suspenso ou cancelado.

A Caixa Econômica Fede-ral e o MDS divulgaram notas

negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafi rmando a manutenção das regras do programa.

“O Ministério do Desen-volvimento Social informa que não há qualquer vera-cidade nos boatos relativos

à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Progra-ma Bolsa Família. O MDS reafi rma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamen-tos divulgado anteriormen-te está mantido e que não há

qualquer possibilidade de alteração nas regras”, diz a nota do MDS.

O calendário de paga-mento pode ser consultado por meio do site www.caixa.gov.br ou pelo telefone 0800 726 0101.

Polícia Federal vai investigar boato BOLSA FAMÍLIA

MINISTRA Tereza Campanello acredita que o boato não prejudica o governo, mas a população

Sem efi cácia comprovadaMASTECTOMIA

Ministério da Saúde alerta que ainda não há con-senso científi co sobre a efi -cácia da cirurgia de retirada das mamas (mastectomia) como forma de prevenção do câncer. O assunto ga-nhou destaque depois que a atriz norte-americana An-gelina Jolie anunciou que se submeteu à cirurgia após ter feito um sequenciamento genético que identifi cou um “defeito” no gene BRCA1. Segundo a atriz, a mastec-tomia diminuiu em 85% as chances de ela ter um cân-cer de mama no futuro.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) não

faz nem a mastectomia nem o exame de sequenciamen-to genético como forma de prevenir a doença. Segun-do o Ministério da Saúde, a cirurgia para retirada das mamas só é feita depois da descoberta de um tumor. Alguns hospitais e clíni-cas particulares fazem o se-quenciamento, que pode custar até R$ 7 mil.

“O maior problema que nós enfrentamos não é com relação à cirurgia, mas em se fazer o diagnóstico da muta-ção. O exame é caro, não está disponível na rede pú-blica”, disse a médica Maria Del Pilar Estevez Diz,.

Valter Campanato/ABR

Reprodução

Comdecom

Page 13: Seg, 20/05/2013

S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 313

OFFS&ONS

A política no seu dia a dia

Cientista Político

Tiago Monteiro Tavares

S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 313

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO A COLUNA “ONs e OFFs” terá espaço reservado para os leitores

fazerem comentários de temas aqui tratados. Assim, os amantes da política poderão fazer comentários e tê-los publicados

no jornal, desde que sejam breves e respeitosos. Participe, compartilhe seu pensamento e faça da política um verdadeiro meio de regulação do convívio social. Mande seu comentário

acompanhado de foto e torça para ser o escolhido do dia.E-Mail: [email protected]

Quem ganhou pontos abrindo alas para Aécio e consolidando sua liderança junto ao diretório do PSDB no DF foi o deputado federal Izalci Lucas. Diversas fachas de apoio ao presidenciável saltavam aos olhos dos participantes da convenção. Izalci pretende se fortalecer em âmbito local para tentar disputar a vaga do Buriti ou mesmo fortalecer sua base de apoio institucional, que pode colocá-lo como presidente da legenda no DF.

“Nunca foi tão difícil ser oposição ao maior canalha deste país. Eu sei o que é enfrentar esse poderio. Um dia eu alertei esse canalha que no governo dele havia mesada para comprar deputados e, desde então, fui escolhido ao lado de José Agripino, Arthur Virgílio e Tasso Jereissati como os seus adversários maiores”. Marconi Perillo (PSDB), governador de

Goiás, à respeito de Lula e do Mensalão.

A celebração católica de Pentecostes reuniu quase 2 milhões de pessoas no Taguaparque. A abertura contou com a presença do governador Agnelo, além

do senador Gim Argello (PTB) e do distrital Washington Mesquita (PSD), um dos organizadores do evento. Já no fi nal, a primeira Vela de Pentecostes

foi elevada e abençoada pelo Nosso Pai. “Abra seu coração para que o Pai Santíssimo abençoe sua vela, que só deverá ser acesa

em um momento de grande difi culdade”, exclamou o Pe. Moacir, comandante da festa. Com uma vela

destas, ninguém terá afl ição na eleição do ano que vem!

Procura-se o responsável por provocar uma verdadeira caça ao tesouro em Estados do Nordeste brasileiro. O boato de que a presidente Dilma havia suspendido o Programa Bolsa Família levou uma avalanche de benefi ciários a agências da Caixa Econômica e a casas lotéricas dos Estados do Maranhão, Alagoas e Paraíba, causando tumulto ímpar, danifi cando agências e gerando onda de saques nos benefícios. O Ministério do Desenvolvimento Social teve que divulgar nota ofi cial desmentindo o boato. Imaginem se a notícia fosse verídica? Entraríamos em guerra civil em menos de 24 horas!

O PSDB elegeu o senador Aécio Neves como presidente nacional do partido, no sábado (18). Dos 535 fi liados com direito a voto, nada menos que 521 votaram em Aécio para comandar a disputada eleitoral de 2014, fortalecendo-o como candidato e abrindo espaço institucional para que o senador tenha maior exposição na mídia. Ovacionado pelos correligionários, Aécio falou por 25 minutos, marcando três pontos importantes, saudando as quase 5 mil lideranças presentes, em tom de união; defi nindo a bandeira de perpetuação do PT no poder e, deixando claro que sua gestão no partido vai resgatar a história e o legado do governo FHC. “Hoje, vocês podem imaginar, é um dia diferente. Hoje, presidente Fernando Henrique, não realizamos apenas mais uma convenção. Hoje, nós nos reencontramos com a nossa história” [...] “Somos, presidente José Serra, o partido da estabilidade econômica, dos programas de transferência de renda, das privatizações que tão bem fi zeram ao Brasil, o partido da Lei de Responsabilidade Fiscal” [...] “Queremos tirar o país das garras de um partido político que se esqueceu de suas origens e da sua história. [...] Não será fácil a nossa missão, mas está longe de ser impossível.

Abre alas...

Barra pesada

Grande difi culdade

Caça ao tesouro

Reencontro com a história PERGUNTAS

Wellington Luiz (PPL)Deputado Distrital

Roberval Eduão

PERGUNTASPERGUNTAS333333333333333333333333333333333333333333

O Sr. se elegeu pelo PSC, migrou para o PPL e, agora, está indo para o PMDB, legenda tradicional que conta com grandes nomes. Qual sua expectativa de fi liação a esse partido tão forte?

O sonho de todo deputado é estar fi liado a um grande partido como o PMDB. É claro que agente sabe que o grau de difi culdade é mais elevado, sendo necessário um coefi ciente maior de votos, mas quem quer ganhar campeonato não pode escolher adversários. Isso que é importante e é isso que vamos buscar. Penso que o partido tem condições de nos ajudar a ampliar os votos, tenho certeza que o PMDB será fundamental para que possa fazer um bom trabalho, assim como eu estou preparado para ajudar o partido.

Qual a margem de votos que se trabalha para ser eleito em 2014 pelo PMDB? Há uma defi nição partidária ou mesmo uma projeção pessoal?

É difícil você ter uma expectativa nesse momento em relação ao número de votos necessários. Sabemos que temos que trabalhar com uma margem de 40 a 50% maior do que tivemos nas últimas eleições – Wellington teve 10.333 votos em 2010 – Eu trabalho com a possibilidade de dobrar esse número, acho que é obrigação do parlamentar, pois fomos eleitos, estamos no mandato e construímos os meios para alcançar novamente o objetivo.

Quando será sua fi liação formal no PMDB, pretende fazer alguma cerimônia na ocasião?

Pretendemos formalizar o ingresso no PMDB no dia 4 de junho. Faremos uma solenidade no Clube da Agepol, às 19h. Esperamos reunir um bom número de amigos e apoiadores e poder contar com a presença do vice-governador Tadeu Filippelli, presidente do PMDB-DF. Aproveito para convidar todos a participarem e dividir esse momento conosco.

Barra pesada

GEORGE GIANNI/PSDB

Wils

on D

ias/

AB

r

Page 14: Seg, 20/05/2013

Jogorápido

“Tive muita sorte na carreira, ganhei

muito dinheiro (uma fortuna estimada em

R$ 610 milhões ). Hoje estou numa posição

na qual posso fazer o que quiser com meu

salário”

DAVID BECKHAMCRAQUE APOSENTADO

Goiano

Cearense

Liga

COM GOL aos 39 do segundo tempo, o Goiás evitou que um desastre comprometesse uma campanha praticamente brilhante no Campeonato Goiano. O time tirou diferença de dois gols contra o Atlético-GO para arrancar 2 x 2 no Estádio Serra Dourada, fi cando com o bicampeonato estadual.

O CEARÁ contou com o regulamento a seu favor ontem e conquistou pela terceira vez o título do Campeonato Cearense. Atuando no Castelão, a equipe alvinegra segurou um novo empate por 1 x 1 com o Guarany de Sobral e levantou a taça estadual – foi a 42ª conquista do clube.

O MILAN esteve ontem a um triz de fi car fora da Liga dos Campeões da próxima temporada. A salvação chegou nos minutos fi nais, com o gol de Mèxes, que garantiu o triunfo por 2 x 1 sobre o Siena fora de casa. O Rossonero se junta a Juventus e Napoli na Champions.

Goiás busca empate no fi m e leva o bi

Ceará busca empate e fatura o tri

Milan vira ese classifi ca

EsportesEsportesEsportesO GOLEIRO HÉLTON segue na mira do Vasco. Após sete títulos de Campeão Português pelo Porto, sendo o último no sábado, o goleiro diz que pretende seguir na equipe lusa até 2014,

quando acaba seu contrato. Porém, Hélton voltou a destacar a identifi cação com o clube carioca e com a torcida, o que pode viabilizar

seu retorno ao Brasil antes do esperado

S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 314

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Rep

rodu

ção

Reprodução

Reprodução

Após ser elimi-nado pelo Boca Juniors da Li-bertadores de

uma maneira polêmica, o Corinthians levantou a ta-ça do Campeonato paulis-ta. Um título para fechar o ciclo de conquistas da vencedora era Tite no Par-que São Jorge, que antes teve taça do Brasileirão, da Liber-tadores e do Mundial. Com três bolas na trave, o Co-rinthians empatou em 1 x 1 com o Santos, na Vila Belmi-ro, ontem, e se isolou ainda mais como o maior campeão paulista com 27 troféus. O empate rendeu a festa co-rintiana por causa da vitó-ria por 2 x 1 no confronto de ida, no Pacaembu.

Desta maneira, o Ti-mão impede o tetra do San-tos no Estadual, feito ainda não alcançado por nenhum clube no futebol profi ssio-nal de São Paulo.

GOLSApós ser atingido por

Edu Dracena no supercílio, Danilo fi cou fora de cam-po para colocar uma faixa na região em sangramento. Resultado: não estava den-tro da área para ajudar a za-

ga a afastar cruzamento de Felipe Anderson que resul-tou no gol do Santos. Durval ainda ajeitou para Cícero marcar um golaço.

Mas Danilo o próprio terminou com a festa na Baixada dois minutos de-pois. De volta ao campo após atendimento médico,

aproveitou rebote em arre-mate de Paulinho para, com a sua tranquilidade carac-terística em decisões, estu-far a rede e empatar a fi nal.

PAULISTÃO Timão fatura campeonato e completa ciclo de títulos da era Tite

Consolo da LibertadoresDepois de vencer o

arquirrival Bahia por 7 x 3 na primeira partida da fi nal do Campeona-to Baiano, o Vitória não precisou de muito para confi rmar a conquista do título. Neste domingo, no Barradão, o time abriu o placar no primeiro tempo e, precisando levar seis gols para perder a taça, ouviu a torcida fazer fes-ta e gritar “olé” desde an-tes do intervalo. Ao fi nal, empate por 1 x 1 encerrou a competição.

Assim, o Vitória en-cerra o Campeonato Baiano com desempenho impressionante contra seu principal rival: qua-tro vitórias em quatro jogos, com 14 gols mar-cados e apenas seis so-fridos. A média foi de 3,5 gols por partida, partin-do da goleada por 5 x 1 na inauguração da Are-na Fonte Nova, em 7 de abril, até o 7 x 3 da pri-meira partida da fi nal.

O Procon-DF e a Fe-deração Brasiliense de Futebol tentarão, em reunião hoje, reduzir o valor cobrado pelos in-gressos do clássico en-tre Flamengo e Santos – marcado para o próxi-mo domingo (26) no Es-tádio Mané Garrincha.

“Vamos avaliar ad-ministrativamente as possibilidades para a di-minuição do valor que está sendo cobrado, con-versando com as partes envolvidas no processo”, afi rmou o diretor do Pro-con-DF, Todi Moreno.

Os ingressos come-çaram a ser vendidos na última quarta-feira (15) e custam entre R$160 e R$400. Participarão do encontro representan-tes dos departamentos jurídicos do Procon-DF e da Federação Brasi-liense de Futebol, além dos clubes envolvidos na disputa, caso acei-tem o convite.

Vitória empata no Barradãoe é campeão

Procon tenta reduzir valor do Santos x Fla

BAIANO

INGRESSOS

O Barcelona preten-de reforçar o seu setor defensivo para a próxi-ma temporada. Segundo o diário Mundo Deporti-vo, o nome número 1 da lista catalã é o brasilei-ro Thiago Silva, do PSG. No entanto um outro bra-sileiro também aparece como opção. Trata-se de Marquinhos, jovem de 19 anos que foi revelado pelo Corinthians e atual-mente defende a Roma.

Marquinhos aparece como alternativa. O jo-gador foi contratado pela Roma junto ao Corin-thians por 5 milhões de euros (R$ 13 milhões), quando havia jogado em apenas seis jogos pelo clube brasileiro.

Barça pode fi car com ex-corintiano

MERCADO

A vantagem conquis-tada na vitória por 3 x 0 no jogo de ida fez a diferença pa-

ra o Atlético-MG se sagrar bi-campeão mineiro ontem. Na grande fi nal no Estádio do Mineirão, o Cruzeiro pres-sionou muito e ameaçou a conquista alvinegra, mas o triunfo por 2 x 1 não foi o bastante para o time celes-te. Os alvinegros contiveram a pressão rival no segundo tempo e comemoraram o 42º título estadual na história.

GOLSO placar foi inaugura-

do aos 17 do primeiro tem-po, com Dagoberto cobrando pênalti que ele mesmo sofreu de Gilberto Silva. O mesmo

atacante ampliou a diferença aos 33, em nova penalidade. Aos 34 da segunda etapa, o lateral-esquerdo Egídio per-deu a bola, o atacante Luan

disparou em direção à área e foi derrubado pelo próprio ala celeste. Pênalti, que Ro-naldinho converteu e defi -niu a fi nal mineira.

Cruzeiro vence, mas Galoé quem fi ca com o caneco

MINEIRO

RONALDINHO marcou de pênalti para o Atlético-MG

DANILO teve ‘participação’ fundamental nos dois gols do jogo de ontem

Reprodução

Page 15: Seg, 20/05/2013

Jogorápido

“É como um título para mim. Dá pra comparar

com a conquista da Copa do Mundo. Hoje posso dizer que eu

entendo exatamente as emoções que meu pai tinha quando eu

jogava”

ROMÁRIOBAIXINHO FALA SOBRE O GOL DO FILHO NA FINAL DO CANDANGÃO

Português

DEPOIS DE vencer o Benfi ca num clássico emocionante com gol do brasileiro Kelvin aos 47 minutos do segundo tempo, o Porto confi rmou o seu favoritismo para derrotar o Paços de Ferreira, por 2 x 0, no Estádio Capital do Móvel, e garantir o tri do Campeonato Português na 30ª e última rodada.

Porto confi rma favoritismo e é tri

A festa acabou. Agora os resulta-dos do primeiro evento-teste, re-

alizado ontem no Estádio Nacional Mané Garrincha, começam a ser avaliados. Para o secretário Extraor-dinário da Copa, Claudio Monteiro, tudo correu como planejado. “Foi um suces-so, mas durante esta sema-na serão feitos os ajustes necessários,” destacou.

Na inauguração foi li-berado apenas o anel infe-rior com capacidade para 22 mil torcedores. Para o segundo evento, no próxi-mo domingo, com Santos x Flamengo, em partida da rodada de abertura do Campeonato Brasileiro se-rão liberados, também, os 43 mil lugares da arqui-bancada superior e os 6 mil da arquibancada in-termediária. Um teste fi-nal para o jogo de abertura

da Copa das Confedera-ções da FIFA 2013, no dia 15 de junho.

“O Mané Garrincha foi inaugurado com 97% das obras concluídas. Os 3% restantes são deta-lhes fi nais de acabamento. Eventuais falhas e as já de-tectadas serão corrigidas durante os eventos-teste e, tenho certeza, que tudo funcionará como previsto.

Pois estamos no caminho certo”, afi rmou Monteiro.

FALHASOs sinais de telefone e

internet não funcionaram a contento. Alguns banheiros apresentaram vazamento. “É para detectarmos estas falhas que estamos realizan-do os eventos-teste e as cor-reções vão acontecer”, disse Claudio Monteiro.

AVALIAÇÃO INICIAL Estádio Nacional de Brasília é aprovado em seu primeiro evento-teste antes das Copas

Mané passouno primeiro teste

ARENA teve apenas a arquibancada inferior liberada

Arena candanga pode virar casa dos cariocas

CAMPEONATO BRASILEIRO

Após a Copa das Con-federações, o estádio Na-cional Mané Garrincha deve receber com mais frequência os jogos do Flamengo. A diretoria Ru-bro-Negra mostra interes-se em levar alguns jogos do time como mandante para o Distrito Federal, já que Brasília é o segundo local do país com maior adesão ao programa de sócio-tor-cedor do clube.

Outro que também quer atuar com mais frequ-ência na capital federal é o Botafogo. Sem poder jogar no Engenhão, o clube tem o Mané Garrincha como opção. O Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Re-donda (RJ); além de Juiz de Fora (MG), e Fortaleza (CE), são as outras opções. A grande torcida botafo-guense no DF pode fazer a diferença na escolha.

Ancelotti deixa o PSG e Espanha é destino certo

REAL É A OPÇÃO

Tudo leva a crer que Carlo Ancelotti não será o treinador do Paris Saint-Germain na próxima tem-porada. Ontem, o treinador italiano se reuniu com o do-no do clube, o catari Nasser Al Khelaifi , e com o dire-tor Leonardo e decidiu por não seguir no comando do clube e se transferir para o Real Madrid. A informação

foi confi rmada pelo próprio brasileiro, embora a inten-ção do PSG seja convencê-lo a permanecer.

“Tivemos uma reunião hoje (domingo) e ele pediu para sair para ir para o Re-al Madrid. Ele tem um ano de contrato com a gente e queremos que ele fi que. Nenhuma decisão foi toma-da”, disse Leonardo.

Reprodução

Reprodução

Roberval Eduão

ALÔ BRAS Í L I A 1 5 S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 3ALÔ BRAS Í L I A 1 5 S E G U N D A - F E I R A , 2 0 D E M A I O D E 2 0 1 3Esportes

Page 16: Seg, 20/05/2013