segunda-feira - FNM – Fórum Nacional de...

16
PROGRAMAÇÃO E GUIA DO PARTICIPANTE Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus, Associação Brasileira de Museologia e Petrobras apresentam:

Transcript of segunda-feira - FNM – Fórum Nacional de...

Programação e guia do ParticiPante

ministério da cultura, instituto Brasileiro de museus, associação Brasileira de museologia e Petrobras apresentam:

19 segunda-feira

8h30 às 18h - Credenciamento

manhã

tarde

14h às 18h - Minicursos

Plano Museológico

Ministrantes: Luciana Palmeira e Taís ValenteApresentação dos instrumentos de gestão do Estatuto. Conexões entre Plano Museológico, a Política Na-cional de Museus e o Plano Nacional Setorial de Museus. Processo jurídico de criação das instituições museológicas. Conceitos de Planejamento estratégico. Conceitos de Planejamento e gestão dos museus. Conceito, estrutura e elaboração do Plano Museológico.

Elaboração de Projetos e Fomento para Área MuseológicaMinistrantes: Adna Teixeira e Átila TolentinoElaboração de Projeto para fomento e financiamento: conceitos básicos. O passo a passo para elabora-ção de projetos. A política de editais: exemplos práticos. A importância do planejamento e aplicação de metodologia para otimizar o acesso aos recursos disponibilizados via editais. Fontes de financiamento e captação de recursos: Pronac (Fundo Nacional da Cultura e Mecenato). Utilização de Ferramentas Gover-namentais Salicweb e Sistema de Convênios – Siconv.

Gestão de Risco ao Patrimônio MuseológicoMinistrantes: Cícero Almeida e Carolina PontimIntrodução aos conceitos e práticas relacionados à gestão de riscos ao patrimônio museológico, apresen-tando os agentes de risco mais comuns nos museus na atualidade. Apresentação das ocorrências que mais atingiram os museus no Brasil nos últimos anos. Análise das ações emergências e de medidas de mitigação em caso de sinistros. Elaboração do plano de gestão de riscos. Levantamento das instituições nacionais e internacionais que atuam no campo do salvamento de coleções musealizadas.

Ação Educativa em Museus e Museologia SocialMinistrantes: Gabriela Aidar e Cláudia RoseConceitos básicos. A dimensão educativa dos museus. Antecedentes históricos da relação educação e mu-seu. Antecedentes da museologia social. Os museus e os movimentos sociais a partir da segunda metade do século XX. O Seminário da UNESCO sobre a Função Educativa dos Museus (1958). A Mesa Redonda de Santiago do Chile (1972). A Declaração de Quebec (1984). Ecomuseus e museus comunitários no Brasil. De-safios contemporâneos. Programas. Museu, educação e cidadania. A museologia social e a ação educativa na Política Nacional de Museus (PNM) e no Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM). A construção de política de direito à memória (a experiência do Pontos de Memória).

noite

Programação

18h - Abertura Oficial

• Mostra de Artesanato• Espaço Conhecendo Museus• Exposição: Década do Patrimônio Museológico: 2012 – 2022• Exposição: Educação museal a serviço da diversidade cultural e da me-

mória social: Prêmio Darcy Ribeiro e Banco Ibero-Americano de Boas Práticas em Educação e Museus

• Stands comerciais e institucionais

Programação Paralela (todos os dias)

Gestão e Conservação de AcervosMinistrantes: Lia Mara, Juarez Menezes, Maria do Carmo e Oliveira, Admardo José Rosas.Estabelecimento de relação entre teoria e prática de preservação, conservação e restauração. Noções de conservação preventiva. Fatores de degradação. Apresentação de procedimentos técnicos e rotinas de acondicionamento, manuseio, controle ambiental. Aplicação de ações de conservação preventiva em acer-vos em exposição. Conservação arquitetônica: a preservação do edifício como bem cultural. A relação entre os espaços arquitetônicos e os bens culturais móveis.

Museus e TurismoMinistrantes: Maíra FreireConceitos básicos. Fenômeno turístico e atividade turística. Relações históricas entre museu e turismo. Turismo cultural - os museus como ponto de partida para roteiros culturais. Os museus como espaços de registros da memória da formação cultural do local. Hospitalidade - desde o bem-vindo, ao volte sempre. A comunicação com o visitante: estratégias de divulgação e marketing. Empresas e profissionais de turismo: incentivadores e dinamizadores das práticas de visitação aos museus. Acessibilidade para deficientes (de acordo com o Decreto 5296/2004). Sinalizações turísticas internas e externas.

Gestão e Documentação de AcervoMinistrantes: Rosana Nascimento Museu, museologia e museografia. A importância da documentação museológica. Gestão de acervos museológicos: política de aquisição, inventário e catalogação. Elaboração de Projetos de documentação museológica. Documentação museológica e a pesquisa nos museus. Gestão da informação: a construção de bases de dados. Sistemas de catalogação e gestão do patrimônio museológico. Sistema de Informação: padrões protocolo.

Comunicação e Redes SociaisMinistrantes: Renato RovaiA comunicação mediada - de Gutemberg a Zuckerberg. Ferramentas e canais de comunicação em prol dos museus: do papel ao digital. Redes sociais e museus: gerenciamento e estratégias. Acessibilidade e sustentabilidade das ações digitais nos espaços museais. Análise de dados e estudo de público: ampliando a política pública. Comunicação integrada (jornalismo, relações públicas e publicidade). O lugar da comu-nicação nos museus brasileiros atualmente.

20 Terça-feira

8h30 às 12h30

Minicursos: Continuação dos cursos (temas do dia anterior).

9h às 18h

Votação de Representantes para o CNPCDurante o do 5º FNM será realizado o processo seletivo para a composição de lista tríplice de re-presentantes das entidades da área de museus e memória, para compor o Plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais - CNPC. A votação ocorrerá entre os dias 20 e 22 de novembro de 2012, de 9h às 18h. O resultado será anunciado na Plenária Final do 5º FNM (23/11).

manhã

tarde

14h às 15h45

Painel I: A importância das informações para a construção das Políticas Públicas Culturais

Ministrantes: Américo José Córdula Teixeira (Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais - SPC/MinC), Rose Miranda (Coordenadora-Geral do Sistema de Informações Museais do Ibram) e Leandro Valiati (Econo-mista, especialista em economia da cultura, consultor do Ibram sobre cadeia produtiva de museus).

Programa iMuseus/Ibram - informação para museus & informação sobre museus: Cadastro Nacio-nal de Museus, Guia dos Museus Brasileiros, Museus em Números e Exposições Brasileiras. O G-20 museal: o Brasil em perspectiva comparada. Cadeia produtiva dos museus: impactos econômicos e os atores sociais e econômicos envolvidos. O papel do Sistema Nacional de Informação e Indica-dores Culturais para o Plano Nacional de Cultura e os planos setoriais de cultura.

Painel II: Museu e Desenvolvimento Humano: Narrativas Múltiplas

Ministrantes: Marcia Rollemberg (Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura do Brasil), Luiz Antônio de Oliveira (Diretor do Museu da Maré/RJ) e Silvia Alderoqui (Diretora do Museo de las Escuelas - Buenos Aires/AR).

O museu como estrutura multifacetada refletindo várias memórias, patrimônios e discursos. Rela-ção museu-público e relação museu-comunidade. A transformação do patrimônio em produto de consumo e espetáculo. A democratização do acesso, uso e produção de bens culturais e a promoção da dignidade da pessoa humana. A constituição de espaços democráticos e diversificados de relação e mediação cultural. A transformação do papel social dos museus em sociedades contemporâneas.

noite

Programação Paralela

18h30 - 20h30

Conferência I: “40 anos da Mesa Redonda de Santiago/Chile (1972) - Entre o idealismo e a contemporaneidade”Ministrantes: Paula Assunção dos Santos (Diretora do Programa de Mestrado Internacional em Muse-ologia da Academia Reinwardt de Patrimônio Cultural/Holanda), Maria Célia Teixeira Moura Santos (Diretoria de Museus - DIMUS - Secretaria de Cultura/BA) e Tereza C. Moletta Scheiner (Vice presidente do ICOM).

A Mesa Redonda de Santiago/Chile: precedentes, trajetórias e perspectivas. Os museus da Amé-rica Latina e o desafio de unir esforços para uma mudança de mentalidade: uma busca, uma luta, uma conquista. Os museus e o seu papel como agente de mudança social e desenvolvimento.

18h: Apresentações culturais em comemoração ao Dia da Consciência Negra

16h - 17h45

Painel III: O que estaremos comemorando nos 50 anos da Mesa Redonda de Santiago/Chile?Ministrantes: Cícero Almeida (Diretor do Departamento de Processos Museais do Ibram), Manuel Gándara Vázquez (Pesquisador do Instituto Nacional de Antropología e Historia - INAH - México) e Maria Cristina Oliveira Bruno (Professora Titular em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Univer-sidade de São Paulo).

O legado de 40 anos da Mesa Redonda de Santiago/Chile. O papel dos gestores públicos, pri-vados e do terceiro setor no desenvolvimento do setor museal. Construção de redes de in-formações: conteúdos informacionais das políticas do setor museal. Redes de Integração das Políticas Museais na América Latina. Patrimônio em risco: década do patrimônio museológico e coleções.

Painel IV: Memórias em movimentosMinistrantes: Adelina Coda (Diretora de Cultura de Alta Grácia - Argentina - Museu Che Guevara), Elenira Mendes (Diretora da Casa e Memorial Chico Mendes - Xacuri/AC) e Noaldo Ribeiro (Gerente Executivo de Res-gate da Identidade Cultural - Secult / PB - Projeto de Memorial sobre a Coluna Prestes - PB).

Museus, movimentos e personagens políticos: momento constituinte e possibilidade de interpretação do real. Papel dos museus na revivificação de movimentos políticos e seus personagens.O fortalecimento da ação política e a criação de um museu ligado a um movimen-to ou personagem político. Memória, Identidade e Projeto Político.

21 QuarTa-feira

8h30 às 12h30

Minicursos: Continuação dos cursos (temas do dia anterior).

10h - 12h30

Reunião Geral com os coordenadores dos Grupos de Trabalho

manhã

tarde

14h - 18h

Encontro dos Pontos de MemóriaDiscussão sobre os avanços, propostas e desafios das experiências dos Pontos de Memória nos últimos anos rumo à consolidação de uma política pública de direito à memória. Parti-cipam representantes de pontos de memória e iniciativas de Memória e Museologia Social de comunidades urbanas, indígenas, quilombolas, litorâneas, rurais e de gênero e demais participantes do 5º FNM.

Visitação aos Museus de PetrópolisAtendendo a demanda dos Fóruns anteriores, esse 5º FNM abre espaço para que aqueles que não participarão do Encontro dos Pontos de Memória possam visitar os museus da cidade anfitriã. Programação livre e deslocamento por conta do participante.

9h às 18h

Votação de Representantes para o CNPC

MANHã E tARDE:

Reunião de Professores de MuseologiaReunião anual da Rede de Professores de Museologia, a qual foi criada em 2008, durante o 3º FNM. O encontro tem como objetivo articular os professores da área, estimular a troca de informações e debater sobre o ensino de museologia no país e seus rumos para o futuro.

TARDE:

Reunião dos Sistemas e Redes EstaduaisA Reunião dos Sistemas e Redes Estaduais de Museus busca a reflexão, análise e tomada de decisões relativas ao Eixo de Gestão e Institucionalidade da Cultura do Plano Nacional Seto-rial de Museus (PNSM), de modo a reafirmar a correspondência da agenda política cultural de museus com as dinâmicas sociais, fortalecendo o Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e as políticas públicas para museus em âmbito municipal, estadual e distrital, e garantindo a continuidade da Política Nacional de Museus e a consolidação do Estatuto de Museus.

Reunião ICOMA reunião do ICOM tem como objetivo apresentar à comunidade de profissionais de mu-seus brasileiros os detalhes da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Mu-seus, a se realizar em agosto de 2013 na cidade do Rio de Janeiro, bem como discutir com os presidentes ou representantes a organização geral e os princípios da ICOM Rio 2013.

Reunião REMAAEA Rede de Museus e Acervos Arqueológicos (REMAAE) foi criada em 2008, durante as reuniões do GT Museus Arqueológicos e Etnográficos ao longo do III Fórum Nacional de Museus com o objetivo de estimular a troca de informações, o adensamento dos debates sobre as problemáticas específicas e a articulação entre os pares em prol da preservação do patrimônio arqueológico e do estabelecimento de políticas públicas para a preservação e a valorização do patrimônio arqueológico brasileiro.

Reunião REMObjetiva congregar e articular educadores de museus, profissionais da cultura, de centros culturais, artísticos e científicos para a discussão de temas relacionados à educação em seus espaços de atuação. Atualmente, 11 unidades da federação (PE, CE, PB, GO, MT, MS, DF, RJ, RS, SC, BA) possuem Redes de Educadores em Museus organizadas regionalmente, sendo que outros estados estão com redes em formação.

reuniões Paralelas

Programação

22 QuinTa-feira

9h - 12hReuniões dos Grupos de TrabalhoDocumentação. Arquivos e Bibliotecas de Museus. Gestão de Riscos ao Patrimônio Museológico. Formação, Capacitação e Pesquisa. Ação Educativa. Expografia e Arquitetura. Promoção e Dinâ-micas Culturais. Gestão e Sustentabilidade.

9h - 12h15Comunicações Coordenadas (Salas simultâneas)*

12h - “Acessibilidade a Museus”, Volume 2 da Cole-ção Cadernos Museológicos.

13h - 15h

Painel V: Desafios de integração supranacional da Agenda da Mesa Redonda de Santiago/Chile (1972)Ministrantes: Antía Vilela (Coordenadora do Programa IberMuseus / Brasil), Vivian Rivas (Presidenta da Fundação de Museus Nacionais e Diretora General do Iartes/Sistema Nacional de Museus do Ministério do Po-der Popular para a Cultura/Venezuela) e Javier Royer (Coordenador do Sistema Nacional de Museus/Ministério da Educação e Cultura do Uruguai).

Proposta de Institucionalização da Agenda da Mesa de Santiago/Chile: apostas de institucionaliza-ção (Associação Latino Americana de Museologia - ALAM), lacunas e desafios. Integração supana-cional e Harmonização das políticas públicas para o setor museal. Programa Ibermuseus. Observa-tório Íbero-americano de Museus (OIM). Chile, México e Espanha: acordos políticos na gestão do patrimônio museológico em risco. A implementação das políticas de cultura no Uruguai pós-2008.

Painel VI: Patrimônio Museológico em risco e seus desafiosMinistrantes: Cristina Menegazzi (Especialista em patrimônio e estratégias de gestão de riscos, do Centro de Patrimônio Mudial da Unesco ), Antonio Carlos Oliveira (Meteorologista, museólogo, especialista em clima e riscos/Brasil), Major Eduardo Nocetti (Membro do Corpo de Bombeiros de São Paulo e do Comitê Paulista do Escudo Azul) e Théo Salim Najm (Analista de riscos do Instituto de Resseguros do Brasil - IRB Re /Brasil).

manhã

tarde

9h às 18h

Votação de Representantes para o CNPC

* A programação de todas as comunicações coordenadas encontra-se ao final do guia.

Inventário e documentação. Importância da avaliação da coleção. Riscos e seus agentes: identifica-ção da vulnerabilidade das instituições. Identificação e Localização dos riscos catastróficos. Mapa dos riscos dos países iberoamericanos. Planos de Emergência: diretrizes para elaboração, formação, avaliação e controle. Tráfico Ilícito e ‘Red List’.

15 - 15h30: Fala da Ministra da Cultura, Srª. Marta Suplicy, com Homenagem aos 80 anos do Curso de Museologia da UNIRIO.

16h - 17h45Painel VII: Acervos e coleções: entre o público e o privadoMinistrantes: César Oiticica Filho (Curador do Projeto Hélio Oiticica), Guilherme Bueno (Diretor do MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói) e Alessandra Clark (Coordenadora de projetos especiais da Associação Lygia Clark).

Memória privada em espaços públicos. Acervos e Coleções: democratização do acesso. Gestão do acervo e coleções e mecanismos de proteção: marco regulatório dos museus, novos desafios. Estra-tégias de difusão de acervos e coleções: entre o acesso e a proteção. Valorização e Sustentabilidade de Acervos e Coleções.

Painel VIII: Os museus no desenvolvimento do imaginário cultu-ral das cidades: Ministrantes: Hugo Barreto (Secretário-Geral da Fundação Roberto Marinho), Cêça Guimarães (Arquiteta, Professora doutora do PROARQ – FAU/UFRJ, onde coordena o Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus) e Cristiana Kumaira (Gerente do Circuito Cultural da Praça da Liberdade).

Território: Aprendizagem, Inovação e Cultura. Atividades culturais e tendências de aglomeração. Novos padrões espaciais: ‘redes de sinergia’, práticas de cooperação, fortalecimento da identidade territorial. Museus em projetos de ressignificação de espaços urbanos: fortalecimento da memória social e coletiva, consolidação do sentimento de pertencimento. Museus, Vocação territorial, Desen-volvimento local. Os museus como espaços de apropriação e produção de processos criativos.

18h30 - 20h30Conferência II: “Museus no século 21: práticas e ferramentas de desenvolvimento social” Ministrantes: Margherita Sani (Executiva do Instituto Beni Culturali, da Itália e da Rede da Organização de Museus Europeus - Network of European Museum Organisations - NE-MO), Ivette Celi Piedra (Subsecretaria de Memória Social do Ministério da Cultura do Equador) e Dean Georges Phelus (Diretor de Programas Internacio-nais e Eventos da Aliança Americana de Museus-AAM - American Aliance of Museum).

A trajetória do conceito do papel social dos museus até a emergência da museologia crítica. Prin-cípios basilares do museu integral e o processo de mutação do museu: mutações possíveis. Auto-nomização da cultura local. Patrimônio e Memoria Coletiva. Museus: integração com o território e canal de comunicação com a comunidade. Novos patrimônios, novos museus.

noite

Programação

23 sexTa-feira

9h - 10h45

Reuniões dos Grupos de Trabalhos: Continuação do dia anterior.

Comunicações Coordenadas (Salas simultâneas)*

11h - 12h

Conferência com Hugues de Varine - Homenagem aos 40 anos da mesa de Santiago do Chile

manhã

tarde

14h - 15h30

Reuniões dos Grupos de Trabalhos: Continuação da manhã.

Comunicações Coordenadas (Salas simultâneas)*

15h30 - 17h

Plenária Final do Resultado dos Grupos de Trabalho e do ENEMUApresentação dos resultados dos debates de cada Grupo de trabalho (Gts) e do Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia – ENEMU. Anúncio dos repre-sentantes e suplentes que comporão o Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus: Pontos de Memória, Cursos de Museologia e Redes e Sistemas de Mu-seus, bem como o anúncio das instituições eleitas para compor a lista tríplice de representantes das entidades da área de museus e memória para compor o Plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC.

17h - 18h

Cerimônia de Encerramento

* A programação de todas as comunicações coordenadas encontra-se ao final do guia.

Programação Paralela

12h - 13 h

Mesa de autógrafo do livro As Raízes do Futuro, de Hugues de Varine

Programação

comunicações coordenadas

Exposição, na modalidade ‘Apresentação Oral’, de trabalhos selecionados no âmbito das Comunicações Coordena-das os quais se constituem de resumos de pesquisas, trabalhos ou relatos de experiências cujas temáticas sejam pertinentes ao tema do 5º Fórum Nacional de Museus – 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade.

HORÁRIO SALA 1 SALA 2

9h - 9h15 Abertura da Mesa Abertura da Mesa

9h15 - 9h30Estudos Cemiteriais no Recôncavo da Bahia - Proposta Metodológica para As Pesquisas no Brasil. (Menderson Correia Bulcão)

Museu Goeldi: Entre o Clássico e o Moderno - (Lilian Bayma de Amorim e Silvia Leão)

9h30 - 9h45Museus Indígenas Entre a Etnomuseologia e a Museologia Social: O Museu Dos Kanindé de Aratuba – Ceará. (Alexandre Oliveira Gomes)

Museus de Ciências e o Diálogo com as Dife-renças. (Silvilene de Barros R. Morais e Mônica P. dos Santos)

9h45 - 10h

Museu Marinheiro João Cândido: Uma Concep-ção de Museu Consoante às Novas Proposições Apontadas pela Mesa-Redonda de Santiago do Chile, Em 1972. (Tatiana Mello de Oliveira)

O Projeto Ouro Preto Cidade Museal e os Ecos de 1972. (André Leandro Gonçalves Silva, José Neves Bittencourt e Priscilla Arigoni Coelho)

10h - 10h30 Debate Debate

10h45 - 11h00 Abertura da Mesa Abertura da Mesa

11h00 - 11h15

Um museu mais “vivo”: o que desejam visi-tantes do Museu de Arte Contemporânea do Paraná. (Ariane Alfonso Azambuja de Oliveira, Fernanda Micoski da Costa e Heloísa Helena Fernandes Gonçalves Costa)

Casa da Flor – Experimento, Poesia e Memória: Um olhar Museal. (Mario de Souza Chagas e Danielle Maia Francisco)

11h15 - 11h30Galeria em Casa: um projeto expositivo comu-nitário. (Jean Carlo Nouel, Jessica Rodríguez García e Oscar Aramendi)

Ocupe o Museu - Relato de Uma Experiência Transformadora. (Vânia Dolores Estevam de Oliveira e Nei Clara de Lima)

11h30 - 12h Debate Debate

12h - 12h15 Encerramento da Mesa Encerramento da Mesa

HORÁRIO SALA 1 SALA 2

9h - 9h15 Abertura da Mesa - Mediador Abertura da Mesa - Mediador

9h15 - 9h30Museu Julio de Castilhos, 1960-1980: Discursos, Representações e Práticas Numa Exposição Museológica. (Andrea Reis da Silveira)

Paulo Freire e a Mesa-Redonda de Santiago: declaração de uma influência. (Maíra de Oliveira Dias)

9h30 - 9h45

O Papel das Representações Sociais na Constituição de Centros de Memória. (Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Cibele D. Piva Ferrari e Roberta Silva)

Quando os Olhos não São a Janela da Alma. (Naila Garcia Mourthé, Fabricia de Oliveira Silva, Filipe Ferreira Elias e Lívio Ramsés Ucrân de Oliveira)

9h45 - 10h

O Dossiê Museológico: Estratégia para Autor-representação dos Grupos Culturais na Difusão do Patrimônio Afro-Brasileiro. (Rita de Cássia Maia da Silva)

O Segmento da Educação Infantil e os Museus. (Cristina Carvalho)

aPresentações orais

DIA 22/11

DIA 23/11

Posters

Exposição, na modalidade ‘Pôster’, de resumos de pesquisas, trabalhos ou relatos de experiência, em desenvolvi-mento ou já finalizados, acadêmicos ou não, selecionados no âmbito das Comunicações Coordenadas por meio de chamada pública.

10h - 10h15Reflexões sobre o papel social dos Museus a partir da Mesa-Redonda de Santiago do Chile - Débora Adriano Sampaio

Museus de Arte: desafios contemporâneos para a adoção de políticas educacionais. - Maria Helena Rosa Barbosa

10h15 - 10h45 Debate Debate

14h - 14h10 Abertura da Mesa - Mediador Abertura da Mesa - Mediador

14h10 - 14h25O mito do ecomuseu: museu social, museu comunitário ou museu integral? - Bruno César Brulon Soares

SUPPEM: SISTEMA UNIFICADO DE PESQUISA DE PÚBLICO EM ESPAÇOS MUSEAIS. - Herivaldo Galvão Araújo E Isabela Andrade de Lima Morais

14h25 - 14h40Do papel ao ilhéu: a experiência do Ecomuseu Ilha Grande - Ana Luiza Castro do Amaral e Julia Wagner Pereira

PESQUISA E GESTÃO DE ACERVOS: O GRUPO DE ESTUDOS POLÍTICA DE ACERVOS DO MUSEU VICTOR MEIRELLES - Rafael Muniz de Moura

14h40 - 14h55 Museu de Orleans: os primórdios dos impactos de Santiago no Brasil - Roberto Sabino da Silva

O PROGRAMA ARQUITETÔNICO-URBANÍSTICO NOS PLANOS MUSEOLÓGICOS. - Flávia Pedrosa Pereira e Simone Kimura

14h55 - 15h20 Debate Debate

15h20 - 15h30 Encerramento da Mesa - Mediador Encerramento da Mesa - Mediador

informações Básicas soBre a cidade

telefones úteis

soBre PetróPolis

População: cerca de 296.000 residentesDistância da Capital (Rio de Janeiro - RJ): 65 km (centro), 53 km (Aeroporto Internacional Tom Jobim) e 69 km (Aeroporto Santos Dumont).Altitude Média: 810 mClima: Verões úmidos e invernos secos. Média anual: 19°C. Média mês mais quente: 23°C. Média mês mais frio: 15°C.Código DDD: 24Voltagem: 110v

Segurança PúblicaPolicita Militar: 190/ (24) 2242-2416Corpo de Bombeiros: 193/ (24) 2237-1234

Atendimento SaúdeHospital Santa teresa: (24) 2233-4600Hospital Beneficiência Portuguesa: (24) 2237-6262Hospital Alcides Carneiro: (24) 2221-2212Unimed - Pronto Atendimento: (24) 2222-4117Pronto Socorro: 192/ (24) 2237-4062

TransportePonto de Táxi - Quitandinha: (24) 22438997 Ponto de Táxi - Centro: (24) 2242-4250Ponto de táxi - Itaipava: (24) 2221-3362Ponto de táxi - Itaipava: (24) 2222-4926Rádio Taxi: (24) 2243-1625Rodoviária Bingen: (24) 2249-9858Disque Única: 0800-0240900

DrogariasDrogaria Boa Saúde (24hs): (24) 2222-9955Drogaria Pacheco (24hs): (24) 2237-3133Drogaria Avenida (até 00hs): (24) 2242-1440Drogaria RioFarma (até 00hs): (24) 2242-2400

TurismoDisque Turismo: 0800-024-1516

A empresa PETRO ITA opera com ônibus que fazem a linha Centro/ Quitandinha, passando por alguns bairros.

Linhas:

404, 405, 412, 422, 423, 424, 425, 428, 440.

Bares e restaurantes

Consulte outros locais em: www.destinopetropolis.com.br

Restaurante Telefone Endereço Local

Capitólio Grill (24) 2243-6688 R. do Imperador 625 LJ 09 - Centro Petrópolis

Clube do Filet Restaurante

(24) 2232-1213 Estr. União Industria 9.153 - Itaipava Itaipava

Majórica (24) 2242-2498 R. do Imperador 750-754 - Centro Petrópolis

Massas Luigi (24) 2244-4444 Pr. Ruy Barbosa s/nº - Centro Petrópolis

Palhoça Churrascaria (24) 2242-1398 R. Hermogenio Silva 1.591 Petrópolis

Parrô do Valentim (24) 2222-1281 Estr. União Industria 10.289 - Itaipava Itaipava

Pastarella (24) 2222-5109 Estr. União Industria 10.290 - Itaipava Itaipava

Lago Sul Churrascaria

(24) 2237-1947 Av. Ayrton Senna s/nº - Quitandinha Petrópolis

Las delícias - Self Service

(24) 2231-0910 R. do Imperador 904 - Centro Petrópolis

Olivinho - Bar e Restaurante

(24) 2231-4902 R. Gonçalves Dias 470, Valparaíso Petrópolis

Spoleto (24) 2243-3893 R. do Imperador 838- Centro Petrópolis

Toni’s (24) 2242-2221 R. do Imperador 870- Centro Petrópolis

Soberano Grill (24) 2231-7798 Av. Nilo Peçanha 23 - Centro Petrópolis

Tradição Mineira Restaurante

(24) 2242-5592 R. do Imperador 858 - Centro Petrópolis

Bordeaux Vinhos e Cia

(24) 2242-5711 Av. Ipiranga 716 - Centro Petrópolis

El Pallomar (24) 2222-7266 Estr. União Industria 11.811 - Itaipava Itaipava

www.museus.gov.brMais Informações: