Segurança Do Trabalho_Jeferson Contildes

2
  JEFERSON REDAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO 1. INTRODUÇÃO Segurança do trabalho pode ser entendida coo os con!untos de edidas "ue s#o adotadas $isando inii%ar os acidentes de traba lho& doenças ocupacionai s& be coo pr ot eger a inte gr idade e a capacidade de trabalho do trabalhador' A Segurança do (rabalho estuda di$ersas disciplinas co o )ntroduç#o * Segurança& +igiene e ,edicina do  ( rabalho& -re$enç#o e Controle de Riscos e ,."uinas& E"uipaentos e )nstalaç/es& -sicologia na Engenharia de Segu rança& Counic aç#o e ( reinaento& Adinistr aç#o aplicada * Engenharia de Segurança& O Abiente e as Doenças do (rabalho& +igiene do (rabalho& ,etodologia de -e s"uisa& Legisl aç#o& Noras ( 0cnicas& R esponsa bilidade Ci$il e Cri inal& -er1cias& -rot #o do ,eio Abiente & Ergonoia e )luinaç#o& -roteç#o contra )nc2ndios e E3plos/es e 4er2ncia de Riscos' 2. DESENV OL VIMENTO A Segurança do (rabalho 0 de5nida por noras e leis' No 6rasil& a Legislaç#o de Segurança do (rabalho cop/e7 se de Nor as R egula entadoras& leis copleentares& co o po rtarias e decretos e ta b0 as con$en ç/ es )nt er nacionais da Or gani %aç #o )nternacional do ( rabalho& rati5cadas pelo 6rasil' O "uadro de Segurança do (rabalho de ua epresa cop/e7 se de ua e"uipe ultidis cipl inar copost a por  ( 0cnico de Segurança do ( rabalho& Engenheiro de Segurança do ( rabalho& ,0dico do ( rabalho e En8ereiro do  ( rabalho' Estes pro5ssionais 8ora o "ue chaaos de SES,( 7 Ser$iço Especiali%ado e Engenharia de Segurança e ,edicina do ( rabalho' (a b0 os e pr egados da epresa constitue a C)-A 7 Coiss#o )nterna de -re$enç#o de Acidentes& "ue te coo ob!eti$o a pre$enç#o de acidentes e doenças decorrentes do trabalho&

Transcript of Segurança Do Trabalho_Jeferson Contildes

JEFERSON REDAO DE CONCLUSO DE CURSOCURSO: SEGURANA DO TRABALHO

1. INTRODUOSegurana do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.A Segurana do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introduo Segurana, Higiene e Medicina do Trabalho, Preveno e Controle de Riscos em Mquinas, Equipamentos e Instalaes, Psicologia na Engenharia de Segurana, Comunicao e Treinamento, Administrao aplicada Engenharia de Segurana, O Ambiente e as Doenas do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislao, Normas Tcnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Percias, Proteo do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminao, Proteo contra Incndios e Exploses e Gerncia de Riscos.

2. DESENVOLVIMENTOA Segurana do Trabalho definida por normas e leis. No Brasil, a Legislao de Segurana do Trabalho compe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e tambm as convenes Internacionais da Organizao Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.O quadro de Segurana do Trabalho de uma empresa compe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Tcnico de Segurana do Trabalho, Engenheiro de Segurana do Trabalho, Mdico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho. Tambm os empregados da empresa constituem a CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes, que tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.O profissional de Segurana do Trabalho atua conforme sua formao quer seja ele mdico, tcnico, enfermeiro ou engenheiro. O campo de atuao muito vasto. Em geral o engenheiro e o tcnico de segurana atuam em empresas organizando programas de preveno de acidentes, orientando a CIPA, os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteo individual, elaborando planos de preveno de riscos ambientais, fazendo inspeo de segurana, laudos tcnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamento. Muitas vezes esse profissional tambm responsvel pela implementao de programas de meio ambiente e ecologia na empresa.O mdico e o enfermeiro do trabalho dedicam-se a parte de sade ocupacional, prevenindo doenas, fazendo consultas, tratando ferimentos, ministrando vacinas, fazendo exames de admisso e peridicos nos empregados.

3. CONCLUSOEnfim, A Segurana do Trabalho possibilita a realizao de um trabalho mais organizado. Isso leva no somente a evitar acidentes, mas, leva tambm ao aumento da produo, pois, tornado o ambiente mais agradvel os funcionrios produziro mais e com melhor qualidade, proporcionando tambm melhoria nas relaes entre patres e funcionrios.