Segurança na área de petróleo

22
SEGURANÇA NA ÁREA DE PETRÓLEO Petrobrás

description

 

Transcript of Segurança na área de petróleo

Page 1: Segurança na área de petróleo

SEGURANÇA NA ÁREA DE PETRÓLEO

Petrobrás

Page 2: Segurança na área de petróleo

APRESENTAÇÃO

Senac Barra Mansa Nomes: Maysa, Eni, Kelly e Isabela Curso: Técnico de Segurança do Trabalho Módulo: 3 Docente: Marcos ( Segurança na área de

Petróleo e Gás.) Assunto: Petrobrás

Page 3: Segurança na área de petróleo

QUEM É A PETROBRÁS?

A Petrobrás é a maior empresa do Brasil e a 8ª empresa do mundo.

Está presente em 28 países, de forma integrada as atividades de exploração, produção, refino, comercialização, transporte e petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, bicombustíveis e energia elétrica.

Possui mais de 100 plataformas de produção, 16 refinarias, 30 mil quilômetros em dutos e mais de 3 mil postos de combustíveis.

Page 4: Segurança na área de petróleo

PRINCIPAIS SUBSIDIÁRIAS

Transpetro, Petrobras Transporte S.A, atende às atividades de transporte e armazenamento de petróleo e derivados, álcool, bicombustíveis e gás natural. É responsável por mais de 11 mil km de dutos – entre oleodutos e gasodutos – que interligam todas as regiões brasileiras e abastecem os mais distantes pontos do país

Page 5: Segurança na área de petróleo

A Petrobras Distribuidora atua na distribuição, comercialização e industrialização de produtos de petróleo e derivados, além de atividades de importação e exportação. Nas ruas e estradas brasileiras, a empresa tem mais de 7 mil postos de combustíveis, constituindo a maior rede de postos em todo o território nacional.

Page 6: Segurança na área de petróleo

A Petrobras Química S.A. - Petropesquisa - atua com a Petrobras nas áreas química e petroquímica. Possui participação em sociedades que se dedicam à fabricação, ao comércio, à distribuição, ao transporte, à importação e à exportação de produtos das indústrias químicas e petroquímicas, à prestação de serviços técnicos e administrativos relacionados com essas indústrias, podendo também explorar diretamente essas atividades.

Page 7: Segurança na área de petróleo

A subsidiária, criada em 2008, é responsável pela produção e gestão de etanol e biodiesel.No segmento de etanol, a empresa criou um modelo de negócio que tem como política a busca de parcerias com empresas internacionais que disponham de mercado para exportação e produtores brasileiros de etanol que já atuem no setor.

Page 8: Segurança na área de petróleo

A Gaspetro se relaciona diretamente com a ampliação da oferta do gás natural em todo o país. De Corumbá - próximo à fronteira entre a Bolívia e o Brasil - à cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, a empresa conta com uma malha de gasodutos, pertencente à Petrobras, com mais de 7 mil quilômetros.

Page 9: Segurança na área de petróleo

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

A Petrobrás pensou além do petróleo, atua no setor elétrico com usinas termelétricas, eólicas e hidroelétricas. Desde 2000, começaram a construir termelétricas e ampliaram a sua participação no setor até marcar sua presença.

Pequenas centrais hidrelétricas também fazem parte de investimentos. Possibilitam maior atendimento, e prevê a construção de 13 hidrelétricas, instalada em 4 estados.

A energia eólica é utilizada em larga escala no mundo e apresenta crescimento ( através do vento).

Page 10: Segurança na área de petróleo

EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

Ir cada vez mais fundo e vencer o desafio de produzir petróleo em campos marítimos, torna a Petrobrás uma empresa reconhecida internacionalmente pela excelência mundial no desenvolvimento e aplicação de tecnologia de exploração e produção em águas profundas e ultra profundas.

As maiores reservas de petróleo, hoje, estão na plataforma continental.

Page 11: Segurança na área de petróleo

REFINO DE PETRÓLEO E GÁS

O refino é uma das atividades de downstream. Este termo concentra, essencialmente, as atividades de refino do petróleo , tratamento do gás natural.

Transformar o óleo bruto em produtos essenciais no nosso dia a dia.

Os principais produtos que saem das 11 refinarias são: diesel, gás liquefeito de petróleo, gasolina, lubrificantes, nafta, óleo combustivel e querosene de aviação.

Page 12: Segurança na área de petróleo

Óleo diesel Gasolina

Gás Liquefeito de Petróleo  GLP

lubrificantes

Page 13: Segurança na área de petróleo

DISTRIBUIÇÃO:

Com a Petrobrás Distribuidora, mais de 7 mil postos de serviços espalhados por rodovias e cidades de todas as regiões do Brasil.

A qualidade dos produtos é garantida com o programa De Olho no Combustível, reconhecido como o mais completo do país.

A Petrobrás Distribuidora mantém uma lista de clientes que vai muito além do consumidor. Mais de 10 mil grandes empresas entre indústrias, termoelétricas, companhias de aviação e frota de veículos leves e pesados fazem parte dessa subsidiária.

Page 14: Segurança na área de petróleo
Page 15: Segurança na área de petróleo

PETROQUÍMICA

Você sabe o que os produtos tão diferentes como batom, chicletes, plásticos, tintas, resinas e velas têm em comum? Todos contém derivados de petróleo, como parafina e nafta, em sua composição.

Com a nafta, obtemos produtos de primeira e segunda geração. A partir de um processo chamado craqueamento, a nafta é decomposta e gera eteno, propeno e aromáticos.

Page 16: Segurança na área de petróleo
Page 17: Segurança na área de petróleo

PRODUÇÃO DE BICOMBUSTÍVEL

A produção de Bicombustível possibilita ainda a geração de emprego e renda no campo, aproveitando as condições favoráveis do país , como clima, água e uma grande fronteira agrícola a ser explorada, sem a necessidade de avançar sobre áreas florestais ou reservas demarcadas.

Page 18: Segurança na área de petróleo

TRANSPORTE E COMERCIALIZAÇÃO:

A Petrobrás conta com as soluções integradas de logísticas e flexibilidade da Transpetro para atuar no transporte e armazenamento de petróleo, derivados, álcool e gás natural.

Além disso, o transporte desses produtos também é realizado por uma frota de navios-petroleiros, próprios e afretados.

Os principais produtos comercializados são: diesel, gás liquefeito de petróleo, nafta, óleo combustível e querosene de aviação.

Page 19: Segurança na área de petróleo

MARCAS O objetivo é alcançar uma personalidade

própria e uma imagem diferenciada para a empresa.

A Petrobrás trabalha a gestão de sua marca de forma constante, pois a considera um ativo estratégico cada vez mais importante para alcançar seus objetivos de crescimento e internacionalização.

Page 20: Segurança na área de petróleo

A primeira marca institucional era composta por um losango amarelo, de contorno verde, com a palavra Petrobrás (ainda com acento) em azul inserida no seu interior. A forma e as cores utilizadas procuravam corresponder aos anseios nacionalistas da época, relacionando a marca da companhia às cores e formas da bandeira nacional. Esta primeira concepção começou a ser usada em julho de 1958

Page 21: Segurança na área de petróleo

Com a evolução da linguagem gráfica, a marca da Petrobras desatualizou-se em comparação com outras marcas, que apresentavam um desenho mais moderno. Ao mesmo tempo, a companhia cresceu, expandiu suas atividades, criou subsidiárias, transformou-se na maior empresa do país. A logo passou a ficar inadequada à nova fisionomia da empresa, cada vez mais complexa e diversificada. Isto causou uma tendência à fragmentação de sua imagem, pela implantação de marcas e símbolos individuais e pela falta de unidade visual entre a holding e as subsidiárias.Em outubro de 1972, foi aprovada uma nova marca. Todas as empresas do Sistema Petrobras passaram a utilizar essa nova identificação, alcançando-se a pretendida integração visual.

Page 22: Segurança na área de petróleo

O símbolo BR passou a ser uma representação que difundiu-se amplamente a partir do crescimento da Petrobras no mercado de distribuição de derivados de petróleo. A marca tornou-se visível para público consumidor, principalmente nos postos de serviço instalados nas principais vias de todas as cidades brasileiras.Desde então, o símbolo BR passou por pequenas variações, como troca de cores e posição de alguns elementos. Em 1982, pelas mãos do designer Rafael Rodrigues, o símbolo recebeu um amplo redesenho, tornando-se o símbolo conhecido até os dias atuais.