Selene

4
Selena, Deusa da Lua Selene, Deusa da Lua, é irmã de Hélios, Deus do Sol, e Eos, Deusa do Amanhecer, filha de Hipérion, o Sol e a Luz, e Theia, o Brilho. Mais tarde foi associada e incorporada em Artémis ou Hécate, assumindo elas o papel de Deusa da Lua, provavelmente através de um identificação com a Deusa Bendis. Durante as noites em que há Lua Selene atravessa os céus montada num cavalo, ou num carro puxado por cavalos arados, ou ainda puxado por bois (sendo nesses casos coroada com um chapéu em que os cornos do boi formam uma meia-lua). Depois pousa e antes de voltar a levantar-se no céu toma banho no Oceano. Pelos Órficos Selene foi associada com os cavalos e com a fertilidade da lua, bem como tornada rainha da noite. Existe um mito em que ela se apaixona por um pastor, Endímion, e acaba por pedir a Zeus que o torne imortal. Zeus fá-lo, mas ele fica a dormir eternamente e Selene visita-o desde então, brilhando sobre ele e tendo até filhas com ele. Neste mito ela é associada não só à fertilidade como ao passar das estações. Selene teve também uma filha com Zeus, Pandeia, a Totalmente Divina, o ano. Para além dela, teve com o irmão Hélio quatro filhas, as Horai, as estações do ano que presidem ao céu. Associada à noite e à lua, Selene é também a Deusa dos lunáticos, palavra que deriva do seu nome latino, Luna. Para além disso é associada aos que trabalham durante a noite que são, por excelência, os bruxos. Embora as suas representações na literatura e na imagética dos vasos sejam frequentes, o seu culto não era muito comum, pelo menos não no sentido dos grandes festivais e templos da pólis. Sobretudo pessoal e muito rústico, como o hábito de soprar um beijo à lua, esse seu "culto" era desprovido de templos, embora a Deusa fosse celebrada nas noites de lua cheia e em conjunto com outros Deuses, nos seus templos. Os titãs Téia e Hiperion tiveram três filhos, as mais lindas crianças do Olimpo: Selene - a lua, Helius - o sol e Eos - a aurora. Outros deuses, invejando a beleza dos filhos de Téia, lançaram Helius nas águas negras do Eridano. Quando Selene

Transcript of Selene

Page 1: Selene

Selena, Deusa da LuaSelene, Deusa da Lua, é irmã de Hélios, Deus do Sol, e Eos, Deusa do Amanhecer, filha de Hipérion, o Sol e a Luz, e Theia, o Brilho. Mais tarde foi associada e incorporada em Artémis ou Hécate, assumindo elas o papel de Deusa da Lua, provavelmente através de um identificação com a Deusa Bendis.

Durante as noites em que há Lua Selene atravessa os céus montada num cavalo, ou num carro puxado por cavalos arados, ou ainda puxado por bois (sendo nesses casos coroada com um chapéu em que os cornos do boi formam uma meia-lua). Depois pousa e antes de voltar a levantar-se no céu toma banho no Oceano.

Pelos Órficos Selene foi associada com os cavalos e com a fertilidade da lua, bem como tornada rainha da noite. Existe um mito em que ela se apaixona por um pastor, Endímion, e acaba por pedir a Zeus que o torne imortal. Zeus fá-lo, mas ele fica a dormir eternamente e Selene visita-o desde então, brilhando sobre ele e tendo até filhas com ele. Neste mito ela é associada não só à fertilidade como ao passar das estações.

Selene teve também uma filha com Zeus, Pandeia, a Totalmente Divina, o ano. Para além dela, teve com o irmão Hélio quatro filhas, as Horai, as estações do ano que presidem ao céu.

Associada à noite e à lua, Selene é também a Deusa dos lunáticos, palavra que deriva do seu nome latino, Luna. Para além disso é associada aos que trabalham durante a noite que são, por excelência, os bruxos.

Embora as suas representações na literatura e na imagética dos vasos sejam frequentes, o seu culto não era muito comum, pelo menos não no sentido dos grandes festivais e templos da pólis. Sobretudo pessoal e muito rústico, como o hábito de soprar um beijo à lua, esse seu "culto" era desprovido de templos, embora a Deusa fosse celebrada nas noites de lua cheia e em conjunto com outros Deuses, nos seus templos.

Os titãs Téia e Hiperion tiveram três filhos, as mais lindas crianças do Olimpo: Selene - a lua, Helius - o sol e Eos - a aurora. Outros deuses, invejando a beleza dos filhos de Téia, lançaram Helius nas águas negras do Eridano. Quando Selene mergulhou à proura do irmão, foi tragada pelas águas. Ao saber do trágico destino dos filhos, Téia os procurou por todo o mundo e cansada adormeceu. 

Ao acordar Téia viu seus filhos no céu, iluminando tanto o sofrimento como a alegria dos mortais: Eos - a Aurora, abria as portas para a chegada de Helius - o Sol - que acompanhava o dia. Selene - a deusa da lua - acompanhava a noite. A jovem tinha a pele tão branca quanto a neve e viajava em uma carruagem de prata puxada por dois cavalos. Com seu manto prateado, carrega uma tocha e tem uma meia lua em sua cabeça. 

Selene nunca se havia interessado por homem algum. Sua imagem pálida e solitária atravessava os céus numa rotina de pura melancolia.

Page 2: Selene

Certa noite ela foi acompanhada pelos olhos sonhadores do tímido Endimion, um belo pastor da Tessália que levava o rebanho para o alto da montanha para poder observá-la mais de perto. De tanto contemplá-la, ele conseguiu compreender o caprichoso ciclo lunar que era um mistério para todos.

De tanto ver o pastor Endimion a contemplá-la, Selene quis conhecê-lo, pois talvez ele fosse um homem diferente capaz de entender o ritmo de seus delicados movimentos pelo céu noturno. Abandonando seu curso, Selene encontrou Endimion adormecido ao relento no alto do monte. Seu sono era sereno e seu suave semblante tocou o coração de Selene que sentiu-se invadida por uma paixão que nunca antes experimentara.

Depois dessa noite, ela ficava perturbada cada vez que avistava Endimion no alto do monte a apreciá-la. Certa noite, não resistindo aos encantos do amado Selene abandonou seu curso e foi encontrar-se com Endimion que dormia numa caverna. Beijando-lhe os olhos, infundiu-lhe um sono mágico. Tomada pela paixão, ela se esqueceu de que era a luz que iluminava a noite o que causou um eclipse total, deixando o mundo totalmente escuro.

Zeus, o deus dos deuses, não tolerava qualquer distúrbio no cosmos e resolveu castigá-la. Porém Selene o sensibilizou quando revelou que estava apaixonada pelo mortal, que era sujeito ao envelhecimento e à morte. Para preservar a felicidade de Selene, Zeus fêz Endimion dormir eternamente para nunca envelhecer e não temer amorte. Endímion dorme até hoje e não pode ver a linda luz prateada enquanto Selene cruza os céus. Algumas vezes, Selene abandona os céus e vem juntar-se a ele nas noites escuras da Lua Nova e quando ela eclipsa.

********************Selene representa todas as fases da Lua e seu nome deriva do grego "selas" que significa luz e claridade. Selene estava relacionada ao nascimento, crescimento, fertilidade e falecimento. Conhecida por sua grande importância na magia, era associada a Artemis ou Hécate, sendo também conhecida pelos romanos por Luna ou Lua e tradicionalmente celebrada no dia 7 de fevereiro.

O mito de Selene está relacionado ao encanto dos enamorados. Cheia de encanto e magia, inspiradora dos poetas, companheira dos solitários, confidente dos namorados, lá no alto, ela nos acompanha no nosso percurso pela vida. A Lua inspira os poetas a falar de amor, do amor romântico que não conhece o tempo e nem a hora. Esse é o desejo dos enamorados: cristalizar para sempre aquela intensa paixão dos primeiros encontros.

Infelizmente isso não foi possível, pois a Lua e o pastor estavam juntos mas continuavam sozinhos. Não puderam conhecer um ao outro, porque não se falavam e não se olhavam. Não riam juntos, não faziam projetos, nem ao menos discutiam um com o outro. Não compartilhavam segredos, alegrias ou tristezas e não podiam, a cada

Page 3: Selene

noite, contar um ao outro os vestígios do dia, aquelas coisas tão simples, sem as quais o amor não sobrevive...

HistóriaSelene foi a deusa da lua da Grécia Antiga. Apesar de haver várias menções sobre ela em poesias da época ateniense, é óbvio que a sua veneração foi mais restrita a pessoas comuns, antes de escritores como Hesíodo e Aristófanes falarem sobre ela. Selene, segundo é dito, é uma dos Titãs, deuses que vieram antes dos 12 Olímpicos. Seu pai foi Hipárion e sua mãe, Téia. Ela era irmã de Hélio, o deus etrusco do sol, e Eos, a deusa do amanhecer. Os romanos a chamavam de Luna, e nós conhecemos pelo menos dois templos para Luna, na Roma Antiga. Anos depois, Selene foi associada com Ártemis, assim como sua correspondente Luna, ficou associada com Diana, e o aspecto de deusa virgem da lua adotou os poderes da deusa lunar Selene.

SignificadoOs poderes da deusa Selene eram derivados de sua associação com a lua. Antigamente, o sol e a lua eram divindades igualmente poderosas. A lua era frequentemente retratada como deusa, pois ela parecia ficar grávida e dar à luz para uma nova lua a cada mês. Como deusa da lua, Selene era a padroeira do feminino. Acreditava-se que ela tinha o poder de amenizar o parto e inspirar o amor, além de mascarar a realidade e, em contrapartida, romper ilusões.

CaracterísticasDentre outros poderes da deusa da lua, Selene desperta a intuição e provoca visões psíquicas. Isso deriva, provavelmente, da associação da lua e da noite com os sonhos. Essa associação também pode ser o motivo de Selene ser muito considerada como a padroeira das soluções, as quais frequentemente aparacem para as pessoas nos sonhos, quando a mente subconsciente tem a chance de processar informações que não foram reconhecidas conscientemente.

IdentificaçãoSelene é muitas vezes retratada como uma mulher jovem, de rosto pálido e uma auréola brilhante no formato de lua crescente. Ela quase sempre está vestida em um manto branco flutuante e, às vezes, possui longas asas brancas. Às vezes, dirige uma charrete puxada por cavalos brancos ou prateados, ou por um par de touros brancos. Outras vezes, é retratada cavalgando um touro branco pelo céu noturno. Ela pode ser diferenciada de retratos das outras deusas da lua, porque o seu rosto e forma são geralmente mais arredondados e femininos.

EquívocosSelene é por vezes conhecida por ser apenas outro nome para Ártemis, mas isso não é verdade. Ela é uma das três faces da deusa tríplice, que é vista nas luas crescente e minguante. Os poderes da deusa da lua Selene chegam ao seu máximo durante a lua cheia e a lua nova, as quais eram os períodos do ciclo mensal sagrado de sua adoração.

Page 4: Selene

Conhecimento especializadoA adoração de Selene tem sido considerada extinta por mais de dois milênios, mas o aumento da religião pagã e Wicca trouxe muitas das velhas deusas de volta à consciência pública. A maioria das crenças e rituais associados à veneração da lua e suas deusas foi perdida na história. Grande parte das crenças antigas sobre os poderes da deusa Selene está escondida sob a aparência de crenças e religiões mais aceitas. Aqueles que realmente quiserem aprender mais sobre os poderes que um dia foram atribuídos à deusa da lua Selene, deverão aprender a interpretar e cavar lendas mais reconhecidas.